Jéssyca Fernandes de Oliveira Couto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1925154945870017
  • Última atualização do currículo em 29/06/2016


Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Produtos Bioativos e Biociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé (2015). Bacharel em Farmácia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Realizou atividades de pesquisa no Laboratório de Produtos Naturais (LaProN) no Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia, Polo UFRJ/Macaé. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jéssyca Fernandes de Oliveira Couto
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, J. F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Campus Macaé.
Rua Aloísio da Silva Gomes, N 50
Granja dos Cavaleiros
27930560 - Macaé, RJ - Brasil
Telefone: (22) 27962563
URL da Homepage: www.ufrj.br/macae


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Produtos Bioativos e Biociências.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Estudo fitoquímico e da inibição da produção de mediadores pró-inflamatórios pela espécie vegetal Humiria balsamifera,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Ivana Correa Ramos Leal.
Coorientador: Michelle Frazão Muzitano.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: òxido nitrico; TNF; Humiria balsamifera; friedelina; quercetina; arabinosídeo de quercetina.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmacognosia.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
2008
Graduação em andamento em Farmácia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.





Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Edital FAPERJ/ BIOTA- Apoio ao Estudo da Biodiversidade do Estado do Rio de Janeiro
Descrição: Fitoquímica, atividade farmacológica e triagem de micro-organismos endofíticos associados à espécies vegetais da Restinga de Jurubatiba para reações biocatalíticas: Estudo para valorização de microbiotas e flora do Norte Fluminense do RJ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Edital APQ1- Avaliação da atividade de plantas da região Norte Fluminense frente a bactérias hospitalares: uma proposta para valorização da flora da Restinga de Jurubatiba
Descrição: O interesse estende-se a análise de substâncias naturais frente a cepas multirresistentes aos antimicrobianos comuns, as quais têm levado a um grande aumento da morbidade e mortandade em sistemas públicos de saúde. Nos últimos anos, a valorização da biodiversidade colocou o Brasil fortemente no cenário das investigações de produtos naturais. Entre as regiões de grande riqueza faunística e florística no Brasil, o norte do estado do Rio de janeiro apresenta características climáticas e ambientais que favorecem o estabelecimento de biotas continentais variadas, integrando diversos ecossistemas como o da Restinga de Jurubatiba.A consolidação do presente projeto pode, portanto, representar uma importante estratégia para valorização desta biodiversidade, além do aprimoramento da formação acadêmica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Jéssyca Fernandes de Oliveira Couto - Integrante / Ivana Correa Ramos Leal - Coordenador / Rodrigo Octávio - Integrante / Michelle Frazão Muzitano - Integrante / Denise Oliveira Guimarães - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2010 - Atual
Edital APOIO às Instituições de Ensino e Pesquisa Sediadas no Estado do RJ.
Descrição: O Campus Macaé da UFRJ foi criado dentro do Programa de Interiorização da Universidade, no contexto do REUNI-MEC. O Curso de Farmácia iniciou em Macaé no primeiro semestre de 2008 comportando pesquisadores nas áreas de farmacognosia e produtos naturais, farmacotécnica e tecnologia farmacêutica, análises farmacêuticas e controle de qualidade, biotecnologia farmacêutica, farmacologia, dentre outras, implantando laboratórios e linhas de pesquisa em caráter interdisciplinar no Campus. Dessa parceria já surgiu o programa de Pós-Graduação em Produtos Bioativos e Biociências (área da Farmácia) aprovado pelo CONSUNI e submetido a CAPES. Na presente proposta, o objetivo do grupo é investir no estudo de novas metodologias analíticas, na padronização e controle de qualidade de extratos vegetais já identificados como úteis no tratamento de doenças de grande importância na saúde pública. Estudar as espécies vegetais da restinga macaense com o objetivo de desenvolver novos medicamentos fitoterápicos ou fitofármacos. E desenvolver a partir dos extratos e substâncias ativas formulações e nanoformulações. No âmbito dessa proposta pretende-se adquirir e instalar um cromatógrafo líquido de alta eficiência acoplado a um detector de feixe de diodos que será essencial para a execução das atividades propostas como no estudo do perfil químico das espécies da reserva, controle de qualidade de extratos, estudo do metabolismo de fármacos, tecnologia de formulações e nano-formulações, dentre outras. A execução desse projeto além da geração de conhecimento científico e tecnológico será essencial para a consolidação das linhas de pesquisa na área das ciências farmacêuticas no Campus UFRJ Macaé e do novo programa de pós-graduação. Vale ressaltar, que a equipe é composta por jovens pesquisadores, que trabalham de forma integrada e têm produção científica/tecnológica de qualidade e regular divulgada em veículos qualificados e têm contribuído para formação de recursos humanos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Edital FAPERJ / PENSA RIO
Descrição: Os produtos naturais possuem um papel importante na descoberta de novos fármacos. Esta proposta visa à descoberta de novas substâncias, tanto de origem vegetal como marinha com potencial atividade biológica, que possam ser candidatas a novos fármacos. Serão estudados os efeitos de extratos, frações e substâncias purificadas em diferentes modelos relevantes para o tratamento de doenças de grande impacto na saúde pública, entre elas, obesidade, hipertensão, doenças inflamatórias e tuberculose. Nos últimos anos, a valorização da biodiversidade colocou o Brasil fortemente no cenário das investigações de produtos naturais. Entre as muitas regiões de grande riqueza faunística e florística no Brasil, a região norte do estado do Rio de janeiro apresenta características climáticas e ambientais que favorecem o estabelecimento de biotas continentais e marinhas variadas, integrando diversos ecossistemas como restingas, lagoas costeiras, florestas, entre outros. No entanto, os recursos naturais existentes na região estão ameaçados tanto pelo impacto antrópico direto e/ou indireto decorrente das atividades econômicas, como pela falta de investimento em recursos materiais e humanos para sua conservação. Além disso, o crescimento econômico promovido pelo setor petrolífero na região não foi acompanhado por igual desenvolvimento científico sobre a diversidade natural ali encontrada. O desenvolvimento deste projeto contribuirá para a consolidação do núcleo interdisciplinar em produtos naturais do Campus UFRJ-Macaé. Além destas perspectivas, é pertinente o fortalecimento da formação e qualificação de recurso humano, visando a implantação de forma sólida e consistente de um Programa de Pós-Graduação no Campus UFRJ-Macaé. Esta proposta resulta de um esforço multidisciplinar e multi-institucional coordenado por um pesquisador renomado da UFRJ experiente no estudo da biodiversidade, membro do Colegiado de Implantação do campus UFRJ-Macaé..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
Screening de extratos de espécies vegetais com atividade antibacteriana Um estudo multidisciplinar visando o aprimoramento do estágio supervisionado em iniciação científica na UFRJ-Macaé.
Descrição: Para a implementação da disciplina obrigatória de Estágio Supervisionado em Pesquisa e Desenvolvimento Científico em Ciências Farmacêuticas, do 4 período do curso de farmácia, é imprescindível que os alunos tenham a oportunidade de desenvolver atividades práticas de pesquisa em laboratórios. Considerando o caráter multidisciplinar do curso, a implantação de linhas de pesquisa que contemplem conteúdos de química e microbiologia aplicada pode representar uma importante estratégia para o aprimoramento da formação acadêmica destes alunos. Esta aplicação propiciará aos alunos desenvolvendo atividades de estágio em iniciação científica, uma nova oportunidade de atuação também enquanto pesquisadores. A presente proposta visa a busca por novos agentes antimicrobianos, utilizando a natureza como principal recurso, assunto este que vem ressurgindo em toda a comunidade científica. Dessa forma, o presente estudo propõe um estudo fitoquímico biomonitorado dos extratos de espécies vegetais do gênero Monstera spp. visando o rastreamento dos constituintes químicos com atividade frente a bactérias de importância clínica. O interesse estende-se a análise de substâncias naturais frente a cepas bacterianas que se apresentam multirresistentes aos antimicrobianos comuns, os quais são usados indiscriminadamente, levando a um grande aumento da morbidade e da mortandade em sistemas públicos de saúde. Aliados a este fato, não existem trabalhos relacionados à identificação dos constituintes químicos extraídos das partes aéreas de certas espécies deste gênero, despertando o interesse pelo presente estudo. Folhas previamente secas e pulverizadas da espécie vegetal destas espécies serão submetidas a um processo de maceração a frio em etanol e posterior partição com solventes de polaridade crescente. Os extratos obtidos serão posteriormente testados quanto a atividade antibacteriana pelo método de diluição em ágar em diferentes concentrações, a saber: 62,5, 125, 250 e 500μg/mL para determin..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Jéssyca Fernandes de Oliveira Couto - Integrante / Ivana Correa Ramos Leal - Coordenador / Ricardo Machado Kuster - Integrante / Katia Regina Netto dos Santos - Integrante / Ivaldo Itabaiana Júnior - Integrante / Mônica Vanessa Matos Medeiros - Integrante / Rafaella velloso - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmacognosia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Melhor pôster na III Jornada de Pós-graduação da área de farmácia, UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, J. F.; ARAUJO, M. H. ; KONNO, T. U. P. ; SOUZA, R. O. M. A. ; GUIMARAES, D. O. ; MUZITANO, Michelle Frazão ; LEAL, I. C. R. . Study of anti-inflammatory activity of extracts of plant species Humiria balsamifera. In: 4 Brazilian Conference on Natural Products / XXX Annual Meeting on Micromolecular Evolution, Systematics and Ecology (RESEM), 2013, Natal. Brazilian Conference on Natural Products / XXX RESEM, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, J. F.; ARAUJO, M. H. ; KONNO, T. U. P. ; SOUZA, R. O. M. A. ; GUIMARAES, D. O. ; MUZITANO, Michelle Frazão ; LEAL, I. C. R. . Estudo da atividade anti-inflamatória de extratos da espécie vegetal Humiria balsamifera. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
OLIVEIRA, J. F.; DUTRA, A. R. ; KONNO, T. U. P. ; GUIMARAES, D. O. ; SOUZA, R. O. M. A. ; MUZITANO, Michelle Frazão ; LEAL, I. C. R. . Fração triterpênica de Humiria balsamifera ?HUMIRIACEAE? com atividade antibacteriana frente à patógenos hospitalares.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
OLIVEIRA, J. F.; PEREIRA, R. V. ; WESTERMANN, T. V. ; LEAL, I. C. R. ; SOUZA, R. O. M. A. ; MUZITANO, Michelle Frazão . Estudo da atividade antibacteriana da espécie Humiria balsamifera coletada na restinga de Jurubatiba: isolamento e identificação das substâncias com atividade antibacteriana.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
PEREIRA, R. V. ; OLIVEIRA, J. F. ; WESTERMANN, T. V. ; LEAL, I. C. R. ; ZANETTI, G. D. . Screening da atividade antibacteriana de extratos da espécie Ocotea notata coletada na Restinga de Jurubatiba frente à bactérias de importância médica.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
OLIVEIRA, J. F.; PEREIRA, R. V. ; MEDEIROS, M. V. M. ; LEAL, I. C. R. . Screening de extratos de espécies vegetais com atividade antibacteriana Um estudo multidisciplinar visando o aprimoramento do Estágio Supervisionado em Iniciação Científica na UFRJ-Macaé.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
OLIVEIRA, J. F.; PEREIRA, R. V. ; MEDEIROS, M. V. M. ; ITABAIANA JUNIOR, I. ; SOUZA, R. O. M. A. ; LEAL, I. C. R. . Screening de extratos de espécies vegetais do Gênero Monstera spp. com atividade antibacteriana.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Jornada Integrada de Pós-graduação da Área de Farmacia da UFRJ.Estudo da atividade anti-inflamatória de extratos da espécie vegetal Humiria balsamifera. 2014. (Outra).

2.
IV Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ-MACAÉ. 4° Semana de Integração Acadêmica da UFRJ-MACAÉ. 2012..Fração triterpênica de Humiria balsamifera ?HUMIRIACEAE? com atividade antibacteriana frente à patógenos hospitalares.. 2012. (Outra).

3.
3° Encontro de Integração Científica de Macaé.. 2011. (Encontro).

4.
III Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ-Macaé. 3° Semana de Integração Acadêmica da UFRJ/MACAÉ..Estudo da atividade antibacteriana da espécie Humiria balsamifera coletada na restinga de Jurubatiba: isolamento e identificação das substâncias com atividade antibacteriana.. 2011. (Outra).

5.
II Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ/Macaé. 2° Semana de Integração Científica de Macaé..Screening de extratos de espécies vegetais do gênero Monstera spp. com atividade antibacteriana. 2010. (Outra).

6.
II Mostra de Trabalhos Acadêmicos da FUNEMAC.Screening de extratos de espécies vegetais com atividade antibacteriana Um estudo multidisciplinar visando o aprimoramento do Estágio Supervisionado em Iniciação Científica na UFRJ-Macaé. 2010. (Seminário).

7.
Verão com Ciência. 2010. (Outra).

8.
11º Campanha Nacional pelo Uso Correto de Medicamentos.11º Campanha Nacional pelo Uso Correto de Medicamentos. 2009. (Outra).

9.
1º Semana de Integração Científica de Macaé. III Fórum Científico da Bacia de Campos.. 2009. (Outra).

10.
II Simpósio Interno de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Farmácia da UFRJ. 2009. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, J. F.. III Jornada Integrada de Pós-graduação da Área de farmácia da UFRJ. 2014. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/11/2018 às 14:52:10