Elaine Vasquez Ferreira de Araujo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7103791444399526
  • Última atualização do currículo em 06/09/2018


Doutoranda em Humanidades, Culturas e Artes pela Universidade do Grande Rio, com bolsa financiada pela CAPES. Possui Mestrado em Letras e Ciências Humanas pela Universidade do Grande Rio (2012), especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (2015), especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Iguaçu (2011), graduação em Letras (licenciatura em Português e Inglês) pela Universidade do Grande Rio (2004) e graduação em Tecnologia da Informação pela Universidade Iguaçu (2000). Tem experiência no ensino de Informática, Inglês e Linguística Aplicada. Já atuou como coordenadora em cursos de idiomas e em cursos de informática. Também tem experiência na área de Educação a Distância (EaD), ministrando cursos em Ambiente Virtual de Aprendizagem. É autora de artigos sobre tecnologia, educação, letramento, linguagem digital, gêneros textuais digitais e educação a distância. No momento, faz parte do Grupo de Pesquisa Linguística Aplicada, Tecnologias e Educação - LATED. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elaine Vasquez Ferreira de Araujo
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA, E. V.;ARAUJO, E. V. F.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Humanidades, Culturas e Artes.
Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
Título: Letramento Digital e Orientações Educacionais: Leitura e Escrita Digital no Ensino Médio,
Orientador: Márcio Luiz Corrêa Vilaça.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Linguagem Digital; Infoinclusão Social; Ensino Médio; Prática Docente; Baixada Fluminense.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2010 - 2012
Mestrado em Letras e Ciencias Humanas.
Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
Título: Letramento em Contexto Digital: Uma análise de Livros Didáticos do Ensino Médio,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Márcio Luiz Corrêa Vilaça.
Palavras-chave: Letramento Digital; Letramento; Internet; Escrita; Leitura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2013 - 2015
Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão em EAD. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Competência Tecnológica: um dos elementos primordiais para o sucesso da Tutoria na EAD.
Orientador: Victor Hugo Baptista Neves.
2009 - 2011
Especialização em Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior. (Carga Horária: 400h).
Universidade Iguaçu, UNIG, Brasil.
Título: Letramento: do Tradicional ao Digital.
Orientador: Ilda Maria Baldanza Nazareth Duarte.
2002 - 2004
Graduação em Letras - Português e Inglês.
Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
1998 - 2000
Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados.
Universidade Iguaçu, UNIG, Brasil.
1996 - 1997
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Flama, CF, Brasil.
1987 - 1995
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Carlos Gomes, CCG, Brasil.




Formação Complementar


2012
Extensão universitária em Leitura e Formação de Leitores. (Carga horária: 30h).
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
2012
Extensão universitária em Formação em EaD. (Carga horária: 30h).
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Ação Docente da Organização Escolar. (Carga horária: 30h).
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
2011 - 2011
Qualificação Profissional em Tutoria a Distância. (Carga horária: 30h).
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
2010 - 2011
Extensão universitária em F. Continuada em Tecnologias Educacionais na WEB. (Carga horária: 60h).
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
2010 - 2011
Extensão universitária em Redação de Textos Acadêmicos. (Carga horária: 60h).
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
2007 - 2007
Preparatório TKT (Teaching Knowledge Test). (Carga horária: 32h).
Cultura Inglesa, CI, Brasil.
2006 - 2006
Fonética e Fonologia da Língua Inglesa. (Carga horária: 16h).
Cultura Inglesa, CI, Brasil.
2006 - 2006
Conversação Nível Avançado. (Carga horária: 16h).
Cultura Inglesa, CI, Brasil.
2006 - 2006
Certificação FCE (First English Test). (Carga horária: 16h).
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
2000 - 2006
Língua Inglesa.
Cultura Inglesa, CI, Brasil.
2005 - 2005
Pedagodinâmica. (Carga horária: 8h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2003 - 2003
Certificação PET (Preliminary English Test). (Carga horária: 16h).
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
2002 - 2002
Produção de Textos. (Carga horária: 8h).
Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
2002 - 2002
Interdisciplinaridade. (Carga horária: 8h).
Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
2002 - 2002
Certificação KET (Key English Test). (Carga horária: 16h).
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.


Atuação Profissional



Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Bolsista Mestrado, Enquadramento Funcional: Tutoria, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora na Formação Continuada de Língua Portuguesa e Literatura oferecida para os professores do Estado do Rio de Janeiro, disciplina da Especialização em Ensino de Língua Portuguesa.


Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Profissional Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações
Atuação como professora na Disciplina de Linguística Aplicada do curso de Especialização Lato Sensu de Língua portuguesa (40h).


Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Profissional Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10
Outras informações
Atuação como professora na Disciplina de Linguística Aplicada do curso de Especialização Lato Sensu de Língua portuguesa (20h).


Curso Yes de Idiomas, YES, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês e Coordenadora, Carga horária: 30
Outras informações
Professora de Língua Inglesa na unidade Yes Duque de Caxias. Lecionei também nas unidades Yes Nilópolis e Yes Vilar dos Teles. Coordenei a unidade Yes Vila da Penha.


Microlins Formação Profissional, MFP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Professora e Coordenadora, Carga horária: 44
Outras informações
Professora de Informática, Inglês e Coordenadora Pedagógica.


SOS Computadores, SOS, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2003
Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Professora de Informática, Carga horária: 44
Outras informações
Disciplinas da área da Informática


Colégio Flama, CF, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Professora de Informática, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas da área da Informática para o Ensino Médio



Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2011
Aprovação para Concurso Público para Magistério Municipal de Belford Roxo, Prefeitura de Belford Roxo.
2008
Aprovação para o Magistério da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ARAUJO, E. V. F.2018ARAUJO, E. V. F.; VILACA, M. L. C. . Leitura Digital: desafios e perspectivas de Textos em Suportes On-Line. REVISTA PHILOLOGUS, v. 70, p. 133-151, 2018.

2.
ARAUJO, E. V. F.2016ARAUJO, E. V. F.; VILACA, M. L. C. . Fóruns de Discussão na Ead: Interação, Linguagem e Comunicação no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Revista Philologus, v. 22, p. 536-547, 2016.

3.
ARAUJO, E. V. F.2016ARAUJO, E. V. F.; VILACA, M. L. C. . Letramentos Múltiplos: Diversidade de Práticas Culturais e Sociais de Leitura e Escrita. Revista Philologus, v. 22, p. 614-624, 2016.

4.
ARAUJO, E. V. F.2016ARAUJO, E. V. F.; VILACA, M. L. C. . Competência Tecnológica na Ead: Uma Análise dos Conhecimentos e Habilidades necessárias ao Tutor. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. XX, p. 110-125, 2016.

5.
ARAUJO, E. V. F.2014ARAUJO, E. V. F.. Práticas de Leitura e Escrita na Internet: Uma análise das atividades do Livro Didático do Ensino Médio. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. 1519-8782, p. 139-150, 2014.

6.
ARAUJO, E. V. F.2014ARAUJO, E. V. F.. Desafios do Letramento: Uma análise das Atividades de Produção Textual no Ensino Médio. Revista Philologus, v. 20, p. 968-980, 2014.

7.
ARAUJO, E. V. F.2013 ARAUJO, E. V. F.. Uma análise dos Gêneros Digitais presentes nos Livros Didáticos do Ensino Médio. Revista Philologus, v. 55, p. 981-990, 2013.

8.
VILACA, M. L. C.2012VILACA, M. L. C. ; ARAUJO, E. V. F. . Questões de Comunicação na Era Digital: Tecnologia, Cibercultura e Linguagem. Revista e-scrita: revista do curso de etras da UNIABEU, v. 3, p. 58-72, 2012.

9.
ARAUJO, E. V. F.2011 ARAUJO, E. V. F.. Internet, Hipertexto e Gêneros Digitais: Novas Possibilidades de Interação. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. XV, p. 633-639, 2011.

10.
ARAUJO, E. V. F.2011 ARAUJO, E. V. F.. Letramento em Contexto Digital: Diferentes Práticas de Leitura e Escrita. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. XV, p. 640-646, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
VILACA, M. L. C. (Org.) ; ARAUJO, E. V. F. (Org.) . Cultura Digital, Educação, Linguagem e Tecnologia. 1. ed. Duque de Caxias: Unigranrio, 2017. v. 1. 316p .

2.
VILACA, M. L. C. (Org.) ; ARAUJO, E. V. F. (Org.) . Tecnologia, Sociedade e Educação na Era Digital. 1. ed. Duque de Caxias: Unigranrio, 2016. v. 1. 300p .

Capítulos de livros publicados
1.
ARAUJO, E. V. F.; VILACA, M. L. C. . Sociedade do Consumo, Mídias Digitais e Corpo na Era do Photoshop. In: Daniele Ribeiro Fortuna; Patrícia Jerônimo Sobrinho; Vanessa Nogueira Maia de Sousa. (Org.). Corpo e Interdisciplinaridade. 1ed.Rio de Janeiro: Autobiografia, 2018, v. 1, p. 29-51.

2.
ARAUJO, E. V. F.; VILACA, M. L. C. . Texto, Hipertexto e Hipermídia. In: Márcio Luiz Correa Vilaça; Elaine Vasquez Ferreira de Araújo. (Org.). Cultura Digital, Educação, Linguagem e Tecnologia. 1ed.Duque de Caxias: Unigranrio, 2017, v. 1, p. 50-83.

3.
ARAUJO, E. V. F.; VILACA, M. L. C. . Gêneros textuais digitais, suporte ou serviço?. In: Márcio Luiz Correa Vilaça; Elaine Vasquez Ferreira de Araujo. (Org.). Cultura Digital, Educação, Linguagem E Tecnologia. 1ed.Duque de Caxias: Unigranrio, 2017, v. 1, p. 84-120.

4.
VILACA, M. L. C. ; ARAUJO, E. V. F. . Educação na Cibercultura: Letramento Digital e Múltiplos Letramentos. In: Márcio Luiz Correa Vilaça; Elaine Vasquez Ferreira de Araujo. (Org.). Cultura Digital, Educação, Linguagem E Tecnologia. 1ed.Duque de Caxias: Unigranrio, 2017, v. 1, p. 121-144.

5.
ARAUJO, E. V. F.; VILACA, M. L. C. . Sociedade Conectada: Tecnologia, Cidadania e Infoinclusão. In: Márcio Luiz Corrêa Vilaça; Elaine Vasquez Ferreira de Araujo. (Org.). Tecnologia, sociedade e educação na era digital. 1ed.Duque de Caxias: Unigranrio, 2016, v. 1, p. 17-40.

6.
VILACA, M. L. C. ; ARAUJO, E. V. F. . Linguagem na era digital: reflexões sobre tecnologia, linguagem e comunicação. In: Márcio Luiz Corrêa Vilaça; Elaine Vasquez Ferreira de Araujo. (Org.). Tecnologia, sociedade e educação na era digital. 1ed.Duque de Caxias: Unigranrio, 2016, v. 1, p. 127-155.

7.
ARAUJO, E. V. F.; VILACA, M. L. C. . TICs e Interdisciplinaridade: contribuições para Práticas Educacionais. In: Márcio Luiz Corrêa Vilaça; Elaine Vasquez Ferreira de Araujo. (Org.). Tecnologia, sociedade e educação na era digital. 1ed.Duque de Caxias: Unigranrio, 2016, v. 1, p. 218-239.

8.
ARAUJO, E. V. F.; VILACA, M. L. C. . A relação Leitor X Autor na Internet: diferentes formas de construção de sentido. In: Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima; Márcio Luiz Corrêa Vilaça; Tania Maria da Silva Amaro de Almeida. (Org.). Pesquisas e Experiências Interdisciplinares: Sociedade, Cultura, Memória e Discurso. 1ed.Duque de Caxias: Unigranrio, 2016, v. 1, p. 8-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ARAUJO, E. V. F.; VILACA, M. L. C. . Gêneros digitais no contexto educacional: desafios do professor do Ensino Médio. In: 6o Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e do 2o Colóquio de Educação com Tecnologias, 2015, Recife. Anais do Simpósio Hipertexto, 2015. v. 6. p. 1-18.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ARAUJO, E. V. F.; VILACA, M. L. C. . Comunicação no Ambiente Virtual de Aprendizagem: Um Estudo da Linguagem nos Fóruns de Discussão de EaD. In: IV Seminário Vozes da Linguística Aplicada, 2016, Duque de Caxias. Caderno de Resumos IV Seminário Vozes da Linguística Aplicada, 2016.

2.
ARAUJO, E. V. F.; VILACA, M. L. C. . Letramentos Múltiplos: Diversidade de Práticas Culturais e Sociais de Leitura e Escrita. In: VIII Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos, 2016, Duque de Caxias. VIII Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos, 2016.

3.
ARAUJO, E. V. F.; VILACA, M. L. C. . Fóruns de Discussão na EaD: Interação, Linguagem e Comunicação no Ambiente Virtual de Aprendizagem. In: VIII Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos, 2016, Duque de Caxias. VIII Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos, 2016.

4.
ARAUJO, E. V. F.; VILACA, M. L. C. . Competência Tecnológica na Ead: Uma Análise dos Conhecimentos e Habilidades necessárias ao Tutor. In: II Congresso Internacional de Linguística e Filologia e o XX Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2016, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF, 2016. v. XX.

5.
ARAUJO, E. V. F.. Práticas de Leitura e Escrita na Internet: Uma análise das atividades do Livro Didático do Ensino Médio. In: XVIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2014, Rio de Janeiro. CADERNOS DO CNLF, 2014. v. XVIII. p. 174-174.

6.
FERREIRA, E. V.. Internet, Hipertexto e Gêneros Digitais: Novas Possibilidades de Interação. In: XV Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2011, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF, 2011. v. XV. p. 84-84.

7.
FERREIRA, E. V.. Letramento em Contexto Digital: Diferentes Práticas de Leitura e Escrita. In: XV Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2011, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF, 2011. v. XV. p. 88-88.

Apresentações de Trabalho
1.
ARAUJO, E. V. F.; VILACA, M. L. C. . Leitura Digital: Desafios e Perspectivas de Textos em Suportes On-Line. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ARAUJO, E. V. F.. O Letramento Digital Crítico no Ensino de Língua Inglesa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ARAUJO, E. V. F.. O papel da escola no desenvolvimento de atividades de Letramento Digital. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ARAUJO, E. V. F.; VILACA, M. L. C. . Fóruns de Discussão na EaD: Interação, Linguagem e Comunicação no Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ARAUJO, E. V. F.; VILACA, M. L. C. . Letramentos Múltiplos: Diversidade de Práticas Culturais e Sociais de Leitura e Escrita. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
VILACA, M. L. C. ; ARAUJO, E. V. F. . Cultura Digital e Aprendizagem de Língua Estrangeira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ARAUJO, E. V. F.; VILACA, M. L. C. . Comunicação no Ambiente Virtual de Aprendizagem: um estudo da linguagem nos fóruns de discussão de EAD. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ARAUJO, E. V. F.; VILACA, M. L. C. . Competência Tecnológica na Ead: Uma Análise dos Conhecimentos e Habilidades necessárias ao Tutor. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ARAUJO, E. V. F.; VILACA, M. L. C. . Competência Tecnológica na Ead: Uma Análise dos Conhecimentos e Habilidades necessárias ao Tutor. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ARAUJO, E. V. F.; VILACA, M. L. C. . A relação Leitor x Autor na Internet: diferentes formas de construção de sentido. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ARAUJO, E. V. F.. Gêneros Digitais no Contexto Educacional e na Contemporaneidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ARAUJO, E. V. F.; VILACA, M. L. C. . Gêneros textuais no contexto educacional - desafios do professor do Ensino Médio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ARAUJO, E. V. F.; VILACA, M. L. C. . Gêneros textuais no contexto educacional - desafios do professor do Ensino Médio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ARAUJO, E. V. F.. Uma análise das Atividades de Produção Textual no Ensino Médio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ARAUJO, E. V. F.. A importância do Livro Didático para as Práticas de Letramento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ARAUJO, E. V. F.. Práticas de Leitura e Escrita na Internet: Uma análise das atividades do Livro Didático do Ensino Médio.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ARAUJO, E. V. F.. Uma análise dos Gêneros Digitais presentes nos Livros Didáticos do Ensino Médio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ARAUJO, E. V. F.. Investigando o Letramento em Contexto Digital em Livros Didáticos do Ensino Médio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ARAUJO, E. V. F.. Gêneros Digitais e Letramento Digital nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ARAUJO, E. V. F.. Internet, Hipertexto e Gêneros Digitais: Novas Possibilidades de Interação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ARAUJO, E. V. F.. Letramento em Contexto Digital: Diferentes Práticas de Leitura e Escrita. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
ARAUJO, E. V. F.. Letramento em Contexto Digital: Diferentes Práticas de Leitura e Escrita nas aulas de Língua Portuguesa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
ARAUJO, E. V. F.. O Uso da Internet no Ensino de Língua Inglesa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
ARAUJO, E. V. F.; VILACA, M. L. C. . Letramento em Contexto Digital: uma análise de Livros Didáticos do Ensino Médio 2014 (Resumo).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário de Cultura Digital, Inovação e Educação.O Letramento Digital Crítico no Ensino de Língua Inglesa. 2018. (Seminário).

2.
I Seminário de Cultura Digital, Inovação e Educação.Coordenação da Sessão de Comunicações - Plataformas Digitais, Aplicativas e Comunicação. 2018. (Seminário).

3.
X Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos.Leitura Digital: Desafios e Perspectivas de Textos em Suportes On-Line. 2018. (Simpósio).

4.
I Encontro de Cultura Digital, Inovação e Educação.O papel da escola no desenvolvimento de atividades de Letramento Digital. 2017. (Encontro).

5.
Seminário sobre as Margens: Diversidades Identitárias. 2017. (Seminário).

6.
II Congresso Internacional de Linguística e Filologia. Competência Tecnológica na Ead: Uma Análise dos Conhecimentos e Habilidades necessárias ao Tutor. 2016. (Congresso).

7.
II Seminário Internacional dos GP Bioescritas Biopoéticas. 2016. (Seminário).

8.
II Simpósio Internacional Interdisciplinaridade em Debate. 2016. (Simpósio).

9.
I Seminário Imagemno: Memória, Conflito e Trauma. 2016. (Seminário).

10.
IV Seminário Vozes da Linguística Aplicada.Coordenação da Sessão de Comunicações - Tecnologias, Linguagem e Ensino. 2016. (Seminário).

11.
IV Seminário Vozes da Linguística Aplicada.Coordenação da Sessão de Comunicações - Materiais Didáticos de Línguas Metodologia e Ensino de Línguas Estrangeiras. 2016. (Seminário).

12.
IV Seminário Vozes da Linguística Aplicada.Comunicação no Ambiente Virtual de Aprendizagem: um estudo da linguagem nos fóruns de discussão de EAD. 2016. (Seminário).

13.
VIII Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos.Letramentos Múltiplos: Diversidade de Práticas Culturais e Sociais de Leitura e Escrita. 2016. (Simpósio).

14.
VIII Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos.Cultura Digital e Aprendizagem de Língua Estrangeira. 2016. (Simpósio).

15.
VIII Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos.Fóruns de Discussão na EaD: Interação, Linguagem e Comunicação no Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2016. (Simpósio).

16.
VI Seminário de Justiça Ambiental, Igualdade Racial e Educação. 2016. (Seminário).

17.
XX Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Competência Tecnológica na Ead: Uma Análise dos Conhecimentos e Habilidades necessárias ao Tutor. 2016. (Congresso).

18.
2º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias.Gêneros textuais no contexto educacional - desafios do professor do Ensino Médio. 2015. (Simpósio).

19.
6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação.Gêneros textuais no contexto educacional - desafios do professor do Ensino Médio. 2015. (Simpósio).

20.
I Colóquio Interdisciplinar Discente.Gêneros Digitais no Contexto Educacional e na Contemporaneidade. 2015. (Simpósio).

21.
I Semana Interdisciplinar do PPG em Humanidades, Culturas e Artes.A relação Leitor x Autor na Internet: diferentes formas de construção de sentido. 2015. (Seminário).

22.
I Simpósio Internacional Interdisciplinaridade em Debate. 2015. (Simpósio).

23.
IX Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica - Sinctec. 2015. (Seminário).

24.
XI Seminário Analítico de Temas Interdisciplinares - SIAT. 2015. (Seminário).

25.
III Seminário Vozes da Linguística Aplicada.A importância do Livro Didático para as Práticas de Letramento. 2014. (Seminário).

26.
IX Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa.Desafios do Letramento: Uma análise das Atividades de Produção Textual no Ensino Médio. 2014. (Outra).

27.
XVIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Práticas de Leitura e Escrita na Internet: Uma análise das atividades do Livro Didático do Ensino Médio. 2014. (Congresso).

28.
VIII Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa.Uma análise dos Gêneros Digitais presentes nos Livros Didáticos do Ensino Médio. 2013. (Outra).

29.
I Seminário Vozes da Linguística Aplicada.Investigando o Letramento em Contexto Digital em Livros Didáticos do Ensino Médio. 2012. (Seminário).

30.
VIII Semana de Letras.Gêneros Digitais e Letramento Digital nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio. 2012. (Seminário).

31.
III Jornada de Estudos Anglo-Americanos.O Uso da Internet no Ensino de Língua Inglesa. 2011. (Oficina).

32.
Laboratório de Educação.Letramento em Contexto Digital: Diferentes Práticas de Leitura e Escrita nas aulas de Língua Portuguesa. 2011. (Outra).

33.
XV Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Letramento em Contexto Digital: Diferentes Práticas de Leitura e Escrita. 2011. (Congresso).

34.
XV Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Internet, Hipertexto e Gêneros Digitais: Novas Possibilidades de Interação. 2011. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VILACA, M. L. C. ; ARAUJO, E. V. F. . I Seminário de Cultura Digital, Inovação e Educação. 2018. (Outro).

2.
VILACA, M. L. C. ; ARAUJO, E. V. F. . IV Seminário Vozes da Linguística Aplicada. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Geovanna Costa da Silva. A Gramática e as dificuldades encontradas no processo do ensino gramatical de Língua Materna. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Elaine Vasquez Ferreira de Araujo.

2.
José Alfredo de Souza Bispo. A Gramática no Ensino de Língua Portuguesa. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Elaine Vasquez Ferreira de Araujo.

3.
Maria Angélica Dias. O Ensino da Gramática nas Escolas. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Elaine Vasquez Ferreira de Araujo.

4.
Silvia Regina Costa de Carvalho. O Ensino de Gramática no Brasil: desde a sua origem até os dias atuais. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Elaine Vasquez Ferreira de Araujo.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 12:24:29