Admilton Freitas das Chagas Filho

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  • Última atualização do currículo em 26/10/2018


Graduado em História pelo Centro Universitário do Norte (2005) e em CIÊNCIAS SOCIAIS pela Universidade Federal do Amazonas (2013). Mestre em Antropologia Social pela mesma instituição (2017). Atua na coordenação do grupo Diversidade e Direitos Humanos da Gerencia de Formação Continuada DDPM/ SEMED ? Manaus. É pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena - NEAI / UFAM. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena, atuando principalmente em temas relacionados à História da ocupação do Purus, manejo da paisagem e processos de mobilidade e territorialidade entre os Apurinã do baixo Purus. Atua também em temas relacionadas à educação escolar indígena e formação de professores indígenas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Admilton Freitas das Chagas Filho
Nome em citações bibliográficas
CHAGAS FILHO, A. F.

Endereço


Endereço Profissional
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, SECRTARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.
AVENIDA RECIFE
ADRIANOPOLIS
99999-999 - Manaus, AM - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Antropologia Social.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: A roça, a colheita e a festa: Uma etnografia dos roçados apurinã na aldeia Terra Nova,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Gilton Mendes.
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2007
Especialização em História e Ensino de História do Brasil. (Carga Horária: 360h).
Centro Universitário do Norte, UNINORTE, Brasil.
Título: História indígena no Amazonas (2001-2005): O indío e seu modelo de "representação" na Amazônia Colonial.
Orientador: Orange Matos Feitosa.
2008 - 2013
Graduação em CIÊNCIAS SOCIAIS.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Sistema Produtivo dos Postos indigenas Marienê e Manaucá: os roçados Apurinã no Purus entre os anos de (1912-1946).
Orientador: Gilton Mendes dos Santos.
2002 - 2005
Graduação em História.
Centro Universitário do Norte, UNINORTE, Brasil.




Atuação Profissional



SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, SEMED, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do grupo Diversidade DDPM, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor Pedagógico na Gerencia de Ed. Indig, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador do Projeto Mais Educação, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2005 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Nível Superior, Carga horária: 20


Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Residência Pedagógica Preceptor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Ensino, Formação de Professores Indígenas,, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas Sociologia II -Turma Sateré Mawé História dos povos indígenas na amazônia - Turma Munduruku Antropologia IV - Turma Médio Solimões Estágio III - Turma Munduruku

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Saberes Indígenas prof. formador, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, PIBID Diversidade - Supervisor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 20

Atividades

02/2015 - 06/2015
Ensino, Formação de Professores Indígenas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História dos Povos Indígenas na Amazônia
Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais e Cotidiano do Professor Indígena I


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Os Materiais didáticos específicos do Povo Sateré Mawé produzidos no Programa Pirayawara
Descrição: O projeto de iniciação científica insere-se na área acadêmica de Linguística, Letras e Artes, especificamente, no âmbito das línguas indígenas, no que se refere ao material didático especifico para atender as demandas das aldeias. Pretende, analisar os materiais didáticos específicos do povo Sateré Mawé produzidos no Programa de Formação de Professores Indígenas da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas; Identificar os povos, cujos materiais didáticos específicos, foram produzidos no Programa de Formação de Professores Indígenas da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas; e Relacionar as escolas/comunidades indígenas que receberam o material didático produzido no Programa Pirayawara..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Admilton Freitas das Chagas Filho - Integrante / Jonise Nunes Santos - Coordenador / ANNA KAREN ALVES MENEZES - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Amazonas - Auxílio financeiro.
2015 - Atual
As Políticas Linguísticas do curso de Licenciatura Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal do Amazonas
Descrição: O presente projeto de iniciação científica insere-se na área acadêmica de Linguística Aplicada, com recorte para a temática indígena, enfatizando as políticas linguísticas em atenção às línguas indígenas. Pretende analisar as políticas linguísticas do Curso de Licenciatura Formação de Professores Indígenas da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas; identificar as ações do curso para construção/efetivação de política linguística nas comunidades indígenas dos acadêmicos e verificar a situação das línguas dos povos atendidos pelo curso de Formação de Professores Indígenas, no contexto das demais línguas indígenas brasileiras. Para realização da pesquisa, será utilizada a pesquisa bibliográfica, objetivando explicitar as políticas linguísticas do Curso de Licenciatura Formação de Professores Indígenas da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. Será utilizada, ainda, a análise documental como técnica de recolher e de verificar dados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Admilton Freitas das Chagas Filho - Integrante / Jonise Nunes Santos - Coordenador / PRISCILA CURICO DE CARVALHO - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Amazonas - Auxílio financeiro.
2015 - Atual
POLÍTICAS LINGUÍSTICAS NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO AMAZONAS
Descrição: O presente projeto de iniciação científica insere-se na área acadêmica de Políticas Públicas para Educação, com recorte para a temática indígena, enfatizando a atenção que as línguas indígenas têm recebido nas ações do poder público estadual. Pretende, a partir dos documentos oficiais, depreender as políticas linguísticas no contexto das Políticas Públicas para Educação Escolar Indígena no Amazonas; Analisar as políticas linguísticas empreendidas aos povos indígenas pelo poder público estadual no contexto das políticas públicas para educação escolar indígena do Amazonas; Identificar as políticas linguísticas do Magistério Indígena da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino ? Programa Pirayawara; Sistematizar as ações realizadas pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas em atenção à manutenção, fortalecimento ou revitalização das línguas indígenas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Admilton Freitas das Chagas Filho - Integrante / Jonise Nunes Santos - Coordenador / PRISCILLA MACIEL SEFFAIR - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Amazonas - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
Linguagens e Códigos Indígenas: Dos Fragmentos da memória para a sala de aula
Descrição: Registro e sistematização dos conhecimentos tradicionais sobre as diversas linguagens utilizadas pelos povos indígenas das etnias dos alunos da Turma Médio Solimões do Curso Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal do Amazonas, especificamente, paralelo às atividades realizadas no Programa de Bolsa de Iniciação à Docência para a Diversidade - PIBID Diversidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Admilton Freitas das Chagas Filho - Integrante / Jonise Nunes Santos - Coordenador.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
CHAGAS FILHO, A. F.. Territorialidades Antigas Apurinã e Redes de Socialidades: Técnicas de Manejo e Manipulação das Plantas. In: Rosângela Siqueira da Silva; Diego Omar da Silveira. (Org.). Interfaces Contemporâneas entre Religião e Educação na Amazônia. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Autografia Edição e Comunicação Ltda., 2018, v. , p. 7-160.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CHAGAS FILHO, A. F.; SANTOS, J. N. . EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO: ESTRATÉGIAS DO SERVIÇO DE PROTEÇÃO DOS ÍNDIOS PARA A INTEGRAÇÃO DO POVO APURINÃ. In: X Encontro de leitura e Escrita em Siciedades Indígenas, 2015, Manaus. Anais do X Encontro de Leitura e Escrita em Sociedades Indígenas, 2015.

2.
CHAGAS FILHO, A. F.; RIBEIRO, G. ; ALIPIO, O. ; ALIPIO, J. . RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DO CENTRO CULTURAL APURINÃ. In: X Encontro de Leitura e Escrita em Sociedades Indígenas, 2015, Manaus. Anais do X Encontro de Leitura e Escrita em Sociedades Indígenas, 2015.

3.
SANTOS, J. N. ; CHAGAS FILHO, A. F. ; SANTOS, R. S. . LINGUAGENS E CÓDIGOS, PIBID DIVERSIDADE E ESCOLA INDÍGENA: EM BUSCA DA INTERCULTURALIDADE. In: IV Simpósio Nacional de Letras e Linguistica e III Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2015, Catalão - GO. Anais do IV Simpósio Nacional de Letras e Linguistica e III Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2015.

4.
CHAGAS FILHO, A. F.; SANTOS, J. N. . LINGUAGEM, ETNOLOGIA E DOCÊNCIA: LEITURAS E RELEITURAS DO MITO DA CABEÇA MUNDURUKU. In: IV Simpósio Nacional de Letras e Linguistica e III Simpósio Internacional de Letras, 2015, Catalão - GO. IV Simpósio Nacional de Letras e Linguistica e III Simpósio Internacional de Letras, 2015.

5.
SANTOS, J. N. ; CHAGAS FILHO, A. F. . PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E INTERCULTURALIDADE. In: I Simpósio de Pesquisadores em Línguas Indígenas ? Região Norte, 2015, Macapá - AP. Anais do I Simpósio de Pesquisadores em Línguas Indígenas ? Região Norte, 2015.

6.
CHAGAS FILHO, A. F.. NARRATIVAS DO PURUS: HISTÓRIA E MEMÓRIA NO TRAJETO MANAUS - LÁBREA.. In: III Congresso Pan-Amazônico e IX Encontro Regional Norte de História Oral, 2015, Parintins. Anais do III Encontro Regional Norte de História Oral., 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CHAGAS FILHO, A. F.. Estrutura do Sistema de Aviamento no Purus. In: III REA - XII ABANNE, 2011, Boa Vista. Diálogos Interculturais na Panamazônica, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
CHAGAS FILHO, A. F.. Territorialidades apurinã e redes de socialidades: manejo e manipulação das plantas.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
CHAGAS FILHO, A. F.. Educação para o trabalho estratégias do Serviço de Proteção dos Índios para a integração do Povo Apurinã/Rio Purus /Amazonas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
CHAGAS FILHO, A. F.. Historia dos povos indigenas da amazonia. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CHAGAS FILHO, A. F.. Relatório Final Expedição Purus 2012. 2012. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colóquio Arte e Sociabilidade: pesquisa colaboração e fronteiras. 2012. (Seminário).

2.
Workshop sobre Compensações Ambientais no Brasil. 2012. (Exposição).

3.
Conferência ?A Filosofia como Formadora e Transformadora da Realidade? no ?Seminário de Filosofia ? Filosofia: Formação e Transformação ? Tempos e Contratempos?. 2011. (Seminário).

4.
Conferência ?Fundamentos da Filosofia na Educação? no ?Seminário de Filosofia ? Filosofia: Formação e Transformação ? Tempos e Contratempos?. 2011. (Seminário).

5.
Conferência "Filosofia e Formação Cidadã" no "Seminario de Filosofia - Filosofia: Formação e Transformação- Tempos e Contratempos. 2011. (Seminário).

6.
III Congresso Internacional de Estudos Sócio-Espaciais. 2011. (Congresso).

7.
III REA e XII ABANNE. Estrutura do Sistema de Aviamento no Purus. 2011. (Exposição).

8.
II Seminario sobre Povos Tradicionais, Fronteiras e Geopolitica na Amer´ca Latina: uma proposta para a Amazônia. 2011. (Seminário).

9.
Mesa-Redonda "Mídia exterior: a comunicação publicitária no espaço urbano", como parte do projeto "Comunicação no espaço urbano". 2011. (Outra).

10.
VI CIEURA e do 2º EPPAC. Expansão das Fronteiras Extrativistas do Purus: Economia Nativa e Alargamento dos Espaços Humanos. 2011. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CHAGAS FILHO, A. F.. IV Seminário da Área de Linguagens das Licenciaturas Interculturais (IV SEALLIN).. 2018. (Outro).

2.
CHAGAS FILHO, A. F.. III Encontro Estadual de Professores Indígenas do Amazonas / II Encontro Estadual de Profissionais Indígenas de Saúde do Amazonas. 2017. (Outro).

3.
CHAGAS FILHO, A. F.. X Encontro de Leituras e Escritas das Sociedades Indigenas ELESI. 2015. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
CHAGAS FILHO, A. F.. Territorialidades Antigas Apurinã e Redes de Socialidades: Técnicas de Manejo e Manipulação das Plantas. In: Rosângela Siqueira da Silva; Diego Omar da Silveira. (Org.). Interfaces Contemporâneas entre Religião e Educação na Amazônia. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Autografia Edição e Comunicação Ltda., 2018, v. , p. 7-160.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CHAGAS FILHO, A. F.. III Encontro Estadual de Professores Indígenas do Amazonas / II Encontro Estadual de Profissionais Indígenas de Saúde do Amazonas. 2017. (Outro).




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