Aline Rafaela Lima e Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0494043075195924
  • Última atualização do currículo em 26/07/2018


Atua como docente na Autarquia Educacional do Belo Jardim - AEB e como coordenadora municipal dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do município de Belo Jardim. Possui graduação em Pedagogia (2014) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns UFRPE-UAG e Mestrado em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação Contemporânea - UFPE-CAA (2016). Atua na área de Educação, dedicando-se, principalmente, ao estudo de temas relativos à alfabetização e ao ensino de língua portuguesa, com ênfase em aspectos como conhecimentos dos aprendizes, saberes e práticas dos professores e recursos didáticos (prática pedagógica, política Pública e formação do professor, alfabetização, metodologia de ensino, metodologia da pesquisa). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aline Rafaela Lima e Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, A. R. L.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Educação - Campus Agreste.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO - ANA: RELAÇÕES ENTRE PRÁTICAS DE ENSINO E POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Alexsandro da Silva.
Palavras-chave: AVALIAÇÃO EXTERNA; ANA; Alfabetização.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Avaliação Externa.
2010 - 2014
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Título: O Ensino do Sistema de Escrita Alfabética no Primeiro Ano do Ensino Fundamental a Partir de Jogos e Práticas Lúdicas.
Orientador: Ana Catarina dos Santos Pereira Cabral.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Formação Complementar


2012
English Pre-Intermediate. (Carga horária: 170h).
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL, SENAC, Brasil.
2011 - 2011
English Elementary. (Carga horária: 170h).
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL, SENAC, Brasil.
2011 - 2011
Curso Básico de Libras. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns, UFRPE - UAG, Brasil.
2011 - 2011
English Beginners. (Carga horária: 170h).
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL, SENAC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns, UFRPE - UAG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Aquisição da Linguagem Escrita, Carga horária: 5
Outras informações
Monitoria da disciplina de Aquisição da Linguagem Escrita, no 2º semestre de 2011, tendo como orientadora a discente Ana Catarina dos Santos Pereira Cabral, perfazendo uma carga horária de 204h.


Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Aluno bolsista de PIBID, Enquadramento Funcional: Aluno bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Autarquia Educacional de Belo Jardim, AEB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 7
Outras informações
Atua como professora das disciplinas: Pedagogia em Ambientes Não-Escolares Fundamentos da Pedagogia Prática Pedagógica III



Projetos de extensão


2012 - Atual
O trabalho com jogos de alfabetização no último ano da Educação Infantil
Descrição: Esse projeto será desenvolvido por graduandos do curso de Pedagogia nas escolas públicas de Garanhuns com o objetivo de oferecer formação continuada aos professores deste município e desenvolver atividades junto às crianças do último ano da Educação Infantil no que diz respeito ao ensino do Sistema de Escrita Alfabética..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Aline Rafaela Lima e Silva - Coordenador / Wiliane da Silva Gois - Integrante / Ana Catarina dos Santos Pereira Cabral - Integrante.
2010 - Atual
PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência
Descrição: Segundo Soares (2002) e Rojo (2002), alguns indivíduos leem textos e escrevem palavras, no entanto não compreendem o que está sendo feito, já que pesquisas atuais mostram diferenças notórias no que concerne a alfabetização ? mera decodificação da mensagem ? e ao letramento ? entendimento do que é lido e a utilização com propriedade das ferramentas necessárias a escrita de determinados gêneros textuais no contexto social em que os mesmos estão inseridos. Esse relatório tem como principal objetivo relatar as atividades vivenciadas de julho a dezembro de 2010, bem como de fevereiro a maio no PIBID, além de apresentar os resultados parciais arraigados por meio deste projeto que vem sendo desenvolvido na Escola Artur Brasiliense Maia, localizada na cidade de Garanhuns com alunos da 4ª série e 1º ano do Ensino Fundamental como ação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência ? PIBID. Esse programa objetiva estabelecer um vínculo entre a Universidade e instituições públicas de ensino, inserindo graduandos no contexto escolar a fim de aproximá-los da realidade proposta num futuro próximo, após a conclusão do curso, proporcionando assim, um paralelo entre teoria vista na Universidade e a prática escolar. As atividades realizadas neste projeto favoreceram consideravelmente não só a nós discentes da UFRPE que tivemos essa oportunidade ímpar de vivenciar experiência em sala de aula no papel de profissional, como também as crianças da 4ª série que puderam se apropriar tanto da leitura como também das ferramentas necessárias para a escrita de alguns gêneros textuais da ordem do narrar..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Aline Rafaela Lima e Silva - Coordenador / Ana Catarina dos Santos Pereira Cabral - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 11


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: TEXTO LIVRE


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Estudos de linguagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, A. R. L.. O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: Congresso Nacional de Educação, 2017, João Pessoa. O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Campina Grande - PB: Realize, 2017. v. 01.

2.
SILVA, A. R. L.; Cabral . JOGOS E SEQUÊNCIAS LÚDICAS PARA O ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA COM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 2014, Campina Grande - PB. http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/Modalidade_1datahora_13_08_2014_08_54_00_idinscrito_756_e239b183c690a601b64a65fe4b427fc7.pdf, 2014. v. I.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, A. R. L.; Cabral . JOGOS E SEQUÊNCIAS LÚDICAS PARA O ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA COM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 2014, Campina Grande - PB. JOGOS E SEQUÊNCIAS LÚDICAS PARA O ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA COM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, 2014. v. I.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, A. R. L.. Relações entre o PNAIC, a ANA e o Fazer Docente em Sala de Aula. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, A. R. L.. Oficina : O estudo dos gêneros textuais a partir das sequências didáticas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SILVA, A. R. L.. Aquisição da linguagem escrita a partir de jogos alfabéticos com crianças de 5 e 6 anos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, A. R. L.; Leite, Jefferson Cavalcante ; Cavalcante, Fernanda . O Processo de Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética a partir de Jogos e Sequências de Atividades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SILVA, A. R. L.; Wiliane da Silva Gois ; Amanda Maria Rodrigues Diniz ; Cabral . O trabalho com textos nas séries iniciais do Ensino Fundamental: uma prática vivenciada no programa PIBID. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SILVA, A. R. L.; Cabral . A produção de contos a partir do trabalho com sequências didáticas nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
SILVA, A. R. L.; Cavalcante, Fernanda ; Sales, José Emailson . Jogo Roleta das Palavras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
SILVA, A. R. L.. O trabalho com contos nas séries iniciais do Ensino Fundamental a partir de sequências didáticas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SILVA, A. R. L.; Wiliane da Silva Gois ; Amanda Maria Rodrigues Diniz ; Cabral . O processo de apropriação da linguagem escrita a partir da prática de jogos didáticos e sequências de atividades.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SILVA, A. R. L.; Severo, Jeanynni Fortunato ; Ogliari, Marlene Maria . A intervenção do programa Mais educação no contexto da comunidade escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
Amanda Maria Rodrigues Diniz ; Cabral ; SILVA, A. R. L. ; Wiliane da Silva Gois . O jogo no processo de alfabetização: uma prática possível?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
Wiliane da Silva Gois ; SILVA, A. R. L. ; Amanda Maria Rodrigues Diniz ; Cabral . Alfabetização e Letramento: uma experiência com jogos de alfabetização em uma escola da rede municipal de Garanhuns. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
Leite, Jefferson Cavalcante ; SILVA, A. R. L. ; Lima, Rafael Bezerra de. . Reconhecendo gêneros, produzindo textos: Uma vivência do PIBID em sala de aula.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
SILVA, A. R. L.. Alfabetização e Letramento: o trabalho com jogos e alfabetização.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, A. R. L.. AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA, PRA QUE TE QUERO?. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVA, A. R. L.. Alfabetização e letramento a partir do uso de jogos fonológicos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SILVA, A. R. L.. Oficina: O estudo dos gêneros textuais a partir das SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SILVA, A. R. L.; Cavalcante, Fernanda ; Sales, José Emailson . Roleta das Palavras. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo didático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
M. R. F. L. S.; SILVA, A. R. L.. Participação em banca de JOÃO PAULO ARAÚJO DE AZEVEDO. ANÁLISE DO DISCURSO MIDIÁTICO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Autarquia Educacional de Belo Jardim.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, A. R. L.. Participação em banca de Thayle Senhorinho Lopes.A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Autarquia Educacional de Belo Jardim.

2.
SILVA, A. R. L.. Participação em banca de Ana Karla Régis Silva.AS PRÁTICAS DOCENTES DO(A)S PROFESSORES(AS) DA EDUCAÇÃO INFANTIL RELATIVAS ÀS QUESTÕES DE GÊNERO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Autarquia Educacional de Belo Jardim.

3.
SILVA, A. R. L.. Participação em banca de Eveline Valença Ferreira.AS PRÁTICAS DOCENTES DO(A)S PROFESSORES(AS) DA EDUCAÇÃO INFANTIL RELATIVAS ÀS QUESTÕES DE GÊNERO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Autarquia Educacional de Belo Jardim.

4.
SILVA, A. R. L.. Participação em banca de Amanda Melo Amaral.DIAGNÓSTICO COMPARATIVO ENTRE OS CONCEITOS DE AVALIAÇÃO E EXAME: UM ESTUDO COM AS PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE LAJEDO - PE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Autarquia Educacional de Belo Jardim.

5.
SILVA, A. R. L.. Participação em banca de Bruna Maria de Farias Melo.A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PEDAGOGO NA EMPRESA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Autarquia Educacional de Belo Jardim.

6.
SILVA, . M. da; SILVA, A. R. L.; TORRES, J. M. de L.. Participação em banca de VERÔNICA MELO DE SIQUEIRA.O PERFIL SÓCIO-EDUCACIONAL E FUNCIONAL DE PROFESSORAS DE CRIANÇAS AUTISTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM SÃO BENTO DO UNA-PE: UM OLHAR PEDAGÓGICO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Autarquia Educacional de Belo Jardim.

7.
SILVA, . M. da; SILVA, A. R. L.; TORRES, J. M. de L.. Participação em banca de FABIANNE RAYSSA GONÇALVES BRASIL.DEFICIENTE VISUAL: ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA SUA INCLUSÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA ESCOLA MUNICIPAL EM LAJEDO-PE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Autarquia Educacional de Belo Jardim.

8.
SILVA, . M. da; SILVA, A. R. L.; TORRES, J. M. de L.. Participação em banca de SAMYLLA MARIA SIQUEIRA DOS SANTOS.DEFICIENTE VISUAL: ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA SUA INCLUSÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA ESCOLA MUNICIPAL EM LAJEDO-PE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Autarquia Educacional de Belo Jardim.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXVI Jornada do Gelne. Análise de uma prática docente: O processo de ensino e aprendizagem da linguagem escrita no primeiro ano do Ensino Fundamental. 2016. (Congresso).

2.
Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste (EPENN).PRÁTICA DOCENTE: UTILIZAÇÃO DE JOGOS E SEQUÊNCIAS LÚDICAS PARA O ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA. 2014. (Encontro).

3.
I Congresso Nacional de Educação - CONEDU. JOGOS E SEQUÊNCIAS LÚDICAS PARA O ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA COM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. (Congresso).

4.
I Conferência Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com De Deficiência de d. 2012. (Outra).

5.
Minicurso: A escrita na sala de aula: uso de estratégias de consciência fonológica e sintática para melhorar o desempenho dos alunos na alfabetização. 2012. (Outra).

6.
VI Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita.O ensino lúdico e reflexivo do sistema de escrita alfabética nos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. (Encontro).

7.
XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE. O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA A PARTIR DE JOGOS E SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES. 2012. (Congresso).

8.
38º Congresso da União dos Estudantes de Pernambuco. 2011. (Congresso).

9.
Aprendendo a paisagem à luz da fotografia. 2011. (Oficina).

10.
Aprendendo a paisagem geográfica à luz da fotogfrafia. 2011. (Oficina).

11.
II ENPEG - Encontro Pedagógico de Garanhuns. 2011. (Encontro).

12.
I Simpósio de Iniciação à docência - SID.A produção de contos a partir do trabalho com sequências didáticas nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2011. (Simpósio).

13.
Letramentos Múltiplos. 2011. (Oficina).

14.
Minicurso Letramentos Múltiplos. 2011. (Outra).

15.
Semana de Arte e Cultura do curso de Letras. 2011. (Encontro).

16.
Seminário sobre Educação e Sudez. 2011. (Seminário).

17.
V Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao ensino.O trabalho com copntos nas séries iniciais do Ensino Fundamental a partir de de sequências didáticas. 2011. (Encontro).

18.
V Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.Jogo Roleta das Palavras. 2011. (Seminário).

19.
XI Jornada de Pesquisa, Ensino e Extensão (JEPEX).O processo de apropriação da linguagem escrita a partir da prática de jogos didáticos e sequências de atividades.. 2011. (Simpósio).

20.
X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão.O Trabalho com textos nas séries iniciais do Ensino Fundamental: Uma proposta vivenciada no programa PIBID. 2011. (Seminário).

21.
Encontro Pedagógico de Educação e Linguagens. 2010. (Encontro).

22.
I EPEL - Encontro Pedagógico de Educação e Linguagens. 2010. (Encontro).

23.
Jornada Literarte, Arte/Educação e Literatura: Mediação e Inclusão como Práticas Pedagógicas. 2010. (Congresso).

24.
QUEM CONTA UM CONTO AUMENTA UM PONTO. 2010. (Oficina).

25.
Quem conta um coto, aumenta um ponto. 2010. (Oficina).

26.
V ENCONTRO DE INTERAÇÃO UNIVERSIDADE X EMPRESA. 2010. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Almeida, C. de L. ; VILELA, A. L. F. ; FILHO, A. P. ; BOMBONATTO, Q. ; SILVA, A. R. L. ; Severo, Jeanynni Fortunato ; Cavalcante, Fernanda . Educa Garanhuns. 2013. (Congresso).

2.
Vasconceloss, Norma Abreu e Lima ; SILVA, A. R. L. ; Outros . Seminário sobre Educação de surdos. 2011. (Outro).

3.
Amaral, Maria das Vistórias N. ; SILVA, A. R. L. ; Outros . Jornada Literarte, Arte/educação e Literatura: mediação e inclusão como práticas pedagógicas. 2010. (Outro).

4.
Alves, Angela ; Ogliari, Marlene Maria ; Vasconceloss, Norma Abreu e Lima ; Cabral ; SILVA, A. R. L. ; Amanda Maria Rodrigues Diniz ; Cavalcante, Fernanda ; Wiliane da Silva Gois ; Outros . III Feira de Profissões da UAG/UFRPE. 2010. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ângela Maria Nunes Lucena. O Trabalho com o Lúdico no Último Ano da Educação Infantil. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Autarquia Educacional de Belo Jardim. (Orientador).

2.
Sandra dos Santos Melo. O Trabalho com o Lúdico no Último Ano da Educação Infantil. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Autarquia Educacional de Belo Jardim. (Orientador).

3.
Érica Aline Pereira dos Santos. A Atuação do Pedagogo em Ambientes Hospitalares no Agreste Pernambucano. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Autarquia Educacional de Belo Jardim. (Orientador).

4.
Érica Aline Pereira dos Santos. A Atuação do Pedagogo em Ambientes Hospitalares no Agreste Pernambucano. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Autarquia Educacional de Belo Jardim. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Paula Almeida Barbosa de Sousa. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: ASPECTOS NORTEADORES PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Autarquia Educacional de Belo Jardim. Orientador: Aline Rafaela Lima e Silva.

2.
Deyse Pontes Pereira. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: ASPECTOS NORTEADORES PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Autarquia Educacional de Belo Jardim. Orientador: Aline Rafaela Lima e Silva.

3.
KÁTIA VALENÇA MEDEIROS. A PERCEPÇÃO DO LÚDICO NO AMBIENTE ESCOLAR SOB O OLHAR DOCENTE E DISCENTE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Autarquia Educacional de Belo Jardim. Orientador: Aline Rafaela Lima e Silva.

4.
ANNA ISAELLE DA SILVA ALCÂNTARA ALVES. A PERCEPÇÃO DO LÚDICO NO AMBIENTE ESCOLAR SOB O OLHAR DOCENTE E DISCENTE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Autarquia Educacional de Belo Jardim. Orientador: Aline Rafaela Lima e Silva.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, A. R. L.. Oficina : O estudo dos gêneros textuais a partir das sequências didáticas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SILVA, A. R. L.. Relações entre o PNAIC, a ANA e o Fazer Docente em Sala de Aula. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SILVA, A. R. L.. AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA, PRA QUE TE QUERO?. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVA, A. R. L.. Oficina: O estudo dos gêneros textuais a partir das SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 21:33:28