Erick Kader Callegaro Correa

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  • Última atualização do currículo em 19/09/2018


Possui graduação em Letras Português/Inglês e respectivas literaturas pelo Centro Universitário Franciscano (2011). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente com as seguintes teorias: Linguística Sistêmico-Funcional, Teoria da Avaliatividade, Análise Crítica do Discurso e Análise de Discurso Político. Possui mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal em Santa Maria, com a produção da dissertação intitulado "Discurso político de Lula: o papel do marcador negativo na construção da persona textual", cujo foco de estudo foi a exploração do Adjunto negativo "não" em discursos do ex-presidente. Atualmente, encontra-se em processo de doutoramento em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria, com ênfase em discursos ditatoriais e democráticos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Erick Kader Callegaro Correa
Nome em citações bibliográficas
CALLEGARO, E. K.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Letras.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Orientador: Sara Regina Scotta Cabral.
2013 - 2015
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Discurso político de Lula: o papel do marcador negativo na construção da persona textual,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: SARA REGINA SCOTTA CABRAL.
Palavras-chave: TEORIA DA AVALIATIVIDADE; discurso político; negação; LULA.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2007 - 2011
Graduação em Letras Português/Inglês e respectivas literaturas..
Universidade Franciscana, UFN, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
CURSO DE CAPACITAÇÃO DE TUTORES. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2010 - 2010
Teaching English as a Second Language. (Carga horária: 120h).
Hansa Language Centre, HANSA, Canadá.
2010 - 2010
O ensino da língua inglesa nos dias atuais. (Carga horária: 4h).
Universidade Franciscana, UFN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Franciscana, UFN, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Em 23 de março de 2018, o Centro Universitário Franciscano passa a ser Universidade Franciscana pela Portaria 259, de 22 de março de 2018.

Atividades

08/2018 - Atual
Direção e administração, Curso de Letras, .

Cargo ou função
Coordenação da disciplina de Trabalho Final de Graduação.
08/2018 - Atual
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estratégias de leitura em língua inglesa II
Inglês VI
Filologia e Cultura da Língua Inglesa
Produção Oral em Língua Inglesa
08/2018 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
08/2018 - Atual
Treinamentos ministrados , Pró-Reitoria Acadêmica, Unidade de Ensino de Graduação., .

Treinamentos ministrados
Oficinas de aperfeiçoamento para professores de sexto ano da rede municipal de Santa Maria
04/2018 - Atual
Direção e administração, Curso de Letras, .

Cargo ou função
Coordenador do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão (LabLetras).
02/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Letras, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante.
02/2018 - 07/2018
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês V
Estratégias de leitura em língua inglesa I
Inglês I
02/2018 - 07/2018
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Básico para Saúde
02/2018 - 07/2018
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
04/2018 - 06/2018
Serviços técnicos especializados , Pró-Reitoria Acadêmica, Coordenadoria de Seleção e Ingresso., .

Serviço realizado
Revisão da prova de língua inglesa do Vestibular de Inverno 2018.

Universidade Franciscana, UFN, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 33
Outras informações
Professor de Língua Inglesa e Língua Portuguesa. Atua na área de Produção Textual, Linguística Aplicada (Português e Inglês), Gramática Normativa e Gramática Descritiva.

Atividades

02/2017 - 07/2018
Direção e administração, Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
Coordenador do Projeto de Extensão Unifra Idiomas.
02/2018 - 03/2018
Direção e administração, Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
Coordenador do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão do Curso de Letras (Português, Inglês e Literaturas).
12/2017 - 12/2017
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental II
11/2017 - 12/2017
Serviços técnicos especializados , Reitoria, Comissão Permanente do Vestibular (COPERVES).

Serviço realizado
Revisão da prova do inglês do Vestibular de Verão 2018..
07/2017 - 12/2017
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estratégias de Leitura em Língua Inglesa
Filologia e Cultura da Língua Inglesa
Inglês VI
07/2017 - 12/2017
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
07/2017 - 12/2017
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Básico Para Saúde
02/2017 - 12/2017
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Estratégias de leitura de Língua Inglesa para acadêmicos.
06/2017 - 07/2017
Serviços técnicos especializados , Reitoria, Comissão Permanente do Vestibular (COPERVES).

Serviço realizado
Revisão da prova de inglês do Vestibular de Inverno 2017..
02/2017 - 07/2017
Estágios , Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Estágio realizado
Estágio Curricular Supervisionado - Regência em Língua Portuguesa no Ensino Médio.
07/2016 - 12/2016
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
07/2016 - 12/2016
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental
02/2016 - 07/2016
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos em Produção Textual I
Tópicos em Produção Textual II
02/2016 - 07/2016
Ensino, Letras Português/Inglês e respectivas literaturas., Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística Aplicada à Língua Inglesa

Instituto Federal Farroupilha, IF-Farroupilha, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Técnico e Integrado., Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor da Educação a Distância, Carga horária: 10
Outras informações
Professor de Produção Textual na Educação Escolar (Curso Técnico em Secretaria Escolar - PROFUNCIONARIO)

Atividades

08/2015 - 12/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português para Ensino Médio em Técnico em Informática
Técnico em Secretariado (Ensino Médio Técnico)
02/2015 - 07/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português Instrumental.

Centro Cultural Anglo-Americano, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 20


Optimum Inglês Profissional, OPTIMUM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 20


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Atividades

02/2015 - 07/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Textual em Educação a Distância
02/2015 - 07/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Textual em Educação a Distância
02/2015 - 07/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Textual em Educação a Distância

Zoo, ZOO, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Tradutor autônomo, Enquadramento Funcional: Tradutor de testes online, Carga horária: 8
Outras informações
Tradutor de testes online, do inglês para o português.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Mídia, Política e Gramática Sistêmico-Funcional - Fase II

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sara Regina Scotta Cabral em 22/05/2018.
Descrição: Resumo O projeto MÍDIA, POLÍTICA E GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL ? FASE II está organizado para responder às demandas de pesquisa nos níveis de graduação e pós-graduação em Letras. Abrigado no Departamento de Letras Vernáculas, articula-se também aos propósitos da Linha de Pesquisa Linguagem no Contexto Social e do GRPesq Linguagem como Prática Social, do Programa de Pós-Graduação em Letras, da UFSM, e está ligado ao projeto guarda-chuva Núcleo de Estudos em Língua Portuguesa (NELP) - Fase II (Projeto nº 044631). Situa-se na área de estudos da linguagem com uma abordagem sistêmico-funcional, ancorada nos estudos de Halliday (1985, 1994, 2004) e Halliday & Matthiessen (1999, 2004; 2014), Matthiessen & Halliday (2009), além dos de seus seguidores (MARTIN, 2000; MARTIN & WHITE, 2005; MARTIN & ROSE, 2007; MARTIN, MATTHIESSEN & PAINTER, 2003; ROSE E MARTIN, 2012; THOMPSON, 2004; EGGINS, 2005). Objetivos - Examinar as práticas discursivas que configuram o discurso da mídia, especialmente a jornalística, e o discurso político em peças produzidas no Brasil; - Promover análise de gêneros característicos do discurso midiático e do discurso político brasileiro, buscando orientação na linguística sistêmico-funcional; - Analisar, sob o viés da gramática sistêmico-funcional, textos característicos desses discursos, enfocando as três metafunções da linguagem (ideacional, interpessoal e textual); - Descrever registros característicos desses discursos; - Reunir um corpus de textos referentes aos dois tipos de discurso e organizá-los como ?Corpus Linguístico UFSM?; - Desenvolver estudos em Linguística de Corpus aplicados aos discursos selecionados; - Aplicar as orientações do sistema de Avaliatividade nos textos em análise; - Incrementar a produção intelectual dos participantes do grupo; - Realizar publicações dos trabalhos elaborados pelos membros do grupo. Justificativa A linguagem, na perspectiva hallidayana, permeia todas as práticas sociais e é constitutiva dos grupos. Uma vez que pode se realizar através de palavras ou mesmo através de estratégias não verbais, apresenta características que, se analisadas cientificamente, podem revelar muito do grupo social em que ela acontece. A Sociologia da linguagem tem ajudado a linguística a a entender fenômenos de participação nos grupos sociais. Por outro lado, a linguística tem revelado avanços nos estudos da linguagem moderna, os quais apontam para a multimodalidade, a multimidialidade e os multiletramentos possíveis. Se se tomar como ponto de partida a concepção de linguagem como sistema sócio-semiótico (HALLIDAY & HASAN, 1985), várias possibilidades de estudos se abrem, tanto em relação ao discurso quanto à gramática. Entenda-se aqui ?discurso? como Fairclough (2001) e os linguistas tradicionais o concebem ? uso da linguagem, fala ou desempenho, e ?gramática? como (HALLIDAY & MATTHIESSEN, 2004, p. 10) a definem: ?The perspective moves away from structure to consideration of grammar as system, enabling us to show the gramar as a meaning-making resource and to describe gramatical categories by reference to what they mean. This perspective is essential if the analysis of grammar is to be an insightful mode of entry to the study of discourse?. Como os resultados obtidos na Fase I são considerados muito bons, tanto quanto à receptividade dos alunos quanto às novas pesquisas que ora se apresentam como viáveis, julga-se como importante que a Fase II dê continuidade ao projeto inicial. Resultados esperados Dando continuidade à Fase I, esperam-se os seguintes resultados a serem obtidos na Fase II: - Reunir um corpus de, no mínimo, 3.000.000 palavras, sendo a metade para o discurso da mídia e a metade para o discurso político; - Examinar, pelo menos, 80% do corpus em relação à prática discursiva; - Realizar análise do registro de, no mínimo, 40% do corpus selecionado; - Aplicar o sistema de Avaliativid.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Sistêmica, Ambientes e Linguagens (SAL)

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sara Regina Scotta Cabral em 26/11/2017.
Descrição: Com base na perspectiva trinocular da Linguística Sistêmico-Funcional, por meio da qual textos, em seus variados formatos, são analisados em contextos ou ambientes de semiose, o foco investigativo dos integrantes deste grupo de pesquisa são as linguagens em diferentes contextos semióticos, tendo como pano de fundo o sistema como catalisador dos significados potenciais em jogo. A perspectiva trinocular possibilita acurar o olhar do linguista para entender que textos são produtos de um potencial de escolhas que podem sinalizar um conjunto de intenções comunicativas, movidas por ideologias pessoais ou coletivas, a depender do momento histórico no qual surgem e dos contextos em que se inserem. Partindo dessa visão, Halliday (1978, p. 11) define a linguagem como arte, comportamento, conhecimento e sistema. Os significados, pois, não são estanques, circunscritos às regras de uma gramática prescritiva; ao contrário, são multifacetados, porque se reconstituem ininterruptamente nos vários ambientes em que são postos em ação. É dessa conceituação que os integrantes deste grupo de pesquisa partem para analisar os textos de seus interesses, de modo a mapear como e por que esses textos são instanciados e circulam em contextos específicos, e para servirem a quais propósitos. O objetivo principal dos trabalhos acadêmicos vinculados a este grupo de pesquisa é entender o papel das linguagens em ambientes semióticos variados, sempre com um olhar atento ao sistema potencializador das escolhas presentes nos textos. Palavras-chave: Linguística Sistêmico-Funcional. Linguagens. Contextos. Sistemas Semióticos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
NÚCLEO DE ESTUDOS EM LÍNGUA PORTUGUESA (NELP) - FASE II

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sara Regina Scotta Cabral em 22/05/2018.
Descrição: O Núcleo de Estudos em Língua Portuguesa (NELP), fase II, é um projeto de professores de língua portuguesa do Departamento de Letras Vernáculas, do curso de Letras, do Centro de Artes e Letras, e está voltado para os estudos em nível de graduação e de pós-graduação. Caracteriza-se por ser constituído de um grupo de pesquisadores cujos interesses estão voltados para o desenvolvimento e a aplicação da Linguística Sistêmico-Funcional em língua portuguesa. Também está voltado para questões de ensino de língua materna e inserção nos ambientes educativos dos ensinos fundamental e médio..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Análise de gêneros da e na escola, sob a perspectiva da Escola de Sidney
Descrição: No presente projeto, temos por objetivo geral investigar os gêneros que circulam nas práticas escolares quanto às suas estruturas esquemáticas, ou seja, como são organizados linguisticamente para atingir seus propósitos sócio-comunicativos. Como objetivos específicos, buscamos: a) identificar os textos trabalhados pelos professores para desenvolver as noções próprias de suas disciplinas e os textos produzidos pelos alunos como demanda de seus professores; b) descrever a estrutura esquemática de todos os textos coletados para fins de identificação do gênero a que pertence; c) organizar um material de referência que sirva como fonte de consulta didático-pedagógica para os professores da Educação Básica.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2018
Mídia, política e gramática sistêmico-funcional
Descrição: O projeto MÍDIA, POLÍTICA E GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL está organizado para responder às demandas de pesquisa nos níveis de graduação e pós-graduação em Letras. Abrigado no Departamento de Letras Vernáculas, articula-se também aos propósitos da Linha de Pesquisa Linguagem no Contexto Social e do GRPesq Linguagem como Prática Social, do Programa de Pós-Graduação em Letras, da UFSM. Situa-se na área de estudos da linguagem com uma abordagem sistêmico-funcional, ancorada nos estudos de Halliday (1985, 1994, 2004) e Halliday & Matthiessen (1999, 2004), Matthiessen & Halliday M.A.K. (2009), além dos de seus seguidores (MARTIN, 2000; MARTIN & WHITE, 2005; MARTIN & ROSE, 2007; MARTIN, MATTHIESSEN & PAINTER, 2003;ROSE E MARTIN, 2012; THOMPSON, 2004; EGGINS, 2005). Os objetivos do projeto são: - Examinar as práticas discursivas que configuram o discurso da mídia, especialmente a jornalística, e o discurso político em peças produzidas no Brasil; - Promover análise de gêneros característicos do discurso midiático e do discurso político brasileiro, buscando orientação na linguística sistêmico-funcional; - Analisar, sob o viés da gramática sistêmico-funcional, textos característicos desses discursos, enfocando as três metafunções da linguagem (ideacional, interpessoal e textual); - Descreve rregistros característicos desses discursos; - Reunir um corpus de textos referentes aos dois tipos de discurso e organizá-los como ?Corpus Linguístico UFSM?; - Desenvolver estudos em Linguística de corpus aplicados aos discursos selecionados; - Aplicar as orientações da Teoria da Avaliatividade quanto aos textos em análise; - Incrementar a produção intelectual dos participantes do grupo; - Realizar publicações dos trabalhos elaborados pelos membros do grupo. Previsto para se efetivar em quatro anos, uma de suas metas é desenvolver os estudos em Gramática Sistêmico-Funcional em língua portuguesa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
A contração dialógica nos discursos do ex-presidente Lula:um estudo sobre o uso do "não"
Descrição: Este projeto tem por objetivo analisar o ato de comunicação do ex-presidente Lula, materializados em forma de discursos, e com o mesmo, enquanto persona textual configura o fenômeno de contração dialógica e, ao mesmo tempo, cria relações de solidariedade com o seu público-alvo. Foi escolhida a Teoria da Avaliatividade de Martin e White (2005) para tentar interpretar a grande ocorrência do elemento supracitado. Segundo os autores, a partícula "não" tem o poder de contração dialógica, isto é, faz parte do subsistema de refutação na qual seu uso exclui proposições avaliativas em relação a avaliações futuras e/ou contrai o escopo de alternativas dialógicas que o interactante possa vir a fazer no diálogo. Para fins de refinamento metodológico, analisaremos a partícula "não" que está em contexto de uso com os elementos "eu", "nós" e "a gente". Em termos de diferentes combinações, segundo a ferramenta WordSmith Tools 6,0, o elemento "não" possui 1835 colocações diferentes. Em termos de ocorrência significativa, ele aparece 219 vezes após o pronome pessoal "eu", 103 vezes após a palavra "a gente" e 130 vezes após o pronome pessoal "nós". Logo, o objetivo que traçamos no presente trabalho é analisar o elemento "não" associado aos pronomes acima e desvendar sobre quais temáticas tais declaração são construídas, consequentemente, como o ex-presidente Lula, enquanto persona textual, direciona o fenômeno de contração dialógica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2015
Núcleo de Estudos em Língua Portuguesa (NELP)

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sara Regina Scotta Cabral em 22/05/2018.
Descrição: Este projeto objetiva a formação do Núcleo de Estudos em Língua Portuguesa (NELP) para promover a reunião dos pesquisadores em língua portuguesa do curso de Letras da UFSM, de modo a intensificar estudos e publicações em Linguística Sistêmico-Funcional, dando continuidade aos trabalhos que vinham sendo desenvolvidos pelo Laboratório de Português (LabPort)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
A Análise Crítica do Discurso e as práticas leitoras: uma proposta metodológica
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Chico Letras
Descrição: O projeto Chico Letras tem por objetivo aproximar os alunos de letras do Centro Universitário Franciscano às práticas docentes diferenciadas. Deste projeto, discentes do curso vão, semanalmente, ao Hospital São Francisco e trabalham, através de atividade lúdicas de leitura e escrita, com os pacientes da ala psiquiátrica..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - 2016
DIFUSÃO DE CONHECIMENTOS DO GRPESQ LINGUAGEM COMO PRÁTICA SOCIAL

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sara Regina Scotta Cabral em 22/05/2018.
Descrição: Encontros e eventos de pesquisa e extensão em âmbito nacional e internacional têm sido promovidos pela equipe do GrPesq Linguagem como Prática Social. Nesses encontros e atividades, os resultados gerados em pesquisa e ensino são dinamizados na divulgação e circulação do conhecimento gerado na UFSM e em outras IES com as quais os dois laboratórios mantêm vínculos acadêmicos. Tais ações têm produzido efeitos culturais e sociais na forma de titulação em nível de pós-graduação (mestrado e doutorado) de professores da rede de ensino, de publicações de artigos, livros, CDs, etc, pelos participantes desses eventos, de ministração de cursos de curta duração e ações de qualificação do ensino em convênio com outras instituições. Nesse sentido, é necessário dar maior visibilidade aos conhecimentos gerados no GrPesq e possibilitar o fácil acesso da sociedade em geral aos trabalhos e atividades desenvolvidos. Sendo assim, o objetivo deste projeto é promover, através de recursos da internet, a difusão dos conhecimentos gerados pelo Grupo de Pesquisa Linguagem como Prática Social, de modo a socializar, com comunidades escolares e acadêmicas, ações e trabalhos realizados pelos integrantes do GrPesq Linguagem como Prática Social..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: LINGUAGENS & CIDADANIA
2013 - 2013
Periódico: Ciência e Natura
2013 - 2014
Periódico: Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental
2013 - 2014
Periódico: Revista Monografias Ambientais


Membro de comitê de assessoramento


2014 - 2014
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:0
Total de citações:0
Erick Kader Callegaro  Data: 17/09/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
BOER, N.2018 BOER, N. ; CALLEGARO, E. K. ; SANTOS, C. B. . Literature, theater and environmental education: perspectives by the transitivity system in the poem Cora Coralina, quem é você?. IOSR JOURNAL OF RESEARCH & METHOD IN EDUCATION, v. 8, p. 28-36, 2018.

2.
1CALLEGARO, E. K.2017CALLEGARO, E. K.; CABRAL, S. R. S. ; FREITAS, J. C. ; BOCHETT, A. C. . Concepções de discurso político: caminhos para uma discussão teórica. MOARA, v. 1, p. 128-151, 2017.

3.
2CALLEGARO, E. K.2014CALLEGARO, E. K.; MARTINS, N. B. ; KADER, C. C. C. . ANÁLISE DO PRÉDIO DA REITORIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA SOB A ÓTICA DA SEMIÓTICA ESPACIAL. CAMINHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA, v. 10, p. 127-146, 2014.

4.
3CALLEGARO, E. K.2014CALLEGARO, E. K.; BORTOLUZZI . ?EU SEI O QUE VOCÊ É... VAMPIRO!? O MITO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. GUAVIRA LETRAS, v. 18, p. 615-634, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
CALLEGARO, E. K.; SANTOS, C. B. ; BOER, N. . A CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA E O CONCEITO DE NATUREZA: tratado mercantilista do ?achamento? do Bra. In: Tarcísio Dorn de Oliveira. (Org.). Educação, Espaço Construído e Tecnologias: Reflexões, Desafios e Perspectivas. 2ed.Curitiba: Editora CRV, 2017, v. 3, p. 25-35.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CALLEGARO, E. K.. 'DA IDEIA À DESCRIÇÃO DE LINGUAGEM: AS ORIGENS ANTROPOLÓGICAS DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL. In: XVI INLETRAS I SIEHL VIII PIBID: Ensino, linguagens e tecnologias, 2017, Santa Maria. Anais do XVI Seminário Internacional em Letras. Santa Maria, 2017.

2.
KADER, C. C. C. ; CALLEGARO, E. K. . HOMEPAGE: UMA EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO DIGITAL. In: Seminário Nacional de Linguagem e Ensino, 2013, Pelotas. Ensino e linguagem: novos desafios, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BORTOLUZZI ; CALLEGARO, E. K. ; GODOY, M. . A representação discursiva da greve geral no Brasil pela imprensa internacional. In: XIII CONGRESO ALSFAL Asociación de Lingüística Sistémico-Funcional de América Latina: Diálogos entre saberes, enfoques y prácticas, 2017, Córdoba. LIBRO DIGITAL DE RESÚMENES, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
CALLEGARO, E. K.. A negação na língua portuguesa sob a perspectiva da Gramática Sistêmico-Funcional: uma proposta metodológica inicial. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CALLEGARO, E. K.. Da ideia a descrição da linguagem: as origens antropológicas da linguística sistêmico-funcional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CALLEGARO, E. K.. Discurso Político de Lula: o papel do marcador 'não' na construção da persona textual. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CALLEGARO, E. K.. Gramática Sistêmico-Funcional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CALLEGARO, E. K.. Discurso Político de Lula: o papel do marcador 'não' na construção da persona textual. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CABRAL, S. R. S. ; CALLEGARO, E. K. . Polaridade e marcador negativo não. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CALLEGARO, E. K.; CABRAL, S. R. S. . O papel do marcador 'não' na construção da persona textual em discurso presidencial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CALLEGARO, E. K.. Lula e a contração dialógica: um estudo sobre a negação em discursos políticos do ex-presidente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
KADER, C. C. C. ; CALLEGARO, E. K. . Página Pessoal: uma experiência de letramento digital no ensino médio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
CALLEGARO, E. K.. WordSmith. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
CALLEGARO, E. K.. Lula e a contração dialógica: um estudo sobre a negação segundo a teoria da avaliatividade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CALLEGARO, E. K.. O caráter avaliativo dos processos verbais em colunas jornalísticas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CALLEGARO, E. K.. Sobre os nãos do ex-presidente Lula: um estudo sobre a contração dialógica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
CALLEGARO, E. K.. Lula e a contração dialógica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CALLEGARO, E. K.. 'Eu sei o que você é... vampiro': o mito na sociedade contemporânea. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CALLEGARO, E. K.. A análise crítica do discurso e as práticas leitoras: uma proposta metodológica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CALLEGARO, E. K.; MARTINS, N. B. ; CRISTINO . A ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO E AS PRÁTICAS LEITORAS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
CALLEGARO, E. K.. A ADOLESCÊNCIA OSCILENTE DE BELLA SWAN: LSF E ACD NO DESVENDAMENTO DE REPRESENTAÇÕES DE ADOLESCÊNCIA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
CRISTINO ; MARTINS, N. B. ; CALLEGARO, E. K. ; BORTOLUZZI . A ADOLESCÊNCIA NATURAL EM TWILIGHT SAGA: UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES LINGUÍSTICO-DISCURSIVAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
CALLEGARO, E. K.; CRISTINO ; MARTINS, N. B. . A REPRESENTAÇÃO DA ADOLESCÊNCIA OSCILANTE EM UMA ANÁLISE LÉXICO-GRAMATICAL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MARTINS, N. B. ; CRISTINO ; CALLEGARO, E. K. ; BORTOLUZZI . AS REPRESENTAÇÕES LINGUÍSTICO-DISCURSIVAS DAS ADOLESCÊNCIA EM TWILIGHT SAGA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
CALLEGARO, E. K.; CRISTINO ; MARTINS, N. B. . (DES)CONSTRUINDO A ADOLESCÊNCIA PELO DISCURSO: REPRESENTAÇÕES LINGUÍSTICO-DISCURSIVAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
CALLEGARO, E. K.; MARTINS, N. B. . O QUE É LINGUAGEM? REPRESENTAÇÕES LINGUÍSTICAS DO CONCEITO DE LINGUAGEM NA PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
CALLEGARO, E. K.. A IDENTIFICAÇÃO DOS CONCEITOS BÁSICOS DE LINGUAGEM, TEXTO E CONTEXTO SOB A PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CALLEGARO, E. K.. ESTUDOS DE TRANSITIVIDADE EM LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL. 2018.

2.
CALLEGARO, E. K.. Produção da prova de língua portuguesa do vestibular da Sobresp. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
CALLEGARO, E. K.. Leitura e produção de texto. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de conteúdo para o Curso de Geografia a Distância da Universidade Franciscana.).

2.
CALLEGARO, E. K.. Revista Novas Letras. 2016. (Editoração/Outra).

3.
CALLEGARO, E. K.. NOVA ORTOGRAFIA: ?O EX-TRABALHO?. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Objeto de aprendizagem).

4.
CALLEGARO, E. K.. NOVA ORTOGRAFIA: ?BATE-PAPO SOBRE HÍFEN?. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Objeto de aprendizagem).

5.
CALLEGARO, E. K.. Nova ortografia: O computador que fala. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Objeto de aprendizagem).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERRARI, N.; CALLEGARO, E. K.. Participação em banca de ÉRICA TEX DE VASCONCELLOS.A PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DE GÊNEROS DA ESCOLA DE SYDNEY. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Franciscana.

2.
FERRARI, N.; CALLEGARO, E. K.. Participação em banca de Patrícia Albarello.Polifonia como estratégia no processo de recontextualização da ciência no gênero reportagem televisiva. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Franciscana.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
CALLEGARO, E. K.. XVI INLETRAS I SIEHL VIII PIBID. 2017. Universidade Franciscana.

2.
CALLEGARO, E. K.. XVI INLETRAS I SIEHL VIII PIBID. 2017. Universidade Franciscana.

3.
CALLEGARO, E. K.. XX Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2016. Universidade Franciscana.

4.
CALLEGARO, E. K.. XX SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - SEPE. 2016. Universidade Franciscana.

5.
CALLEGARO, E. K.. XX SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - SEPE. 2016. Universidade Franciscana.

Concurso público
1.
CALLEGARO, E. K.. Avaliação das redações do Vestibular de Verão.. 2017. Universidade Franciscana.

2.
CALLEGARO, E. K.. Avaliação das redações do Vestibular de Inverno. 2017. Universidade Franciscana.

3.
CALLEGARO, E. K.. Avaliação das redações do Vestibular de Inverno. 2016. Universidade Franciscana.

4.
CALLEGARO, E. K.. Avaliação das redações do Vestibular de verão. 2016. Universidade Franciscana.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVI INLETRAS I SIEHL VIII PIBID."DA IDEIA À DESCRIÇÃO DE LINGUAGEM: AS ORIGENS ANTROPOLÓGICAS DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL. 2017. (Seminário).

2.
A Linguística Sistêmico-Funcional.A metafunção Interpessoal: conceitos e aplicações. 2016. (Encontro).

3.
XII InLetras: Língua e Literatura na (pós-)modernidade.O CARÁTER AVALIATIVO DOS PROCESSOS VERBAIS EM COLUNAS JORNALÍSTICAS. 2012. (Seminário).

4.
CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO DE LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL DA AMÉRICA LATINA: A LINGUÍSTICA SISTÊMICO FUNCIONAL E SEU POTENCIAL DE EMPODERAMENTE SEMIÓTICA DISCURSIVO.A ADOLESCÊNCIA OSCILANTE DE BELLA SWAN: LSF E ACD NO DESVENDAMENTO DE REPRESENTAÇÕES DE ADOLESÊNCIA. 2010. (Oficina).

5.
CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL DA AMÉRICA LATINA.EXTENDING THE NOTION OF 'TEXT': FROM TWO DIMENSIONS TO THREE. 2010. (Oficina).

6.
CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL DA AMÉRICA LATINA.IMAGE-LANGUAGE INTERACTION IN MULTIMODAL DIGITAL AND PAPER MEDIA TEXTS: NEW LITERACIES AND EMPOWERMENTE IN CONTEXTS OF SCHOOLING. 2010. (Oficina).

7.
EDUCAÇÃO, AUTONOMIA E CIDADANIA. 15ª JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.(DES)CONSTRUINDO A ADOLÊSNCIA PELO DISCURSO: REPRESENTAÇÕES LINGUÍSTICO-DISCURSIVAS. 2010. (Outra).

8.
I CURSO DE CAPACITAÇÃO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID/UNIFRA. 2010. (Oficina).

9.
INLETRAS X SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM LETRAS: LINGUAGEM: INTERFACES E DESLOCAMENTOS.A REPRESENTAÇÃO DA ADOLESCÊNCIA OSCILANTE EM UMA ANÁLISE LÉXICO-GRAMATICAL. 2010. (Seminário).

10.
INLETRAS - X SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM LETRAS: LINGUAGEM: INTERFACES E DESLOCAMENTOS.AS REPRESENTAÇÕES LINGUÍSTICO-DISCURSIVAS DA ADOLESCÊNCIA OBSESSIVA EM TWILIGHT SAGA. 2010. (Seminário).

11.
INLETRAS - X SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM LETRAS: LINGUAGEM: ITERFAZES E DESLOCAMENTOS.A ADOLESCÊNCIA NATURAL EM TWILIGHT SAGA: UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES LINGUÍSTICO-DISCURSIVAS. 2010. (Seminário).

12.
LA ENSEÑANZA DE LENGUAS ESTRANJERAS DESDE LA LINGUISTICA SISTÉMICO-FUNCIONAL. 2010. (Outra).

13.
O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NOS DIAS ATUAIS. 2010. (Oficina).

14.
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL XIV SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.A ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO E AS PRÁTICAS LEITORAS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA. 2010. (Simpósio).

15.
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL XIV SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.A ADOLESCÊNCIA NATURAL EM TWILIGHT SAGA: UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES LINGUÍSTICO-DISCURSIVAS. 2010. (Simpósio).

16.
V SIMPÓSIO INTERNACIONAL. 2010. (Simpósio).

17.
1º CICLO DE PALESTRAS - EDICAÇÃO 2009. 2009. (Encontro).

18.
IX SEMINÁRIO INTERNACINAL EM LETRAS: RELAÇÕES DIALÓGICAS ENTRE LÍNGUA E LITERATURA.A IDENTIFICAÇÃO DOS CONCEITOS BÁSICOS DE LINGUAGEM, TEXTO E CONTEXTO SOB A PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL. 2009. (Seminário).

19.
IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM LETRAS: RELAÇÕES DIALÓGICAS EM LÍNGUA E LITERATURA: CURSO DE ATUALIZAÇÃO "LEITURA E ANÁLISE DIALÓGICA DE TEXTOS". 2009. (Oficina).

20.
XIII SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2009. (Simpósio).

21.
XXI SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.O QUE É LINGUAGEM? REPRESENTAÇÕES DO CONCEITO DE LINGUAGEM NA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL. 2009. (Outra).

22.
2º CICLO DE PALESTRAS 2008. 2008. (Encontro).

23.
VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM LETREAS: LINGUAGEM, SUJEITO E REPRESENTAÇÃO. 2008. (Seminário).

24.
VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM LETRAS: LINGUAGEM, CULTURA E IDENTIDADE. 2007. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERRARI, N. ; BORTOLUZZI ; MARTINS, N. B. ; CALLEGARO, E. K. . XVI InLETRAS I SIEHL VIII PIBID Tema: Ensino, linguagens e tecnologias. 2017. (Congresso).

2.
CALLEGARO, E. K.. XVI INLETRAS I SIEHL VIII PIBID. 2017. (Congresso).

3.
CALLEGARO, E. K.. Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina. 2015. (Congresso).

4.
CALLEGARO, E. K.. 2ª Jornada de (Multi)letramento(s) e II Workshop do SAL-Brasil. 2014. (Outro).

5.
CALLEGARO, E. K.. 2ª JORNADA DE MULTILETRAMENTOS E 2º WORKSHOP DO SAL - BRASIL. 2012. (Congresso).

6.
CALLEGARO, E. K.. IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM LETRAS: RELAÇÕES DIALÓGICAS EM LÍNGUA E LITERATURA. 2009. (Outro).




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