Pedro Henrique Prado da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1544967904238877
  • Última atualização do currículo em 03/09/2018


Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (2013). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) (2015), na linha de História da Educação e doutorando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (início 2017), também na linha de História da Educação. Atualmente professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Teófilo Otoni, pesquisador do NPHEB (Núcleo de Pesquisa de História da Educação Brasileira) desde 2013. Atua na área de História da Educação e História da Educação do Corpo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Pedro Henrique Prado da Silva
Nome em citações bibliográficas
PRADO DA SILVA, Pedro Henrique;PRADO DA SILVA, P. H.;DA SILVA, Pedro


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Orientador: Marcus Aurélio Taborda de Oliveira.
Palavras-chave: Francisco Ferrer y Guardia; História da Educação do Corpo; Escola Moderna de Barcelona; Movimento de Renovação Pedagogica na Espanha.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Educação do Corpo.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Educação.
2013 - 2015
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: A Escola Operária 1° de Maio e Pedro Matera: A Educação Popular Como Instrumento Revolucionário no Brasil (1903-1934),Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Angela Maria Souza Martins.
Palavras-chave: História da Educação; História das Ideias Pedagógicas; Educação Libertária; Anarquismo; Educação Popular.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Filosofia da Educação.
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2013
Graduação em Educação Física.
Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Título: A Lateralidade no Cenário do Basquetebol.
Orientador: Ricardo Brandão.
2006 - 2011
Graduação em Educação Física.
Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Título: O bullying é inibidor do desenvolvimento psicomotor em crianças do 6° ao 9° ano do ensino fundamental?.
Orientador: Ricardo C. S. Alves.




Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, IFNMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Prefeitura Municipal de Belford Roxo, PMBR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Educação Física e Corpo: Uma Análise dos Escritos e Experiências Libertárias.
Descrição: Entendendo que o processo histórico é um enxame de casos e acasos, que influenciam e são influenciados em diferentes contextos e conjunturas, retomamos o período histórico do aparecimento das teorias quanto a educação do corpo e veremos que o debate sobre educação integral e a ideia de rompimento com o paradigma cientificista da educação física surge ainda no século XIX com os pensadores libertários. Figuras como Mikhail Bakunin, Proudhon, Kropotikin, Elieese Reclus, Jean Grave e Sebastien Faure já discordavam de uma educação do corpo apenas para a higiene e robustez física, ligada ao nacionalismo, patriotismo e a submissão do indivíduo. Dessas experiências surgiram outras até os tempos atuais, ainda de influência libertária. Embora se saiba da existência dessa discussão nos círculos libertários do século XIX e XX, estudos não foram desenvolvidos sobre o tema. Questões como qual o conceito de corpo para esse setor na sociedade? Como veem a educação do corpo? Quais seus métodos e técnicas de ensino? O esporte é visto como uma ferramenta positiva na educação física? Essa e outras questões ainda precisam ser respondidas para que possamos fomentar a área da educação física na atualidade. Desse modo, o objetivo desse trabalho é analisar obras específicas de autores libertários e suas experiências práticas que tomaram como tema a questão do corpo e da sua educação, desde o século XIX até a segunda metade do século XX..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
CineCampus: a sétima arte em formação
Descrição: O presente projeto objetiva ofertar sessões de exibição de filmes de reconhecida relevância histórico-artística, de modo a aproximar a comunidade escolar, em especial os discentes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, de linguagens artísticas, ao mesmo tempo em que amplia os seus repertórios socioculturais (elemento definidor no sucesso das habilidades de leitura e escrita) e qualifica e amplia as suas compreensões sobre a linguagem corporal humana (habilidade fundamental na compreensão de si mesmo e no exercício das atividades humanas)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Maldita Máquina Caderno de Crítica Social


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação Física.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Filosofia da Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PRADO DA SILVA, Pedro Henrique;PRADO DA SILVA, P. H.;DA SILVA, Pedro2016 PRADO DA SILVA, Pedro Henrique. Francisco Ferrer y Guardia: um nome para a educação popular. REVISTA DE EDUCAÇÃO POPULAR (IMPRESSO), v. 15, p. 10-25, 2016.

2.
PRADO DA SILVA, Pedro Henrique;PRADO DA SILVA, P. H.;DA SILVA, Pedro2015PRADO DA SILVA, Pedro Henrique. Proudhon e Bakunin: uma abordagem anarquista teórico-filosófica sobre a Educação do Corpo. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 20, p. 1-1, 2015.

3.
PRADO DA SILVA, Pedro Henrique;PRADO DA SILVA, P. H.;DA SILVA, Pedro2015 PRADO DA SILVA, Pedro Henrique. Os gérmens são semeados: as experiências da escola moderna ao redor do mundo. Revista HISTEDBR On-line, v. 15, p. 201, 2015.

4.
PRADO DA SILVA, Pedro Henrique;PRADO DA SILVA, P. H.;DA SILVA, Pedro2013PRADO DA SILVA, Pedro Henrique. A Preferência Manual no Cenário do Basquetebol. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 18, p. 1-1, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
PRADO DA SILVA, Pedro Henrique. Pedro Baptista Matera e a Fundação da Escola 1 de Maio. In: João Paulo de Souza da Silva. (Org.). Intelectuais, Instituições e Reformas na Educação Brasileira (Séc. XX). 1ed.Rio de Janeiro: Mares Editores\Dictio Brasil, 2017, v. 1, p. 180-218.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PRADO DA SILVA, Pedro Henrique. Pedro Baptista Matera e a Escola Operária 1º de Maio: Cenas do Sindicalismo Revolucionário e da Educação Popular no Rio de Janeiro. Instituto de Teoria e História Anarquista, p. 1 - 25, 22 out. 2015.

2.
PRADO DA SILVA, Pedro Henrique. Sindicalismo Revolucionário e Educação Popular no Rio de Janeiro. Emecê - Boletim do Núcleo de Pesquisa Marques da Costa, Rio de Janeiro, p. 1 - 2, 03 set. 2014.

3.
PRADO DA SILVA, Pedro Henrique. Herbert Read: A Arte do Anarquismo Contada pelo ?Ação Direta?. Emecê - Boletim do Núcleo de Pesquisa Marques da Costa, Rio de Janeiro, p. 1 - 2, 16 jul. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PRADO DA SILVA, Pedro Henrique. ?NEM DEUS, NEM PATRÃO?: AS CRÍTICAS E AS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DOS ANARQUISTAS NO INÍCIO DO SÉCULO XX. UMA ANÁLISE DA ESCOLA OPERÁRIA 1º DE MAIO E SEU DIRETOR PEDRO MATERA.. In: III Encontro de História da Educação do Rio de Janeiro, 2013, Rio de Janeiro. III encontro de História da Educação do Rio de Janeiro, 2013. v. 1.

2.
PRADO DA SILVA, Pedro Henrique; PRATES, R. F. F. . AUTOGESTÃO PEDAGÓGICA, RELAÇÕES HORIZONTAIS E ANTIAUTORITÁRIAS: UMA HISTÓRIA QUE NÃO É CONTADA.. In: V SEMINÁRIO VOZES DA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DOCENTE - EXPERIÊNCIAS, POLÍTICAS E MEMÓRIAS POLIFÔNICAS, 2013, São Gonçalo. V SEMINÁRIO VOZES DA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DOCENTE - EXPERIÊNCIAS, POLÍTICAS E MEMÓRIAS POLIFÔNICAS. São Gonçalo: Faculdade de Formação de Professores UERJ, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PRADO DA SILVA, Pedro Henrique. O PIONEIRISMO DA EDUCAÇÃO RACIONALISTA NO BRASIL: O RESGATE DA EXPERIÊNCIA DA ESCOLA 1° DE MAIO NO RIO DE JANEIRO.. In: XI CONGRESO IBEROAMERICANO DE HISTORIA DE LA EDUCACIÓN LATINOAMERICANA, 2014, Toluca. XI CONGRESO IBEROAMERICANO DE HISTORIA DE LA EDUCACIÓN LATINOAMERICANA: SUJETO, PODER Y DISPUTAR POR LA EDUCACIÓN.. Zinacantepec: El Colegio Mexiquense, A.C., 2014. p. 382-382.

Apresentações de Trabalho
1.
PRADO DA SILVA, Pedro Henrique. Pedro Baptista Matera: Sindicalista, Educador e Anarquista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
PRADO DA SILVA, Pedro Henrique. A Educação do Corpo Para Os Anarquistas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
PRADO DA SILVA, Pedro Henrique; PRATES, R. F. F. . AUTOGESTÃO PEDAGÓGICA, RELAÇÕES HORIZONTAIS E ANTIAUTORITÁRIAS: UMA HISTÓRIA QUE NÃO É CONTADA.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
PRADO DA SILVA, Pedro Henrique. Nem Deus, Nem Patrão: As Críticas e as propostas pedagógicas dos anarquistas no Início do Século XX no Brasil. Uma Análise da Escola Operária 1º de Maio e Seu Direto Pedro Matera.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PRADO DA SILVA, Pedro Henrique. O Bullying é Inibidor do Desenvolvimento Psicomotor em Crianças do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PRADO DA SILVA, Pedro Henrique. O Bullying é Inibidor do Desenvolvimento Psicomotor em Crianças do 6° ao 9º do Ensino Fundamental?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
PRADO DA SILVA, Pedro Henrique. Matera, Pietro (Pedro). Pisa - Itália: Biblioteca Franco Serantini, 2015 (Verbete biográfico).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PRADO DA SILVA, P. H.; SILVA, R. B.; EFRAIM, C. C. R.; REIS, M. S.. Banca examinadora do processo seletivo para contratação de professor substituto na área de Educação Física.. 2018. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.

Outras participações
1.
PALHARES, L. M.; PRADO DA SILVA, Pedro Henrique; MARTINS, A. L.; MENDES, R. F.. Banca examinadora do processo seletivo para contratação de professor substituto na área de História.. 2016. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Pedro Baptista Matera: Sindicalista, Educador e Anarquista. 2014. (Encontro).

2.
II Simpósio Sobre a Colônia Cecília. 2014. (Simpósio).

3.
I Seminário de Estudos do Anarquismo.A Educação do Corpo Para Os Anarquistas. 2014. (Seminário).

4.
III Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro.Nem Deus, Nem Patrão: As Críticas e as Propostas Pedagógicas dos Anarquistas no Início do Século XX no Brasil. Uma Análise da Escola Operária 1º de Maio e Seu Direto Pedro Matera.. 2013. (Encontro).

5.
SEMINÁRIOS NEDDATE em TRABALHO, HISTÓRIA E EXPERIÊNCIA DE CLASSE: THOMPSON 50 ANOS DEPOIS..Ouvinte. 2013. (Seminário).

6.
V SEMINÁRIO VOZES DA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DOCENTE - EXPERIÊNCIAS, POLÍTICAS E MEMÓRIAS POLIFÔNICAS.AUTOGESTÃO PEDAGÓGICA, RELAÇÕES HORIZONTAIS E ANTIAUTORITÁRIAS: UMA HISTÓRIA QUE NÃO É CONTADA.. 2013. (Seminário).

7.
XI Congresso Brasileiro de Psicomotricidade. O bullying inibidor do desenvolvimento psicomotor em crianças do 6° ao 9° ano do ensino fundamental?. 2010. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PRADO DA SILVA, P. H.; LIMA, H. A. ; SILVA, U. M. ; MARTINS, S. V. C. ; RIBEIRO, A. C. ; TELES, F. B. M. ; SANTOS, R. F. . Membro da Comissão Central do Jogos Intercampi do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (JIFENMG).. 2018. .

2.
PRADO DA SILVA, P. H.; LIMA, H. A. ; SOUZA, A. L. L. E. ; SILVA, U. M. . Membro da Comissão Central do Jogos Intercampi do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (JIFENMG).. 2017. .

3.
PRADO DA SILVA, P. H.; SOUZA, A. L. L. E. ; CARVALHO JUNIOR, G. A. ; LIMA, H. A. ; TEIXEIRA, M. F. ; NUNES, N. M. ; SILVA, U. M. . Membro da Comissão Central do Jogos Intercampi do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (JIFENMG).. 2016. .

4.
PRADO DA SILVA, Pedro Henrique. I Seminário de Propostas Educacionais Libertárias. 2013. (Outro).

5.
PRADO DA SILVA, Pedro Henrique. A Pedagogia Libertária e as Iniciativas Populares no Campo da Educação. 2012. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 17:25:55