Aline Neves Rodrigues Alves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0021292382475160
  • Última atualização do currículo em 25/01/2018


Possuo graduação em Geografia (licenciatura) pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação (FaE/UFMG), sou integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Ações Afirmativas (NERA-CNPQ) e integrante do Grupo de Estudos Interdisciplinar Quilombola do Observatório de Educação Escolar Quilombola e Indígena (GEIQ-OBEDUC) e professora da rede municipal de Belo Horizonte. Atuei como professora formadora do Curso Semi-Presencial de Atualização EJA e Juventude Viva (JUVIVA - MEC/UFMG), fui tutora do Curso Semi Presencial de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Eppir/UFMG) e atuo como membro do Ciclo Permanente de Estudos e Debates sobre a Educação Básica (SIEX-UFMG), que realiza formação de docentes e discentes na perspectiva da Educação para Relações Étnico-Raciais em escolas públicas. Atualmente participo do Projeto Análise e sistematização dos laudos antropológicos das comunidades quilombolas do Brasil (Linguagem Pública - OJB - NUQ e CERBRAS / UFMG), em que produzimos livretos que retratam a identidade quilombola de 190 comunidades de diferentes regiões do país; fui coordenadora adjunta do Projeto Ressignificando a doença falciforme: a diversidade no contexto escolar que realizará formação de professores em 5 Estados, a saber, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro. E coordenei o curso de atualização ?Educação para as Relações Étnico-Raciais - Africanidades Brasileiras? no município de Bom Despacho/MG, que contou com participação de docentes da UFMG e UEMG. Tenho interesse pelos temas Comunidades tradicionais; Educação Escolar Quilombola; Formação de Professores; Políticas de Ações Afirmativas; Políticas de Promoção da Igualdade Racial; Juventude Quilombola; Juventude Negra e Doença Falciforme. Na área da Geografia Humanístico Cultural possuo atividades com o uso de mapas mentais, enquanto ferramenta metodológica em pesquisa qualitativa e prática pedagógica. E desenvolvi a pesquisa do mestrado na perspectiva da contemporânea teoria crítica do reconhecimento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aline Neves Rodrigues Alves
Nome em citações bibliográficas
ALVES, A. N. R.;ALVES, Aline Neves Rodrigues


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Mestrado.
Faculdade de Educação - UFMG, FAE-UFMG, Brasil.
Título: Juventude Quilombola: Projetos de vida, Sonhos comunitários e Luta por reconhecimento,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Nilma Lino Gomes.
Coorientador: Rodrigo Ednilson de Jesus.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2005 - 2012
Graduação em Geografia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: TERRITÓRIO QUILOMBOLA E ESCOLA: Percepções do lugar a partir do uso de mapas mentais.
Orientador: Nilma Lino Gomes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2012
Formação Pré-Acadêmica: Afirmação na Pós. (Carga horária: 240h).
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.


Atuação Profissional



Observatório da Juventude - Projeto JUVIVA, OJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora, Carga horária: 20
Outras informações
O primeiro semestre foi concluído com a função de professora-tutora e no segundo semestre enquanto professora formadora.


Pro-reitoria de Extensão da UFMG, PROEX-UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: tutora, Carga horária: 20


Programa Observatório da Educação, OBEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Observatório da Juventude - Juventude Brasileira Ensino Médio Inovador, JUBEMI -UFF/UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professora Tutora, Carga horária: 20


Rede de Desenvolvimento de Práticas de Ensino Superior,, GIZ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora, Carga horária: 8


Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, PRONERA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica e Extensão, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Colégio Franciscano Sagrada Família, CFSF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Estação Ecológica da UFMG, EECO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Centro de Educação e Apoio a Hemoglobinopatias, CEHMOB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Coordenadora Adjunta, Carga horária: 20


Programa Ações Afirmativas na UFMG, PAA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora_Curso de Especialização, Carga horária: 20


Observatório da Justiça Brasileira, OJB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Narradora e integrante da Equipe de Consulta, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2013 - 2013
Políticas de Diversidade e Gestão da Escola em Minas Gerais: Convergências e Desafios na Educação Indígena e Educação Quilombola
Descrição: A pesquisa tem por objetivos:  Realizar um inventário de práticas de gestão da escola no âmbito de políticas de diversidade ? educação escolar indígena e quilombola.  Promover a socialização de experiências de gestão escolar no âmbito da educação escolar indígena e educação quilombola.  Promover o debate sobre os desafios encontrados na gestão das escolas indígenas e quilombolas de modo a identificar entraves da burocratização ou da verticalização de espaços de deliberação na estrutura da gestão dos sistemas de ensino.  Contribuir para a redefinição dos processos de gestão dos sistema de ensino que incidem sobre a gestão da escola de modo a aproximá-los das formas de gestão em construção na educação escolar indígena e educação escolar quilombola.  Contribuir para a elaboração de proposições de formação de gestores em nível superior, tanto no âmbito do curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas (FaE/UFMG), como com vistas a criação de novo curso para a Formação Intercultural de Educadores Quilombolas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2011
Educação para Diversidade e Saberes Emancipatórios
Descrição: Pesquisa realizada com apoio do CNPQ e eixo central de orientação epistemológica e sociológica construída pelo sociólogo Boaventura de Sousa Santos, a sager, a sociologia das ausência e das emergências. O trabalho tem como foco conhecer e compreender os saberes produzidos sobrea a questão étnico-racial no Brasil, no contexto da implementação da Li 11.645/08 (alteração da Lei 10.639/03), que tornou obrigatório o ensino de História da África e das Culturas Afro-brasileiras nos currículos das escolas públicas e privadas da educação básica brasileira. Nesse contexto, o Movimento Negro é considerado como protagonista, articulador e sistematizador de saberes sobre a realidade étnico-racial no Brasil e um importante ator político no desencadear das políticas educacionais de promoção da igualdade racial existentes em nosso país, sobretudo, a partir dos anos 2000..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Práticas Pedagógicas de Trabalho com Relaçõs Étnico-Raciais na Escola na Perspectiva da Lei 10.639/03.
Descrição: Mapear e analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelas escolas públicas e pelas redes de ensino de acordo com a Lei 10.639/03, a fim de subsidiar e induzir políticas e práticas de implementação desta Lei em nível nacional em consoância com o Plano Nacional de Implementação da lEI 10.639/03. Esta pesquisa insere-se enquanto desdobramento do Projeto Saberes Emancipatórios, movimento negro e diversidade étnico-racial (FAPEMIG)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Ciclo Permanente de Estudos e Debates sobre a Educação Básica
Descrição: Projeto que compõe o Programa UFMG Integrada à Educação Básica e esteve contido no conjunto de ações desenvolvidas pelo Programa UFMG Integrada à Educação Básica. O objetivo é realizar estudos, análises e reflexões sobre educação básica ofertada por sistemas públicos de ensino. A origem do projeto se deu a partir da natureza e das concepções educacionais vinculadas à Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG (EBAP/UFMG). A metodologia está centrada no diálogo com os profissionais das diversas escolas, com o propósito de dar significado às atividades de formação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Aline Neves Rodrigues Alves - Integrante / Cláudio Emanuel dos Santos - Integrante / Tânia Aretuza Ambrizi Gebara - Coordenador / Elânia de Oliveira - Integrante / Patrícia Barros - Integrante / Atinar Pinter - Integrante / Yone Gonzaga - Integrante / Salomé Maria dos Santos - Integrante.
2012 - 2012
Memória Institucional do Programa Ações Afirmativas na UFMG
Descrição: Criar e implementar um grande banco de dados sobre todas as atividades e produção acadêmica do Programa Ações Afirmativas na UFMG, visando agilidade no acesso às informações, na gestão de atividades do Programa; bem como a preservação da memória institucional e documental em meio digital, no que se refere a pesquisa, ensino e extensão entre outras realizadas pelo Programa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Aline Neves Rodrigues Alves - Integrante / Nilma Lino Gomes - Coordenador.
2008 - 2009
Caminhadas Ecológicas
Descrição: Monitora de Educação Ambiental com o desenvolvimento e produção de oficinas temáticas ligadas à educação ambiental e ofertadas in loco às redes públicas e particulares de ensino de Belo Horizonte e região. A Estação Ecológica da Universidade Federal de Minas Gerais é uma unidade de conservação urbana que se encontra dentro de um campus universitário. Oferece aos seus visitantes, atividades de ensino, pesquisa e extensão, sendo também uma saudável opção para a realização de caminhadas e lazer contemplativo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2016 - Atual
Ressignificando a doença falciforme: a diversidade no contexto escolar
Descrição: Capacitar técnico e politicamente profissionais da educação das escolas municipais dos 5 Estados brasileiros que possuem maior incidência da doença falciforme ( BA, RJ, MG,MA, PE) por meio de curso em EaD..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2015 - 2015
Curso de Especialização em Promoção de Políticas para Igualdade Racial
Descrição: Formação de professores da rede pública de municípios da região metropolitana de Belo Horizonte com foco em políticas educacionais de promoção da igualdade racial no contexto escolar. Trata-se de um curso de especialização semi-presencial..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2015 - Atual
Linguagem Pública: Análise e sistematização dos laudos antropológicos das comunidades quilombolas do Brasil
Descrição: Elaborar 190 fascículos com linguagem acessível a partir do conteúdo científico dos Relatórios Antropológicos do INCRA, tendo como público-alvo principal as próprias comunidades, gestores locais, educação básica, mas também a sociedade local..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2014 - 2014
V PerCursos Formativos para Docentes da UFMG
Descrição: Curso idealizado em função das novas demandas do ensino universitário na UFMG diante da expansão de vagas, da reestruturação curricular e da apropriação e desenvolvimento de metodologias e tecnologias de ensino-aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2014 - 2014
JUVIVA - Curso de Atualização EJA e Juventude Viva
Descrição: O JUVIVA é um curso de atualização destinado a professoras/es que atuam na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) em escolas públicas localizadas nos municípios do Plano Juventude Viva. O Plano é uma iniciativa do governo federal coordenado pela Secretaria Nacional de Juventude, pela Secretaria-Geral da Presidência da República e pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e tem como objetivo promover ações de prevenção à violência letal em territórios onde a juventude enfrenta maiores situações de vulnerabilidade..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2013 - 2014
Formação em Docência do Ensino Superior (para mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos bolsistas CAPES/REUNI) - GIZ Rede de Desenvolvimento de Práticas de Ensino Superior.
Descrição: Este curso semi-presencial foi idealizado pelo GIZ Rede de Desenvolvimento de Práticas de Ensino Superior, em função das novas demandas do ensino universitário na UFMG diante da expansão de vagas, da reestruturação curricular e da apropriação e desenvolvimento de metodologias e tecnologias de ensino-aprendizagem. O objetivo é discutir os desafios e perspectivas da educação superior visando identificar e promover as habilidades necessárias para que o docente amplie e consolide sua competência didática na docência do ensino superior. Ementa: Docência Universitária e processo de ensino aprendizagem. Planejamento e prática de ensino. Metodologias do ensino. Avaliação da aprendizagem. Uso de tecnologias no ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2013 - 2013
Diálogos com o Ensino Médio - JUBEMI Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador
Descrição: O curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador - JUBEMI é um curso de atualização, desenvolvido pelo Observatório da Juventude da Universidade Federal de Minas Gerais e o Observatório Jovem da Universidade Federal Fluminense em parceria com o Ministério da Educação. Seu objetivo principal é oferecer informações e elementos para que o professor inscrito no curso possa refletir sobre o Ensino Médio e, mais especificamente, sobre os temas que remetam aos sujeitos, jovens alunos com os quais atua. Outra intenção nossa é de que essa formação ofereça a/ao professora/a inscrito, instrumental teórico e metodológico para o trabalho cotidiano como articulador/a do Programa Ensino Médio Inovador..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Antropologia Educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Prêmio João Batista, Associação de Pessoas com Doença Falciforme e Talassemia do Estado de Minas Gerais.
2012
II Concurso Nacional de Pesquisa sobre Cultura Afro-Brasileira, Fundação Cultural Palmares.
2011
Relevância Acadêmica, PRPQ/PROGRAD/PROEX - UFMG.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
DIAS, M. ; SOUSA, C. C. ; OLIVEIRA, H. S. ; ALVES, A. N. R. ; FEITOSA, D. F. ; FREITAS, L. G. . Materialidade Televisivas. 1. ed. São Paulo: Seja Digital, 2017. v. 1. 54p .

2.
FREITAS, L. G. ; SOUSA, C. C. ; FEITOSA, D. F. ; OLIVEIRA, H. S. ; ALVES, A. N. R. ; DIAS, M. . Trilhas Televisivas. 1. ed. São Paulo: Seja Digital, 2017. v. 1. 1p .

3.
SOUSA, C. C. ; OLIVEIRA, H. S. ; FEITOSA, D. F. ; ALVES, A. N. R. ; FREITAS, L. G. ; DIAS, M. . Televisão: mais que uma palavra?. 1. ed. São Paulo: Seja Digital, 2017. v. 1. 1p .

4.
ALVES, A. N. R.; SOUSA, C. C. ; FEITOSA, D. F. ; OLIVEIRA, H. S. ; FREITAS, L. G. ; DIAS, M. . Geodiversidades televisivas. 1. ed. São Paulo: Seja Digital, 2017. v. 1. 71p .

Capítulos de livros publicados
1.
ALVES, Aline Neves Rodrigues. Teoria do Reconhecimento e Identidade: Um estudo de caso com jovens quilombolas de Barro Preto/MG. In: Carlos Roberto Horta; Cândida da Costa; Flávia Assis Alves. (Org.). Trabalho e experiências emancipatórias: Economia solidária e construção de direitos com os trabalhadores e as populações tradicionais. 1ed.Belo Horizonte: O Lutador, 2015, v. 1, p. 175-189.

2.
ALVES, Aline Neves Rodrigues; FARIA, I. . A emergência da questão quilombola e a educação da juventude do campo. In: Geraldo Leão; Maria Isabel Antunes Rocha. (Org.). Juventudes do campo. 1ed.Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2015, v. 1, p. 149-166.

3.
ALVES, Aline Neves Rodrigues; GOMES, Nilma Lino ; DEUS, J. A. S. . Comunidades Quilombolas: Uma possível interpretação do Lugar com o Uso de Mapas Mentais. In: Gledson Ribeiro de Oliveira; Jeannette FIlomeno Pouchain Ramos; Bruno Okoudowa. (Org.). Cá e Acolá Experiências e Debates Multiculturais. 1ed.Fortaleza: UFC, 2013, v. 1, p. 27-57.

4.
ALVES, A. N. R.; GOMES, Nilma Lino . Contribuições da Lei 10.639/03 no Autorreconhecimento Quilombola: estudo de caso na comunidade de Barro Preto (MG). In: Julvan Moreira de Oliveira. (Org.). Interfaces das africanidades em Educação nas Minas Gerais. 1ed.Juiz de FORA: UFJF, 2013, v. 20, p. 83-101.

5.
Nilma Lino Gomes ; JESUS, R. E. ; ALVES, A. N. R. . As escolas e suas práticas. In: Nilma Lino Gomes. (Org.). Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei 10.639/03.. 1ed.Brasília: MEC; UNESCO, 2012, v. , p. 73-79.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MONAGRELA, J. ; ALVES, M. L. S. ; GONZAGA, Y. M. ; ALVES, A. N. R. . A marcha das mulheres negras: 'Uma sobe e puxa a outra'. Informativo do Projeto Saber para Cuidar, p. 3 - 3, 01 mar. 2016.

2.
ALVES, Aline Neves Rodrigues; DIAS, Fernanda Vasconcelos ; LABORNE, A. A. P. . EJA, juventude negra e formação de professores. Presença Pedagógica: Diálogo entre universidade e educação básica para formação do professor, Belo Horizonte - MG, 01 jan. 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, Aline Neves Rodrigues; PIRAGIBE, F. G. . Mídia e Racismo: Re-produção do Inumano nas Relações Étnico-Raciais da Periferia. In: VIII Congresso Brasileiro dos/as Pesquisadores/as Negros/as: Ações Afirmativas Cidadania e Relações Étnico-Raciais, 2014, Belém - PA. Ações Afirmativas: Cidadania e Relações Étnico-Raciais. Belém - PA: UFPA, 2014. v. 1.

2.
ALVES, Aline Neves Rodrigues; DEUS, J. A. S. ; GOMES, Nilma Lino . Comunidades quilombolas: uma possível interpretação do lugar com o uso de mapas mentais. In: Encontro de Geógrafos da América Latina, 2013, Lima - Peru. XIV ENCUENTRO DE GEÓGRAFOS DE AMÉRICA LATINA. Lima - Peru, 2013.

3.
ALVES, A. N. R.; NICODEMOS, P. A. ; PIRAGIBE, F. G. . Construindo e Desconstruindo Ideias sobre Racismo no Campo Educacional com Experiências do Ensino Médio e Superior. In: III e-Geincos SEMINÁRIO A RESPONSABILIDADE ÉTICO-SOCIAL DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS E A EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA, 2013, João Pessoa - PB. Anais do III e-Geincos - Seminário a responsabilidade ético-social das universidades públicas e a educação da população negra,. João Pessoa: UFPB, 2013. p. 360-372.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, Aline Neves Rodrigues; GONZAGA, Y. M. . EDUCADORES DA EJA EM FORMAÇÃO: Os limites da temática juventude negra via plataforma virtual. In: I Seminário de Afirmação das Diversidades - CEFET-MG:, 2015, Belo Horizonte. Trabalhos apresentados nos GT's durante o I Seminário de Afirmação das Diversidades - CEFET-MG:, 2015.

2.
ALVES, A. N. R.; DEUS, J. A. S. ; GOMES, Nilma Lino . Geografia das Representações e Vivência Espacial na Comunidade Rural Quilombola de Barro Preto - Santa Maria de Itabira (MG) e sua relação com a Educação Escolar. In: XXI Encontro Nacional de Geografia Agrária, 2012, Uberlândia. Territórios em Disputa: os desafios da Geografia Agrária nas contradições do desenvolvimento brasileiro. Uberlândia: UFU, 2012. p. 1-16.

3.
ALVES, A. N. R.; Nilma Lino Gomes . Experiência e Memória: O Uso de Mapas Mentais na Comunidade Quilombola de Barro Preto-MG. In: VII Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as, 2012, Florianópolis. Os desafios da luta antirracista no século XXI. Florianópolis: UDESC, 2012.

4.
Nilma Lino Gomes ; ALVES, A. N. R. . Educação para a Diversidade e Saberes Emancipatórios. In: 6º Seminário Educação e População Negra e 1º Encontro Regional da ABPN, 2011, Niterói. 6º Seminário Educação e População Negra & I Encontro Regional da ABPN: Um balanço da última década.. Niterói: UFF, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, Aline Neves Rodrigues; PIRAGIBE, F. G. . Mídia e Racismo: Re-produção do Inumano nas Relações Étnico-Raciais da Periferia. In: VIII Congresso Brasileiro dos/as Pesquisadores/as Negros/as: Ações Afirmativas Cidadania e Relações Étnico-Raciais, 2014, Belém - PA. Ações Afirmativas: Cidadania e Relações Étnico-Raciais. São Paulo: Livraria da Física, 2014. p. 308-309.

Apresentações de Trabalho
1.
ALVES, Aline Neves Rodrigues. Juventude Quilombola: Projetos de vida, sonhos comunitários e luta por reconhecimento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
ALVES, Aline Neves Rodrigues; OLIVEIRA, C. S. . Diálogo aberto: A produção de imagens e espaços na perspectiva das relações interculturais e étnico-raciais.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
OLIVEIRA, Igor de ; ALVES, Aline Neves Rodrigues ; OLIVEIRA JUNIOR, O. . Aula inaugural do Curso de Atualização EJA e Juventude Viva - JUVIVA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
ALVES, Aline Neves Rodrigues; GONZAGA, Y. M. . Oficina:'Sabia que você é racista?'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ALVES, Aline Neves Rodrigues; REIS, Juliana B. ; BARBOSA, C. . Aula inaugural do Curso de Atualização EJA e Juventude Viva - JUVIVA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
ALVES, Aline Neves Rodrigues; GONZAGA, Y. M. . Educadores da EJA em formação: Os limites da temática juventude negra via plataforma virtual.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ALVES, A. N. R.; SANTANA, P. ; SANTOS, G. S. ; SANTOS, T. C. . Para Sempre Beatriz Nascimento - Leituras da Vida e Obra de uma Intelectual-Militante Negra. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ALVES, A. N. R.; ITABORAHY, N. Z. . MINICURSO 'Reconhecendo Comunidades Quilombolas com Leituras de Mapas Mentais'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
ALVES, A. N. R.. Discutindo Gênero e Questão Racial na Educação do Campo: as possibilidades de mulheres acampadas e quilombolas.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
ALVES, Aline Neves Rodrigues. Quilombos no Brasil: uma revisão histórica e política. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
ALVES, Aline Neves Rodrigues. Políticas educacionais de diversidade no campo das relações étnico-raciais a partir das comunidades quilombolas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
ALVES, A. N. R.; GOMES, Nilma Lino . Experiência e Memória: O Uso de Mapas Mentais na Comunidade Quilombola de Barro Preto ? Santa Maria de Itabira/MG. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ALVES, A. N. R.; CARVALHO, P. F. L. . Trabalho de Campo: Espaços e Territórios Educativos: diálogos em torno da comunidade quilombola da Chacrinha dos Pretos em Belo Vale (MG). 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
ALVES, A. N. R.; CARVALHO, P. F. L. . Oficina Diálogos da Geografia com as Comunidades Quilombolas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
ALVES, A. N. R.. O contexto de formação do Grupo Raízes Negras enquanto Pastoral Afro: Limites, desafios e perspectivas.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
Nilma Lino Gomes ; ALVES, A. N. R. . Banner: Educação para Diversidade e Saberes Emancipatórios. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
Nilma Lino Gomes ; ALVES, A. N. R. . Movimento Negro: Educação para Diversidade e Saberes Emancipatórios.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ALVES, A. N. R.. Palestra: Da consciência negra aos quilombos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
Nilma Lino Gomes ; ALVES, A. N. R. . Banner: Movimento Negro e Educação para Diversidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
Nilma Lino Gomes ; JESUS, R. E. ; ALVES, A. N. R. . Banner: Saberes emancipatórios, movimento negro e diversidade étnico-racial. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
Nilma Lino Gomes ; JESUS, R. E. ; ALVES, A. N. R. . Banner: Implementação da Lei 10.639/03 nos Sistemas de Ensino: Movimento Negro e Diversidade Étnico-Racial. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
SANTOS, Cláudio Emanuel ; ALVES, A. N. R. . Oficina: Projeto Negras Imagens. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
ALVES, A. N. R.. Oficina: O negro nos livros de literatura. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
ALVES, A. N. R.. Quilombo Família Magalhães. Belo Horizonte: FAFICH, 2015 (Livreto).

2.
ALVES, A. N. R.. Comunidade Quilombo de Santana. Belo Horizonte: FAFICH, 2015 (Livreto).

3.
ALVES, A. N. R.. Quilombo Mandira. Belo Horizonte: FAFICH, 2015 (Livreto).

4.
ALVES, Aline Neves Rodrigues. JUVENTUDE QUILOMBOLA: Projetos de vida, sonhos comunitários e luta por reconhecimento 2015 (Dissertação).

5.
ALVES, Aline Neves Rodrigues; DIAS, Fernanda Vasconcelos ; COSTA, Heloíza . Módulo III - Juventudes e Relações Étnico-Raciais 2014 (Módulo de Curso em EAD).

6.
ALVES, A. N. R.. TERRITÓRIO QUILOMBOLA E ESCOLA: Percepções do lugar a partir do uso de mapas mentais 2012 (Monografia).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RICCI, L. ; NASCIMENTO, S. ; ALVES, A. N. R. ; SÁVIO, Robson . Arma do crime: racismo - Jornal Estado de Minas. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
OLIVEIRA, J. ; WERNECK, G. ; RICCI, L. ; QUILLICI NETO, A. ; ALVES, A. N. R. . Controvérsia além da cota - Jornal Estado de Minas. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
ALVES, A. N. R.; SANTOS, N. . Programa de TV: Conversa com Mírian Crystus. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
ALVES, Aline Neves Rodrigues. Educar para as relações étnico-raciais: avanços, limites e desafios da lei n° 10.639/03. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
CARDOSO, M. ; ALVES, Aline Neves Rodrigues ; GONZAGA, Y. . O negro e a negra na universidade.. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
ALVES, Aline Neves Rodrigues. Lei de Cotas: experiências de exclusão, permanência e resistência na UFMG. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

7.
ALVES, Aline Neves Rodrigues. Pastoral Afro Raízes Negras: Possíveis resistências de negros e negras em movimento. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
JESUS, R. E. ; SILVA, A. R. ; ALVES, Aline Neves Rodrigues . Programa Ações Afirmativas na UFMG. 2014; Tema: Divulgação de trabalhos que se estruturam a partir de quatro linhas de ações: Ações na UFMG; Pós-graduação; Pesquisa e Relação com a Educação Básica.. (Site).

2.
ALVES, Aline Neves Rodrigues; PIRAGIBE, F. G. ; SANTOS, G. S. ; JESUS, R. E. . Grupo de Estudos do Programa Ações Afirmativas na UFMG. 2014; Tema: Divulgação das atividades do Grupo de Estudos e informações do Programa Ações Afirmativas na UFMG. (Rede social).

3.
ALVES, Aline Neves Rodrigues; SANTOS, G. S. . Copene 2014 - Pará (VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as). 2014; Tema: Divulgação de informações do VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as, bem como divulgação dos registros fotográficos do evento.. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
GOMES, L. C. B. ; GUIMARAES, J. R. ; ALVES, A. N. R. ; FERREIRA JUNIOR, A. P. ; ZANETTI, D. G. ; SILVA, F. C. O. E. . Minicurso: COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO BRASIL: DA PALAVRA ANTROPOLÓGICA À PALAVRA DA COMUNIDADE. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ALVES, A. N. R.. Atividade do Afirmação na Pós: TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS: DISPUTAS CONCEITUAIS NO CAMPO POLÍTICO, JURÍDICO E ACADÊMICO. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
GEBARA, T. A. A. ; ALVES, A. N. R. ; GOMES, L. C. B. . Curso de atualização ?Educação para as Relações Étnico-Raciais - Africanidades Brasileiras. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
ALVES, Aline Neves Rodrigues; ALVES, M. L. S. . Módulo Doença Falciforme, Diversidade e Contexto Escolar. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático-instrucional-ISBN978-85-8007-080-4).

5.
GONZAGA, Y. M. ; ALVES, A. N. R. ; NOGUEIRA, A. M. . Formação Ubuntu em Santa Luzia. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
ALVES, Aline Neves Rodrigues; NOGUEIRA, A. M. ; MAXIMO, M. . Reeducação para as Relações Étnico Raciais no campo da Saúde. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
GEBARA, T. A. A. ; SANTOS, C. E. ; ALVES, A. N. R. . Formação de professores para implementação da Lei 10.639/03. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
ALVES, Aline Neves Rodrigues. Vídeo: Juventudes e Relações Étnico-Raciais (Curso JUVIVA). 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

9.
ALVES, Aline Neves Rodrigues; DIAS, Fernanda Vasconcelos ; COSTA, Heloíza . Módulo III: Juventudes e Relações Étnico-Raciais (Curso JUVIVA). 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático-instrucional - ISBN 978-85-8007-080-4).

10.
ALVES, Aline Neves Rodrigues; DIAS, Fernanda Vasconcelos ; COSTA, Heloíza . Módulo III: Juventudes e Relações Étnico-Raciais (Segunda Edição- Curso JUVIVA ). 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático-instrucional).

11.
ALVES, Aline Neves Rodrigues; ITABORAHY, N. Z. . Reconhecendo Comunidades Quilombolas com Leituras de Mapas Mentais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
ALVES, Aline Neves Rodrigues. Relatório sobre Seminário Educação Escolar Indígena na Terra Xacriabá: Avanços e Desafios. 2013. (Relatório de pesquisa).

13.
ALVES, A. N. R.. Municípios com Escolas contempladas pelo Prêmio CEERT. 2012. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

14.
ALVES, A. N. R.. Municípios com Escolas indicadas pela Secretaria Estadual de Educação. 2012. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

15.
ALVES, A. N. R.. Municípios e Capitais que receberam o Instrumento de Pesquisa. 2012. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

16.
ALVES, A. N. R.. Municípios com Escolas contempladas pelo Prêmio CEERT (parte 2). 2012. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

17.
ALVES, A. N. R.. Comunidade Rural de Barro Preto: escrevendo a sua história!. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

18.
ALVES, A. N. R.. Orientações para (re) produção de novas cartilhas na Comunidade quilombola de Barro Preto / MG... 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Instruções para produção de materiais didáticos em comunidade quilombola.).

19.
L'Hermitage ; ALVES, A. N. R. . Materiais didáticos de Geografia disponibilizados em plataforma virtual.. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Recursos educacionais para docentes e estudantes).

20.
ALVES, A. N. R.. Relatório Final de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC).. 2011. (Relatório de pesquisa).

21.
ALVES, A. N. R.. Atividades desenvolvidas enquanto bolsista PROBIC do Programa Ações Afirmativas na UFMG. 2010. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANTOS, A. C.; ALVES, A. N. R.. Participação em banca de Adriana Costa dos Santos. PERCEPÇÃO DE COR/RAÇA: IDENTIDADE RACIAL E CLASSIFICAÇÃO RACIAL NA ESCOLA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola) - Faculdade de Educação - UFMG.

2.
LIMA, A. M.; ALVES, A. N. R.. Participação em banca de Alessandra Maria de Lima. EDUCAÇÃO, IDENTIDADE E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola) - Faculdade de Educação - UFMG.

3.
FREITAS, E. G.; ALVES, A. N. R.. Participação em banca de Elizângela Gomes Freitas. A INVISIBILIDADE DA LEI 10.639/03 NO AMBIENTE ESCOLAR. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola) - Faculdade de Educação - UFMG.

4.
FERREIRA, G. C. G.; ALVES, A. N. R.. Participação em banca de Giovanna Cristina Gomes Ferreira. A EMERGÊNCIA PEDAGÓGICA DAS RELAÇÕES RACIAIS NA ESCOLA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola) - Faculdade de Educação - UFMG.

5.
SANTOS, K. C. D.; ALVES, A. N. R.. Participação em banca de KELLY CHRISTINE DUARTE SANTOS. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: LIMITES E POSSIBILIDADES NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola) - Faculdade de Educação - UFMG.

6.
SANTOS, S. C.; ALVES, A. N. R.. Participação em banca de SUELEN CHAVES DOS SANTOS. IDENTIDADE RACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Afirmação como meio de combate ao racismo. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola) - Faculdade de Educação - UFMG.

7.
VIANA, N. I.; ALVES, A. N. R.. Participação em banca de NEILA ISABEL VIANA. CONTRIBUIÇÃO DE OBRAS LITERARIAS AFRO BRASILEIRAS PARA A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola) - Faculdade de Educação - UFMG.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
GEBARA, T. A. A.; ALVES, A. N. R.. Banca de seleção para bolsa de iniciação científica. 2017. Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
69° Reunião Anual da SBPC.MInicurso: COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO BRASIL: DA PALAVRA ANTROPOLÓGICA À PALAVRA DA COMUNIDADE. 2017. (Outra).

2.
Congresso de Educação de Porto Seguro. 2017. (Congresso).

3.
Congresso de Educação de Porto Seguro. Mesa Diversidade e Educação. Título trabalho: A questão Étnico Racial na Escola em Tempos de Crise. 2017. (Congresso).

4.
I Seminário Interno do Programa Ações Afirmativas na UFMG.O projeto Saber para Cuidar: Ressignificando a Doença Falciforme no Contexto Escolar. 2017. (Seminário).

5.
IV Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR). 2017. (Outra).

6.
Pré Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. 2017. (Outra).

7.
XII Congresso do Sind REDE/BH - Carolina Maria de Jesus. 2017. (Congresso).

8.
Diálogos Afirmativos: Recepção de cotistas e demais calourxs da UFMMG.Trajetória de uma mulher/mãe negra na UFMG. 2016. (Outra).

9.
Oficina Afrodescendentes e o Sistema internacional de proteção dos direitos humanos. 2016. (Oficina).

10.
Roda de Conversa: Práticas pedagógicas para igualdade racial na escola. 2016. (Outra).

11.
Semana da Consciência Negra na UFMG - De fora para dentro: resistências além da Universidade.Pesquisa Negra na Universidade: Espaços, perspectivas e dificuldades. 2016. (Encontro).

12.
Grupo de Estudos do Programa Ações Afirmativas na UFMG.Lei 10.639/03: Tensões e Desafios na Educação Básica. 2015. (Encontro).

13.
Grupo de Estudos do Programa Ações Afirmativas na UFMG.Educação Escolar Quilombola. 2015. (Encontro).

14.
I Encontro Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais. 2015. (Encontro).

15.
Seminário Construindo Espaços de Diálogos e Reflexão sobre Metodologia de Pesquisa no campo de Relações Raciais e Ações Afirmativas. 2015. (Seminário).

16.
Seminário Temático: "Educação Escolar Quilombola: a encruzilhada entre as memórias de uma infância quilombola e a formação acadêmica",. 2015. (Seminário).

17.
Seminário Territórios da Juventude. 2015. (Seminário).

18.
VII Conferência Municipal de Educação de Belo Horizonte. 2015. (Outra).

19.
VIII Simpósio Brasileiro de Doença Falciforme. 2015. (Simpósio).

20.
2º Seminário Internacional Trabalho e Educação - O enigmático na atividade do pesquisador: relação objetividade e subjetividade.Pesquisa de Campo em Quilombos: Discursos socialmente reproduzidos para pesquisadores/as?. 2014. (Seminário).

21.
Projeto Trajetórias de egressos de escola pública, negros e indígenas da UFMG.Mesa Redonda: Leis de cotas: experiências de exclusão, permanência e resistência na UFMG. 2014. (Seminário).

22.
VIII CONGRESSO BRASILEIRO DOS/AS PESQUISADORES/AS NEGROS/AS. Mídia e Racismo: Re-produção do Inumano nas Relações Étnico-Raciais da Periferia. 2014. (Congresso).

23.
36ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. O Lugar de Vivência de Estudantes Quilombolas: Estudo de Caso com a Técnica de Mapas Mentais. 2013. (Congresso).

24.
ANPED - 36ª Reunião Anual - Minicurso Cultura Digital e Relações Étnico-Raciais: Tecnologias, Desigualdades e Desconexões. 2013. (Oficina).

25.
I COPENE CENTRO-OESTE e VII JORNADA DESIGUALDADES RACIAIS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.Para Sempre Beatriz Nascimento - Leituras da Vida e Obra de uma Intelectual-Militante Negra. 2013. (Seminário).

26.
II Seminário de Relações Étnico-Raciais e de Gênero.Luta Social: Quilombo e Educação Escolar Quilombola.. 2013. (Seminário).

27.
I Seminário do curso JUBEMI - Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador. 2013. (Seminário).

28.
I Seminário do Diretório Acadêmico de Ciências Sociais - PUC/MG.Juventude Negra e Educação. 2013. (Seminário).

29.
IV Seminário Internacional Teias de Cidadania - Ocupar a cidade: educação integral em movimento. 2013. (Seminário).

30.
IX Seminário Racismo e Educação E VIII Seminário Gênero, Raça e Etnia.CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE T RABALHO COM RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA NA PERSPECTIV A DA LEI N.º 10.639/03 AOS(ÀS) GESTORES(AS) DAS ESCOLAS E AOS(ÀS ) DOCENTES. 2013. (Seminário).

31.
O Movimento Indígena e a Luta por Direitos. 2013. (Seminário).

32.
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO 2013 - Educação e Des Colonialidades dos Saberes, Práticas e Poderes.MINICURSO Reconhecendo Comunidades Quilombolas com Leituras de Mapas Mentais. 2013. (Seminário).

33.
XIV ENCUENTRO DE GEÓGRAFOS DE AMÉRICA LATINA.Comunidades quilombolas: uma possível interpretação do lugar com o uso de mapas mentais. 2013. (Encontro).

34.
?Crianças Quilombolas?: estudando outras infâncias na perspectiva da diversidade étnico/racial. 2012. (Oficina).

35.
20 de Novembro - Dia da Consciência Negra / Mesa:Religiosidade e Negritude na Sociedade Atual.O contexto de formação do Grupo Raízes Negras enquanto Pastoral Afro: Limites, desafios e perspectivas.. 2012. (Seminário).

36.
A África, o Brasil e os Quilombos. 2012. (Oficina).

37.
A Questão Étnico-Racial na Trajetória e na Obra do Geógrafo Milton Santos .. 2012. (Oficina).

38.
Banca de Trabalho de Conclusão de Curso do 9º ano (3 turmas).União Européia: A influência da economia europeia nos outros continentes.. 2012. (Outra).

39.
COPENE - Oficina: O pensamento de Frantz Fanon. 2012. (Oficina).

40.
Gênero e Raça: Uma introdução. 2012. (Oficina).

41.
Geopolítica e Cartografia da Diáspora Africana ? América ? Brasil. 2012. (Congresso).

42.
III Seminário Internacional Teias de Cidadania - A cultura popular tece caminhos para uma Educação Integral. 2012. (Seminário).

43.
III Seminário Internacional Teias de Cidadania - A cultura popular tece caminhos para uma Educação Integral. 2012. (Seminário).

44.
Mostra de Literatura Afro Brasileira. 2012. (Outra).

45.
Música e História Afrobrasileira. 2012. (Oficina).

46.
Pensar a cidade, experiência o cinema: contribuições da/para a Geografia.. 2012. (Oficina).

47.
Políticas de Ações Afirmativas no âmbito da pós-graduação.. 2012. (Seminário).

48.
X Colóquio sobre questões curriculares / VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo. 2012. (Congresso).

49.
XVII Encontro Nacional de Geógrafos - XVII ENG. 2012. (Encontro).

50.
A questão racial no ensino de Geografia. 2011. (Oficina).

51.
Consciência Negra em Barro Preto.Palestra: Da consciência negra aos quilombos.. 2011. (Outra).

52.
Contando a História do Samba. 2011. (Oficina).

53.
Diáspora e experiência: resistência e educabilidade entre a população negra no Brasil oitocentista. 2011. (Oficina).

54.
II Pensando Áfricas e Suas Diásporas.Movimento Negro: Educação para Diversidade e Saberes Emancipatórios.. 2011. (Seminário).

55.
I Seminário sobre Educação e Relações Étnico-Raciais na Infância. 2011. (Seminário).

56.
Semana do Conhecimento e Cultura / XX Semana Iniciação Científica.Movimento Negro e Educação para Diversidade. 2011. (Outra).

57.
Seminário do Projeto Cantando e Contando a História do Samba. 2011. (Seminário).

58.
VI Seminário Educação e População Negra & I Encontro Regional da ABPN no Sudeste: Um balanço da última década..Educação para Diversidade e Saberes Emancipatórios. 2011. (Seminário).

59.
Áfricas: histórias, culturas e perspectivas. 2010. (Seminário).

60.
Black English Vernacular. 2010. (Oficina).

61.
Capacitação A Cor da Cultura. 2010. (Outra).

62.
Conferência: Áfricas: histórias, culturas e perspectivas. 2010. (Outra).

63.
Dança Afro. 2010. (Oficina).

64.
Geografia da Biodiversidade Mineira: Uma Encruzilhada de Biomas. 2010. (Oficina).

65.
Indicadores sociais com Ênfase em Relações Étnico-Raciais. 2010. (Oficina).

66.
Leitura e Produção de Gêneros Acadêmicos. 2010. (Oficina).

67.
Semana do Conhecimento e Cultura / XIX Semana Iniciação Científica.Implementação da Lei 10.639/03 nos Sistemas de Ensino: Movimento Negro e Diversidade Étnico-Racial. 2010. (Outra).

68.
Treinamento de Uso do Portal de Periódicos da CAPES. 2010. (Oficina).

69.
VI COPENE - Congresso de Pesquisadores Negros. Implementação da Lei 10.639/03 nos Sistemas de Ensino: Movimento Negro e Saberes Emancipatórios. 2010. (Congresso).

70.
V Seminário Diversidade Cultural. 2010. (Seminário).

71.
XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2010. (Encontro).

72.
ANPED - GT Afro-brasileiros e Educação. 2009. (Congresso).

73.
ANPED - GT Afro-brasileiros e Educação. 2009. (Congresso).

74.
ANPED - Oficina Indicadores Sociais. 2009. (Oficina).

75.
ANPED - Oficina Indicadores Sociais. 2009. (Oficina).

76.
Conferência Epistemologias do Sul: O papel dos mov. sociais na produção de saberes. 2009. (Outra).

77.
Conferência Epistemologias do Sul: O papel dos movimentos sociais na produção de saberes.. 2009. (Outra).

78.
Conferência Internacional Sociedade Civil e Pós-Colonialismo: Um debate sobre paradigmas para o Entendimento da América Latina. 2009. (Outra).

79.
Conferência Internacional Sociedade Civil e Pós-Colonialismo: Um debate sobre paradigmas para o Entendimento da América Latina. 2009. (Outra).

80.
Geoprocessamento ? Modulo ARCGIS. 2009. (Outra).

81.
Igualdade nas diferenças: Os significados do ?ser diferente? e suas repercussões na sociedade. 2009. (Seminário).

82.
Iniciação à Astronomia. 2009. (Oficina).

83.
Introdução ao Teatro do Oprimido. 2009. (Oficina).

84.
Palestra Igualdade nas diferenças: os signifiados do. 2009. (Outra).

85.
Semana da Consciência Negra.Oficina do Projeto Negras Imagens. 2009. (Oficina).

86.
Seminário de Encerramento da Pesquisa Práticas Pedagógicas de Trabalho com Relações Étnico-Raciais na Escola na Perspectiva da Lei 10.639/03. 2009. (Seminário).

87.
V Encontro Mineiro dos Estudantes de Pedagogia.O negro nos livros de literatura. 2009. (Encontro).

88.
X ENPEG - Encontro Nacional de Práticas de Ensino em Geografia. 2009. (Encontro).

89.
Curso: Imaginário, Linguagens e Corporeidade na Educação: Imagem Corporal, Bioenergética, Yoga e Dança. 2008. (Outra).

90.
Educação Ambiental: Introdução ao Origami. 2008. (Oficina).

91.
I Seminário Nacional sobre Desenvolvimento e Conflitos Ambientais. 2008. (Seminário).

92.
I Seminário Nacional sobre Desenvolvimento e Conflitos Ambientais. 2008. (Seminário).

93.
Meta 2010: Engenho Nogueira. 2008. (Seminário).

94.
Palestra e Oficina do Projeto de Apoio Psicoprofissional. 2008. (Oficina).

95.
Palestra Riscos socioambientais: da antiguidade aos dias atuais.. 2008. (Oficina).

96.
Semana de Museus - UFMG.Estação Ecológica da UFMG. 2008. (Outra).

97.
Seminário Meta 2010: Engenho Nogueira. 2008. (Seminário).

98.
Visita orientada ao Centro de Educação Ambiental do Barreiro - COPASA. 2008. (Oficina).

99.
Curso: Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais. 2007. (Outra).

100.
Curso: Aperfeiçoamento de Instrutor de Trânsito. 2004. (Outra).

101.
Curso de Formação de Instrutor de Trânsito. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MIRANDA, S. A. ; JESUS, R. E. ; ALVES, A. N. R. ; SILVA, A. R. ; PIRAGIBE, F. G. . Diálogos Afirmativos: Recepção de cotistas e demais calourxs da UFMG. 2016. (Outro).

2.
GOMES, L. C. B. ; ALVES, A. N. R. . Seminário Terras de Quilombo. 2015. (Outro).

3.
Wilma Coelho ; ALVES, Aline Neves Rodrigues . Congresso de Pesquisadores/as Negros/as - VIII COPENE. 2014. (Congresso).

4.
JESUS, R. E. ; ALVES, Aline Neves Rodrigues . Semana da Consciência Negra na UFMG. 2013. (Outro).

5.
Lucíola Licínio Santos ; Marlucy Alves Paraíso ; FAVACHO, A. M. P. ; SALES, S. R. ; ALVES, A. N. R. . X Colóquio sobre Questões Curriculares / VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo. 2012. (Congresso).

6.
ALVES, A. N. R.; CASSIMIRO, Tânia . VIII Encontro da Criança Negra. 2012. (Outro).

7.
ALVES, Aline Neves Rodrigues. Congresso de Pesquisadores/as Negros/as - VII COPENE. 2012. (Congresso).

8.
ALVES, A. N. R.; CASSIMIRO, Tânia . Encontro da Criança Negra. 2011. (Outro).

9.
ALVES, A. N. R.; CASSIMIRO, Tânia . Encontro da Criança Negra. 2010. (Outro).

10.
ALVES, A. N. R.. XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2010. (Outro).

11.
Nilma Lino Gomes ; PRAXEDES, Vanda L. ; ALVES, A. N. R. . Seminário de Encerramento da Pesquisa Práticas Pedagógicas de Trabalho com Relações Étnico-Raciais na Escola na Perspectiva da Lei 10.639/03. 2009. (Outro).

12.
Nilma Lino Gomes ; PRAXEDES, Vanda L. ; ALVES, A. N. R. . Oficinas da Pesquisa Práticas Pedagógicas de Trabalho com a Lei 10.639/03. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Agda Marina F. Moreira. A construção do ?ser quilombola? enquanto sujeito de direito: a narrativa como elemento formativo no processo educativo da comunidade quilombola Carrapatos da Tabatinga. 2013. Orientação de outra natureza. (Mestrado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação - UFOP. Orientador: Aline Neves Rodrigues Alves.

2.
Gabriel Nonato. Continente Africano: Descolonizando fronteiras e conhecimentos. 2012. Orientação de outra natureza. (Geografia) - Colégio Franciscano Sagrada Família. Orientador: Aline Neves Rodrigues Alves.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ALVES, Aline Neves Rodrigues. Quilombos no Brasil: uma revisão histórica e política. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ALVES, Aline Neves Rodrigues. Políticas educacionais de diversidade no campo das relações étnico-raciais a partir das comunidades quilombolas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
GONZAGA, Y. M. ; ALVES, A. N. R. ; NOGUEIRA, A. M. . Formação Ubuntu em Santa Luzia. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALVES, Aline Neves Rodrigues. Pastoral Afro Raízes Negras: Possíveis resistências de negros e negras em movimento. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
ALVES, A. N. R.; SANTOS, N. . Programa de TV: Conversa com Mírian Crystus. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
ALVES, Aline Neves Rodrigues. Lei de Cotas: experiências de exclusão, permanência e resistência na UFMG. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOMES, L. C. B. ; ALVES, A. N. R. . Seminário Terras de Quilombo. 2015. (Outro).



Outras informações relevantes


A realização de atividades voltadas à Educação, cultura e movimentos sociais tem sido de grande interesse. Desde o ano de 2009 organizo juntamente com a Pastoral Afro Raízes Negras, situada no município de Santa Luzia, o Encontro da Criança Negra com o apoio da comunidade e organizações não governamentais interessadas na temática.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 8:33:49