Hyanna Carollyne Dias de Medeiros

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0926772934617522
  • Última atualização do currículo em 11/08/2017


Possui mestrado pelo programa de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Formou-se em 2013 como bacharel em Letras com habilitação em Português e Francês pela mesma instituição. Atualmente, cursa a licenciatura em Português com previsão de término para dezembro de 2017. Ministrou, como professora-assistente na Universidade de Guelph no Canadá, a disciplina de Francês Língua Estrangeira entre 2014 e 2015. Atuou, de 2010 a 2014, como professora de francês nos cursos oferecidos pelo Centro de Línguas da FFLCH-USP. Sua pesquisa se concentra na área da didática de Francês Língua Estrangeira, tendo como foco o ensino da compreensão oral para alunos em situação de mobilidade e o desenvolvimento das competências orais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Hyanna Carollyne Dias de Medeiros
Nome em citações bibliográficas
MEDEIROS, H. C. D.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas.
Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 (Prédio de Letras)
Cidade Universitária
05508900 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30915041


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Mestrado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos.
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, FFLCH-USP, Brasil.
Título: O ensino da Compreensão Oral em Francês Língua Estrangeira: desenvolvimento de estratégias e formação do professor crítico-reflexivo,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Heloisa Brito de Albuquerque Costa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Francês Língua Estrangeira;; Competência; Compreensão Oral; Ensino; Formação de Professores.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
2012 - 2013
Graduação em Sciences du Langage - Intercâmbio Universitário.
Université Lumière Lyon2, UNIVLYON2, França.
Bolsista do(a): Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, FFLCH-USP, Brasil.
2008 - 2013
Graduação em Letras.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Didática das Línguas e Didática do Plurilinguismo. (Carga horária: 12h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, FFLCH - USP, Brasil.
2017 - 2017
?Francês para Objetivo Universitário (FOU) para o IsF: definição de módulos. (Carga horária: 10h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH - USP, FFLCH - USP, Brasil.
2014 - 2014
O vocabulário em aula de língua estrangeira : etapas e exploração. (Carga horária: 3h).
Centro de Línguas - Universidade de São Paulo, CL-FFLCH-USP, Brasil.
2014 - 2014
A fonética no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras : reflexões e p. (Carga horária: 3h).
Centro de Línguas - Universidade de São Paulo, CL-FFLCH-USP, Brasil.
2013 - 2013
Formation en Français sur Objectifs Universitaires. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2012 - 2013
Echange Universitaire.
Université Lumiere Lyon 2, LYON II, França.
2011 - 2011
Extensão universitária em Redação Acadêmica para Graduação.
Centro de Línguas - Universidade de São Paulo, CL-FFLCH-USP, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Francês - Nível 5. (Carga horária: 45h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Francês - Nível 3. (Carga horária: 45h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Francês - Nível 4. (Carga horária: 45h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
Metodologia do Francês para Objetivo Específico. (Carga horária: 20h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
L'oral en classe de FLE. (Carga horária: 12h).
Associação de Professores de Francês de São Paulo, APFESP, Brasil.
2010 - 2010
L?écrit en classe de FLE. (Carga horária: 12h).
Associação de Professores de Francês de São Paulo, APFESP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Francês - Nível 2. (Carga horária: 45h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH, FFLCH-USP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Francês - Nível 1. (Carga horária: 45h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, FFLCH-USP, Brasil.
2008 - 2009
Extensão universitária em Inglês - INCO-CEPEL. (Carga horária: 180h).
FACULDADE DE EDUCAÇÃO - USP, FE-USP, Brasil.
2003 - 2004
Inglês. (Carga horária: 240h).
Ação Social Nossa Senhora de Fátima, ASNSF, Brasil.


Atuação Profissional



Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade de Guelph, UNIOFG, Canadá.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Monitor-bolsista, Enquadramento Funcional: Professor assistente


Centro de Línguas - Universidade de São Paulo, CL-FFLCH-USP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Monitor-bolsita, Enquadramento Funcional: Professora de Francês
Outras informações
Responsável pela elaboração de material pedagógico, avaliações e ensino para o módulos 1 e 4 do Curso de Francês para Iniciantes, voltado ao público específico de alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Monitor-Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Francês
Outras informações
Responsável pela elaboração de material pedagógico, avaliações e ensino para o módulo 1 do Curso de Francês para Iniciantes, voltado ao público específico de alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.


Escola Cidade Jardim - Play Pen - LTDA, ECJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Instrutor de Francês


Associação de Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, AFPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professora de Francês


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq, CNPQ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Regime: Dedicação exclusiva.



Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
MEDEIROS, H. C. D.. L?enseignement de la compréhension orale et le jeune professeur : bilan d?une expérience de formation. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MEDEIROS, H. C. D.. 'O JOVEM PROFESSOR E A DIDATIZAÇÃO DE DOCUMENTOS ORAIS NO CONTEXTO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS UNIVERSIDADES'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MEDEIROS, H. C. D.. Le développement de la compréhension orale dans le programme FOU de l?Ecole Polytechnique de l?Université de Sao Paulo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MEDEIROS, H. C. D.. Desenvolvimento da compreensão oral no ensino do Francês para Objetivo Universitário (FOU) na Escola Politécnica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MEDEIROS, H. C. D.; Costa, H.B.A . Le développement de la compréhension orale en programmes de Français sur Objectif Universitaire (FOU): typologies d?activités et stratégies pour la compréhension de cours magistraux. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MEDEIROS, H. C. D.. COMPETÊNCIAS ORAIS NO MANUAL DE ENSINO DO FRANCÊS ?ALTER EGO?: ATIVIDADES SEGUNDO A PERSPECTIVA ACIONAL?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MEDEIROS, H. C. D.. AS COMPETÊNCIAS ORAIS NO ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA: ANÁLISE CRÍTICA DE MANUAIS CONCEBIDOS SEGUNDO A PERSPECTIVA ACIONAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MEDEIROS, H. C. D.. COMPÉTENCES ORALES DANS L'ENSEIGNEMENT DE LA LANGUE FRANÇAISE : UNE ANALYSE CRITIQUE DES MANUELS CONÇUS SELON LA PERSPECTIVE ACTIONNELLE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MEDEIROS, H. C. D.. Alter Ego: Atividades Segundo a Perspectiva Acional?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
MEDEIROS, H. C. D.. As Competências Orais no Ensino de Língua Francesa: Análise Crítica de Manuais Concebidos Segundo a Perspectiva Acional. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MEDEIROS, H. C. D.. COMPÉTENCES ORALES DANS L'ENSEIGNEMENT DE LA LANGUE FRANÇAISE : UNE ANALYSE CRITIQUE DES MANUELS CONÇUS SELON LA PERSPECTIVE ACTIONNELLE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
MEDEIROS, H. C. D.. As competências orais no ensino da língua francesa: análise crítica de manuais concebidos segundo a Perspectiva Acional e elaboração de atividades para a formação contínua de professores de francês. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MEDEIROS, H. C. D.. As competências orais no ensino da língua francesa: análise crítica de manuais concebidos segundo a Perspectiva Acional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MEDEIROS, H. C. D.. O ensino da Compreensão Oral em Francês Língua Estrangeira: desenvolvimento de estratégias e formação do professor crítico-reflexivo 2017 (Dissertação de Mestrado).


Demais tipos de produção técnica
1.
MEDEIROS, H. C. D.. Luz, câmera, compreensão: didatização e exploração de vídeos retirados da internet para o desenvolvimento da Compreensão Oral em aulas de língua estrangeira.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MEDEIROS, H. C. D.. Se não pode vencê-las, junte-se a elas! A integração das redes sociais ao processo de ensino/aprendizagem de línguas estrangeira. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MEDEIROS, H. C. D.. ?J?ai pigé des dictons en français!?. 2016. .

4.
MEDEIROS, H. C. D.. Fiche technique séquence Spiral : Les structures de l'enseignement supérieur (niveau A2). 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ficha Pedagógica).

5.
MEDEIROS, H. C. D.. Fiche technique séquence Spiral Les différents types de cours à l'université (niveau B1). 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ficha Pedagógica).

6.
MEDEIROS, H. C. D.. Fiche technique séquence Spiral L'organisation des études en sciences à l'université (niveau A2. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ficha Pedagógica).

7.
MEDEIROS, H. C. D.. Relatório Parcial de Iniciação Científica para o CNPq. 2011. (Relatório de Pesquisa).

8.
MEDEIROS, H. C. D.. Relatório Final de Iniciação Científica para o CNPq. 2011. (Relatório de Pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1o Encontro ?Línguas estrangeiras: múltiplas reflexões?,. 2016. (Encontro).

2.
II Encontro do Centro de Línguas da FFLCH-USP."O JOVEM PROFESSOR E A DIDATIZAÇÃO DE DOCUMENTOS ORAIS NO CONTEXTO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS UNIVERSIDADES". 2016. (Encontro).

3.
Quinto colóquio internacional de didática das línguas estrangeiras e segundas (CIDLES) : Integrar a língua, a literatura e a cultura. L?enseignement de la compréhension orale et le jeune professeur : bilan d?une expérience de formation. 2016. (Congresso).

4.
4th International Conference on Second Language Pedagogies.Le développement de la compréhension orale dans le programme FOU de l?Ecole Polytechnique de l?Université de Sao Paulo. 2015. (Simpósio).

5.
Encontros do Curso de Letras Francês - Bacharelado e Licenciatura,.?Qual é importância da formação em licenciatura para o início da vida profissional?. 2014. (Encontro).

6.
II Coloquio de la Red CLEF AMSUD.Le développement de la compréhension orale en programmes de Français sur Objectif Universitaire (FOU): typologies d?activités et stratégies pour la compréhension de cours magistraux. 2014. (Simpósio).

7.
VI Encontro de Pesquisas do Francês.Desenvolvimento da compreensão oral no ensino do Francês para Objetivo Universitário (FOU) na Escola Politécnica. 2014. (Encontro).

8.
Journée d?Etude sur la Méthodologie de collecte des données en Français sur Objectif Spécifique. 2013. (Encontro).

9.
VIIIe Journée de Formation des Cours "Extracurriculares" de Français: Conférence- Enseignement de genres de textes oraux. 2013. (Encontro).

10.
Moodle 2.2 do STOA. 2012. (Oficina).

11.
Palestra ?ISIDORE ISOU ET LE LETTRISME?,. 2012. (Outra).

12.
19° Simpósio Internacional de Iniciação Científica.As Competências Orais no Ensino de Língua Francesa: Análise Crítica de Manuais Concebidos Segundo a Perspectiva Acional. 2011. (Simpósio).

13.
59° Seminário do GEL - Grupo de Estudos Linguísticos.As Competências Orais no Ensino de Língua Francesa: Análise Crítica de Manuais Concebidos Segundo a Perspectiva Acional. 2011. (Seminário).

14.
En classe et en scène: une expérience théâtrale en classe de langue. 2011. (Encontro).

15.
Formação de professores de Francês Instrumental: conteúdos, metodologia e avaliação. 2011. (Oficina).

16.
Formação de professores de Francês Instrumental: conteúdos, metodologia e avaliação. 2011. (Oficina).

17.
III Encontro de Pesquisas do Francês.As competências orais no ensino da Língua Francesa: análise crítica de manuais concebidos segundo a Perspectiva Acional ?. 2011. (Encontro).

18.
III SELL ? Simpósio de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM.Alter Ego: Atividades Segundo a Perspectiva Acional?. 2011. (Simpósio).

19.
XVIII Congresso Brasileiro de Professores de Francês. COMPÉTENCES ORALES DANS L'ENSEIGNEMENT DE LA LANGUE FRANÇAISE : UNE ANALYSE CRITIQUE DES MANUELS CONÇUS SELON LA PERSPECTIVE ACTIONNELLE. 2011. (Congresso).

20.
II Encontro de Pesquisas do Francês.As competências orais no ensino da língua francesa: análise crítica de manuais concebidos segundo a Perspectiva Acional. 2010. (Encontro).

21.
I Jornada Sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais. 2010. (Seminário).

22.
Colóquio Internacional de Ciências da Linguagem e Didática das Línguas: 30 Anos de Cooperação Franco-Brasileira. 2009. (Congresso).

23.
XVII Congresso Brasileiro de Professores de Francês. 2009. (Congresso).

24.
II Jornada de Estudos Clássicos e Educação da FEUSP. 2008. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MEDEIROS, H. C. D.; LOUSADA, E. G. ; DALHET, V. ; ZAVAGLIA, A. ; Albuquerque-Costa, Heloisa B. ; MASSARO, P. R. ; ISHIRA, T. ; MARYON, C. . I Jornada Sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais Participação: monitora. 2010. (Congresso).

2.
MEDEIROS, H. C. D.. II Encontro de Pesquisas do Francês. 2010. (Outro).

3.
MEDEIROS, H. C. D.; Albuquerque-Costa, Heloisa B. . I Jornada Sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais. 2010. (Outro).

4.
MEDEIROS, H. C. D.. Coloquio Internacional Ciências da Linguagem e Didática das Línguas. 2009. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/11/2018 às 23:15:12