Demétrio Jorge Rocha Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4627263818808957
  • Última atualização do currículo em 29/09/2018


Doutorando e Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Jornalismo pela mesma instituição. Estuda mídia sob a perspectiva de uma semiótica maquínica, interessada em como a materialidade dos meios é mobilizada signicamente e em agenciamento com regimes de saber-poder. Entre os temas de pesquisa estão a dimensão afectiva da música e as imersividades. Integrante do grupo de pesquisa registrado no CNPq GPESC (Grupo de Pesquisa Semiótica e Comunicação). Trabalhou como repórter do jornal Zero Hora e do portal Terra. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Demétrio Jorge Rocha Pereira
Nome em citações bibliográficas
ROCHA, Demétrio;ROCHA PEREIRA, Demétrio


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Comunicação e Informação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: A máquina através: agenciamento corpo-mídia em Marx, Simondon, Deleuze e Guattari,
Orientador: Nísia Martins do Rosário.
2015 - 2017
Mestrado em Comunicação e Informação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Espacialidades imersivas em realidade virtual: tecnologia, linguagem, controle,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Nísia Martins do Rosário.
2007 - 2011
Graduação em Jornalismo.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Minimalismo em Koyaanisqatsi: contribuições para um entendimento semiótico da expressividade musical no cinema.
Orientador: Alexandre Rocha da Silva.
2002 interrompida
Curso técnico/profissionalizante interrompido em 2006 em Eletrônica.
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, SALZANO, Brasil.
Ano de interrupção: 2006




Formação Complementar


2012 - 2013
Inglês avançado. (Carga horária: 360h).
Dublin College of Advanced Studies, DCAS, Irlanda.
2007 - 2007
Curso de locutor de rádio e TV. (Carga horária: 300h).
Fundação Padre Landell de Moura, FEPLAM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Disciplina ministrada, Enquadramento Funcional: Estágio Docente - Comunicação e Semiótica

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Disciplina ministrada, Enquadramento Funcional: Estágio Docente- Met. da Pesq. em Comunicação

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Repórter do Jornal da Universidade, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Redator e webmaster do site Agendão, da Secom, Carga horária: 20

Atividades

03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, .

Linhas de pesquisa
Cultura e Significação
09/2015 - 10/2015
Extensão universitária , Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, .

Atividade de extensão realizada
A(na)rqueologias das mídias.

Rede Governo Colaborativo em Saúde, RGCS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assessor de Imprensa, Carga horária: 20


ZERO HORA EDITORA JORNALISTICA S/A, ZHEJS_FORN, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 40


Terra Networks S.A., TERRA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 44


Prefeitura Municipal de Porto Alegre, P/PORTO ALEGRE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assessor da Coordenação do Livro e Literatura, Carga horária: 20


Jornal Já, JNLJA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Cultura e Significação

Objetivo: Abordagens teóricas e metodológicas nas perspectivas dos imaginários, dos estudos culturais e das semióticas. Linguagens e produção de sentidos. Sistemas culturais e imagens técnicas. Teorias da recepção, da leitura e do consumo. A produção e a circulação dos bens materiais de comunicação. Suportes, plataformas, formatos de produtos midiáticos e suas estéticas..


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
A máquina através: acoplamento corpo-mídia em Marx, Simondon, Deleuze e Guattari
Descrição: O problema de pesquisa do presente projeto pode ser expresso na seguinte pergunta: Quais foram as condições históricas para a emergência e o desenvolvimento da filosofia do maquinismo e que imagens do agir comunicacional ela produz? Para tanto, pretendemos, em primeiro lugar, conceber as obras de Marx, Simondon, Deleuze e Guattari como saberes do maquinismo, preparando terreno para uma arqueologia das filosofias do maquinismo na qual se possa também colher as marcas de um pensamento comunicacional em conceitos como alienação (Marx), individuação (Simondon) e servidão maquínica (Deleuze e Guattari), que pensam o acoplamento corpo-máquina, oferecendo pistas para uma compreensão a-significante das mídias, concebidas de forma ampla. Pretende-se, finalmente, mapear se e como essas filosofias podem contribuir para uma revisão crítica dos modelos tradicionais da teoria da comunicação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Demétrio Jorge Rocha Pereira - Coordenador.
2015 - 2017
Espacialidades imersivas em realidade virtual: tecnologia, linguagem, controle
Descrição: Esta pesquisa busca compreender a imersão em realidade virtual (VR) enquanto problema de produção material, semiótica e cultural de espacialidades. Remete-se a imersão em VR à espacialidade panorâmica, caracterizada pela extensão homogênea e totalizante do plano visível em torno de um ponto de vista. Avalia-se, assim, a imersão sensorial como acontecimento irredutível a seu eventual assentamento tecnológico, o que encaminha mapeamentos de estratégias transmidiáticas (pintura, cinema, arquitetura etc.) para o fechamento espacial. Indagam-se os regimes de saber-poder aos quais se agenciam essas estratégias, concluindo-se que a imersão panorâmica responde a uma espisteme antropocêntrica e racionalista, com a subordinação da matéria a um espaço-receptáculo, por sua vez subordinado a um sujeito único e central. Tal sistematização do espaço, no que produz o quadro enquanto recorte parcial de um conjunto mais amplo, evidencia o invisível como virtualidade do campo visível, ao que a forma-panorama responde com uma colonização do extracampo. Assim, a função imediata do extracampo de sugerir conjuntos ausentes, em meios como a pintura e o cinema, se extravia nas operações de desenquadramento e reenquadramento em VR. Para estudar como a realidade virtual atualiza espacialidades imersivas e aberturas para conjuntos exteriores, foram realizadas observações com um Google Cardboard, tomando como corpus de análise três vídeos do aplicativo Within, disponível em Android e iOS. Entre os resultados, concluiu-se que a realidade virtual se agencia não apenas à cabeça e ao pescoço do usuário, mas ao seu corpo inteiro, e que a imersão ocorre mediante a invisibilização dos conjuntos que emolduram o espaço eletrônico. Identificaram-se atualizações de uma série de estratégias expressivas para a captura da ?liberdade? de enquadramento, como a utilização de ruídos sonoros, linhas de visão e movimento, afectos de rostidade e montagem espacial privilegiando apenas uma zona do plano visível. Os mesmos recursos que ?abriam? centrifugamente as telas pictórica e cinematográfica servem, em VR, para instaurar um jogo internalizante de linhas centrípetas. Com isso, se relacionou a imersão panorâmica em VR não mais ao mecanismo panóptico e enclausurante típico das sociedades disciplinares, mas a um modelo de fractalismo ?aberto? que caracteriza o funcionamento do poder nas sociedades de controle..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Demétrio Jorge Rocha Pereira - Coordenador.
2015 - Atual
Corpos em explosão: rupturas e reconfigurações de sentidos nas corporalidades
Descrição: Parte-se do pressuposto de que os corpos são essencialmente geradores de sentidos e têm intenso potencial para produzir semioses ilimitadas, inclusive promovendo cisões e rearticulação de significados. Ocorre com frequência, principalmente na mídia, a multiplicação de configurações de sentidos de um mesmo corpo dependendo de onde e de como ele seja apresentado , o qual vai assumindo diversos significados articulados em variáveis personagens . Dessa forma, o projeto planeja investigar aspectos teóricos e metodológicos das rupturas de sentidos em corpos de sujeitos midiatizados, utilizando o conceito de explosão de Lotman (Semiótica da Cultura). Para tanto, um percurso que se delineia como relevante é o entendimento das redes de significações articuladas por esses corpos. A pesquisa empírica utilizará a cartografia para traçar mapas dinâmicos das redes de significação dos corpos de sujeitos que previamente são reconhecidos como articuladores da explosão, que serão chamados de corpos em explosão. A princípio, a coleção de corpos em explosão a ser examinada deverá se constituir em duas ordens de sujeitos midiatizados. A primeira diz respeito àqueles em que a explosão é bastante evidente: estrelas midiáticas que alteram constantemente seus sentidos (Michael Jackson, Lady Gaga); sujeitos que romperam com os sentidos de sexualidade, como transformista e/ou transexuais (Lea T, Tammy Miranda). A segunda ordem se constitui de sujeitos midiatizados em que a explosão aparece mais como reconfiguração de sentidos: personagens de ficção que provocam rupturas em relação a personagens anteriores em remake de filmes; personagens que se midiatizam na internet (sujeitos que representam a si mesmos na internet) provocando cisões com os sentidos convencionais de si (como em jogos on line na criação de avatares; em redes sociais na criação de perfis; em vídeos e em blogs). Os marcos conceituais fundantes da pesquisa são: explosão, corporalidades, redes de significação, cartografia. Eles estão organizados em consonância com quatro áreas transdisciplinares à comunicação: a semiótica da cultura (com as noções de texto; códigos; semiosfera; fronteira; explosão); a antropologia (com a compreensão da linguagem corporal); a filosofia (com os conceitos de rizoma; cartografia; dispositivo; virtual e atual); a imagem (como entendimento de linguagem imagética inter-relacionando fotografia e audiovisual)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2015
A(na)rqueologias das mídias
Descrição: Em parceria com a FABICO-UFRGS, o Núcleo de Pesquisa Semiótica Crítica (NPESC) organiza o curso de extensão A(na)rqueologias das Mídias. Coordenado pelo professor Alexandre Rocha da Silva, o curso tem como objetivo introduzir as recentes viradas teóricas da comunicação, como a das materialidades, do realismo especulativo, dos afetos, da semiótica crítica, do arquivo e da arqueologia das mídias. Ministrado por doutorandos, mestrandos e graduandos com pesquisas na área da comunicação, o seminário promoverá diversos debates pertinentes à literatura, ao audiovisual, à música e a outras manifestações midiáticas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
ROCHA PEREIRA, Demétrio. Desenhar a fuga imersiva: por um diagrama dos dispositivos de controle. In: Alexandre Rocha da Silva; Lizete Dias de Oliveira; Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa. (Org.). Semiótica: Desordem e incertezas. 1ed.: Kazuá, 2018, v. 1, p. 1-.

2.
MACEDO, Lennon ; NONINO, Gabriel ; ROCHA PEREIRA, Demétrio . As imagens de capitalismo tardio na página Humans of Late Capitalism. In: Alexandre Rocha da Silva; Lizete Dias de Oliveira; Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa. (Org.). Semiótica: Desordem e incertezas. 1ed.: Kazuá, 2018, v. 1, p. 200-.

3.
ROCHA PEREIRA, Demétrio. Panoptismo e extracampo em vídeos panorâmicos. In: Jamer Guterres de Mello; Marcelo Bergamin Conter. (Org.). A(na)rqueologias das mídias. 1ed.Curitiba: Appris, 2017, v. 1, p. 247-264.

4.
ROCHA, Demétrio; CONTER, M. B. . Dobras maquínicas em Koyaanisqatsi. In: Lizete Dias de Oliveira; Fábio Pezzi Parode. (Org.). Semiótica e culturas da comunicação. 1ed.São Paulo: Karuá, 2015, v. , p. 52-62.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ROCHA, Demétrio. Onça sem mata, mata sem onça. Zero Hora.

2.
ROCHA, Demétrio. O céu ganha um afronauta. Zero Hora.

3.
ROCHA, Demétrio. Sob o império do cérebro. Zero Hora.

4.
ROCHA, Demétrio. Com HIV 'cercado', cientistas querem erradicar epidemia da aids até 2030. Zero Hora.

5.
ROCHA, Demétrio. 'Marco Civil é defesa contra lei em excesso'. Zero Hora.

6.
ROCHA, Demétrio. Papel supera tela em compreensão de texto, dizem cientistas. Zero Hora.

7.
ROCHA, Demétrio. Muita testosterona para pouco octógono. Zero Hora.

8.
ROCHA, Demétrio. Critérios de produtividade na avaliação acadêmica levantam críticas sobre os rumos da ciência. Zero Hora.

9.
ROCHA, Demétrio. Da alegria ao terror, a tragédia do Gran Circus. Terra.

10.
ROCHA, Demétrio. Professor: urna brasileira abre brecha para voto de cabresto. Terra.

11.
ROCHA, Demétrio. Deputado que acionou MP contra rap fez curso de mago. Terra.

12.
ROCHA, Demétrio. 'É uma atrocidade culpar pilotos', diz irmão de vítima do AF 447. Terra.

13.
ROCHA, Demétrio. Piloto que evitou atentado a Sarney: 'Nunca me dirigiu a palavra'. Terra.

14.
ROCHA, Demétrio. Estudante lidera movimento para refundar partido do regime militar. Terra.

15.
ROCHA, Demétrio. Armis bella non venenis geri. Zero Hora.

16.
ROCHA PEREIRA, Demétrio. Corpos contra a corrente. Revista Rede Governo Colaborativo em Saúde, p. 8 - 11.

17.
ROCHA PEREIRA, Demétrio. A pele a fundo. Rede Governo Colaborativo em Saúde, p. 18 - 21.

18.
ROCHA PEREIRA, Demétrio; CAETANO, Dayane . Três nascimentos. Rede Governo Colaborativo em Saúde, p. 34 - 36.

19.
ROCHA PEREIRA, Demétrio. Mais do que Mais Médicos. Rede Governo Colaborativo em Saúde, p. 40 - 45.

20.
ROCHA PEREIRA, Demétrio. 'Nossas casas são que nem peixe'. Rede Governo Colaborativo em Saúde, p. 52 - 55.

21.
ROCHA PEREIRA, Demétrio. Uma rede social para quem faz o SUS. Rede Governo Colaborativo em Saúde, p. 8 - 10.

22.
ROCHA PEREIRA, Demétrio. O sul da Bahia reinventa a universidade. Rede Governo Colaborativo em Saúde, p. 22 - 25.

23.
ROCHA PEREIRA, Demétrio. Saúde em ítalo-brasileiro. Rede Governo Colaborativo em Saúde, p. 28 - 34.

24.
ROCHA PEREIRA, Demétrio. Brincar para longe a violência. Rede Governo Colaborativo em Saúde, p. 46 - 49.

25.
ROCHA PEREIRA, Demétrio. No bairro indígena. Rede Governo Colaborativo em Saúde, p. 52 - 55.

26.
ROCHA PEREIRA, Demétrio. O quilombo tem saúde própria. Rede Governo Colaborativo em Saúde, p. 28 - 35.

27.
ROCHA PEREIRA, Demétrio; FONTANA, V. . Um túmulo de 19 andares. 3x4.

28.
ROCHA PEREIRA, Demétrio; GLORIA, R. . Santo Vinil. Sextante.

29.
ROCHA, Demétrio. Os dois Lamarcas. Terra.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ARAUJO, André ; ROCHA PEREIRA, Demétrio . A comunicação enquanto semiogênese: do díspar ao signo em Simondon e Deleuze. In: 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018, Joinville. Anais do 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2018.

2.
ROCHA PEREIRA, Demétrio. Desenhar a fuga imersiva: por um diagrama dos dispositivos de controle. In: XVII Encontro dos Grupos de Pesquisas em Comunicação, 2017, Curitiba. Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017.

3.
RHEINHEIMER, P. ; ROCHA PEREIRA, Demétrio . Open Minor: agenciamentos de alisamento espacial na música ao vivo em Porto Alegre. In: VII Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Música, 2017, Belo Horizonte. Anais do VII Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Música, 2017.

4.
ROCHA PEREIRA, Demétrio. Panoptismo e extracampo em vídeos panorâmicos. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016.

5.
ROCHA PEREIRA, Demétrio; CONTER, M. B. . Dobras maquínicas em Koyaanisqatsi. In: 10º Encontro nacional de história da mídia (ALCAR), 2015, Porto Alegre. Anais do 10º Encontro nacional de história da mídia (ALCAR), 2015., 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA PEREIRA, Demétrio. Rumo a uma iconotopia perspectivista dos dispositivos de controle. In: II Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS, 2017, Porto Alegre. Anais do II Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
ROCHA PEREIRA, Demétrio. Irradiação, contágio, invenção: um pensamento semiósico em Gilbert Simondon. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ROCHA PEREIRA, Demétrio. Irradiação, contágio, invenção (2): um pensamento semiósico em Gilbert Simondon. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ARAUJO, André ; ROCHA PEREIRA, Demétrio . A comunicação enquanto semiogênese: do díspar ao signo em Simondon e Deleuze. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ROCHA PEREIRA, Demétrio. A fuga adentro: topografia fractal como diagrama de controle. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
ROCHA PEREIRA, Demétrio; ROSÁRIO, N. M. ; MACHADO, R. ; SOMARIVA, M. . Corporalidades: linguagem, gênero, perspectivas epistemológicas e espacialidades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
ROCHA PEREIRA, Demétrio. Desenhar a fuga imersiva: por um diagrama dos dispositivos de controle. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
RHEINHEIMER, P. ; ROCHA PEREIRA, Demétrio . Open Minor: agenciamentos de alisamento espacial na música ao vivo em Porto Alegre. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
ROCHA PEREIRA, Demétrio. Rumo a uma iconotopia perspectivista dos dispositivos de controle. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
ROCHA PEREIRA, Demétrio; RHEINHEIMER, P. . Open Minor: mapeamentos de uma micropolítica do hardcore em Porto Alegre. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
ROCHA PEREIRA, Demétrio. Panoptismo e extracampo em vídeos panorâmicos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
ROCHA PEREIRA, Demétrio. Corpo e imagem como visualidades. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
ROCHA PEREIRA, Demétrio; CONTER, M. B. . Dobras maquínicas em Koyaanisqatsi. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
ROCHA PEREIRA, Demétrio. Dobras maquínicas em Koyaanisqatsi. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
ROCHA PEREIRA, Demétrio. Agenciamento corpo-espaço em VR: apontamentos para um estudo de imersividades'. Salvador: EDUFBA - Editora da Universidade Federal da Bahia, 2018 (Capítulo de Livro (II Jornada dos Grupos de Pesquisa em Semiótica)).

2.
ROCHA PEREIRA, Demétrio; CONTER, M. B. . Psicogeografia, Cenas de Música Popular e Métodos de Mapeamento Móvel: Experimentos Pedagógicos Transdisciplinares no Mapeamento de Cenas Urbanas na Cidade Baixa, 2014-2015, 2016. (Tradução/Artigo).

3.
ROCHA PEREIRA, Demétrio; CONTER, M. B. . Arqueologia das mídias, ?Anarqueologia? e ecologias das mídias, 2016. (Tradução/Artigo).

4.
ROCHA PEREIRA, Demétrio; CONTER, M. B. . Cenas visíveis e invisíveis, 2016. (Tradução/Artigo).

5.
ROCHA PEREIRA, Demétrio. Camilo quer se molhar no mar. Porto Alegre: Músculo, 2015 (Reportagem).

6.
ROCHA, Demétrio. Histórias de Trabalho. Porto Alegre, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Demais tipos de produção técnica
1.
ROCHA PEREIRA, Demétrio. Revista Rede Governo Colaborativo em Saúde vol. 3. 2016. (Editoração/Periódico).

2.
ROCHA PEREIRA, Demétrio. Revista Rede Governo Colaborativo em Saúde vol. 4. 2016. (Editoração/Periódico).

3.
ROCHA PEREIRA, Demétrio. Revista Rede Governo Colaborativo em Saúde vol. 2. 2015. (Editoração/Periódico).

4.
ROCHA, Demétrio. Histórias de Trabalho. 2009. (Editoração/Livro).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
ROCHA PEREIRA, Demétrio. Gentrificators - Inside the Pocket of Your Jeans feat. Patrícia Spier. 2017. Vídeo.

2.
ROCHA PEREIRA, Demétrio; MACEDO, Lennon . Pluralidade na invenção do 12º Congresso da Rede Unida. 2016. Vídeo.

3.
ROCHA PEREIRA, Demétrio; MACEDO, Lennon . Rui Oppermann fala sobre o trabalho em rede. 2016. Vídeo.

4.
ROCHA PEREIRA, Demétrio; MACEDO, Lennon . Rui Oppermann critica repúdio da Câmara a atos pela democracia na UFRGS. 2016. Vídeo.

5.
ROCHA PEREIRA, Demétrio; MACEDO, Lennon . Povo Terena luta para preservar cultura indígena na aldeia Aldeinha (MS). 2016. Vídeo.

6.
ROCHA PEREIRA, Demétrio; MACEDO, Lennon . Djuena e a musicalidade do povo Tikuna. 2016. Vídeo.

7.
ROCHA PEREIRA, Demétrio; OSORIO, F. ; MACEDO, Lennon . 'Rede trouxe salto de qualidade para a UFRGS', diz Pró-Reitor de Assuntos Estudantis. 2016. Vídeo.

8.
MARTINS, M. ; FEIJO, F. ; ROCHA PEREIRA, Demétrio ; MACEDO, Lennon . A saúde da mulher palestina no 12º Congresso da Rede Unida. 2016. Vídeo.

9.
ROCHA PEREIRA, Demétrio; MACEDO, Lennon . Entrevista com Luciano Gomes no 12º CRU. 2016. Vídeo.

10.
FERLA, A. ; BUENO, A. ; LAUDA, B. ; ALVES, M. ; SEGUI, A. ; ROCHA PEREIRA, Demétrio . Cooperação Internacional na Rede Governo Colaborativo em Saúde. 2015. Vídeo.

Outras produções artísticas/culturais
1.
ROCHA PEREIRA, Demétrio; CONTER, M. B. ; ARAUJO, André . Gentrificators - Shake the Underground. 2017 (Videoclipe).

2.
ROCHA PEREIRA, Demétrio; CONTER, M. B. . Gentrificators - T5. 2016 (Videoclipe).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CRUZ, L. S.; ROCHA PEREIRA, Demétrio; COSTA, A. B.; MACHADO, R.; ROSÁRIO, N. M.. Participação em banca de Luana Silva da Cruz.(Re)Estética Antropófoga: a brasilidade (re)vista na obra de Tarsila do Amaral. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
ARRUDA, Mario; CONTER, M. B.; ROSARIO, N. M.. Participação em banca de Pedro Mantese Rheinheimer.Minor House: ensaio sobre o punk e a Semiótica da Cultura em Porto Alegre. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
SILVA, A. R. S.; DE MELLO, Jamer Guterres; DINIZ, Felipe; ROCHA PEREIRA, Demétrio. Participação em banca de Lennon Pereira Macedo.O cinema de Hou Hsiao-Hsien: espaços quaisquer em fluxo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13º Congresso Internacional da Rede Unida. Divulgando o SUS com um celular na mão. 2018. (Congresso).

2.
41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A comunicação enquanto semiogênese: do díspar ao signo em Simondon e Deleuze. 2018. (Congresso).

3.
4ª Jornada dos Grupos de Pesquisa em Semiótica. Irradiação, contágio, invenção (2): um pensamento semiósico em Gilbert Simondon. 2018. (Congresso).

4.
II Jornadas de Semiótica e Culturas da Comunicação. Irradiação, contágio, invenção: um pensamento semiósico em Gilbert Simondon. 2018. (Congresso).

5.
3ª Jornada dos Grupos de Pesquisa em Semiótica. Corporalidades: linguagem, gênero, perspectivas epistemológicas e espacialidades. 2017. (Congresso).

6.
40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Desenhar a fuga imersiva: por um diagrama dos dispositivos de controle. 2017. (Congresso).

7.
5º Congresso Nacional de Comunicação e Música. Open Minor: mapeamentos de uma micropolítica do hardcore em Porto Alegre. 2017. (Congresso).

8.
II Seminário Discente do PPGCOM/UFRGS.Mediação da Mesa Imagética e Audiovisualidades. 2017. (Seminário).

9.
II Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS.Rumo a uma iconotopia perspectivista dos dispositivos de controle. 2017. (Seminário).

10.
I Jornada do GPESC: Semiótica e Culturas da Comunicação.A fuga adentro: topografia fractal como diagrama de controle. 2017. (Encontro).

11.
VII Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Música. Open Minor: agenciamentos de alisamento espacial na música ao vivo em Porto Alegre. 2017. (Congresso).

12.
12º Congresso Internacional da Rede Unida. 2016. (Congresso).

13.
2ª Jornada dos Grupos de Pesquisa em Semiótica. Corpo e imagem como visualidades. 2016. (Congresso).

14.
I Simpósio Internacional de Saúde da População Negra. 2016. (Simpósio).

15.
Seminário Nacional da Rede-Observatório do Programa Mais Médicos - Mais do que Mais Médicos: Saúde e democracia. 2016. (Seminário).

16.
Workshop Internacional Avaliação em Saúde: Desafios do Programa Mais Médicos. 2016. (Oficina).

17.
XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Panoptismo e extracampo em vídeos panorâmicos. 2016. (Congresso).

18.
10º Encontro Nacional de História da Mída. Dobras maquínicas em Koyaanisqatsi. 2015. (Congresso).

19.
A(na)rqueologias Das Mídias.Dobras maquínicas em Koyaanisqatsi. 2015. (Seminário).

20.
Encontro Regional Norte da Rede Unida. 2015. (Encontro).

21.
Encontro Regional Sul da Rede Unida. 2015. (Encontro).

22.
Fronteiras do Pensamento. 2014. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERLA, A. ; CECCIM, R. B. ; TREPTE, R. ; HELENA, A. B. M. S. ; KNIESTEDT, A. ; FERREIRA, A. P. ; GUIMARAES, C. F. ; OLIVEIRA, D. C. ; ROCHA PEREIRA, Demétrio ; MERHY, E. E. . Workshop Internacional Avaliação em Saúde: Desafios do Programa Mais Médicos. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Camila do Prado Maciel. Hans Zimmer e Interestellar: uma abordagem semiótica para a composição musical no cinema. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Pedro Mantese Rheinheimer. Minor House: ensaio sobre o punk e a Semiótica da Cultura em Porto Alegre. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Demétrio Jorge Rocha Pereira.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERLA, A. ; CECCIM, R. B. ; TREPTE, R. ; HELENA, A. B. M. S. ; KNIESTEDT, A. ; FERREIRA, A. P. ; GUIMARAES, C. F. ; OLIVEIRA, D. C. ; ROCHA PEREIRA, Demétrio ; MERHY, E. E. . Workshop Internacional Avaliação em Saúde: Desafios do Programa Mais Médicos. 2016. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 4:38:12