Marcella Luanna da Silva Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2266271733110337
  • Última atualização do currículo em 30/09/2018


Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, área de concentração Educação Matemática, pela Universidade Estadual da Paraíba (2015). Graduada e licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande (2012). Participou como bolsista do Programa de Educação Tutorial (2009-2010), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (2010-2012) e do Programa Observatório da Educação (2013-2015). Lecionou no Ensino Básico (Fundamental II e Médio) de 2013 à 2016. Trabalhou como Professora Substituta na Universidade Estadual da Paraíba, lotada no Departamento de Matemática (CCT), ministrando disciplinas nos cursos de Matemática, Estatística, Ciências Biológicas e Farmácia. Atualmente é Professora de Matemática do Século Colégio e Curso, ministrando aulas no 6o, 7o e 8o anos. Atua como Assistente de Edição da Revista Educação Matemática em Foco, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). É membro do Grupo de Pesquisa Fenômenos Didáticos na Classe de Matemática (FDCM). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, Níveis do Pensamento Geométrico, Provas e Demonstrações Matemáticas, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e GeoGebra. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcella Luanna da Silva Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, M. L. S.;LIMA, Marcella Luanna da Silva

Endereço


Endereço Profissional
Século Colégio e Curso.
Avenida São Paulo
Estados
58030041 - João Pessoa, PB - Brasil
Telefone: (83) 32242753


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Ensino de Ciências e Matemática.
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Orientador: Marcelo Câmara dos Santos.
2013 - 2015
Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Título: Sobre Pensamento Geométrico, Provas e Demonstrações Matemáticas de alunos do 2o ano do Ensino Médio nos ambientes lápis e papel e GeoGebra,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Abigail Fregni Lins.
Palavras-chave: Pensamento Geométrico; Provas e Demonstrações Matemáticas; Observatório da Educação (OBEDUC); GeoGebra; Educação Matemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2008 - 2012
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Título: Relatório Final das Atividades Desenvolvidas nos Estágios Supervisionados.
Orientador: Severino Horácio da Silva.




Formação Complementar


2011 - 2016
Extensão universitária em Espanhol. (Carga horária: 360h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2014 - 2015
Programa de Inglês - Pré Intermediário. (Carga horária: 100h).
Instituto de Idiomas Yázigi, YÁZIGI, Brasil.
2013 - 2014
Programa de Inglês - Básico. (Carga horária: 100h).
Instituto de Idiomas Yázigi, YÁZIGI, Brasil.
2013 - 2013
PAPMEM - Janeiro de 2013. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2013 - 2013
Argumentação e prova de prof dos níveis fund e med. (Carga horária: 4h).
Sociedad de Educación Matemática Uruguaya, SEMUR, Uruguai.
2013 - 2013
Contri do soft GeoGebra no ens e na apr de funções. (Carga horária: 4h).
Sociedad de Educación Matemática Uruguaya, SEMUR, Uruguai.
2012 - 2012
PAPMEM - Janeiro de 2012. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2012 - 2012
PAPMEM - Julho de 2012. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2012 - 2012
Vivenciando um ambiente de investigação matemática. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2012 - 2012
Geometria plana e trigonométrica: uso da história. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2011 - 2011
Arte de form. e resol. prob. matem. atrav. de mat.. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2011 - 2011
Origami como ferramenta pedagógica. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2011 - 2011
Const. de Poliedros e Compreensão dos Conceitos c/ auxílio de Dobraduras. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2010 - 2010
PAPMEM - Julho de 2010. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2010 - 2010
CAPMEM - Janeiro de 2010. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2010 - 2010
Obj. de aprend.: Aplic. no ens. de ciê. e edu. mat. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2010 - 2010
Formular e resolver problemas matemáticos. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2010 - 2010
Programa de Inglês - Básico. (Carga horária: 80h).
Anglo Brazilian Institute, ANGLO, Brasil.
2010 - 2010
Construção de interfaces gráficas para o ensino de Matemática. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2010 - 2010
O Uso de Mater. Conc. p/ o Ens.-Aprend. das Ope.. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2010 - 2010
A lógica dos blocos lógicos e o início do pensar matemático. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2009 - 2009
CAPMEM - Julho de 2009. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2009 - 2009
CAPMEM - Janeiro de 2009. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2009 - 2009
Construção com régua e compasso. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2009 - 2009
Const. de cones e cilindros utilizando isometrias. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2008 - 2008
Aprend. Signif. de Mat. a partir de Geo. Euc. Pla.. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2008 - 2008
Mágicas e Hist. no Ensino/Aprendizagem de Mat.. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Panorama, PANORAMA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 20

Atividades

01/2016 - 07/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Quatro turmas do nono ano do Ensino Fundamental II (Geometria)
Cinco turmas do segundo ano do Ensino Médio (Geometria)
02/2015 - 12/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Cinco turmas do segundo ano do Ensino Médio (Geometria)
07/2014 - 12/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Seis turmas do nono ano do Ensino Fundamental II (Geometria)
Duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio (Álgebra)

Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Ensino, Enquadramento Funcional: Estágio docência, Carga horária: 4
Outras informações
Supervisão de trabalho de conclusão de curso de um aluno de graduação, acompanhando a sua revisão de literatura (leituras/discussões) e seu desenvolvimento (pesquisa de campo).

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Atividades

02/2018 - 06/2018
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
Fundamentos de Matemática Básica
Introdução à Matemática Financeira
Matemática II
02/2018 - 06/2018
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada às Ciências Biológicas
08/2017 - 12/2017
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
Introdução à Matemática Financeira
Matemática Ensino-Aprendizagem
08/2017 - 12/2017
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada às Ciências Biológicas
08/2017 - 12/2017
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução ao Cálculo
11/2016 - 08/2017
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Matemática Financeira
11/2016 - 08/2017
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada às Ciências Biológicas
11/2016 - 08/2017
Ensino, Estatística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Básica
11/2016 - 08/2017
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução ao Cálculo
07/2016 - 11/2016
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado III
Matemática Básica II
Prática Pedagógica III
Tópicos Especiais em Educação Matemática

Colégio Novo Milênio, CNM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 15

Atividades

01/2014 - 06/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Uma turma do primeiro, do segundo e do terceiro anos do Ensino Médio (Matemática)
01/2013 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Uma turma do primeiro e segundo anos do Ensino Médio (Matemática)
01/2013 - 04/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Uma turma de cada ano do Ensino Fundamental (sexto, sétimo, oitavo e nono anos - Matemática)

Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista do PIBID, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista do PIBID, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
O objetivo do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) é aproximar as licenciaturas da escola pública de educação básica e incentivar a carreira do magistério, especialmente nas áreas da educação básica com maior carência de professores.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista do Programa de Educação Tutorial, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
O PET objetiva envolver os estudantes que dele participam num processo de formação integral, propiciando-lhes uma compreensão abrangente e aprofundada de sua área de estudos.


Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, EEEFM PROF RAUL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professora estagiária de Matemática, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professora estagiária de Matemática, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professora estagiária de Matemática, Carga horária: 4

Atividades

04/2012 - 05/2012
Estágios , Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, .

Estágio realizado
Três turmas de terceiro ano do Ensino Médio (Geometria Analítica).
08/2011 - 11/2011
Estágios , Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, .

Estágio realizado
Uma turma de nono ano do Ensino Fundamental II (Álgebra).
03/2011 - 04/2011
Estágios , Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, .

Estágio realizado
Uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental II (Álgebra).

Século Colégio e Curso, SÉCULO, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 15
Outras informações
Ministra aulas no 6o, 7o e 8o anos.



Projetos de pesquisa


2013 - 2016
Trabalho colaborativo com professores que ensinam Matemática na Educação Básica em escolas públicas das regiões Nordeste e Centro-Oeste
Descrição: Com vista à formação continuada do professor que ensina Matemática para a Educação Básica, este projeto objetiva propiciar, por meio de práticas colaborativas, a reflexão desses professores acerca do trabalho didático/pedagógico e desencadear ações educativas voltadas para a sala de aula. Para tanto, consideramos relevante investigar as relações entre o desempenho escolar dos alunos, representado pelos dados do INEP, e a prática docente dos professores que atuam na Educação Básica. A presente proposta apresenta-se como projeto em rede. Nesse sentido, contará com três Instituições: UFMS (Campo Grande e Corumbá); UEPB (Campina Grande) e UFAL (Maceió). Serão utilizados os bancos de dados do INEP (IDEB, Censo Escolar, SAEB e Prova Brasil) e cada Núcleo terá a participação de professores da Educação Superior, estudantes da graduação, professores, supervisores e/ou coordenadores da Educação Básica, mestrandos e/ou doutorandos, constituindo-se desse modo em um grupo colaborativo. Com o desenvolvimento deste projeto objetivamos ampliar a produção de conhecimentos no campo educacional que possam subsidiar o desenvolvimento de ações escolares voltadas a Educação Matemática, visando melhorias do ensino e da aprendizagem matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcella Luanna da Silva Lima - Integrante / Abigail Fregni Lins - Coordenador / Marconi Coelho dos Santos - Integrante / Adrielly Soraya Gonçalves Rodrigues - Integrante / Edvanilson Santos de Oliveira - Integrante / Andréa de Andrade Moura - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Projetos de extensão


2011 - 2012
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Licenciatura em Matemática
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcella Luanna da Silva Lima - Integrante / Severino Horácio da Silva - Coordenador / Aniete de Andrade Silva - Integrante / Bismarque Ferreira da Silva - Integrante / Brauna Nascimento Alves - Integrante / Érica Vicente de Sousa - Integrante / Maria Lúcia da Silva Trajano - Integrante / Serilany Bento de Oliveira - Integrante / Maria Wedna Gomes Pereira - Integrante / Priscila Silva de Souza - Integrante / Jacqueline Tavares Lúcio - Integrante / Milton Ricardo Gonçalves de Lima - Integrante / Tiego dos Santos Freitas - Integrante / Poliana Franque de Oliveira - Integrante / Renê Brito de Maria - Integrante / Roberta Laryssa Araújo de Andrade - Integrante / Dhiego Vieira do Amaral - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2010 - 2010
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Licenciatura em Matemática
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcella Luanna da Silva Lima - Integrante / Karina Vicente de Oliveira - Integrante / Keytt Amaral da Silva - Integrante / Magna dos Reis Barbosa - Integrante / Jonas Weverson de Araújo Silva - Integrante / Soraya Martins Camelo - Integrante / Severino Horácio da Silva - Coordenador / Raquel Aline Oliveira Eloy - Integrante / Maria Wedna Gomes Pereira - Integrante / Janaina Nunes de Paula - Integrante / Priscila Silva de Souza - Integrante / Rosicléia Hermenegildo - Integrante / Welhington Sérgio da Silva - Integrante / Valdir de Sousa Cavalcanti - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Outros Projetos


2009 - 2010
Programa de Educação Tutorial - PET - Matemática - UFCG
Descrição: O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcella Luanna da Silva Lima - Integrante / Alan de Araújo Guimarães - Integrante / Jogli Gidel da Silva Araújo - Integrante / Lorena Brizza Soares Freitas - Integrante / Daniel Cordeiro de Morais Filho - Coordenador.Financiador(es): Secretaria de Educação Superior - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Provas e Demonstrações Matemáticas.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: GeoGebra.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2012
Átila Augusto Freitas de Almeida, Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Campina Grande.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA, M. L. S.2018 LIMA, M. L. S.; LINS, Abigail F. (Bibi) ; PEREIRA, P. S. . Provas e Demonstrações Matemáticas e o aplicativo GeoGebra: incentivo à visualização para alunos do 2º ano do Ensino Médio. VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE), v. 38, p. 199-221, 2018.

2.
SILVA, J. W. A.2012 SILVA, J. W. A. ; OLIVEIRA, K. V. ; SILVA, K. A. ; BARBOSA, M. R. ; LIMA, M. L. S. ; ELOY, R. A. O. ; SILVA, S. H. ; CAMELO, S. M. . O uso do GeoGebra no estudo de alguns resultados da Geometria Plana e de Funções. Revista do Instituto Geogebra Internacional de São Paulo, v. 1, p. CLXXX-CXCII, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, M. L. S.; LINS, Abigail F. (Bibi) . Ausência de pensamento geométrico e argumento dedutivo na Educação Matemática: resultados de uma pesquisa. In: IX Encontro Paraibano de Educação Matemática, 2016, Campina Grande. Anais IX EPBEM. Campina Grande: Realize Editora, 2016. v. 1. p. 1-13.

2.
SANTOS, M. C. ; NASCIMENTO, A. A. ; LIMA, M. L. S. ; LINS, Abigail F. (Bibi) . Elaborando saberes matemáticos para conjecturar o teorema de Pitágoras. In: II Congresso Nacional de Educação, 2015, Campina Grande. Anais do II CONEDU. Campina Grande: Editora Realize, 2015.

3.
SANTOS, M. C. ; NASCIMENTO, A. A. ; MACEDO, H. F. L. ; LIMA, M. L. S. ; LINS, Abigail F. (Bibi) . Provas e demonstrações matemáticas: crenças e concepções de alunos do 3º ano do Ensino Médio. In: II Congresso Nacional de Educação, 2015, Campina Grande. Anais do II CONEDU. Campina Grande: Editora Realize, 2015.

4.
NASCIMENTO, A. A. ; LIMA, M. L. S. ; SANTOS, M. C. ; LINS, Abigail F. (Bibi) . Análise do nível do pensamento geométrico segundo a teoria de Van Hiele dos alunos do 1º ano do Ensino Médio. In: II Congresso Nacional de Educação, 2015, Campina Grande. Anais do II CONEDU. Campina Grande: Editora Realize, 2015.

5.
LIMA, M. L. S.; LINS, Abigail F. (Bibi) . Um estudo sobre provas e demonstrações matemáticas e suas verificações no aplicativo GeoGebra com alunos do 2º ano do Ensino Médio. In: III Seminário Anual Observatório da Educação 2013/2016, 2015, Mato Grosso do Sul. Anais do III Seminário Anual Observatório da Educação, 2015.

6.
LIMA, M. L. S.; FREITAS, T. S. . Quadrados? Uma experiência investigativa com o aplicativo GeoGebra. In: IV Colóquio Brasileiro Educação na Sociedade Contemporânea (COBESC), 2014, Campina Grande. Anais do IV Colóquio Brasileiro Educação na Sociedade Contemporânea (COBESC). Campina Grande: Realize Editora, 2014. p. 1-12.

7.
SANTOS, M. C. ; NASCIMENTO, A. A. ; MACEDO, H. F. L. ; LIMA, M. L. S. ; LINS, Abigail F. (Bibi) . Função Polinomial do 2° grau: um estudo do potencial argumentativo matemático dos alunos do 3° ano do Ensino Médio. In: I Congresso Nacional de Educação, 2014, Campina Grande. Anais I CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2014. v. 1. p. 1-5.

8.
LIMA, M. L. S.; LINS, Abigail F. (Bibi) . Sobre Provas e Demonstrações na aprendizagem da Geometria no Ensino Médio utilizando o aplicativo GeoGebra. In: XVIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2014, Recife. Anais eletrônicos do XVIII EBRAPEM. Recife: Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, 2014. p. 1-12.

9.
SANTOS, M. C. ; NASCIMENTO, A. A. ; MACEDO, H. F. L. ; LIMA, M. L. S. . Conhecimentos matemáticos: até que ponto os alunos do último ano da educação básica conseguem argumentar sobre triângulos?. In: VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática, 2014, Campina Grande. Anais do VIII EPBEM. Campina Grande: Realize Editora, 2014. v. 1.

10.
LIMA, M. L. S.. O auxílio do GeoGebra na verificação de alguns teoremas da Geometria Euclidiana Plana. In: VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013, Montevideo. Actas del VII CIBEM. Montevideo: Sociedad de Educación Matemática Uruguaya, 2013. p. 8025-8032.

11.
LIMA, M. L. S.; LINS, Abigail F. (Bibi) . Uma proposta para o ensino aprendizagem de Geometria do Ensino Médio utilizando o software GeoGebra. In: VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013, Montevideo. Actas del VII CIBEM. Montevideo: Sociedad de Educación Matemática Uruguaya, 2013. p. 6946-6953.

12.
LIMA, M. L. S.; LINS, Abigail F. (Bibi) . Provas e Demonstrações na aprendizagem da Geometria no Ensino Médio utilizando o aplicativo GeoGebra. In: XVII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2013, Vitória - ES. Apresentações e autores do XVII EBRAPEM. Vitória - ES, 2013. p. 1-12.

13.
BARBOSA, M. R. ; ELOY, R. A. O. ; LIMA, M. L. S. ; OLIVEIRA, K. V. ; SILVA, J. W. A. ; SILVA, K. A. ; SILVA, S. H. ; CAMELO, S. M. ; SALDANHA, A. . Um relato sobre o uso do GeoGebra no estudo de alguns resultados matemáticos. In: I Encontro do PIBID/UFCG, 2010, Cuité. Anais do I Encontro do PIBID/UFCG. Campina Grande: REALIZE, 2010. p. 8-12.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, M. L. S.; LINS, Abigail F. (Bibi) . Nível do pensamento geométrico de um trio de alunos por meio de uma atividade desenvolvida no GeoGebra. In: I Congresso Brasileiro do GeoGebra, 2016, Natal. Anais do I Congresso Brasileiro do GeoGebra, 2016.

2.
LIMA, M. L. S.; LINS, Abigail F. (Bibi) . Nível de pensamento geométrico e provas e demonstrações matemáticas produzidas por um trio de alunos via GeoGebra. In: IX Encontro Paraibano de Educação Matemática, 2016, Campina Grande. Anais IX EPBEM. Campina Grande: Realize Editora, 2016. v. 1. p. 1-7.

3.
LIMA, M. L. S.; LINS, Abigail F. (Bibi) . O uso de provas e demonstrações matemáticas e suas verificações no aplicativo GeoGebra. In: II Congresso Nacional de Educação, 2015, Campina Grande. Anais do II CONEDU. Campina Grande: Editora Realize, 2015.

4.
LIMA, M. L. S.; LINS, Abigail F. (Bibi) . Futuras contribuições da utilização das provas, demonstrações e do aplicativo GeoGebra na aprendizagem da Geometria no Ensino Médio. In: II Seminário Anual Projeto OBEDUC, 2014, Campina Grande. Anais do II Seminário Anual Projeto OBEDUC. Campina Grande: Editora Realize, 2014. p. 55-59.

5.
ALVES, B. N. ; LIMA, M. L. S. . O uso do computador no ensino da Matemática. In: 1° Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação, 2012, Natal. 1° ENAPPE CE-UFRN. Natal: UFRN, 2012. v. 01. p. 01-05.

6.
LIMA, M. L. S.; ALVES, B. N. . O GeoGebra como um instrumentalizador do processo de ensino. In: 1° Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação, 2012, Natal. 1° ENAPPE CE-UFRN. Natal: UFRN, 2012. v. 01. p. 01-05.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, M. L. S.; LINS, Abigail F. (Bibi) . Nível de pensamento geométrico e provas e demonstrações matemáticas produzidas por um trio de alunos via GeoGebra. In: IX Encontro Paraibano de Educação Matemática, 2016, Campina Grande. Anais IX EPBEM. Campina Grande: Realize Editora, 2016. v. 1.

2.
LIMA, M. L. S.; LINS, Abigail F. (Bibi) . Ausência de pensamento geométrico e argumento dedutivo na Educação Matemática: resultados de uma pesquisa. In: IX Encontro Paraibano de Educação Matemática, 2016, Campina Grande. Anais IX EPBEM. Campina Grande: Realize Editora, 2016. v. 1.

3.
SANTOS, M. C. ; NASCIMENTO, A. A. ; MACEDO, H. F. L. ; LIMA, M. L. S. ; LINS, Abigail F. (Bibi) . Função Polinomial do 2° grau: um estudo do potencial argumentativo matemático dos alunos do 3° ano do Ensino Médio. In: I Congresso Nacional de Educação, 2014, Campina Grande. Anais I CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2014. v. 1. p. 1-1.

4.
LIMA, M. L. S.; LINS, Abigail F. (Bibi) . Sobre Provas e Demonstrações na aprendizagem da Geometria no Ensino Médio utilizando o aplicativo GeoGebra. In: XVIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2014, Recife. Anais eletrônicos do XVIII EBRAPEM. Recife: Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, 2014. p. 1-1.

5.
SANTOS, M. C. ; NASCIMENTO, A. A. ; MACEDO, H. F. L. ; LIMA, M. L. S. . Conhecimentos matemáticos: até que ponto os alunos do último ano da educação básica conseguem argumentar sobre triângulos?. In: VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática, 2014, Campina Grande. Anais do VIII EPBEM. Campina Grande: Realize Editora, 2014. v. 1.

6.
LIMA, M. L. S.. O auxílio do GeoGebra na verificação de alguns teoremas da Geometria Euclidiana Plana. In: VII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013, Montevideo. Programa y resúmenes del VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. Montevideo: Sociedad de Educación Matemática Uruguaya, 2013. p. 242-242.

7.
LIMA, M. L. S.; LINS, Abigail F. (Bibi) . Uma proposta para o ensino aprendizagem de Geometria do Ensino Médio utilizando o software GeoGebra. In: VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013, Montevideo. Programa y resúmenes del VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. Montevideo: Sociedad de Educación Matemática Uruguaya, 2013. p. 351-351.

8.
LIMA, M. L. S.. Provas e Demonstrações na aprendizagem da Geometria no Ensino Médio utilizando o aplicativo GeoGebra. In: XVII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2013, Vitória - ES. Caderno de Resumos - XVII EBRAPEM. Vitória - ES, 2013. p. 107-107.

9.
LIMA, M. L. S.; ALVES, B. N. . O GeoGebra como recurso facilitador na verificação de alguns teoremas da Geometria Euclidiana Plana. In: II Encontro de Iniciação à Docência da UEPB, 2012, Campina Grande. Anais II Encontro de Iniciação à Docência da UEPB. Campina Grande: REALIZE, 2012. v. 1. p. 55-55.

10.
ALVES, B. N. ; LIMA, M. L. S. . A experiência dos trabalhos de Estatística nas aulas de Matemática da E.E.E.M.P. Dr. Elpídio de Almeida. In: EPBEM, 2012, João Pessoa. Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática. Campina Grande: Realize Editora, 2012. v. 1.

11.
LIMA, M. L. S.; ALVES, B. N. . A experiência do uso do software Geogebra nas aulas de Matemática da EEEMP Dr. Elpídio de Almeida. In: EPBEM, 2012, João Pessoa. Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática. Campina Grande: Realize Editora, 2012. v. 1.

12.
SILVA, K. A. ; OLIVEIRA, K. V. ; BARBOSA, M. R. ; LIMA, M. L. S. ; ELOY, R. A. O. ; SILVA, J. W. A. ; CAMELO, S. M. ; SILVA, S. H. . O Geogebra no Ensino de Matemática. In: I Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, 2010, Cuité. Caderno de resumos. Campina Grande: REALIZE, 2010. p. 49-49.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, M. L. S.. Contribuições das provas e demonstrações matemáticas para o desenvolvimento do pensamento geométrico de licenciandos em Matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LIMA, M. L. S.; SANTOS, M. C. ; NASCIMENTO, A. A. ; GOMES, L. C. S. ; MACEDO, H. F. L. . Um novo olhar para provas e demonstrações matemáticas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
LIMA, M. L. S.; LINS, Abigail F. (Bibi) . Nível do pensamento geométrico de um trio de alunos por meio de uma atividade desenvolvida no GeoGebra. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LIMA, M. L. S.; LINS, Abigail F. (Bibi) . Ausência de pensamento geométrico e argumento dedutivo na Educação Matemática: resultados de uma pesquisa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LIMA, M. L. S.; LINS, Abigail F. (Bibi) . Nível de pensamento geométrico e provas e demonstrações matemáticas produzidas por um trio de alunos via GeoGebra. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
LIMA, M. L. S.; LINS, Abigail F. (Bibi) . O uso de provas e demonstrações matemáticas e suas verificações no aplicativo GeoGebra. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SANTOS, M. C. ; NASCIMENTO, A. A. ; LIMA, M. L. S. ; LINS, Abigail F. (Bibi) . Elaborando saberes matemáticos para conjecturar o teorema de Pitágoras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS, M. C. ; NASCIMENTO, A. A. ; MACEDO, H. F. L. ; LIMA, M. L. S. ; LINS, Abigail F. (Bibi) . Provas e demonstrações matemáticas: crenças e concepções de alunos do 3º ano do Ensino Médio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
NASCIMENTO, A. A. ; LIMA, M. L. S. ; SANTOS, M. C. ; LINS, Abigail F. (Bibi) . Análise do nível do pensamento geométrico segundo a teoria de Van Hiele dos alunos do 1º ano do Ensino Médio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LIMA, M. L. S.; FREITAS, T. S. . Quadrados? Uma experiência investigativa com o aplicativo GeoGebra. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SANTOS, M. C. ; NASCIMENTO, A. A. ; MACEDO, H. F. L. ; LIMA, M. L. S. ; LINS, Abigail F. (Bibi) . Função Polinomial do 2° grau: um estudo do potencial argumentativo matemático dos alunos do 3° ano do Ensino Médio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LIMA, M. L. S.; LINS, Abigail F. (Bibi) . Sobre Provas e Demonstrações na aprendizagem da Geometria no Ensino Médio utilizando o aplicativo GeoGebra. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
LIMA, M. L. S.; LINS, Abigail F. (Bibi) . Futuras contribuições da utilização das provas, demonstrações e do aplicativo GeoGebra na aprendizagem da Geometria no Ensino Médio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SANTOS, M. C. ; NASCIMENTO, A. A. ; MACEDO, H. F. L. ; LIMA, M. L. S. . Conhecimentos matemáticos: até que ponto os alunos do último ano da educação básica conseguem argumentar sobre triângulos?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SANTOS, M. C. ; LIMA, M. L. S. ; NASCIMENTO, A. A. ; MACEDO, H. F. L. ; GOMES, L. C. S. . Provas e Demonstrações: novas concepções e olhares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
LIMA, M. L. S.. O auxílio do GeoGebra na verificação de alguns teoremas da Geometria Euclidiana Plana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
LIMA, M. L. S.; LINS, Abigail F. (Bibi) . Uma proposta para o ensino aprendizagem de Geometria do Ensino Médio utilizando o software GeoGebra. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
LIMA, M. L. S.; LINS, Abigail F. (Bibi) . Provas e Demonstrações na aprendizagem da Geometria no Ensino Médio utilizando o aplicativo GeoGebra. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SANTOS, M. C. ; LIMA, M. L. S. . Provas, Demonstrações e Aplicativos na Educação Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
LIMA, M. L. S.; ALVES, B. N. ; OLIVEIRA, S. B. . O GeoGebra como recurso facilitador na verificação de alguns teoremas da Geometria Euclidiana Plana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ALVES, B. N. ; LIMA, M. L. S. . O uso do computador no ensino da Matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
LIMA, M. L. S.; ALVES, B. N. . O GeoGebra como um instrumentalizador do processo de ensino. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
ALVES, B. N. ; LIMA, M. L. S. . A experiência dos trabalhos de Estatística nas aulas de Matemática da E.E.E.M.P. Dr. Elpídio de Almeida. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
LIMA, M. L. S.; ALVES, B. N. . A experiência do uso do software GeoGebra nas aulas de Matemática da EEEMP Dr. Elpídio de Almeida. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
LIMA, M. L. S.. O GeoGebra no Ensino de Matemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SILVA, A. A. ; SILVA, B. F. ; ALVES, B. N. ; SOUSA, E. V. ; LIMA, M. L. S. ; TRAJANO, M. L. S. ; OLIVEIRA, S. B. . O GeoGebra no Ensino da Matemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
GUIMARAES, A. A. ; ARAUJO, J. G. S. ; FREITAS, L. B. S. ; FERREIRA, M. S. A. ; LIMA, M. L. S. ; MORAIS FILHO, D. C. . Resolução e Análise Crítica da Prova de Matemática do ENEM-2009: Uma Contribuição ao Ensino. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
GUIMARAES, A. A. ; ARAUJO, J. G. S. ; FREITAS, L. B. S. ; LIMA, M. L. S. ; MORAIS FILHO, D. C. . Análise da apresentação de números reais por livros didáticos de Matemática do ensino médio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
BARBOSA, M. R. ; ELOY, R. O. ; LIMA, M. L. S. ; OLIVEIRA, K. V. ; SILVA, J. W. A. ; SILVA, K. A. ; SILVA, S. H. ; CAMELO, S. M. . O Geogebra no Ensino de Matemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
OLIVEIRA, K. V. ; SILVA, K. A. ; BARBOSA, M. R. ; LIMA, M. L. S. ; ELOY, R. O. ; SILVA, J. W. A. ; CAMELO, S. M. ; SILVA, S. H. . Geogebra: uma contribuição do PIBID/UFCG para o Ensino de Matemática na EEEFM Dr. Hortêncio Sousa Ribeiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
GUIMARAES, A. A. ; ARAUJO, J. G. S. ; FREITAS, L. B. S. ; LIMA, M. L. S. . Análise da maneira como os números reais são apresentados em livros didáticos do ensino médio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LIMA, M. L. S.. Membro do Comitê Científico (parecerista) do VII Encontro Pernambucano de Educação Matemática (EPEM). 2017.

2.
LIMA, M. L. S.. Membro Avaliador de resumos científicos da XVII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX). 2017.

3.
LIMA, M. L. S.. Coordenação das apresentações dos trabalhos na modalidade Comunicação Oral do ET-07 do IX Encontro Paraibano de Educação Matemática (EPBEM). 2016.

4.
LIMA, M. L. S.. Membro Avaliador de resumos científicos da XVI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE (JEPEX). 2016.

5.
LIMA, M. L. S.. Moderadora de Grupos de Trabalho no VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática (EPBEM) e III Fórum Paraibano de Licenciaturas em Matemática. 2014.

6.
LIMA, M. L. S.. Monitora na VI Semana da Matemática UAME/CCT/UFCG. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, A. A. ; SILVA, B. F. ; ALVES, B. N. ; SOUSA, E. V. ; LIMA, M. L. S. ; TRAJANO, M. L. S. ; OLIVEIRA, S. B. ; SILVA, S. H. . O GeoGebra no Ensino de Matemática. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila Oficina GeoGebra).

2.
SILVA, B. F. ; LIMA, M. L. S. . Análise do livro didático Matemática Completa 2ª série do Ensino Médio. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Análise crítica).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MEDEIROS, K. M.; LIMA, M. L. S.; COSTA JUNIOR, J. R.. Participação em banca de Michelle Frutuoso Ferreira.Jogos matemáticos para a aprendizagem de Função no Ensino Médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba.

2.
MEDEIROS, K. M.; LIMA, M. L. S.; SILVA, J. S.. Participação em banca de Jessyka Luana Diniz de Lima.A calculadora aliada aos jogos matemáticos: um estímulo à Matemática no Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba.

3.
MEDEIROS, K. M.; LIMA, M. L. S.; SILVA, J. S.. Participação em banca de Diego Max Freitas Sarmento.Explicitando o uso da lousa digital e do GeoGebra 3D na formação do professor de Matemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba.

4.
MEDEIROS, K. M.; COSTA JUNIOR, J. R.; LIMA, M. L. S.. Participação em banca de Adriana Alves de Moraes Lima.Somos o que comemos: calculando calorias por meio de modelagem matemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba.

5.
MEDEIROS, K. M.; COSTA JUNIOR, J. R.; LIMA, M. L. S.. Participação em banca de Aldenise Maria da Silva Santana.O geoplano na formulação e resolução de problemas matemáticos: uma ação extensionista no 8o ano. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba.

6.
MACIEL, A. M.; BARBOSA, P. L.; LIMA, M. L. S.. Participação em banca de Petrônio Ferreira de Araújo.O uso de materiais didáticos no ensino de equação do 1o grau. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba.

7.
MACIEL, A. M.; GUIMARÃES, M. E. L.; LIMA, M. L. S.. Participação em banca de Claudenor Silva Torres.O Ensino de Geometria: um relato de construção de conceitos geométricos com o uso de material manipulável. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba.

8.
LINS, Abigail F. (Bibi); SILVA, M. Isabelle; LIMA, M. L. S.. Participação em banca de Leandro Carlos de Souza Gomes.Por um currículo escolar que incentive o uso de provas e demonstrações matemáticas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba.

9.
SILVA, T. P.; LIMA, M. L. S.; PINTO, M. R. O.. Participação em banca de Marília Quaresma Batista.Contribuições do PIBID na formação inicial de professores de Química: avaliação das ações executadas no período de 2011-2013 no contexto da UEPB. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Encontro Pernambuco de Educação Matemática.Parecerista de artigos científicos. 2017. (Encontro).

2.
XVII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE (JEPEX 2017).Avaliadora de resumos científicos. 2017. (Outra).

3.
I Colóquio dos Projetos OBEDUC / Edital 2012 da Região Nordeste. 2016. (Outra).

4.
I Congresso Brasileiro do GeoGebra. 2016. (Congresso).

5.
IX Encontro Paraibano de Educação Matemática.Coordenadora da apresentação dos trabalhos na modalidade Comunicação Oral no ET-07. 2016. (Encontro).

6.
IX Encontro Paraibano de Educação Matemática. 2016. (Encontro).

7.
XVI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE (JEPEX 2016).Avaliadora de resumos científicos. 2016. (Outra).

8.
II Congresso Nacional de Educação. 2015. (Congresso).

9.
III Seminário Anual Observatório da Educação 2013/2016. 2015. (Seminário).

10.
I Congresso Nacional de Educação. 2014. (Congresso).

11.
III Fórum Paraibano de Licenciaturas em Matemática. 2014. (Outra).

12.
II Seminário Anual Observatório da Educação 2013/2016. 2014. (Seminário).

13.
IV Colóquio Brasileiro Educação na Sociedade Contemporânea (COBESC). 2014. (Outra).

14.
VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática. 2014. (Encontro).

15.
XVIII Encontro Brasileiro de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2014. (Encontro).

16.
I Seminário Anual Observatório da Educação. 2013. (Seminário).

17.
VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. 2013. (Congresso).

18.
XVII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2013. (Encontro).

19.
1 Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação. 2012. (Encontro).

20.
II Encontro de Iniciação à Docência da UEPB. 2012. (Encontro).

21.
VII Encontro Paraibano de Educação Matemática. 2012. (Encontro).

22.
I Conferência Latino-Americana de GeoGebra. 2011. (Outra).

23.
I Fórum Paraibano de Licenciatura em Matemática. 2011. (Outra).

24.
II Encontro de Iniciação à Docência PIBID/UFCG. 2011. (Encontro).

25.
VI Semana de Matemática UAME/CCT/UFCG. 2011. (Outra).

26.
XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2011. (Encontro).

27.
I Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UFCG. 2010. (Encontro).

28.
IX ENEPET (Encontro Nordestino dos Grupos PET).Análise da apresentação de números reais por livros didáticos de Matemática do ensino médio. 2010. (Encontro).

29.
VI Encontro Paraibano de Educação Matemática. 2010. (Encontro).

30.
VI Encontro Regional de Educação, Ciência e Tecnologia do CCT-UEPB - "O Desenvolvimento Tecnológico Exponencial e a Nova Ordem Ecológica". 2010. (Encontro).

31.
XV Encontro Nacional dos Grupos PET.Resolução e análise crítica da prova de matemática do ENEM-2009: uma contribuição ao ensino. 2010. (Encontro).

32.
V Semana de Matemática do CCT/UFCG. 2009. (Outra).

33.
V EPEM - Encontro Paraibano de Educação Matemática. 2008. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, M. L. S.. I Encontro de Ensino de Ciências e Matemática. 2016. (Outro).

2.
LIMA, M. L. S.. VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática. 2014. (Congresso).

3.
LIMA, M. L. S.. VI Semana de Matemática UAME/CCT/UFCG. 2011. (Outro).



Outras informações relevantes


1) Aprovação em concurso: * Professora Substituta em Educação Matemática na Universidade Estadual da Paraíba, edital 01/2016/CCT/Dep. de Matemática. Ano 2016.*
2) Atua como Assistente de Edição da Revista Educação Matemática em Foco, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, da Universidade Estadual da Paraíba, cuja editora chefe é a Professora Dra. Kátia Maria de Medeiros. Tarefas desenvolvidas: verificar os artigos submetidos para publicação, especialmente, quanto à formatação, segundo às normas do mencionado periódico.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 12:26:31