Lucas Costa Moraes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7618801649734385
  • Última atualização do currículo em 10/03/2016


Durante a graduação atuei com biologia evolutiva de mamíferos marinhos, especificamente com o status filogenético e tempos de divergência de golfinhos do gênero Sotalia e Steno, que rendeu meu trabalho de conclusão de curso. Posteriormente, ainda na graduação estagiei na Petróleo Brasileiro S/A (Petrobrás), com um projeto envolvendo a filogenia e diversificação de foraminíferos da espécie ?Globigerinoides ruber?, na gerência de bioestratigrafia e paleoecologia (BPA), no centro de pesquisas da Petrobrás (CENPES). Em seguida fui estagiário da empresa de consultoria ambiental ?Ecology and Environment do Brasil?. Após a minha graduação, fui convocado a trabalhar na equipe ?Núcleo Lista Vermelha?, do ?Centro Nacional de Conservação da Flora Brasileira? (CNCFlora), parte do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A equipe é responsável pela avaliação de risco de extinção da flora Brasileira como proposto na portaria 43.2014 do Ministério do Meio Ambiente, seguindo o sistema de categorias e critérios da ?União Internacional para Conservação da Natureza? (IUCN), que reconhece nosso grupo como ?Brazilian Plant Red List Authority?. Nosso principal papel é subsidiar o Ministério do Meio Ambiente com informações técnico-científicas que são utilizadas para atualizar a lista nacional oficial de espécies ameaçadas brasileiras, através desta metodologia. Durante meu primeiro ano de atividade concluímos e publicamos o recorte "Plantas Raras do Cerrado". Venho atuando na equipe desde então, também sendo atualmente membro do ?Grupo Global de Especialistas em Arbóreas? (GTSG) da ?Comissão de Sobrevivência das Espécies? da IUCN (SSC/IUCN). No CNCFlora também atuo como fotógrafo e auxiliar de campo. No presente momento, estou concluindo as atividades do projeto ?Análises e estratégias para conservação da flora endêmica ameaçada do estado do Rio de Janeiro?, que trata da avaliação de risco de extinção e planejamento de ações de conservação das espécies endêmicas da flora do estado do Rio de Janeiro. Atualmente também sou aluno de mestrado do departamento de genética da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atuo com biologia evolutiva de espécies ameaçadas de extinção. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lucas Costa Moraes
Nome em citações bibliográficas
L.C. Moraes

Endereço


Endereço Profissional
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Centro Nacional de Conservação da Flora.
Rua Pacheco Leão, 915 - Sala 201
Jardim Botânico
21941590 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 32042092
Ramal: 2092
URL da Homepage: http://cncflora.jbrj.gov.br/


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Ciências Biológicas (Genética).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Análise evolutiva de espécies ameaçadas do Brasil,Orientador: Carlos Guerra Schrago.
2007 - 2012
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Status Filogenético e escala de tempo para a diversificação de golfinhos do gênero Steno e Sotalia.
Orientador: Carlos Guerra Schrago.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Extinção e Análise de Viabilidade Populacional. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2009 - 2009
An introduction to biostatistics. (Carga horária: 8h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.


Atuação Profissional



Ecology Brasil, E&E, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiário dos Núcleos da Fauna e Gestão Ambiental da Ecology and Environment do Brasil ? Projeto de Implantação da Linha de Transmissão 600 kV Corrente Contínua Coletora Porto Velho ? Araraquara 2, n° 2 ? Auxilio direto dos Gerentes e Coordenadores de Projetos nas áreas de técnicas, logística e aquisições (equipamentos e pessoal). Ao longo do período de estágio foram adquiridos conceitos relacionados com a construção de empreendimentos no país, como licenciamento (LP, LI, LO, EIA, RIMA), análise de relatórios de consultores externos (monitoramento e resgate de fauna), logística e coordenação da equipe de campo (cronogramas, compra de equipamentos, comunicação com os consultores, transporte), noções básicas de legislação ambiental, o papel do estado na obra e as relações entre a iniciativa privada e o estado.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de iniciação científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aluno de iniciação científica no Laboratório de Biologia Evolutiva Teórica e Aplicada sob orientação do professor Carlos Guerra Schrago. Ao longo desses anos atuei trabalhando com Evolução Molecular de Cetáceos.


Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro, IP/JBRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Integrante do Núcleo Lista Vermelha, Carga horária: 40
Outras informações
Analista de dados de avaliador de risco de extinção de espécies da flora Brasileira. Também atuo auxiliando em assuntos relacionados a fotografia, edição de imagens e editoração de documentos.


International Union for Conservation of Nature - Species Survival Comission, IUCN/SSC, Inglaterra.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Membro colaborador, Enquadramento Funcional: Membro colaborador
Outras informações
Membro do Grupo Global de Especialistas em Arbóreas (Global Tree Specialist Group - GTSG) do comitê de sobrevivência das espécies da União Internacional para Conservação da Natureza (SSC/IUCN)


Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz, PETROBRAS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário da Gerência BPA, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiário da gerência de Bioestratigrafia e Paleoecologia da Petrobrás - CENPES, no projeto "Análise evolutiva e temporal de foraminíferos planctônicos (Globigerinoides ruber) da Bacia de Campos.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Unidades de conservação do estado do Rio de Janeiro: análises e estratégias para conservação da flora endêmica ameaçada.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
Status Filogenético e escala de tempo para a diversificação de golfinhos do gênero Steno e Sotalia.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carlos Eduardo Guerra Schrago em 10/03/2016.
Descrição: No projeto atuei a frente das análises de biologia evolutiva computacional, meu campo de maior interesse. Foi sequenciado o genoma mitocondrial dos golfinhos Sotalia guianensis, Sotalia fluviatilis e Steno bredanensis a fim de se compreender seu posicionamento dentro da ordem Cetaceae bem como a relação filogenética das demais espécies da ordem. Foram compilados todos genomas mitocondriais disponíveis no momento para ordem Cetaceae, advindos do NCBI. Acompanhei a extração, desenho de primers, amplificação, sequenciamento e construção do genoma mitocondrial. Fiquei responsável pelo alinhamento dos genes, calibração do relógio molecular, análise filogenética, estimativa de tempos de divergência e correlação dos dados com aspectos geológicos da bacia amazônica. Auxiliei na redação do paper..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Lucas Costa Moraes - Integrante / Cunha, Haydée A. - Integrante / Medeiros, Bruna V. - Integrante / Schrago, Carlos G. - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Conservação da Natureza.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Molecular e de Microorganismos/Especialidade: EVOLUÇÃO MOLECULAR E FILOGENÉTICA.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Cunha, Haydée A.2011Cunha, Haydée A. ; L.C. Moraes ; Medeiros, Bruna V. ; Lailson-Brito, José ; da Silva, Vera M. F. ; Solé-Cava, Antonio M. ; Schrago, Carlos G. . Phylogenetic Status and Timescale for the Diversification of Steno and Sotalia Dolphins. Plos One, v. 6, p. e28297, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
MARTINELLI, G. ; Moraes, Lucas C. ; MOULTON, L. ; SANTOS FILHO, L. ; NEGRAO, R. ; AVANCINI, R. ; AMARO, R. ; MESSINA, T. . Capítulo 3 - Avaliações de risco de extinção das plantas raras do Cerrado: resultados, desafios e perspectivas. In: Gustavo Martinelli; Tainan Messina; Luiz Santos Filho. (Org.). Livro Vermelho da Flora do Brasil - Plantas Raras do Cerrado. 1ed.Rio de Janeiro: Andrea Jakobsson Estúdio, 2014, v. , p. 1-.

2.
NAKAJIMA, J. N. ; Moraes, Lucas C. ; FERNANDEZ, E. ; SERRANO, T. . Parte 2 - Asteraceae. In: Gustavo Martinelli; Tainan Messina; Luiz Santos Filho. (Org.). Livro Vermelho da Flora do Brasil - Plantas Raras do Cerrado. 1ed.Rio de Janeiro: Andrea Jakobsson Estúdio, 2014, v. 1, p. 68-75.

3.
FREITAS, L. ; Moraes, Lucas C. ; KUTSCHENKO, D. ; SERRANO, T. . Parte 2 - Campanulaceae. In: Gustavo Martinelli; Tainan Messina; Luiz Santos Filho. (Org.). Livro Vermelho da Flora do Brasil - Plantas Raras do Cerrado. 1ed.Rio de Janeiro: Andrea Jakobsson Estúdio, 2014, v. 1, p. 82-83.

4.
OLIVEIRA, J. A. ; SANTOS-SILVA, J. ; FORERO, E. ; Moraes, Lucas C. ; NEGRAO, R. ; HERING, R. ; SERRANO, T. . Parte 2 - Connaraceae. In: Gustavo Martinelli; Tainan Messina; Luiz Santos Filho. (Org.). Livro Vermelho da Flora do Brasil - Plantas Raras do Cerrado. 1ed.Rio de Janeiro: Andrea Jakobsson Estúdio, 2014, v. 1, p. 90-91.

5.
PASTORE, J. F. ; Moraes, Lucas C. ; MOULTON, L. ; AMARO, R. ; KUTSCHENKO, D. ; NOVAES, L. . Parte 2 - Lamiaceae. In: Gustavo Martinelli; Tainan Messina; Luiz Santos Filho. (Org.). Livro Vermelho da Flora do Brasil - Plantas Raras do Cerrado. 1ed.Rio de Janeiro: Andrea Jakobsson Estúdio, 2014, v. 1, p. 148-155.

6.
XAVIER, R. A. ; FACCO, M. G. ; Moraes, Lucas C. ; AMARO, R. ; NOVAES, L. . Parte 2 - Lythraceae. In: Gustavo Martinelli; Tainan Messina; Luiz Santos Filho. (Org.). Livro Vermelho da Flora do Brasil - Plantas Raras do Cerrado. 1ed.Rio de Janeiro: Andrea Jakobsson Estúdio, 2014, v. 1, p. 160-172.

7.
GUIMARAES, E. F. ; QUEIROZ, G. A. ; LIRIO, E. J. ; NEGRAO, R. ; KUTSCHENKO, D. ; Moraes, Lucas C. ; NOVAES, L. . Parte 2 - Monimiaceae. In: Gustavo Martinelli; Tainan Messina; Luiz Santos Filho. (Org.). Livro Vermelho da Flora do Brasil - Plantas Raras do Cerrado. 1ed.Rio de Janeiro: Andrea Jakobsson Estúdio, 2014, v. 1, p. 199-200.

Apresentações de Trabalho
1.
Moraes, Lucas C.. Progress with the Brazilian Plant Red List. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
Moraes, Lucas C.; MOULTON, L. ; SANTOS FILHO, L. ; NEGRAO, R. ; AMARO, R. ; MESSINA, T. ; MARTINELLI, G. . Raras do Cerrado: Avaliação de risco e estado de conservação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Moraes, Lucas C.; Cunha, Haydée A. ; Medeiros, Bruna V. ; Schrago, Carlos G. . Origem e diversificação de Delphinoidea (Mammalia - Cetaceae. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Moraes, Lucas C.; Cunha, Haydée A. ; Medeiros, Bruna V. ; Schrago, Carlos G. . Origem e Diversificação de Delphinoidea (Mammalia - Cetaceae). 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
Moraes, Lucas C.. Lucas Moraes - Fotografias. 2015; Tema: Portfolio. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
MARTINELLI, G. ; DALCIN, E. ; MESSINA, T. ; SANTOS FILHO, L. ; Moraes, Lucas C. ; MOULTON, L. ; NEGRAO, R. ; AMARO, R. ; AVANCINI, R. ; GIMINIANI, B. ; SILVA, D. ; NOVAES, L. ; SERRANO, T. ; CORREIA, A. ; PEROTA, J. . Livro Vermelho da Flora do Brasil - Plantas Raras do Cerrado. 2014. (Livro).

2.
L.C. Moraes; MEDEIROS, E. . Ordem Cetacea: Uma síntese multidisciplinar. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
L.C. Moraes; MEDEIROS, E. . Uma introdução ao estudo de cetáceos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, C. D. C.; RODRIGUES, D.; MACIEL, I. S.; KATZ, A.; Moraes, Lucas C.. Participação em banca de Jéssica Cássia Cavalheiro Ferreira Gomes.Cuidado parental de Tursiops truncatus (Cetaceae, Delphinidae) de Cabo Frio - Arraial do Cabo, RJ - Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Zoologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Third Meeting of the IUCN/SSC Global Tree Specialist Group.Third Meeting of the IUCN/SSC Global Tree Specialist Group. 2015. (Encontro).

2.
55º Congresso Nacional de Botânica. Raras do Cerrado: Avaliação de Risco e estado de conservação. 2014. (Congresso).

3.
XXXIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural.Origem e diversificação de Delphinoidea (Cetacea - Mammalia). 2011. (Outra).

4.
2010 ? Jornada interna MAQUA.Mitogenomic phylogeny and diversification of Odontoceti (Mammalia, Cetacea) and the phylogenetic status of Sotalia dolphins. 2010. (Seminário).

5.
2010 - XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural.Origem e diversificação de Delphinoidea (Cetacea - Mammalia). 2010. (Outra).

6.
4º Congresso Brasileiro de Oceanografia. 2010. (Congresso).

7.
56º Congresso Brasileiro de Genética. Origem e diversificação de Delphinoidea (Cetacea - Mammalia). 2010. (Congresso).

8.
II Simpósio em Genética e Evolução da UFRJ (Monitor). 2010. (Simpósio).

9.
XIV Reunião de Trabalho de Especialistas em Mamíferos Aquáticos da América do Sul. Origem e Diversificação de Delphinoidea. 2010. (Congresso).

10.
10 th International Mammalogical Congress. 2009. (Congresso).

11.
46 th Annual Meeting of the Animal Behavior Society (ABS). 2009. (Congresso).

12.
55º Congresso Brasileiro de Genética. 2009. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
L.C. Moraes; MEDEIROS, E. . Uma introdução ao estudo de cetáceos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
L.C. Moraes; MEDEIROS, E. . Ordem Cetacea: Uma síntese multidisciplinar. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


Exame de proficiência válido obtido em dezembro de 2015 - TOEFL - Pontuação: 107



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 5:12:42