Welton Daniel Nogueira Godinho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5862243462416027
  • Última atualização do currículo em 19/11/2018


Possui graduação em Educação Física (UECE/2005). Doutorando em Ciencias Fisiologicas ( ISCB/UECE), Mestre em ciências Fisiologicas (ISCB/2017), Especialista em Treinamento de Força (UECE/2017), Especialista em Fisiologia e biomecânica do Exercício (FIC/ 2007). Atualmente é Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Biomecânica (SBB), Filiado ao ACSM ( American College of Sport Medicine), professor substituto do colegiado de educação fisica da Universidade Estadual do Ceará, professor auxiliar do Centro Universitário Unifanor, Membro da Comissão de Saúde do Cref5, possui linha de pesquisa em doenças neurodegerátivas, Fisiologia do Exercício e Treinamento de Força, autor de livro e artigos relacionados aos referidos temas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Welton Daniel Nogueira Godinho
Nome em citações bibliográficas
GODINHO, W. D. N.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde.
Fundação Universidade Estadual do Ceará - UECE
Itaperi
60714903 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 31019601


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Ciências Fisiológicas.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Orientador: Vânia Marilande Ceccatto.
Coorientador: Paula Matias Soares.
2016 - 2018
Mestrado em Ciências Fisiológicas.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO COM MELATONINA EM RATOS SUBMETIDOS AO MODELO EXPERIMENTAL DE ALZHEIMER POR Β-AMILÓIDE1-42,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Paula Mathias Soares.
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.
2016 - 2017
Especialização em Ciência do Treinamento de Força. (Carga Horária: 450h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: Sondagem da história do levantamento de peso no Estado do Ceará, dos primordios à década de 90..
Orientador: Paula Mathias Soares.
2006 - 2007
Especialização em fisiologia e biomecanica dos movimentos. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Integrada do ceará, FIC, Brasil.
Título: Estudo comparativo do efeito do exercicio resistido e do de força sobre o percentual de gordura.
Orientador: Paula Matias Soares.
2002 - 2006
Graduação em Educação Física.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: Estudo comparativo do exercicio anaerobico e do endurance sobre o percentual de gordura.
Orientador: Paula Matias Soares.




Formação Complementar


2017 - 2017
Normalização de trabalhos acadêmicos em ABNT. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2010 - 2011
Extensão universitária em Olimpíada e cidadania. (Carga horária: 160h).
Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

08/2015 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fisiologia Humana, Fisiologia do Exercício, Biomecânica, Cinesiologia, Treinamento Desportivo.

SESI - Departamento Regional do Estado do Ceará, SESI-DRCE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de educação fisica, Carga horária: 120


Petrobras Biocombustível - Matriz, PETROBRAS BIOCOM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor de educação fisica, Carga horária: 40


faculdade vale do jaguaribe, FVJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Especialização
Outras informações
Ministra as disciplinas de "treinamento de força", Fisiologia" e "Musculação".


Instituto Viver de Ensino, Saúde e Performance, IVESP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós graduação, Carga horária: 20
Outras informações
Ministra as disciplinas de Fisiologia Pulmonar e fisiologia Endocrina.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Efeito da melatonina no mal de alzheimer
Descrição: melatonina (N-acetil-5-metoxitriptamina) é um hormônio produzido por diversos animais e plantas[1]. Em animais superiores, é o produzido e liberado pela glândula Pineal. Quimicamente, é uma indolamina sintetizada a partir do triptofano (aminoácido essencial encontrado nas proteínas) e, devido ao seu caráter anfifílico, pode atravessar facilmente as membranas celulares por difusão. Em consequência, a melatonina não é armazenada no interior do pinealócito e é imediatamente liberada dentro dos capilares sanguíneos que irrigam a glândula pineal após a sua formação. Assim, a secreção de melatonina depende de sua síntese, que é catalisada por quatro enzimas distintas: triptofano hidroxilase (TPH), descarboxilase de L-aminoácidos aromáticos, N-acetiltransferase (NAT) e hidroxi-indol-O-metiltransferase (HIOMT). A glândula pineal participa na organização temporal dos ritmos biológicos, atuando como mediadora entre o ciclo claro/escuro ambiental e os processos regulatórios fisiológicos, incluindo a regulação endócrina da reprodução, a regulação dos ciclos de atividade-repouso e sono/vigília assim como a regulação do sistema imunológico, entre outros. Em humanos, a melatonina tem sua principal função em regular o sono; ou seja, em um ambiente escuro e calmo, os níveis de melatonina do organismo aumentam, causando o sono. Por isso é importante eliminar do ambiente quaisquer fontes de som, luz, aroma, ou calor que possam acelerar o metabolismo e impedir o sono, mesmo que não percebamos. Outra função atribuída à melatonina é a de antioxidante, agindo na recuperação de células epiteliais expostas a radiação ultravioleta e, através da administração suplementar, ajudando na recuperação de neurónios afectados pela doença de Alzheimer e por episódios de isquémia (como os resultantes de acidentes vasculares cerebrais) o como add-on do tratamento para a epilepsia.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Welton Daniel Nogueira Godinho - Coordenador / Paula Matias Soares - Integrante.
2016 - Atual
Estudo do mal de Alzheimer
Descrição: O que é Alzheimer A Doença de Alzheimer é uma enfermidade incurável que se agrava ao longo do tempo, mas pode e deve ser tratada. Quase todas as suas vítimas são pessoas idosas. Talvez, por isso, a doença tenha ficado erroneamente conhecida como ?esclerose? ou ?caduquice?. A doença se apresenta como demência, ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. Quando diagnosticada no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família. Seu nome oficial refere-se ao médico Alois Alzheimer, o primeiro a descrever a doença, em 1906. Ele estudou e publicou o caso da sua paciente Auguste Deter, uma mulher saudável que, aos 51 anos, desenvolveu um quadro de perda progressiva de memória, desorientação, distúrbio de linguagem (com dificuldade para compreender e se expressar), tornando-se incapaz de cuidar de si. Após o falecimento de Auguste, aos 55 anos, o Dr. Alzheimer examinou seu cérebro e descreveu as alterações que hoje são conhecidas como características da doença. Não se sabe por que a Doença de Alzheimer ocorre, mas são conhecidas algumas lesões cerebrais características dessa doença. As duas principais alterações que se apresentam são as placas senis decorrentes do depósito de proteína beta-amiloide, anormalmente produzida, e os emaranhados neurofibrilares, frutos da hiperfosforilação da proteína tau. Outra alteração observada é a redução do número das células nervosas (neurônios) e das ligações entre elas (sinapses), com redução progressiva do volume cerebral. Estudos recentes demonstram que essas alterações cerebrais já estariam instaladas antes do aparecimento de sintomas demenciais. Por isso, quando aparecem as manifestações clínicas que permitem o estabelecimento do diagnóstico, diz-se que teve início a fase demencial da doença. As perdas neuronais não acontecem de maneira homogênea. As áreas comumente mais atingidas são as de células nervosas (neurônios) responsáveis pela memória e pelas funções executivas que envolvem planejamento e execução de funções complexas. Outras áreas tendem a ser atingidas, posteriormente, ampliando as perdas. Estima-se que existam no mundo cerca de 35,6 milhões de pessoas com a Doença de Alzheimer. No Brasil, há cerca de 1,2 milhão de casos, a maior parte deles ainda sem diagnóstico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Welton Daniel Nogueira Godinho - Coordenador / Paula Matias Soares - Integrante.Financiador(es): CAPES - Bolsa.
2015 - Atual
PRÁTICAS CORPORAIS E CIDADANIA, MUSCULAÇÃO E VITALIZAÇÃO DO COMPLEXO DESPORTIVO DA UECE
Descrição: A modalidade musculação assume um papel fundamental para uma melhor vida em sociedade aos praticantes, tendo em vista as diferenças, sejam de classe social, limitações físicas, idade, sexo, etnia entre outros. Assim, este projeto busca contribuir com a qualidade de vida social de seus praticantes. Outro aspecto importante dessa proposta é a inserção de práticas corporais para pessoas com deficiência. O paradesporto vem crescendo no Brasil em número de participantes e profissionais envolvidos na organização e formação de atletas (Profissionais de Educação Física, Fisioterapeutas, Nutricionista, Psicólogos e Gestores), o que vêm gerando aumento de investimentos públicos, particulares, criação de centros de treinamento e projetos sociais. Este movimento vem atraindo a participação de novos adeptos na prática esportiva com o objetivo de: melhorar a qualidade de vida, nos aspectos físicos, sociais e emocionais;qualificação na modalidade, acarretando em resultados expressivos em campeonatos Mundiais, Parapanamericanos e Paraolimpiadas Essa proposta promove a melhoria e desenvolvimento da autoestima, socialização, estímulo da autonomia, vivencia e superação de situações de sucesso, superação de situações de frustração, desenvolvimento de habilidades motoras e funcionais para melhor realização das atividades de vida diária, prevenção de deficiências secundarias, promover e encorajar o movimento, motivação para atividades futuras, entre outras (MELO; LOPEZ, 2009) . Segundo estudo divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no mundo existem mais de 1 bilhão de pessoas que apresentam algum tipo de deficiência e têm a vida dificultada por falta de condições. De acordo com o relatório, poucos países buscaram nos últimos anos mecanismos que correspondessem às necessidades de quem vive com deficiência. As barreiras enfrentadas incluem discriminação, ausência de cuidados adequados à saúde e de serviços de reabilitação, e transportes e construções sem acessibilidade. De acordo com o Censo 2010, no Brasil existem cerca de 45,6 milhões de pessoas com deficiência sendo considerada na investigação a visual, auditiva, motora e mental. Para pessoas com deficiências múltiplas foram computadas apenas uma deficiência, o quantitativo geral representa 23,9% da população do país. O maior percentual foi encontrado na Região Nordeste (26,6%), sendo uma das maiores incidências o estado do Ceará (27,7%). O Censo considerou pessoas com deficiência motora as que tinham dificuldade permanente de caminhar ou subir escadas (avaliada com o uso de cadeira de rodas, prótese, bengala ou aparelho auxiliar, no caso da pessoa utilizá-lo) e classificou em graus de dificuldade para executar a tarefa (Não consegue de modo algum; Grande dificuldade; Alguma dificuldade; Nenhuma dificuldade). A ampliação de debates sobre o tema se faz necessária e tem encontrado vários desafios, inclusive no que diz respeito à terminologia oficial para utilizar quando se fala sobre deficiência. Inicialmente se evitava o uso do termo deficiente para se referir às pessoas que experimentavam a deficiência, por se acreditar que se tratava de um termo taxativo. Foram buscadas alternativas como pessoa portadora de necessidades especiais, pessoa portadora de deficiência ou o mais recente, pessoa com deficiência, que é mais aceito e utilizado na área atualmente, todos buscando destacar a importância da pessoa quando feita referência à deficiência..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Welton Daniel Nogueira Godinho - Coordenador.


Projetos de extensão


2016 - Atual
PRÁTICAS CORPORAIS E CIDADANIA, MUSCULAÇÃO E VITALIZAÇÃO DO COMPLEXO DESPORTIVO DA UECE
Descrição: Pretendemos, com esse projeto, a musculação, para a comunidade acadêmica e geral, enquanto prática social. Vale ressaltar, que o projeto já conta com aprovação pelo colegiado do curso de Educação Física, bem como pelo conselho do Centro de Ciências da Saúde (CONCEN) e se encontra para avaliação pela PROEX conforme o Número de Processo 6332019/2015. Com isso, faremos aqui uma fundamentação teórica e justificativa para o projeto. Entendemos que o esporte, e as práticas corporais de modo geral, possuem relevância, dentre outros motivos, por serem ferramentas de inclusão. Assim, estão diretamente ligadas à sua evolução histórica e processo cultural de cada época, onde sempre houve um pensamento coletivo do povo que praticava (TUBINO, 1994) . Além dos benefícios biológicos do ser humano, a pratica do esporte é um dispositivo importante no que concerne a formação cidadã. O esporte, como prática social que institucionaliza temas lúdicos da cultura corporal se projeta numa dimensão de relevância social (COLETIVO DE AUTORES, 1992) ..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Welton Daniel Nogueira Godinho - Coordenador / PAULA SAMYLE DANTAS MENESES - Integrante.
2016 - Atual
PROTREINO
Descrição: Projeto desenvolvido na Universidade Estadual do Ceará com a aplicação e desenvolvimento de qualidades físicas especificas para atletas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Welton Daniel Nogueira Godinho - Integrante / Andre Aciolly - Coordenador.
2015 - Atual
PROTREINO
Descrição: Projeto destinado ao estudo e aplicação social do Treinamento de Força..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Welton Daniel Nogueira Godinho - Integrante / Andre Aciolly - Coordenador / Joaquim Huaina Cintra Andrade - Integrante.
2015 - Atual
PROTREINO
Descrição: Projeto destinado ao estudo e aplicação social do Treinamento de Força..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Welton Daniel Nogueira Godinho - Integrante / Andre Aciolly - Coordenador / Joaquim Huaina Cintra Andrade - Integrante.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: Refise - IFCE


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: personal.


Idiomas


Inglês
Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
Professor Substituto da Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará.
2017
Concurso de professor Efetivo 4º lugar (Classificavel), IFCE.
2015
Concurso de Professor Substituto 1º lugar, UECE.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GOMES NETO, J. V.2017GOMES NETO, J. V. ; PERREIRA, L. V. D. N. ; FERREIRA,G. C. ; SOARES, P. M. ; ARAUJO, A. B. ; GODINHO, W. D. N. . Physical Activity level analyses and chronic-degenerative disease risks in docents at public schools in the city of Horizonte, Ceará. International Journal of Engineering Research and Development, v. 13, p. 27-31, 2017.

2.
SERPA, G. L.2017SERPA, G. L. ; SOARES, P. M. ; Rocha-e-Silva, R.C. ; GODINHO, W. D. N. . Health of the spine: a review about our basis. American Journal of Engineering Research (AJER), v. 6, p. 104-107, 2017.

3.
CAMINHA, T. M.2017CAMINHA, T. M. ; GODINHO, W. D. N. ; LOPES, J. M. ; FEITOZA, M. S. ; ARAUJO, A. B. ; SOARES, P. M. ; ACIOLLY, A. . aining Post-Workout Eating Habits Aiming Muscle Hypertrophy of Young Adults at two Gyms in Fortaleza-Ce. IOSR Journal of Sports and Physical Education, v. 4, p. 01-05, 2017.

4.
GODINHO, W. D. N.2017GODINHO, W. D. N.; ARAUJO, A. B. ; LOPES, J. M. ; SOARES, P. M. . A Review on the Challenges of Teaching Physical Education. International Journal of Humanities and Social Science Invention, v. 6, p. 87-90, 2017.

5.
SERPA, G. L.2017SERPA, G. L. ; SOARES, P. M. ; FONTOURA, E. F. ; GODINHO, W. D. N. . Abdominal Exercises: A Review Study For Training Prescription. International Journal of Humanities and Social Science Invention, v. 6, p. 13-16, 2017.

6.
MARTINS, A.2017MARTINS, A. ; SOARES, P. M. ; GODINHO, W. D. N. ; SERPA, G. L. ; SILVA, F. T. . Dermatoglification Analysis for Selection and Training of Sports Talents. IOSR Journal of Pharmacy and Biological Sciences (IOSR-JPBS), v. 12, p. 79-83, 2017.

7.
GODINHO, W. D. N.2016GODINHO, W. D. N.; MAIA, A. ; VIEIRA, D. ; MARTINS, A. ; SOARES, P. M. . Avaliação do complexo de Adônis em atletas de culturismo. Revista ENAF Science, v. 11, p. 232-237, 2016.

8.
GODINHO, W. D. N.2016GODINHO, W. D. N.; BEZERRA, J. A. A. ; MARTINS, A. O. ; PINTO, D. V. ; SOARES, P. M. . Analise do nível de atividade física de policiais do batalhão raio da policia militar do estado do Ceará, Brasil. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 15, p. 15-24, 2016.

9.
GODINHO, W. D. N.2016GODINHO, W. D. N.; Vasconcelos, F.S.L ; SILVA, O.J.E ; MARTINS, A. ; SOARES, P. M. . PERFIL E INCIDÊNCIA DE LESÃO EM COMPETIDORES CEARENSES DE MUSCULAÇÃO COMPETITIVA, UMA AMPLA ABORDAGEM ?. Revista SODEBRAS, v. 11, p. 201-204, 2016.

10.
GODINHO, W. D. N.2016GODINHO, W. D. N.; Santos, M. C. F. ; Vasconcelos, F.S.L ; SOARES, P. M. . Body Composition Evaluation Prior and Posterior Strength Training Intervention. Paripex - Indian Journal of Research, v. 5, p. 225-227-227, 2016.

11.
Ribeiro, A.S.2016Ribeiro, A.S. ; GODINHO, W. D. N. ; Vasconcelos, F.S.L ; Rocha-e-Silva, R.C. ; VIEIRA, L. ; Magalhães, S. C. ; SOARES, P. M. ; Palomares, E. M. G. . Comparison between Functional Training and Resistance Training for Balance.. IOSR Journal of Sports and Physical Education (IOSR-JSPE), v. 3, p. 17-20-20, 2016.

12.
GODINHO, W. D. N.2016GODINHO, W. D. N.; DINIZ, L. C. ; Vasconcelos, F.S.L ; Rocha-e-Silva, R.C. ; SOARES, P. M. . AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL. Revista SODEBRAS, v. 11, p. 168-131-278, 2016.

13.
GODINHO, W. D. N.2016GODINHO, W. D. N.; PERREIRA, L. V. D. N. ; FERREIRA,G. C. ; LOPES, J. M. ; FEITOZA, M. S. ; SOARES, P. M. . Neurotrophin Receptor P75 Modulation Effects on Alzheimer?s Disease. Journal of Medical and Dental Science Research, v. 3, p. 38-43-43, 2016.

14.
OLIVEIRA, A. S.2016OLIVEIRA, A. S. ; Vasconcelos, F.S.L ; Rocha-e-Silva, R.C. ; GODINHO, W. D. N. ; SOARES, P. M. ; SILVA, C. A. ; LIMA, D. L. F. . PREVALÊNCIA DE LESÕES EM PROFESSORES DE JUMP DE FORTALEZA. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 15, p. 157-164-164, 2016.

15.
GODINHO, W. D. N.2016GODINHO, W. D. N.; NASCIMENTO, R. F. ; Vasconcelos, F.S.L ; MARTINS, A. ; Rocha-e-Silva, R.C. ; VIEIRA, L. ; SOARES, P. M. . Percepção dos praticantes de Exercicio Físico sobre a relação entre a prática regular do exercício e a diminuição do grau de depressão. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 15, p. 149-156-156, 2016.

16.
Vasconcelos, F.S.L2016Vasconcelos, F.S.L ; SILVA, C. A. ; Rocha-e-Silva, R.C. ; BARBOZA, A. P. V. ; BRAZ, I. C. M. ; SANTOS, S. G. ; SAMPAIO, T. A. ; RAMOS, T. G. ; ALVES, F. L. ; GODINHO, W. D. N. ; SOARES, P. M. . Benefits and Physiological Effects Provided by Physical Exercises of Endurance and/or Counter-Strength in Individuals with Diabetes Mellitus. IOSR Journal of Sports and Physical Education, v. 3, p. 2347-6745-22, 2016.

17.
MOURA, F. C2015MOURA, F. C ; GODINHO, W. D. N. ; VIEIRA, L. ; SOARES, P. M. ; BRITO, G. A. C. . CURRENT RESEARCH ON THERAPY IN ALZHEIMER S DISEASE EXPERIMENTAL MODEL: BETA-AMYLOID1-42 INDUCTION. Journal of The International Association of Advanced Technology and Science, v. 1, p. 1-9, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GODINHO, W. D. N.. A História da Musculação e Fisiculturismo no Estado do Ceará - O Raconto dos Protagonistas. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Autografia, 2017. v. 1. 98p .

Capítulos de livros publicados
1.
GODINHO, W. D. N.; VIEIRA, L. ; MARTINS, A. ; Vasconcelos, F.S.L ; Rocha-e-Silva, R.C. ; SOARES, P. M. . Atividade Fisica como ferramenta do profissional de Educação Física na prevenção e/ou como coadjuvante no tratamento de doenças cronico degenerativas. In: José Airton de Freitas Pontes Junior ., Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim., Leandro Araujo de Sousa., Mark Clark Assen de Carvalho. (Org.). ATUAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO E SAÚDE: conceitos e procedimentos. 1ed.Fortaleza: Eduece, 2018, v. 1, p. 130-145.

2.
GODINHO, W. D. N.; SILVA, A. N. A. ; SERPA, G. L. ; LOPES, J. M. ; Vasconcelos, F.S.L ; SOARES, P. M. . Analise da insatisfação corporal em praticantes de musculação e sua relação com a reprodução de exercicios disponibilizados em meios de comunicaão social. In: Antonela carvalho de Oliveira. (Org.). As Ciências da Saúde. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. 1, p. 1-10.

3.
GODINHO, W. D. N.; VIEIRA, L. ; MARTINS, A. ; Vasconcelos, F.S.L ; Rocha-e-Silva, R.C. ; SOARES, P. M. . ATIVIDADE FÍSICA COMO FERRAMENTA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA NA PREVENÇÃO E/OU COMO COADJUVANTE NO TRATAMENTO DE DOENÇAS CRÔNICO NEURODEGENERATIVAS. In: José Airton de Freitas Pontes Junio. (Org.). ATUAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: CONHECIMENTOS E APLICAÇÕES. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2017, v. 1, p. 10-20.

4.
GODINHO, W. D. N.; SERPA, G. L. ; LOPES, J. M. . A MUSCULAÇÃO NO MUNDO. In: Welton Godinho. (Org.). A história da musculação e fisiculturismo no estado do Ceará - O raconto dos protagonistas. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2017, v. 1, p. 14-21.

5.
GODINHO, W. D. N.; SOARES, P. M. ; FEITOZA, M. S. . A HISTÓRIA DA MUSCULAÇÃO NO CEARÁ DE 50 A 60. In: Welton Godinho. (Org.). A história da musculação e fisiculturismo no estado do Ceará - O raconto dos protagonistas. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2017, v. 1, p. 22-39.

6.
GODINHO, W. D. N.; MAX, L. ; LOPES, J. M. . A DÉCADA DE 70 E AS PRIMEIRAS COMPETIÇÕES. In: Welton Godinho. (Org.). A história da musculação e fisiculturismo no estado do Ceará - O raconto dos protagonistas.. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2017, v. 1, p. 40-61.

7.
GODINHO, W. D. N.; FERREIRA,G. C. ; PERREIRA, L. V. D. N. . AS DÉCADAS DE 80 E 90, O APOGEU DO FISICULTURISMO NO CEARÁ?. In: Welton Godinho. (Org.). A história da musculação e fisiculturismo no estado do Ceará - O raconto dos protagonistas. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2017, v. 1, p. 62-85.

8.
GOMES NETO, J. V. ; PACHECO NETO, P. S. ; ARCANJO, G. N. ; FRANCA, F. G. Q. ; GODINHO, W. D. N. . OBESIDADE INFANTIL E ESTILO DE VIDA FISICAMENTE ATIVO EM CRIANÇAS ENTRE 9 E 10 ANOS DO 4°. E 5°. ANO DE ESCOLAS MUNICIPAIS NA CIDADE DE FORTALEZA CEARÁ, E SUA RELAÇÃO COM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. In: Antonio Ricardo Catunda de Oliveira, Ana Luisa Batista Santos, Jaina Bezerra de Aguiar, Kristiane Mesquita Barros Franchi, Jose Airton de Freitas Pontes Junior.. (Org.). Atividade Física e Promoção da Saúde na Escola: coletânea de estudos. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2017, v. 1, p. 500-517.

9.
PACHECO NETO, P. S. ; GOMES NETO, J. V. ; FRANCA, F. C. Q. ; ARCANJO, G. N. ; GODINHO, W. D. N. . ANÁLISE DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA A SAÚDE EM ESCOLARES PARTICIPANTES DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA. In: Antonio Ricardo Catunda de Oliveira, Ana Luisa Batista Santos, Jaina Bezerra de Aguiar, Kristiane Mesquita Barros Franchi, Jose Airton de Freitas Pontes Junior.. (Org.). Atividade Física e Promoção da Saúde na Escola: coletânea de estudos. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2017, v. 1, p. 175-188.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, J. H. C. ; SILVA, A. M. ; LUSTOSA, R. P. ; AMORIM, F. T. R. ; GOMES NETO, J. V. ; GODINHO, W. D. N. ; UCHOA, F. N. M. . Correlação entre variáveis antropométricas logitudinais com o desempenho de força máxima em mulheres executantes do treinamento resistido. In: Celafiscs, 2017, São Paulo. 40o SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. Brasilia: REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA E MOVIMENTO, 2017. v. 25. p. 300-301.

2.
ANDRADE, L. O. ; GOMES NETO, J. V. ; ANDRADE, J. H. C. ; SILVA, A. M. ; LUSTOSA, R. P. ; GODINHO, W. D. N. ; SOARES, P. M. . Efeitos de um programa de treinamento físico no equilibrio e postura corporal em um paciente com síndrome de Brune Belly: Um estudo de caso.. In: CELAFISCS, 2017, São Paulo. 40o SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. Brasilia: REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA E MOVIMENTO, 2017. v. 25. p. 300-301.

3.
BORGES, J. G. B. ; OLIVEIRA, P. E. G. ; ALMEIDA, G. N. S. ; MAX, L. ; GODINHO, W. D. N. . ANÁLISE DA RESPOSTA GLICÊMICA RELACIONADA A SUPLEMENTAÇÃO DE N-ACETIL-5-METOXITRIPTAMINA EM RATOS.. In: Encontro Nacional de Jovens Pesquisadores - JOIN, 2017, Fortaleza. Anais JOIN. Fortaleza: Realize Eventos e Editora, 2017. v. 1. p. 7-11.

4.
FEITOZA, M. S. ; LOPES, J. M. ; FERREIRA,G. C. ; SERPA, G. L. ; GODINHO, W. D. N. . ALTERAÇÕES DO PADRÃO MENSTRUAL DE ATLETAS DE GINÁSTICA E FISICULTURISMO DO ESTADO DO CEARÁ. In: Encontro Internacional de Jovens Pesquisadores, 2017, Fortaleza. ANAIS JOIN. Fortaleza: Realize Eventos e Editora, 2017. v. 1. p. 12-16.

5.
MAX, L. ; LOPES, J. M. ; BORGES, J. G. B. ; ALMEIDA, G. N. S. ; GODINHO, W. D. N. . COMPARAÇÃO DO TESTE COMPORTAMENTAL DO LABIRINTO AQUÁTICO EM RATOS WISTAR. In: Encontro de Jovens Pesquisadores - JOIN, 2017, Fortaleza. Anais JOIN. Fortaleza: Realize eventos e editora, 2017. v. 1. p. 15-19.

6.
ALMEIDA, G. N. S. ; BORGES, J. G. B. ; FEITOZA, M. S. ; MAX, L. ; GODINHO, W. D. N. . ATIVIDADES DE ENZIMAS ANTIOXIDATIVAS (SUPERÓXIDO DISMUTASE E CATALASE) NO TECIDO PANCREÁTICO DE RATOS WISTAR, SUPLEMENTADOS COM MELATONINA.. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS PESQUISADORES - JOIN, 2017, Fortaleza. Anais JOIN. Fortaleza: REALIZE EVENTOS E EDITORA, 2017. v. 1. p. 1-6.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GODINHO, W. D. N.; BITTENCOURT, G. L. M. ; FARIAS, L. M. L. ; UCHOA, F. N. M. ; GOMES NETO, J. V. ; ACIOLLY, A. . Prescição de Exercicio Fisico para a População Idosa: uma perspectiva Funcional. In: SNAFS - Simposio NOrdestino de atividade Fisica e saude, 2018, Fortaleza. XIV SNAFS. Florianopolis: Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde (RBAFS), 2018. v. 1. p. 1-1.

2.
VIEIRA, A. R. F. ; CRUZ, R. M. ; SOUZA JUNIOR, F. J. ; OLIVEIRA, A. R. C. ; GODINHO, W. D. N. ; LINARD, J. G. . Atividade Fisica, comportamento sedentário e opotunidade para prática em escolares de Eusébio-CE. In: Simposio Nordestino de Atividade Fisica e Saude, 2018, Fortaleza. Simpósios Regionais de Atividade Física & Saúde 2018, da Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde (RBAFS).. Florianopolis, 2018. v. 1. p. 1.

3.
LOPES, J. M. ; SILVA, A. N. A. ; GODINHO, W. D. N. ; SOARES, P. M. . ANÁLISE DA INSATISFAÇÃO CORPORAL EM PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM A REPRODUÇÃO DE EXERCÍCIOS DISPONIBILIZADOS EM MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. In: COINCISA, 2017, Juazeiro do Norte. I Congresso Internacional de Ciências da Saúde no Cariri. São Paulo: Proceedings abstracts, 2017. p. 39-40.

4.
LOPES, J. M. ; FEITOZA, M. S. ; PERREIRA, L. V. D. N. ; GODINHO, W. D. N. . ADAPTAÇÕES FISIOLÓGICAS EM INDIVÍDUOS IDOSOS PRATICANTES DE TREINAMENTO AERÓBICO E SUA RELAÇÃO COM A QUALIDADE DE VIDA. In: I Congresso Internacional de Ciências da Saúde no Cariri, 2017, Juazeiro do Norte. I Congresso Internacional de Ciências da Saúde no Cariri. São Paulo: Proceedings abstracts, 2017. p. 50-51.

5.
PERREIRA, L. V. D. N. ; AMORIM, J. M. B. ; FEITOZA, M. S. ; GODINHO, W. D. N. . AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DA DOR EM PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO COM LESÕES NO OMBRO EM UMA ACADEMIA DE FORTALEZA. In: I Congresso Internacional de Ciências da Saúde no Cariri, 2017, Juazeiro do Norte. I Congresso Internacional de Ciências da Saúde no Cariri. São Paulo: Proceedings abstracts, 2017. p. 139.

6.
GODINHO, W. D. N.; CARVALHO, N. D. ; Vasconcelos-Filho, FSL ; CECCATTO, V. M. ; EVANGELISTA, J. S. A. M. . EFEITO DO TREINAMENTO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE NO DESEMPENHO EM TESTE DE ESFORÇO. In: V Animalab, 2015, Fortaleza. Animal Lab Sciences. Fortaleza - Ce: Editora Corsário, 2015. v. 3.

Artigos aceitos para publicação
1.
GODINHO, W. D. N.; Vasconcelos, F.S.L ; GOMES NETO, J. V. . SONDAGEM HISTÓRICA DO LEVANTAMENTO DE PESO E COMPETIÇÕES DE FISICULTURISMO NO ESTADO DO CEARÁ. Revista de Educação Física, Saúde e Esporte (REFISE), 2019.

2.
MENESES, P. S. ; RABELO, D. J. F. ; GODINHO, W. D. N. ; VALE, M. R. L. V. L. ; PONTES JUNIOR, J. A. F. . VITAMINA D NA PRÁTICA ESPORTIVA: SCOPING REVIEW. REVISTA BRASILEIRA DE PRESCRIÇÃO E FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO, 2018.

3.
ANDRADE, J. H. C. ; LUSTOSA, R. P. ; SILVA, A. M. ; GODINHO, W. D. N. ; UCHOA, F. N. M. ; LIMA, D. L. F. ; ACIOLLY, A. ; ABREU, E. S. . CORRELAÇÃO DE VARIÁVEIS CINEANTROPOMÉTRICAS MORFOLÓGICAS COM O DESEMPENHO DE FORÇA EM ATLETAS DE JIU-JITSU BRASILEIRO. REVISTA BRASILEIRA DE PRESCRIÇÃO E FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO, 2018.

4.
GODINHO, W. D. N.; MAIA, A. ; PINTO, D. V. ; MARTINS, A. ; SOARES, P. M. . Avaliação do complexo de Adônis em atletas de culturismo. Revista ENAF Science, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, G. N. S. ; MAX, L. ; SILVA, F. B. F. ; MARTINS,J. E. R. ; ALBUQUERQUE, I. D. E. ; SILVA, M. F. M. E. ; GODINHO, W. D. N. . MODELOS DO KAATSU TRAINING EM HUMANOS E RATOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SILVA, G. M. ; Vasconcelos, F.S.L ; GODINHO, W. D. N. ; Rocha-e-Silva, R.C. ; MARTINS,J. E. R. ; SOARES, P. M. . EFEITO DO TREINAMENTO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE NA ESQUIVA PASSIVA DE RATOS COM ALZHEIMER. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MAX, L. ; ALMEIDA, G. N. S. ; SILVA, F. B. F. ; MARTINS,J. E. R. ; GODINHO, W. D. N. . ANÁLISE DA GLICEMIA EM JEJUM DE RATOS DA LINHAGEM WISTAR PORTADORES DA DOENÇA DE ALZHEIMER. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MAX, L. ; SILVA, F. B. F. ; ALMEIDA, G. N. S. ; GODINHO, W. D. N. . ANÁLISE COMPARATIVA DO TESTE DE COMPORTAMENTO DO LABIRINTO AQUÁTICO DE MORRIS EM RATOS WISTAR. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
GODINHO, W. D. N.. Treinamento de Força em Doenças Neurodegenerativas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
GODINHO, W. D. N.; Vasconcelos, F.S.L ; UCHOA, F. N. M. ; GOMES NETO, J. V. ; CECCATTO, V. M. ; SOARES, P. M. . EFEITO NEUROPROTETOR DA SUPLEMENTAÇÃO DE MELATONINA EM CÓRTEX PRÉ - FRONTAL DE MODELO EXPERIMENTAL DE ALZHEIMER POR B - AMILÓIDE - 42. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SILVA, F. B. F. ; AGUIAR, I. D. ; GODINHO, W. D. N. ; CECCATTO, V. M. ; SOARES, P. M. . Atividade enzimatica da catalase em ratos submetidos ao modelo experimental de alzheimer e suplementados com melatonina. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
AGUIAR, I. D. ; ALBUQUERQUE, I. D. E. ; GODINHO, W. D. N. ; CECCATTO, V. M. ; SOARES, P. M. . Atividade enzimatica da superoxido dismutase em ratos submetidos ao modelo experimental de alzheimer e suplementados com melatonina. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
LINARD, J. G. ; CRUZ, R. M. ; GODINHO, W. D. N. ; OLIVEIRA, A. R. C. . Nivel de atividade Fisica, oportunidade para a prática e comportamento sedentário em escolares. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
GODINHO, W. D. N.. Treinamento de força em doenças neurodegeneratias. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
FERREIRA JUNIOR, P. O. ; Vasconcelos, F.S.L ; Rocha-e-Silva, R.C. ; GODINHO, W. D. N. ; CECCATTO, V. M. ; SOARES, P. M. . Efeito do treinamento intervalado de alta intensidade sobre a formação de placas amiloides em animais induzidos a Doença de Alzheimer. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
GODINHO, W. D. N.. Musculação, saúde e rendimento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
GODINHO, W. D. N.. Musculação para adolescentes e aspectos anabólicos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
LOPES, J. M. ; FEITOZA, M. S. ; PERREIRA, L. V. D. N. ; GODINHO, W. D. N. . Adaptações fisiologicas em individuos Idosos praticantes de treinamento aeróbico e sua relação com a qualidade de vida. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
LOPES, J. M. ; SILVA, A. N. A. ; GODINHO, W. D. N. ; SOARES, P. M. . Analise da Insatisfação corporal em praticantes de musculação e sua relação com a reprodução de exercicios disponibilizados em meios de comunicação social. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
PERREIRA, L. V. D. N. ; AMORIM, J. M. B. ; FEITOZA, M. S. ; GODINHO, W. D. N. . AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DA DOR EM PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO COM LESÕES NO OMBRO EM UMA ACADEMIA DE FORTALEZA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
GODINHO, W. D. N.. Recursos ergogênicos e a adolescência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
GODINHO, W. D. N.. A história da musculação e do fisiculturismo no Estado do Ceará. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
ANDRADE, J. H. C. ; SILVA, A. M. ; GODINHO, W. D. N. ; AMORIM, F. T. R. ; LUSTOSA, R. P. ; GOMES NETO, J. V. ; UCHOA, F. N. M. . Correlação entre variáveis antropométricas longitudinais com o desempenho de força máxima em mulheres executantes do treinamento resistido. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
ANDRADE, L. O. ; GODINHO, W. D. N. ; SOARES, P. M. ; ANDRADE, J. H. C. ; LUSTOSA, R. P. ; GOMES NETO, J. V. ; SILVA, A. M. . Efeitos de um programa de treinamento físico no equilibrio e postura corporal em um paciente com sindrome de prune belly: um estudo de caso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
GODINHO, W. D. N.. A história da musculação e fisiculturismo no Ceará. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
LOPES, J. M. ; FERREIRA,G. C. ; PERREIRA, L. V. D. N. ; Souza, M. A. ; ROSEIRA, I. B. R. ; GODINHO, W. D. N. . Adaptações morfofisiológicas em idosos praticantes de hidroginástica: uma revisão integrativa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
LOPES, J. M. ; FERREIRA,G. C. ; PERREIRA, L. V. D. N. ; FEITOZA, M. S. ; SOARES, P. M. ; GODINHO, W. D. N. . Qualificação e descrição do levantamento de eso no estado do Ceará: Uma análise documental.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
FERREIRA,G. C. ; PONTES, N. C. N. ; FEITOZA, M. S. ; LOPES, J. M. ; SOARES, P. M. ; GODINHO, W. D. N. . Investigação dos compontentes da triade da mulher atleta em fisiculturistas e ginastas desportivas do estado do Ceará. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
FERREIRA,G. C. ; PRADO FILHO, J. M. ; LOPES, J. M. ; FEITOZA, M. S. ; SOARES, P. M. ; GODINHO, W. D. N. . Conhecimento sobre Leucina e seus efetios na sintese porteica muscular por praticantes de musculação de Fortaleza. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
GODINHO, W. D. N.. Lançamento do livro: A história da musculação e fisiculturismo no estado do Ceará: O raconto dos protagonistas.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
MAX, L. ; LOPES, J. M. ; BORGES, J. G. B. ; ALMEIDA, G. N. S. ; GODINHO, W. D. N. . Comparação do teste comportamental do labirinto aquático em ratos wistar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
FEITOZA, M. S. ; LOPES, J. M. ; FERREIRA,G. C. ; ALMEIDA, G. N. S. ; GODINHO, W. D. N. . Alterações do padrão mesntrual de atletas de ginástica e fisiculturismo do Estado do Ceará. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
LOPES, J. M. ; SOARES, P. M. ; FERREIRA,G. C. ; FEITOZA, M. S. ; PERREIRA, L. V. D. N. ; ROSEIRA, I. B. R. ; GODINHO, W. D. N. . ADAPTAÇÕES BIOMECÂNICAS NA MARCHA DE IDOSOS PRATICANTES DE TREINAMENTO DE FORÇA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
ALMEIDA, G. N. S. ; GODINHO, W. D. N. ; ALBUQUERQUE, I. D. E. ; OLIVEIRA, K. H. ; GUERRA, P. G. G. ; PEREIRA, K. S. ; SALES NETO, G. B. . O PAPEL DA BIOMECÂNICA NA PERFORMANCE DE CORREDORES.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
MAX, L. ; LOPES, J. M. ; ALMEIDA, G. N. S. ; BORGES, J. G. B. ; ALBUQUERQUE, I. D. E. ; SANTOS, C. A. A. ; MARTINS, D. A. T. ; MARTINS,J. E. R. ; LOPES, M. P. ; GODINHO, W. D. N. . TESTE COMPORTAMENTAL PARA RATOS WISTAR, LABIRINTO AQUÁTICO DE MORRIS. UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
ALMEIDA, G. N. S. ; GODINHO, W. D. N. ; ALBUQUERQUE, I. D. E. ; BORGES, J. G. B. ; MAX, L. ; GOMES, F. S. ; SOARES, P. M. . RELATO DE EXPERIÊNCIA EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
GODINHO, W. D. N.. História da Musculação no Ceará. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
AGUIAR, I. D. ; SOUZA, F. M. ; DINIZ, I. B. ; BEZERRA, K. S. ; GODINHO, W. D. N. . INFLUÊNCIA DO HORMÔNIO MELATONINA NO TRATAMENTO DA DOENÇA DE ALZHEIMER: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
DINIZ, I. B. ; AGUIAR, I. D. ; SOUZA, F. M. ; ALBUQUERQUE, I. D. E. ; GODINHO, W. D. N. . A INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO DE FORÇA PARA ADOLESCENTES OBESOS COM BAIXA AUTOESTIMA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

36.
GODINHO, W. D. N.. O uso de hormônios por pessoas que praticam atividades fisicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
GODINHO, W. D. N.. Bioenergética. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
PINTO, D. V. ; GODINHO, W. D. N. ; Vasconcelos, F.S.L ; Silva, O.J.E. . Ingesta de água por competidores de culturismo e fitness durante a preparação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

39.
GODINHO, W. D. N.. Análise da participação do lactato na secreção de testosterona em ratos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

40.
GODINHO, W. D. N.; PINTO, D. V. ; Vasconcelos, F.S.L ; MARTINS,J. E. R. ; Costa, V. V. ; BARBOSA, K. L. B. ; OSÓRIO, J. A. ; PACHECO, C. ; Rocha-e-Silva, R.C. ; EVANGELISTA, J. S. A. M. ; CECCATTO, V. M. . Limiar de lactato e capacidade de máxima de ratos sedentários submetidos a uma sessão aguda de treinamento intervalado de alta intensidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

41.
GODINHO, W. D. N.. O perfil dos atletas de fisiculturismo do estado do ceará. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

42.
GODINHO, W. D. N.. Bandagem neuromuscular no tratamento de lesões em praticantes de exercicios resistidos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

43.
GODINHO, W. D. N.. Análise comparatia da avaliação fisica para publico idoso na ONG- Associação Raízes da vida e no abrigo de idosos da casa de Nazaré. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

44.
GODINHO, W. D. N.. Utilização do perfil dernatoglifico pra seleção de talentos esportivos no futebol. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

45.
GODINHO, W. D. N.. Avaliação do complexo de adônis em atletas de culturismo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

46.
FERREIRA,G. C. ; ARAUJO, D.F. ; FEITOZA, M. S. ; PERREIRA, L. V. D. N. ; SOARES, P. M. ; GODINHO, W. D. N. . Analise postural em praticantes de modalidades esportivas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

47.
LOPES, J. M. ; PERREIRA, L. V. D. N. ; DINIZ, L. C. ; FERREIRA,G. C. ; FEITOZA, M. S. ; SOARES, P. M. ; BRITO, G. A. C. ; Vasconcelos, F.S.L ; GODINHO, W. D. N. . Avaliação da composição corporal de trabalhadores da construção civil do Estado do Ceará. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

48.
FEITOZA, M. S. ; PERREIRA, L. V. D. N. ; LOPES, J. M. ; DINIZ, L. C. ; FERREIRA,G. C. ; SOARES, P. M. ; BRITO, G. A. C. ; GODINHO, W. D. N. . Avaliação da composição corporal antes e após intervenção com treinamento de força. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

49.
FERREIRA,G. C. ; ARAUJO, D. F. ; PERREIRA, L. V. D. N. ; LOPES, J. M. ; FEITOZA, M. S. ; SOARES, P. M. ; BRITO, G. A. C. ; Vasconcelos, F.S.L ; GODINHO, W. D. N. . Os beneficios e causas das lesões na corrida e a osteoartrite. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

50.
GODINHO, W. D. N.; ACIOLLY, A. ; Vasconcelos, F.S.L ; SOARES, P. M. . EFEITOS DA MODULAÇÃO DO RECEPTOR P75 DE NEUROTRÓFINA (P75NTR) NA DOENÇA DE ALZHEIMER. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

51.
Souza, M. A. ; Freira. R. A. ; GODINHO, W. D. N. . ANÁLISE BIOMECÂNICA DO CHUTE 'MAWASHI GERI. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

52.
Barbosa, J. H. B. ; Silva, L. T. ; Barbosa, A. B. ; Marconi, P. ; GODINHO, W. D. N. . ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO CORPORAL NAS CATEGORIAS DE BASE SUB 15 E SUB 17 DE UM TIME DE FUTEBOL CEARENSE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

53.
ROCHA, W. R. P. ; PINTO, D. V. ; MAIA, A. ; JUSTI, F. V. G. ; MAIA, S. Y. S. ; GODINHO, W. D. N. . ANÁLISE DO PERFIL DE UM GRUPO DE PRATICANTES DE TREINAMENTO RESISTIDO USUÁRIOS DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES EM FORTALEZA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

54.
JUSTI, F. V. G. ; PINTO, D. V. ; CAMINHA, J. S. R. ; MAIA, A. ; GODINHO, W. D. N. . CITOMETRIA DE FLUXO MULTIPARAMÉTRICA E O DIAGNÓSTICO DE DOENÇA RESIDUAL MÍNIMA EM PACIENTES COM LEUCEMIA LINFÓIDE AGUD. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

55.
MAIA, A. ; VIEIRA, D. ; CAMINHA, J. S. R. ; Vilar, J. O. N. ; Cunha, U. P. ; GODINHO, W. D. N. . LESÃO RENAL RELACIONADA AO USO DE ESTERÓIDES ANABÓLICOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

56.
ALMEIDA, G. N. S. ; ALBUQUERQUE, I. D. E. ; OLIVEIRA, K. H. ; GUERRA, P. G. G. ; PEREIRA, K. S. ; SALES NETO, G. B. ; GODINHO, W. D. N. . O PAPEL DA BIOMECÂNICA NA PERFORMANCE DE CORREDORES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

57.
LOPES, J. M. ; ACIOLLY, A. ; SOARES, P. M. ; FERREIRA,G. C. ; Souza, M. A. ; PERREIRA, L. V. D. N. ; GODINHO, W. D. N. . OS BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO DE FORÇA NA INTERVENÇÃO DA SARCOPENIA E OSTEOPOROSE EM IDOSOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

58.
Barbosa, J. H. B. ; Marconi, P. ; LOPES, P. H. P. N. ; GODINHO, W. D. N. . PERFIL DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE ATLETAS DE FUTEBOL DE CATEGORIA DE BASE SUB 13 DE UM TIME DE FUTEBOL CEARENSE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

59.
MENESES, P. S. D. ; GODINHO, W. D. N. . REALIDADES E PERSPECTIVAS DO PROJETO DE MUSCULAÇÃO PARA A COMUNIDADE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

60.
MOTA, M. C. H. ; GARCIA, F. I. S. ; GURGEL, D. M. ; PEREIRA, T. F. ; SILVA, L. M. M. ; GODINHO, W. D. N. . RELAÇÃO DA FORÇA MUSCULAR DO TREINAMENTO RESISTIDO EM EQUIPAMENTOS LIVRES E EM MÁQUINAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

61.
SERPA, G. L. ; GODINHO, W. D. N. . SAÚDE DA COLUNA VERTEBRAL: UMA REVISÃO SOBRE NOSSO ALICERCE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

62.
MAIA, A. ; CAMINHA, J. S. R. ; PINTO, D. V. ; Vilar, J. O. N. ; GODINHO, W. D. N. . TÁTICAS DE PERDA DE PESO PRÉ-PESAGEM EM ATLETAS DE ARTES MARCIAIS E FISICULTURISMO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA SAÚDE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

63.
GOMES NETO, J. V. ; ARCANJO, G. N. ; FRANCA, F. G. Q. ; GODINHO, W. D. N. . Analise da aptidão Física Relacionada a saúde em escolares participantes do programa segundo tempo no município de Fortaleza. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

64.
GOMES NETO, J. V. ; PACHECO NETO, P. S. ; ARCANJO, G. N. ; FRANCA, F. G. Q. ; GODINHO, W. D. N. . Obesidade Infantil e estilo de vida fisicamente ativo em crianças entre 9 e 10 anos do 4º e 5º ano, de escolas municipais na cidade de Fortaleza, Ceará e sua relação com Educação Física escolar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

65.
GODINHO, W. D. N.. A monitoria como uma ferramenta complementar no processo de ensino e aprendizagem da biologia celular no curso de educação fisica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

66.
GODINHO, W. D. N.. Construindo Saúde. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

67.
GODINHO, W. D. N.. Associando Esporte e Empresa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

68.
GODINHO, W. D. N.; Vasconcelos-Filho, FSL ; DANIEL, P. . Efeitossobre o desempenho aeróbico,associado a possivel dano hepatico e renal com uso crônico de potenay em modelo animal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

69.
PINTO, D. V. ; Vasconcelos, F.S.L ; Rocha-e-Silva, R.C. ; SOARES, P. M. ; EVANGELISTA, J. S. A. M. ; MOURA, F. C ; GODINHO, W. D. N. ; COSTA, V. . Efeito sobre o desempenho aeróbico, associado a possivel hepático e renal com uso crônico de potenay em modelo animal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

70.
PINTO, D. V. ; Vasconcelos, F.S.L ; SILVA, O.J.E ; MOURA, F. C ; MAIA, A. ; GODINHO, W. D. N. . Relação entre uso de suplementação alimentar e acompanhamento nutricional entre atletas de culturismo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

71.
PINTO, D. V. ; MAIA, A. ; Vasconcelos, F.S.L ; SILVA, O.J.E ; MOURA, F. C ; GODINHO, W. D. N. . Uso de Sulfato de mefentermina associado a ansioliticos e antidepressivos por atletas de culturismo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

72.
MOURA, F. C ; SOARES, P. M. ; Romcy, D. M. L. ; VIEIRA, L. ; Silva, I. A. ; GODINHO, W. D. N. ; CECCATTO, V. M. . Força de membros inferiores e superiores em atletas de jiu-jitsu antes e apos combates simulados. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

73.
MOURA, F. C ; SOARES, P. M. ; GODINHO, W. D. N. ; Costa, V. V. ; PINTO, D. V. ; CECCATTO, V. M. ; BRITO, G. A. C. . Hipotese Inflamatória nadoença de Alzheimer: Umarevisção bibliográfica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

74.
GODINHO, W. D. N.; CARVALHO, N. D. ; Vasconcelos, F.S.L ; CECCATTO, V. M. ; EVANGELISTA, J. S. A. M. . Efeito do treinamento intervalado de alta intensidade no desempenho em teste de esforço. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

75.
GODINHO, W. D. N.; Silva, O.J.E. ; PINTO, D. V. ; MOURA, F. C . Analise comportamental deatletas de fisiculturismo do Estado do Ceará. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

76.
Vasconcelos, F.S.L ; GODINHO, W. D. N. ; Moura, A. M. A. ; PINTO, D. V. ; Rocha-e-Silva, R.C. ; Costa, V. V. . Análise do nivel de atividade física em escolares da rede Estadual de uma região de Fortaleza. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

77.
MAIA, A. ; Vilar, J. O. N. ; PINTO, D. V. ; Cunha, U. P. ; OLIVEIRA, W. K. F. ; FERREIRA, M. F. ; GODINHO, W. D. N. . Análise e comparação da composição corporal de praticantes de treinamento resistido do lafaes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

78.
Vasconcelos, F.S.L ; GODINHO, W. D. N. ; Fernandes,A. K. S. F ; ANDRADE, A. P. L. ; GONÇALVES, S. S. ; GUERRA, I. . Congresso conjutaprofessor-aluno nas aulas de Educação Física no ensino nédio do IFCE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

79.
MAIA, A. ; Vilar, J. O. N. ; PINTO, D. V. ; GODINHO, W. D. N. . Objetivo Pessoal com a prática de treinamento resistido e relação com a composição corporal de universitáios frequentadores do lafaes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

80.
BRAZ, I. C. M. ; BARBOZA, A. P. V. ; SAMPAIO,T. A. ; Rocha-e-Silva, R.C. ; Vasconcelos, F.S.L ; GODINHO, W. D. N. . O efeito aguado de uma sessão de ginastica coletica na pressão arterial e na glicemia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

81.
FEITOZA, M. S. ; LOPES, J. M. ; GALDINO, D. S. ; GODINHO, W. D. N. . Utilização de Exercícios corretivos para o ganho de flexibilidade e mobilidade da cintura escapular na terceira idade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

82.
GODINHO, W. D. N.; Santos, M. C. F. ; Carvalhedo, A. . Avaliação da composição corporal e variações da composição corporal evariações do IMC em estudantes de educação fisica na Universidade Estadual do Ceará. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA NETO, L. V. ; GODINHO, W. D. N. . METODOLOGIAS EM BIOMECÂNICA. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
GODINHO, W. D. N.. Beneficios da atividade física: dialogando sobre saúde e prevenção com as juventudes escolares. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
GODINHO, W. D. N.; Felix. F. . Musculação para mulheres. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
GODINHO, W. D. N.. Aeróbico em Jejum. 2015.

Redes sociais, websites e blogs
1.
GODINHO, W. D. N.. INDICAÇÕES BIOMECÂNICAS PARA A SÍNDROME DA DOR PATELO-FEMURAL. 2018; Tema: Biomecanica para dor patelo femural. (Site).

2.
GODINHO, W. D. N.. Musculação em Detrimento da Saúde: A Busca da Estética por Todo Custo. 2018; Tema: Atividade fisica, beneficios e riscos. (Blog).

3.
GODINHO, W. D. N.. A PRÁTICA DA MUSCULAÇÃO VERSUS A SAÚDE : A CONTRADIÇÃO DA ESTÉTICA COMO MOTIVADOR DO TREINAMENTO.. 2018; Tema: Atvidade fisica, beneficios e riscos. (Site).

4.
GODINHO, W. D. N.. ATIVIDADE FÍSICA COMO FERRAMENTA NA PREVENÇÃO OU TRATAMENTO DE ALZHEIMER E PARKINSON. 2017; Tema: Alzheimer, Parkinson e efeito da Atividade Física. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
GODINHO, W. D. N.. VI curso de férias em Fisiologia - 'Fisiologia do Exercicio: Principios básicos.. 2017. .

2.
GODINHO, W. D. N.; LOPES, J. M. . PROJETO DE MONITORIA DAS DISCIPLINAS BIOMECANICA DO MOVIMENTO HUMANO (primeiro semestre) e BIOMECANICA DO MOVIMENTO HUMANO (segundo semestre). 2017. (Monitória).

3.
GODINHO, W. D. N.. ATUALIZAÇÃO NO TREINAMENTO DE FORÇA E HIPERTRÓFIA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
GODINHO, W. D. N.. Curso Avançado de Musculação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Patentes e registros



Programa de computador
1.
GODINHO, W. D. N.; SOARES, P. M. ; Vasconcelos, F.S.L ; ACIOLLY, A. ; MAIA, A. ; LOPES, J. F. F. ; Rocha-e-Silva, R.C. ; MARTIN, C. P. S. . SOMATOCALC. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR5120170008159, data de registro: 24/02/2017, título: "SOMATOCALC" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MARTINS, A.; ACIOLLY, A.; GODINHO, W. D. N.. Participação em banca de Soraya Marques Campelo. Caracteristicas socio demográficas e os fatores motivacionais de adultos praticantes de corrida de rua na cidade de Fortaleza/Ce. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Personal Training) - Universidade Estadual do Ceará.

2.
ACIOLLY, A.; GODINHO, W. D. N.; ROCHA, D. S.. Participação em banca de Raimundo Dantas Júnior. Niveis de aptidão fisica relacionada à saude em Escolares do 9º ano do municipio de Fortaleza- CE. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisiologia do Exercicio Físico) - Universidade Estadual do Ceará.

3.
OLIVEIRA, A. R. C.; CAMPOS, A. S.; GODINHO, W. D. N.. Participação em banca de Nancy Araújo Martins. Avaliação do estilo de vida de professores de educação fisica do ensino medio publico da regional I de Fortaleza-CE. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual do Ceará.

4.
LIMA, D. L. F.; LOUREIRO, A. C. C.; GODINHO, W. D. N.. Participação em banca de Elenira de Oliveira Ferreira. Nível de atividade física de jovens da rede Cuca Mondubim. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência do Treinamento de Força) - Universidade Estadual do Ceará.

5.
PINHEIRO, M. H. N. P.; LOUREIRO, A. C. C.; GODINHO, W. D. N.. Participação em banca de Nathalia Sales Coutinho Rodrigues. Percepção das mães quanto à influencia dos exercicios fisicos na lactação durante a amamentação exclusiva.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilização em Treinamento Desportivo) - Universidade Estadual do Ceará.

6.
PINTO, N. V.; ACIOLLY, A.; GODINHO, W. D. N.. Participação em banca de Renato Queiroga Cavalcante. Analise comparativa entre o alongamento estático ativo e o aquecimento especifico na variação de força e flexibilidade utilizando o método exautão. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Personal Training) - Universidade Estadual do Ceará.

7.
BEZERRA, J. A. A.; SILVA NETO, L. V.; GODINHO, W. D. N.. Participação em banca de Josiane Freitas de Lima. Fatores motivacionais que influenciam mulheres idosas a praticarem a musculação. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Personal Training) - Universidade Estadual do Ceará.

8.
BEZERRA, J. A. A.; SILVA NETO, L. V.; GODINHO, W. D. N.. Participação em banca de Daniella Kedma Maia Cardoso. Os Beneficios da prática de musculação na melhora na qualidade de vida de idosas. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Personal Training) - Universidade Estadual do Ceará.

9.
LIMA, V. S.; CARLOS, P. S.; GODINHO, W. D. N.. Participação em banca de Leticia Siqueira Alves. Identificação dos motivos que levam a contratação e desistência dos serviços de personal trainer. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Personal Training) - Universidade Estadual do Ceará.

10.
LIMA, V. S.; CARLOS, P. S.; GODINHO, W. D. N.. Participação em banca de Fernanda dos Reis Ripardo. Analise da evolução das capacidades físicas neuromusculares relacionadas ao desenvolvimento motor de atletas de futsal categoria sub 13. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual do Ceará.

11.
MARTINS, A.; LIMA, V. S.; GODINHO, W. D. N.. Participação em banca de João André Viana da Silva. Treinamento resistido, um auxilio para recuperação da força muscular do idoso. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Personal Training) - Universidade Estadual do Ceará.

12.
FRANCHI, K. M. B.; ACIOLLY, A.; GODINHO, W. D. N.. Participação em banca de Rosiel Faustino de Almeida. O ensino da dança nas aulas de Educação Física escolar em Fortaleza. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual do Ceará.

13.
Vasconcelos, F.S.L; Rocha-e-Silva, R.C.; GODINHO, W. D. N.. Participação em banca de Osnivando José Eufrazino da Silva. Descrição das práticas físicas, fatores nutricionais e ergogênicos de atletas de fisiculturismo do estado do Ceará. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Personal Training) - Universidade Estadual do Ceará.

14.
LOUREIRO, A. C. C.; ACIOLLY, A.; GODINHO, W. D. N.. Participação em banca de Renatta Cristina de Carvalho Ferreira. Qualidade de vida em idosos praticantes de hidroginástica. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilização em Treinamento Desportivo) - Universidade Estadual do Ceará.

15.
MARTINS, A.; GODINHO, W. D. N.. Participação em banca de Daniel Brás Soares Costa. o uso de suplementos alimentares por praticantes de musculação. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Nutrição Esportiva Aplicada ao Exercicio Fisico) - Instituto Viver de Ensino, Saúde e Performance.

16.
ACIOLLY, A.; Braulio Nogueira de Oliveira; GODINHO, W. D. N.. Participação em banca de Antonio Freira de QueirozFlcão. Acidentes e primeiros socorros: Uma análise do conhecimento em escolares da escola Raimundo José dos Santos de Caucaia, Ceará. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual do Ceará.

17.
PONTES, J. A. F.; ACIOLLY, A.; GODINHO, W. D. N.. Participação em banca de Arycleude Virino de Lima Junior. Relação entre estado nutricional de adolescentes da rede de ensino municipal de Fortaleza e o Nível de atividade física dos pais. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual do Ceará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LOUREIRO, A. C. C.; OLIVEIRA, A. C.; GODINHO, W. D. N.. Participação em banca de Israel Barbosa de Albuquerque.Efeitos de diferentes volumes de exercicio fisico aeróbico sobre o sistema de defesa antioxiddnte enzimatico no teido hepatico de ratos wistar. 2018.

2.
LOUREIRO, A. C. C.; OLIVEIRA, A. C.; GODINHO, W. D. N.. Participação em banca de Nubia Lopes Franco de Oliveira.Resistência abdominal em escolares de Fortaleza. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará.

3.
LOUREIRO, A. C. C.; FREITAS, N. A.; GODINHO, W. D. N.. Participação em banca de Ailson de Araújo Correia.Determinação do Nível de aptidão aeróbica e antropometria em escolares da cidade de Fortaleza-CE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará.

4.
LOUREIRO, A. C. C.; OLIVEIRA, A. C.; GODINHO, W. D. N.. Participação em banca de Alysson de Sousa Mendes.Análise do desempenho de praticantes de jiu-jitsu em competição simulada: preensão manual, percepção subjetiva de espaço e frequencia cardiaca. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará.

5.
LOUREIRO, A. C. C.; FREITAS, N. A.; GODINHO, W. D. N.. Participação em banca de Josivânia Vera Cruz de Oliveira.A influencia da criação de espaços públicos de lazer no combate ao sedentarismo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará.

6.
ACIOLLY, A.; VASCONCELOS, J. P. L.; GODINHO, W. D. N.. Participação em banca de Andreza Cavalcante Brasil.Analise da aptidão Fisica voltada a performance de atletas de stand up paddle modalidade race. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará.

7.
GODINHO, W. D. N.; MARTINS, A.; VIEIRA, L.. Participação em banca de José Mardoque do Prado Filho.Nivel de conhecimento sobre leucina e seus efeitos na sinalização da sintese proteica em exercicios fisicos por praticantes cinco academias de Fortaleza, Ceará. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará.

8.
GODINHO, W. D. N.; OLIVEIRA, A. C.; MARTINS, A.. Participação em banca de Nayara Cristina Nascimento Pontes.Inestigação dos componentes da triade da mulher atleta em fisiculuturistas e ginastas desportiva do Estado do Ceará. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará.

9.
ACIOLLY, A.; PONTES, J. A. F.; GODINHO, W. D. N.. Participação em banca de Paulo Maia Ferreira Júnior.Fatores de risco cardiovascular em estudantes de Educação Fisica da UECE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará.

10.
LIMA, V. S.; OLIVEIRA, A. R. C.; GODINHO, W. D. N.. Participação em banca de Francisco Wagner Sampaio de Moraes Filho.Avaliação da Força e flexibilidade de praticantes de boxe chinês. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará.

11.
LIMA, V. S.; OLIVEIRA, A. R. C.; GODINHO, W. D. N.. Participação em banca de Marina Mota Araújo.Fatores determinantes para a permanência de mulheres a prática da musculação em uma academia de Fortaleza/CE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará.

12.
SOARES, P. M.; GODINHO, W. D. N.; FREITAS, J. S.. Participação em banca de Renata Mayara Silva e Silva.Sindrome de Burnout em docentes de Educação Física de um projeto social esportivo do município de Fortaleza-CE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará.

13.
SOARES, P. M.; GODINHO, W. D. N.; FREITAS, J. S.. Participação em banca de Arthur Natureza Reis Bezerra.A incidência de lesões musculoesqueléticas em atletas de triatlón: um estudo com atletas do Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará.

14.
VIEIRA, L.; GURGEL, L. A.; GODINHO, W. D. N.. Participação em banca de Sandy Yasmim Silva Maia.O efeito de exercicios exaustivos na biomecânica do joelho de atletas de wrestling durante o 'Double leg".. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará.

15.
ACIOLLY, A.; GODINHO, W. D. N.; HONORATO, R. C.. Participação em banca de Mário Serafim da Silva Neto.Desenvolvimento de um aplicativo móvel para execução do Rast Test. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará.

16.
GODINHO, W. D. N.; Bruno Andrade Cardi; LOUREIRO, A. C. C.. Participação em banca de Jéssica de Freitas Nascimento.Caraterização de enzimas antioxidantes nas fibras vermelhas do músculo gastrocnêmio de animais submetidos a diferentes volumes de treinamento.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará.

17.
GODINHO, W. D. N.; Vasconcelos, F.S.L; MARTINS, A.. Participação em banca de Raquel Faustino do Nascimento.Os benefícios psicofisiológicos da prática do exercício físico: Percepção dos praticantes de exercício físico sobre a relação entre a prática regular do exercício e a diminuição do grau de depressão.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará.

18.
CARMO, C. H. C.; GODINHO, W. D. N.; PEREIRA, A. S. M.. Participação em banca de Girlainy Barbosa Souza.Imagem corporal de mulheres adultas praticantes de treinamento funcional no bairro Conjunto Ceará. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará.

19.
CARMO, C. H. C.; GODINHO, W. D. N.; SANTOS, A. L. B.. Participação em banca de Suely Laborda Rodrigues Costa.Profissionais de Educação Fisica atuando em atividades de lazer no segmento da hotelaria - spa no Ceará. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará.

20.
GODINHO, W. D. N.. Participação em banca de Gerson Paulo Pereira Neto; Welton Godinho.Analise dos fatores motivacionais envolvidos na aderência e permanência das mulheres na modalidade surfe. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará.

21.
ACIOLLY, A.; GODINHO, W. D. N.. Participação em banca de Ligia Lopes Cavalcante.A intervenção do surf na formação e resgate social de crianças e adolescentes participantes do projeto ipom. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará.

22.
LOUREIRO, A. C. C.; GODINHO, W. D. N.. Participação em banca de Mirna Bernado Lopes.Efeito de diferentes volumes de exercício sobre o metabolismo hepático da gliconeogenese. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará.

23.
GOUVEIA, C. M. B.; OLIVEIRA, A. R. C.; GODINHO, W. D. N.. Participação em banca de Rafael Meneses Barbosa.Analise comparativa do nivel de flexibilidade em praticantes de treinamento resistido em uma academia de fortaleza. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará.

24.
OLIVEIRA, A. R. C.; GOUVEIA, C. M. B.; GODINHO, W. D. N.. Participação em banca de Ariana Madalena Chaves Natalense.A influencia da dança na percepção da imagem corporal em bailarinas clássicas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
GODINHO, W. D. N.. I Congresso Regional de Educação Física. 2017. Universidade Regional do Cariri.

Outras participações
1.
GODINHO, W. D. N.. XVII CONGRESSO DE CIENCIAS DO DESPORTO E DE EDUCAÇÃO FISICA DOS PAISES DE LINGUA PORTUGUESA. 2018. Universidade Estadual do Ceará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1 jornada sobralense de anatomia.Metodologias em Biomecanica. 2018. (Outra).

2.
6 Animal Lab.EFEITO DO TREINAMENTO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE NA ESQUIVA PASSIVA DE RATOS COM ALZHEIMER. 2018. (Encontro).

3.
6 Animal Lab.ANÁLISE DA GLICEMIA EM JEJUM DE RATOS DA LINHAGEM WISTAR PORTADORES DA DOENÇA DE ALZHEIMER. 2018. (Encontro).

4.
6 Animal Lab.MODELOS DO KAATSU TRAINING EM HUMANOS E RATOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA.. 2018. (Encontro).

5.
6 Animal Lab.ANÁLISE COMPARATIVA DO TESTE DE COMPORTAMENTO DO LABIRINTO AQUÁTICO DE MORRIS EM RATOS WISTAR. 2018. (Encontro).

6.
CELAFISCS.Efeito do treinamento intervalado de alta intensidade sobre a formação de placas amiloides em animais induzidos a Doença de Alzheimer. 2018. (Simpósio).

7.
Exponutrition. 2018. (Feira).

8.
Simposio Nordestino de Atividade Fisica e Saude.Fatores motivacionais e elemento ambiental para a prática regular de atividades em espaços publicos. 2018. (Simpósio).

9.
Simposio Nordestino de Atividade Fisica e Saude. 2018. (Simpósio).

10.
XVII CONGRESSO DE CIENCIAS DO DESPORTO E DE EDUCAÇÃO FISICA DOS PAISES DE LINGUA PORTUGUESA. Atividade Enzimatica da superoxido dismutase em ratos submetidos ao modelo experimental de alzheimer e suplementados com melatonina. 2018. (Congresso).

11.
XVII CONGRESSO DE CIENCIAS DO DESPORTO E DE EDUCAÇÃO FISICA DOS PAISES DE LINGUA PORTUGUESA. Nivel de atividade física, oportunidade para a prática e comportamento sedentário em escolares. 2018. (Congresso).

12.
XVII CONGRESSO DE CIENCIAS DO DESPORTO E DE EDUCAÇÃO FISICA DOS PAISES DE LINGUA PORTUGUESA. Atividade Enzimatica da catalase em ratos submetidos ao modelo experimental de alzheimer e suplementados com melatonina. 2018. (Congresso).

13.
Avaliação da aprendizagem. 2017. (Encontro).

14.
Café com Cref. 2017. (Outra).

15.
CELAFISCS.Efeitos de um programa de treinamento físico no equilibrio e postura corporal em um paciente com sindrome de prune belly: um estudo de caso. 2017. (Simpósio).

16.
CELAFISCS.Correlação entre variáveis antropométricas logitudinais com o desempenho de força máxima em mulheres executantes do treinamento resistido. 2017. (Simpósio).

17.
COINCISA - Congresso internacional de ciências da saúde no Cariri. Analise da Insatisfação corporal em Praticantes de Musculação e sua relação com a reprodução de exercicios disponibilizados em meios de comunicação social. 2017. (Congresso).

18.
COINCISA - Congresso internacional de ciências da saúde no Cariri. Adaptações Fisiologicas em individuos Idosos praticantes de treinamento aeróbico e sua relação com a qualidade de vida. 2017. (Congresso).

19.
COINCISA - Congresso internacional de ciências da saúde no Cariri. AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DA DOR EM PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO COM LESÕES NO OMBRO EM UMA ACADEMIA DE FORTALEZA. 2017. (Congresso).

20.
CONJACIS. Conhecimento sobre leucina e seus efeitos na sintes proteica muscular por particantes de musculação de Fortaleza. 2017. (Congresso).

21.
CONJACIS. Adaptações morgogisiológicas em idosos praticantes de hidroginástica: Uma revisão integrativa.. 2017. (Congresso).

22.
CONJACIS. Investigação dos componentes da triade da mulher atleta em fisiculturistas e ginasta desportivas do estado do Ceará. 2017. (Congresso).

23.
CONJACIS. Qualificação e descrição do levantamento de peso no estado do Ceará: Uma análise documental. 2017. (Congresso).

24.
Curso de formação e capacitação de árbitros nacional. 2017. (Outra).

25.
EMPREENDER MUGNI - II MASTERMIND DE NEGÓCIOS. 2017. (Encontro).

26.
Encontro Internacional de Jovens Investigadores - JOIN.Comparação do teste comportamental do labirinto aquático em ratos Wistar. 2017. (Encontro).

27.
Encontro Internacional de Jovens Investigadores - JOIN.Alterações do padrão mesntrual de atletas de ginástica e fisiculturismo do Estado do Ceará. 2017. (Encontro).

28.
I Congresso Regional de Educação Física e Saúde. A INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO DE FORÇA PARA ADOLESCENTES OBESOS COM BAIXA AUTOESTIMA. 2017. (Congresso).

29.
I Congresso Regional de Educação Física e Saúde. INFLUÊNCIA DO HORMÔNIO MELATONINA NO TRATAMENTO DA DOENÇA DE ALZHEIMER: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2017. (Congresso).

30.
Normalização de trabalhos acadêmicos em ABNT. 2017. (Outra).

31.
TREINAMENTO DE FORÇA CROSSFIT E EMAGRECIMENTO. 2017. (Outra).

32.
VI Encontro do Programa de Bolsas de Estudos e Permanência Universitária. TESTE COMPORTAMENTAL PARA RATOS WISTAR, LABIRINTO AQUÁTICO DE MORRIS. UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2017. (Congresso).

33.
XXII Semana Universitária da UECE. ADAPTAÇÕES BIOMECÂNICAS NA MARCHA DE IDOSOS PRATICANTES DE TREINAMENTO DE FORÇA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2017. (Congresso).

34.
XXII Semana Universitária da UECE,. RELATO DE EXPERIÊNCIA EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2017. (Congresso).

35.
XXI Semana Universitária da UECE. O PAPEL DA BIOMECÂNICA NA PERFORMANCE DE CORREDORES.. 2017. (Congresso).

36.
Atualidades em prescrição e periodização do T.F. 2016. (Seminário).

37.
Cinapse. Analise da aptidão Física relacionada a saúde em escolares participantes do programa segundo tempo no município de Fortaleza. 2016. (Congresso).

38.
Cinapse. Obesidade infantil e estilo de vida fisicamente ativo em crianças entre 9 e 10 anos do 4º e 5º ano, de escolas municipais na cidade de Fortaleza, Ceará e sua relação com Educação Física escolar. 2016. (Congresso).

39.
Congresso internacional de Avanços científicos no Esporte. Os benefícios e causas das lesões na corrida e a osteoartrite. 2016. (Congresso).

40.
Congresso internacional de Avanços científicos no Esporte. Avaliação da composição corporal de trabalhadores da construção civil do estado do Ceará. 2016. (Congresso).

41.
Congresso internacional de Avanços científicos no Esporte. Analise postural em praticantes de modalidades esportivas. 2016. (Congresso).

42.
Congresso internacional de Avanços científicos no Esporte. Avaliação da composição corporal antes e após intervenção com treinamento de Força. 2016. (Congresso).

43.
Curso de Atualização em Prescrição de Treino para Hipertrofia baseada em evidencias cientificas. 2016. (Outra).

44.
Curso de Hipertrofia Muscular. 2016. (Outra).

45.
Curso de montagem e periodização de treinamento de força. 2016. (Outra).

46.
Curso e worksho sobre fisiculturismo e fitness. 2016. (Outra).

47.
Curso Marta Garcia de inglês instrumental. 2016. (Outra).

48.
ENEFS. Bandagem neuromuscular no tratamento de leões em praticantes de exercícios resistidos.. 2016. (Congresso).

49.
ENEFS. Avaliação do complexo de Adônis em atletas de culturismo. 2016. (Congresso).

50.
ENEFS. Utilização do perfil dermatoglífico para seleção de talentos esportivos no futebol. 2016. (Congresso).

51.
ENEFS. A monitoria como uma ferramenta complementar no processo de ensino e aprendizagem da biologia celular no curso de Educação Física. 2016. (Congresso).

52.
ENEFS. Análise da participação do lactato na secreção de testosterona em ratos. 2016. (Congresso).

53.
ENEFS. O perfil dos atletas de fisiculturismo do estado do Ceará. 2016. (Congresso).

54.
ENEFS. Análise comparativa da avaliação física para o público idoso na ONG - Associação raizes da vida e no abrigo de idosos da casa de nazaré. 2016. (Congresso).

55.
Fesbe Regional. Limiar de lactato e capacidade máxima de ratos sedentários submetidos a uma sessão aguda de treinamento intervalado de alta intensidade. 2016. (Congresso).

56.
I ciclo de debates: Inovações nos modelos de treinamento:limites e possibilidades do corpo!.Treinamento no fisculturismo baseado na ciência. 2016. (Seminário).

57.
Semana Acadêmica de Educação física. Utilização de exercicios corretivos para ganho de mobilidade e flexibilidade da cintura escapular na terceira idade.. 2016. (Congresso).

58.
Seminário de Ciência aplicada ao treinamento de força. 2016. (Simpósio).

59.
SISTEMA HORMONAL E RECURSOS ERGOGÊNICOS FARMACOLÓGICOS,. 2016. (Seminário).

60.
XXI Semana universitária da UECE. ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO CORPORAL NAS CATEGORIAS DE BASE SUB 15 E SUB 17 DE UM TIME DE FUTEBOL CEARENSE. 2016. (Congresso).

61.
XXI Semana Universitária da UECE. LESÃO RENAL RELACIONADA AO USO DE ESTERÓIDES ANABÓLICOS. 2016. (Congresso).

62.
XXI Semana Universitária da UECE. ANÁLISE BIOMECÂNICA DO CHUTE 'MAWASHI GERI'. 2016. (Congresso).

63.
XXI Semana Universitária da UECE. PESQUISA ANIMAL É REALMENTE NECESSÁRIA? POR QUE É FEITA?. 2016. (Congresso).

64.
XXI Semana Universitária da UECE. OS BENEFÍCIOS PSICOFISIOLÓGICOS DA PRÁTICA DO EXERCÍCIO FÍSICO: PERCEPÇÃO DOS PRATICANTES DE EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A PRÁTICA REGULAR DO EXERCÍCIO E A DIMINUIÇÃO DO GRAU DE DEPRESSÃO. 2016. (Congresso).

65.
XXI Semana Universitária da UECE. LINHAS DE PESQUISA E ATIVIDADES REALIZADAS NO LABORATÓRIO DE BIOQUÍMICA E EXPRESSÃO GÊNICA - LABIEX. 2016. (Congresso).

66.
XXI Semana Universitária da UECE. TÁTICAS DE PERDA DE PESO PRÉ-PESAGEM EM ATLETAS DE ARTES MARCIAIS E FISICULTURISMO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA SAÚDE. 2016. (Congresso).

67.
XXI Semana Universitária da UECE. RELAÇÃO DA FORÇA MUSCULAR DO TREINAMENTO RESISTIDO EM EQUIPAMENTOS LIVRES E EM MÁQUINAS. 2016. (Congresso).

68.
XXI Semana Universitária da UECE. PERFIL DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE ATLETAS DE FUTEBOL DE CATEGORIA DE BASE SUB 13 DE UM TIME DE FUTEBOL CEARENSE. 2016. (Congresso).

69.
XXI Semana Universitária da UECE. SAÚDE DA COLUNA VERTEBRAL: UMA REVISÃO SOBRE NOSSO ALICERCE. 2016. (Congresso).

70.
XXI Semana Universitária da UECE. REALIDADES E PERSPECTIVAS DO PROJETO DE MUSCULAÇÃO PARA A COMUNIDADE. 2016. (Congresso).

71.
XXI Semana Universitária da UECE. ATUALIZAÇÃO NO TREINAMENTO DE FORÇA E HIPERTRÓFIA. 2016. (Congresso).

72.
XXI Semana Universitária da UECE. EFEITOS DA MODULAÇÃO DO RECEPTOR P75 DE NEUROTRÓFINA (P75NTR) NA DOENÇA DE ALZHEIMER. 2016. (Congresso).

73.
XXI Semana Universitária da UECE. CITOMETRIA DE FLUXO MULTIPARAMÉTRICA E O DIAGNÓSTICO DE DOENÇA RESIDUAL MÍNIMA EM PACIENTES COM LEUCEMIA LINFÓIDE AGUDA. 2016. (Congresso).

74.
XXI Semana Universitária da UECE. O PAPEL DA BIOMECÂNICA NA PERFORMANCE DE CORREDORES. 2016. (Congresso).

75.
XXI Semana Universitária da UECE. PESQUISA EM ANIMAIS, ÉTICA E POSSÍVEIS ALTERNATIVAS. 2016. (Congresso).

76.
XXI Semana Universitária da UECE. ANÁLISE DO PERFIL DE UM GRUPO DE PRATICANTES DE TREINAMENTO RESISTIDO USUÁRIOS DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES EM FORTALEZA. 2016. (Congresso).

77.
XXI Semana Universitária da UECE. RELATO DE BOLSISTA NO LABIEX. 2016. (Congresso).

78.
XXI Semana Universitária da UECE. OS BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO DE FORÇA NA INTERVENÇÃO DA SARCOPENIA E OSTEOPOROSE EM IDOSOS. 2016. (Congresso).

79.
Animalab 5. 2015. (Congresso).

80.
Animalab 5. 2015. (Congresso).

81.
Animalab 5. 2015. (Congresso).

82.
Principios Basicos de Liofilização - Secar ou Liofilizar?. 2015. (Seminário).

83.
V animallab. EFEITO DO TREINAMENTO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE NO DESEMPENHO EM TESTE DE ESFORÇO. 2015. (Congresso).

84.
XX semana acadêmica da Uece.ANALISE COMPORTAMENTAL DE ATLETAS DE FISICULTURISMO DO ESTADO DO CEARÁ. 2015. (Encontro).

85.
XX semana acadêmica da Uece. ANÁLISE BIOMECÂNICA DAS ARTICULAÇÕES; ENFOQUE NA PREVENÇÃO DE LESÕES E DESENVOLVIMENTO DE PATOLOGIAS COMUNS A ESSAS ESTRUTURAS. 2015. (Exposição).

86.
XX semana acadêmica da Uece. RELAÇÃO ENTRE OSTEOPOROSE E ATROFIA ÓSSEA NA TERCEIRA IDADE: UMA ANÁLISE BIOMECÂNICA. 2015. (Exposição).

87.
XX semana acadêmica da Uece. ANÁLISE DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM ESCOLARES DA REDE ESTADUAL DE UMA REGIÃO DE FORTALEZA. 2015. (Exposição).

88.
XX semana acadêmica da Uece. EFEITO DA PRÁTICA REGULAR DAS AULAS DE GINÁSTICA NA COMPOSIÇÃO CORPORAL.. 2015. (Exposição).

89.
XX semana acadêmica da Uece. RELAÇÃO ENTRE USO DE SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR E ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL ENTRE ATLETAS DE CULTURISMO. 2015. (Exposição).

90.
XX semana acadêmica da Uece. APARECIMENTO DE LESÃO E ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL DE ATLETAS DE CULTURISMO. 2015. (Exposição).

91.
XX semana acadêmica da Uece. OBJETIVO PESSOAL COM A PRÁTICA DE TREINAMENTO RESISTIDO E RELAÇÃO COM A COMPOSIÇÃO CORPORAL DE UNIVERSITÁRIOS FREQUENTADORES DO LAFAES. 2015. (Exposição).

92.
XX semana acadêmica da Uece. BIOMECÂNICA DO MÚSCULO ESQUELÉTICO HUMANO: UMA RESENHA CRÍTICA DO LIVRO DE AUTORIA DE SUSAN HALL. 2015. (Exposição).

93.
XX semana acadêmica da Uece. OS PROBLEMAS CAUSADOS PELA OBESIDADE EM RELAÇÃO A MARCHA E POSTURA NA FASE INFANTIL.. 2015. (Exposição).

94.
XX semana acadêmica da Uece. CONSTRUÇÃO CONJUNTA PROFESSOR-ALUNO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO DO IFCE. 2015. (Exposição).

95.
XX Semana Universitária da UECE. O Efeito agudo de uma sessão de ginastica coletiva na pressão arterial e na glicemia.. 2015. (Congresso).

96.
XXXIV Encontro de Iniciação Cientifica.Ingesta de água por competidores de culturismo e fitness durante preparação. 2015. (Encontro).

97.
1 WORLD FITNESS AGE. 2013. (Exposição).

98.
III curso de Ginastica Laboral.Ginastica Laboral. 2013. (Oficina).

99.
feira de ciencias uece.Estudo comparativo do exercicio resistido e do exercicio aerobico sobre o percentual de gordura. 2009. (Seminário).

100.
1º fórum Estadual de Educação Física Escolar. 2003. (Encontro).

101.
confaff. 2003. (Congresso).

102.
confaff. 2002. (Congresso).

103.
confaff. 2001. (Congresso).

104.
confaff. 2001. (Congresso).

105.
Semef. 2001. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GODINHO, W. D. N.. IV Animal Lab ISCB/UECE. 2018. (Congresso).

2.
GODINHO, W. D. N.. XVII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DO DESPORTO E DE EDUCAÇÃO FISICA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA. 2018. (Congresso).

3.
GODINHO, W. D. N.. VI Curso de férias em Fisiologia. 2017. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Raisa Queiroz Rabelo. A imagem corporal e o uso de esteroides anabolizantes entre praticantes de musculação das academias de Fortaleza- Ce. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ANA NEYDJA ANGELO DA SILVA. ANÁLISE DA INSATISFAÇÃO CORPORAL EM PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM A REPRODUÇÃO DE EXERCÍCIOS DISPONIBILIZADOS EM MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Welton Daniel Nogueira Godinho.

2.
JOSÉ MARDOQUE DO PRADO FILHO. NÍVEL DO CONHECIMENTO SOBRE LEUCINA E SEUS EFEITOS NA SINALIZAÇÃO DA SÍNTESE PROTEICA MUSCULAR EM EXERCÍCIOS FÍSICOS POR PRATICANTES DE CINCO ACADEMIAS DE FORTALEZA, CEARÁ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Welton Daniel Nogueira Godinho.

3.
João Marcelo Barbosa de Amorim. AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DA DOR EM PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO COM LESÕES NO OMBRO EM UMA ACADEMIA DE FORTALEZA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Welton Daniel Nogueira Godinho.

4.
RAQUEL FAUSTINO DO NASCIMENTO. OS BENEFÍCIOS PSICOFISIOLÓGICOS DA PRÁTICA DO EXERCÍCIO FÍSICO: PERCEPÇÃO DOS PRATICANTES DE EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A PRÁTICA REGULAR DO EXERCÍCIO E A DIMINUIÇÃO DO GRAU DE DEPRESSÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Welton Daniel Nogueira Godinho.



Inovação



Programa de computador registrado
1.
GODINHO, W. D. N.; SOARES, P. M. ; Vasconcelos, F.S.L ; ACIOLLY, A. ; MAIA, A. ; LOPES, J. F. F. ; Rocha-e-Silva, R.C. ; MARTIN, C. P. S. . SOMATOCALC. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR5120170008159, data de registro: 24/02/2017, título: "SOMATOCALC" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.


Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
GODINHO, W. D. N.; Vasconcelos-Filho, FSL ; DANIEL, P. . Efeitossobre o desempenho aeróbico,associado a possivel dano hepatico e renal com uso crônico de potenay em modelo animal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GODINHO, W. D. N.. Beneficios da atividade física: dialogando sobre saúde e prevenção com as juventudes escolares. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
GODINHO, W. D. N.; Felix. F. . Musculação para mulheres. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
GODINHO, W. D. N.. Aeróbico em Jejum. 2015.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GODINHO, W. D. N.. XVII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DO DESPORTO E DE EDUCAÇÃO FISICA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA. 2018. (Congresso).



Outras informações relevantes


Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Biomecânica (SBB), A SBB foi criada em 1992, sendo uma organização privada sem fins lucrativos e que busca contribuir para o crescimento da área no Brasil.
Os objetivos específicos da SBB são:
- Promover e apoiar o desenvolvimento de profissões científicas e tecnológicas na biomecânica e aeras afins;
- Realizar o Congresso Brasileiro de Biomecânica, a cada dois anos, bem como outros conclaves que busquem promover e divulgar o conhecimento em biomecânica e áreas afins;
- Promover a interação entre instituições, do Brasil e do exterior, representando a biomecânica brasileira;
- Primar pela atuação ética de todos os profissionais exercendo a biomecânica.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 12:16:23