Guilherme Schirmer da Costa

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  • Última atualização do currículo em 04/07/2018


Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Luterana do Brasil(2009), especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(2013), curso-tecnico-profissionalizantepela Universidade Luterana do Brasil(2003), ensino-fundamental-primeiro-graupela Universidade Luterana do Brasil(1999) e ensino-medio-segundo-graupela Universidade Luterana do Brasil(2002). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Guilherme Schirmer da Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, G. S.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2013
Especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais. (Carga Horária: 660h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Análise da Indústria Japonesa de Videogames.
Orientador: Marcelo Cohen.
2004 - 2009
Graduação em Sistemas de Informação.
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Título: Proposta de Metodologia para Gestão de Projetos Baseado em Métodos Ágeis para a Empresa Júnior.
Orientador: Anderson Ricardo Yanzer Cabral.
2000 - 2003
Curso técnico/profissionalizante.
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2000 - 2002
Ensino Médio (2º grau).
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
1995 - 1999
Ensino Fundamental (1º grau).
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Instrutor, Carga horária: 10


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programador, Carga horária: 40
Outras informações
Análise e desenvolvimento de software para Pré-qualificação de Tecnologias Educacionais (MEC); Análise e Desenvolvimento de software para o projeto Prêmio Professores do Brasil (MEC); Desenvolvimento do software SCALA (http://penta3.ufrgs.br/scala/site/index.html).


DataPrev, DATAPREV, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário - Programador, Carga horária: 30



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
GAVILLON, P. ; COSTA, G. S. ; ROCIO, D. X. . A Construção do jogo Um Dia no Jardim Botânico e a Estratégia de Pesquisa. In: Cleci Maraschin; Renata Kroeff; Póti Gavillon. (Org.). Oficinando com Jogos Digitais - Experiências de Aprendizagem Inventiva. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 87-103.

2.
COSTA, G. S.. Location-Based Game Canvas - Uma alternativa para design de jogos. In: Cleci Maraschin; Renata Kroeff; Póti Gavillon. (Org.). Oficinando com Jogos Digitais - Experiências de aprendizagem inventiva. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 193-207.

3.
COSTA, G. S.; BEZ, M. R. ; BEZ, M. R. . Sistema de Pré-Qualificação de Tecnologias Educacionais. In: Ricardo Azambuja Silveira; Raymundo Carlos Machado Ferreira. (Org.). Ações Institucionais de Avaliação eDisseminação de Tecnologias Educacionais. Porto Alegre: JSM Comunicações, 2011, v. 1, p. 45-51.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, G. S.; CABRAL, A. R. Y. ; NICOLAO, M. ; ZEVE, C. M. D. C. . Proposta de Metodologia para Criação e Gestão do Conhecimento em Projetos Distribuídos. In: X SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TRABALHOS ACADÊMICOS, 2009, Guaíba. X SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TRABALHOS ACADÊMICOS, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, G. S.; TELES, F. . Design de Games - Ferramentas de Desenvolvimento e o Cenário Atual. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
TELES, F. ; MARASCHIN, C. ; MENEZES, C. ; COSTA, G. S. . Desenvolvimento e Uso de um Jogo Educativo para Formação do Psicólogo Escolar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
TELES, F. ; GAVILLON, P. ; KROEFF, R. ; HOMES, V. ; MARKUART, E. ; COSTA, G. S. ; ROCHA, E. M. ; SANTIAGO, A. ; MARASCHIN, C. . Puzzle Botânica: um game educativo para o Jardim Botânico de Porto Alegre. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
COSTA, G. S.; ZEVE, C. M. D. C. ; NICOLAO, M. ; CABRAL, A. R. Y. . Proposta de Metodologia para Gestão do Conhecimento para Projetos Distribuídos Baseados em Ambientes Centralizados. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
TELES, F. ; COSTA, G. S. . School Psychology Challenge. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
COSTA, G. S.. Design de Jogos Digitais. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
COSTA, G. S.. Design de Jogos Digitais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
COSTA, G. S.. Introdução a Produção de Jogos Digitais com Unity 3D. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COSTA, J. S.; SANTOS, E. F; COSTA, G. S.. Participação em banca de Natália Xavier de Mello.Os Jogos Eletrônicos como Ferramenta Pedagógica para Professores de Inglês como Língua Estrangeira. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Taquara.




Inovação



Programa de computador sem registro
1.
TELES, F. ; COSTA, G. S. . School Psychology Challenge. 2015.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, G. S.; TELES, F. . Design de Games - Ferramentas de Desenvolvimento e o Cenário Atual. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
COSTA, G. S.. Design de Jogos Digitais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




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