Josias Pedro da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0513264416467812
  • Última atualização do currículo em 24/08/2018


Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/CAA. Mestre em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/CAA. Participante do grupo de pesquisa "Ensino, Aprendizagem e Processos Educativos - GPENAPE". Atuou como Professor Formador no programa Escola da Terra na Universidade Federal de Pernambuco -UFPE/CAA na área de Linguagens Matemática e Educação do Campo. Atuou no Núcleo de Gestão da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/CAA no curso de Administração, lecionando Estatística e Matemática aplicada à Administração. Atualmente atua como professor de Estatística Aplicada à Administração, Estatística Aplicada à Educação, Trabalho de Conclusão de Curso II e Fundamentos de Matemática na Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro - FACAL. Atuou durante 4 anos como professor de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Pesquisa nos seguintes temas: Educação Matemática e Educação do Campo; Educação de Jovens e Adultos; Educação Matemática Crítica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Josias Pedro da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, J. P.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade de Ciências da Administração do Limoeiro.
Av. Jerônimo Heráclio, 81
Ponto Certo
55700000 - Limoeiro, PE - Brasil
Telefone: (81) 36281397
URL da Homepage: http://aeslpe.com.br/


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Educação - Campus Agreste.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Ensino da Função Afim em turmas da Educação de Jovens e Adultos do Campo: EJA Campo Ensino Médio,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Profa. Dra. Maria Iranete da Silva Lima.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Educação Matemática Crítica; Ensino da Função Afim.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Jovens e Adultos.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática Crítica.
2010 - 2014
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste, UFPE - CAA, Brasil.
Título: ENSINO DA FUNÇÃO AFIM EM ESCOLAS DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO PONTO DE VISTA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.
Orientador: Iranete Maria da Silva Lima.




Formação Complementar


2015 - 2015
Escola de Altos Estudos/EAE. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Introdução à Algebra Linear. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2011 - 2011
Vamos somar!?. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2011 - 2011
Desafios Lógicos, Numéricos e Geométricos:. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador
Outras informações
Curso de aperfeiçoamento em Educação do Campo, com carga horária de 180 horas, sendo vivenciadas em Alternância Pedagógica (90 horas) e Tempo-Universidade (90 horas). O curso visou ampliar o acesso à formação continuada para profissionais com atuação na educação do campo, prioritariamente em classes multisseriadas e quilombolas, visando contribuir para a oferta de uma educação do campo contextualizada às realidades das suas populações, de qualidade e de conformidade com as Diretrizes Curriculares para as Escolas do Campo. Área de atuação: Linguagens Matemática e Educação do Campo. Centro Acadêmico do Agreste - CAA Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo ? NUPEFEC

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador
Outras informações
Curso de aperfeiçoamento em Educação do Campo, com carga horária de 180 horas, sendo vivenciadas em Alternância Pedagógica (90 horas) e Tempo-Universidade (90 horas). O curso visou ampliar o acesso à formação continuada para profissionais com atuação na educação do campo, prioritariamente em classes multisseriadas e quilombolas, visando contribuir para a oferta de uma educação do campo contextualizada às realidades das suas populações, de qualidade e de conformidade com as Diretrizes Curriculares para as Escolas do Campo. Área de atuação: Linguagens Matemática e Educação do Campo. Centro Acadêmico do Agreste - CAA Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo ? NUPEFEC

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 60


Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura - Bezerros, SMEEC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 25


Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste, UFPE - CAA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Professor no Núcleo de Gestão, no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), lecionando as disciplinas Matemática para Administração e Estatística para Administração.


Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro, FACAL, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador EAD, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tutor EAD

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professor de Matemática Financeira e Estatística Aplicada à Administração no curso de Bacharelado em Administração; Professor de História da Matemática e Trabalho de Conclusão de Curso I e Trabalho de Conclusão de Curso II no curso de Licenciatura em Matemática; Professor de Estatística Aplicada à Educação no curso de Licenciatura em pedagogia; Coordenador dos cursos de Pós-Graduação;

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador dos cursos de Pós-Graduação, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2015 - 2015
Investigando a atividade de professores que ensinam matemática em escolas do campo: um enfoque na articulação entre os conteúdos matemáticos e a produção campesina
Descrição: O principal objetivo do projeto foi analisar a atividade de educadores/as que ensinam matemática em escolas do campo pernambucano, desde o planejamento até o momento que que interage com os alunos. Estudamos a relação entre os conhecimentos matemáticos escolares e a produção dos camponeses. As categorias analíticas foram, em grande parte, estabelecidas a priori, com base nos estudos sobre Educação do Campo e a Educação Matemática. As demais serão construídas com base na contingência..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Programa de Extensão Educação do Campo, Agroecologia e Agricultura Familiar: núcleo de integração de Saberes
Descrição: O Programa contribui para a consolidação de um espaço permanente de reflexão, debate, formação, extensão e pesquisa que contemplam a Educação do Campo, a Agroecologia e a Agricultura Familiar, visando o desenvolvimento humano e regional. Neste contexto, integrou saberes acadêmicos, populares, técnicos, profissionais e da experiência dos sujeitos educativos que integram as ações propostas. Na sua realização, a UFPE contou com a parceria da FAFICA, AESA, MST, FETAPE, CPT, SERTA, SINTEPE, Secretaria de Educação de Pernambuco e de diversos Municípios, além de estudantes de graduação e mestrado. Neste cenário, a Educação do Campo é enfocada em suas diversas dimensões, contemplando atividades de formação inicial e continuada de gestores/as escolares, educadores/as do campo que se articulam com a educação matemática e a educação a distância, enquanto meios de inclusão social dos/as educandos/as, mulheres e homens do campo. O Programa continuará em desenvolvimento em 2015 com um conjunto de ações que estão em fase de planejamento..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2010 - 2011
PROGRAMA GESTAR II
Descrição: Curso de Aperfeiçoamento para Professores em Matemática das Séries/ Anos Finais do Ensino Fundamental, no âmbito do programa Gestar II, com carga horária de 300 horas, promovido pelo Núcleo de Educação Matemática (NEMAT/UFPE), por maio de convênio com o Ministério da Educação e a Universidade Federal de Pernambuco..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, J. P.2017SILVA, J. P.; LIMA, I. M. S. . ATIVIDADES MATEMÁTICAS PROPOSTAS POR PROFESSORES QUE ENSINAM NA EJA CAMPO - ENSINO MÉDIO. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 6, p. 246-268, 2017.

2.
SILVA, J. P.2015SILVA, J. P.; SANTOS, O. J. ; ROCHA, C. A. . IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DESTA DISCIPLINA A PARTIR DO OLHAR DE LICENCIANDOS. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática â013 BOCEHM, v. 5, p. 11-16, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, J. P.; LIMA, I. M. S. . RELAÇÃO ENTRE A MATEMÁTICA ESCOLAR E AS ATIVIDADES CAMPONESAS: UM ESTUDO A PARTIR DO OLHAR DO ALUNO. In: LIMA, I. M. S.; SILVA, J. F.; FERREIRA, M. G.. (Org.). DIÁLOGOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. 1ed.RECIFE: UFPE, 2018, v. 1, p. 113-125.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, J. P.; LIMA, I. M. S. . - A MATEMÁTICA ESCOLAR E AS ATIVIDADES PRODUTIVAS CAMPONESAS: UM OLHAR DE ESTUDANTES DA EJA ? CAMPO NO ENSINO MÉDIO. In: 5º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2018, BELÉM. ANAIS DO 5º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2018.

2.
SILVA, J. P.; LIMA, P. D. I. M. S. . A NATUREZA FALIBILISTA DA MATEMÁTICA, A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA APROXIMAÇÃO. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática - XII ENEM, 2016, São Paulo. Anais do 12º Encontro Nacional de Educação Matemática Universidade Cruzeiro do Sul, Campos Anália Franco.. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2016. p. 1-11.

3.
BARROS, V. N. ; SILVA, J. P. . Agroecologia e Ensino de Matemática: uma proposta curricular em discussão.. In: XII Colóquio sobre questões curriculares/VIII Colóquio lusobrasileiro de currículo/II Colóquio luso-afro-brasileiro de questões curriculares, 2016, Recife. Currículo, escola, ensino superior e espaços não escolares. Recife: ANPAE, 2016. v. 1. p. 812-821.

4.
BARROS, V. N. ; SILVA, J. P. ; LIMA, J. J. N. . EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR A PARTIR DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS. In: III CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2016, Natal - RN. Anais III CONEDU, 2016. v. v. 1.

5.
SILVA, J. P.. Relação entre a matemática escolar e as atividades camponesas: um estudo a partir do olhar do aluno. In: II Seminário Internacional de Educação do Campo/II Seminário Estadual de Educação do Campo/I Encontro do PROCAMPO Nordeste, 2015, Feira de Santana - BA. Anais do II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO. Feira de Santana, BA: UEFS, UFRB, IF BAiano, 2015.

6.
SILVA, J. P.; SANTOS, O. J. ; ROCHA, C. A. . A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES NA OPINIÃO (CONCEPÇÃO) DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA. In: I Seminário Cearense de História da Matemática:como, por que e para que fazer pesquisa em História da Matemática, 2014, Fortaleza. Anais do I Seminário Cearense de História da Matemática: como, por que e para que fazer pesquisa em História da Matemática, 2012. v. 1.

7.
SILVA, J. P.; QUEIROZ, S. M. . O Trabalho com História da Matemática no Contexto de Escolas do Campo: Uma articulação entre os campos. In: VIII Colóquio Internacional 'Educação e Contemporaneidade', 2014, Aracaju. Anais do VIII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade", 2014.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, J. P.. O ensino da função afim: um olhar a partir das atividades propostas por professores(as) que atuam em escolas do campo. In: IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, 2015, Caruaru - PE. Anais do IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. RECIFE: GPEMCE ? UFPE. p. 98-102.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, J. P.; LIMA, I. M. S. . ATIVIDADES MATEMÁTICAS PROPOSTAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM TURMAS DE EJA CAMPO: UM OLHAR SOBRE OS CADERNOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, J. P.; LIMA, I. M. S. . A Matemática Escolar e as atividades produtivas camponesas: um olhar de estudantes da EJA ? Campo no Ensino Médio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA, J. P.. Matemática com foco na Educação do Campo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVA, J. P.; LIMA, A. S. . Ensino de matemática com projetos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na perspectiva da Educação do Campo e da Agroecologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SILVA, J. P.. Conteúdos Estatísticos abordados no ENADE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SILVA, J. P.; LIMA, P. D. I. M. S. . A NATUREZA FALIBILISTA DA MATEMÁTICA, A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA APROXIMAÇÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SILVA, J. P.. Ensino da Função Afim em Escola do Campo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SILVA, J. P.; LIMA, P. D. I. M. S. . RELAÇÃO ENTRE A MATEMÁTICA ESCOLAR E AS ATIVIDADES CAMPONESAS: UM ESTUDO A PARTIR DO OLHAR DO ALUNO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SILVA, J. P.. Relação entre a Matemática Escolar e as atividades camponesas: um estudo a partir do olhar do aluno. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SILVA, J. P.. O ensino da função afim: um olhar a partir das atividades propostas por professores(as) que atuam em escolas do campo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SILVA, J. P.; SANTOS, O. J. ; ROCHA, C. A. . A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE FUTOROS PROFESSORES NA OPINIÃO (CONCEPÇÃO) DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SILVA, J. P.. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO FOCO-INSTITUTO AIRTON SENA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, J. P.. O TRABALHO COM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE ESCOLAS DO CAMPO: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE OS CAMPOS 2014 (Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SILVA, J. P.. Especialização em Educação do Campo. 2017.

2.
SILVA, J. P.. Especialização em Ensino de Matemática. 2017.

3.
SILVA, J. P.. Especialização em Educação de Jovens e Adultos - EJA. 2017.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, J. P.. Participação em banca de Rosimar Gabriel de Queiroz.A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA ATRAVÉS DO USO DE TECNOLOGIAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA, FOCANDO O USO DO SOFTWARE POLY PRO 1.12NA ÁREA DA GEOMETRIA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro.

2.
SILVA, J. P.. Participação em banca de Emília Aragão Dias da Silva.Olhares e Concepções sobre as Práticas Docentes na Educação do Campo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro.

3.
SILVA, J. P.. Participação em banca de Marco Antônio da Silva Melo.Sistemas de Numeração Decimal: Breves Reflexões Sobre as Dificuldades de Aprendizagem nas turmas do 6º Ano do Ensino Fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro.

4.
SILVA, J. P.. Participação em banca de Teresinha Cristina da Silva Ferreira.Evasão Escolar: um desafio a ser superado na Educação de Jovens e Adultos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro.

5.
SILVA, J. P.. Participação em banca de Silvânia Maria da Silva.Uma reflexão sobre o uso do jogo de xadrez na mediação pedagógica da dificuldade de aprendizagem em matemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdade de Ciências da Administração do Limoeiro.

6.
SILVA, J. P.. Participação em banca de Roseane Travassos de Melo.Estudo sobre a presença dos Quatro Pilares da Educação integrados com as múltiplas inteligências em Jogos Matemáticos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdade de Ciências da Administração do Limoeiro.

7.
SILVA, J. P.. Participação em banca de Eudes de Andrade Lima.Gêneros Textuais: o uso de tirinhas para o ensino da matemática no 6º ano do Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdade de Ciências da Administração do Limoeiro.

8.
SILVA, J. P.. Participação em banca de Sandra Regina de Andrade Arruda Araújo.Contribuições do Livro Didático no processo de Ensino Aprendizagem dos Números Inteiros. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdade de Ciências da Administração do Limoeiro.

9.
SILVA, J. P.; MELO, C. T.; LIMA, I. M. S.. Participação em banca de Maria Raphaela de Melo Farias.A abordagem da Estatística em Livros Didáticos para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - UFPE/CAA) - Universidade Federal de Pernambuco.

10.
LIMA, P. D. I. M. S.; LIMA, A. S.; SILVA, J. P.. Participação em banca de Thayane Tereza Vieira Lopes.Atividades Matemáticas em livros didáticos para as Escolas do Campo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

11.
SILVA, J. P.; ELIAS, A. S. C.; SILVA, A. N.. Participação em banca de Maria Madalena da Silva.Educação do Campo e prática docente: um estudo sobre a integração dos saberes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - UFPE/CAA) - Universidade Federal de Pernambuco.

12.
SILVA, J. P.; ELIAS, A. S. C.; SILVA, A. N.. Participação em banca de Bruna Eudócia Leite da Costa.Práticas docentes da Educação Infantil no Campo: que lugar ocupa os princípios da Educação do Campo nas escolas Caruaruenses?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - UFPE/CAA) - Universidade Federal de Pernambuco.

13.
SILVA, J. P.; ELIAS, A. S. C.; SILVA, A. N.. Participação em banca de Ana Paula Pinheiro Gualberto.Educação do Campo, seus princípios e a prática pedagógica nas escolas multisseriadas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - UFPE/CAA) - Universidade Federal de Pernambuco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
5º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (5º SIPEMAT).A Matemática Escolar e as atividades produtivas camponesas: um olhar de estudantes da EJA ? Campo no Ensino Médio. 2018. (Simpósio).

2.
III Encontro de Educação, Ciência e Tecnologia - ENECT. ATIVIDADES MATEMÁTICAS PROPOSTAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM TURMAS DE EJA CAMPO: UM OLHAR SOBRE OS CADERNOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. 2018. (Congresso).

3.
I Jornada Pedagógica: Educação no Século XXI: Cenários, desafios e perspectivas.. 2018. (Congresso).

4.
SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E AGROECOLOGIA: diálogos e convergências e 5º Aniversário do NUPEFEC.Ensino de matemática com projetos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na perspectiva da Educação do Campo e da Agroecologia. 2017. (Seminário).

5.
V Semana pedagógica - FACAL. 2017. (Congresso).

6.
1º SEMINÁRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. (Seminário).

7.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática - XII ENEM.A NATUREZA FALIBILISTA DA MATEMÁTICA, A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA APROXIMAÇÃO. 2016. (Encontro).

8.
III SEMINARIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DA BAHIA. 2015. (Seminário).

9.
II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO (II SIEC).RELAÇÃO ENTRE A MATEMÁTICA ESCOLAR E AS ATIVIDADES CAMPONESAS: UM ESTUDO A PARTIR DO OLHAR DO ALUNO. 2015. (Seminário).

10.
I SEMINÁRIO REGIONAL DO PROCAMPO NORDESTE. 2015. (Seminário).

11.
IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO.ENSINO DE FUNÇÃO AFIM: UM OLHAR A PARTIR DAS ATIVIDADES PROPOSTAS POR PROFESSORES(AS) QUE ATUAM EM ESCOLAS DO CAMPO. 2015. (Seminário).

12.
Seminário de Conclusão do Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo para Professores de Escolas Multisseriadas. 2015. (Seminário).

13.
EMAP - Encontro de Matemática do Agreste Pernambucano. 2014. (Encontro).

14.
I ENCONTRO DE MATEMÁTICA DO AGRESTE DE PERNAMBUCO - IEMAPE. 2014. (Encontro).

15.
I SEMINÁRIO CEARENSE DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA Como, porque e para que fazer pesquisa em história da matemática?.A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES NA OPINIÃO (CONCEPÇÃO) DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA. 2014. (Seminário).

16.
IV Jornada Estadual de Direitos Humanos. 2014. (Seminário).

17.
Seminário de Educação do Campo e Direitos Humanos: questões e perspectivas ? ação da IV Jornada Estadual dos Direitos Humanos ? e 2º Aniversário do NUPEPEC - UFPE. 2014. (Seminário).

18.
VIII COLÓQUIO INTERNACIONAL: EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE. O TRABALHO COM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE ESCOLAS DO CAMPO: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE OS CAMPOS. 2014. (Congresso).

19.
DIÁLOGO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2013. (Outra).

20.
I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE - PARADIGMAS, DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL EM TEMPOS DE INCLUSÃO. 2010. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, J. P.; QUEIROZ, M. F. R. ; SQUINCA, L. H. C. . JORNADA PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI, CENÁRIOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS. 2018. (Congresso).

2.
SILVA, J. P.. V Semana Pedagógica - FACAL. 2017. (Congresso).

3.
SILVA, J. P.. XVIII Semana do Empreendedor: Mundo Digital: Impacto nas Profissões. 2017. (Congresso).

4.
LIMA, I. M. S. ; LIMA, A. S. ; SILVA, J. P. . 1º SEMINÁRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
RODRIGO REVOREDO PEREIRA DA SILVA. ATIVIDADES LÚDICAS NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS COM NÚMEROS NATURAIS. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro. (Orientador).

2.
DALVISON PEREIRA DE OLIVEIRA NETO. GEOMETRIA PLANA E REALIDADE: RELAÇÕES ESTABELECIDAS PELO LIVRO DIDÁTICO. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Ciências da Administração do Limoeiro. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
José Lenivaldo Araújo de Oliveira. Ensino de Estatística no Ensino Médio: uma análise do olhar do professor. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Otávio Rafael de Arruda Melo. O Uso do GeoGebra no Ensino de Geometria Plana: uma análise a partir da ótica docente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro. Orientador: Josias Pedro da Silva.

2.
Geraldo de Melo Guedes Júnior. O uso de Sequência Didática no Ensino de Polígonos: possibilidades e limitações. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro. Orientador: Josias Pedro da Silva.

3.
Piêtro Mariano Gomes de Medeiros. Abordagens da História da Matemática em Livros Didático dos Anos Finais do Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro. Orientador: Josias Pedro da Silva.

4.
Débora Larissa Dias da Silva. O Ensino das Operações Básicas com números Naturais no 6º ano do Ensino Fundamental: um olhar a partir da teoria dos campos conceituais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro. Orientador: Josias Pedro da Silva.

5.
Vilma Lusinete do Nascimento. Ensino da Geometria Plana nos Livros Didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro. Orientador: Josias Pedro da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, J. P.. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO FOCO-INSTITUTO AIRTON SENA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Quatro anos de experiência como professor de Matemática no Ensino Fundamental e Médio.

Monitor da disciplina Cálculo Diferencial e Integral II nos semestres 2011.1 e 2011.2.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 1:48:20