Andressa Moreira Antunes

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  • Última atualização do currículo em 09/08/2017


Doutoranda e Mestre em Ciências da Saúde - Saúde da Criança e do Adolescente (UFMG). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Secretária Geral da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (Gestão 2015-2017). Tutora do Programa de Capacitação em Neuropsicologia realizado pela Federação das APAEs de MG. Membro do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (UFMG). Tem interesses em neuropsicologia do desenvolvimento, cognição numérica e genética do comportamento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andressa Moreira Antunes
Nome em citações bibliográficas
ANTUNES, A. M.;ANTUNES, ANDRESSA MOREIRA;ANTUNES, ANDRESSA M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.
av. antônio carlos
pampulha
31270010 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (031) 84273487


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2016
Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Associação entre as representações baseadas nos dedos e o desempenho aritmético em crianças e seus mecanismos cognitivos subjacentes,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Vitor Geraldi Haase.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2014
Graduação em psicologia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Atuação Profissional



Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, SBNP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Secretária Geral da SBNp

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Coordenadora setor de divulgação SBNp Jovem


Neuropsicologia & Desenvolvimento Humano, NDH, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Membro do Grupo de Pesquisa


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica pelo projeto de pesquisa: Contagem nos dedos: uma rota adicional para adição? Orientador: Vitor Geraldi Haase

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora de Estágio Curricular
Outras informações
Estágio em Neuropsicologia do Desenvolvimento. Coordenado pelo Prof. Dr. Vitor Geraldi Hasse

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista PIBIC/CNPq, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica pelo projeto de pesquisa:Intervenção Neuropsicológica e Treinamento De Pais em Crianças com Dificuldades na Aprendizagem da Matemática. Orientador: Vitor Geraldi Haase

Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Ambulatório - LND, Enquadramento Funcional: Estagiária
Outras informações
NUMERO - Ambulatório de Pesquisa em Neuropsicologia das Dificuldades de Aprendizagem da Matemática e Síndromes Genéticas

Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Lab.Neuropsicologia Desenvol., Enquadramento Funcional: Aluna de Iniciação Científica
Outras informações
LND: Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista PIBIC/CNPq, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica pelo projeto de pesquisa: Discalculia do desenvolvimento em crianças com idade escolar: triagem populacional e caracterização dos aspectos cognitivos e genético-moleculares. Orientador: Vitor Geraldi Haase

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora de Psicologia Cognitiva
Outras informações
Disciplina obrigatória: Psicologia Cognitiva. Ministrado pelo Prof. Dr. Vitor Geraldi Hasse

Atividades

01/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .

01/2011 - 12/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .


Centro Universitário de Caratinga, UNEC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor convidado


Federação das Apaes do estado de Minas Gerais, APAES, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Tutora do PCND
Outras informações
Programa de Capacitação em Neuropsicologia do Desenvolvimento


Faculdade de Ciencias Médicas de Minas Gerais, FELUMA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor convidado



Linhas de pesquisa


1.
Representações baseadas nos dedos - cognição corporificada
2.
Fenótipos cognitivos da Síndrome de Turner


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Contagem nos dedos: uma via adicional para adição?
Descrição: Nos últimos anos a contagem nos dedos vem sendo considerada como uma importante habilidade no desenvolvimento das habilidades aritméticas. No entanto, os resultados dos estudos sobre essas conexões ainda não são consistentes. A relação entre a contagem nos dedos e as habilidades matemáticas pode ser influenciada tanto por mecanismos cognitivos gerais, como inteligência e memória de trabalho, quanto por mecanismos cognitivos específicos, como as gnosias digitais. Além disso, os padrões canônicos dos dedos ou mesmo fatores genéticos, como os polimorfismos funcionais da enzima COMT, podem influenciar essa conexão. À vista disso, este projeto pretende investigar quais são os padrões canônicos de demonstrar numerosidades com os dedos (finger montring) das crianças brasileiras; a relação entre contagem nos dedos e o desempenho aritmético; os efeitos mediadores de habilidades cognitivas gerais sobre a relação entre contagem nos dedos e o desempenho aritmético; a relação entre gnosias digitais, processamento automático dos padrões canônicos dos dedos e as habilidades aritméticas; os efeitos de moderação dos polimorfismos funcionais da COMT na relação existente entre memória de trabalho, gnosia digital e o desempenho aritmético; e o impacto do incentivo à contagem nos dedos durante os cálculos sobre as habilidades matemáticas no final do primeiro e segundo ano do ensino fundamental. Para isso, será feito um estudo longitudinal, no qual os sujeitos serão avaliados quatro vezes ao longo de dois anos. Serão avaliadas as habilidades cognitivas gerais, memória de trabalho, habilidade visoespacial, habilidades motoras, contagem, gnosias digitais, aritmética e senso numérico. A primeira avaliação ocorrerá no início do ano escolar. Após esta avaliação os sujeitos serão divididos pseudorandomicamente em três grupos, sendo que o primeiro grupo passará por um treinamento de processamento automatizado de padrões canônicos dos dedos, o segundo grupo passará por um treinamento de representação de magnitudes não-simbólicas (pontos) e o terceiro grupo será o grupo controle. Caso seja observado um efeito significativo de um dos treinamentos, o terceiro grupo será submetido à intervenção após a última avaliação. Após o treinamento os sujeitos serão avaliados pela segunda vez. A terceira avaliação será no final do primeiro ano do ensino fundamental e a quarta avaliação ocorrerá no final do segundo ano. O método de análise de dados será quantitativo. Desta forma, serão feitas análises estatísticas descritivas, análises de regressão e modelos de equação estrutural. Este projeto é relevante cientificamente, uma vez que investiga os mecanismos subjacentes da aprendizagem matemática no início da vida escolar. Do ponto de vista de social, os resultados deste estudo podem influenciar no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a área de educação matemática. Além disso, a relevância clínica consiste no fato de investigar e propor possíveis marcadores cognitivos do transtorno de aprendizagem da matemática..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Cognição numérica em crianças e adolescentes com deficiência intelectual
Descrição: Há uma discussão sobre o processamento numérico ser uma habilidade específica e independente da capacidade cognitiva global. O processamento numérico pode se dar de forma diferente em cérebros de indivíuos com patologias genéticas,uma vez que a concepção por uma embriogênese atípica pode alterar a anatomia, bioquímica e eletrofisioligia cerebral.Assim os mecanimos subjacentes ao processamento numérico em indivíduos típicos e sindrômicos podem ser distintos. Indíviuos com deficiência intelectual e um perfil neuropsicológico distinto são comparados neste estudo. Enquanto na Síndrome de Down, há um comprometimento maior da linguagem e uma certa preservação do raciocínio viso-espacial, na Sídrome de Wiliams existe um perfil inverso a este, com comprometimento visoespacial e maior preservação da linguagem. No estudo são investigados os aspectos da cognição numérica, relacionados a linguagem (contagem) e associados a habilidades não-verbais(senso numérico) ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2014
INTERVENÇÃO NEUROPSICOLÓGICA E TREINAMENTO DE PAIS EM CRIANÇAS COM DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Descrição: O projeto visa aplicar e avaliar novas propostas metodológicas de intervenção nas dificuldades de aprendizagem da matemática em crianças com idade escolar. Um programa de reabilitação neuropsicológica, estruturado em 12 sessões baseadas em modelos neurocognitivos, tem como foco a habilidade matemática (estimação e comparação de magnitudes, contagem, memorização de fatos aritméticos, entendimento de conceitos e procedimentos matemáticos, por exemplo). Também será empregado um programa de treinamento de pais que busca atender os aspectos comportamentais e sócio-emocionais destas crianças, os quais frequentemente estão comprometidos nos transtornos de aprendizagem. Uma vez que ambas as intervenções podem facilitar o processo de aprendizagem, espera-se promover a melhora do desempenho escolar. O objetivo desta pesquisa é verificar a eficácia de ambos os programas, tanto de maneira individual como combinada, através de delineamento pré-treino e pós-treino utilizando-se testes, questionários e marcadores biológicos (neurotrofinas e imunomarcadores, por exemplo). A relevância do projeto justifica-se de maneira teórica, metodológica, clínica e social, já que ele apresenta originalidade em intervenções que podem melhorar a vida pessoal, social, escolar e profissional de indivíduos com comprometimento da aprendizagem da matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2013
Discalculia do desenvolvimento em crianças de idade escolar: triagem populacional e caracterização de aspectos cognitivos e genético-moleculares
Descrição: A discalculia do desenvolvimento é um transtorno específico de aprendizagem da aritmética que afeta entre 3% e 6% da população em idade escolar. Os domínios mais afetados são o conceito de numerosidade, a habilidade de contar, bem como as habilidades de transcodificar entre as diversas representações simbólicas de número, aprender e resgatar os fatos aritméticos e de realizar as quatro operações. As formas de discalculia do desenvolvimento em que existe um déficit na intuição numérica se associam a outros sintomas de disfunção dos lobos parietais, tais como alterações da orientação direita-esquerda, agnosia digital e apraxia visoconstrutiva, constituindo o chamado transtorno não-verbal de aprendizagem (TNVA), o qual tem uma prevalência de 1% da população escolar normal. O TNVA caracteriza o fenótipo cognitivo de muitas síndromes adquiridas (fetal alcoólica) e genéticas (Turner, Williams, velocardiofacial etc.). Os objetivos do projeto são: 1. averiguar a prevalência de distúrbios da aprendizagem da matemática (DAM) em uma amostra demograficamente representativa da população de Belo Horizonte; 2. averiguar a prevalência de dificuldades com o conceito de numerosidade, habilidades de contar, transcodificar entre as diversas representações simbólicas de número, aprender e resgatar os fatos aritméticos e realizar as quatro operações, assim como a prevalência de TNVA; 3. desenvolver um sistema de detecção para síndrome de Turner (ST) e síndrome velocardiofacial (VCF) baseado em amplificação em multiplex dependente de ligação, 4. validar o novo método de diagnóstico molecular em uma amostra de indivíduos com diagnóstico clínico e citogenético de ST e VCF; 5. usando esta ferramenta, averiguar a freqüência de ST e VCF entre as crianças com DAM; 6. criar um banco de dados e de material genético de crianças com DD, para estudos de mapeamento genético posteriores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Andressa Moreira Antunes - Integrante / SALVADOR, L. S. - Integrante / COSTA, A. J. - Integrante / HAASE, V. G. - Coordenador / livia de fatima oliveira - Integrante / pedro pinheiro chagas - Integrante / leiticia rotter Micheli - Integrante / Danielle de souza costa - Integrante / ricardo josé moura - Integrante / FERNANDA DE OLIVEIRA FERREIRA - Integrante / MARIA RAQUEL DE SOUZA CARVALHO - Integrante.


Projetos de extensão


2010 - 2014
INTERVENÇÕES NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2014
Neuropsicologia e desenvolvimento: intervenções para transtornos de humor e de aprendizagem
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2013 - 2013
Periódico: Neuropsicologia Latinoamericana


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Neuropsicologia/Especialidade: Neuropsicologia do Desenvolvimento.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Menção Honrosa - Modalidade Poster, XXIV SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA / PRPQ-UFMG.
2015
Menção Honrosa - Modalidade Poster, III Congresso Mineiro de Neuropsicologia.
2015
Menção Honrosa do Prêmio Reinier Johannes Antonius Rozenstraten, 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.
2014
Prêmio de melhor trabalho científico - Modalidade Poster, XIII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia.
2013
Prêmio Alexander Luria (Melhor Trabalho do II Congresso Mineiro de Neuropsicologia), Sociedade Brasileira de Neuropsicologia.
2013
Menções Honrosa - Modalidade Poster, XII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia e IV Reunião Anual do IBNeC.
2013
Menções Honrosa - Modalidade Poster, XII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia e IV Reunião Anual do IBNeC.
2012
Prêmio Alexander Luria (Melhor Trabalho do I Congresso Mineiro de Neuropsicologia), Sociedade Brasileira de Neuropsicologia.
2012
Olimpíada em Neuropsicologia e Neurociência Comportamental - Neurobright (2ª colocação), Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ANTUNES, A. M.2015ANTUNES, A. M.; JULIO-COSTA, A. ; HAASE, V. G. . Variações cariotípicas na Síndrome de Turner: uma análise do fenótipo cognitivo. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 8, p. 348, 2015.

2.
HAASE, V. G.2014HAASE, V. G. ; COSTA, A.J. ; Lopes-Silva, J. B. ; Starling-Alves, I. ; ANTUNES, A. M. ; PINHEIRO-CHAGAS, P. ; Wood, G. . Contributions from specific and general factors to unique deficits: two cases of mathematics learning difficulties. Frontiers in Psychology, v. 5, p. 1-19, 2014.

3.
COSTA, A.J.2014COSTA, A.J. ; ANTUNES, A. M. ; PRADO, A. C. A. ; CARVALHO, MARIA RAQUEL SANTOS ; HAASE, V. G. . Association between Val158Met COMT polymorphism and working memory tasks in children and adolescents: a systematic review. Neurotransmitter, v. 2, p. e483, 2014.

4.
JÚLIO-COSTA, ANNELISE2013 JÚLIO-COSTA, ANNELISE ; ANTUNES, ANDRESSA M. ; LOPES-SILVA, JÚLIA B. ; MOREIRA, BÁRBARA C. ; VIANNA, GABRIELLE S. ; WOOD, GUILHERME ; CARVALHO, MARIA R. S. ; HAASE, VITOR G. . Count on dopamine: influences of COMT polymorphisms on numerical cognition. Frontiers in Psychology, v. 4, p. 531, 2013.

5.
ANTUNES, A. M.;ANTUNES, ANDRESSA MOREIRA;ANTUNES, ANDRESSA M.2013ANTUNES, A. M.; JULIO-COSTA, A. ; STARLING-ALVES, I. ; PAIVA, G. M. ; HAASE, V. G. . Reabilitação neuropsicológica do transtorno de aprendizagem da matemática na síndrome de Turner: um estudo de caso. Neuropsicologia Latinoamericana, v. 5, p. 66-75, 2013.

6.
HAASE, VITOR GERALDI2012HAASE, VITOR GERALDI ; COSTA, ANNELISE JÚLIO ; ANTUNES, ANDRESSA MOREIRA ; ALVES, ISABELLA STARLING . Heterogeneidade cognitiva nas dificuldades de aprendizagem da matemática: uma revisão bibliográfica. Psicologia em Pesquisa (UFJF), v. 6, p. 139-150, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
JULIO-COSTA, A. ; ANTUNES, A. M. . Transtorno do Espectro Autista na prática clínica. 1. ed. , 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
FATIMA, L. ; ANTUNES, A. M. ; HAASE, V. G. . Os diferentes tipos de diagnósticos em neuropsicologia: nosológico, sindrômico, topográfico e ecológico. Neuropsicologia: aplicações clínicas. 1ed.: , 2015, v. , p. 124-.

2.
SALVADOR, L. S. ; ANTUNES, A. M. ; STARLING-ALVES, I. ; MARTINS, G. A. ; PAIVA, G. M. ; PRADO, A. C. A. ; ALMEIDA, F. N. ; BARBOSA, D. C. B. P. ; PESSO, M. G. G. ; HAASE, VITOR GERALDI . O status nosológico do transtorno não-verbal de aprendizagem e suas conexões com os transtornos do espectro do autismo. In: Walter Camargos. (Org.). Síndrome de Asperger e outros transtornos do Espectro Autista de Alto Funcionamento: da avaliação ao tratamento. 1ed.: , 2013, v. , p. 249-263.

3.
HAASE, VITOR GERALDI ; SILVA, J. B. ; STARLING-ALVES, I. ; ANTUNES, A. M. ; JULIO-COSTA, A. ; OLIVEIRA, L. F. S. ; CHAGAS, P. P. ; MOURA, R. ; WOOD, G. . Com quantos Bytes se reduz a ansiedade matemática? a inclusão digital como uma possível ferramenta na promoção do capital mental. In: Luza Elena Ribeiro do Valle; Maria José Viana Marinho de Mattos; José Wilson da Costa. (Org.). Inclusão Digital: a tecnologia a favor da inclusão. 1ed.Porto Alegre: Penso, 2013, v. , p. 188-202.

4.
MALLOY-DINIZ, L. ; ABREU, N. ; BERTOLA, L. ; FUENTES, D. ; ANTUNES, A. M. ; PAULA, J. J. ; HAASE, V. G. . O Exame Neuropsicológico do Idoso. In: Malloy-Diniz, L.F.; Fuentes, D.; Cosenza, R.. (Org.). Neuropsicologia do Envelhecimento. 1ed.Porto Alegre: Grupo A, 2013, v. , p. 243-264.

5.
HAASE, V. G. ; ANTUNES, A. M. ; BERTOLA, L. ; PAULA, J. J. ; ABREU, N. ; MALLOY-DINIZ, L. . Método anatomoclínico na interpretação dos resultados das investigações clínicas: síndromes demenciais no idoso.. In: Malloy-Diniz, L.F.; Fuentes, D.; Cosenza, R.. (Org.). Neuropsicologia do Envelhecimento. 1ed.Porto Alegre: Grupo A, 2013, v. , p. 265-279.

6.
HAASE, V. G. ; ANTUNES, A. M. ; MARTINS, G. A. ; PAIVA, G. M. ; Wood, G. . Neuropsicologia Geriatrica: relevância e atualidade do método anatomoclínico. In: Leonardo Caixeta; Antônio Lúcio Teixeira. (Org.). Neuropsicologia Geriátrica: neuropsiquiatria cognitiva em idosos. 1ed.: Artmed, 2013, v. , p. 57-64.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVEIRA, M. M. P. ; ANTUNES, A. M. ; HAASE, V. G. . O que explica o desempenho na matemática? análise de correlação e modelo de regressão linear múltipla. In: SIC, 2015, Belo Horizonte. SIC, 2015.

2.
ROSA, T. A. ; ANTUNES, A. M. ; HAASE, V. G. . Influências das habilidades gerais e especificas em crianças no conhecimento aritmético básico da adição. In: SIC, 2015, Belo Horizonte. SIC, 2015.

3.
PEREIRA, I. O. ; ANTUNES, A. M. ; HAASE, V. G. . AS REPRESENTAÇÕES NUMÉRICAS BASEADAS NOS DEDOS COMO FATOR IMPORTANTE NA APRENDIZAGEM DA ADIÇÃO. In: SIC, 2015, Belo Horizonte. SIC, 2015.

4.
FREITAS, F. R. ; ANTUNES, A. M. ; HAASE, V. G. . EFEITO DO ERRO 'SPLIT FIVE' NA ADIÇÃO SIMPLES EM CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: SIC, 2015. SIC, 2015.

5.
SAULO, P. ; ANTUNES, A. M. ; JULIO-COSTA, A. ; HAASE, V. G. . Efeito correlacional e preditivo das representações numéricas baseadas nos dedos sobre as habilidades matemáticas: um estudo longitudinal. In: III Congresso Mineiro de Neuropsicologia, 2015, Belo Horizonte. III Congresso Mineiro de Neuropsicologia, 2015.

6.
ANTUNES, A. M.; JULIO-COSTA, A. ; BRAUNSTEIN, V. ; KRINZINGER, H. ; HAASE, V. G. . Padrão canônico de representação de numerosidade dos dedos em uma amostra de crianças de Belo Horizonte. In: I Congresso Brasileiro da SBNp Jovem e II Fórum de Jovens Pesquisadores, 2014, Belo Horizonte. Anais, 2014.

7.
JULIO-COSTA, A. ; ANTUNES, A. M. ; VIANNA, GABRIELLE S. ; MOREIRA, BÁRBARA C. ; WOOD, G. ; CARVALHO, M. R. S. ; HAASE, V. G. . Associação entre o polimorfismo VAL158MET da COMT, sexo e ansiedade matemática. In: V Encontro de genética de Minas Gerais, 2014, Belo Horizonte. Anais, 2014.

8.
CARVALHO, N. O. ; ANTUNES, A. M. ; COSTA, A.J. ; HAASE, V. G. . Representações numéricas baseadas nos dedos: estudo em crianças no início da fase escolar. In: XXIII Semana de Iniciação Científic, 2014, Belo Horizonte. Anais, 2014.

9.
ANTUNES, A. M.; COSTA, A.J. ; BRAUNSTEIN, V. ; KRINZINGER, H. ; HAASE, V. G. . A importância do uso dos dedos para a aprendizagem das operações aritméticas. In: XXIII Semana de Iniciação Científic, 2014, Belo Horizonte. Anais, 2014.

10.
ANTUNES, A. M.; CARVALHO, N. O. ; COSTA, A.J. ; BRAUNSTEIN, V. ; KRINZINGER, H. ; HAASE, V. G. . A importância do uso dos dedos para a aprendizagem da matemática. In: I Fórum de Neurociências da UFMG, 2014, Belo Horizonte. Anais, 2014.

11.
ANTUNES, A. M.; CARVALHO, N. O. ; COSTA, A.J. ; BRAUNSTEIN, V. ; KRINZINGER, H. ; HAASE, V. G. . O impacto do uso dos dedos na aprendizagem da matemática. In: XIII Congresso da SBNp, 2014, Belo Horizonte. Anais, 2014.

12.
CARVALHO, N. O. ; DINIZ, V. F. ; ANTUNES, A. M. ; JULIO-COSTA, A. ; HAASE, V. G. . Análise transcultural dos hábitos de contagem: revisão integrativa. In: I Congresso Brasileiro da SBNp Jovem e II Fórum de Jovens Pesquisadores, 2014, Belo Horizonte. Anais, 2014.

13.
JÚLIO-COSTA, ANNELISE ; ANTUNES, A. M. ; MOREIRA, BÁRBARA C. ; WOOD, G. ; CARVALHO, M. R. S. ; HAASE, V. G. . MATHEMATICAL ACHIEVEMENT AND GENETICS: THE INFLUENCE OF THE POLYMORPHISMS OF COMT. In: XI Congresso Interdisciplinar, 2013, Poços de Caldas. XI Congresso Interdisciplinar, 2013.

14.
ANTUNES, A. M.; JULIO-COSTA, A. ; PAIVA, G. M. ; HAASE, V. G. . Fenótipo Comportamental na Síndrome de Turner: Estudo Exploratório da Trajetória do Desenvolvimento. In: XI Congresso Interdisciplinar, 2013, Poços de Caldas. XI Congresso Interdisciplinar, 2013.

15.
PRADO, A. C. A. ; JULIO-COSTA, A. ; ANTUNES, A. M. ; MOREIRA, BÁRBARA C. ; VIANNA, GABRIELLE S. ; WOOD, G. ; CARVALHO, M. R. S. ; HAASE, V. G. . Influência genética sobre aspectos emocionais relacionados a matemática. In: II Congresso Mineiro de Neuropsicologia, 2013, belo horizonte. II Congresso Mineiro de Neuropsicologia, 2013.

16.
ANTUNES, A. M.; JULIO-COSTA, A. ; MOREIRA, BÁRBARA C. ; VIANNA, GABRIELLE S. ; WOOD, G. ; CARVALHO, M. R. S. ; HAASE, V. G. . Mathematical achievement and genetics: the influence of the polymorphisms of COMT. In: II Congresso Mineiro de Neuropsicologia, 2013, belo horizonte. II Congresso Mineiro de Neuropsicologia, 2013.

17.
ANTUNES, A. M.; JULIO-COSTA, A. ; VIANNA, GABRIELLE S. ; CARVALHO, M. R. S. ; HAASE, V. G. . Influência dopaminérgica na trajetória do desenvolvimento do senso numérico. In: XII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia | IV Reunião Anual do IBNeC, 2013, São Paulo. Anais, 2013.

18.
ANTUNES, A. M.; JULIO-COSTA, A. ; HAASE, VITOR G. . Síndrome de Turner e mosaicismo: uma análise do fenótipo cognitivo através do WISC-IIII / WAIS-III. In: XXI Semana de Iniciação Científica, 2012, belo horizonte. XXI Semana de Iniciação Científica, 2012.

19.
BARBOSA, D. C. B. P. ; ANTUNES, A. M. ; JULIO-COSTA, A. ; PAIVA, G. M. ; HAASE, V. G. . Avaliação Neuropsicológica de Paciente após lesão com AVC: um estudo de acalculia. In: XXI Semana de Iniciação Científica, 2012, belo horizonte. XXI Semana de Iniciação Científica, 2012.

20.
ANTUNES, A. M.; JULIO-COSTA, A. ; HAASE, V. G. . Quais domínios cognitivos estão relacionados às habilidades visoespaciais em crianças com dificuldade de aprendizagem da matemática? um estudo comparativo. In: 2º semana internacional de Neurociências da UFMG, 2012, belo horizonte. 2º semana internacional de Neurociências da UFMG, 2012.

21.
ANTUNES, A. M.; JULIO-COSTA, A. ; HAASE, V. G. . Cariótipos atípicos da síndrome de Turner: uma variável a considerar. In: III Reunião anual do IBNeC, 2012, Florianópolis. III Reunião anual do IBNeC, 2012.

22.
ANTUNES, A. M.; DIAS, J. ; STARLING-ALVES, I. ; JULIO-COSTA, A. ; HAASE, V. G. . Reabilitação neuropsicológica da discalculia do desenvolvimento na síndrome de Turner. In: I Congresso Mineiro de Neuropsicologia, 2012, belo horizonte. I Congresso Mineiro de Neuropsicologia, 2012.

23.
STARLING-ALVES, I. ; JULIO-COSTA, A. ; ANTUNES, A. M. ; CHAGAS, P. P. ; HAASE, V. G. . Desenvolvimento do conceito de número: uma integração entre neurociência e filosofia. In: XX Semana de Iniciação Científica, 2011, belo horizonte. XX Semana de Iniciação Científica, 2011.

24.
ANTUNES, A. M.; JULIO-COSTA, A. ; CHAGAS, P. P. ; HAASE, V. G. . Estudo comparativo da cognição matemática em meninas com síndrome de Turner: dados preliminares. In: XX Semana de Iniciação Científica, 2011, belo horizonte. XX Semana de Iniciação Científica, 2011.

25.
CHAGAS, P. P. ; STARLING-ALVES, I. ; ANTUNES, A. M. ; KNOPS, A. ; WOOD, G. ; WILLMES, K. ; HAASE, V. G. . Different Levels of the Approximate Number System Contribute Independently to Arithmetic Achievement.. In: V simpósio de Neurociências da UFMG, 2011, belo horizonte. V simpósio de Neurociências da UFMG, 2011.

26.
SALVADOR, L. S. ; ANTUNES, A. M. ; JULIO-COSTA, A. ; OLIVEIRA, C. P. R. ; HAASE, V. G. . Reabilitação neuropsicológica: um programa de intervenção para crianças com discalculia do desenvolvimento. In: XIX Semana de Iniciação Científica, 2010, belo horizonte. XIX Semana de Iniciação Científica, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
ANTUNES, A. M.. Transtorno do Espectro Autista: um estudo de caso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ANTUNES, A. M.. Cognição Corporificada: como o corpo influencia a cognição?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ANTUNES, A. M.. Neuropsicologia - Teoria e Prática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ANTUNES, A. M.. Dificuldade de aprendizagem da matemática na síndrome de Turner. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ANTUNES, A. M.. Fenótipos Comportamentais da síndrome de Turner. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ANTUNES, A. M.. Fenótipos comportamentais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ANTUNES, A. M.. Reabilitação Neuropsicológica dos Transtornos de Aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ANTUNES, A. M.; Lopes-Silva, J. B. ; JULIO-COSTA, A. ; FATIMA, L. ; HAASE, V. G. ; WOOD, G. . Curso Neuropsicologia do desenvolvimento: dos fenótipos Às novas técnicas de intervenção. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ANTUNES, A. M.. Neurogenética Comportamental da Síndrome de Turner: da avaliação a reabilitação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
ANTUNES, A. M.. Linhas de pesquisa do LINEU (Laboratórios Integrados de Neuropsicologia). 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
HAASE, V. G. ; CRUZ, T. K. F. ; SOUTO, D. O. ; ANTUNES, ANDRESSA M. . APRENDIZAGEM E NEUROPLASTICIDADE 2016 (Capítulo de livro aceito para publicação).

2.
ANTUNES, ANDRESSA M.; COSTA, A.J. ; HAASE, V. G. . O papel das representações baseadas nos dedos no desenvolvimento das habilidas numéricas: uma revisão sistemática 2016 (artigo em preparação).

3.
COSTA, A.J. ; ANTUNES, ANDRESSA M. ; VIANNA, GABRIELLE S. ; Wood, G. ; CARVALHO, MARIA RAQUEL SANTOS ; HAASE, V. G. . COMT polymorphism interacts with gender in children math anxiety levels 2016 (artigo em preparação).

4.
ANTUNES, ANDRESSA M.; COSTA, A.J. ; HAASE, V. G. . Associação entre as representações baseadas nos dedos e o desempenho aritmético em crianças e seus mecanismos cognitivos subjacentes 2016 (artigo em preparação).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
ANTUNES, A. M.. ?Keep calm? e entenda mais sobre as síndromes genéticas. 2014; Tema: Fenótipos comportamentais. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
ANTUNES, A. M.; SALLUM, I. . Boletim mensal da SBNp. 2014. (Editoração/Outra).

2.
ANTUNES, A. M.; JULIO-COSTA, A. ; STARLING-ALVES, I. ; PAIVA, G. M. ; HAASE, V. G. . INTERVENÇÃO NEUROPSICOLÓGICA E TREINAMENTO DE PAIS EM CRIANÇAS COM DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. 2014. (Relatório de pesquisa).

3.
ANTUNES, A. M.; HAASE, V. G. . NTERVENÇÃO NEUROPSICOLÓGICA E TREINAMENTO DE PAIS EM CRIANÇAS COM DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. 2013. (Relatório de pesquisa).

4.
ANTUNES, A. M.; JULIO-COSTA, A. ; HAASE, V. G. . Discalculia do desenvolvimento em crianças de idade escolar: triagem populacional e caracterização de aspectos cognitivos e genético-moleculares. 2012. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia IV Reunião Anual IBNEC.. 2013. (Congresso).

2.
III Reunião Anual do IBNeC. 2012. (Congresso).

3.
VII Curso de Férias de Neuropsicologia (Módulo prático). 2011. (Outra).

4.
VII Curso de Férias de Neuropsicologia (Módulo teórico). 2011. (Outra).

5.
V Simpósio Internacional de Neurociências UFMG. 2011. (Simpósio).

6.
4º Simpósio de Neurosciências da UFMG. 2010. (Simpósio).

7.
Seminário Internacional sobre Autismo. 2010. (Seminário).

8.
Teaching Psychology Around the World. 2010. (Outra).

9.
Terceira Jornada de Neuropsicologia. 2010. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HAASE, V. G. ; MALLOY-DINIZ, L. ; ANTUNES, A. M. ; BERTOLA, L. ; COSTA, A.J. . III Congresso Mineiro de Neuropsicologia. 2015. (Congresso).

2.
BERTOLA, L. ; COSTA, A.J. ; HAASE, V. G. ; MALLOY-DINIZ, L. ; ANTUNES, A. M. . I Congresso Brasileiro da SBNp Jovem. 2014. (Congresso).

3.
HAASE, V. G. ; MALLOY-DINIZ, L. ; BERTOLA, L. ; COSTA, A.J. ; ANTUNES, A. M. . XIII Congresso Brasileiro da SBNp. 2014. (Congresso).

4.
HAASE, V. G. ; MALLOY-DINIZ, L. ; JULIO-COSTA, A. ; BERTOLA, L. ; ANTUNES, A. M. . II Congresso Mineiro de Neuropsicologia. 2013. (Congresso).

5.
HAASE, V. G. ; COSTA, A. J. ; SILVA, J. B. ; ANTUNES, A. M. . I Congresso Mineiro de Neuropsicologia. 2012. (Congresso).

6.
HAASE, V. G. ; MALLOY-DINIZ, L. ; JULIO-COSTA, A. ; ANTUNES, A. M. . IV Simpósio de Natal de Neuropsicologia. 2012. (Outro).

7.
PINHEIRO, A. ; JULIO-COSTA, A. ; ANTUNES, A. M. . II Semana Internacional de Neurociências. 2012. (Congresso).

8.
OLIVEIRA, L. F. S. ; ANTUNES, A. M. ; HAASE, V. G. . VII Curso de Férias de Neuropsicologia: Diagnóstico neuropsicológico dos transtornos de aprendizagem. 2011. (Outro).

9.
ANTUNES, A. M.; HAASE, V. G. . Curso de Atualização - Fenótipos Cognitivos: do Genótipo à Inclusão. 2011. (Outro).

10.
HAASE, V. G. ; COSTA, A. J. ; SILVA, J. B. ; ANTUNES, A. M. ; SALVADOR, L. S. . III Simpósio De Natal Da Neuropsicologia. 2011. (Outro).

11.
CHAGAS, P. P. ; MICHELI, L. R. ; OLIVEIRA, L. F. S. ; CAMARGO, T.A. ; COSTA, A. J. ; ANTUNES, A. M. ; HAASE, V. G. . 3ª Jornada de Neuropsicologia do LND - Conhecimentos em prol da Educação. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Livia Azevedo. Perfil Neuropsicológico da Dislexia. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicologia) - Faculdade de Ciencias Médicas de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Siuitel Castro. Contagem nos dedos e Cognição Corporificada. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicologia) - Faculdade de Ciencias Médicas de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Helena Castro. Mecanismos cognitivos subjacentes dos Transtornos de Ansiedade. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicologia) - Faculdade de Ciencias Médicas de Minas Gerais. (Orientador).

4.
Cláudia Lúcia Carazza. Aprendizagem da Leitura. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicologia) - Faculdade de Ciencias Médicas de Minas Gerais. (Orientador).

5.
Maria Cristina Castro Campos. Aprendizagem e neuropsicologia. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicologia) - Faculdade de Ciencias Médicas de Minas Gerais. (Orientador).




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