Karla Christiane Ribeiro Tanan

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1754417651629084
  • Última atualização do currículo em 28/10/2018


Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Federal de Alagoas. Tem atuado na área de pesquisa em Educação do Campo e Educação Ambiental. Tem experiência no ensino de geografia (fundamental e médio). Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe - UFS, na linha de Pesquisa: Produção do Espaço Agrário. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Karla Christiane Ribeiro Tanan
Nome em citações bibliográficas
TANAN, K. C. R.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Geografia.
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Título: A monopolização do território camponês no município de Igrapiúna/BA e o agronegócio da borracha natural,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Alexandrina Luz Conceição.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Produção do espaço; agronegócio; políticas públicas; produção familiar camponesa; sistema agroflorestal/SAF.
2014 - 2016
Especialização em Ensino de Geografia. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Título: O uso do Google Earth e do Google Maps nas aulas de Geografia.
Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva.
2009 - 2014
Graduação em Geografia.
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Título: O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA- BAHIA.
Orientador: Maria Cleonice Barbosa Braga.




Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em I Colóquio de Estudos Territoriais. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2016 - 2016
Fontes históricas e pesquisa geográfica: contextos, locais de pesquisa e ti. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2012 - 2012
Movimentos Sociais Urbanos. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2012 - 2012
"Luz, Câmera, Inter@ção!". (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2012 - 2012
Oficina de Educação Popular. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2011 - 2011
Conflitos fundiários. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2011 - 2011
I curso de formação política de Geografia da UEFS. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2010 - 2010
Agricultura Familiar e Movimentos Sociais no Campo. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2003 - 2004
Técnicas Adm. & operador de microcomputador. (Carga horária: 180h).
Centro Brasileiro de Cursos, CEBRAC, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Estadual José Ferreira Pinto, CEJFP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Geografia, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Geografia, Carga horária: 20


Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPESB, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: IC - Cotas CNPQ, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20


Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Pós-graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais, apoiado pelo Conselho Nacional de desenvolvimento Científico e Tecnológico e vinculado ao programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe (GPECT/ CNPQ/ PPGEO), coordenação: Profa. Dra. Alexandrina Luz Conceição. Maiores informações: https://grupogpect.org/


Instituto Federal de Alagoas - Campus Piranhas (AL), IFAL, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Geografia - Substituta, Carga horária: 40


Escola Teorema, TEOREMA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Serviço prestado como autônomo, Enquadramento Funcional: Professora de Geografia e Sociologia, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Biodiversidade e Modelagem Ambiental na APA do Pratigi, Baixo Sul da Bahia
Descrição: O programa de pesquisa tem como objetivo realizar estudos sobre a biodiversidade na Área de Proteção Ambiental do Pratigi, no território do Baixo Sul da Bahia, gerando informações que subsidiem políticas públicas de conservação e uso sustentável da flora e da fauna da Mata Atlântica. Numa vertente do programa de pesquisas serão realizados inventários de grupos taxonômicos de relevância reconhecida para avaliar a conservação da fauna e da flora de uma região, tais como plantas lenhosas e herbáceas, aves, mamíferos, anfíbios, abelhas, formigas, besouros, borboletas, libélulas e outros insetos. Na outra vertente serão realizados estudos de mapeamento de desmatamento, resgate da memória local sobre a ocupação do território e seus impactos ambientais e avaliação de qualidade da água. Os resultados das duas vertentes de pesquisa serão trabalhados com o auxílio de ferramentas de geoprocessamento para gerar mapas e modelos que permitam 1) estimar tendências de degradação ambiental e perda de biodiversidade no tempo e no espaço; 2) a distribuição de espécies nos habitats de Mata Atlântica do território do Baixo Sul, e 3) que apontem estratégias de planejamento da paisagem para a conservação da fauna e da flora. Trabalhos de educação ambiental serão parte integrante do programa, como forma de disseminar para as comunidades locais o conhecimento gerado nas pesquisas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
MAPEAMENTO DO ESTOQUE DE CARBONO EM ÁREAS REFERÊNCIA DO SEMI-ÁRIDO
Descrição: O início do século XXI trouxe como principal traço a velocidade da mudança, impulsionada pela consolidação da sociedade do conhecimento, pela convergência tecnológica, pela preocupação com o uso sustentável dos recursos naturais e pelos possíveis impactos provocados por mudanças climáticas. Por outro lado, a demanda de alimentos pela crescente população humana vem intensificando a pressão da exploração dos recursos naturais renováveis e acarretando processos de degradação ambiental em vastas áreas do planeta que, por sua vez, acentuariam as mudanças climáticas. Este problema se torna particularmente evidente nas regiões semi-áridas, onde os ecossistemas são naturalmente frágeis. Os solos deste Bioma estão submetidos a um processo intenso de degradação e desertificação devido à atividade agropastoril extensiva, associada à substituição da vegetação nativa por culturas, principalmente por meio de queimadas e da retirada de madeira. O desmatamento, associado ao manejo inadequado do solo e da água, nos cultivos irrigados, também está levando à degradação e salinização dos solos. Neste contexto, estudos demonstram que a Caatinga é o terceiro Bioma brasileiro mais modificado pelo homem, sendo ultrapassado apenas pela Floresta Atlântica e pelo Cerrado. As alterações dos Biomas pela ação humana modificam o ciclo do carbono e do nitrogênio, dois elementos importantes para manter a dinâmica dos ecossistemas e associados às mudanças climáticas. A intervenção humana no ciclo global do carbono vem ocorrendo há milhares de anos. Entretanto, apenas nos dois últimos séculos o fluxo de carbono antrópico passou a ser comparável ao ciclo de carbono natural. O objetivo deste Projeto é desenvolver estudos inovadores, fazendo uso das Geotecnologias, para avaliar o estoque de carbono e assim obter maior conhecimento e entendimento do balanço e da dinâmica deste elemento no Semi-Árido brasileiro, visando desenvolver estratégias que propiciem o uso sustentável do Bioma Caatinga, nas área.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Karla Christiane Ribeiro Tanan - Integrante / Joselisa Maria Chaves - Integrante / Washington de J. S. da Franca Rocha - Coordenador / Ardemirio de Barros Silva - Integrante / Elane Fiúza Borges - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
2010 - 2011
Modelagem de Zonas de Risco de Incêndios no Parque Nacional da Chapada Diamantina BA
Descrição: Este projeto propõe a implantação de um sistema de informações baseados em geotecnologias para prever e monitorar a instalação e propagação de incêndios no Parque Nacional da Chapada Diamantina. O sistema consiste na implantação de um banco de dados georreferenciados com as variáveis intervenientes dos processos causadores dos incêndios e na modelagem e simulação do fenômeno, por meio da associação e integração do modelo ambiental com mapas de distribuição de focos de calor e de notificações de incêndios. Álgebra de mapas e modelagem multi critério serão os métodos a serem empregados para possibilitar a integração referida. Os mapas resultantes apresentar-se-ão em escala de probabilidade e evidenciarão os locais com maior chance de serem afetados por incêndios florestais. Os resultados obtidos são de grande valia para a orientação e planejamento de equipes envolvidas com a gestão do parque e com a prevenção e combate a incêndios....
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Karla Christiane Ribeiro Tanan - Integrante / Joselisa Maria Chaves - Integrante / Washington de J. S. da Franca Rocha - Coordenador / Ardemirio de Barros Silva - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2012 - 2013
Educação Ambiental no Ecopólo Vale da Juliana na APA do Pratigi - Região do Baixo Sul da Bahia
Descrição: As Áreas de Proteção Ambiental (APA) apresentam-se como local excelente para o desenvolvimento de estudos ambientais, não só pela sua riqueza em biodiversidade, mas por conciliar a manutenção das comunidades que habitam as áreas de APA com o uso sustentável dos recursos naturais. Neste sentido, este trabalho propõe-se analisar o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental no Ecopólo Vale de Juliana na APA do Pratigi (no Baixo Sul da Bahia) em suas repercussões na conservação de áreas protegidas de Mata Atlântica..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Karla Christiane Ribeiro Tanan - Integrante / Joselisa Maria Chaves - Coordenador.
2011 - 2012
Construção de uma base de dados sobre sequestro de carbono no Brasil, com ênfase no semiárido
Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo construir um banco de dados em ambiente SIG para o levantamento mais detalhado das instituições públicas e privadas que pesquisam e trabalham com o tema sequestro de carbono no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Karla Christiane Ribeiro Tanan - Integrante / Joselisa Maria Chaves - Coordenador.
2010 - 2011
Educação ambiental a partir dos dados do projeto de Modelagem de Risco de Incêndios no Parque Municipal de Mucugê- Chapada Diamantina - Bahia
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo analisar como o Projeto Sempre Viva, localizado no Parque Municipal de Mucugê, é agente propagador da Educação Ambiental. Um dos agravantes da Chapada Diamantina são os incêndios que ocorrem periodicamente nos períodos das estações que precedem as secas, devastando grandes áreas de Biodiversidade. As ações antrópicas vêm prejudicando o meio ambiente é por isso a importância de estar aplicando a educação Ambiental nesta região para esclarecer a importância da conservação dos recursos naturais nos dias atuais. A ocorrência de incêndios em florestas nativas está fortemente associada ás transformações nos ecossistemas e nas formas de uso e ocupação do solo, como o desmatamento, práticas agrícolas, limpeza de pastagem e incêndios criminosos torna o fogo como um elemento de ameaça a sobrevivência de inúmeras populações vegetais e animais..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Karla Christiane Ribeiro Tanan - Integrante / Joselisa Maria Chaves - Coordenador.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CHAVES, J.M2014CHAVES, J.M ; SILVA, F. G. ; RAMOS, A. P. A. ; TANAN, K. C. R. . Pesquisa em Ensino e História de Ciências da Terra: afinidades entre as Universidades Estaduais de Campinas e Feira de Santana. Revista Terrae Didatica, v. 10, p. 461-465, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
TANAN, K. C. R.. O uso do sensoriamento Remoto enquanto ferramenta de ensino nas aulas de Geografia. In: Ricardo Santos de Almeida;Angela Fagna Gomes de Souza;José Alegnoberto Leite Fechine. (Org.). Ensino e Aprendizagem em Geografia: Pesquisas e Diálogos socializados no Sertão de Alagoas. 1ed.Florianópolis- SC: Bookess Editora, 2015, v. 1, p. 252-260.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TANAN, K. C. R.; BASTOS, C. A. M. F. ; SANTOS, S. F. . A expansão do uso de agrotóxicos no campo brasileiro e suas interfaces no ambiente e na saúde. In: XVI Encuentro de Geógrafos de América Latina (EGAL), 2017, La paz - Bolívia. EGAL 2017- Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2017.

2.
TANAN, K. C. R.; SILVA, G. R. . O uso do Google Earth e do Google Maps nas aulas de Geografia. In: XVIII Encontro Nacional de Geógrafos, 2016, São Luís - Maranhão. XVIII Encontro Nacional de Geógrafos, 2016.

3.
TANAN, K. C. R.. A expansão do capital no espaço agrário: uma análise sobre o agronegócio da seringueira no baixo sul da Bahia. In: XXIII Encontro Nacional de Geografia Agrária - ENGA, 2016, São Cristovão - SE. XXIII ENGA - Ajuste espacial X soberania (S): A mutiplicidade das lutas e estratégias de reprodução no campo, 2016.

4.
TANAN, K. C. R.. O Uso do Sensoriamento Remoto Enquanto Ferramenta de Ensino nas Aulas de Geografia. In: II Encontro de Geografia do Sertão de Alagoas, 2015, Delmiro Gouveia - Alagoas. Ensino e aprendizagem em Geografia: pesquisas e diálogos socializados no sertão de Alagoas, 2015. p. 252-260.

5.
TANAN, K. C. R.; SANTOS, S. F. ; CHAVES, J.M ; MARQUES, L. S. . A Educação do Campo no Baixo Sul da Bahia: Uma análise da Casa Familiar Rural do Município de Igrapiúna. In: VII Congresso Brasileiro de Geógrafos, 2014, Vitória - ES. VII Congresso Brasileiro de Geógrafos, 2014.

6.
TANAN, K. C. R.; SANTOS, S. F. ; CHAVES, J.M . Desenvolvimento de um banco de dados em ambiente SIG de instituições e Universidades que pesquisam o tema Sequestro de Carbono no Brasil. In: XV Simpósio brasileiro de geografia física aplicada 'Uso e ocupação da terra e as mudanças das paisagens', 2013, Vitória- ES. Anais do simpósio brasileiro de geografia física aplicada. Vitória- ES, 2013. v. 15. p. 75-82.

7.
RIOS, I.Q ; TANAN, K. C. R. ; PINTO, S. F. S. . Análise da arborização urbana do setor A do bairro Parque Ipê- Feira de Santana-BA. In: XV Simpósio brasileiro de geografia física aplicada 'Uso e ocupação da terra e as mudanças das paisagens', 2013, Vitória- ES. Anais do simpósio brasileiro de geografia física aplicada. Vitória- ES, 2013. v. 15. p. 191-199.

8.
SANTOS, S. F. ; TANAN, K. C. R. ; CHAVES, J.M . A utilização das geotecnologias para o ensino de geociências: uma análise no livro didático. In: XV Simpósio brasileiro de geografia física aplicada 'Uso e ocupação da terra e as mudanças das paisagens', 2013, Vitória- ES. Anais do simpósio brasileiro de geografia física aplicada. Vitória- ES, 2013. v. 15. p. 153-158.

9.
TANAN, K. C. R.; SANTOS, S. F. ; CHAVES, J.M ; MARQUES, L. S. . Uma Análise da Educação do Campo a partir da Casa Familiar Rural de Igrapiúna no Baixo Sul Baiano. In: VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária e VII Simpósio Nacional de Geografia Agrária, 2013, João Pessoa. VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária e VII Simpósio Nacional de Geografia Agrária, 2013. p. 1-11.

10.
SANTOS, S. F. ; TANAN, K. C. R. ; CHAVES, J.M . O Estudo de Geociências como auxilio para Educação no Campo. In: VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária e VII Simpósio Nacional de Geografia Agrária, 2013, João Pessoa. VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária e VII Simpósio Nacional de Geografia Agrária, 2013. p. 1-11.

11.
TANAN, K. C. R.; CHAVES, J.M . A Educação Ambiental como Prática Propositiva na Intervenção das Queimadas no município de Mucugê- Chapada Diamantina- BA. In: I Seminário Nacional do grupo de Geoecologia e Planejamento Territorial e IV Seminário do GEOPLAN, 2012, São Cristovão- Sergipe. Conflitos Ambientais e Territoriais: pesca e petróleo no litoral brasileiro. Anais do I Seminário Nacional do grupo de Geoecologia e Planejamento Territorial e IV Seminário do GEOPLAN, 2012.

12.
MARQUES, L. S. ; TANAN, K. C. R. . A Política Pública dos Centros Irradiadores de Manejo de Agrobiodiversidade no Território Brasileiro. In: XXI Encontro Nacional de Geografia Agrária, 2012, Uberlândia. XXI Encontro Nacional de Geografia Agrária-, 2012.

13.
TANAN, K. C. R.; CHAVES, J.M . A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A SUA RELAÇÃO COM A COMUNIDADE LOCAL E VISITANTES NO PARQUE MUNICIPAL DE MUCUGÊ - CHAPADA DIAMANTINA- BAHIA. In: XVII Encontro Nacional de Geógrafos, 2012, Belo Horizonte. Anais do XVII Encontro Nacional de Geógrafos, 2012.

14.
MARQUES, L. S. ; TANAN, K. C. R. ; CHAVES, J.M . Potencialidade agrícola das terras do município de Cícero Dantas (BA): identificação a partir de bancos de dados secundários e Modelo Digital de Terreno.. In: XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2011, Curitiba. Anais XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: MCT/INPE, 2011. v. 15. p. 1-9268.

15.
MARQUES, L. S. ; TANAN, K. C. R. ; FERRARO JUNIOR, L. A. . A Intervenção do Estado Brasileiro Quanto a Agrobiodiversidade: A Proposta dos Centros Irradiadores de Manejo de Agrobiodiversidade.. In: V Simpósio Internacional de Geografia Agrária, 2011, Belém. Anais do V Simpósio Internacional de Geografia Agrária. Belém: Ed. Açaí, 2011.

16.
TANAN, K. C. R.; CHAVES, J.M ; MARQUES, L. S. . Educação Ambiental e Sensoriamento Remoto: Análise Propositiva Sobre o Parque Nacional da Chapada Diamantina. In: VIII Jornadas de Educación en Percepción Remota en el Ámbito del Mercosur., 2011, Alta Gracia- Córdoba. VIII Jornadas de Educación en Percepción Remota en el Ámbito del Mercosur, 2011. v. 1. p. 66-71.

17.
RIOS, I.Q ; TANAN, K. C. R. ; PINTO, S. F. S. ; SILVA, V.S . DINÂMICA ECONÔMICA E POPULACIONAL DO ESTADO DA BAHIA: UMA BREVE ANÁLISE REGIONAL. In: I Simposio Regional de Geografia do Cerrado - SIREGEO, 2010, Barreiras - Bahia. Anais do I Simpósio Regional de Geografia do Cerrado - Siregeo, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
TANAN, K. C. R.; CHAVES, J.M . Educação Ambiental no ecopólo Vale da Juliana na APA do Pratigi- Região do Baixo Sul da Bahia. In: XVII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Feira de Santana, 2013, Feira de Santana. XVII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Feira de Santana, 2013.

2.
TANAN, K. C. R.; CHAVES, J.M . O uso do banco de dados em SIG para a avaliação dos estudos em sequestro de carbono nos biomas brasileiros. In: XVI Seminário de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Feira de Santana, 2012, Feira de Santana. XVI Seminário de Iniciação Cientifica, 2012.

3.
TANAN, K. C. R.; CHAVES, J.M . Construção de uma banco de dados em SIG: perspectiva de compreender como estão sendo desenvolvidas as pesquisas em sequestro de carbono no bioma caatinga. In: VIII Feira do semiárido, 2012, Feira de Santana. VIII Feira do Semiárido- Planejamento e políticas públicas nos territórios de identidade, 2012.

4.
TANAN, K. C. R.; CHAVES, J.M . A Sensibilização Através da Educação Ambiental no Parque Municipal de Mucugê- Chapada Diamantina- Bahia. In: 19 Simpósio de Iniciação Científica da USP, 2011, São Paulo. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2011.

5.
TANAN, K. C. R.; CHAVES, J.M . EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTUDO DO PARQUE MUNICIPAL DE MUCUGÊ - CHAPADA DIAMANTINA (BA). In: XV Seminário de Iniciação Científica- Semiárido e as Mudanças Climáticas., 2011, Feira de Santana-BA. XV Seminário de Iniciação Científica, 2011. p. 803-806.

6.
TANAN, K. C. R.; CHAVES, J.M . Educação Ambiental no Parque Municipal de Mucugê- Chapada Diamantina. In: XIV Seminário de Iniciação Científica, 2010, Feira de Santana. Anais XIV Seminário de Iniciação Científica, 2010.

7.
TANAN, K. C. R.; CHAVES, J.M . Análise da Educação Ambiental no Parque Municipal Mucugê(BA) a Partir do Projeto Sempre Viva. In: 18º Simpósio Internacional de Iniciação Cientifíca da Universidade de São Paulo, 2010, São Paulo. 18º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
TANAN, K. C. R.; SILVA, G. R. . O uso do Google Earth e do Google Maps nas aulas de Geografia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
TANAN, K. C. R.; SANTOS, S. F. ; CHAVES, J.M ; MARQUES, L. S. . A Educação do Campo no Baixo Sul da Bahia: Uma análise da Casa Familiar Rural do Município de Igrapiúna. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SANTOS, S. F. ; TANAN, K. C. R. ; CHAVES, J.M . O Estudo de Geociências como auxilio para Educação no Campo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
TANAN, K. C. R.; SANTOS, S. F. ; CHAVES, J.M ; MARQUES, L. S. . Uma Análise da Educação do Campo a partir da Casa Familiar Rural de Igrapiúna no Baixo Sul Baiano. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
TANAN, K. C. R.; RIOS, I.Q ; PINTO, S. F. S. . Análise da Arborização Urbana do setor A do bairro Parque ipê - Feira de Santana - BA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
SANTOS, S. F. ; TANAN, K. C. R. ; CHAVES, J.M . A utilização das geotecnologias para o ensino de Geociências: Uma análise no livro didático. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
TANAN, K. C. R.; SANTOS, S. F. ; CHAVES, J.M . Desenvolvimento de um banco de dados em ambiente SIG de instituições e Universidades que pesquisam o tema sequestro de carbono no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
TANAN, K. C. R.; CHAVES, J.M . Educação Ambiental no Ecopólo Vale da Juliana na APA do Pratigi - Região do Baixo Sul da Bahia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
TANAN, K. C. R.; CHAVES, J.M . A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRÁTICA PROPOSITIVA NA INTERVENÇÃO DAS QUEIMADAS NO MUNICIPIO DE MUCUGÊ CHAPADA DIAMANTINA- BA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
TANAN, K. C. R.; CHAVES, J.M . Construção de uma banco de dados em SIG: perspectiva de compreender como estão sendo desenvolvidas as pesquisas em sequestro de carbono no bioma caatinga. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
TANAN, K. C. R.; CHAVES, J.M . A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A SUA RELAÇÃO COM A COMUNIDADE LOCAL E VISITANTES NO PARQUE MUNICIPAL DE MUCUGÊ - CHAPADA DIAMANTINA- BAHIA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
TANAN, K. C. R.; CHAVES, J.M . O uso do banco de dados em SIG para a avaliação dos estudos em sequestro de carbono nos biomas brasileiros. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
TANAN, K. C. R.; CHAVES, J.M . Educação Ambiental: Um caso de Estudo no Parque Municipal de Mucugê- Chapada Diamantina (BA). 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
MARQUES, L. S. ; TANAN, K. C. R. ; FERRARO JUNIOR, L. A. . A Intervenção do Estado Brasileiro Quanto a Agrobiodiversidade: A Proposta dos Centros Irradiadores de Manejo de Agrobiodiversidade.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
TANAN, K. C. R.; CHAVES, J.M . Educação Ambiental no Parque Municipal de Mucugê- Chapada Diamantina. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
PINTO, S. F. S. ; RIOS, I.Q ; SILVA, V.S ; TANAN, K. C. R. . DINÂMICA ECONÔMICA E POPULACIONAL DO ESTADO DA BAHIA: UMA BREVE ANÁLISE REGIONAL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Demais tipos de produção técnica
1.
TANAN, K. C. R.; SANTOS, S. F. . O uso de agrotóxicos no campo brasileiro: uma epidemia silenciosa e violenta. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
TANAN, K. C. R.; LIMA, A. S. . Questão Agrária e a Conjuntura Política Nacional. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, L. G.; FECHINE, J. A. L.; TANAN, K. C. R.. Participação em banca de Janaína Santos Firmino.A Funcionalidade do exército de reserva e da mobilidade espacial da força de trabalho: o caso dos trabalhadores migrantes de Delmiro Gouveia- AL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVI Encuentro de Geógrafos de América Latina.A Expansão do uso de agrotóxicos no campo brasileiro e suas interfaces no ambiente e na saúde. 2017. (Encontro).

2.
XVIII Encontro Nacional de Geógrafos.O uso do Google Earth e do Google Maps nas aulas de Geografia. 2016. (Encontro).

3.
XXIII Encontro Nacional de Geografia Agrária - ENGA.A expansão do capital no espaço agrário: uma análise sobre o agronegócio da seringueira no baixo sul da Bahia. 2016. (Encontro).

4.
Fórum de debates: Agrotóxicos: desenvolver ou destruir?. 2015. (Outra).

5.
XV Encuentro de Geógrafos de América Latina. 2015. (Encontro).

6.
VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. A Educação do Campo no Baixo Sul da Bahia: Uma análise da Casa Familiar Rural do Município de Igrapiúna. 2014. (Congresso).

7.
NPGEO: 30 anos de produção do conhecimento. 2013. (Encontro).

8.
VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária e VII Simpósio Nacional de Geografia Agrária.Uma Análise da Educação do Campo a partir da Casa Familiar Rural de Igrapiúna no Baixo Sul Baiano. 2013. (Simpósio).

9.
XVII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Estadual de de Feira de Santana.Educação Ambiental no Ecopólo Vale da Juliana na APA do Pratigi - Região do Baixo Sul da Bahia. 2013. (Seminário).

10.
XV Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada.Desenvolvimento de um banco de dados em ambiente SIG de instituições e Universidades que pesquisam o tema Sequestro de Carbono no Brasil. 2013. (Simpósio).

11.
2 Seminário do Grupo de pesquisa em Geografia e Movimentos Sociais (GEOMOV). 2012. (Seminário).

12.
II Semana dos Calouros de Geografia da UEFS. 2012. (Outra).

13.
I Seminário de estágios na UEFS: Como estamos? Onde queremos chegar?. 2012. (Seminário).

14.
I Seminário Nacional do grupo de Geoecologia e Planejamento Territorial e IV Seminário do GEOPLAN.A Educação Ambiental como Prática Propositiva na Intervenção das Queimadas no município de Mucugê- Chapada Diamantina- BA. 2012. (Seminário).

15.
Seminário "Luz, câmera, interação. 2012. (Seminário).

16.
VIII Encontro Baiano dos Estudantes de Geografia "Da Monocultura do Cacau ao PAC: No Discurso do Desenvolvimento à Reprodução da Miseria".. 2012. (Encontro).

17.
XVII Encontro Nacional de Geógrafos.A Educação Ambiental e a sua relação com a comunidade local e visitantes no Parque Municipal de Mucugê- Chapada Diamantina-BA. 2012. (Encontro).

18.
XVI Seminário de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Feira de Santana.O uso do banco de dados em SIG para a avaliação dos estudos em sequestro de carbono nos biomas brasileiros. 2012. (Seminário).

19.
III Seminário de Atuação e Formação do Profissional em Geografia. 2011. (Seminário).

20.
II Seminário do PIBID/UEFS- Avaliação de Programas e Projetos de Formação de discentes: Contextos e Desafios. 2011. (Seminário).

21.
I Semana de Calouros de Geografia da UEFS. 2011. (Outra).

22.
I Seminário de Estágio Supervisionado das Licenciaturas da UEFS: Formação Inicial e Estágio Supervisionado: Concepções, desafios e perspectiva.. 2011. (Seminário).

23.
I Seminário Sobre Assistência Estudantil das Universidades Estaduais da Bahia (UEBAs)- "Políticas de Permanência e Assistência Estudantil". 2011. (Seminário).

24.
Seminário EEA+20 Trajetórias e Perspectiva da Equipe de Educação de Estudo e Educação Ambiental da UEFS. 2011. (Seminário).

25.
Seminário Estado, Direito e Movimentos Sociais. 2011. (Seminário).

26.
V GeoNordeste; V Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoreamento Remoto. 2011. (Simpósio).

27.
VI Fórum e I Encontro Nacional Estado, Capital, Trabalho "A Geopolítica Imperialista dos Estados/Nações e a Política de Ocupação de Terras/Territórios". 2011. (Encontro).

28.
V Simpósio Internacional de Geografia Agrária.A Intervenção do Estado Brasileiro Quanto a Agrobiodiversidade: A Proposta dos Centros Irradiadores de Manejo de Agrobiodiversidade.. 2011. (Simpósio).

29.
XV Seminário de iniciação Científica da Universidade Estadual de Feira de Santana.Educação Ambiental: Um caso de Estudo no Parque Municipal de Mucugê- Chapada Diamantina (BA). 2011. (Seminário).

30.
XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. 2011. (Outra).

31.
I Seminário de Atuação e Formação do Profissional em Geografia. 2010. (Seminário).

32.
I Seminário do Grupo de Pesquisa em Geografia e Movimentos Sociais. 2010. (Seminário).

33.
I Simpósio Regional de Geografia do Cerrado.DINÂMICA ECONÔMICA E POPULACIONAL DO ESTADO DA BAHIA: UMA BREVE ANÁLISE REGIONAL. 2010. (Simpósio).

34.
Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência- SBPC no Recôncavo da Bahia. 2010. (Encontro).

35.
Seminário (Re) Pensando em Geografia na Modernidade. 2010. (Seminário).

36.
Seminário Gestão das Águas no Estado da Bahia. 2010. (Seminário).

37.
VII Encontro Baiano de Estudantes de Geografia. 2010. (Encontro).

38.
VII Feira do Semi-Árido: Saberes e Fazeres do Semi- Árido Contemporâneo. 2010. (Outra).

39.
XIV Semana de Geografia da Universidade Estadual de Feira de Santana: Fenomenologia, Geossistemas e Marxismo: Perspectivas do Pensamento Geográfico Contemporâneo. 2010. (Outra).

40.
XIII Semana de Geografia da Universidade Estadual de Feira de Santana: "Fazer e Pensar Geografia no contexto da(s) crise(s)". 2009. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TANAN, K. C. R.. III Encontro Nacional e IX Fórum Estado, Capital, Trabalho. 2015. (Outro).

2.
TANAN, K. C. R.. II Semana dos Calouros de Geografia da UEFS. 2012. (Outro).

3.
TANAN, K. C. R.. I Semana de Calouros de Geografia da UEFS. 2011. (Outro).

4.
TANAN, K. C. R.. V Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto(GEONORDESTE) e III Seminário de Geotecnologias. 2011. (Outro).

5.
TANAN, K. C. R.. III Seminário de atuação e formação do profissional em geografia. 2011. (Outro).

6.
TANAN, K. C. R.. II Seminário de Formação e Atuação do Profissional em Geografia. 2010. (Outro).

7.
TANAN, K. C. R.. XIV Semana de Geografia da Universidade Estadual de Feira de Santana: Fenomenologia, Geossistemas e Marxismo: Perspectivas do Pensamento Geográfico Contemporâneo. 2010. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 23:15:08