Juliana Pereira Pino

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8541826345327910
  • Última atualização do currículo em 29/07/2018


Graduada em História Licenciatura (2012) pela Universidade Federal do Rio Grande, Mestre em História pelo Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal de Rio Grande (2016) e estudante do curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural- PLAGEDER, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora da educação básica e pesquisadora membro do Grupo de Trabalho Pesquisa e Extensão em História Ambiental (GTPHA-FURG). Atualmente interessa-se sobre os seguintes temas: Ensino de História, História Ambiental, Desenvolvimento Rural e Fronteira. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliana Pereira Pino
Nome em citações bibliográficas
PINO, Juliana;Pino, Juliana


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Mestrado profissional em Mestrado Profissional em História.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Da Horta Escolar à História Ambiental: Uma Pesquisa Ação Participantesobre Meio Ambiente e Ensino de História, Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Daniel Porciúncula Prado.
2007 - 2012
Graduação em História - Licenciatura.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.




Formação Complementar


2011
Extensão universitária em Vivências em Educação ambiental: (Re) descobrindo.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Visita técnica. (Carga horária: 10h).
Instituto Brasileiro de Museus, IBRAM, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Curso de Educação Popular OUSADIA Pré-Vestibular. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de Rio Grande, FURG, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Curso de Educação Popular OUSADIA Pré-Vestibular. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de Rio Grande, FURG, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em A leitura da História: da literatura ao cinema. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Fundação Universidade Federal de Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: bolsista


Universidade Federal de Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista voluntária, Enquadramento Funcional: bolsista voluntária


Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista voluntária, Enquadramento Funcional: bolsista



Projetos de pesquisa


2011 - 2012
Festas e comemorações que celebram a infância e as crianças: Em busca de metodologias visuais e participativas.
Descrição: Esta é uma investigação com crianças de zero a três anos, que focaliza a participação e manifestações das culturas infantis nas comemorações do Mês da Criança, numa Escola Infantil e nos festejos de São Cosme e São Damião/ Ibejis em terreiros de Umbanda (religião de afro-descendentes). Os objetivos da pesquisa são: analisar como as crianças percebem as festas dedicadas à infância e como participam nesses cenários sociais, políticos e culturais das festas planejadas e pensadas para elas; analisar o planejamento dos festejos e quando os direitos de expressão e participação das crianças são reconhecidos; devolver os resultados da pesquisa e contribuir para maior justiça social, religiosa e cultural. O referencial teórico e metodológico compreende os estudos da infância, cujos terrenos de análise centram-se nas dimensões sociais e culturais das relações entre crianças, nas rupturas com o adultocentrismo, no colocar-se a partir do ponto de vista das crianças entendendo que elas se apropriam de valores, normas e regras da nossa sociedade, onde desenvolvem competências sociais e culturais. No desenvolvimento da investigação acompanhamos (entre 2010 e 2011) as comemorações e festas com um olhar focado naquilo que é feito, pensado e vivido pelos bebês e crianças bem pequenas. Os instrumentos metodológicos utilizados são: observação participante com notas em diários de campo; entrevistas com profissionais da Escola Infantil, familiares e dirigentes dos terreiros de Umbanda; filmagens das festas; fotografias produzidas pelas crianças; rodada de conversa com as crianças sobre suas fotografias; edição e montagem das histórias vividas pelas crianças (filme)...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2010 - 2010
Imaginar, Inventar e criar: Outras estéticas e linguagens com crianças da Escola Infantil
Descrição: Por meio deste projeto de extensão foram realizadas oficinas pedagógicas com alunas dos curso de Pedagogia e história da Universidade Federal do Rio Grande com professoras da Rede Municipal de Educação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Juliana Pereira Pino - Integrante / Ana Cistina Coll Delgado - Coordenador / Paola Nunes dos Santos - Integrante / Raquel Schenque de - Integrante.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
DELGADO, Ana Cristina Coll ; PINO, Juliana ; SANTOS, Paola Nunes dos ; FREITAS, Raquel Schenque de . Construir micropolíticas de resistência nos berçarios: uma abertura para as forças do desejo das crianças e adultos.. In: Denise Marcos Bussoletti; mirela Ribeiro Meira; Begoña Garcia Pastor.. (Org.). Infancias; ética, estética e criação. 1ed.Pelotas-Rs: Editora e Grafica Universitária, 2011, v. 1, p. 13-39.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Pino, Juliana; PRADO, Daniel Porciúncula . História Ambiental e ensinno de História: Caminhos Possíveis. In: 4° Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, 2016, Florianópolis. Anais do 4° Simpósio IInternacional de História Ambiental e Migrações. Florianópolis, 2016. p. 822-838.

2.
Pino, Juliana; PRADO, Daniel Porciúncula . Ensino de História na Horta Escolar:Diálogos com a História Ambiental. In: 3° Simpósio Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, 2014, Florianópolis. Anais do 3° Simpósio IInternacional de História Ambiental e Migrações, 2014. p. 148-167.

3.
PINO, Juliana. A REVANCHE DE PANDORA: DA QUEDA DE LULU AOS TRIUNFOS DE VALENTINA. In: II Simpósio Internacional sobre Gênero, Arte e Memória: todos os dons de Pandora", 2009, Pelotas. Anais do II Sigam: Gênero, Arte e Memória. Pelotas: Ed. da Ufpel, 2009. v. 1. p. 499-509.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PINO, Juliana; DELGADO, Ana Cristina Coll ; FREITAS, Raquel Schenque de ; SANTOS, Paola Nunes dos ; ZAMBRANO, Elisiane . Festas e comemorações que celebram a infância: em busca de uma metodologia com a participação das crianças bem pequenas.. In: VIII Seminário de linguagens - Linguagens: Desafios contemporâneos, 2010, Cuiabá. CD de Resumos. Cuiabá: UFMT, 2010. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Pino, Juliana. Ensino de História na Horta Escolar:Diálogos com a História Ambiental. In: II Jornada Gaúcha de História Ambiental, 2013, Rio Grande. Anais Eletronicos da II Jornada Gaúcha de História Ambiental. Rio Grande: Editora da Furg, 2013. p. 33-33.

Apresentações de Trabalho
1.
Pino, Juliana; PRADO, Daniel Porciúncula . História Ambiental e ensino de História: Caminhos Possíveis. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PINO, Juliana. Ensino de História e Agroecologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PINO, Juliana; PRADO, Daniel Porciúncula . Educação Ambiental e Transformaçao no Ensino de História. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Pino, Juliana. 3º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
PINO, Juliana. Permacultura na Escola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
PINO, Juliana; PINO . Ensino de História na Horta Ecológica Escolar: Diálogos com a História Ambiental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PINO, Juliana. O Jornal anarquista 'O Nosso Verbo' e a formação da identidade da classe operária em Rio Grande (1919-1921). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PINO, Juliana; MENEZES, Diego Sabbado . Educação Anarquista: Possibilidades Teóricas e Praticas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
Pino, Juliana. Mulheres no Jornal Anarquista Nosso Verbo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
DELGADO, Ana Cristina Coll ; PINO, Juliana ; SANTOS, Paola Nunes dos ; FREITAS, Raquel Schenque de ; ZAMBRANO, Elisiane . Festas e comemorações que celebram a infância: em busca de uma metodologia com a participação das crianças bem pequenas.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PINO, Juliana. A REVANCHE DE PANDORA: DA QUEDA DE LULU AOS TRIUNFOS DE VALENTINA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PINO, Juliana. A REVANCHE DE PANDORA: DA QUEDA DE LULU AOS TRIUNFOS DE VALENTINA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
MENEZES, Diego Sabbado ; PINO, Juliana . Vivências e usos de plantas medicinais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
DELGADO, Ana Cristina Coll ; FREITAS, Raquel Schenque de ; SANTOS, Paola Nunes dos ; PINO, Juliana ; ZAMBRANO, Elisiane ; ANADON, S. . Imaginar, inventar e criar: Outras estéticas e linguagens com crianças da escola infantil. 2010 (extensão) .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4° Simpósio Internacional de História ambiental e Migrações.História Ambiental e ensino de História: Caminhos Possíveis. 2016. (Simpósio).

2.
I Jornada de Educação Libertária.Mulheres no Jornal Anarquista Nosso Verbo (1919-1920). 2016. (Outra).

3.
1º Colóquio do Mestrado Profissional em História.Ensino de História e Agroecologia. 2015. (Outra).

4.
3° Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações.Ensino de História na Horta Escolar:Diálogos com a História Ambiental. 2014. (Simpósio).

5.
3° Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações.Ensino de História na Horta Escolar:Diálogos com a História Ambiental. 2014. (Simpósio).

6.
II Jornada Gaúcha de História Ambiental.Ensino de História na Horta Escolar:Diálogos com a História Ambiental. 2013. (Outra).

7.
I Encontro Internacional Fronteiras e Identidades.O jornal anarquista "Nosso Verbo" e a identidade de classe em rio grande (1919-1926). 2012. (Encontro).

8.
3º Encontro e Diálogos com Educação Ambiental.Oficina Vivência e Usos de plantas Medicinais. 2011. (Encontro).

9.
III Encontro e diálogos com a Educação Ambiental e III Semana do Meio Ambientebie.Oficina de Vivência e usos de plantas medicinais. 2011. (Encontro).

10.
III Simpósio Internacional de Gênero Arte e Memória.Mulheres no Jornal Anarquista Nosso Verbo. 2011. (Simpósio).

11.
V Seminário Corpo Genero e Sexualidade: instancias e práticas nas políticas da propria vida. I Seminário Internacional corpo Gênero e Sexualidade, I Encontro Nacional Gênero e Diversidade na Escola.Educação Anarquista: Possibilidades Teóricas e Praticas. 2011. (Seminário).

12.
VIII Seminário de Linguagens - Linguagens desafios contemporânes..Festas e comemorações que celebram a infância: em busca de uma metodologia com a participação das crianças bem pequenas.. 2010. (Seminário).

13.
4º Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade. 2009. (Seminário).

14.
II Simpósio Internacional sobre Gênero, Arte e Memória: todos os dons de Pandora". 2009. (Simpósio).

15.
II Simpósio Internacional sobre Gênero, Arte e Memória: todos os dons de Pandora".A revanche de Pandora: Da queda de Lulu ao triunfo de Valentina. 2009. (Simpósio).

16.
I Simpósio de Integração e estudos de História Antiga. 2009. (Simpósio).

17.
ENHANT 6 Encontro Nacional de História Antiga. 2008. (Encontro).

18.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 8. 2008. (Seminário).

19.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 8.A revanche de Pandora: Da queda de Lulu ao triunfo de Valentina. 2008. (Seminário).

20.
III ERECE SUL. 2007. (Outra).

21.
II ERECE - SUL. 2006. (Encontro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 9:38:50