Isabela Almeida Ramos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8227379033750062
  • Última atualização do currículo em 14/09/2018


Licenciada (2010), Mestre (Bolsista CAPES/2013 ) e Doutora (Bolsista CAPES/ 2017) em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília - UCB. Atualmente é docente adjunto I dos cursos de Saúde do Centro Universitário UniProjeção, e docente dos cursos de graduação e pós graduação em Educação Física da Universidade Católica de Brasília. Possui ampla experiência prática nas áreas de recreação e estimulação psicomotora. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Isabela Almeida Ramos
Nome em citações bibliográficas
RAMOS, I. A.;RAMOS, ISABELA ALMEIDA


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Educação Física.
Universidade Católica de Brasília, UCB, Brasil.
Título: EFEITOS POSITIVOS DO USO DE BRINCADEIRAS ATIVAS PARA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS ESCOLARES E A COGNIÇÃO DE CRIANÇAS, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Carmen Silvia Grubert Campbell.
Coorientador: Eduardo Bodnariuc Fontes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2011 - 2013
Mestrado em Educação Física.
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Título: EFEITO DA DURAÇÃO DE BRINCADEIRAS ATIVAS E DA ESTIMULAÇÃO CEREBRAL SOBRE A COGNIÇÃO E PRESSÃO ARTERIAL EM CRIANÇAS,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Carmen Sílvia Grubert Campbell.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2010
Graduação em Educação Física.
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Título: QUAL O IMPACTO DE 10 MINUTOS DE EXERCÍCIO FÍSICO EM DIFERENTES INTENSIDADES SOBRE O SISTEMA CARDIOVASCULAR E DESEMPENHO COGNITIVO DE ESCOLARES PRÉ-PUBERES?.
Orientador: Carmen Sílvia Grubert Campbell.
2006 - 2010
Graduação em Licenciatura em Educação Física.
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Título: A INFLUÊNCIA DE PROGRMAS ESPORTIVOS SOCIAIS NA VIDA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
Orientador: Dra. Gislane Ferreira de Melo.
Bolsista do(a): Projeto Universidade Para Todos, PROUNI, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Extensão universitária em Módulo de Avaliação II da Formação do PELC. (Carga horária: 16h).
Ministério do Esportes, MET, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Módulo de Avaliação I da Formação do PELC. (Carga horária: 16h).
Ministério do Esportes, MET, Brasil.
2010 - 2010
Valores no esporte e formação. (Carga horária: 20h).
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
2008 - 2010
Francês básico. (Carga horária: 264h).
Centro Interescolar de Línguas, CIL, Brasil.
2006 - 2010
Inglês avançado. (Carga horária: 583h).
Centro Interescolar de Línguas, CIL, Brasil.
2009 - 2009
Personal trainer: formação e atuação. (Carga horária: 20h).
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
2009 - 2009
Nutrição na atividade física e no esporte. (Carga horária: 20h).
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
2003 - 2008
Curso de Espanhol Avançado. (Carga horária: 790h).
Centro Interescolar de Línguas, CIL, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Educação Física Escolar. (Carga horária: 4h).
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Massagem desportiva. (Carga horária: 4h).
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Natação para bebês. (Carga horária: 4h).
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Arbitragem em Atletismo. (Carga horária: 24h).
Federação de Atletismo do Distrito Federal, FATDF, Brasil.
2006 - 2006
Clínica de Iniciação em atletismo - saltos. (Carga horária: 40h).
Federação de Atletismo do Distrito Federal, FATDF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente do Programa de Pós Graduação, Carga horária: 30

Atividades

03/2013 - 02/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Estudos em Educação Física e Saúde, .

03/2011 - 03/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Estudos em Educação Física e Saúde, .


Centro Universitário Projeção, UniPROJEÇÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Adjunto I, Carga horária: 12
Outras informações
Professora da Escola de Ciências da Saúde e da Vida: Disciplinas: Recreação e Lazer Dança

Atividades

03/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Universitário Projeção, .

03/2017 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Moleculares 1/2017
Dança 2/2017
Recreação e Lazer 2/2017

Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à distância, Carga horária: 20
Outras informações
Universidade aberta ao Brasil - UAB. Atuou nas disciplinas de Manisfestações Rítmicas e Expressivas, e Práticas Curriculares II, para estudantes do 2º e 3º semestre, dos polos de Piritiba - BA, Primavera do Leste-MT e Duas Estradas-PB.


Faculdade São Francisco de Barreiras, FASB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Pós Graduação Lato Sensu, Carga horária: 30

Atividades

01/2015 - 03/2015
Ensino, Educação Física, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Exercício Físico na Infância e Adolescência

Boobambu Academia da Criança, BOOBAMBU, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Psicomotricidade, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Psicomotricidade, Dança, Circo e Acrobacias para crianças de 2 a 10 anos.


Centro universitário Planalto do Distrito Federal, UNIPLAN, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 20
Outras informações
Professora dos cursos de Educação Física, Nutrição e Fisioterapia. Participa da comissão organizadora de eventos do curso de Educação Física, realizou visitas a creches e escolas com estudantes do curso em 2013 e 2014. Coordenou durante o ano de 2014 o Grupo de Estudos sobre a Saúde infantil.

Atividades

08/2013 - 12/2015
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Anatomia Básica
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Corporeidade e Motricidade Humana
Ginástica Geral
Metodologia do Atletismo
Metodologia do Treinamento Esportivo
Recreação e Lazer
04/2013 - 12/2015
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Corporeidade e Motricidade Humana
Epidemiologia
Ergonomia e Ginástica Laboral
08/2013 - 12/2013
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Anatomia dos Sistemas

Centro Universitário Estácio Brasília, Estácio Brasília, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Adjunto I, Carga horária: 4

Atividades

08/2016 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Anatomia Sistêmica 1/2017
Fisiologia Humana 2/2016 e 2/2017
Metodologia da Natação 1/2017 e 2/2017
Anatomia Clínica 1/2017 e 2/2017
Biologia Celular 1/2017
Educação Física Adaptada 2/2017

Tufts University, TUFTS, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Visita Técnica, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20
Outras informações
Visita Técnica ao Laboratório de Neurociências da Tufts University


University of Illinois at Urbana-Champaign, UIUC, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Visita Técnica, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40
Outras informações
Visita técnica ao Neurocognitive Kinesiology Laboratory, coordenado pelo professor Dr. Charles Hillman, para aprendizagem de técnicas referentes a técnica de eletroencefalografia, pré-processamento e análises neuroelétricas. Além de participação de intervenções do projeto FITKIDS (Fitness Improving Thinking).


Ministério do Esportes, MET, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação no núcleo do PELC da Universidade Católica de Brasília coordenando agentes sociais que desenvolveram atividades com caráter recreativo e de lazer para crianças, adolescentes nas modalidades esportivas de atletismo, futebol, futsal, natação, handebol, basquetebol, voleibol, ginástica artística, ginástica rítmica, jiu-jitsu e dança, e adultos musculação, ginástica localizada e dança. Organização e realização de eventos de lazer para as famílias dos participantes do programa. Ministração de aulas referentes a formação continuada dos agentes nos temas que envolveram avaliação antropométrica e da composição corporal de crianças, aplicação de testes de aptidões físicas relacionadas à saúde e elaboração de relatórios informativos sobre hábitos saudáveis de vida.


Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrações orientadas de aulas de natação, futebol, tênis, atletismo e dança (jazz e dança de rua) para crianças entre 7 e 12 anos no Programa Esportivo Social e Cidadania - PESC. Acompanhamento em aulas de natação, futebol, tênis, hidroginástica, musculação e dança do Departamento Físico Esportivo ? DFE


Ministério da Defesa, MD, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Linhas de pesquisa


1.
Aspectos Biológicos Relacionados à Atividade Física e Saúde
2.
Neurociências e exercício físico

Objetivo: Contribuir para conscientização escolar e familiar sobre os cuidados com a saúde, o controle do peso, a prática regular de atividade física, qualidade de vida, prevenção de doenças cardiovasculares, dentre elas o surgimento, cada vez mais precoce, da hipertensão arterial em crianças e adolescentes..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Fisiologia do Exercício.
Setores de atividade: Educação; Atividades esportivas e de recreação e lazer.
Palavras-chave: brincadeiras ativas; desempenho escolar; crianças; púberes; cognição.
3.
Importância da avaliação antropométrica, da composição corporal, da pressão arterial e da aptidão física relacionada à saúde de crianças e adolescentes

Objetivo: Contribuir para conscientização escolar e familiar sobre os cuidados com a saúde, o controle do peso, a prática regular de atividade física, qualidade de vida, prevenção de doenças cardiovasculares, dentre elas o surgimento, cada vez mais precoce, da hipertensão arterial em crianças e adolescentes..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação Física.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Fisiologia do Exercício.
Palavras-chave: brincadeiras ativas; cognição; crianças; desempenho escolar; púberes.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Efeitos do programa de atividades físicas Brincando e Aprendendo sobre aspectos cognitivos e psicosociais em crianças
Descrição: O objetivo desse projeto será verificar os efeitos de aulas ativas de português e matemática sobre o desempenho escolar, função cognitiva e aspectos psicossociais em crianças. Serão analisadas a aritmética, leitura e escrita, atenção seletiva e qualidade de vida de 60 escolares entre 9 e 11 anos estudantes do 4º ano do ensino fundamental de escola pública do DF. As crianças serão distribuídas em Grupo Controle (GC) que não irá participar da intervenção do programa, e Grupo Brincando e Aprendendo (GBA) que participará de aulas das disciplinas do currículo escolar com brincadeiras e jogos pedagógicos de maneira ativa, tendo as aulas conduzidas pelas próprias professoras previamente treinadas pelo programa Brincando e Aprendendo, sempre sob orientação da pesquisadora desse projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Regulação cerebral do exercício: efeitos sobre a cognição e criatividade
Descrição: A criatividade tem sido um fator determinante da evolução biológica e social da espécie humana. Pessoas criativas têm demonstrado maior sucesso profissional em diferentes áreas de atuação, incluindo artes, esportes, negócios, tecnologia e ciência. O desempenho criativo tem sido associado à hipofrontalidade cerebral. Nossos recentes estudos mensurando a atividade cerebral através durante o exercício aeróbio apresentam essa característica. Apesar de já ter sido demonstrado o efeito positivo do exercício sobre a criatividade, não foram mensurados aspectos neurais. Além disso, pouco se sabe sobre os efeitos do exercício físico na criatividade de crianças. Dessa forma, neste estudo pretendemos verificar os efeitos agudos do exercício físico na atividade cerebral de crianças e associa-los ao desempenho da criatividade. Trinta crianças (9-10 anos) completarão um teste de criatividade antes e depois da realização de 30 minutos de exercício aeróbio em esteira com concomitantes medidas neurais através de encefalograma (EEG). Já na condição controle, o exercício será substituído por repouso. O desempenho cognitivo será associado às respostas neurais através de um equipamento de EEG de 32 canais ativos (Acti32CHamp, Brain Products, EUA). A análise dos dados de EEG será realizada através de um software específico (BrainVision Analyzer 2.0 Professional, Brain Products, EUA), aqui requerido. Espera-se que o presente estudo possa apresentar os mecanismos neurais que auxiliem a explicar os efeitos do exercício físico no desempenho cognitivo, em particular a criatividade, assim como apresentar subsídios para estimular a prática de exercício em ambiente escolar.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .
Integrantes: Isabela Almeida Ramos - Integrante / Stéphany Vieira Brito - Integrante / Raiane Maiara dos Santos Pereira - Integrante / Marcela Brandão Dias - Integrante / Carmen Sílvia Grubert Campbell - Integrante / Eduardo Bodnariuc Fontes - Coordenador / Alexandre Hideki Okano - Integrante / Hassan Mohamed Elsangedy - Integrante / Gleydciane Alexandre Fernandes - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2012 - 2013
Efeito de aulas de aprendizagem por meio de brincadeiras ativas sobre o desempenho escolar, funções cognitivas, aptidão física relacionada à saúde, nível de atividade física e auto-estima de crianças com desempenho escolar inferior
Descrição: O objetivo desse projeto é investigar os efeitos de aulas de reforço com brincadeiras ativas como recurso educativo sobre parâmetros relacionados à saúde física, mental, afetiva e o desempenho escolar de crianças com dificuldade de aprendizagem.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2014
EFEITO DE PROPOSTA EDUCATIVA E PROGRAMA DE ATIVIDADE FÍSICA SOBRE A MUDANÇA DE HÁBITOS E REDUÇÃO DE FATORES DE RISCO EM ESCOLARES ACIMA DO PESO
Descrição: O objetivo do projeto será investigar os efeitos da aplicação de um recurso educativo (agenda educativa), bem como de um programa de atividades físicas sobre a mudança de hábitos e parâmetros relacionados à saúde de crianças acima do peso em escola estadual do distrito federal.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2010 - 2010
Projeto RONDON
Descrição: Desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com governos estaduais, municipais e Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, o Projeto Rondon contribui para a formação do jovem universitário como cidadão e para o desenvolvimento sustentável nas comunidades carentes. A Operação Catirina que ocorreu no estado do Maranhão, teve por objetivo capacitar educadores do ensino fundamental em educação inclusiva e no atendimento a portadores de necessidades educativas especiais; capacitar multiplicadores em atividades de recreação nas escolas da rede municipal; promover ações de fomento à leitura na sociedade em geral e nas escolas em particular; capacitar, mobilizar e realizar campanhas junto aos agente de saúde, mães, educadores, lideranças comunitárias e população em geral para a promoção da saúde materno-infantil; capacitar multiplicadores em saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens, na prevenção da prostituição infantil, na prevenção do uso do álcool e de drogas, na prevenção da violência contra mulheres, crianças e adolescentes; capacitar multiplicadores em ações de incentivo ao esporte e organizar atividades de atletismo e futebol; capacitar multiplicadores em nutrição, com o incentivo no uso de alimentos regionais; e capacitar multiplicadores para o desenvolvimento de atividades que promovam a capacidade de expressão cultural da comunidade, valorizem a cultura local e promovam o intercâmbio de informações..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Isabela Almeida Ramos - Coordenador / Paulo Humberto Cesar de Oliveira - Integrante.
2009 - 2009
Brinquedoteca Hospital da Universidade Católica de Brasília DF
Descrição: Com o intuito de não interromper as possibilidades de vivências lúdicas da criança durante seu período de internação/hospitalização, bem como minimizar o sofrimento e as ansiedades da criança que está nesta condição. Nossa iniciativa se deveu ao fato de que acreditamos que as brincadeiras desenvolvidas num ambiente hospitalar, mais precisamente, em um espaço lúdico planejado, isto é, numa Brinquedoteca, auxiliam na recuperação e, consequentemente, no desenvolvimento integral das crianças internadas proporcionando condições favoráveis para que elas possam lidar com os diferentes sentimentos gerados neste ambiente..
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Ciência e Movimento


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Ciências da Saúde/ Área: Educação Física.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Ciências Biológicas/ Área: Fisiologia.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Fisiologia do Exercício.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Prêmio Prática Pedagógica Inovadora, Centro Universitário Estácio de Brasília.
2017
Posição de destaque, adesão ao modelo de ensino, Centro Universitário Estácio de Brasília.
2017
7º Congresso do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região - 5 melhores apresentações orais., CREF7.
2016
VIII Simposio Internacional em Neuromodulação - 6 melhores trabalhos apresentados., Insituto Scala, Mackenzie.
2016
6º Congresso do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região - 5 melhores apresentações orais., CREF7.
2015
5º Congresso do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região - 5 melhores apresentações orais., CREF7.
2014
4º Congresso do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região - 5 melhores apresentações orais., CREF7.
2013
3º Congresso do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região - 5 melhores apresentações poster., CREF7.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, R. M. S.2018PEREIRA, R. M. S. ; RAMOS, I. A. ; BRITO, S. V. ; FONTES, E. B. ; CAMPBELL, C. S. G. . Fun and Healthy Every Day: using a website as an educational tool to promote health in school children. MOTRICIDADE (SANTA MARIA DA FEIRA), v. 17, p. 21-27, 2018.

2.
BRITO, S. V.2017 BRITO, S. V. ; DIAS, M. B. ; RAMOS, I. A. ; PEREIRA, R. M. S. ; FONTES, E. B. ; CAMPBELL, CARMEN SÍLVIA GRUBERT . Brincando e aprendendo: aprimorando o desempenho escolar e comportamento de crianças através de aulas de reforço de educação física escolar integradas ao conteúdo escolar.. Revista Licere, v. 20, p. 305, 2017.

3.
RAMOS, I. A.2017 RAMOS, I. A.; BROWNE, R. V. ; MACHADO, D. ; SALES, M. M. ; PEREIRA, RAIANE MAIARA DOS SANTOS ; CAMPBELL, CARMEN SÍLVIA GRUBERT . Ten Minutes of Exercise Performed Above Lactate Threshold Improves Executive Control in Children.. JOURNAL OF EXERCISE PHYSIOLOGY ONLINE, v. 20, p. 73-83, 2017.

4.
PEREIRA, RAIANE MAIARA DOS SANTOS2016PEREIRA, RAIANE MAIARA DOS SANTOS ; RAUBER, SULIANE BEATRIZ ; RAMOS, ISABELA ALMEIDA ; ANDRADE, DANIEL TAVARES DE ; MILITÃO, ANGELIETE GARCEZ ; MORAES, JOSÉ FERNANDO VILA NOVA DE ; SIMÕES, HERBERT GUSTAVO ; CAMPBELL, CARMEN SÍLVIA GRUBERT . Recording daily routines with guidance on healthy lifestyle to improve health parameters in children and their families. Motriz : Revista de Educação Física (Online), v. 22, p. 166-173, 2016.

5.
ROCHA, S. H. S.2014ROCHA, S. H. S. ; MORAES, J. F. ; RAMOS, I. A. ; RAUBER, S. B. ; PEREIRA, L. A. ; SIMOES, H. G. ; Campbell CSG . Desenvolvimento motor e sua influência em testes de leitura e psicogênese de escolares. Saúde (Santa Maria), v. 40, p. 91-98, 2014.

6.
BOULLOSA, D. A.2013BOULLOSA, D. A. ; TONELLO, L. ; RAMOS, I. A. ; SILVA, A. O. ; SIMOES, H. G. ; NAKAMURA, F. Y. . Relationship Between Aerobic Capacity and Yo-Yo IR1 Performance in Brazilian Professional Futsal Players. Asian Journal Sports of Medicine, v. 4, p. 1-5, 2013.

7.
Dias MB2013Dias MB ; Pereira RMS ; Brito SV ; Browne RAV ; RAMOS, I. A. ; Campbell CSG . Efeito de brincadeiras ativas sobre o desempenho escolar em crianças. Educação Física em Revista (Brasília), v. 7, p. 1-17, 2013.

8.
RAMOS, I. A.;RAMOS, ISABELA ALMEIDA2012RAMOS, I. A.; S. B. R. ; COURA, M. A. de S. ; SIMOES, H. G. ; CAMPBELL, C. . Determinação do limiar de lactato em crianças. Motricidade (Santa Maria da Feira), v. 8, p. 587-592, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RAMOS, I. A.; BROWNE, R. V. ; BRITO, S. V. ; FIGUEIRA, J. S. B. ; DAVID, I. P. A. ; FONTES, E. B. ; CAMPBELL, C. S. G. . Brincar faz bem para o cérebro: aprimorando a capacidade de leitura e o controle inibitório de crianças por meio de aulas ativas. In: 7º Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região, 2017, Brasília DF. Anais 7º CONCREF7. DF: GESPORTE, 2017. v. 7. p. 101-108.

2.
RAMOS, I. A.; Browne RAV ; BRITO, S. V. ; GUEDES, G. L. ; PEREIRA, RAIANE MAIARA DOS SANTOS ; FIGUEIRA, J. S. B. ; DAVID, I. P. A. ; FONTES, E. B. ; CAMPBELL, C. S. G. . Efeitos de um programa de educação física interdisciplinar sobre a atenção seletiva de meninos e meninas: Educação pelo Movimento (EDUMOVI). In: 6º Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região, 2016, Brasília. Anais do 6° CONCREF7, 2016. v. 1. p. 22-29.

3.
BRITO, S. V. ; RAMOS, I. A. ; GUEDES, G. L. ; PEREIRA, R. M. S. ; FIGUEIRA, J. S. B. ; DAVID, I. P. A. ; FONTES, E. B. ; CAMPBELL, C. S. G. . Benefícios de uma sessão de brincadeiras ativas sobre medidas neuroelétricas relacionados ao desempenho cognitivo. In: 6º Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região, 2016, Brasília. Anais do 6° CONCREF7, 2016. v. 1. p. 66-74.

4.
PEREIRA, R. M. S. ; RAMOS, ISABELA ALMEIDA ; BRITO, S. V. ; DIAS, M. B. ; FONTES, E. B. ; CAMPBELL, C. S. G. . Desenvolvimento de website educativo para conscientização de crianças sobre hábitos saudáveis. In: 5º Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região, 2015, Brasília. Anais do 5º CONCREF7, 2015. v. 1. p. 172-179.

5.
Dias MB ; RAMOS, ISABELA ALMEIDA ; Brito SV ; Browne RAV ; SIMÕES, HERBERT GUSTAVO . Brincadeiras ativas e estimulação cerebral promovem benefícios nas funções cognitivas em crianças. In: Congresso internacional do Conselho Regional de Educação Física CONCREF4, 2014, Brasília DF. Anais do 4° CONCREF7, 2014. v. 1. p. 32-35.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TESSUTTI, L. S. ; RAMOS, I. A. ; NORONHA, F. J. ; RAIMUNDO, R. J. S. ; CASTRO, H. O. . Análise das capacidades de potência de membros inferiores em atletas de diferentes categorias de base do voleibol feminino. In: 7º Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região, 2017, Brasília. Anais do 7º CONCREF7, 2017. v. 1. p. 133.

2.
FERNANDES, G. A. ; RAMOS, I. A. ; BRITO, S. V. ; PEREIRA, R. M. S. ; FIGUEIRA, J. S. B. ; DAVID, I. P. A. ; BROWNE, R. A. V. ; CAMPBELL, C. S. G. ; FONTES, E. B. . Programa de educação física interdisciplinar EDUMOVI melhora a capacidade de leitura em crianças com desempenho escolar inferior. In: VI Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco, 2017, Juazeiro BA. Anais 2017 VI CEFIVASF, 2017. p. 267.

3.
RAMOS, ISABELA ALMEIDA; Brito SV ; CAMPBELL, C. S. G. . The effects of TDCs and 15 minutes running unpon cognitive performance and blood pressure response in young adults. In: American College of Sports Medicine Annual Meeting, 2016, Boston, Massachussets. Medicine & Science in Sports & Exercise, 2016. v. 48. p. 924.

4.
Brito SV ; RAMOS, ISABELA ALMEIDA ; DAVID, I. P. A. ; FIGUEIRA, J. S. B. ; FONTES, E. B. ; CAMPBELL, CARMEN SÍLVIA GRUBERT . Effect of acute active playing upon N450 amplitude in children. In: American College of Sports Medicine Annual Meeting, 2016, Boston, Massachussets. Medicine & Science in Sports & Exercise, 2016. v. 48. p. 822.

5.
GUEDES, G. L. ; BRITO, S. V. ; RAMOS, ISABELA ALMEIDA ; PEREIRA, R. M. S. ; BROWNE, R. A. V. ; FONTES, E. B. ; CAMPBELL, C. S. G. . Efeito agudo da intensidade do exercício aeróbio e da estimulação cerebral sobre a pressão arterial e função executiva em homens jovens fisicamente ativos. In: 6º Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região, 2016, Brasília. Anais do 6º CONCREF7, 2016. v. 1. p. 123.

6.
PEREIRA, R. M. S. ; RAMOS, I. A. ; BRITO, S. V. ; CAMPBELL, C. S. G. . Benefícios de 10 minutos de corrida sobre a pressão arterial e desempenho cognitivo de crianças. In: 6º Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região, 2016, Brasília. Anais do 6° CONCREF7, 2016. v. 1. p. 127.

7.
FERNANDES, G. A. ; OKANO, A. H. ; RAMOS, I. A. ; BRITO, S. V. ; PEREIRA, R. M. S. . Effect of acute active playing and non invasive brain stimulation on cognitive abilities in children. In: VIII International Symposium on Neuromodulation, 2016, São Paulo. Annals of VIII International Symposium on Neuromodulation, 2016. v. 1. p. 1-35.

8.
RAMOS, ISABELA ALMEIDA; Brito SV ; PEREIRA, RAIANE MAIARA DOS SANTOS ; Dias MB ; FONTES, E. B. ; SIMÕES, HERBERT GUSTAVO ; BROWNE, R. V. ; CAMPBELL, C. S. G. . Effect of Acute Active Playing and Brain Stimulation upon Cardiovascular Parameters in Children. In: American Colllege of Sports Medicine Annual Meeting, 2015, San Diego California. Medicine & Science in Sports & Exercise, 2015. v. 47. p. 285.

9.
FERNANDES, G. A. ; RAMOS, I. A. ; BRITO, S. V. ; PEREIRA, R. M. S. ; GUEDES, G. L. ; DAVID, I. P. A. ; FIGUEIRA, J. S. B. ; AMORIM, J. ; RIBEIRO, H. L. ; Campbell CSG ; FONTES, E. B. . Efeito de brincadeiras ativas sobre a amplitude da onda N450 em crianças. In: 39º Simposio Internacional de Ciências do Esporte, 2015, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento Suplemento Especial, 2015. v. 22. p. 151.

10.
GUEDES, G. L. ; GARCIA, L. V. ; PAIVA, B. O. ; BARROS, D. R. ; MOURA, J. M. ; CAMPBELL, C. S. G. ; AMORIM, J. ; BRITO, S. V. ; PEREIRA, R. M. S. ; FERNANDES, G. A. ; FONTES, E. B. ; RAMOS, ISABELA ALMEIDA . Efeito de um programa de educação física sobre a atenção seletiva de crianças. In: 39º Simposio Internacional de Ciências do Esporte, 2015, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento Suplemento Especial, 2015. v. 22. p. 52.

11.
SOUZA, G. V. ; SANTOS, S. F. S. ; LOBO, S. ; RAMOS, I. A. . A educação especial nas aulas de educação física: um olhar diferenciado. In: 5º Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região, 2015, Brasília. Anais do 5° CONCREF7, 2015. v. 1. p. 183.

12.
BANDEIRA, L. M. O. ; SILVA, P. H. C. ; LEITE, C. D. ; RAMOS, I. A. . Comparação do desenvolvimento motor em crianças do ensino fundamental I com e sem educação física orientada. In: 5º Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região, 2015, Brasília. Anais do 5° CONCREF7, 2015. v. 1. p. 189.

13.
BRITO, S. V. ; DIAS, M. B. ; RAMOS, I. A. ; PEREIRA, R. M. S. ; CAMPBELL, C. S. G. . Aulas de reforço com brincadeiras ativas sobre o desempenho escolar de crianças.. In: 4º Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região 4º ConCREF7, 2014, Brasília DF. Anais do 4º CONCREF7, 2014. v. 1. p. 57.

14.
RAMOS, I. A.; DIAS, M. B. ; BRITO, S. V. ; PEREIRA, R. M. S. ; BLENO, AB ; RAFAEL, P. ; QUEIROZ B ; SIMOES, H. G. ; CAMPBELL, C. S. G. . Effect Of Three Months Of Active Classes In Vo2max, Body Composition And Academic Achievement In Children. In: American College of Sports Medicine, annual Meeting 2014, 2014, Orlando, FL. Medicine & Science in Sports & Exercise, 2014. v. 46. p. 808.

15.
CAMPBELL, C. S. G. ; RAMOS, I. A. ; PEREIRA, R. M. S. ; BRITO, S. V. ; DIAS, M. B. ; VALE, A. M. ; CAMPOS, L. N. ; TAKEDA, I ; CERQUEIRA, R ; SIMOES, H. G. . Acute Active Playing and Brain Stimulation Improved Subsequent Cognitive Abilities in Children.. In: American College of Sports Medicine, annual Meeting 2014, 2014, Orlando, FL. Medicine & Science in Sports & Exercise, 2014. v. 46. p. 94.

16.
RAMOS, I. A.; Pereira RMS ; DIAS, M. B. ; SIMOES, H. G. ; BRITO, S. V. ; CAMPBELL, C. S. G. ; BROWNE, R. A. V. . Efeito de brincadeiras ativas e da estimulação cerebral sobre respostas cardiovasculares em crianças. In: 38º Simposio Internacional de Ciências do Esporte, 2014, São Paulo. Lições de sonhos na atividade física e no exercicio, 2014. v. 22. p. 62.

17.
PEREIRA, R. M. S. ; RAMOS, ISABELA ALMEIDA ; CAMPBELL, C. S. G. ; RIBEIRO, H. L. ; BRITO, S. V. ; DIAS, M. B. ; RAUBER, SULIANE BEATRIZ . Efeito da duração de brincadeiras ativas sobre o desempenho escolar de crianças no stroop test. In: 38º Simposio Internacional de Ciências do Esporte, 2014, São Paulo. Lições de sonhos na atividade física e no exercicio, 2014. v. 22. p. 120.

18.
SIMOES, H. G. ; DIAS, M. B. ; BRITO, S. V. ; RAMOS, I. A. ; PEREIRA, R. M. S. ; BROWNE, R. V. ; TRAJANO, B. S. ; COURA, M. A. de S. ; CAMPBELL, C. . Street Playing Increases Subsequent Selective Attention In Children. In: 60th Annual Meeting and 4th World Congress on Exercise is Medicine, 2013, Indianapolis. Medicine & Science in Sports & Exercise, 2013. v. 45. p. 16.

19.
BRITO, S. V. ; Dias MB ; RAMOS, I. A. ; PEREIRA, R. M. S. ; SILVA, F. C. V. ; BLENO, AB ; CARRITILHA, P. R. ; CAMPBELL, CARMEN SÍLVIA GRUBERT . Influência de aulas de reforço com brincadeiras ativas sobre o desempenho escolar de crianças. In: 20º Congresso de Iniciação Científica da UnB e 10º Congresso de Iniciação Científica do DF, 2013, Brasília. Ciências, Cultura e Cidadania, 2013. v. 2. p. 380.

20.
DIAS, M. B. ; BRITO, S. V. ; PEREIRA, R. M. S. ; RAMOS, I. A. ; QUEIROZ B ; BLENO, AB ; SILVA, F. C. V. ; CARRITILHA, P. R. ; CAMPBELL, C. S. G. . Efeito de Três meses de aulas de reforço ativas e passivas sobre o nível de atividade física e composição corporal em crianças. In: 20º Congresso de Iniciação Científica da UnB e 10º Congresso de Iniciação Científica do DF, 2013, Brasília. Ciências, Cultura e Cidadania, 2013. v. 2. p. 625.

21.
SILVA, F. C. V. ; FREITAS, F. R. ; OLIVEIRA, R. A. S. ; BRITO, S. V. ; RAMOS, I. A. ; CAMPBELL, C. S. G. . ETCC e atividade física: efeitos sobre a cognição em jovens universitários. In: 20º Congresso de Iniciação Científica da UnB e 10º Congresso de Iniciação Científica do DF, 2013, Brasília. Ciências, Cultura e Cidadania, 2013. v. 2. p. 646.

22.
SILVA, L M ; DIAS, M. B. ; BRITO, S. V. ; PEREIRA, R. M. S. ; BLENO, AB ; SILVA, F. C. V. ; CARRITILHA, P. R. ; COSTA, B. Q. ; RAMOS, I. A. ; SANTIAGO, L. . Comparação da Concentração de BDNF salivar em Crianças com Baixo Desempenho Escolar após Quatro Meses de Aulas de Reforço Ativas. In: 20º Congresso de Iniciação Científica da UnB e 10º Congresso de Iniciação Científica do DF, 2013, Brasília. Ciências, Cultura e Cidadania, 2013. v. 2. p. 445.

23.
DIAS, M. B. ; BRITO, S. V. ; Pereira RMS ; RAMOS, I. A. ; CAMPBELL, C. S. G. . Influência de brincadeiras populares sobre o desempenho escolar e atenção em crianças. In: 3º Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física da 7ª REgião, 2013, Brasília. Anais do 3° CONCREF7, 2013. v. 1. p. 93.

24.
RAMOS, I. A.; RAUBER, S. B. ; COURA, M. A. de S. ; H. G. S. ; CAMPBELL, C. . Determinação do Limiar de Lactato em Teste de Corrida em Crianças. In: 1º Encontro Internacional de Pesquisadores em Esporte, Psicologia e Saúde, 2011, Montes Claros - MG. 1º Encontro Internacional de Pesquisadores em Esporte, Psicologia e Saúde, 2011. v. 7. p. 1-80.

25.
SANTOS, R. M. P. ; MATOS, R. ; RAMOS, I. A. ; RODRIGUES, M. N. ; SOUZA, D. P. ; QUEIROZ, J. L. ; Silva, F. M. da . Perfil funcional de idosas fisicamente ativas do projeto UniverCidades. In: 34ºSimpósio Internacional de Ciências do Esporte Especulações e Evidências em Atividade Física e no Esporte, 2011, São Paulo. Especulações e Evidênciasem Atividade Física e no Esporte, 2011. p. 172.

26.
SOUZA, D. P. ; SILVA, R. R. ; Silva, F. M. da ; SOUZA, R. M. ; RAMOS, I. A. ; SANTOS, R. M. P. ; FERREIRA, C. E. S. . Relação entre motricidade fina e desenvolvimento motor geral em crianças no ensino fundamental do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente - CAIC- Águas Claras - DF. In: 34º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2011, São Paulo. Especulações e evidências em atividade física e esporte, 2011. v. 19.

Artigos aceitos para publicação
1.
RAMOS, ISABELA ALMEIDA; CERQUEIRA, R ; BRITO, S. V. ; AGUIAR, S. S. ; CASTRO, H. O. . Associação entre aptidão física, estratégias de aprendizagem e desempenho escolar em crianças de nove a 11 anos. Revista da Educação física/UEM (Online), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
RAMOS, ISABELA ALMEIDA. Brincar faz bem para o cérebro - benefícios da Educação Física Interdisciplinar sobre a cognição. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RAMOS, I. A.. Brincar faz bem para o cérebro: contribuições da Educação Física sobre o desempenho escolar.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
RAMOS, I. A.. Educação Física. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
RAMOS, ISABELA ALMEIDA; BROWNE, R. A. V. ; Brito SV ; FIGUEIRA, J. S. B. ; DAVID, I. P. A. ; FONTES, E. B. ; CAMPBELL, CARMEN SÍLVIA GRUBERT . Brincar faz bem para o cérebro: aprimorando a capacidade de leitura e o controle inibitório de crianças por meio de aulas ativas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
RAMOS, ISABELA ALMEIDA; BRITO, S. V. ; CAMPBELL, C. S. G. . The Effects of TDCs and 15 minutes running unpon cognitive performance and blood pressure response in young adults. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
RAMOS, ISABELA ALMEIDA; BROWNE, R. A. V. ; Brito SV ; GUEDES, G. L. ; PEREIRA, RAIANE MAIARA DOS SANTOS ; FIGUEIRA, J. S. B. ; DAVID, I. P. A. ; FONTES, E. B. ; CAMPBELL, CARMEN SÍLVIA GRUBERT . Efeitos de um programa de Educação Física Interdisciplinar sobre a atenção seletiva de meninas e meninos: Educação pelo movimento (EDUMOVI). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
RAMOS, ISABELA ALMEIDA. Exercício Físico associado ao desempenho de escolares. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
RAMOS, ISABELA ALMEIDA. Aspectos biopsicossociais da criança ativa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
RAMOS, ISABELA ALMEIDA; BRITO, S. V. ; PEREIRA, RAIANE MAIARA DOS SANTOS ; Dias MB ; FONTES, E. B. ; SIMÕES, HERBERT GUSTAVO ; Browne RAV ; CAMPBELL, CARMEN SÍLVIA GRUBERT . Effect of Acjute Active Playing and Brasin Stimulation upon cardiovascular parameters in children. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
RAMOS, I. A.; DIAS, M. B. ; BRITO, S. V. ; Pereira RMS ; SILVA, F. C. V. ; BLENO, AB ; PIRES, R. ; QUEIROZ B ; SIMOES, H. G. ; CAMPBELL, C. S. G. . Effect of three months of active classes in VO2max, body composition and academic achievement in children. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
RAMOS, ISABELA ALMEIDA. Brincando e Aprendendo - Educação Física. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
RAMOS, I. A.; RAUBER, S. B. ; SOUZA, D. P. ; SOUSA, I. R. C. ; COURA, M. A. de S. ; SANTOS, R. M. P. ; BOULLOSA, D. A. ; SIMOES, H. G. ; CAMPBELL, C. . Impact of 10 Minutes Running Exercise At Diferents Intensities On Blood Pressure And Cognitive Performance In Pré-Pubertal Children.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
RAMOS, I. A.; RAUBER, S. B. ; COURA, M. A. de S. ; SIMOES, H. G. ; CAMPBELL, C. . Determinação do Limiar de Lactato em Teste de Corrida em Crianças. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
RAMOS, ISABELA ALMEIDA. Recreação na Prática Pedagógica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
RAMOS, I. A.. III Curso de Iniciação de Técnicos em Fisiologia do Exercício e Avaliação Funcional. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SOUZA, D. P. ; RAMOS, I. A. ; QUEIROZ, J. L. ; RODRIGUES, M. ; MATOS, R. ; Silva, F. M. da . Perfil Funcional de Idosas Fisicamente Ativas Do Projeto UniverCidades. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
RAMOS, ISABELA ALMEIDA. A Influência do Programa Esportivo Social e Cidadania na Vida de Crianças e Adolescentes em Vulnerabilidade Social. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RAMOS, ISABELA ALMEIDA; CAMPBELL, CARMEN SÍLVIA GRUBERT ; Brito SV . Exercício Físico e Cognição na Infância. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
RAMOS, ISABELA ALMEIDA. Neurociência em modalidades esportivas. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
RAMOS, I. A.. Personal Kids. 2015. .

2.
CAMPBELL, C. ; RAMOS, I. A. . Personal kids - Teórico e Prático. 2013. .

3.
RAMOS, I. A.; PEREIRA, R. M. S. ; DIAS, M. B. ; BRITO, S. V. . Educação Física e Cognição: Brincando e Aprendendo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CAMPBELL, C. ; RAMOS, I. A. . Contribuições do profissional de educação física para o controle do sobrepeso e da obesidade infantil. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
RAMOS, I. A.. Jogos Educativos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
RAMOS, I. A.. Gincanas Recreativas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
SANTOS, R. M. P. ; RODRIGUES, M. ; RAMOS, I. A. . Laboratório de Prática Pedagógica em educação Física, elaboração de Projetos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RAMOS, I. A.; LEITE, C. D.. Participação em banca de Keitiane Soares; Maithê Camargo; Raine de Oliveira.Aulas de educação física mistas ou separadas: uma revisão da literatura.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília.

2.
RAMOS, I. A.; LEITE, C. D.. Participação em banca de Sérgio Leonardo dos Santos.Incidência de lesões em atletas de powerlifting. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília.

3.
RAMOS, I. A.; LEITE, C. D.. Participação em banca de Luana Priscila Martins; Nayara Pasqual; Vanessa Oliveira.Fatores que motivam a adesão, permanência e desistência da prática de exercícios físicos na academia: uma revisão de literatura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília.

4.
RAMOS, I. A.; LEITE, C. D.. Participação em banca de Kerolin Melo Machado; Luana Priscila P. Martins.Motivação extrínseca e intrínseca de escolares do ensino fundamental e médio nas aulas de educação física utilizando questionário de KOBAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília.

5.
RAMOS, I. A.; LEITE, C. D.. Participação em banca de Flávia de Sousa Ferreira.A prática de atividade física por mulheres nas regiões do Brasil: análises dos dados da vigitel de 2006 a 2012. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília.

6.
RAMOS, I. A.; LEITE, C. D.. Participação em banca de Emanoela Borges F. de Mello; André Luiz R. F. de Lima.Perfil de atividade física em escolares: uma revisão de literatura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília.

7.
RAMOS, I. A.; LEITE, C. D.. Participação em banca de Braian Lenza; Bruno Cruz Borges.Nível de satisfação, motivação e qualidade de vida de profissionais de educação física em academias: uma revisão de literatura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília.

8.
RAMOS, I. A.; LEITE, C. D.. Participação em banca de Tamara Almeida da Silva.Síndrome de Burnout em professores de educação física: uma revisão de literatura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília.

9.
RAMOS, I. A.; LEITE, C. D.. Participação em banca de Filipe Medeiros Queiroz e Ludson Kelvin Lima Silva.Investigação da qualidade de vida e satisfação no trabalho de professores de eucação física da rede pública do DF. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília.

10.
RAMOS, I. A.; LEITE, C. D.. Participação em banca de Nathan Souza do Nascimento e Maria Joyce Souza Lima.Análise qualitativa de um movimento no Martial Arts Tricking: a importância do conhecimento acadêmico no aprendizado de um chute complexo. 2014.

11.
RAMOS, I. A.; LEITE, C. D.. Participação em banca de Jacqueline Souza dos Santos e Letícia Rodrigues da Costa.A influência da imagem corporal na participação nas aulas de educação física escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília.

12.
RAMOS, I. A.; LEITE, C. D.. Participação em banca de Gerssyk Souza Silva, Luciana Alves e Murilo Pires da Mota.Percepção das barreiras para prática de atividade física em profesores da rede públicade ensino do Distrito Federal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília.

13.
FIGUEIREDO, B. B.; PRADA, F. A.; RAMOS, I. A.. Participação em banca de Bruna Borges Figueiredo.A resposta da frequência cardíaca e pressão arterial de atletas recreacionais praticando o MTB de endurance. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília.

14.
VIEIRA, A. S. F.; PRADA, F. A.; RAMOS, I. A.. Participação em banca de André Shigueo Fujikawa Vieira.Efeito agudo de diferentes tipos de atividade física em indivíduos com diabetes mellitus tipo 2. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília.

15.
LEANDRO, L. F.; PRADA, F. A.; RAMOS, I. A.. Participação em banca de Leidiene Fernandes Leandro.A falta de informação dos alunos praticantes de musculação em relação aos suplementos nutricionais. 2011.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
RAMOS, ISABELA ALMEIDA. II Jornada Científica Planalto de Atividade Física e Saúde. 2013. Planalto Fitness.

2.
RAMOS, ISABELA ALMEIDA. VIII Semana Temática da Educação Física da Universidade Católica de Brasília. 2012. Universidade Católica de Brasília.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
63rd Annual Meeting of the American College of Sports Medicine, World Congress on Exercise is Medicine and World Congress on The Basic Science of Energy Balance.. Effect of Acute Active Playing on N450 Amplitude and Selective Attention in Children. 2016. (Congresso).

2.
6º CONCREF Congresso do Conselho Regional de Educação Física. Efeitos de um programa de educação física interdisciplinar sobre a atenção seletiva de meninos e meninas: educação pelo movimento EDUMOVI. 2016. (Congresso).

3.
Jornada da Saúde UNIEURO.Efeito do exercício físico sobre a função cognitiva de crianças. 2016. (Outra).

4.
XII Semana da Educação Física Universidade Católica de Brasília.Exercício Físico na infância. 2016. (Outra).

5.
62nd Annual Meeting of the American College of Sports Medicine.EFFECT OF ACUTE ACTIVE PLAYING AND BRAIN STIMULATION IN CARDIOVASCULAR MEASURES IN CHILDREN. 2015. (Encontro).

6.
XI Semana da Educação Física Universidade Católica de Brasília.Mini Curso: Personal Kids. 2015. (Oficina).

7.
XI Semana da Educação Física Universidade Católica de Brasília.Neurociência e Esporte. 2015. (Outra).

8.
37º Simposio Internacional de Ciências do Esporte.EFEITO DE BRINCADEIRAS ATIVAS E DA ESTIMULAÇÃO CEREBRAL SOBRE RESPOSTAS CARDIOVASCULARES EM CRIANÇAS. 2014. (Simpósio).

9.
61st Annual Meeting of the American College of Sports Medicine.Effect Of Three Months Of Active Classes In Vo2max, Body Composition And Academic Achievement In Children. 2014. (Encontro).

10.
II Semana da Educação Física do Centro Universitário do Distrito Federal. 2014. (Outra).

11.
Semana da Educação Física Faculdade Anhanguera.Curso Ministrado: Brincando junto se aprende mais, educação física interdisciplinar. 2014. (Outra).

12.
Semana da Educação Física Universidade Católica de Brasília.Brincando e a Aprendendo, Educação Física interdisciplinar. 2014. (Outra).

13.
II Jornada Científica Planalto Fitness.Personal kids - Teórico e Prático. 2013. (Outra).

14.
IX Semana Temática da Educação Física Universidade Católica de Brasília... 2013. (Outra).

15.
VIII Semana Temática da Educação Física Universidade Católica.Avaliação de trabalhos científicos. 2012. (Oficina).

16.
1º Encontro Internacional de Pesquisadores em Esporte, Psicologia e Saúde.Determinação do Limiar de Lactato em Crianças. 2011. (Encontro).

17.
II International Meeting of Physiology Exercise.Impact of 10 Minutes Running Exercise At Diferents Intensities On Blood Pressure And Cognitive Performance In Pré-Pubertal Children.. 2011. (Encontro).

18.
III Congresso Internacional de Educação Física e Qualidade de Vida. A Influência do Programa Esportivo Social e Cidadania na Vida de Crianças e Adolescentes em Vulnerabilidade Social. 2010. (Congresso).

19.
II Congresso Internacional de Educação Física e Qualidade de Vida. .. 2009. (Congresso).

20.
Olimpíadas da Cidade.Olimpíadas da Cidade. 2009. (Outra).

21.
Olimpíadas Universitárias JUBS. Olimpíadas Universitárias JUBS. 2009. (Olimpíada).

22.
I Congresso Internacional de Educação Física e Qualidade de Vida. .. 2008. (Congresso).

23.
IX Semana Universitária. 2007. (Outra).

24.
Olimpíadas Escolares JEBS. Olimpíadas Escolares JEBS. 2006. (Olimpíada).

25.
VIII Jogos da Juventude.VIII Jogos da Juventude. 2004. (Outra).

26.
25° Jogos Escolares Brasileiros.25° Jogos Escolares Brasileiros. 2003. (Outra).

27.
VII Jogos da Juventude.VII Jogos da Juventude. 2003. (Outra).

28.
VI Jogos da Juventude.VI Jogos da Juventude - atleta. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RAMOS, I. A.. VIII Semana Temática do Curso de Educação Física. 2012. (Outro).

2.
RAMOS, I. A.. III CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA. 2010. (Congresso).

3.
Silva, F. M. da ; MELO, G. F. ; RAMOS, I. A. . II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA. 2009. (Congresso).

4.
Silva, F. M. da ; MELO, G. F. ; RAMOS, I. A. . I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA. 2008. (Congresso).

5.
Silva, F. M. da ; MELO, G. F. ; RAMOS, I. A. . IX Semana Universitária. 2007. (Outro).

6.
Silva, F. M. da ; RAMOS, I. A. . IV Semana Temática do Curso de Educação Física. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Heloiza Giselle Xavier da Silva. Comparação da agilidade em praticantes de tênis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro universitário Planalto do Distrito Federal. Orientador: Isabela Almeida Ramos.

2.
Polyana De Lima Bedran. Perfil das capacidades motoras e antropometria de escolares de zona rural. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro universitário Planalto do Distrito Federal. Orientador: Isabela Almeida Ramos.

3.
Izaque Batista Da Silva Júnior, Jéssyca Mota Bandeira. Influência da dança lúdica em aspectos psicomotores de crianças com a faixa etária de 5 e 6 anos de idade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro universitário Planalto do Distrito Federal. Orientador: Isabela Almeida Ramos.

4.
Dayana Mendes Ribeiro, Nathalia Borges Marques. Percepção de professores sobre a Inclusão de Deficientes auditivos nas aulas de Educação Física. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro universitário Planalto do Distrito Federal. Orientador: Isabela Almeida Ramos.

5.
Graziele Vieira de Souza, Samara Fernandes de Sousa Santos. Os efeitos das atividades físicas em meio aquático sobre o desenvolvimento afetivo social e comportamental de crianças autistas na visão dos pais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro universitário Planalto do Distrito Federal. Orientador: Isabela Almeida Ramos.

6.
Bruna Anne de Macêdo Lacerda, Taynara de Souza de Macedo. Importância da estimulação precoce no desenvolvimento de crianças com síndrome de Down. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro universitário Planalto do Distrito Federal. Orientador: Isabela Almeida Ramos.

7.
Patrícia de Freitas Pires. O desinteresse do jovem pela educação física no ensino médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro universitário Planalto do Distrito Federal. Orientador: Isabela Almeida Ramos.

8.
Jéssica Moreira da Silva. COMPARAÇÃO DA MOTIVAÇÃO ENTRE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro universitário Planalto do Distrito Federal. Orientador: Isabela Almeida Ramos.

9.
Marília Guedes Lustosa. CORRELAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR E DESEMPENHO MOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro universitário Planalto do Distrito Federal. Orientador: Isabela Almeida Ramos.

10.
Isabela Aquino Amorim. COMPARAÇÃO DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro universitário Planalto do Distrito Federal. Orientador: Isabela Almeida Ramos.

11.
Aparecida Pereira Salgado. A influência do projeto amigos do vôlei sobre os aspectos afetivos sociais de crianças. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro universitário Planalto do Distrito Federal. Orientador: Isabela Almeida Ramos.

12.
Maurina Aparecida Ferreira de Sousa. Análise perceptiva da acessibilidade dos alunos cadeirantes nas aulas de educação física em escolas públicas do DF. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Isabela Almeida Ramos.

13.
Maria Clesilda Barros do Nascimento. Comparação do nível de flexibilidade de crianças e adolescentes participantes do Programa Esporte e Lazer. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Isabela Almeida Ramos.

14.
Gesiane de Susa Reis. A influência da atividade física na atenção de crianças de 6 a 9 anos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Isabela Almeida Ramos.

15.
Michelle Carvalho Veras. Comparação do nível de satisfação e motivação de escolares nas aulas de educação física de escolas pública e privada. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Isabela Almeida Ramos.

Iniciação científica
1.
Gustavo Lira Guedes. Efeito de um programa de educação física sobre a atenção seletiva de crianças. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Física) - Centro universitário Planalto do Distrito Federal, Centro universitário Planalto do Distrito Federal. Orientador: Isabela Almeida Ramos.



Outras informações relevantes


Enquanto acadêmica de graduação foi monitora voluntária da disciplina de Crescimento e Desenvolvimento Humano na Universidade Católica de Brasília (UCB) em 2009. Representou a Universidade Católica de Brasília na Operação Casa Velha do Projeto Rondon Operação Catirina, atuando no município de Nina Rodrigues - MA (2010). Foi bolsista de iniciação científica CNPq e membro do Programa de Educação Tutorial - PET da UCB em 2009/2010. Teve apoio financeiro para apresentar trabalhos científicos em congressos no exterior, da Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal em 2014 (Orlando), e 2016 (Boston). Realizou visita técnica na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN (2012), na Universidade Federal Fluminense - RJ (2014 e 2015), e na University of Illinois at Urbana-Champaign (2016) para aprimoramento das técnicas de Estimulação Transcraniana e Eletroencefalografia. Desde 2009 participa como recreadora, atuou em onze edições da colônia de férias do SESC DF, e cinco edições da colônia de férias do Clube das Nações/Escola Francesa. Entre 1999 e 2010 como atleta, participou de diversas provas de revezamento, corrida com barreiras, salto triplo, em distância e em altura. Foi componente da seleção brasiliense de atletismo em campeonato brasileiro juvenil, Jogos Escolares Brasileiros, Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e Jogos da Juventude, foi campeã e recordista do salto em altura centro-oeste, campeã brasiliense e goiana. Participou da equipe de arbitragem pela Federação de Atletismo do DF e Confederação Brasileira de Atletismo, atuou em competições regionais, centro-oeste e nacionais paralímpicas (2007-2012).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 8:40:49