André Nepomuceno Trajano

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  • Última atualização do currículo em 25/11/2018


Engenheiro Automotivo graduado pela Universidade de Brasília (UnB) em 2015. Período acadêmico composto por projetos de iniciação científica com ênfase na área de fratura dos materiais aplicando modelos de dano para análise da capacidade preditiva, além de outros dois projetos na área de desempenho de motores automotivos e de criação de um portal relacionado à métodos numéricos. Trabalho de conclusão de curso realizado a partir de um projeto de uma estrutura modular para transporte seguro de tropas militares, abrangendo a realização de ensaios experimentais e simulações numéricas. Atualmente, mestre em Ciências Mecânicas pela Universidade de Brasília com ênfase no estudo do início falha em materiais metálicos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
André Nepomuceno Trajano
Nome em citações bibliográficas
TRAJANO, A. N.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Ciências Mecânicas.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Estudo do Efeito da Tensão de Triaxialidade na Liga AISI 4340 Recozida e Normalizada,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Lucival Malcher.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2010 - 2015
Graduação em Engenharia Automotiva.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Análise Estrutural de Módulo para Transporte Terrestre de Tropas.
Orientador: Lucival Malcher.
2009 interrompida
Graduação interrompida em 2010 em Engenharia Mecânica.
UDF Centro Universitário, UDF, Brasil.
Ano de interrupção: 2010




Formação Complementar


2015 - 2015
Introdução ao ABAQUS. (Carga horária: 4h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2014 - 2014
Curso Matlab. (Carga horária: 6h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Technicae - Projetos e Serviços Automotivos, TECHNICAE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Seção de projetos. Projeto de Estrutura Modular para Transporte Terrestre de Tropas Militares. Modelagens CAD. Relatórios técnicos. Ensaios numéricos e ensaios experimentais



Projetos de pesquisa


2014 - 2015
Desenvolvimento de Rotina UMAT para o Modelo GTN Estendido
Descrição: Neste trabalho, é proposto o desenvolvimento de uma rotina UMAT para implementação do modelo GTN Estendido no programa computacional ABAQUS..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: André Nepomuceno Trajano - Integrante / Lucival Malcher - Coordenador.
2013 - 2014
Avaliação Quantitativa do Modelo GTN Estendido e Aspectos de Identificação de Parâmetros
Descrição: Nesse trabalho, é proposto uma avaliação numérica para o modelo GTN estendido, que tem como princípio os defeitos micromecânicos e os carregamentos principalmente cisalhantes. Inicialmente, aspectos teóricos do modelo GTN clássico e do modelo GTN estendido são discutidos para, posteriormente, apresentar um algoritmo de integração numérica implícita ? baseada na metodologia de divisão do operador - para essa nova abordagem do modelo clássico. Assim, o modelo é implementado em um programa acadêmico de elementos finitos. A partir dessa implementação, testes numéricos são desenvolvidos utilizando o modelo clássico e estendido. Os corpos de prova, nesse casso, são carregados sob cisalhamento puro e sob combinações do tipo cisalhamento/tração e cisalhamento/compressão. Com resultados em mãos são avaliados os seguintes aspectos: evolução do parâmetro do dano efetivo, evolução da deformação plástica equivalente, nível de deformação plástica no momento da fratura e qualidade da predição da fratura..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: André Nepomuceno Trajano - Integrante / Lucival Malcher - Coordenador.
2012 - 2013
Portal Métodos Numéricos
Descrição: A proposta deste projeta está na construção de um portal para auxiliar no aprendizado dos métodos numéricos aplicados a problemas de engenharia. O mesmo ajudará tanto no aprendizado teórico, como na implementação e utilização de algoritmos desenvolvidos. Como primeira etapa, o portal será desenvolvido com base no conteúdo teórico de cada método numérico abordado dentro das disciplinas de cálculo numérico e métodos numéricos para engenharia. Posteriormente, rotinas numéricas referentes a cada formulação serão então disponibilizadas em linguagem C++ e MATLAB, bem como inúmeros exemplos a serem resolvidos, com auxílio das rotinas disponibilizadas. Os chamados testes de bancada também serão alvo de aprendizado, no sentido de se desenvolver o raciocínio lógico do aluno, bem como a habilidade na conversão da formulação matemática para a formulação numérica. Como última etapa do projeto, problemas reais de engenharia serão então disponibilizados e o aluno será então incentivado a trabalhar no desenvolvimento de novas rotinas, combinando agora os vários métodos numéricos na tentativa de se encontrar uma solução viável para o problema. Avaliações através do portal serão uma alternativa de uso do mesmo, bem como a criação de fórum de discussão das técnicas aprendidas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: André Nepomuceno Trajano - Integrante / Guilherme Pacheco - Integrante / Lucival Malcher - Coordenador / João Vitor Sahadi - Integrante / Luis Bonifacio - Integrante.Financiador(es): REUNI - Auxílio financeiro.
2011 - 2011
Análise Experimental da Relação Otimizada Entre Custo e Consumo em Motores Bicombustiveis
Descrição: Neste trabalho, busca-se determinar de maneira experimental a melhor relação etanol/gasolina para motores bicombustíveis, de forma a se otimizar a relação custo versus consumo, baseando-se em uma condução típica. Abastecimentos fixos de 30 litros são feitos, variando a quantidade de etanol e gasolina de 10% em 10%, partindo de um abastecimento considerado 100% gasolina, até um de 100% etanol. Ao final de cada tanque de combustível consumido, calcula-se o consumo da mistura, tendo como base o custo envolvido no abastecimento e a quilometragem rodada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: André Nepomuceno Trajano - Integrante / Guilherme Pacheco - Integrante / Carlos Filipe de Queiroz Araújo - Integrante / Lucival Malcher - Coordenador.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TRAJANO, A. N.; MACHADO, L. Q. ; MALCHER, L. . Análise Numérica do Modelo GTN Estendido. In: Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (CONEM), 2014, Uberlândia/MG. VIII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2014.

2.
TRAJANO, A. N.; MALCHER, L. ; PACHECO, G. ; ARAUJO, C. F. Q. . Extended GTN Model: Mathematical Aspects and Numerical Study. In: Congresso Internacional de Engenharia Mecânica (COBEM), 2013, Ribeirão Preto/SP. 22nd International Congress of Mechanical Engineering (COBEM 2013), 2013.

3.
TRAJANO, A. N.; PACHECO, G. ; ARAUJO, C. F. Q. ; GOUVEA, H. C. M. ; MALCHER, L. . Análise Experimental da Relação Otimizada entre Custo e Consumo em Motores Bicombustíveis. In: Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica (CREEM), 2011, Erechim/RS. XVIII CREEM, 2011.

4.
TRAJANO, A. N.; PACHECO, G. ; MALCHER, L. ; ARAUJO, C. F. Q. . Análise Experimental da Relação Otimizada Entre Custo e Consumo em Motores Bicombustiveis. In: Encontro de Ciência e Tecnologia (ECT), 2011, Gama/DF. III Encontro de Ciência e Tecnologia, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
MORALES, L. L. D. ; MALCHER, L. ; TRAJANO, A. N. . EFFECT OF THE STRESS TRIAXIALITY ON THE MECHANICAL BEHAVIOR OF DUCTILE MATERIALS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVA, M. ; TRAJANO, A. N. ; MORALES, L. L. D. . PRELIMINARY STUDIES IN THE COMPUTATIONAL MODELING OF A SAFETY VALVE USED IN THE OFFSHORE INDUSTRY. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
TRAJANO, A. N.; MALCHER, L. ; MORALES, L. L. D. . NUMERICAL MODEL OF A SAFETY DEVICE APPLIED IN OFFSHORE'S SYSTEM. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
TRAJANO, A. N.; MALCHER, L. ; MORALES, L. L. D. . MODELAGEM NUMÉRICA DE UM DISPOSITIVO DE SEGURANÇA UTILIZADO EM SISTEMAS OFFSHORE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
TRAJANO, A. N.; MALCHER, L. ; MACHADO, L. Q. . Análise Numérica do Modelo GTN Estendido. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
TRAJANO, A. N.; MALCHER, L. . Extended GTN Model: Mathematical Aspects and Numerical Study. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
TRAJANO, A. N.; PACHECO, G. ; ARAUJO, C. F. Q. ; MALCHER, L. . Análise Experimental da Relação Otimizada Entre Custo e Consumo em Motores Bicombustiveis. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
TRAJANO, A. N.; PACHECO, G. ; MALCHER, L. . Análise Experimental da Relação Otimizada Entre Custo e Consumo em Motores Bicombustiveis. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (CONEM). Análise Numérica do Modelo GTN Estendido. 2014. (Congresso).

2.
Congresso Internacional de Engenharia Mecânica (COBEM). Extended GTN Model: Mathematical Aspects and Numerical Study. 2013. (Congresso).

3.
Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica. Análise Experimental da Relação Otimizada Entre Custo e Consumo em Motores Bicombustiveis. 2011. (Congresso).

4.
Encontro de Ciência e Tecnologia (ECT).Análise Experimental da Relação Otimizada Entre Custo e Consumo em Motores Bicombustiveis. 2011. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TRAJANO, A. N.. III Encontro de Ciência e Tecnologia (ECT). 2011. (Outro).




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