Ingrid Valadares Carmona

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4357917995075384
  • Última atualização do currículo em 07/08/2017


Possui Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, na modalidade semipresencial. Atualmente, atua como professora na rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ingrid Valadares Carmona
Nome em citações bibliográficas
CARMONA, I. V.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Ciência, Tecnologia e Educação.
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil. Orientador: A definir.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2015 - 2017
Especialização em Especialização em Ensino de Ciências com Ênfase em Biologia e Química. (Carga Horária: 360h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
Título: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Uma revisão bibliográfica em anais de eventos científicos da área de ensino de ciências.
Orientador: Marcus Vinicius da Silva Pereira.
2009 - 2014
Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Ou Bacharelado.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Abordando a constituição bioquímica da célula no Ensino Médio:Uma nova proposta para aula prática.
Orientador: Guilherme Inocêncio Matos.




Atuação Profissional



Fundação Pública Municipal de Educação de Niteroi, FPMEN, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 22


Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária
Outras informações
Estágio para desenvolvimento da monografia, na coordenação de biologia - técnico da instituição, sob a coordenação do professor MSc. Guilherme Inocêncio Matos. Projeto de Pesquisa: "Desenvolvimento de atividades extra-classe para auxiliar a construção acadêmica e científica do corpo discente do CEFET/RJ."


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
No laboratório de entomologia, no período de abril de 2010 á fevereiro de 2012, dedicou-se ao trabalho de identificação de Diptera:Chironomidae. Projeto de pesquisa: A fauna de Chironomidae (Insecta: Diptera) em áreas de Mata Atlântica, no Maciço de Itatiaia: Inventário da biodiversidade e seu uso como ferramenta para conservação. De março de 2012 a abril de 2014 , dedica-se ao trabalho de identificação de Trichoptera. Projetos de pesquisa: "Diversidade e distribuição de insetos aquáticos do Sudeste do Brasil." ?Insetos das Regiões Montanhosas do Sudeste Brasileiro: Diversidade e Biogeografia como ferramentas para conservação da Mata Atlântica?. ?Sistemática de Trichoptera (Insecta) da Região Neotropical?.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: sem vínculo empregatício, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio realizado na faculdade de farmácia, no departamento de análises clínicas e toxicológicas. Projeto de pesquisa:"Ações da silimarina na infecção experimental pelo Schistosoma mansoni Sambon 1907".


Instituto Dom Bosco, IDB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor


Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro, SEEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12



Projetos de pesquisa


2011 - 2014
Sistemática de Trichoptera (Insecta) da Região Neotropical
Descrição: Estudos taxonômicos e sistemáticos de tricópteros neotropicais, especialmente a fauna brasileira..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Ingrid Valadares Carmona - Integrante / Jorge Luiz Nessimian - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2011 - 2014
Desenvolvimento de atividades extra-classe para auxiliar a construção acadêmica e científica do corpo discente do Cefet-RJ
Descrição: O projeto busca analisar e elaborar novas estratégias de ensino-aprendizagem para a disciplina Biologia aplicada ao Ensino Médio...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ingrid Valadares Carmona - Integrante / Guilherme Inocêncio Matos - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1
2010 - 2014
Diversidade e Distribuição de insetos aquáticos do Sudeste do Brasil
Descrição: Estudo da diversidade de insetos aquáticos do Sudeste do Brasil. Taxonomia, Biologia e Ecologia. Distribuição Geográfica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2014
Insetos das regiões montanhosas do Sudeste Brasileiro: Diversidade E Biogeografia como ferramentas para conservação da Mata Atlântica
Descrição: O projeto tem como objetivo principal contribuir para o conhecimento da fauna de insetos em áreas de montanhas da região sudeste e especialmente do Estado do Rio de Janeiro, desenvolvendo estudos de biogeografia, taxonomia, sistemática e biologia. São objetivos principais o estudo de padrões biogeográficos e de distribuição de diversos grupos de insetos, e o levantamento da história recente de insetos de áreas montanhosas do Estado. As áreas de altitude da Serra do Mar e da Mantiqueira, no estado do Rio de Janeiro, podem ser consideradas como lacunas de conhecimento para diversos grupos, que necessitam urgentemente ser preenchida, não só do ponto de vista do conhecimento da biodiversidade faunística, mas por ser uma área prioritária para políticas de manejo e conservação. Através de estudos de padrões de distribuição dos insetos nessa região será possível fornecer subsídios para implementação de áreas para conservação além das já existentes, para a avaliação das consequências da degradação da Mata Atlântica e da expansão urbana sobre a biota do estado. O projeto envolve coletas de insetos imaturos e adultos ao longo das partes altas da Serra do Mar e da Mantiqueira. O material será trabalhado por uma equipe qualificada composta por pesquisadores e alunos. Os táxons serão identificados e registrados, e serão delimitadas as áreas de distribuição dos mesmos. Serão realizados estudos taxonômicos e sistemáticos, incluindo análises moleculares, análises de diversidade Beta e estudos biogeográficos. Além dos objetivos mencionados, são metas desse projeto descrever novos táxons e produzir um sistema de informação integrando dados de ocorrência de táxons de insetos e dados ambientais, fornecer subsídios para a avaliação das conseqüências da degradação da Mata Atlântica e implementar elementos para a conservação da biota do da região sudeste..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
A fauna de Chironomidae (Insecta: Diptera) em áreas de Mata Atlântica, no Maciço de Itatiaia: Inventário da biodiversidade e seu uso como ferramenta para conservação.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ingrid Valadares Carmona - Integrante / Angela Manzolillo Sanseverino - Integrante / Jorge Luiz Nessimian - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
OLIVEIRA, A. F. ; CARMONA, I. V. ; SILVA, N. B. . O Jogo didático meta: Construindo conceitos de biologia celular e molecular. Revista da Sbenbio, Maringá, p. 7742 - 7752, 01 dez. 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARMONA, I. V.. A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS. In: VII ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 2015, NITERÓI. ANAIS DO VII EREBIO, 2015.

2.
CARMONA, I. V.; MATOS, G. I. . A experimentação no Ensino de Biomoléculas: Uma nova proposta de aula prática. In: VII ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 2015, NITERÓI. ANAIS DO VII EREBIO, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARMONA, I. V.. Clube de Ciências no estabeçecimento de agentes de transformações. In: VIII FECTI - Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, 2014, Rio de Janeiro. VIII FECTI, 2014.

2.
CARMONA, I. V.; MATOS, G. I. . Abordando a constituição bioquímica das células no Ensino Médio. In: VI EREBIO, 2012, Rio de Janeiro. VI Encontro Regional de Ensino de Biologia Regional 2 RJ/ES, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
CARMONA, I. V.. Abordando a constituição bioquímica das células no ensino médio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CARMONA, I. V.; NESSIMIAN, J. L. . Inventário da fauna de Trichoptera da Serra da Bocaína, Sudeste do Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CARMONA, I. V.; SANSEVERINO, A. M. ; NESSIMIAN, J. L. . Uma nova espécie de Tanytarsus van der Wulp (Diptera: Chironomidae) ocorrente no Maciço de Itatiaia (Itatiaia, RJ).. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
CARMONA, I. V.; SANSEVERINO, A. M. ; NESSIMIAN, J. L. . A Fauna de Chironomidae (Insecta, Diptera) em áreas de Mata Atlântica do Maciço de Itatiaia, Sudeste Brasileiro: Conhecimento da biodiversidade para conservação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
CARMONA, I. V.; MATOS, G. I. . Abordando a constituição bioquímica das células no Ensino Médio. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CARMONA, I. V.; MATOS, G. I. . Entendendo a constituição Bioquímica da célula (roteiro para docentes). 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Roteiro para aula prática).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII EREBIO RJ/ES ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA. 2015. (Encontro).

2.
Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói. Exposição de trabalhos da Escola Municipal Levi Carneiro. 2014. (Exposição).

3.
VIII Feira de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro. Clube de Ciências no estabelecimento de agentes de transformações. 2014. (Feira).

4.
II Semana de Extensão 2012 CEFET/RJ.Oficina: Abordando a constituição Bioquímica das células no Ensino Médio. 2012. (Outra).

5.
Minicurso: Aplicações da microscopia ótica ao Ensino de Ciências e Biologia. 2012. (Encontro).

6.
Minicurso: Bioética, comunicação e cotidiano. 2012. (Encontro).

7.
Oficina: Educação inclusiva e Ensino de Física. 2012. (Congresso).

8.
VI Erebio - Encontro Regional de Ensino de Biologia. 2012. (Encontro).

9.
III Jornada de Zoologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2011. (Outra).

10.
I Simpósio de Entomologia do Rio de Janeiro. 2011. (Simpósio).

11.
Curso: Introdução á biologia marinha.. 2010. (Outra).

12.
Curso de extensão para Professores:Novas classificações biológicas e a educação básica. 2010. (Outra).

13.
Curso de extensão para Professores: Novas classificações biológicas e a educação básica. 2010. (Outra).

14.
II Sábado Acadêmico do Curso de Ciências Biológicas no Polo Regional Duque de Caxias. 2010. (Outra).

15.
II Simpósio em Genética e Evolução da UFRJ. 2010. (Simpósio).

16.
I Semana de Biologia do Polo de Duque de Caxias. 2009. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARMONA, I. V.. Monitoria: VI Encontro Regional de Ensino de Biologia Regional 2 RJ/ES. 2012. (Congresso).

2.
CARMONA, I. V.. Monitoria:VI Encontro Regional de Ensino de Biologia Regional 2 RJ/ES. 2012. (Congresso).

3.
CARMONA, I. V.; SILVA, T. A. G. . I Semana Acadêmica da Biologia DCA. 2012. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
CARMONA, I. V.; MATOS, G. I. . Abordando a constituição bioquímica das células no Ensino Médio. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARMONA, I. V.. Monitoria:VI Encontro Regional de Ensino de Biologia Regional 2 RJ/ES. 2012. (Congresso).

2.
CARMONA, I. V.; SILVA, T. A. G. . I Semana Acadêmica da Biologia DCA. 2012. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 5:11:43