Carlos Augusto Ribeiro Jotta

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4888138059156152
  • Última atualização do currículo em 27/08/2018


Museólogo. Doutorando em História com ênfase em História da Ciência pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da UFMG(2013-2015). Bacharel em Museologia (2008-2012) pelo Departamento de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto atual Escola de Direito Turismo e Museologia (EDTM-UFOP) com aperfeiçoamento acadêmico pelo Centro Provincial do Patrimônio Cultural de Granma - Cuba como bolsista do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) em parceria com o Programa Ibermuseus. Atua nas áreas de Ciência da Informação e Museologia com ênfase nos seguintes temas: pesquisa científica, preservação e conservação de bens culturais, patrimônio cultural, documentação museológica história da ciência, gestão e formação de coleções. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carlos Augusto Ribeiro Jotta
Nome em citações bibliográficas
JOTTA, C. A. R.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em História.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: CLAUDE HENRI GORCEIX E A FORMAÇÃO DE UM PATRIMÔNIO CULTURAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM MINAS GERAIS NO FINAL DO SÉCULO XIX,
Orientador: Ana Carolina Vimieiro Gomes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 - 2015
Mestrado em Ciências da Informação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Informação em Acervos de Ciência e Tecnologia: Mediação Científica a coleção Claude Henri Gorceix,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Cátia Rodrigues Barbosa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 - 2012
Graduação em Museologia.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: As Coleções de Instrumentos Científicos do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP como Suporte de Informação: O Caso do Laboratório de Eletrotécnica.
Orientador: Gilson Antônio Nunes.




Formação Complementar


2014 - 2014
Inventário e Catalogação. (Carga horária: 12h).
Superintendência de Museus e Artes Visuais, SUMAV, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Documentação Museologica. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Conservacíon Preventiva y Consumo Cultural. (Carga horária: 240h).
Centro Provincial de Patrimonio Cultural Granma Cuba, CPPC, Cuba.


Atuação Profissional



Museu Itinerante Balaio da Capoeira, MIBC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Museólogo, Carga horária: 40
Outras informações
Projeto idealizado pela Rede Catitu Cultural contemplado com verba do Programa Nacional de do Patrimônio Imaterial PNPI-IPHAN. Museólogo contratado junto a Fato Museal Soluções em Museologia e Patrimônio, escalado para a documentação museológica, políticas de aquisição e descarte, transporte e acondicionamento do acervo.


Museu Municipal de Visconde do Rio Branco, MMVRB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Documentalista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio realizado no Núcleo de Pesquisa e Documentação do Museu Municipal de Visconde do Rio Branco na área de tratamento documental.


Centro Provincial do Patrimonio de Granma - Republica de Cuba, CPPG - CUBA, Cuba.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário
Outras informações
Estágio na área de museologia , realizado através de um acordo do Instituto Brasileiro de museus e o Centro Provincial de Patrimonio de Granma , com o financiamento do Programa Ibermuseus.


Laboratório de Conservação e Restauração do DEMUL/UFOP, LABCO/DEMUL/UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Outro
Outras informações
Atividades de Conservação e Preservação do Acervo de Ciência e Tecnologia do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP


Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP, MCT-EM-UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Mestrando, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisador Mestrando - Bolsista CAPES e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Museologia, Arte e Estética na Tecnologia, Educação e Ciência, sediado na Escola de Ciência da Informação.



Projetos de pesquisa


2011 - 2012
LEVANTAMENTO DOS EQUIPAMENTOS UTILIZADOS POR GORCEIX UTILIZANDO A METODOLOGIA THESAIURUS
Descrição: O objetivo principal do projeto é pesquisar e levantar os equipamentos utilizados pelo Professor Claude Henri Gorceix, que por ordem do Imperador D. Pedro II implantou a Escola de Minas de Ouro Preto, a primeira escola de ciências minero-metalurgicas do país. Esses equipamentos são frutos dos laboratórios e de cunho pessoal do Professor Gorceix que durante anos, esteve presente nas pesquisas e na docência. Atualmente esse acervo se encontra preservado nos setores temáticos do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP (MCT-EM-UFOP).Buscam-se com esse projeto, informações que possam complementar o banco de dados do MCT-EM-UFOP e a história de seu acervo que está intimamente relacionado com o ensino das Engenharias no Brasil e a fundação da Escola de Minas de Ouro Preto. Dessa forma utiliza-se a metodologia do Thesaurus de Instrumentos Científicos em Língua Portuguesa que visa à recuperação da informação em instrumentos científicos e a padronização dos termos, possibilitando assim um diálogo entre as instituições detentoras da mesma tipologia de acervo bem como a identificação do acervo para ações de preservação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
LEVANTAMENTO DO ACERVO CIENTIFICO E TECNOLÓGICO DE MINAS GERAIS
Descrição: O presente projeto pretende pesquisar o patrimônio da ciência e tecnologia (C&T) no estado de Minas de Gerais, numa tentativa de sua delimitação, de avaliar as formas para sua proteção, além de realizar uma pesquisa de campo com o objetivo de produzir um levantamento que permita visualizar um panorama sobre conjuntos de objetos que seriam candidatos a constituir um possível inventário nacional do patrimônio de C&T no país. Faz parte do projeto Valorização do Patrimônio Científico e Tecnológico Brasileiro, numa parceria entre o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e Museu de Ciência e Técnica da Universidade Federal de Ouro Preto (MCT-EM-UFOP) entre outras instituições colaboradoras..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2011
DESENVOLVIMENTO DE UM THESAURUS DE ACERVOS CIENTÍFICOS EM LÍNGUA PORTUGUESA-MCT-EM-UFOP
Descrição: O Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto auxilia nas pesquisas para o desenvolvimento do thesaurus em parceria com outras instituições, constituindo assim um trabalho de recuperação da informação.Podemos então citar alguns objetivos específicos como pesquisar, levantar e identificar os termos utilizados pelas instituições detentoras de acervos científicos de caráter histórico selecionadas para o projeto; classificar, padronizar e controlar a terminologia utilizada na identificação dos acervos científicos; pesquisar, coletar e definir as imagens padrões a serem utilizadas no instrumento; pesquisar o instrumento terminológico mais adequado, elaborar e estruturar o instrumento (possivelmente Thesaurus); produzir o thesaurus com notas explicativas e procedimento de uso; disponibilizar os resultados do trabalho para a comunidade museológica e científica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Carlos Augusto Ribeiro Jotta - Integrante / Felipe Eleutério Hoffman - Integrante / Gilson Antônio Nunes - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Documentação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Preservação e Conservação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
Homenagem em referências aos serviços prestados aos museus da cidade de Ouro Preto - MG, Coordenação Executiva do Sistema de Museus de Ouro Preto.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
JOTTA, C. A. R.2018JOTTA, C. A. R.. Museus Hiperconectados: Apontamentos para novas abordagens. REVISTA MUSEU, v. 1, p. 1, 2018.

2.
JOTTA, C. A. R.2016JOTTA, C. A. R.. Considerações para estratégia de mediação na coleção Claude Henri Gorceix. III Seminário Internacional Museologia e Universo Imaginário, v. 1, p. 129-142, 2016.

3.
JOTTA, C. A. R.2015JOTTA, C. A. R.; BARBOSA, C. R. . GESTÃO DA INFORMAÇÃO, MUSEUS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: MEDIAÇÃO CIENTÍFICA EM COLEÇÕES MUSEALIZADAS. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 10, p. 250, 2015.

4.
JOTTA, C. A. R.2015JOTTA, C. A. R.. MEDIAÇÃO CIENTÍFICA EM MUSEUS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: abordagem acerca da coleção de instrumentos científicos de Claude Henri Gorceix. Revista Analisando em Ciência da Informação, v. 3, p. 01-18, 2015.

5.
NUNES, G. A.2011NUNES, G. A. ; HOFFMAN, Felipe Eleutério ; JOTTA, C. A. R. ; FIALHO, E. R. . A Contribuição do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP na elaboração do Thesaurus de Equipamentos Científicos em Língua Portuguesa. II Seminário Internacional Ciência e Museologia:Universo Imaginário, v. 1, p. 3.4, 2011.

6.
JOTTA, C. A. R.2011JOTTA, C. A. R.; GOMES, Gabriela de Lima . Manual de Museus de Cuba: uma ferramenta essencial para a preservação do patrimônio. II Seminário Internacional Ciência e Museologia: Universo Imaginário, v. 1, p. 4.2, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
NUNES, G. A. ; RAINHO, Mercedes Estela ; FIALHO, E. R. ; GANDINI, Antonio Luciano ; DELICIO, M. P. ; JOTTA, C. A. R. ; HOFFMAN. Felipe Eleutério . As Coleções do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas/UFOP. In: Marcus Granato; Marta lourenço. (Org.). Coleções Científicas Luso-Brasileiras: Patrimõnio a ser Descoberto. Rio de Janeiro: MAST/MCT, 2010, v. , p. 69-80.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
JOTTA, C. A. R.; BARBOSA, C. R. . Considerações para uma estratégia de medição na Coleção de Instrumentos Científicos do Professor Claude Henri Gorceix. In: III Seminário de Gestã do Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia, 2015, Recife. Anais do III Seminário Gestão do Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia. Recife: Editora UFPE, 2015. v. 1. p. 13-544.

2.
JOTTA, C. A. R.; BARBOSA, C. R. . MEDIAÇÃO CIENTÍFICA E A COLEÇÃO DE CLAUDE HENRI GORCEIX: GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM ACERVOS MUSEOLÓGICOS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. In: XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2015, João Pessoa. XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação. João Pessoa: UFPB, 2015.

3.
HOFFMAN. Felipe Eleutério ; JOTTA, C. A. R. ; NUNES, G. A. . Valorização do Patrimônio Científico e Tecnológico Brasileiro: Levantamento do Acervo Científico e Tecnológico de Minas Gerais. In: IV Encontro Nacional de Estudantes de Museologia, 2012, Goiânia. Anais do IV Encontro Nacional de Estudantes de Museologia. São Paulo: Digital Books Editora Ltda., 2011. v. 1. p. 117-300.

4.
PAES, G. N. ; JOTTA, C. A. R. . Documentar Pra Quê?. In: IV Encontro Nacional de Estudantes de Museologia, 2012, Goiânia. Anais do IV Encontro Nacional de Estudantes de Museologia. São Paulo: Digital Books Editora Ltda., 2011. v. 1. p. 167-176.

5.
JOTTA, C. A. R.; HOFFMAN. Felipe Eleutério ; NUNES, G. A. . O DESENVOLVIMENTO DE UM THESAURUS DE ACERVOS CIENTÍFICOS EM LÍNGUA PORTUGUESA: A EXPERIÊNCIA DO MUSEU DE CIÊNCIA E TÉCNICA DA ESCOLA DE MINAS DA UFOP. In: IV Encontro Nacional de Estudantes de Museologia, 2012, Goiânia. Anais do IV Encontro Nacional de Estudantes de Museologia. São Paulo: Digital Books Editora Ltda., 2011. v. 1. p. 182-189.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
JOTTA, C. A. R.; NUNES, G. A. ; HOFFMAN. Felipe Eleutério ; RAINHO, Mercedes Estela . A HISTORICIDADE DA COLEÇÃO CIENTÍFICA DE CLAUDE HENRI GORCEIX. In: SEIC-UFOP, 2012, Ouro Preto. Anais SEIC-UFOP, 2012.

2.
NUNES, G. A. ; RAINHO, Mercedes Estela ; JOTTA, C. A. R. ; HOFFMAN, Felipe Eleutério . Initiatives for the Preservation of the Heritage of C&T at the Museum of Science and Technology, Federal University of Ouro Preto, Brazil. In: XXXI Symposium of the Scientific Instrument Commission, 2012, Rio de Janeiro. SIC 2012, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
JOTTA, C. A. R.; HOFFMAN. Felipe Eleutério ; RAINHO, Mercedes Estela ; NUNES, G. A. . A HISTORICIDADE DA COLEÇÃO CIENTÍFICA DE CLAUDE HENRI GORCEIX. In: Seminário de Extensão e Iniciação Científica da UFOP, 2012, Ouro Preto. Anais SEIC-UFOP, 2012.

2.
JOTTA, C. A. R.; HOFFMAN. Felipe Eleutério ; NUNES, G. A. ; FIALHO, E. R. . A PROBLEMÁTICA DA CONSTRUÇÃO DE UM THESAURUS DE ACERVOS CIENTÍFICOS EM LÍNGUA PORTUGUESA: O MUSEU DE CIÊNCIA E TÉCNICA DA ESCOLA DE MINAS DA UFOP E SUA ATUAÇÃO. In: Seminário de Extensão e Iniciação Científica da UFOP, 2011, Ouro Preto. Anais SEIC-UFOP, 2011.

3.
HOFFMAN. Felipe Eleutério ; JOTTA, C. A. R. ; NUNES, G. A. ; FIALHO, E. R. . AS COLEÇÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (C&T) NO ESTADO DE MINAS GERAIS: PATRIMÔNIO A SER DESCOBERTO.. In: Seminário de Extensão e Iniciação Científica da UFOP, 2011, Ouro Preto. Anais SEIC-UFOP, 2011.

4.
JOTTA, C. A. R.; HOFFMAN. Felipe Eleutério ; NUNES, G. A. . DESENVOLVIMENTO DE UM THESAURUS DE ACERVOS CIENTÍFICOS EM LÍNGUA PORTUGUESA. In: Seminário de Extensão e Iniciação Científica da UFOP, 2010, Ouro Preto. Anais SEIC-UFOP, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
JOTTA, C. A. R.; BARBOSA, C. R. . Considerações para uma estratégia de medição na Coleção de Instrumentos Científicos do Professor Claude Henri Gorceix. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
JOTTA, C. A. R.. Uma proposta de mediação científica para a Coleção Claude Henri Gorceix. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
JOTTA, C. A. R.. Museoquê?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
JOTTA, C. A. R.. Gestão da Informação em Coleções Musealizadas de C&T: Mediação Científica e a Coleção Claude Henri Gorceix. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
JOTTA, C. A. R.. Uma proposta de mediação científica para a coleção Claude Henri Gorceix. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
JOTTA, C. A. R.. O Microscópio de Campo de Claude Henri Gorceix e a Contribuição no Ensino das Engenharias em Minas Gerais.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
JOTTA, C. A. R.; RAINHO, Mercedes Estela ; HOFFMAN. Felipe Eleutério ; NUNES, G. A. . Os Instrumentos Científicos de Claude Henri Gorceix e a Contribuição no Ensino das Ciências e Minas Gerais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
HOFFMAN, Felipe Eleutério ; NUNES, G. A. ; JOTTA, C. A. R. . O Patrimônio Científico e Tecnológico no Âmbito das Pesquisas do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
JOTTA, C. A. R.; FIALHO, E. R. ; NUNES, G. A. ; HOFFMAN. Felipe Eleutério . O desenvolvimento de um Thesaurus de acervos Cientificos em Lingua Portuguesa: A experiência do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
JOTTA, C. A. R.; PAES, G. N. . Documentar para que?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
HOFFMAN. Felipe Eleutério ; NUNES, G. A. ; JOTTA, C. A. R. ; FIALHO, E. R. . Valorização do patrimônio cientifico e tecnológico brasileiro: Levantamento do acervo científico e tecnológico de Minas Gerais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
JOTTA, C. A. R.; GOMES, Gabriela de Lima . Manual de Museus de Cuba: uma ferramenta essencial para a preservaçao do patrimônio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
HOFFMAN. Felipe Eleutério ; JOTTA, C. A. R. ; FIALHO, E. R. ; NUNES, G. A. . A contribuição do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP na elaboração do Thesaurus de Equipamentos Científicos em Língua Portuguesa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
JOTTA, C. A. R.; NUNES, G. A. ; HOFFMAN. Felipe Eleutério . Desenvovimento de um Thesaurus de Acervos Científicos em Lingua Portuguesa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
JOTTA, C. A. R.; HOFFMAN. Felipe Eleutério . Ficha Catalográfica MCT-EM-UFOP. 2010.

2.
HOFFMAN. Felipe Eleutério ; JOTTA, C. A. R. . Remanejo dos acervos de Ciencia e Tecnologia. 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
JOTTA, C. A. R.. Mesa: Arquivos e Museus. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
JOTTA, C. A. R.. Museus e Educação. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
JOTTA, C. A. R.. Museus e Museologia: Desafios e Perspectivas. 2017. (Palestra).

3.
JOTTA, C. A. R.. Gestão de Museus. 2017. (Palestra).

4.
JOTTA, C. A. R.; HOFFMAN. Felipe Eleutério ; FREIRE, A. M. M. . Elaboração de Plano Museológico. 2016. .

5.
JOTTA, C. A. R.; HOFFMAN. Felipe Eleutério ; FREIRE, A. M. M. . Museologia e Museografia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
JOTTA, C. A. R.. Mediação Museológica. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
JOTTA, C. A. R.. Documentação Museológica. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
JOTTA, C. A. R.. Museologia: da sala ao mercado de trabalho. 2013. (Palestra).

9.
JOTTA, C. A. R.; HOFFMAN, Felipe Eleutério ; RAINHO, Mercedes Estela . Metodologia de Pesquisa na Construção de um Thesaurus de Acervos Científicos em Língua Portuguesa. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
JOTTA, C. A. R.. As Coleções de Instrumentos Científicos do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP como Suporte de Informação: O Caso do Laboratório de Eletrotécnica. 2012. (Monografia).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
JOTTA, C. A. R.. Assim sim, Assim também não: Ouro Preto entre causos e memórias. 2011 (Exposição).

2.
HOFFMAN. Felipe Eleutério ; JOTTA, C. A. R. . Gorceix 90 anos depois. 2009 (Exposição).

3.
JOTTA, C. A. R.. Réplica de Fósseis. 2008 (Exposição).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
7º Encontro Estadual de Museus. 2014. (Seminário).

2.
I Seminário Internacional - Documentação como Ferramenta de Preservalçao. 2014. (Seminário).

3.
Pós-Enancib.O Microscópio de Campo de Claude Henri Gorceix e a Contribuição no Ensino das Engenharias em Minas Gerais. 2014. (Seminário).

4.
XV ENANCIB. 2014. (Encontro).

5.
6º Encontro Estadual de Museus. 2013. (Encontro).

6.
5º Fórum Nacional de Museus. 2012. (Outra).

7.
CINEOP 6ª Mostra de Cinema de Ouro Preto. 2011. (Oficina).

8.
II Seminario Internacional Ciência e Museologia: Universo Imaginário.Manual de Museus de Cuba: uma ferramenta essencial para a preservação do patrimônio. 2011. (Seminário).

9.
II Seminário Internacional Ciência e Museologia: Universo Imaginário. 2011. (Seminário).

10.
IV Conferencia Cientifica "El Patrimonio Cultural de los Pueblos Iberoamericanos".Sistema de Documentación en los museos de Granma. 2011. (Outra).

11.
IV Encontro Nacional de Estudantes de Museologia. 2011. (Encontro).

12.
IV Encontro Nacional de Estudantes de Museologia.O Desenvolvimento de um Thesaurus de Acervos Científicos em Língua Portuguesa: A experiência do Museu de Ciência e Técnica da UFOP. 2011. (Encontro).

13.
4º Seminário Patrimonio Cultural: COSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO NO SÉCULO XXI. 2010. (Seminário).

14.
4º Simpósio de Arqueologia e Patrimônio de Minas Gerais. 2010. (Simpósio).

15.
Cadeias Operatórias da Museologia. 2010. (Oficina).

16.
III Simpósio Itinerários da Pesquisa Histórica: Métodos, Fontes e Campos Temáticos. 2010. (Seminário).

17.
Oficina de Conservação Preventiva de Acervos Fílmicos.. 2010. (Oficina).

18.
Processos e Técnicas de Conservação e Restauração / Conservação em Museus de Arte Contemporânea. 2010. (Oficina).

19.
Seminário Luso-Brasileiro de Coleções Científicas e de Ensino. 2010. (Seminário).

20.
XVIII Seminário de Iniciação Científica da UFOP.Desenvolvimento de um Thesaurus de Acervos Científicos em Lingua Portuguesa. 2010. (Seminário).

21.
I Fórum Franco-Brasileiro sobre Museus, Museologia e Sociedade.. 2009. (Outra).

22.
Seminários e Ciclo de Palestras 32ª Semana do Aleijadinho. 2009. (Seminário).

23.
Workshop ?Thesaurus de Acervos Museológicos em Língua Portugesa. 2009. (Outra).

24.
Projeto Museu da Música de Mariana: Difusão do Acervo e Formação de Multiplicadores.. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
JOTTA, C. A. R.. Tesouros do Patrimônio Científico e Tecnológico. 2012. (Exposição).

2.
JOTTA, C. A. R.. Mostra de Profissões UFOP. 2010. (Outro).

3.
JOTTA, C. A. R.. I Fórum Franco Brasileiro de Museologia. 2009. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
JOTTA, C. A. R.2015JOTTA, C. A. R.; BARBOSA, C. R. . GESTÃO DA INFORMAÇÃO, MUSEUS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: MEDIAÇÃO CIENTÍFICA EM COLEÇÕES MUSEALIZADAS. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 10, p. 250, 2015.

2.
JOTTA, C. A. R.2015JOTTA, C. A. R.. MEDIAÇÃO CIENTÍFICA EM MUSEUS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: abordagem acerca da coleção de instrumentos científicos de Claude Henri Gorceix. Revista Analisando em Ciência da Informação, v. 3, p. 01-18, 2015.

3.
JOTTA, C. A. R.2016JOTTA, C. A. R.. Considerações para estratégia de mediação na coleção Claude Henri Gorceix. III Seminário Internacional Museologia e Universo Imaginário, v. 1, p. 129-142, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
JOTTA, C. A. R.. O Microscópio de Campo de Claude Henri Gorceix e a Contribuição no Ensino das Engenharias em Minas Gerais.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
JOTTA, C. A. R.; BARBOSA, C. R. . Considerações para uma estratégia de medição na Coleção de Instrumentos Científicos do Professor Claude Henri Gorceix. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
JOTTA, C. A. R.. Uma proposta de mediação científica para a Coleção Claude Henri Gorceix. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
JOTTA, C. A. R.. Uma proposta de mediação científica para a coleção Claude Henri Gorceix. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
JOTTA, C. A. R.. Mediação Museológica. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
JOTTA, C. A. R.. Documentação Museológica. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
JOTTA, C. A. R.. Tesouros do Patrimônio Científico e Tecnológico. 2012. (Exposição).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 20:52:20