Ana Cristina Borges

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4315262763580046
  • Última atualização do currículo em 08/10/2018


Mestre em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (2016). Especialista em História Contemporânea pela Universidade de Uberaba (2006). Graduada em História pela Universidade de Uberaba (2005). Atualmente é gestora dos Cursos de História (Licenciatura e Bacharelado) e Ciência Política (Bacharelado) da Uniube, na modalidade EAD. Atua como professora responsável e tutora EAD nas disciplinas de História da América. Docente nos cursos presenciais desta mesma universidade, na disciplina de Cidadania. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América Latina, Cultura indígena, Ensino de História e Cidadania. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Cristina Borges
Nome em citações bibliográficas
BORGES, A. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Uberaba.
Avenida Nenê Sabino, 1801
Universitário
38055500 - Uberaba, MG - Brasil
Telefone: (034) 33198743
Ramal: 8743
URL da Homepage: www.uniube.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Mestrado em História.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Cantar a Revolução: as representações do zapatismo nos corridos mexicanos,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Adalberto de Paula Paranhos.
Palavras-chave: Revolução; música popular; História Cultural.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2006
Especialização em História Contemporânea. (Carga Horária: 360h).
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Título: Vozes da América: a expressão da latinidade nas canções das décadas de 60 e 70.
Orientador: Heladir Josefina Saraiva e Silva.
2001 - 2005
Graduação em Licenciatura em História.
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Título: TCC - Guerras & Revoluções: os conflitos humanos que marcaram a História.
Orientador: Sandra Mara Dantas.




Formação Complementar


2018 - 2018
Capacitação sobre o ENADE para Coordenadores de Curso. (Carga horária: 20h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2010 - 2011
Extensão universitária em Português ao alcance de todos. (Carga horária: 30h).
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
2008 - 2008
Capacitação Webaula Builder. (Carga horária: 5h).
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
2008 - 2008
Capacitação Webaula Scenario. (Carga horária: 5h).
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
2006 - 2006
Formação de Preceptores EAD. (Carga horária: 36h).
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Pós-Graduação (EAD), Carga horária: 2
Outras informações
Coordenador do Curso de Especialização em Ciências Humanas Contemporâneas (modalidade EAD).

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gestor de Curso de Graduação, Carga horária: 5
Outras informações
Gestora do Curso de Bacharelado em Ciência Política (modalidade EAD)

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gestor de Curso de Graduação, Carga horária: 15
Outras informações
Gestora dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em História (modalidade EAD)

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro de NDE, Carga horária: 1
Outras informações
Membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante) do Curso de Licenciatura em História da Universidade de Uberaba. Nomeada Coordenadora do NDE em 12/2017.

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro de Colegiado de Curso, Carga horária: 1
Outras informações
Membro do Colegiado do Curso de Licenciatura em História, da Universidade de Uberaba.

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas/componentes: A questão indígena nas Américas A colonização europeia nas Américas O processo de emancipação nas Américas Capitalismo e revoluções nas Américas América contemporânea: imperialismo e latinidade O capitalismo nas Américas I e II Ensino-aprendizagem de História Estágio Supervisionado I e II Cidadania: heterogeneidade e diversidade História Geral da educação

Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora-Referência do Curso de História, Carga horária: 30
Outras informações
Modalidade EAD

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Preceptora, Carga horária: 20
Outras informações
Preceptora do Curso de História EAD no Pólo Uberaba.



Projetos de extensão


2016 - Atual
Educação para as relações étnico-raciais
Descrição: Curso de extensão voltado à formação continuada em relações étnico-raciais. Seu foco principal é o constante do Art. 26 da LDB: cultura afro-brasileira e indígena. Pretende refletir sobre a formação do povo brasileiro e o direito à igualdade de tratamento a todos os sujeitos das matrizes formadoras da nossa cultura..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História Latino-Americana.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BORGES, A. C.2016 BORGES, A. C.. Entre o popular e o massivo: os corridos pós-Revolução Mexicana de 1910. ARTCULTURA (UFU), v. 18, p. 169-186, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BORGES, A. C.; AIDAR, M. A. M. . História Geral da Educação. 1. ed. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2017. v. 1. 179p .

2.
BORGES, A. C.; ELIAS, A.F. ; SILVA, H. J. S. E. . Revoluções, sociedade e cultura nas Américas. 1. ed. Uberaba-MG: Universidade de Uberaba, 2011. v. 1.

3.
BORGES, A. C.; SILVA, H. J. S. . América anterior à conquista. 1. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. v. 1. 174p .

Capítulos de livros publicados
1.
BORGES, A. C.. Ideias políticas na América Latina: sonhos e desilusões pós-independência. In: Silva, Heladir Josefina Saraiva e.. (Org.). O processo de emancipação nas Américas. 1ed.Uberaba-MG: Universidade de Uberaba, 2017, v. 1, p. 101-147.

2.
BORGES, A. C.; SILVA, H. J. S. . O desenvolvimento urbano na América Espanhola. A colonização europeia nas Américas. 1ed.Uberaba: Universidade de Uberaba, 2011, v. 1, p. 87-125.

3.
BORGES, A. C.. Ideias políticas na América Latina: sonhos e desilusões pós-independência. Europa e América na Era das Revoluções. 1ed.Uberaba: Universidade de Uberaba, 2011, v. 1, p. 193-232.

4.
BORGES, A. C.; DANTAS, S. M. ; AFONSO, S. . Liberdade, igualdade e fraternidade em nome da Revolução. Europa e América na Era das Revoluções. 1ed.Uberaba: Universidade de Uberaba, 2011, v. 1, p. 3-42.

5.
BORGES, A. C.; DANTAS, S. M. ; AFONSO, S. . Ecos da Marselhesa. Europa e América na Era das Revoluções. 1ed.Uberaba: Universidade de Uberaba, 2011, v. 1, p. 43-74.

6.
BORGES, A. C.; AIDAR, M. A. M. . Ensino de História: o saber, o pensar e o fazer em sala de aula. Ensino de História e prática docente. 1ed.Uberaba: Universidade de Uberaba, 2011, v. 1, p. 1-48.

7.
BORGES, A. C.. Ensino de História da América e do Brasil: identidade e pluralidade cultural. Ensino de História e prática docente. 1ed.Uberaba: Universidade de Uberaba, 2011, v. 1, p. 171-224.

8.
BORGES, A. C.; AIDAR, M. A. M. . Ensinar História no Ensino Médio: políticas, competências e habilidades. Ensino de HIstória: novos olhares. 1ed.Uberaba: Universidade de Uberaba, 2011, v. 1, p. 3-44.

9.
BORGES, A. C.; AIDAR, M. A. M. . Oriente Médio: questões e debates. Crises e Impasses do Mundo Contemporâneo. 1ed.Uberaba: Universidade de Uberaba, 2011, v. 1, p. 295-348.

10.
BORGES, A. C.. A Revolução Mexicana e o Nacionalismo na América Latina (1910-1940). Revoluções, sociedades e culturas nas Américas. 1ed.Uberaba: Universidade de Uberaba, 2011, v. 1, p. 39-89.

11.
BORGES, A. C.. As identidades latino-americanas. Revoluções, sociedades e culturas nas Américas. 1ed.Uberaba: Universidade de Uberaba, 2011, v. 1, p. 225-263.

12.
BORGES, A. C.. América Latina: um mosaico de sons, cores e sabores. Revoluções, sociedades e culturas nas Américas. 1ed.Uberaba: Universidade de Uberaba, 2011, v. 1, p. 265-313.

13.
BORGES, A. C.; SILVA, H. J. S. . O desenvolvimento urbano na América Espanhola. In: Vários autores. (Org.). Tempo e espaço geográfico, volume 1. 1ed.São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010, v. 1, p. 168-210.

14.
BORGES, A. C.; SILVA, H. J. S. . A Espanha e a conquista do Novo Mundo. In: Vários autores. (Org.). Tempo e espaço geográfico, volume 1. 1ed.São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010, v. 1, p. 123-167.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BORGES, A. C.. ?Voy a cantar un corrido?: as representações do zapatismo na canção popular mexicana. In: Seminário América Latina: Cultura, História e Política, 2015, Uberlândia. Anais do Seminário América Latina: Cultura, História e Política. Uberlândia: Pueblo Editora/Nepri-UFU, 2015. v. 1. p. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BORGES, A. C.. Las guitarras cuentan historias: as representações do zapatismo nos corridos populares mexicanos (1910-1920). In: IV Congresso Internacional de História - Cultura, Sociedade e Poder, 2014, Jataí-GO. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. IV Congresso Internacional de História: - Caderno de Programação.. Jataí-GO: Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí, 2014. v. 1. p. 312-312.

2.
BORGES, A. C.. As representações da Revolução Mexicana nos corridos populares. In: I Seminário de História e Cultura: Historiografia e Teoria da História, 2013, Uberlândia. I Seminário de História e Cultura: Historiografia e Teoria da História - Caderno de Resumos. Uberlândia: UFU, 2013. v. 1. p. 139-140.

3.
BORGES, A. C.; ELIAS, A.F. . A noção de ajustamento social da criança no discurso educacional de Dante Moreira Leite. In: III Seminário de Formação de Professores: trabalho docente, educação superior e cultura digital, 2011, Uberaba. III Seminário de Formação de Professores: trabalho docente, educação superior e cultura digital. Uberaba: UFTM, 2011. v. 1. p. 52-53.

Apresentações de Trabalho
1.
BORGES, A. C.. Entre o popular e o massivo: os corridos zapatistas no pós-Revolução. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BORGES, A. C.. 'Voy a cantar un corrido?: as representações do zapatismo na canção popular mexicana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BORGES, A. C.. Las guitarras cuentan historias: as representações do zapatismo nos corridos populares mexicanos (1910-1920). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BORGES, A. C.; AIDAR, M. A. M. . Cidadania e movimentos sociais: uma reflexão sobre a ética na prática docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BORGES, A. C.. As representações da Revolução Mexicana nos corridos populares. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
BORGES, A. C.; ELIAS, A.F. . A noção de ajustamento social da criança no discurso educacional de Dante Moreira Leite. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
BORGES, A. C.. O Império manifesta seu destino. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
BORGES, A. C.. Retalhos da História. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
BORGES, A. C.. América Nativa I: do primitivo povoamento às civilizações da Mesoamérica. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2009 (Roteiro de Estudos - Educação a Distância).

2.
BORGES, A. C.. América Nativa II: as sociedades andinas e o (des)encontro de civilizações. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2009 (Roteiro de Estudos - Educação a Distância).

3.
BORGES, A. C.. América Latina: um mosaico de sons cores e sabores. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2008 (Roteiro de Estudos - Educação a Distância).

4.
BORGES, A. C.; AIDAR, M. A. M. . Oriente Médio: questões e debates. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2008 (Roteiro de Estudos - Educação a Distância).

5.
BORGES, A. C.. As identidades latino-americanas. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2008 (Roteiro de Estudos - Educação a Distância).

6.
BORGES, A. C.. Ensinar História no Ensino Médio: competências e habilidades entre o fazer histórico e o pedagógico. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2008 (Roteiro de Estudos - Educação a Distância).

7.
BORGES, A. C.; AIDAR, M. A. M. . Ensino de História: novos olhares. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2008 (Roteiro de Estudos - Educação a Distância).

8.
BORGES, A. C.. Sonhos e desilusões nas independências latino-americanas. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2007 (Roteiro de Estudos - Educação a Distância).

9.
BORGES, A. C.; DANTAS, S. M. . Liberdade, Igualdade e Fraternidade em nome da Revolução. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2007 (Roteiro de Estudos - Educação a Distância).

10.
BORGES, A. C.; AIDAR, M. A. M. . Concepções do Ensino de História: o saber e o fazer em sala de aula. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2007 (Roteiro de Estudos - Educação a Distância).

11.
BORGES, A. C.. Ensino de História e Identidade: revendo a História da América e do Brasil. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2007 (Roteiro de Estudos - Educação a Distância).

12.
BORGES, A. C.; AIDAR, M. A. M. ; MARTINS, S. E. C. . Leitura da sala de aula do ensino fundamental. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2007 (Roteiro de Estudos - Educação a Distância).

13.
BORGES, A. C.; DANTAS, S. M. . Ecos da Marselhesa. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2007 (Roteiro de Estudos - Educação a Distância).


Demais tipos de produção técnica
1.
BORGES, A. C.; AIDAR, M. A. M. ; ELIAS, A.F. . História, Educação e Diversidade Cultural. 2016. .

2.
BORGES, A. C.. A Espanha e a conquista do Novo Mundo (videoaula). 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

3.
BORGES, A. C.. América Nativa I: do primitivo povoamento às civilizações da Mesoamérica (videoaula). 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

4.
BORGES, A. C.. América Nativa II: as civilizações da América Andina (videoaula). 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

5.
BORGES, A. C.. As identidades latino-americanas (videoaula). 2011. (Videoaula).

6.
BORGES, A. C.; MARQUES, D. A. . Cultura brasileira e latino-americana (videoaula). 2011. (Videoaula).

7.
BORGES, A. C.. A Revolução Mexicana e o Nacionalismo na América Latina (videoaula). 2011. (Videoaula).

8.
BORGES, A. C.. As revoluções latino-americanas: Cuba e Nicarágua (videoaula). 2011. (Videoaula).

9.
BORGES, A. C.; ELIAS, A.F. ; LAUDINO, H. A. . O pensamento político nas Américas: o Bolivarismo e o Monroismo (videoaula). 2010. (Videoaula).

10.
BORGES, A. C.; AIDAR, M. A. M. ; AFONSO, S. . Ensino de História: o saber, o pensar e o fazer em sala de aula (videoaula). 2010. (Videoaula).

11.
BORGES, A. C.. Ensino de História da América e do Brasil: identidade e pluralidade cultural (videoaula). 2010. (Videoaula).

12.
BORGES, A. C.. Ideias Políticas na América Latina: sonhos e desilusões (videoaula). 2010. (Videoaula).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Palestra: Aluno e professor: uma relação possível?. 2017. (Outra).

2.
III Colóquio Internacional de História e Música: Tempos de música e seus afazeres. 2016. (Outra).

3.
III Colóquio Internacional de História e Música: Tempos de música e seus afazeres.Entre o popular e o massivo: os corridos zapatistas no pós-Revolução. 2016. (Outra).

4.
III Seminário Institucional do PIBID - Escola Sem Partido e a Base Nacional Curricular Comum.Experiências e Reflexões do Estágio Supervisionado e de Práticas Educativas. 2016. (Seminário).

5.
Palestra: Avaliação do Processo de Ensino e de Aprendizagem. 2016. (Outra).

6.
Programa de Formação e Desenvolvimento da Docência - PDD. 2016. (Outra).

7.
XX Encontro Regional de História da Anpuh-MG -.Sessão Livre de Comunicação Discente. 2016. (Encontro).

8.
XX Encontro Regional de História da Anpuh-MG - "História em tempos de crise". 2016. (Encontro).

9.
fHist - 3º Festival de História. 2015. (Outra).

10.
Formação de Professores - Elaboração de questões. 2015. (Oficina).

11.
Formação de Professores - Produção de Videoaulas. 2015. (Oficina).

12.
Seminário América Latina: Cultura, História e Política.?Voy a cantar un corrido?: as representações do zapatismo na canção popular mexicana. 2015. (Seminário).

13.
Evento For Grad. 2014. (Outra).

14.
IV Congresso Internacional de História: Sociedade, Cultura e Poder. "Las guitarras cuentan historias": as representações do zapatismo nos corridos populares mexicanos (1910-1940). 2014. (Congresso).

15.
XXVII Encontro Regional Sudeste de Pró-Reitores de Graduação - ForGrad. 2014. (Encontro).

16.
I Seminário de História e Cultura: Historiografia e Teoria da História.As representações da Revolução Mexicana nos corridos populares. 2013. (Seminário).

17.
I Seminário de História e Cultura: Historiografia e Teoria da História. 2013. (Seminário).

18.
III Seminário de Formação de Professores: trabalho docente, educação superior e cultura digital.A noção de ajustamento social da criança no discurso educacional de Dante Moreira Leite. 2011. (Seminário).

19.
XXVI Simpósio Nacional de História. 2011. (Simpósio).

20.
III Encontro das Licenciaturas "Educação e Cidadania: atravessando fronteiras". 2008. (Encontro).

21.
Oficina de Capacitação Webaula Builder. 2008. (Oficina).

22.
Oficina de Capacitação Webaula Scenario. 2008. (Oficina).

23.
Oficina de Criatividade para gravação de videoaulas. 2008. (Oficina).

24.
Oficina Vocal para gravação de videoaulas. 2008. (Oficina).

25.
IV Fórum de discussão sobre a Formação Comum das Licenciaturas. 2007. (Encontro).

26.
Mesa redonda: Experiências de Pesquisa Histórica. 2007. (Outra).

27.
Formação de Preceptores. 2006. (Outra).

28.
2ª Semana de História. 2005. (Encontro).

29.
I Congresso Regional de Formação de Educadores. 2004. (Congresso).

30.
XV Seminário Institucional da Universidade de Uberaba.Retalhos da História. 2003. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BORGES, A. C.. III SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID - ESCOLA SEM PARTIDO E A BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM. 2016. (Outro).

2.
BORGES, A. C.. I Mostra de História da América Latina. 2005. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BORGES, A. C.2016 BORGES, A. C.. Entre o popular e o massivo: os corridos pós-Revolução Mexicana de 1910. ARTCULTURA (UFU), v. 18, p. 169-186, 2016.


Livros e capítulos
1.
BORGES, A. C.; SILVA, H. J. S. . América anterior à conquista. 1. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. v. 1. 174p .

2.
BORGES, A. C.; AIDAR, M. A. M. . História Geral da Educação. 1. ed. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2017. v. 1. 179p .

1.
BORGES, A. C.; SILVA, H. J. S. . O desenvolvimento urbano na América Espanhola. In: Vários autores. (Org.). Tempo e espaço geográfico, volume 1. 1ed.São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010, v. 1, p. 168-210.

2.
BORGES, A. C.; SILVA, H. J. S. . A Espanha e a conquista do Novo Mundo. In: Vários autores. (Org.). Tempo e espaço geográfico, volume 1. 1ed.São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010, v. 1, p. 123-167.

3.
BORGES, A. C.. Ideias políticas na América Latina: sonhos e desilusões pós-independência. Europa e América na Era das Revoluções. 1ed.Uberaba: Universidade de Uberaba, 2011, v. 1, p. 193-232.

4.
BORGES, A. C.; DANTAS, S. M. ; AFONSO, S. . Liberdade, igualdade e fraternidade em nome da Revolução. Europa e América na Era das Revoluções. 1ed.Uberaba: Universidade de Uberaba, 2011, v. 1, p. 3-42.

5.
BORGES, A. C.; DANTAS, S. M. ; AFONSO, S. . Ecos da Marselhesa. Europa e América na Era das Revoluções. 1ed.Uberaba: Universidade de Uberaba, 2011, v. 1, p. 43-74.

6.
BORGES, A. C.; AIDAR, M. A. M. . Ensino de História: o saber, o pensar e o fazer em sala de aula. Ensino de História e prática docente. 1ed.Uberaba: Universidade de Uberaba, 2011, v. 1, p. 1-48.

7.
BORGES, A. C.; AIDAR, M. A. M. . Ensinar História no Ensino Médio: políticas, competências e habilidades. Ensino de HIstória: novos olhares. 1ed.Uberaba: Universidade de Uberaba, 2011, v. 1, p. 3-44.

8.
BORGES, A. C.; AIDAR, M. A. M. . Oriente Médio: questões e debates. Crises e Impasses do Mundo Contemporâneo. 1ed.Uberaba: Universidade de Uberaba, 2011, v. 1, p. 295-348.

9.
BORGES, A. C.. A Revolução Mexicana e o Nacionalismo na América Latina (1910-1940). Revoluções, sociedades e culturas nas Américas. 1ed.Uberaba: Universidade de Uberaba, 2011, v. 1, p. 39-89.

10.
BORGES, A. C.. As identidades latino-americanas. Revoluções, sociedades e culturas nas Américas. 1ed.Uberaba: Universidade de Uberaba, 2011, v. 1, p. 225-263.

11.
BORGES, A. C.. América Latina: um mosaico de sons, cores e sabores. Revoluções, sociedades e culturas nas Américas. 1ed.Uberaba: Universidade de Uberaba, 2011, v. 1, p. 265-313.

12.
BORGES, A. C.. Ideias políticas na América Latina: sonhos e desilusões pós-independência. In: Silva, Heladir Josefina Saraiva e.. (Org.). O processo de emancipação nas Américas. 1ed.Uberaba-MG: Universidade de Uberaba, 2017, v. 1, p. 101-147.


Apresentações de Trabalho
1.
BORGES, A. C.. As representações da Revolução Mexicana nos corridos populares. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
BORGES, A. C.. Las guitarras cuentan historias: as representações do zapatismo nos corridos populares mexicanos (1910-1920). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BORGES, A. C.; AIDAR, M. A. M. . Cidadania e movimentos sociais: uma reflexão sobre a ética na prática docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BORGES, A. C.. 'Voy a cantar un corrido?: as representações do zapatismo na canção popular mexicana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 22:20:25