Luiz Fernando de Paiva

Bolsista de Extensão no País do CNPq - Nível B

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  • Última atualização do currículo em 29/08/2018


Licenciado em Ciência da Computação (2015) pela Universidade Federal da Paraíba - Campus IV (Rio Tinto), onde foi bolsista PIBID (2011-2014). Foi professor substituto do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atuou como pesquisador do Grupo de Pesquisa e Extensão Onda Digital (UFBA). Atualmente faz parte do Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC). Atuando principalmente nos seguintes temas: Computação & Informática na Educação e Interação Humano-Computador (IHC), práticas de ensino de Computação e formação de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luiz Fernando de Paiva
Nome em citações bibliográficas
PAIVA, L. F.;DE PAIVA, L. F.;PAIVA, FERNANDO;PAIVA, LUIZ FERNANDO DE


Formação acadêmica/titulação


2015 interrompida
Mestrado interrompido em 2017 em Ciência da Computação.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. Orientador: Ecivaldo de Souza Matos.
Ano de interrupção: 2017
2010 - 2015
Graduação em Licenciatura em Ciência da Computação.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: A APLICAÇÃO DO DESIGN THINKING: Uma análise da aplicação na disciplina de Arquitetura de Computadores II.
Orientador: Rafael Marrocos Magalhães.
2005 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Técnico Comercial Dom Bosco, CTCDB, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: como vem sendo praticada?. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2009 - 2009
Linux e Open Office. (Carga horária: 24h).
SOS Educação Profissional, SOS, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Redes. (Carga horária: 24h).
SOS Educação Profissional, SOS, Brasil.
2009 - 2009
Montagem e Manutenção de Computadores. (Carga horária: 60h).
SOS Educação Profissional, SOS, Brasil.
2004 - 2004
Computação Gráfica. (Carga horária: 80h).
Soft World Informática, SWI, Brasil.
2003 - 2003
Informática Básica. (Carga horária: 96h).
Soft World Informática, SWI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Alocado no Departamento de Ciência da Computação (DCC) do Instituto de Matemática e Estatística

Atividades

11/2016 - 04/2017
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
Interação Humano-Computador
Laboratório de Informática na Educação
Informática na Educação
07/2016 - 10/2016
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ambientes Interativos de Aprendizagem
Estágio Supervisionado II
Interação Humano-Computador
Laboratório de Informática na Educação
Tecnologias Digitais como Estratégias de Aprendizagem
01/2016 - 06/2016
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
Interação Humano-Computador
Laboratório de Informática na Educação
Prática de Ensino de Computação I
Processamento de Dados

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
O Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares tem por objetivo fomentar a implantação dos conselhos escolares, por meio da elaboração de material didático específico e formação continuada, presencial e a distância, para técnicos das Secretarias Estaduais e Municipais de educação e para conselheiros escolares, de acordo com as necessidades dos sistemas de ensino, das políticas educacionais e dos profissionais de educação envolvidos com gestão democrática. O Curso tem como principal objetivo contribuir para o debate e o aprofundamento do princípio constitucional da gestão democrática da educação, especialmente no que concerne à participação das comunidades escolar e local em Conselhos Escolares.


Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Saberes Docentes e Formação Profissional do Professor de Computação da UFBA
Descrição: A Computação na Educação Básica pode contribuir no processo educativo proporcionando uma formação crítica e reflexiva pertinentes às exigências e necessidades de nossa realidade atual. Para que a Computação faça parte da Educação Básica sob essas condições, é necessário um profissional que compreenda quais os elementos, conceitos, fundamentos e raciocínios computacionais que estão envolvidos no processo educativo, papel que pertence ao Professor de Computação (Licenciado em Computação), profissional capaz de compreender a escolarização e todos os seus aspectos teóricos e práticos, o processo de aprendizagem, as metodologias e métodos de ensino, o processo avaliativo e o sistema educacional, considerando os fatores políticos e pedagógicos de acordo o contexto histórico e social. Além de considerar as especificidades da área e as necessidades de interlocução entre a Computação e a Educação, o profissional docente (licenciado) em Computação deve ser um educador capacitado para exercer o magistério nos mais diversos níveis de ensino, desde a Educação Básica à Técnica e Profissional. Para isso, sua formação acadêmica deve desenvolver competências pedagógicas, além da formação técnica e científica dialeticamente articuladas. Mas a formação deste profissional e sua identidade docente ficam comprometidas pela falta de experiência prática e pouca vivência em projetos multidisciplinares em sua formação. Logo, o objetivo geral desta pesquisa é investigar os saberes docentes e a construção da identidade profissional docente do professor de Computação nas práticas didáticas dos componentes e estágios supervisionados curriculares no curso de licenciatura em Computação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tendo como problema de pesquisa: Quais são as possíveis contribuições dos saberes docentes para a construção da identidade profissional docente do professor de Computação nas práticas pedagógicas dos componentes e estágios supervisionados curriculares?.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Luiz Fernando de Paiva - Integrante / Anna Friedericka Schwarzelmüller - Coordenador / Pietro Matheus Bompet Fontoura Alves - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Bahia - Bolsa.
2018 - Atual
A Formação da Identidade Docente, as Desistências e os Desafios de Permanência dos Estudantes no curso de Licenciatura em Computação da UFBA
Descrição: O Curso de Licenciatura em Computação foi implantado na UFBA a partir de 2010, com o oferecimento de 45 vagas anuais, no turno noturno. O seu projeto pedagógico procurou responder às necessidades de formação e qualificação profissional de professores para atuarem no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, atendendo às exigências das atuais transformações científicas e tecnológicas, como também às recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica em Nível Superior. Os cursos de Licenciatura em Computação são essencialmente voltados à formação de educadores para os ambientes escolar e corporativo. Mas existem dificuldades na compreensão do perfil dos egressos desses cursos e esse entendimento ainda não está claro para o cidadão comum, nem para a população ansiosa por vagas na universidade. De acordo com CASTRO e VILARIM (2013) os desafios da Licenciatura em Computação no Brasil não são poucos, o que envolve desde questões de identidade do curso e adequação pedagógica até aspectos mercadológicos e reconhecimento de suas potencialidades. O objetivo geral dessa pesquisa é de analisar o ingresso, as desistências e os desafios de permanência dos estudantes no curso de Licenciatura em Computação da UFBA, para busca-se responder 03 perguntas básicas: - Por que os estudantes escolhem o curso de Licenciatura em Computação" - Quais são os principais motivos de desistência desses estudantes" - Quais são os desafios para permanência dos estudantes no curso de Licenciatura de Computação na UFBA? Esse trabalho usará duas técnicas em duas etapas: survey e entrevistas, decorrente da natureza do objeto de investigação, essencialmente descritivo-analítico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Luiz Fernando de Paiva - Integrante / Anna Friedericka Schwarzelmüller - Coordenador / Pietro Matheus Bompet Fontoura Alves - Integrante / Raul da Silva Cruz - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Bahia - Bolsa.
2018 - Atual
Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para formação cidadã
Descrição: Este projeto parte da observação de pesquisadores, professores e ativistas acerca do aumento da intolerância, o discurso de ódio e a violência no mundo contemporâneo. A conexão global de distintos contextos culturais, ao invés de propiciar o convívio respeitoso da diversidade, tem se convertido em espaço propício para a difusão do fascismo e outras formas de violência para as quais crianças, jovens e adultos se sentem despreparados. Também parte de um incômodo, de uma expectativa não realizada da potencialidade de empoderamento de cidadãos a partir de um contexto de imersão tecnológica dada por novas formas não hierárquicas e bidirecionais de comunicação. Não mais condicionados por restrições técnicas, o acesso à informação e ao conhecimento, assim como a habilidade dos indivíduos lidarem criticamente com ele, ainda está subjugada a outras formas de expressão do poder que reproduzem estratégias contemporâneas de colonialismo, ao dificultar a superação do papel de consumidores para o de cidadãos na cultura digital. Assim, chegamos ao âmago da nossa preocupação: a formação dos sujeitos. Na atual conjuntura, que afeta a todos mas especialmente populações vulneráveis, a educação desempenha um importante papel, pois é um espaço estratégico para a educação cidadã em bases democráticas e inclusivas. Em especial a escola, que, se por um lado é um espaço profundamente controlado, é, simultaneamente, o lugar complexo e multifacetado de onde pode emergir uma prática transformadora capaz de propor uma educação como a base da cidadania na cultura digital, imprescindível para a solução de problemas históricos da nossa sociedade. O objetivo final está na criação de metodologias transformadoras para a formação cidadã que estabeleçam na escola um novo paradigma, centrado em uma educação para a autoria, colaboração e produção, a escola com jeito hacker de ser. Se desdobra em orientações para o ensino e para a formação de professores, mas também em recomendações para políticas públicas originais, que dêem conta deste desafio nacional de combate às desigualdades produzidas e reproduzidas, principalmente no sistema educacional. Nosso projeto incorpora um forte componente na vertente difusão acadêmica, aproximando-se dos tradicionais meios associados à grande mídia, mas, especialmente, trazendo para o cotidiano das escolas e do projeto uma perspectiva midiativista, com intensivo uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, com forte produção de informações e conhecimentos, em diversos suportes, promovendo uma vital aproximação com a sociedade. Não menos importante, nessa vertente, também propõe o desenvolvimento de uma plataforma colaborativa de comunicação e colaboração, com vistas a se tornar um lugar aberto de autogestão do projeto e das ações a eles associadas. Essa proposta de pesquisa pretende ser, de fato, a experimentação de um paradigma alternativo de educação aberta e conectada com o mundo a partir da inclusão crítica e criativa dos sujeitos na cultura digital. Nossa hipótese é de que a perspectiva hacker pode vir a se constituir um ecossistema favorável à formação de cidadãos para os direitos humanos na cultura digital, e que pode e deve ser incorporada às práticas pedagógicas nos contextos educativos formais e não formais, assim como estar contemplada na futura discussão da política pública brasileira em educação.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Os desafios da permanência de estudantes no curso de graduação em Licenciatura em Computação da UFBA
Descrição: O Curso de Licenciatura em Computação foi implantado na UFBA a partir de 2010, com o oferecimento de 45 vagas anuais, no turno noturno. O seu projeto pedagógico procurou responder às necessidades de formação e qualificação profissional de professores para atuarem no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, atendendo às exigências das atuais transformações científicas e tecnológicas, como também às recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica em Nível Superior. O plano de trabalhado intitulado: "Identificando os desafios para a permanência no curso", propõe analisar os desafios de permanência dos estudantes no curso de Licenciatura em Computação da UFBA..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Luiz Fernando de Paiva - Integrante / Anna Friedericka Schwarzelmüller - Coordenador / Pietro Matheus Bompet Fontoura Alves - Integrante.
Número de produções C, T & A: 5
2015 - 2017
Computação e Interdisciplinaridade: diálogos intersemióticos e dialéticos entre Computação, Educação e Arte
Descrição: Os estudos de Computação & Interdisciplinaridade, acredita-se que o uso de elementos das Artes pode suavizar e incentivar a aprendizagem de conceitos computacionais. Desse modo, esta pesquisa tem como principal objetivo investigar as possibilidades de interconexão linguística e dialética entre a Computação, a Educação e as Artes, com ênfase na Dança e na Música, de modo a favorecer a introdução e a compreensão de conceitos computacionais por estudantes e professores da educação básica e da educação superior. Nesse sentido, pretende-se promover estudos, em movimento dialético com a prática extensionista e com o ensino de graduação e de pós-graduação, que respondam algumas questões, como: (i) compreender como uma abordagem dialética pode contribuir aos estudos interdisciplinares da Ciência da Computação; (ii) quais seriam os métodos intersemióticos para aproximação das linguagens computacionais e artística no contexto da aprendizagem escolar e acadêmica dos conceitos curriculares e de Computação; (iii) quais seriam as interconexões sígnicas nos estudos interdisciplinares da Ciência da Computação com a Educação e com as Artes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Observatório Latino Americano de Pesquisa em Secretariado Executivo - OLASEC
Descrição: É um grupo multidisciplinar de pesquisa, análise documental e da formação para o desenvolvimento da área secretarial no Brasil e na América Latina. Os trabalhos deste grupo de estudos e pesquisa multidisciplinar visam fortalecer a profissão de Secretariado Executivo fomentando o diálogo interinstitucional dentro e fora do país, e construindo conhecimentos sobre: (a) os processos de formação do profissional de secretariado executivo no âmbito do ensino superior de graduação e pós-graduação; e (b) os processos de atuação desse profissional no âmbito das organizações públicas, privadas e do terceiro setor..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luiz Fernando de Paiva - Integrante / Alberto Santos Arruda - Integrante / Chussy Karlla Souza Antunes - Coordenador / Elaine Freitas de Sousa - Integrante / Francisca Janete da Silva Adelino - Integrante / Maika Bueque Zampier - Integrante / Maria Luzitana Conceição dos Santos - Integrante.
2011 - 2014
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
Descrição: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID é uma ação conjunta do Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Superior - SESu, da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, com vistas a fomentar a iniciação à docência de estudantes das instituições federais de educação superior e preparar a formação de docentes em nível superior, em cursos de licenciatura presencial plena, para atuar na educação básica pública. O Pibid responde ao compromisso da CAPES de investir na valorização do magistério e na melhoria da qualidade da educação básica brasileira. Os objetivos principais do Pibid são: incentivar os jovens a reconhecerem a relevância social da carreira docente; promover a articulação teoria-prática e a integração entre escolas e instituições formadoras; e contribuir para elevar a qualidade dos cursos de formação de educadores e o desempenho das escolas nas avaliações nacionais e, consequentemente, seu IDEB. O Pibid será acompanhado e avaliado anualmente pela CAPES..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (24) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luiz Fernando de Paiva - Integrante / Pasqueline Dantas Scaico - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2015 - 2017
Programa Onda Digital
Descrição: O Programa Onda Digital atua de forma colaborativa, incentivando a interdisciplinaridade com o envolvimento de profissionais de computação, professores, funcionários e estudantes da UFBA de diferentes unidades de ensino da universidade atuando como estudantes-educadores. Para os estudantes da UFBA, espera-se proporcionar uma formação profissional integral, atentando para seu papel social e permeando diversas áreas do conhecimento como computação, educação, comunicação, entre outras. Além de promover ações educativas complementares, focando os aspectos pedagógicos e sociais, a participação no Programa Onda Digital estimula o aprimoramento técnico desse profissional, com uso e desenvolvimento de software livre. As ações do Programa têm propiciado o desenvolvimento não somente de trabalhos de extensão, mas também de iniciação científica e de conclusão de curso em Computação e Educação, bem como nas áreas de Inclusão Digital e Informática na Educação. A integração de estudantes universitários com os jovens de comunidades em vulnerabilidade socioeconômica (alguns destes com bolsa de Iniciação Científica Júnior), para a execução dos projetos, permite a Universidade desenvolver seu papel de extensão quebrando a frieza das teorias, assim, edificando novos paradigmas na educação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2017
Programa de ações pedagógicas para formação de professores de Computação
Descrição: Este programa visa apoiar e discutir a cultura digital na Escola Pública e o papel do novo profissional da educação na escola: O licenciado em Computação; por meio do uso da Computação sob a perspectiva de um recurso de apoio à construção de um conhecimento tecnológico e interdisciplinar, com uso adequado às necessidades didáticas e pedagógicas dos professores e estudantes. O principal objetivo é desenvolver ações educativas voltadas à inserção escolar do licenciando em computação como elemento mediatizador de ações pedagógicas interdisciplinares com uso de tecnologias digitais e do pensamento computacional, com e sem uso de computadores. As ações do programa pretendem contribuir à formação de professores e estudantes para a efetiva apropriação da "cultura digital" nas escolas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2017
Computação Desplugada Interdisciplinar
Descrição: Desenvolvimento de ações pedagógicas interdisciplinares baseadas no paradigma de Computação Desplugada, com apresentação de aspectos do raciocínio computacional a estudantes de uma escola pública de educação básica do município de Salvador/BA. As ações deste projeto ocorrerão na interação com conteúdos disciplinares de Química, Matemática, Redação, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Educação Física. Tem-se sobretudo o objetivo é desenvolver ações educativas voltadas à inserção escolar do licenciando em computação como elemento mediatizador de ações pedagógicas interdisciplinares com uso de tecnologias digitais e do pensamento computacional, sem uso de computadores, cuja infraestrutura tecnológica não será necessária. As ações do programa pretendem contribuir à formação de professores e estudantes para a efetiva apropriação da "cultura digital" nas escolas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2015
Projeto Aluno Integrado
Descrição: O Aluno Integrado é parte do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado), que envolve a distribuição de laboratórios, a capacitação de professores para o uso das TICs nas escolas e oferta de conteúdos educacionais. Com o programa, os alunos se tornam parceiros do professor e da escola, auxiliando tanto nas aulas, como no cuidado com os equipamentos dos laboratórios..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Luiz Fernando de Paiva - Integrante / Mariano Castro Neto - Coordenador / João Wandemberg Gonçalves Maciel - Integrante / Maria do Socorro Trindade de Souto Macedo Gusmão - Integrante / Gilmar José da Silva - Integrante / Rafael Marrocos Magalhães - Integrante / Erivan Lopes Tomé Júnior - Integrante / Felipe Oliveira Miranda Cunha - Integrante / José Ilton Bruno Eneas - Integrante / Marcus Willians Aquino de Carvalho - Integrante / Renata Viegas de Figueiredo - Integrante / Thereza Patrícia Pereira Padilha - Integrante / Vanessa Farias Dantas - Integrante / Yusca Paola Costa Aguiar - Integrante.
2013 - 2013
Projeto Tablet Educacional
Descrição: O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) contempla entre suas metas a disseminação do uso pedagógico da tecnologia digital. As ações previstas inserem-se no contexto político-pedagógico de qualificação da educação, construção das competências amplas da cidadania e do desenvolvimento humano. Uma das metas do PDE é a instalação de computadores em todas as escolas públicas, aliada à formação de recursos humanos envolvidos com a educação pública brasileira, bem como prover conexão à internet banda larga para todas as escolas públicas do país, com velocidade igual ou superior a 1 megabyte por segundo, de forma gratuita até o ano de 2025. Nessa direção da inserção de tecnologias nas escolas públicas pelo MEC, o esforço atual é acrescido do desafio de disseminar e promover o uso pedagógico do Tablet Educacional, como uma ação do PROINFO integrado no ensino médio das escolas do Estado da Paraíba, com inciativas e bases de gestão e de formação estruturadas nos Núcleos estaduais de Tecnologia Educacional..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Educação em Computação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Informática na Educação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Interação Humano-Computador.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Melhor artigo científico do Workhop de Informática na Educação (WIE' 2012), Sociedade Brasileira de Computação.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MATOS, E.2015MATOS, E. ; PAIVA, L. F. . Introdução à Pesquisa Qualitativa em Ciência da Computação. Tendências e Técnicas em Sistemas Computacionais, v. 1, p. 114-129, 2015.

2.
PAIVA, L. F.2013 PAIVA, L. F.; SCAICO, P. D. ; LIMA, A. A. ; AZEVEDO, S. ; SILVA, J. B. B. ; Raposo, E. H. S. ; Alencar Y. ; MENDES, J. P. ; SCAICO, A. . Ensino de Programação no Ensino Médio: Uma Abordagem Orientada ao Design com a linguagem Scratch. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 21, p. 92-103, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
MATOS, E. ; PAIVA, L. F. ; Corlett, E. F. . Novas atividades de computação desplugada para promoção de integração curricular na escola. In: André Luís Alice Raabe; Alex Sandro Gomes; Ig Ibert Bittencourt; Taciana Pontual (orgs.). (Org.). Educação criativa: multiplicando experiências para a aprendizagem. 1ed.Recife: Pipa Comunicação, 2016, v. 4, p. 203-250.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PAIVA, L. F.; ALVES, P. M. B. F. ; Corlett, E. F. . Vamos Hackear o Pensamento Computacional!?. In: XIX Encontro Internacional Virtual Educa, 2018, Salvador. XI Fórum de Educadores para a Era Digital, 2018.

2.
PAIVA, L. F.; ALVES, P. M. B. F. ; Corlett, E. F. ; MATOS, E. ; SCHWARZELMULLER, A. F. . A formação, o trabalho e a identidade profissional do Professor de Computação: um mapeamento sobre a Licenciatura em Computação. In: III Workshop da Licenciatura em Computação, 2017, Recife. Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017.

3.
PAIVA, LUIZ FERNANDO DE; FERREIRA, ANA CAROLINA ; CORLETT, EMILAYNE FEITOSA . A utilização do WhatsApp como ferramenta de comunicação didático-pedagógica no ensino superior. In: Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlandia. org.crossref.xschema._1.Title@779ec674, 2016. p. 751.

4.
PAIVA, LUIZ FERNANDO DE; FERREIRA, ANA CAROLINA ; ROCHA, CAIO ; BARRETO, JANDIACI ; MELHOR, ANDRÉ ; LOPES, RANDERSON ; MATOS, ECIVALDO . Uma Experiência Piloto de Integração Curricular do Raciocínio Computacional na Educação Básica. In: I Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação, 2015, Maceió. org.crossref.xschema._1.Title@9624410, 2015. v. 1. p. 1300.

5.
FERREIRA, ANA CAROLINA ; MELHOR, ANDRÉ ; BARRETO, JANDIACI ; PAIVA, LUIZ FERNANDO DE ; MATOS, ECIVALDO . Experiência Prática Interdisciplinar do Raciocínio Computacional em Atividades de Computação Desplugada na Educação Básica. In: XXI Workshop de Informática na Escola, 2015, Maceió. org.crossref.xschema._1.Title@4f8d0781. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015. v. 21. p. 256-265.

6.
ARAUJO, A. L. S. O. ; SCAICO, P. D. ; PAIVA, L. F. ; RABELO, H. M. ; SANTOS, L. L. ; PESSOA, F. I. R. ; TARGINO, J. M. ; COSTA, L. S. . Aplicação da Taxonomia de Bloom no ensino de programação com Scratch. In: II Congresso Brasileiro de Informática na Educação - XXIV Workshop de Informática na Escola (WEI), 2013, Campinas-São Paulo. Anais do II Congresso Brasileiro de Informática na Educação - XXIV Workshop de Informática na Escola (WEI), 2013. v. 2.

7.
SCAICO, P. D. ; LIMA, A. A. ; SILVA, J. B. B. ; AZEVEDO, S. ; PAIVA, L. F. ; Raposo, E. H. S. ; Alencar Y. ; MENDES, J. P. . Programação no Ensino Médio: Uma Abordagem de Ensino Orientado ao Design com Scratch. In: 18º Workshop de Informática na Escola (WIE) - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2012, Rio de Janeiro. Anais do 18º Workshop de Informática na Escola (WIE 2012) - (artigo aceito para publicação), 2012.

8.
SCAICO, P. D. ; Corlett, E. F. ; PAIVA, L. F. ; Raposo, E. H. S. ; Alencar Y. . Relato da Utilização de uma Metodologia de Trabalho para o Ensino de Ciência da Computação no Ensino Médio. In: 18º Workshop de Informática na Escola (WIE 2012) - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2012, Rio de Janeiro. Anais do 18º Workshop de Informática na Escola (WIE 2012), 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PAIVA, L. F.; PESSOA, F. I. R. ; RABELO, H. M. ; TARGINO, J. M. ; COSTA, L. S. ; SANTOS, L. L. ; OLIVEIRA, W. K. F. ; SOUZA, F. V. C. ; ARAUJO, A. L. S. O. . O ensino de programação no ensino médio e seus impactos na formação do licenciando em computação: um relato de experiência. In: Encontro de Iniciação a Docência, 2013, João Pessoa - Paraíba. Anais do Encontro de Iniciação a Docência. João Pessoa: EDITORA DA UFPB, 2013. v. 3.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PAIVA, L. F.; ALVES, P. M. B. F. ; SCHWARZELMULLER, A. F. . A Formação da Identidade Docente do Professor de Computação.. In: III Fórum Interdisciplinar sobre Formação Docente com Tecnologias: A importância do Raciocínio Computacional na Escola, 2017, Salvador. III Fórum Interdisciplinar sobre Formação Docente com Tecnologias: A importância do Raciocínio Computacional na Escola, 2017.

2.
PAIVA, L. F.; TARGINO, J. M. . Computação Criativa para os Alunos do Ensino Médio Utilizando a Linguagem de Programação Scratch. In: Encontro Nacional das Licenciaturas - ENALIC, 2013, Uberaba - Minas Gerais. Anais do Encontro Nacional das Licenciaturas, 2013. v. 4. p. 1-1.

Apresentações de Trabalho
1.
PAIVA, L. F.; ALVES, P. M. B. F. ; Corlett, E. F. ; MATOS, E. ; SCHWARZELMULLER, A. F. . A formação, o trabalho e a identidade profissional do Professor de Computação: um mapeamento sobre a Licenciatura em Computação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MATOS, E. ; PAIVA, L. F. . A importância da Interação Humano-Computador para a Licenciatura em Computação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PAIVA, L. F.. Avaliação de trabalhos enviados para apresentação no III Workshop da Licenciatura em Computação (WLIC) do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). 2017.


Demais tipos de produção técnica
1.
PAIVA, L. F.; ALVES, P. M. B. F. ; SILVA, J. J. D. ; SCHWARZELMULLER, A. F. . Ensinando Computação com Sala de Aula nas Nuvens e Metodologias Ativas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MATOS, E. ; PAIVA, L. F. . Introdução à Pesquisa Qualitativa em Ciência da Computação: aspectos teóricos e práticos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PAIVA, L. F.. Ferramentas do Google e Armazenamento em Nuvem. 2013. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
OLIVEIRA, L. S.; MENEZES, K. M.; PAIVA, L. F.. Participação em banca de Liliane Gomes de Cerqueira de Souza. O PROGRAMA "EDUCA CHICO": Sua relação com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, no município de São Francisco do Conde - BA. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Federal da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA, F. V. C.; PAIVA, L. F.; PADILHA, T. P. P.; QUEIROZ, J. A.. Participação em banca de Karine da Silva Rosário Sales.Aprendizagem com uso de elementos de jogos: Saberes inerentes a formação continuada de professores da educação básica. 2018.

2.
SOUZA, F. V. C.; PAIVA, L. F.; ARAUJO, A. L. S. O.; FALCAO, L. C. T.. Participação em banca de Liviany Reis Rodrigues.O Ensino de Computação no Ensino Médio integrado à Educação Profissional: aliando App Inventor e BYOD. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
SCHWARZELMULLER, A. F.; MATOS, E.; PAIVA, L. F.. Participação em banca de Marconi Edson Mascena Pires Filho.Um editor online para mapas conceituais. 2015.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CORDEIRO, S. F. N.; SOUZA, J. S.; PAIVA, L. F.. Participação em Seleção para Bolsa Projetos PIBIC atendendo ao Edital PROPCI/UFBA. 2018. Universidade Federal da Bahia.

2.
CORDEIRO, S. F. N.; SOUZA, J. S.; PAIVA, L. F.. Participação em Seleção para Bolsa Projetos Permanecer atendendo ao Edital PROAE/UFBA. 2018. Universidade Federal da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Campus Party Bahia. 2018. (Congresso).

2.
Campus Party Bahia. 2018. (Congresso).

3.
IV Sarau Infatil Toda Criança é um Poema.Rede de Ordenação - Computação. 2018. (Oficina).

4.
XIX Encontro Internacional Virtual Educa.Vamos Hackear o Pensamento Computacional!?. 2018. (Encontro).

5.
III Fórum Interdisciplinar sobre Formação Docente com Tecnologias: A importância do Raciocínio Computacional na Escola.A Formação da Identidade Docente do Professor de Computação. 2017. (Outra).

6.
VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação. A formação, o trabalho e a identidade profissional do Professor de Computação: um mapeamento sobre a Licenciatura em Computação. 2017. (Congresso).

7.
ERI-MT - VI Escola Regional de Informática de Mato Grosso.Introdução à Pesquisa Qualitativa em Ciência da Computação: aspectos teóricos e práticos. 2015. (Encontro).

8.
IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação e X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem. Experiência Prática Interdisciplinar do Raciocínio Computacional em Atividades de Computação Desplugada na Educação Básica. 2015. (Congresso).

9.
I Workshop de Pesquisa e Extensão Onda Digital: Liberdade, Criatividade e Diversidade.. 2015. (Outra).

10.
XIV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais.A importância da Interação Humano-Computador para a Licenciatura em Computação. 2015. (Simpósio).

11.
Seminário de Encerramento do PIBID. 2014. (Seminário).

12.
TECHDAY 2.0. 2014. (Outra).

13.
Encontro de Iniciação a Docência.O ensino de programação no ensino médio e seus impactos na formação do licenciando em computação: um relato de experiência. 2013. (Encontro).

14.
Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo.O Ensino de Informática nos Cursos de Secretariado Executivo. 2013. (Encontro).

15.
Encontro Nacional das Licenciaturas.Computação Criativa para os Alunos do Ensino Médio Utilizando a Linguagem de Programação Scratch. 2013. (Encontro).

16.
Campus Party Recife. 2012. (Congresso).

17.
XXXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2011. (Congresso).

18.
Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2010. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PAIVA, L. F.. XXIII Workshop de Informática na Escola do VI CBIE (Congresso Brasileiro de Informática na Educação). 2017. (Congresso).

2.
PAIVA, L. F.. XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação do VI CBIE (Congresso Brasileiro de Informática na Educação). 2017. (Congresso).

3.
PAIVA, L. F.. XIV Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2015) e o XII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC 2015). 2015. (Congresso).

4.
PAIVA, L. F.. Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo - ENASEC. 2013. (Congresso).

5.
PAIVA, L. F.. Chip on The Cliffs. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Raul da Silva Cruz. Os desafios para permanência dos estudantes no curso de Licenciatura em Computação da UFBA. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Computação) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Karine da Silva Rosário Sales. Aprendizagem com uso de elementos de jogos: Saberes inerentes a formação continuada de professores da educação básica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Computação e Informática) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Luiz Fernando de Paiva.

2.
Liviany Reis Rodrigues. O Ensino de Computação no Ensino Médio integrado à Educação Profissional: aliando App Inventor e BYOD. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Luiz Fernando de Paiva.

Iniciação científica
1.
Leonardo Ribeiro de Azevedo. Análise dos impactos da interdisciplinaridade na aprendizagem de computação na escola. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Computação) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Bahia. Orientador: Luiz Fernando de Paiva.

2.
Pietro Matheus Bompet Fontoura Alves. Identificando os Desafios para a Permanência no Curso em Licenciatura em Computação da UFBA. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Computação) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Bahia. Orientador: Luiz Fernando de Paiva.



Outras informações relevantes


Aprovado em 1º Lugar no Concurso Público Simplificado para Professor Substituto Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática da Universidade Federal da Bahia (UFBA) 2015.



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