Cristina Eugenia Bighetti

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3684269035667382
  • Última atualização do currículo em 06/01/2017


Cristina E Bighetti, jornalista MTB 16032, formada pela Universidade Metodista de São Paulo em 1983 e MESTRE em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo sob orientação do prof. Dr. Daniel Santos Galindo. Defesa de Mestrado em e fevereiro de 2011, com a dissertação: "A comunicação e os bens de Capital: Estratégias e desafios do setor de Equipamentos para Construção. Trabalhou como repórter, redatora e produtora em diversos veículos de comunicação entre eles, Revista Construção e Mercado ( Editora Pini), SBT, Efecê Editora ( Casa e jardim), Depto de Comunicação do Unibanco, DCI, Estado de São Paulo entre outros. É diretora executiva da Timepresss Comunicação e Conteúdo, especializada em gestão de comunicação, assessoria de imprensa. Atividade docente: professora titular ( 2008/2009) das Faculdades Intgradas Torricell, FIAM/FAAM 2014/2015, cursos de jornalismo, Faculdades Integradas Rio Branco Curso de Pós graduação em Comunicação Corporativa e SENAC São Bernardo do Campo (2016) - Curso de Assessoria de Imprensa.. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cristina Eugenia Bighetti
Nome em citações bibliográficas
BIGHETTI;C E

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Metodista de São Paulo, Universidade mwetodista de São Paulo.
rua do Sacramento 230
Rudge Ramos
09640000 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil
Telefone: (11) 43665860
Fax: (11) 43665800
URL da Homepage: www.metodista.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2011
Mestrado em Comunicação Social.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: A Comunicação de Mercado e os bens de capital: estratégias e desafios do setor de equipamentos para construção,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Daniel dos Santos Galindo.
Palavras-chave: construção; equipamentos; comunicação; bens de capital; fabricantes de equipamentos; tecnologia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Construção.
1980 - 1984
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
1977 - 1980
Ensino Médio (2º grau).
Colegio Santo Agostinho, CSASP, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: aluna - mestranda, Enquadramento Funcional: aluna


Faculdades Integradas Torricelli, FIT, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora titutlar especialista dos cursos de Comunição - Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda.Disciplinas Ministradas: Empreendedorismo Teoria da Comunicação I Teoria da Comunicação II


Timepress Comunicação Empresarial, TP, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: Sócia diretora executiva, Enquadramento Funcional: sociedade, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Sócia fundadora e diretora executiva da Timepress Comunicação Empresarial. Empresa com mais de 15 anos de mercado especializada no atendedimento e gestão de comunicação de empresas, organizações e entidades do setor de construção civil, tecnologia e infraestrutura.Jornalista responsável pelas revistas Apelmat - Associação Paulista de Empresas de Locação de Equipamentos de Terraplenagem e Ar Comprimido, Revista Areia e Brita da Associação Nacional dos Produtores de Agregados para Construção Civil e da TV da Obra - www.tvdaobra.com.br,portal de vídeo reportagens sobre tecnologia e sistemas utilizados no setor de setor de construção civil.


SENAC São Bernardo do Campo, SENAC SBC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6
Outras informações
Ministrei Curso Livre de Assessoria de Imprensa


Faculdades Integradas Rio Branco, FIRB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora pós graduação, Carga horária: 4



Projetos de pesquisa


2009 - 2011
A comunicação de mercado e os bens de capital: estratégias e desafios do setor de equipamentos para construção
Descrição: O setor de máquinas e equipamentos para construção utilizados em obras de infraestrutura tem uma participação expressiva na economia brasileira e na história da construção.No entanto, não apresenta, ainda, pesquisa ou estudos especificos sobre as estratégias de comunicação com o mercado adotadas por essas empresas no Brasil, que tem no marketing de relacionamento e nas estratégias B2B um dos seus principais pilares de sustentação. Utilizando como técnica o Estudo de Caso Múltiplo, do qual farzem parte três grandes fabricantes - Caterpillar, Volvo e Case - a pesquisa irá averiguar como e porque tais empresas optaram por privilegiar o aspecto emocional e o marketing de relacionamento em suas estratégias como forma de atrair , manter e fidelizar clientes e como esses clientes percebem essas marcas a partir do uso de tais estratégias..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2012 - 2013
Portal dos equipamentos
Descrição: Plataforma online de negócios, serviços e jornalismo dedicada exclusivamente ao mercado de equipamentos para construção, infraestrutura e logística - o Portal dos Equipamentos. Inédito no país, o novo portal vai prover gratuitamente conteúdo, serviços, ferramentas de busca e comércio eletrônico para integrar construtoras, empreiteiras, órgãos públicos, fabricantes, revendas, locadores e prestadores de serviço, formando uma comunidade segmentada de colaboração e negócios. Criado para suprir as necessidades dos usuários de equipamentos num único ambiente digital, entre eles compradores, engenheiros, operadores e gestores de frota, o Portal dos Equipamentos oferece diretórios que reúnem informações estruturadas sobre 3.000 fabricantes, revendas e locadores em todo o país, além de um abrangente catálogo com imagens, vídeos, estudos de caso e especificações técnicas sobre mais de 2.500 máquinas e equipamentos das principais marcas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Revisor de projeto de fomento


2015 - 2015
Agência de fomento: Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
C E; CAMILO, S. . O maior empreendimento hidrelétrico brasileiro. Revista Locação&Negócios, Brasil, p. 30 - 35, 20 jul. 2011.

2.
C E. Missão Las Vegas 2011. Revista Locação&Negócios, Revista Locação&Negócios, p. 42; - 44, 15 out. 2010.

3.
C E; FERREIRA, M. B. . A imagem da sua empresa. Revista Apelmat Selelmat, Brasil, p. 28 - 29, 15 out. 2007.

4.
BIGHETTI. Tango de gafieira. Revista Apelmat/Selelmat, p. 34 - 36, 30 ago. 2007.

5.
C E. China de olhos bem abertos. Revista Apelmat/Selemat, p. 24 - 26, 09 jul. 2007.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
C E. Projeto, planejamento, desenvolvimento de conteúdo. 2013.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BIGHETTI. tvdaobra.com.br. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
C E. Portal dos equipamentos. 2014; Tema: pLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO, IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica

Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
BIGHETTI. tvdaobra.com.br. 2009.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II ENASSI Encontro Nacional de Assessores de Imprensa. 2016. (Encontro).

2.
III Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental. 2015. (Encontro).. 2015. (Encontro).

3.
IV Congresso Nacional de Meio Ambiente Subterrâneo. 2015. (Congresso).. 2015. (Congresso).

4.
M&T Expo - Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração.Coletivas de imprensa com expositores. 2015. (Encontro).. 2015. (Feira).

5.
Seminário Nacional da Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e De Demolição. 2015. (Seminário). 2015. (Seminário).

6.
XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. 2015. (Simpósio).. 2015. (Simpósio).

7.
Ferramentas para otimização de redes sociais. 2014. (Oficina).

8.
Teatro para comunicadores. 2014. (Oficina).

9.
Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. 2013. (Simpósio). 2013. (Simpósio).

10.
A pesquisa em Comunicação em Tempos de Globalização - Aula Magna. 2009. (Outra).

11.
Curso de Reportagem em Audio e Video. 2009. (Oficina).

12.
Seminario de gestão do Ensino Superior. 2009. (Seminário).

13.
Web 2.0 e Redes Sociais. 2009. (Oficina).

14.
Workshop Novas Mídias Faculdades Paulus de Comunicação. 2009. (Outra).

15.
I Encontro naacional de Redação Publicitária. 2007. (Encontro).

16.
II Encontro Nacional de redação publicitária. 2007. (Encontro).

17.
Comunicação Organizacional:teoria e prática - perspectiva mexicana. 2005. (Seminário).

18.
Marketing para Pequenas empresas. 2003. (Oficina).

19.
Programação Neuro Linguistica. 2000. (Oficina).

20.
Tecnicas de reportagem. 1998. (Oficina).

21.
Redação Jornalística. 1997. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BIGHETTI. Bauma 2001,2004, 2007,2010. 2010. (Exposição).

2.
BIGHETTI. Encontro Latinoamericanod da Construção e Mineração - Elacom 2006, 2009. 2009. (Congresso).

3.
BIGHETTI. Conexpo Con Agg - las vegas 1998, 2001, 2005, 2008. 2008. (Exposição).

4.
BIGHETTI. Congresso Brasileiro de Tecnologia Não Destrutiva 2002, 2008. 2002. (Congresso).

5.
BIGHETTI. M&TEXPO 1999 , 2001,2003,2006,2009 -Feira Internacional de Equipam entos para construção e Mineraçãoe Manutenção. 1999. (Exposição).



Inovação



Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
C E. Missão Las Vegas 2011. Revista Locação&Negócios, Revista Locação&Negócios, p. 42; - 44, 15 out. 2010.



Outras informações relevantes


Criação e implantação do Projeto TV da Obra, a primeira web Tv, de conteúdo jornalístico, focada exclusivamente no mercado de construção e infraestrutura (2009 a 2013).Função: diretora executiva.

Em Novembro de 2013 a TV da Obra passou a integrar o POrtal dos Equipamentos - www.portaldosequipamentos.com.br

Trata-se de uma plataforma online de negócios, serviços e jornalismo dedicada exclusivamente ao mercado de equipamentos para construção, infraestrutura e logística - o Portal dos Equipamentos.
Inédito no país, o novo portal foi concebido para prover gratuitamente conteúdo, serviços, ferramentas de busca e comércio eletrônico para integrar construtoras, empreiteiras, órgãos públicos, fabricantes, revendas, locadores e prestadores de serviço, formando uma comunidade segmentada de colaboração e negócios..
A plataforma oferece também um fluxo constante de matérias e notícias, além de todo o conteúdo da TV da Obra ? a primeira Web TV especializada em construção e infraestrutura ? que já gravou reportagens em obras como Belo Monte, Usinas de Jirau e Santo Antônio, Parque Olímpico de Londres além de coberturas de eventos internacionais em Paris e Las Vegas.
 Função: Diretora Executiva ( c0ncepção do projeto editorial, tecnico , comercial e audiovisual


http://www.portaldosequipamentos.com.br/tv/cont/m/porto-ilha-artificial-ii_7922

http://www.portaldosequipamentos.com.br/tv/cont/m/porto-ilha-artificial-ii_7922

http://www.portaldosequipamentos.com.br/tv/cont/m/parque-olimpico-de-londres_7909



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 19:33:01