Ruan Diego Bevilaqua

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1248998029661805
  • Última atualização do currículo em 21/12/2016


Estudante do curso de Engenharia de Controle e Automação pelo Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna. Bolsista de pesquisa nas áreas de máquinas autônomas, qualidade de produção e diminuição de perdas em sistemas produtivos. Possui curso técnico profissionalizante em Suporte e Manutenção em Informática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ruan Diego Bevilaqua
Nome em citações bibliográficas
BEVILAQUA, R. D.


Formação acadêmica/titulação


2011
Graduação em andamento em Engenharia de Controle e Automação.
Instituto Federal Catarinense, IFC, Brasil.
2009 - 2011
Curso técnico/profissionalizante.
SENAI/SC em Luzerna, SENAI, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Extensão universitária em Geração TEC - Profissionais em TI. (Carga horária: 260h).
Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Capacitação em DELPHI/JAVA. (Carga horária: 260h).
i3 - Instituto Internacional de Inovação, i3, Brasil.
2010 - 2011
CCNA Exploration: Network Fundamentals. (Carga horária: 120h).
SENAI/SC em Luzerna, SENAI, Brasil.
2010 - 2010
Monitorador de sistemas e suporte à usuário. (Carga horária: 510h).
SENAI/SC em Luzerna, SENAI, Brasil.
2010 - 2010
IT Essentials: PC Hardware and Software. (Carga horária: 70h).
SENAI/SC em Luzerna, SENAI, Brasil.
2009 - 2009
Montador de computadores e equipamentos auxiliares. (Carga horária: 600h).
SENAI/SC em Luzerna, SENAI, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Focalle Engenharia Viária, FOCALLE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário Analista Programador, Carga horária: 30


SENAI/SC em Luzerna, SENAI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiário na área de suporte em informática.


União Catarinense dos Estudantes, UCE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Diretor eleito, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 10

Atividades

09/2015 - Atual
Direção e administração, Diretoria Executiva, .

Cargo ou função
Vice-Presidente da Diretoria Executiva.

Centro Acadêmico Ivane Regina Fiorin Kerschbaumer, CA-IRFK, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Dretor Eleito, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 10

Atividades

07/2013 - 09/2014
Direção e administração, Diretoria Executiva, .

Cargo ou função
Diretor de Comunicação.


Projetos de pesquisa


2014 - 2014
Desenvolvimento de um sistema para avaliação por processamento de imagem de desgaste de pastilhas aplicado à usinagem de ligas leves
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Ruan Diego Bevilaqua - Coordenador / Gianpaulo Alves Medeiros - Integrante.
2014 - Atual
Empreendedorismo e Gestão Universitária na Educação Tecnológica
Descrição: O presente projeto de pesquisa visa produzir levantamento e coleta de dados pormenorizados acerca da realidade organizacional do Câmpus Luzerna do Instituto Federal Catarinense bem como de outras instituições locais voltadas à Educação Tecnológica, além de levantamento e coleta de dados acerca da realidade das comunidades localizadas no entorno dessa(s) organização(ões), visando permitir estudos, análises, relatórios e dossiês sobre as condições da educação tecnológica, sobre ferramentas e indicadores de sua avaliação, e sobre os critérios de qualidade propostos pela literatura que melhor se adequem à realidade e possibilidades locais. Dentro da temática da gestão e avaliação da educação tecnológica pública, o projeto tem especial enfoque sobre o Empreendedorismo Universitário, notadamente por iniciativas interdisciplinares que já sejam ou que venham a ser praticadas na instituição com o objetivo de formar, capacitar e estimular nos alunos de cursos tecnológicos, nas áreas de Segurança do Trabalho, Mecânica e Automação Industrial, a reflexão e a ação empreendedora. Atualmente, com a recente criação no Campus de Luzerna do IFC de 02 cursos técnicos oferecidos numa nova modalidade, a saber, os Cursos Técnicos Integrados em Segurança do Trabalho e em Automação Industrial, o que alterou o perfil do alunado do Câmpus, até então constituído de alunos adultos distribuídos entre cursos de Engenharia Mecânica e cursos Técnicos Subsequentes em Mecânica, Automação Industrial e Segurança do Trabalho, através da introdução de um novo público formado por adolescentes, faz-se mais do que necessário investigar os impactos desses cursos no Instituto, na vida dos Alunos e suas Famílias, e na Comunidade, além de construir-se explicações sobre o desempenho dos alunos nos respectivos cursos. Além disso, julga-se relevante a pesquisa sobre as iniciativas de Educação Empreendedora levadas a cabo nos referidos cursos, tanto através da introdução deste conteúdo (no caso dos cursos de Engenharia) quando na perspectiva interdisciplinar (no caso dos cursos Técnicos)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) .

Integrantes: Ruan Diego Bevilaqua - Coordenador / Illyushin Zaak Saraiva - Integrante / Ewerton Luiz da Silva - Integrante / Mário Wolfart Jr. - Integrante / Antônio Ribas Neto - Integrante / Ricardo Antonello - Integrante / Giordana Ferreira de Oliveira Caramori - Integrante / Eduardo Butzen - Integrante / Gisele Vian - Integrante / Jessé de Pelegrin - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Extensão, Pesquisa e Desenvolvimento com Tecnologia de Robôs Lego Mindstorms® II
Descrição: Descrição: Este projeto de extensão representa continuidade de objetivos, alcance e escopo, ao projeto de extensão iniciado em 2014 com patrocínio do Campus Luzerna do Instituto Federal Catarinense, sob coordenação dos atuais proponentes e através de convênio com a Gerência Regional de Educação de Joaçaba, cujo produto principal foram dezenas de oficinas de capacitação sobre técnicas e métodos de programação e montagem dos Kits de Robótica em escolas públicas dos níveis fundamental e médio da região do entorno de Luzerna-SC, uma ação extensionista que promoveu o intercâmbio entre o conhecimento científico-acadêmico produzido no Campus e o saber regional trazido do ambiente escolar. Em maio de 2016 o projeto foi selecionado dentre centenas de inscritos para apresentar oficina e curso na II Jornada Acadêmica e Mostra de Iniciação Científica Junior no Piauí. O projeto se divide em duas etapas distintas. A primeira visa criar roteiros de atividades que têm como base o uso da Tecnologia de Robôs Lego Mindstorms® como forma de ensino. Esses roteiros e atividades serão utilizados na segunda etapa do projeto, em oficinas em escolas básicas, técnicas e superiores da região de abrangência do Instituto Federal Catarinense - IFC Campus Luzerna. Para a criação dos roteiros, haverá um estudo sociopedagógico para a idealização de tarefas e atividades com um caráter estritamente extensionista, idealizando diferentes tipos de programas para nichos diferentes da comunidade alcançada. Nas oficinas realizadas durante este projeto, a equipe se utilizará dos kits de robótica pertencentes ao IFC Campus Luzerna. A programação das oficinas ficará a cargo dos professores orientadores, enquanto que sua realização ficará ao cargo dos alunos bolsistas, sempre sob supervisão dos primeiros, realizando o cronograma previsto no roteiro, de acordo com a carga horária acordada entre a equipe deste projeto Instituições de Ensino que receberão o curso. Para cada oficina concluída, será gerado um relatório, com as análises do número de pessoas alcançadas; os resultados obtidos ao final do curso através da apresentação de um projeto a ser desenvolvido; além do número de certificados que poderão ser entregues pela Coordenação de Extensão do IFC para os alunos que participarem das atividades. Haverá estrita cooperação com o projeto de extensão similar desenvolvido no mesmo campus a partir da Plataforma Arduino® com participação de alunos do Engenharia de Controle e Automação. Este projeto também prevê a publicação de trabalhos científicos em pelo menos dois congressos acadêmicos, além da submissão de dois trabalhos em revistas científicas...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Ruan Diego Bevilaqua - Integrante / Illyushin Zaak Saraiva - Coordenador / Ricardo Antonello - Integrante / Rafael Garlet de Oliveira - Integrante / Ruan Machado Becker - Integrante / Yan Caion Vieira Cardozo - Integrante.
Financiador(es): Instituto Federal Catarinense - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Software Básico.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações/Especialidade: Sistemas de Telecomunicações.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ZAAK SARAIVA, I. ; ANTONELLO, R. ; OLIVEIRA, R. G. ; BECKER, R. M. ; CARDOZO, Y. C. V. ; BEVILAQUA, R. D. . Oficina de Robótica Pedagógica com Lego Mindstorms® para Escolas da Rede Pública de Santa Catarina. In: 34º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2016, Camboriú - SC. 34º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul: Cidadania, Democracia e Movimentos Sociais. Anais. Oficinas., 2016. v. 1. p. 54-59.

2.
ZAAK SARAIVA, I. ; OLIVEIRA, R. G. ; BEVILAQUA, R. D. ; BECKER, R. M. ; CARDOZO, Y. C. V. . Extensão Como Construção Coletiva do Saber: Um Olhar sobre o Projeto de Robótica Pedagógica com a Tecnologia de Robôs Lego Mindstorms® do IFC Campus Luzerna. In: 34º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2016, Camboriú - SC. 34º SEURS. Seminário de Extensão Universitária da Região Sul: Cidadania, Democracia e Movimentos Sociais. Anais. Apresentações Orais., 2016. v. 1. p. 1502-1507.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BECKER, R. M. ; CARDOZO, Y. C. V. ; BEVILAQUA, R. D. ; ZAAK SARAIVA, I. ; ANTONELLO, R. ; OLIVEIRA, R. G. . COMUNICAÇÃO E EXTENSÃO TECNOLÓGICA: RESULTADOS DO PROJETO DE ROBÓTICA PEDAGÓGICA COM O USO DE LEGO MINDSTORMS® NO IFC - CAMPUS LUZERNA. In: Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar, 2016, Videira - SC. Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (MICTI) 2016, Anais do Evento. Blumenau - SC, 2016. v. 1. p. 1-5.

2.
CARDOZO, Y. C. V. ; BECKER, R. M. ; BEVILAQUA, R. D. ; ANTONELLO, R. ; ZAAK SARAIVA, I. ; OLIVEIRA, R. G. . O ROBÔ PARA MISSÕES DE RESGATE DO IFC CAMPUS LUZERNA: Um Experimento de Sucesso com Lego Mindstorms® e Arduino®. In: Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (MICTI), 2016, Videira - SC. Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (MICTI), Anais do Evento. Blumenau - SC: IFC, 2016. v. 1. p. 1-5.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BEVILAQUA, R. D.; ZAAK SARAIVA, I. ; BUTZEN, E. . Caminhos do Empreendedorismo na Educação Tecnológica para Além da Tripla Hélice: O Caso do IFC Campus Luzerna. In: II Jornada Acadêmica e I Mostra de Iniciação Científica Júnior, 2016, Floriano - PI. A Pesquisa no ensino básico, técnico e tecnológico: livro de resumos da II Jornada Acadêmica e I Mostra de Iniciação Científica Júnior. Recife - PE: PIPA Comunicação, 2016. v. 1. p. 40-40.

2.
ZAAK SARAIVA, I. ; OLIVEIRA, R. G. ; BEVILAQUA, R. D. ; BECKER, R. M. ; CARDOZO, Y. C. V. . Inclusão Digital e Extensão Tecnológica: a Tecnologia de Robótica Pedagógica Lego Mindstorms® como Ferramenta Inclusiva nas Escolas Públicas. In: VII Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2016, Ouro Preto - MG. Anais do VII Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Ouro Preto - MG: UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto, 2016. v. 1. p. 1-1.

3.
ZAAK SARAIVA, I. ; PEREIRA, M. T. ; BEVILAQUA, R. D. ; BUTZEN, E. . Educação Empreendedora e Empreendedorismo Social: O Mapa Ambiental Escolar. In: VII Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2016, Ouro Preto - MG. Anais do VII Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Ouro Preto - MG: UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto, 2016. p. 1-1.

4.
BEVILAQUA, R. D.; MEDEIROS, G. A. ; LIMA, D. R. S. ; WOLFART JR., M. ; SOUZA, T. F. . Desenvolvimento de um sistema para avaliação por processamento de imagem de desgaste de pastilhas aplicado a usinagem de ligas leves. In: III SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, 2014, Luzerna. Anais da III SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, 2014. v. 1. p. 71-73.

Apresentações de Trabalho
1.
ZAAK SARAIVA, I. ; OLIVEIRA, R. G. ; BEVILAQUA, R. D. ; BECKER, R. M. . Robótica nas Escolas com a Tecnologia de Robôs LEGO Mindstorms®. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ZAAK SARAIVA, I. ; PEREIRA, M. T. ; BEVILAQUA, R. D. . Educação Empreendedora e Empreendedorismo Social: O Mapa Ambiental Escolar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
ZAAK SARAIVA, I. ; ANTONELLO, R. ; OLIVEIRA, R. G. ; BECKER, R. M. ; CARDOZO, Y. C. V. ; BEVILAQUA, R. D. . OFICINA DE ROBÓTICA PEDAGÓGICA COM LEGO MINDSTORMS® PARA ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE SANTA CATARINA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ZAAK SARAIVA, I. ; ANTONELLO, R. ; OLIVEIRA, R. G. ; BECKER, R. M. ; CARDOZO, Y. C. V. ; BEVILAQUA, R. D. . ROBÓTICA NAS ESCOLAS COM A TECNOLOGIA DE ROBÔS LEGO MINDSTORMS®. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/01/2019 às 3:43:03