Luciana Helena Palermo de Almeida Guimarães

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7118720232155329
  • Última atualização do currículo em 03/12/2018


Possui Graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1986) e Mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2001). Também possui vários cursos de Especialização: Arte e Técnica da Tradução (1987), Docência no Ensino Superior (1999), Língua Portuguesa, Compreensão e Produção de Textos (2004), Português Jurídico (2012). Docente no Instituto Superior de Ciências Aplicadas - ISCA Faculdades - em Limeira - SP desde 1989. Tem experiência na área de Letras, em ambas as Línguas - Portuguesa e Inglesa, inclusive em cursos EAD. Coordenadora de Iniciação Científica no ISCA Faculdades de 2008 a 2016 e Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação - CPA - da mesma IES no período de 2010 a 2011, atuando nesta Comissão até 2016. Membro do NDE do Curso de Administração do ISCA Faculdades entre 2014 e 2016. Professora Temporária no Instituto Federal de São Paulo - Campus Campinas - no ano de 2014, ministrando aulas nas disciplinas = Comunicação e Expressão, Inglês Técnico e Inglês Técnico Avançado no Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas - ADS. Professora na Escola de Engenharia de Piracicaba - EEP - FUMEP no segundo semestre de 2015, tendo ministrado a disciplina Inglês Instrumental II no Curso de Tecnologia de Fabricação Mecânica. Concluiu em novembro de 2016 o Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica ministrado pela Faculdade Ynyleya. Em outubro de 2017 concluiu o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância na Universidade Federal Fluminense - Instituto de Matemática e Estatística. Professora de Língua Inglesa na Faculdade de Tecnologia de Americana - FATEC - de abril de 2016 a dezembro de 2017, onde atuou também como Professora Mediadora em EaD - Inglês - no Curso de Gestão Empresarial - Modalidade a Distância - até o primeiro semestre de 2017. Em março de 2018 recebeu o First TEFL Certificate in English Language Teaching ao concluir o curso ministrado pelo ELT Institute at Hunter College - The City University of New York. Em abril de 2018 foi selecionada para compor o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis, formado por docentes da Educação Superior capacitados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para realizar avaliações externas de Instituições de Educação Superior (IES) e dos cursos de graduação, com ingresso neste Banco pela portaria publicada no DOU em 16 de julho de 2018 - Seção 2 - Página 28. Em 1 de agosto de 2018 novamente passa a ser Professora de Língua Inglesa na FATEC Americana - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETPS - autarquia do Governo do Estado de São Paulo, por contrato por tempo determinado, também atuando como docente auxiliar de Inglês nesta IES no Programa Idiomas Sem Fronteiras. Credenciada pela Mastertest como Aplicadora dos Testes TOEFL ITP e TOEIC Bridge em dezembro de 2018. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciana Helena Palermo de Almeida Guimarães
Nome em citações bibliográficas
GUIMARÃES, L. H. P. A.;GUIMARÃES, LUCIANA HELENA PALERMO DE A.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Superior de Ciências Aplicadas.
Rodovia Limeira-Piracicaba
Chácara Boa Vista da Graminha
13482383 - Limeira, SP - Brasil
Telefone: (19) 1934044700
URL da Homepage: http://www.iscafaculdades.com.br


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2001
Mestrado em Educação, Administração e Comunicação.
Universidade São Marcos, UNIMARCO, Brasil.
Título: Globalização e Alfabetização: A Influência do Inglês no Processo de Aprendizagem da leitura e da escrita do Português.,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Paulo Sergio Marchelli.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2015 - 2017
Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Avaliação institucional e a qualidade dos cursos a distância no Brasil.
Orientador: José Roberto Linhares de Mattos.
2013 - 2016
Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. (Carga Horária: 420h).
UNYLEYA EDITORA E CURSOS S/A, Unyleya, Brasil.
Título: AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: INSTRUMENTO DE GESTÃO E REFERENCIAL DE QUALIDADE PARA CURSOS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
Orientador: Fernanda Massaro e Karla Alessandra Spinolla Costa da Silva.
2010 - 2012
Especialização em Português Jurídico. (Carga Horária: 520h).
AVM EDUCACIONAL LTDA., AE_PPROV, Brasil.
Título: A Simplificação da Linguagem Jurídica como instrumento de acesso à Justiça..
2004 - 2004
Especialização em Língua Portuguesa, Compreensão e Produção de Texto. (Carga Horária: 400h).
Faculdade de Educação São Luís, FESL, Brasil.
Título: ....
1987 - 1987
Especialização em Arte e Técnica da Tradução. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Título: ..
1983 - 1986
Graduação em Letras.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2018
First TEFL in English Language Teaching. (Carga horária: 100h).
Hunter College - The City University of New York, CUNY, Estados Unidos.
2017 - 2017
Oficina Recursos do Moodle. (Carga horária: 20h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2017 - 2017
TDI Reading do Curso Teacher Development Interactive. (Carga horária: 40h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2017 - 2017
TDI Speaking do curso Teacher Development Interactive. (Carga horária: 40h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2017 - 2017
Preparation for TKT do curso Teacher Development Interactive. (Carga horária: 40h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2017 - 2017
TDI Listening do curso Teacher Development Interactive. (Carga horária: 40h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2016 - 2016
Educação Superior por meio das tecnologias educacionais na Cultura Digital. (Carga horária: 18h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Superior de Ciências Aplicadas, ALIE/ISCA, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 10


Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor por tempo determinado, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor por tempo determinado, Carga horária: 20


Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Temporária no Instituto Federal de São Paulo - Campus Campinas - no ano de 2014, tendo ministrado aulas nas seguintes disciplinas = Comunicação e Expressão, Inglês Técnico e Inglês Técnico Avançado no Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas - ADS.


Escola de Engenharia de Piracicaba, EEP-FUMEP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 2



Membro de corpo editorial


2008 - 2009
Periódico: Teoria & Prática (Limeira)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:4
Total de citações:4
Luciana Helena Palermo de Almeida Guimarães  Data: 13/05/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
GUIMARÃES, LUCIANA HELENA PALERMO DE A.2012GUIMARÃES, LUCIANA HELENA PALERMO DE A.. A SIMPLIFICAÇÃO DA LINGUAGEM JURÍDICA COMO INSTRUMENTO FUNDAMENTAL DE ACESSO À JUSTIÇA.. Publicatio UEPG. Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes, v. 20, p. 173-184, 2012.

2.
GUIMARÃES, LUCIANA HELENA PALERMO DE A.2002GUIMARÃES, LUCIANA HELENA PALERMO DE A.. Estrangeirismos: Uso ou Abuso?. Teoria & Prática (Limeira), v. 1, p. 93-97, 2002.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GUIMARÃES, LUCIANA HELENA PALERMO DE A.. O Ensino Superior no Brasil e as novas tecnologias educacionais. Jornal de Limeira, Limeira - SP, p. 02 - 02, 22 ago. 2015.

2.
GUIMARÃES, LUCIANA HELENA PALERMO DE A.. Iniciação Científica: transformando teoria em prática. Gazeta de Limeira, Limeira - SP, p. 15 - 15, 05 out. 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
GUIMARÃES, L. H. P. A.. A SIMPLIFICAÇÃO DA LINGUAGEM JURÍDICA COMO INSTRUMENTO FUNDAMENTAL DE ACESSO À JUSTIÇA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GUIMARÃES, L. H. P. A.. ALFABETIZAÇÃO E UNIVERSO CULTURAL: A INFLUÊNCIA DA LÍNGUA INGLESA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA DO PORTUGUÊS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
GUIMARÃES, L. H. P. A.. ?Estrangeirismos: Uso ou Abuso??. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GUIMARÃES, LUCIANA HELENA PALERMO DE A.. Participação em banca de Luciana Freire Sousa.Estudo de acabamento com resinas poliuretanos em Denim. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Têxtil) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

2.
GUIMARÃES, LUCIANA HELENA PALERMO DE A.. Participação em banca de Leonardo de Souza Gouveia.A utilização dos conceitos de marketing 3.0 no futebol brasileiro: um estudo de caso da marca Corinthians.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Empresarial) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa. 2017. (Simpósio).

2.
VI SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa.ALFABETIZAÇÃO E UNIVERSO CULTURAL: A INFLUÊNCIA DA LÍNGUA INGLESA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA DO PORTUGUÊS. 2017. (Simpósio).

3.
VI SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa.A SIMPLIFICAÇÃO DA LINGUAGEM JURÍDICA COMO INSTRUMENTO FUNDAMENTAL DE ACESSO À JUSTIÇA. 2017. (Simpósio).

4.
Google For Education - Apps Events. 2014. (Simpósio).

5.
Book Expo America 2013. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Amanda K. T. Galvão, Caroline de C. Rodrigues e Romana A. Vi. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Ciências Aplicadas. Orientador: Luciana Helena Palermo de Almeida Guimarães.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 21:28:24