Eustáquio Ornelas Cota Júnior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5827526909018792
  • Última atualização do currículo em 10/08/2018


Doutorando (2017) e Mestre (2016) em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Bacharel (2009) e Licenciado (2010) pela mesma universidade. Realiza pesquisas na área de História, com ênfase em História da América, História da Arte, História Cultural e História Contemporânea, atuando nos seguintes temas: Arte e Cultura nas Américas, Identidades, Coleções de arte, Exposições de arte, Arte e Política, Cultura e Poder. Membro do Laboratório de Estudos de História das Américas (LEHA-USP). Foi participante do Projeto Temático FAPESP - Cultura e política nas Américas: circulação de ideias e configuração de identidades (séculos XIX e XX). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eustáquio Ornelas Cota Júnior
Nome em citações bibliográficas
COTA JR., Eustáquio Ornelas

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas.
Av. Prof. Lineu Prestres, 338
Cid. Universitária
05508900 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30913760


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em História Social.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A arte vista a partir do sul. Produção intelectual de Marta Traba e Aracy Amaral sobre arte e cultura na América Latina entre as décadas de 1970 e 1990.,
Orientador: Stella Maris Scatena Franco Vilardaga.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Arte Latino-americana; Marta Traba; Aracy Amaral.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Social da Arte.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
2013 - 2016
Mestrado em História Social.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A Formação da Coleção Latino-Americana do Museu de Arte Moderna de Nova York: cultura e política (1931-1943),Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Maria Ligia Coelho Prado.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Arte na América Latina; MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova York); Políticas Culturais; Identidades.
2005 - 2010
Graduação em História.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Indumentária e Identidade na pintura de Juan Manuel Blanes.
Orientador: Maria Ligia Coelho Prado.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
Extensão universitária em Arte e Sociedade na América Latina. (Carga horária: 30h).
Fundação Memorial da América Latina, MEMORIAL, Brasil.


Atuação Profissional



Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas, ANPHLAC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor


Prefeitura Municipal de São Paulo, PMSP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações
Ministrou o curso "História da Arte e Cultura nas Américas", no programa da Universidade Aberta da Pessoa Idosa da Prefeitura Municipal de São Paulo.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-graduando


Fundação Bienal de São Paulo, BIENAL SP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Educador, Enquadramento Funcional: Educador
Outras informações
No período entre 02/2010 e 12/2010 fui educador pela Fundação Bienal de São Paulo. Atribuições do cargo: Ministrar aulas ao público escolar e geral; participação em curso de formação de educadores; verificação e análise do setor educativo de instituições culturais; estudo e pesquisa do tema arte e política; elaboração de relatórios; monitorias


Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 12
Outras informações
Professor de História para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio.



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Laboratório de Estudos de História das Américas (LEHA-USP)
Descrição: O Laboratório de Estudos de História das Américas está sediado no Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP ? Universidade de São Paulo. O LEHA é local de desenvolvimento de pesquisas de natureza institucional e outras atividades de caráter acadêmico, que fomentem o desenvolvimento e a divulgação da produção do conhecimento na área de História das Américas. São objetivos do LEHA: Congregar professores, pesquisadores e estudantes desta e de outras universidades para o desenvolvimento de pesquisas e de atividades na área de História das Américas; Reconhecer e formalizar a divulgação dos estudos e das atividades anteriormente mencionadas; Promover a colaboração e o diálogo com outras instituições e grupos de pesquisa em áreas afins; Proporcionar aos alunos de graduação e de pós-graduação um espaço de interlocução acadêmica; Desenvolver laços de cooperação acadêmica por meio de intercâmbio com outras instituições de pesquisa e ensino, nacionais e internacionais, no sentido de construir parcerias no desenvolvimento de projetos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2011
Cultura e política nas Américas: circulação de idéias e configuração de identidades (séculos XIX e XX)
Descrição: O projeto temático Cultura e política nas Américas: circulação de idéias e configuração de identidades (séculos XIX e XX) pretende desenvolver uma extensa gama de atividades de pesquisas em tomo de problemas fundamentalmente referidos a circulação de idéias e saberes e a construção de identidades culturais e políticas nas Américas dos séculos XIX e XX. As pesquisas apresentadas neste projeto se inserem no cruzamento dos campos da história política renovada e da história intelectual em constante diálogo com a história da cultura. Os integrantes deste projeto são docentes que pertencem ao Departamento de História da FFLCH da USP - onde o projeto será alocado e aos Departamentos de História da UNESP - campi de Assis e Franca..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COTA JR., Eustáquio Ornelas2015COTA JR., Eustáquio Ornelas. Um 'empreendimento pioneiro': o catálogo da Coleção Latino-Americana do MoMA (1931-1943). Faces da História, v. 2, p. 63, 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COTA JR., Eustáquio Ornelas. A formação da ?Coleção Latino-americana? no MoMA entre 1931-1943: arte, política e cultura.. In: Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina, 2015, São Paulo. Anais do Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina. São Paulo: ECA/USP, 2015.

2.
COTA JR., Eustáquio Ornelas. Cultura e política na formação da Coleção de Arte Latino-americana do MoMA (1935-1943). In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis. Anais do XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
COTA JR., Eustáquio Ornelas. Ensaios críticos de Marta Traba e Aracy Amaral sobre arte e cultura da América Latina na década de 1970. In: XIII Encontro Internacional da ANPHLAC, 2018, Mariana - MG. Anais do XIII Encontro Internacional da ANPHLAC, 2018.

2.
COTA JR., Eustáquio Ornelas. A arte vista a partir do sul: produção intelectual de Marta Traba e Aracy Amaral sobre arte e cultura na América Latina (1970-1990). In: I Seminário Cultura, Arquitetura e cidade na América Latina - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (USP), 2017, São Paulo - SP. Anais do I Seminário Cultura, Arquitetura e cidade na América Latina - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (USP), 2017.

3.
COTA JR., Eustáquio Ornelas. Um ?empreendimento pioneiro?: Cultura e política na formação da Coleção de Arte Latino-americana do MoMA (1935-1943). In: Encontro de Pesquisadores sobre a América Latina (EPAL), 2016, São Paulo. Encontro de Pesquisadores sobre a América Latina - EPAL (2015-2016). Histórias, Saberes e Identidades.. São Paulo: ECA/USP, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COTA JR., Eustáquio Ornelas. Marta Traba e Aracy Amaral: a arte vista a partir do sul. Produção intelectual sobre arte e cultura na América Latina entre as décadas de 1970 e 1990.. In: 13th Women?s Worlds Congress & Seminário Internacional Fazendo Gênero 11, 2017, Florianópolis - SC. Anais do 13th Women?s Worlds Congress & Seminário Internacional Fazendo Gênero 11, 2017.

2.
COTA JR., Eustáquio Ornelas. Arte, política e identidade na formação da coleção latino-americana do MoMA (1935-1943). In: XII Encontro Internacional da ANPHLAC, 2016, Campo Grande - MS. Anais do XII Encontro Internacional da ANPHLAC, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
COTA JR., Eustáquio Ornelas. Ensaios críticos de Marta Traba e Aracy Amaral sobre arte e cultura da América Latina na década de 1970. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
COTA JR., Eustáquio Ornelas. Marta Traba e Aracy Amaral: a arte vista a partir do sul. Produção intelectual sobre arte e cultura na América Latina entre as décadas de 1970 e 1990.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
COTA JR., Eustáquio Ornelas. Marta Traba e Aracy Amaral: a arte vista do sul. Produção intelectual sobre arte e cultura na América Latina entre as décadas de 1970 e 1990.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
COTA JR., Eustáquio Ornelas. A arte vista a partir do sul: produção intelectual de Marta Traba e Aracy Amaral sobre arte e cultura na América Latina (1970-1990). 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
COTA JR., Eustáquio Ornelas. A 24ª Bienal de São Paulo: antropofagia e arte na América do Sul.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
COTA JR., Eustáquio Ornelas. Arte, política e identidade na formação da coleção latino-americana do MoMA (1935-1943). 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
COTA JR., Eustáquio Ornelas. Cultura e política na formação da Coleção de Arte Latino-americana do MoMA (1935-1943). 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
COTA JR., Eustáquio Ornelas. Um ?empreendimento pioneiro?: Cultura e política na formação da Coleção de Arte Latino-americana do MoMA (1935-1943). 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
COTA JR., Eustáquio Ornelas. Um ?empreendimento pioneiro?: Cultura e política na formação da Coleção de Arte Latinoamericana do MoMA (1935-1943). 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
COTA JR., Eustáquio Ornelas. A formação da coleção de arte latino-americana do MoMA entre 1935-1943: arte, política e cultura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
COTA JR., Eustáquio Ornelas. Assessoria editorial do livro 'Ruth Cardoso: obra reunida', organizado por Teresa Pires do Rio Caldeira, publicado pela Editora Mameluco.. 2011.

Trabalhos técnicos
1.
COTA JR., Eustáquio Ornelas. Parecerista ad hoc de Artigo Científico - Revista Eletrônica da ANPHLAC. 2018.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
COTA JR., Eustáquio Ornelas. Coordenação de mesa redonda no XIII Encontro Internacional da ANPHLAC. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIII Encontro Internacional da ANPHLAC.Ensaios críticos de Marta Traba e Aracy Amaral sobre arte e cultura da América Latina na década de 1970. 2018. (Encontro).

2.
13th Women?s Worlds Congress & Seminário Internacional Fazendo Gênero 11. Marta Traba e Aracy Amaral: a arte vista a partir do sul. Produção intelectual sobre arte e cultura na América Latina entre as décadas de 1970 e 1990. 2017. (Congresso).

3.
I Seminário Cultura, Arquitetura e cidade na América Latina - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (USP).A arte vista a partir do sul: produção intelectual de Marta Traba e Aracy Amaral sobre arte e cultura na América Latina (1970-1990).. 2017. (Seminário).

4.
Seminário de Pesquisas do LEHA ? Laboratório de Estudos de História das Américas.Marta Traba e Aracy Amaral: a arte vista do sul. Produção intelectual sobre arte e cultura na América Latina entre as décadas de 1970 e 1990.. 2017. (Seminário).

5.
XII Encontro Internacional da Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas - ANPHLAC.Arte, política e identidade na formação da coleção latino-americana do MoMA (1935-1943). 2016. (Encontro).

6.
Seminário de Pesquisas do LEHA ? Laboratório de Estudos de História das Américas.Um ?empreendimento pioneiro?: Cultura e política na formação da Coleção de Arte Latino-americana do MoMA (1935-1943). 2015. (Seminário).

7.
XIX EPAL? Encontro de Pesquisadores sobre a América Latina.Um ?empreendimento pioneiro?: Cultura e política na formação da Coleção de Arte Latinoamericana do MoMA (1935-1943). 2015. (Encontro).

8.
XXVIII Simpósio Nacional de História.Cultura e política na formação da Coleção de Arte Latino-americana do MoMA (1935-1943).. 2015. (Simpósio).

9.
Encontros do Prolam - USP 25 anos: Intelectuais e Cultura na América Latina, na Universidade de São Paulo.. 2014. (Encontro).

10.
IV Fórum Permanente de Arte e Cultura da América Latina. 2014. (Encontro).

11.
Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina,.A formação da coleção de arte latino-americana do MoMA entre 1935-1943: arte, política e cultura.. 2014. (Simpósio).

12.
17º SIICUSP - Simpósio de Iniciação Científica da USP.Indumentária e Identidade na pintura de Juan Manuel Blanes. 2009. (Simpósio).

13.
II Encontro de Pesquisa da Graduação em História..Indumentária e Identidade na pintura de Juan Manuel Blanes. 2009. (Encontro).

14.
III Jornada de Iniciação Científica do Projeto Cultura e Política nas Américas: Circulação de Idéias e Configuração de Identidades..Indumentária e Identidade na pintura de Juan Manuel Blanes. 2009. (Encontro).

15.
I Encontro de Pesquisa da II Jornada de Iniciação Científica do Projeto Cultura e Política nas Américas: Circulação de Idéias e Configuração de Identidades..Indumentária e Identidade na pintura de Juan Manuel Blanes. 2008. (Encontro).

16.
Intercâmbios Políticos e Mediações Culturais nas Américas. 2008. (Participações em eventos/Seminário).. 2008. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 8:53:29