Mayara Bataglin Raugust

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  • Última atualização do currículo em 20/08/2018


Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Possui Graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2010); Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2014). É Professora da Área de Libras do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Possui Certificado PROLIBRAS 2007 conferido pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC pela Aprovação no Exame Nacional de Certificação de Proficiência em Língua Brasileia de Sinais ? LIBRAS, em Proficiência em Tradução e Interpretação da LIBRAS/Língua Portuguesa/LIBRAS ? Ensino Médio e Certificado PROLIBRAS 2010 conferido pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC pela Aprovação no Exame Nacional de Certificação de Proficiência em Língua Brasileia de Sinais - LIBRAS em Proficiência no Uso e no Ensino da LIBRAS - Nível Superior. Tem experiência na área de Tradução Interpretação em Libras/Língua Portuguesa com ênfase em vídeo conferências, enventos, congressos, seminários, concursos, etc, e na área de Educação de Surdos atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da libras como L2, subjetividades surdas, e arte surda. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mayara Bataglin Raugust
Nome em citações bibliográficas
BATAGLIN, M.;Raugust, M. B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pelotas, Unidades e Cursos de Graduação, Faculdade de Letras (FL).
Rua Gomes Carneiro, nº. 001
Centro
96010610 - Pelotas, RS - Brasil
Telefone: (53) 39211391
URL da Homepage: http://wp.ufpel.edu.br/clc/


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: O Cinema na Formação Ético-Estética de Alunos Surdos,
Orientador: Fabiana de Amorim Marcello.
Palavras-chave: Cinema; Formação ético-estética; Educação de Surdos.
2012 - 2014
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Ver-se e Narrar-se: os processos de subjetivação de três artistas surdos,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Luis Fernando Lazzarin.
Palavras-chave: Subjetividade; Arte; Dispositivo; Artistas Surdos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2007 - 2010
Graduação em Educação Especial.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Artefatos da Cultura Surda: elementos estratégicos no ensino da língua de sinais.
Orientador: Márcia Lise Lunardi-Lazzarin.
2005 - 2006
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa, E.E.E.M.C.R, Brasil.




Formação Complementar


2017
Seminário Especial: Approaches to Deaf Culture: Deaf Gain. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2018 - 2018
III Evento de Formação de Professores Ingressantes - Módulo II. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2018 - 2018
III Evento de Formação de Professores Ingressantes - Módulo I. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2017 - 2017
Seminário Especial: Políticas da Infância em Tempos de Incerteza. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2015 - 2015
Est. Culturais e Est. Surdos:Bilinguismo p/ surdos. (Carga horária: 4h).
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2015 - 2015
Formação de Professores para o Sistema Moodle. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2015 - 2015
Curso Básico de Língua Internacional de Sinais. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Capacitação de Tutores UAB/UFSM. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2011 - 2011
Produções Culturais em Lingua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 6h).
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2006 - 2006
Curso Intermediário de LIBRAS. (Carga horária: 30h).
Associação dos Surdos de Santa Maria, ASSM, Brasil.
2005 - 2005
Curso Básico de Libras. (Carga horária: 30h).
Associação de Surdos de Santa Maria, ASSM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora da Área de Libras do Centro de Letras e Comunicação - CLC.

Atividades

09/2017 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras I
09/2017 - Atual
Ensino, Educação de Surdos, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Contribuições dos Estudos Culturais para os Estudos Surdos
09/2017 - Atual
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras II
03/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidades e Cursos de Graduação, Centro do Letras e Comunicação - CLC.

Cargo ou função
Menbro da Câmara de Extensão do Centro de Letras e Comunicação: representando da área de Libras..
2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Unidades e Cursos de Graduação, Centro do Letras e Comunicação - CLC.

04/2017 - 09/2017
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras I
04/2017 - 09/2017
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras I
04/2017 - 09/2017
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras II - EaD
08/2016 - 03/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras I
08/2016 - 03/2017
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras II
08/2016 - 12/2016
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras I - EaD
03/2016 - 07/2016
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
1310277 - Língua Brasileira de Sinais I ( Libras I ) (68h) - TURMA: T01 - Curso de Licenciatura em Ciências Sociais
1310277 - Língua Brasileira de Sinais I ( Libras I ) (68h) - TURMA: T8 - Curso de Licenciatura em Educação Física
1310409 - Língua Brasileira de Sinais III ( Libras III ) (68h) - TURMA: T1 - Oferta Universal
10/2015 - 12/2015
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
1310409 - Língua Brasileira de Sinais III ( Libras III ) (68h) - TURMA: T1 - Oferta Universal
08/2015 - 12/2015
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
1310277 - Língua Brasileira de Sinais I ( Libras I ) (68h) - TURMA: T7 - Curso de Licenciatura em Educação Física
1310277 - Língua Brasileira de Sinais I ( Libras I ) (68h) - TURMA: T5 - Curso de Licenciatura em Pedagogia
08/2015 - 12/2015
Ensino, Gastronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
1310277 - Língua Brasileira de Sinais I ( Libras I ) (68h) - TURMA: T12 - Curso de Gastronomia
04/2015 - 07/2015
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
1310277 - Língua Brasileira de Sinais I ( Libras I ) (68h) - TURMA: T4 - Curso de Licenciatura em Educação Física
1310277 - Língua Brasileira de Sinais I ( Libras I ) (68h) - TURMA: T14 - Curso de Licenciatura em Ciências Sociais
04/2015 - 07/2015
Ensino, Gastronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
1310277 - Língua Brasileira de Sinais I ( Libras I ) (68h) - TURMA: T1 - Curso de Gastronomia

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Discente: aluna especial
Outras informações
Participação como aluna especial no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Disciplina: "Seminário Avançado: Arte e Urgências do Presente: imagens na elaboração ética e estética do sujeito", ministrada pelas professoras Drª. Rosa Maria Bueno Fischer e Drª. Fabiana de Amorim Marcello.


Uníntese, UNÍNTESE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Libras, Carga horária: 15

Atividades

2015 - 2015
Ensino, Língua Brasileira de Sinais - Traduç, Interp e Doc, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Libras para Ouvintes

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Bolsista, Carga horária: 4
Outras informações
Professora nas Disciplina de Libras I e Libras II para os Cursos de Graduação em Pedagogia, associados ao Parfor.

Atividades

08/2014 - 12/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Brasileira de Sinais II ( Libras II ) (40h) - TURMA: Pedagogia A - Curso de Pedagogia
Língua Brasileira de Sinais II ( Libras II ) (40h) - TURMA: Pedagogia B - Curso de Pedagogia
03/2014 - 07/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Brasileira de Sinais I ( Libras I ) (40h) - TURMA: Pedagogia 5A - Curso de Pedagogia
Língua Brasileira de Sinais I ( Libras I ) (40h) - TURMA: Pedagogia 5B - Curso de Pedagogia
Língua Brasileira de Sinais II ( Libras II ) (40h) - TURMA: Pedagogia 6A - Curso de Pedagogia
Língua Brasileira de Sinais II ( LibrasII ) (68h) - TURMA: Pedagogia 6B - Curso de Pedagogia
08/2013 - 12/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Brasileira de Sinais I ( Libras I ) (40h) - TURMA: LPE-A - Curso de Pedagogia A
Língua Brasileira de Sinais I ( Libras I ) (40h) - TURMA: LPE-B - Curso de Pedagogia B

Fundação Saint Pastous, FSP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações
Professora na Disciplina de Libras para o Curso de Graduação de Tecnólogos em Radiologia.

Atividades

03/2014 - 07/2014
Ensino, Radiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Brasileira de Sinais I ( Libras I ) (30h) - Curso Superior de Tecnologia em Rediologia
08/2013 - 12/2013
Ensino, Radiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Brasileira de Sinais I ( Libras I ) (30h) - Curso Superior de Tecnologia em Radiologia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, AL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Terceirizado, Enquadramento Funcional: Intérprete de Libras, Carga horária: 30
Outras informações
Trabalhou como Intérprete de Libras terceirizada pela Empresa Soma Produtora de Áudio e Vídeo LTDA. Interpretou em Sessões Plenárias dos Deputados Estaduais, em comissões, palestras, seminários, e em programas de acessibilidade pela TV Assembleia.


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Desempenhou atividades didático-pedagógicas, como tutora a distância, no Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância), na disciplina de Estágio Supervisionado/Surdez.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Desempenhou atividades didático-pedagógicas como tutora a distância, no Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância), na disciplina de Alternativas Metodológicas para o Aluno Surdo.

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Terceirizado, Enquadramento Funcional: Intérprete de LIBRAS, Carga horária: 40
Outras informações
Trabalhou como funcionária da Empresa Prima Serv Soluções Empresariais LTDA prestando serviço terceirzado para Universidade Federal de Santa Maria no cargo de Intérprete de Libras, atuando nos diversos cursos de graduação da Instituição.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância
Outras informações
Atuou como tutora a Distância na Disciplina de Libras D do curso de Licenciatura em Geografia EaD/PROLIC, da Rede Gaúcha de Ensino Superior à Distância - REGESD

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância
Outras informações
Atua como tutora a distância na disciplina de Libras D do curso de Licenciatura em Matemática EaD/PROLIC, da Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância - REGESD.

Atividades

2010 - 2012
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação - Curso de Educação Especial, .

06/2011 - 07/2011
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação - Curso de Educação Especial, .

Serviço realizado
Intérprete de Libras do VII Seminário de Educação Especial - Educação Especial: uma área interdisciplinar, realizado no Centro de Educação/UFSM, de 29 de Junho a 1º de Julho de 2011..
09/2010 - 10/2010
Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Sociais e Humanas - Curso de C. Sociais e Sociologia, .

Serviço realizado
Tradutora/Intérprete de Libras/Português e Português/Libras na I Semana Acadêmica Integrada das Ciências Sociais e Sociologia - Democracia: as Diferentes Interfaces, realizada entre os dias 27 de setembro e 01 de outubro de 2010..

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Intérprete de Libras, Enquadramento Funcional: Intérprete de Libras
Outras informações
Atuou como Intérprete de Libras na Mesa Redonda: "Desafios da Docência: inclusão na contemporaneidade" na II Semana Acadêmica dos cursos de Licenciatura de IFFarroupilha - Campu Alegrete.


Movimento Brasileiro de Educadores Cristãos, MOBREC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Intérprete de LIBRAS, Enquadramento Funcional: Contratada, Carga horária: 40
Outras informações
atuou como intérprete de LIBRAS do X CONGRESSO DE EDUCAÇÃO POPULAR, realizado na cidade de Santa Maria-RS nos dias 30 e 31 de maio e 01 e 02 de junho, totalizando 40 horas de trabalho.


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: fiscal intérpete de LIBRAS, Enquadramento Funcional: fiscal intérprete de LIBRAS-grupo, Carga horária: 32
Outras informações
atuou como fiscal intérpete de LIBRAS-grupo, no Exame de Certificação PROLIBRAS-2009 coordenado pela Universidade Federal de Santa Catarina nos dias 25, 27 e 28 de outubro de 2009 totalizando 32 horas de trabalho


Planalto Transportes LTDA, PLANALTO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Intérprete de Libras, Carga horária: 16
Outras informações
Atuou como Intérprete de Libras no Projeto de Capacitação para Auxiliar Administrativo oferecido pela empresa Planalto Transportes em parceria com a empresa Sest/Senat, na integração e adaptação dos funcionários surdos na empresa e em entrevistas de candidatos surdos.


Sul Cava - Construções e Comércio LTDA, SUL CAVA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Intérprete de Libras, Carga horária: 7
Outras informações
Tradutora/Intérprete do Curso do Pacote Microsoft Excel - Completo, ministrado pelo SENAI-SM.



Linhas de pesquisa


1.
Projeto de Pesquisa: Produção, Circulação e Consumo da Cultura Surda Brasileira - PROCULTURA

Objetivo: Mapear as produções culturais das comunidades surdas brasileiras; Coletar as produções culturais nas diferentes regiões brasileiras, com ênfase nos espaços em que há um movimento surdo organizado, através das associações de surdos, espaços educacionais, Federação de Surdos; Analisar o conjunto dos processos sociais de significação envolvidas na produção, circulação e consumo dos artefatos pertencentes à cultura surda; Entender os aspectos que estão envolvidos na produção, circulação e consumo da cultura surda; Dar visibilidade e contribuir com a divulgação das produções culturais das comunidades surdas brasileiras; Potencializar intercâmbios entre os diferentes atores envolvidos na produção, circulação e consumo dos artefatos pertencentes à cultura surda..
Palavras-chave: Cultura; Cidadania; Inclusão Social.
2.
Projeto de Pesquisa: A Produção de Sinais Emergenciais nos Espaços de Ensino/Aprendizagem das Instituições de Ensino Superior do RS

Objetivo: Pesquisar os sinais que têm sido produzidos em contextos extra-oficiais de ensino/aprendizagem, na convivência entre alunos surdos e intérpretes de Libras. Nesse contexto, busca a coleta de material nas diferentes Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul, e posteriormente análise linguística desses sinais, a fim de obter uma oficialização e padronização dos sinais nos contextos educacionais do RS. Por último, busca-se a produção de um Glossário com os sinais pesquisados e a divulgação e proliferação do mesmo no estado..


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Spread the sign- Internacionalização da Libras
Descrição: O presente projeto corresponde a um recorte do Projeto Spread the Sign ? Brasil (STS-BRASIL), desenvolvido por pesquisadores do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES), registrado no Diretório CNPq, o qual nos últimos anos vêm desenvolvendo investigações no campo da cultura e educação de surdos. Tem como objetivo principal realizar o mapeamento e registro de sinais, inserindo a Libras no Spread the Sign (STS), proporcionando sua internacionalização. O Spread the Sign é um projeto desenvolvido pela European Sign Language Center, e coordenado pelo Dr. Thomas Lydell-Olsen, na Suécia. Trata-se de uma ferramenta online que possibilita a divulgação, o aprendizado de línguas de sinais nacionais, por meio da tradução de palavras escritas para várias línguas de sinais. O projeto de pesquisa aqui proposto pretende desenvolver ações de valorização e registro da Libras, e consiste na realização de um trabalho colaborativo tanto em âmbito nacional, quanto internacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Mayara Bataglin Raugust - Integrante / Madalena Klein - Integrante / Aline de Castro e Kasper - Integrante / Angela Nediane dos Santos - Coordenador / Ivana Gomes da Silva - Integrante / Tatiana Bolivar Lebedeff - Integrante / Karina Ávila Pereira - Integrante / Fabiano Souto Rosa - Integrante.
2015 - Atual
A Produção de Sinais Emergenciais nos Espaços de Ensino/Aprendizagem das Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul
Descrição: O Projeto de pesquisa surge a partir de vivências de professores, tradutores/intérprete de Libras e alunos surdos da Universidade Federal de Pelotas, nos diferentes espaços de ensino/aprendizagem em que a Língua Brasileira de Sinais é produzida/expressa, sejam eles, nas salas de aula, espaços de encontros, palestras, reuniões. Assim como, em discussões com profissionais da área de Libras e alunos de outras instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul, os quais relataram a ampla variedade de sinais emergenciais utilizados nos diferentes contextos acadêmicos frequentados pela comunidade surda. Isso ocorre porque na prática de sala de aula, tanto nos processos de ensino/aprendizagem quanto nos de tradução/interpretação de conteúdos acadêmicos, os profissionais encontram dificuldades em explicar conteúdos, termos e palavras que ainda não possuem um sinal convencionado na Libras. Esses profissionais em parceria com os alunos surdos criam sinais emergenciais, ou sinais que serão usados por eles na aula. Caso não criem sinais para utilizar no meio acadêmico, terão de usar a datilologia (ou Alfabeto Manual) e/ou classificadores. Se o profissional optar por usar o Alfabeto Manual poderá desencadear dois problemas no processo: o primeiro é o aluno surdo não conhecer o termo ou palavra soletrada, e esta não fazer sentido para ele; a segunda é o profissional ter de explicar o significado do termo soletrado, desviando o assunto do conteúdo que está sendo abordado em aula e, até mesmo, para os intérpretes de Libras, perdendo a concentração e consequentemente o conteúdo que o professor está ministrando. Na tentativa de buscar soluções para esses problemas é que surge este projeto de pesquisa. Este torna-se uma oportunidade de produção e difusão de sinais que poderão ser utilizados nas IES como forma de tornar cada vez mais acessíveis os conteúdos programáticos das disciplinas nas quais os surdos vêm encontrando dificuldades por não haver sinais convencionados. O material produzido proporcionará uma ampliação do vocabulário de Libras, principalmente dos termos ainda inexistentes em Libras, desenvolvendo os aspectos linguísticos e comunicativos da Língua de Sinais e consequentemente uma melhor interpretação de textos em Língua Portuguesa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Mayara Bataglin Raugust - Coordenador / Aline de Castro e Kasper - Integrante / Jaqueline Garcia - Integrante.
2013 - Atual
Circulação e consumo da cultura surda na formação de professores e na educação básica
Descrição: A pesquisa pretende direcionar o olhar aos efeitos das produções culturais das comunidades surdas nos espaços escolares e de formação docente. Para isso, estabelecemos como problema de pesquisa o seguinte enunciado: de que modo a circulação e o consumo de artefatos culturais surdos, em contextos da educação de surdos, vêm se configurando nos espaços de formação de professores e na educação básica?..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Mayara Bataglin Raugust - Integrante / Madalena Klein - Coordenador / Aline de Castro e Kasper - Integrante / Angela Nediane dos Santos - Integrante / Ivana Gomes da Silva - Integrante / Tatiana Bolivar Lebedeff - Integrante / Karina Ávila Pereira - Integrante / Fabiano Souto Rosa - Integrante.
2011 - 2014
DEC - Diferença, Educação e Cultura
Descrição: O grupo de pesquisa Diferença, Educação e Cultura/DEC desenvolve pesquisas no campo da educação e suas articulações com as questões contemporâneas sobre a centralidade da cultura e da diferença. Filia-se ao campo teórico-metodológico dos Estudos Culturais em Educação, problematizando diferentes práticas que vem produzindo formas de pensar a Educação e as noções contemporâneas sobre diferença como algo que é múltiplo, que está em ação, que produz, que se dissemina e prolifera e que se recusa a fundir-se com o idêntico. Na interseção entre educação, diferença e cultura o grupo investiga as especificidades dos campos da Educação e das Artes, da Educação Especial e da Educação Inclusiva, ao atentar para seus efeitos na produção de identidades e subjetividades nas diferentes pedagogias culturais. Objetiva: a) divulgar e ampliar as discussões sobre políticas educacionais no campo da Educação Especial e Inclusiva. b) atentar para as possibilidades de resistência à racionalidade curricular apresentadas pelos diversos contextos artísticos contemporâneos (visuais e musicais); c) promover um intercâmbio entre os discentes e os pesquisadores das diferentes áreas da educação; d) problematizar as polaridades que estabelecem formas hegemônicas de conduzir as discussões teóricas/metodológicas e as políticas da educação: popular/erudito, formal/informal, normal/anormal, inclusão/exclusão; e) desenvolver estratégias teórico-metodológicas alternativas que levem em conta a experiência como o processo de constituição da subjetividade que acontece na relação do sujeito consigo mesmo, com o mundo e com os outros. O grupo é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e reúne pesquisadores, docentes e estudantes desse programa e bolsistas de iniciação científica. Mantém articulações com outros Grupos de Pesquisa que têm aproximação com suas temáticas e cuja produção e inserção no cenário acadêmico é bastante intensa...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Curso de Línguas- Libras I
Descrição: O projeto se apresenta como um conjunto de cursos na área de línguas estrangeiras e portuguesa. Os cursos oferecidos são divididos em níveis, que podem ser cursados em sequência a cada semestre letivo. Ao término de cada semestre, os alunos aprovados são certificados do nível de conhecimento...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) .
Integrantes: Mayara Bataglin Raugust - Coordenador / Angela Nediane dos Santos - Integrante / Tatiana Bolivar Lebedeff - Integrante / Karina Ávila Pereira - Integrante / Fabiano Souto Rosa - Integrante.
2016 - 2016
Fórum de Discussão sobre a Disciplina de Libras na Formação de Professores: que desafios se apresentam após 10 anos da promulgação do Decreto Federal nº. 5.626/2005?
Descrição: O projeto busca proporcionar um espaço de discussão acerca dos desafios que se apresentam para o ensino de Libras nos cursos de Licenciatura após 10 anos da promulgação do Decreto Federal nº. 5.626/2005..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Mayara Bataglin Raugust - Integrante / Aline de Castro e Kasper - Integrante / Angela Nediane dos Santos - Coordenador / Ivana Gomes da Silva - Integrante / Tatiana Bolivar Lebedeff - Integrante / Karina Ávila Pereira - Integrante / Vitória Tassara Costa Silva - Integrante / Kevin Veloso Almeida - Integrante.
2016 - 2016
Ensino de Literatura para Surdos
Descrição: Ensino de Literatura para Surdos com o objetivo de estimular a criatividade e apropriação da cultura surda, através de aulas com teatro, poemas, poesias, piadas, história em quadrinho, etc..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
Semana do Surdo de Pelotas - Setembro Azul III
Descrição: Na semana de comemoração do dia do Surdo, serão feitas atividades em parceria com Instituições da cidade de Pelotas. Cada Instituição ficará responsável por um dia e pelo evento que acontecerá nesse dia. Serão realizadas atividades como: palestras, oficinas, sessões de filmes sobre Surdos, debates, lazer e esportes. A abertura será nas dependências da Área de libras/UFPel, reafirmando a parceria universidade e entidades da comunidade surda..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Mayara Bataglin Raugust - Integrante / Aline de Castro e Kasper - Integrante / Ivana Gomes Silva - Coordenador / Angela Nediane dos Santos - Integrante / Tatiana Bolivar Lebedeff - Integrante / Karina Ávila Pereira - Integrante / Vitória Tassara Costa Silva - Integrante / Kevin Veloso Almeida - Integrante.
2010 - 2012
Produção,Circulação e Consumo da Cultura Surda Brasileira
Descrição: O presente projeto tem como objetivo principal analisar a produção, circulação e consumo da cultura surda brasileira. Centrado nas produções culturais das comunidades surdas, procura problematizar as relações de poder envolvidas na produção de significados culturais e de identidades surdas. Para tanto, filia-se ao campo dos Estudos Culturais por entender a cultura como campo de luta em torno de significação social e aos Estudos Surdos, por conceber a cultura surda como espaço de contestação e de constituição de identidades e diferenças que determinam a vida de indivíduos e de populações. Afinados a esses campos epistemológicos, pesquisadores envolvidos com a educação de surdos têm potencializado discussões para além do campo disciplinar da Educação, colocando as questões culturais como um locus privilegiado de análise e de problematização. No caso desse estudo, cabe ressaltar que as produções culturais de pessoas surdas envolvem, em geral, o uso de uma língua de sinais, o pertencimento a uma comunidade surda e o contato com pessoas ouvintes, sendo que esse contato lingüístico e cultural pode proporcionar uma experiência bilíngüe a essa comunidade, ou seja, experiências que se dão no campo visual. Com o intuito de dar continuidade e de consolidar pesquisas na área da cultura surda, o presente estudo pretende: mapear as produções culturais das comunidades surdas brasileiras; coletar as produções culturais nas diferentes regiões brasileiras, com ênfase nos espaços em que há um movimento surdo organizado; analisar os processos de significação envolvidos na produção, circulação e consumo dos artefatos pertencentes à cultura surda; entender os aspectos que estão envolvidos na produção, circulação e consumo da cultura surda; dar visibilidade e contribuir com a divulgação das produções culturais das comunidades surdas brasileiras e potencializar intercâmbios entre os diferentes atores envolvidos na produção, circulação e consumo dos artefatos pertencentes à cultura surda. C.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2016 - 2017
Cine Libras
Descrição: O projeto de Ensino Cine Libras tem por objetivo o desenvolvimento da Libras aos alunos que já cursaram as disciplinas de Libras I, e/ou Libras II e/ou Libras III, por meio de filmes, documentários e vídeos que tratem da temática da Libras e da surdez. A cada encontro do projeto é desenvolvida uma sessão de cinema e, após a sessão há discussões sobre as temáticas trazidas bem como a prática da língua entre os participantes..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Mayara Bataglin Raugust - Coordenador / Jaqueline Garcia - Integrante / Karina Ávila Pereira - Integrante.
2016 - 2016
XI Semana Acadêmica do Curso de Bacharelado em Turismo
Descrição: O presente projeto de ensino está vinculado a disciplina de Gestão de Eventos do Curso de Bacharelado em Turismo. A semana acadêmica tem por objetivo proporcional maior integração entre estudantes, professores, funcionários e a comunidade em geral, sendo caracterizado pela oferta de um conjunto amplo de atividades. O tema da semana acadêmica é "Turismo e Acessibilidade"..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Mayara Bataglin Raugust - Coordenador / Bruna Frio Costa - Integrante / Livia Machado Costa - Integrante.
2012 - 2012
1º Seminário do Grupo de Pesquisa
Descrição: Organização do 1º Seminário do Grupo de Pesquisa "Diferença, Educação e Cultura, coordenado pelos professores Dr. Luis Fernando Lazzarin e Drª. Márcia Lise Lunardi-Lazzarin.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2012 - 2012
Encontro entre Programas de Pós-Graduação do Brasil e do Máxico
Descrição: Organização do "Encontro entre Programas de Pós-Graduação do Brasil e do México", coordenado pela Professora Drª. Valeska Maria Fortes de Oliveira, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2012 - 2012
2ª Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Serviços - PROFITECS
Descrição: Expositora de Estande da 2ª Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Serviços - PROFITECS..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2012 - 2012
Festival Brasileiro de Cultura Surda
Descrição: Monitora do Festival Brasileiro de Cultura Surda promovido pelo Departamento de Estudos e Especializados/Faculdade de Educação, coordenado pela professora Drª Lodenir Becker Karnopp..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2009 - 2009
V Seminário de Educação Especial
Descrição: Organizadora do V Seminário de Educação Especial, na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, coordenado pela professora Priscila Turchiello..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Mayara Bataglin Raugust - Coordenador / Priscila Turchiello - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO ESPECIAL.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: educação de surdos.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Aprovada no Concurso Público para Professor Assistente A, para o Centro de Letras e Comunicação., Universidade Federal de Pelotas - UFPEL.
2015
Aprovada em 1º. lugar no Concurso para Professor do Departamento de Educação Especial/Centro de Educação., Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.
2014
Aprovada no Concurso Público para Professor Substituto de Educação Especial - LIBRAS., Centro de Educação - Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.
2014
Aprovada no Concurso Público para o Cargo de Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais., Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.
2013
Aprovada no Concurso Público para o Cargo de Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.
2009
Aprovada no Concurso Público para o Cargo de Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1Raugust, M. B.2018Raugust, M. B.. Compreendendo a cultura surda por meio da imagem: a arte surda em questão. TEIAS (RIO DE JANEIRO. IMPRESSO), v. 19, p. 20-35, 2018.

2.
2Raugust, M. B.2017Raugust, M. B.; PEREIRA, Karina Ávila . O Cinema como Dispositivo de Aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais e da Cultura Surda. LINGUAGEM & ENSINO (UCPEL. IMPRESSO), v. 20, p. 121-147, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
Raugust, M. B.. As Diferentes Formas de Constituição de Subjetividades Surdas: a arte e a experiência visual em questão. In: Tatiana Bolivar Lebedeff. (Org.). Letramento Visual e Surdez. 1ed.Rio de Janeiro: Wak Editora, 2017, v. , p. 200-225.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Raugust, M. B.; PEREIRA, Karina Ávila . O Cinema e a Aprendizagem de Línguas: Cinelibras. In: 7º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação/ 4º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2017, Canoas - RS. Políticas do Ressentimento, do Medo e da Raiva: reverberações na educação, 2017.

2.
Raugust, M. B.. CineLibras: o cinema como dispositivo de aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais. In: XV Seminário Internacional de Educação - Educação e Interdisciplinaridade: percursos teóricos e metodológicos, 2016, Novo Hamburgo. Educação e Interdisciplinaridade: percursos teóricos e metodológicos, 2016.

3.
Raugust, M. B.. A Produção de Sinais Emergenciais nos Espaços de Ensino/Aprendizagem das Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do SUl. In: IX SELES/ V SELM/ I SENI - Seminário Nacional Integrado da Área das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias., 2016, Passo Fundo. Desafios Contemporâneos no Ensino das Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2017. p. 111-123.

4.
BATAGLIN, M.. Ver-se e Narrar-se: os processos de subjetivação de três artistas surdos. In: 6º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação, 3º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2015, Canoas, RS. Educação, Transgressões, Narcisismo, 2015.

5.
Raugust, M. B.; ALBERTON, B. A. . Problematizações sobre o Ensino de Libras como L2 para Ouvintes nos Cursos de Graduação das IES. In: 5º Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa, 2015, Rio Grande - RS. Texto, Variação e Ensino. Rio Grande: Editora da Furg, 2015. p. 490-501.

6.
BATAGLIN, M.. Experiência Visual e Arte: elementos constituídores de subjetividades surdas. In: IX ANPED SUl 2012 - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012, Caxias do Sul - Rs. A Pós-Graduação e suas Interlocuções com a Educação Básica, 2012.

7.
BATAGLIN, M.. Artefatos da Cultura Surda: Elementos Estratégicos no Ensino da Língua de Sinais. In: 4º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 1º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2011, Canoas/RS. 4 º SBECE/1ºSIECE. Canoas: ULBRA, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GARCIA, J. ; CARVALHO, J. da L da ; CHAVES, V. de A. ; Raugust, M. B. . A Produção de Sinais Emergenciais nos Espaços de Ensino/Aprendizagem das Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. In: XXV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas, 2016, Pelotas. Anais do XXV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, Karina Ávila ; Raugust, M. B. . Cinelibras: o cinema como dispositivo de aprendizagem da língua brasileira de sinais nos cursos de engenharia da UFPEL. In: 6º Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa - SENALLP, 2017, Rio Grande. Linguagem, Práticas Sociais e Ensino: desafios da contemporaneidade, 2017.

2.
Raugust, M. B.. CineLibras: o cinema como dispositivo de aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais. In: XV Seminário Internacional de Educação - Educação e Interdisciplinaridade: percursos teóricos e metodológicos, 2016, Novo Hamburgo. Educação e Interdisciplinaridade: percursos teóricos e metodológicos, 2016.

3.
Raugust, M. B.. A Produção de Sinais Emergenciais nos Espaços de Ensino/Aprendizagem das Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. In: IX SELES; V SELM; I SENI, 2016, Passo Fundo. Desafios Contemporâneos no Ensino das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2016.

4.
Raugust, M. B.; CARVALHO, J. da L da ; GARCIA, J. ; Silva, Ivana Gomes da ; KASPER, A. C. E. . Sinais Emergenciais e sua Convencionalização: as instituições de ensino/aprendizagem como espaços de produção da língua. In: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2016, São Carlos. Deficiência auditiva/Surdez, 2016.

5.
Raugust, M. B.; CARVALHO, J. da L da ; GARCIA, J. ; Silva, Ivana Gomes da ; KASPER, A. C. E. . Sinais Emergenciais e sua Convencionalização: as instituições de ensino/aprendizagem como espaços de produção da língua. In: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2016, São Carlos. Deficiência Auditiva/Surdez, 2016.

6.
BATAGLIN, M.; ALBERTON, B. A. . Problematizações sobre o Ensino de Libras como L2 para Ouvintes nos Cursos de Graduação das IES. In: V Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa - Senallp, 2015, Rio Grande. Texto, Variação e Ensino, 2015.

7.
BATAGLIN, M.. Ver-se e Narrar-se: os processos de subjetivação de três artistas surdos. In: 6º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação, 3º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2015, Canoas, RS. Educação, Transgressões, Narcisismos, 2015.

8.
BATAGLIN, M.. Artefatos da Cultura Surda: Elementos Estratégicos no Ensino da Língua de Sinais. In: 4ºSeminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação 1º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2011, Canoas-RS. ANAIS DO 4ºSBECE/1ºSIECE. Canoas-RS: ULBRA, 2011. p. 74-75.

Artigos aceitos para publicação
1.
PEREIRA, Karina Ávila ; Raugust, M. B. . O CINEMA COMO DISPOSITIVO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA CULTURA SURDA.. Linguagem & Ensino (UCPel), 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
Raugust, M. B.; PEREIRA, Karina Ávila . CineLibras: o cinema como dispositivo de aprendizagem sobre aspectos da cultura surda. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
Raugust, M. B.. A Língua de Sinais como Dispositivo de Inclusão de Surdos no Contexto Educacional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Raugust, M. B.; PEREIRA, Karina Ávila . O Cinema e Aprendizagem de Línguas: Cinelibras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
Raugust, M. B.; PEREIRA, Karina Ávila . O Cinema como Dispositivo de Ensino de Língua Visual - Libras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
Raugust, M. B.; PEREIRA, Karina Ávila . O Cimena e Aprendizagem de Línguas Visuais - Cinelibras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
Raugust, M. B.. A Produção de Sinais Emergenciais nos Espaços de Ensino/Aprendizagem das Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
Raugust, M. B.. CineLibras: o cinema como dispositivo de aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
BATAGLIN, M.. Ver-se e Narrar-se: os processos de subjetivação de três artistas surdos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
Raugust, M. B.; ALBERTON, B. A. . Problematizações sobre o Ensino de Libras como L2 para Alunos Ouvintes nos Cursos de Graduação das IES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
BATAGLIN, M.. Experiência Visual e Arte: elementos constituidores de subjetividades surdas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
BATAGLIN, M.. Artefatos da Cultura Surda: Elementos Estratégicos no Ensino da Língua de Sinais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
BATAGLIN, M.; ARAUJO, M. A. S. M. ; DUARTE, L. K. ; Oliveira . O Letramento como Ferramenta no Processo de Escolarização. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BATAGLIN, M.. Tradução do Edital 005/2011 do Concurso Vestibular 2011 para a Língua Brasileira de Sinais - Libras. Santa Maria, RS 2011 (Tradução/Outra).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
BATAGLIN, M.. Aprovada no Exame Nacional de Certificação de Proficiência no Uso e no Ensino de Libras - Nível Superior - PROLIBRAS. 2010.

2.
BATAGLIN, M.. Aprovada no Exame Nacional de Certificação de Proficiência em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS - em Proficiência e Tradução e Interpretação da LIBRAS/Língua Portuguesa/LIBRAS - Nível Médio. 2007.

Trabalhos técnicos
1.
Raugust, M. B.. Avaliadora do I Congresso de Ensino de Graduação, da I Semana Acadêmica de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPEL. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Raugust, M. B.. CitiBank Acessibilidade - Conheça as soluções que oferecemos. 2013.


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LUNARDI-LAZZARIN, Márcia, L.; MACHADO, F. C.; BATAGLIN, M.; CEZIMBRA, Juliana. Participação em banca de Larissa Ribeiro Dalla Lana.A Relação Família e Escola no Contexto Educacional do Aluno Surdo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
LUNARDI-LAZZARIN, M. L.; MACHADO, F. C.; BATAGLIN, M.; PEREIRA, Maria, C.; MORAIS, M. Z.. Participação em banca de Sabrina da Silva Menezes.Problematizações Sobre a Constituição dos Intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) no Ensino Superior. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
BATAGLIN, M.. Participação em banca de Igor da Silveira Berned.Relatório Final do Estágio Supervisionado em Educação Química no Ensino Médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Santa Maria.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Raugust, M. B.; PEREIRA, Karina Ávila; KASPER, A. C. E.; LEBEDEFF, Tatiana Bolivar. Concurso Público para Professor Substituto - Libras. 2017. Universidade Federal de Pelotas.

2.
SILVA, I. G.; Raugust, M. B.; KASPER, A. C. E.. Banca de Concurso para Professor Temporário para a Área de Libras. 2016. Universidade Federal de Pelotas.

Outras participações
1.
Raugust, M. B.; PEREIRA, Karina Ávila; KLEIN, Madalena; LEBEDEFF, Tatiana Bolivar. Processo seletivo para ingresso na especialização em educação de surdos. 2017. Universidade Federal de Pelotas.. 2017. Universidade Federal de Pelotas.

2.
Raugust, M. B.. Avaliação de Apresentação no II Congresso de Ensino de Graduação. 2016. Universidade Federal de Pelotas.

3.
Raugust, M. B.. Membro da comissão científica- Avaliador de resumos.. 2016. Universidade Federal de Pelotas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
7º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação/ 4º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação Se. 2017. (Seminário).

2.
Libras: Aquisição Fonológica e Pesquisas atuais na área da Educação. 2017. (Outra).

3.
II Seminário Internacional Michel Foucault: Cinquentenário de as Palavras e as Coisas. 2016. (Seminário).

4.
IX Fórum Estadual de Educação de Surdos. 2016. (Outra).

5.
IX Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras (SELES)/ V Seminário de Ensino de Língua Materna, I Seminário Nacional Integrado da Área das Linguagem, Códigos e Suas Tecnologias. 2016. (Seminário).

6.
IX Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras (SELES)/ V Seminário de Ensino de Língua Materna, I Seminário Nacional Integrado da Área das Linguagem, Códigos e Suas Tecnologias.A Produção de Sinais Emergenciais nos Espaços de Ensino/Aprendizagem das Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. 2016. (Seminário).

7.
VIII SENALE - Seminário Nacional Linguagem e Ensino. 2016. (Seminário).

8.
XV Seminário Internacional de Educação - Educação e Interdisciplinaridade: percursos teóricos e metodológicos. 2016. (Seminário).

9.
XV Seminário Internacional de Educação - Educação e Interdisciplinaridade: percursos teóricos e metodológicos.CineLibras: o cinema como dispositivo de aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais. 2016. (Seminário).

10.
6º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação, 3º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. 2015. (Seminário).

11.
Seminário Avançado: Incursões sobre o conceito de imagem - Benjamin, Didi-Huberman, Foucault. 2013. (Outra).

12.
Encontro entre Programas de Pós-Graduação do Brasil e do Mo México. 2012. (Encontro).

13.
IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - IX ANPED SUl. 2012. (Seminário).

14.
4º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação 1º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. 2011. (Seminário).

15.
Palestra de abertura do Curso de Inclusão e Libras no Campus. 2011. (Outra).

16.
VII Fórum Estadual de Educação de Surdos. 2011. (Outra).

17.
15º Jornada Nacional de Educação: educação, autonomia e cidadania. 2010. (Outra).

18.
II Congresso Nacional de Pesquisa em Tradução e Interpretação de Língua de Sinal Brasileira. 2010. (Congresso).

19.
VI Seminário de Educação Especial: Discutindo Formação e Práticas do Educador Especial. 2010. (Seminário).

20.
V Seminário de Educação Especial. 2009. (Seminário).

21.
XVI Semana Acadêmica do Centro de Educação: Identidade e Educação. 2007. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LAZZARIN, Luis F. ; LUNARDI-LAZZARIN, M. L. ; BATAGLIN, M. . 1º Seminário do Grupo de Pesquisa "Diferença, Educação e Cultura" - DEC. 2012. (Outro).

2.
OLIVEIRA, Valeska M. F. de ; BATAGLIN, M. . Encontro Entre Programas de Pós-Graudação do Brasil e do México. 2012. (Outro).

3.
BATAGLIN, M.; Antunes, Helenise S. . 2º Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Serviços - PROFITECS. 2012. .

4.
KARNOPP, Lodenir B. ; LUNARDI-LAZZARIN, M. L. ; KLEIN, Madalena ; BATAGLIN, M. . Festival Brasileiro de Cultura Surda. 2011. (Festival).

5.
POSSA, L. B. ; TURCHIELLO, P. ; BATAGLIN, M. . V Seminário de Educação Especial. 2009. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
PEREIRA, Karina Ávila ; Raugust, M. B. . O CINEMA COMO DISPOSITIVO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA CULTURA SURDA.. Linguagem & Ensino (UCPel), 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
Raugust, M. B.. A Língua de Sinais como Dispositivo de Inclusão de Surdos no Contexto Educacional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Prolibras Exame Nacional de Certificação de Proficiência para Tradução e Interpretação da Libras/ Língua Portuguesa/ Libras - nível médio, 2007; registro nº. 2007.2271

Prolibras Exame Nacional de Certificação de Proficiência no USO e no ENSINO da Libras/ Língua Portuguesa/ nível superior, 2010; registro nº. 2011.0195

ISSN:
4º SECE/1ºSIECE- 22363491



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