Caio Barbosa Nascimento

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0224608260980278
  • Última atualização do currículo em 10/10/2018


Doutorando do no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Poscom-UFBA). Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atualmente, é membro do Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC). Os interesses de pesquisa concentram-se, sobretudo, nos seguintes temas: Experiência, audiovisualidades, produção de presença, materialidade, estética e política, mídia e religiosidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Caio Barbosa Nascimento
Nome em citações bibliográficas
NASCIMENTO, C. B.;BARBOSA, CAIO


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: O PAPA É POP: estratégia de visibilidade e disputa de valores na Campanha ?O Vídeo do Papa? ? entre institucionalidades e tecnicidades,
Orientador: Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.
Palavras-chave: Experiência; Política; Audiovisual; Estética; Religiosidade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2016 - 2018
Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: PROPAGANDA DA FÉ: ENTRE O EFEITO DE PRESENÇA E EFEITO DE SENTIDO ? uma análise da propaganda audiovisual católica,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Jorge Cardoso Filho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
2009 - 2012
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Título: A Igreja Católica e os Desafios da Comunicação: Um estudo da influência das cartas do papa Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações Sociais.
Orientador: Prof. Dr. Francis José Pereira.




Atuação Profissional



Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista Voluntário, Enquadramento Funcional: voluntário, Carga horária: 8


Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, PM/VC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
Outras informações
Estágio remunerado na Secretaria de Comunicação do Município


Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Assessor, Enquadramento Funcional: Assessor de Comunicação Social, Carga horária: 12


Editora Jornal Folha Acadêmica, F.A, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 30



Projetos de pesquisa


2010 - 2012
Folkcomunicação e Religiosidade: o dia dos mortos na América Latina
Descrição: O objetivo do projeto de pesquisa é analisar os processos comunicativos que ocorrem nas santificações não canômicas em cemitérios do Brasil e Bolívia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARDOSO FILHO, J.2018CARDOSO FILHO, J. ; NASCIMENTO, C. B. . Efeitos de presença na retórica publicitária da Igreja Católica: um estudo da propaganda da JMJ Rio 2013. http://dx.doi.org/10.31657, v. 2, p. 85-112, 2018.

2.
MATOS, Rita2017MATOS, Rita ; SOUZA, CATIANE ; CHÉQUER, PRISCILA ; BARBOSA, CAIO . O consumo da telenovela pelos pentecostais: entre tensões e negociações. Ação Midiática - Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, v. 1, p. 177, 2017.

3.
NASCIMENTO, C. B.;BARBOSA, CAIO2013 NASCIMENTO, C. B.. Informação e interesse público: quando o jornalismo se torna um meio para a cidadania. Revista Extensão & Cidadania, v. 1, p. 11-264, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, C. B.. UMA RETÓRICA PUBLICITÁRIA DA RELIGIÃO CATÓLICA: ANÁLISE DA PROPAGANDA AUDIOVISUAL DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE RIO 2013. In: Encontros de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT), 2017, Salvador. EDIÇÃO 2017 ? XIII ENECULT, 2017. v. v.1.

2.
NASCIMENTO, C. B.. A religião em vias de midiatização: a configuração estética da propaganda audiovisual. In: Conferência Brasileira de Comunicação Eclesial (Eclesiocom), 2017, Campinas - SP. Anais do XII Eclesiocom. Volume 5, Número 1. São Bernardo: UMESP, 2017, 2017. v. v. 1.

3.
NASCIMENTO, C. B.. Entre Fátima e Aparecida: estilo e processos decisórios nas transmissões ao vivo da emissora católica tv aparecida. In: II Congresso Internacional sobre culturas, 2016, Salvador. Diálogos Brasil Portugal : Anais do II Congresso Internacional Sobre Culturas, 2016. v. I.

4.
NASCIMENTO, C. B.. Os desafios da comunicação na perspectiva da Igreja Católica: Construindo uma nova cultura midiática. In: Encontros de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT), 2016, Salvador. EDIÇÃO 2016 ? XII ENECULT, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
NASCIMENTO, C. B.. A religião em vias de midiatização: a configuração estética da propaganda audiovisual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
NASCIMENTO, C. B.. UMA RETÓRICA PUBLICITÁRIA DA RELIGIÃO CATÓLICA: ANÁLISE DA PROPAGANDA AUDIOVISUAL DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE RIO 2013. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
NASCIMENTO, C. B.. Entre Fátima e Aparecida: Estilo e Processos Decisórios nas Transmissões Ao Vivo da Emissora Católica TV Aparecida. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
NASCIMENTO, C. B.. Os Desafios da Comunicação na Perspectiva da Igreja Católica: Construindo uma Nova Cultura Midiática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
NASCIMENTO, C. B.. ENTRE A SERVIDÃO E A LIBERDADE: uma análise comparativa das obras O Discurso da Servidão Voluntária de Etienne de La Boetie e o Livre Arbítrio de Santo Agostinho. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Conferência Brasileira de Comunicação Eclesial (Eclesiocom).A religião em vias de midiatização: a configuração estética da propaganda audiovisual. 2017. (Outra).

2.
Encontros de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT).UMA RETÓRICA PUBLICITÁRIA DA RELIGIÃO CATÓLICA: ANÁLISE DA PROPAGANDA AUDIOVISUAL DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE RIO 2013. 2017. (Seminário).

3.
Encontros de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT).Os desafios da comunicação na perspectiva da Igreja Católica: Construindo uma nova cultura midiática. 2016. (Seminário).

4.
II Congresso Internacional Sobre Culturas: Diálogos Brasil Portugal. Entre Fátima e Aparecida: estilo e processos decisórios nas transmissões ao vivo da emissora católica tv aparecida. 2016. (Congresso).

5.
I Semana Acadêmica de Filosofia.ENTRE A SERVIDÃO E A LIBERDADE: uma análise comparativa das obras O Discurso da Servidão Voluntária de Etienne de La Boetie e o Livre Arbítrio de Santo Agostinho. 2012. (Outra).

6.
A importância da pesquisa científica na graduação. 2011. (Outra).

7.
Mostra de Cinema Conquista - Ano 6. 2010. (Exposição).

8.
Novas Tecnologias da Comunicação em debate. 2010. (Outra).

9.
VI Semana de Comunicação da Uesb. 2010. (Outra).

10.
Jornada Discurso, Crime e Psicanálise. 2009. (Outra).

11.
Seminário Análise do Discurso: os sentidos do corpo no cinema. 2009. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 16:46:14