Luciana Fernandes Lopes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8208829379363105
  • Última atualização do currículo em 30/08/2018


Bacharel Interdisciplinar em Humanidades com ênfase em Relações Internacionais- pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Estudos Portugueses pela Universidade de Coimbra - Portugal. Graduação em andamento curso de Direito (UFBA). Atua nos seguintes temas: Relações Internacionais, Direitos Humanos, Educação e Gestão cultural. (Texto informado pelo autor) (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciana Fernandes Lopes
Nome em citações bibliográficas
LOPES, L. F.


Formação acadêmica/titulação


2014
Graduação em andamento em Direito.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2009 - 2013
Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Humnidades.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2010 - 2012
Graduação em Estudos Portugueses e Lusófonos.
UNIVERSIDADE DE COIMBRA, FPCEUC, Portugal.
com período sanduíche em Universidade de Coimbra (Orientador: Antonia Torreão Herrera (UFBA) e Ana C. Macário Lopes (UC)).
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
? Oficina Mapeamento para Diversidade Cultural. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em ? Escrita Criativa: Poéticas do Não-dito, do Inter. (Carga horária: 16h).
Universidade de Coimbra, UC, Portugal.
2011 - 2011
? Eurocentrismo, Racismo e Educação: Legados e Des. (Carga horária: 16h).
Universidade de Coimbra, UC, Portugal.
2009 - 2009
Extensão universitária em Obra de Mikhail Bakhtin: conceitos-chave. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade de Coimbra, UC, Portugal.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Capes, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Desafios e alternativas digitais para a salvaguarda e difusão do patrimônio público documental arquivístico audiovisual
Descrição: A pesquisa investigará a relação dos conceitos de informação e consciência, memória e conhecimento, salvaguarda e acesso remoto no contexto da conversão digital de documentação arquivística audiovisual pública. A problemática conduzirá à reflexão sobre a salvaguarda dos originais e suas versões digitais, a organização da memória social, o acesso ao conhecimento potencial advindo de acervos audiovisuais públicos, bem como sobre os conceitos de memória no contexto da preservação aliada ao acesso remoto. Aspectos técnicos serão contemplados na pesquisa, com relação aos requisitos mínimos necessários à preservação dos acervos audiovisuais em meio digital, em rolos, em vhs, em betacam, entre outros formatos requisitos. Também com relação a instrumentos de catalogação e gerenciamento de arquivos, e sobre as melhorias para o acesso remoto às versões digitais dos documentos. Baseados metodologicamente em princípios dialéticos materialistas, entendemos que a conversão digital de arquivos audiovisuais associados à história do país, constituintes do acervo arquivístico público, resulta em conteúdos informacionais que contribuem significativamente para a construção e a preservação da memória social e da documentação audiovisual histórica, além de constituir, via acesso remoto, elementos importantes para a promoção da ampliação da consciência dos indivíduos e, por conseguinte, da consciência coletiva sócio-histórica. Nesse sentido, iremos formular abordagens teóricas e conceituais e procedimentos técnicos orientados à salvaguarda de documentação audiovisual, à conversão digital, à preservação destas versões digitais e ao acesso remoto a documentos permanentes, visando ao desenvolvimento de um modelo de preservação para acervos arquivísticos audiovisuais públicos . Como resultados esperados, investiremos na publicação de comunicações escritas/orais em eventos científico/extensionistas e de artigos científicos em periódicos nacional e internacional; um livro sobre a temática da salvaguarda de patrimônio documental audiovisual; em memórias, referências, ações e produtos da pesquisa depositados no Repositório Institucional da UFBA; na atualização de estudantes de graduação e no aprimoramento técnico-científico de pesquisadores no campo da preservação de documentação audiovisual..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Luciana Fernandes Lopes - Coordenador / Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva - Integrante.
2011 - 2012
A palavra do Escritor
Descrição: Descrição: O projecto A palavra do escritor tem como objetivo apresentar um conjunto de autores contemporâneos através da sua receção na imprensa. O resultado final materializar-se-á numa coleção de cinco e-books sobre Lídia Jorge, Hélia Correia, Gonçalo M. Tavares, Jacinto Lucas Pires e José Luís Peixoto, onde se recolherão entrevistas e recensões publicadas durante a primeira década do século XXI, nos periódicos Ler, Jornal de Letras, Expresso, Diário de Notícias e Público. O projeto tem a coordenação de Ana Maria Machado e a colaboração de alunos de Literatura Portuguesa, do 1.º ciclo de ensino. A introdução de cada volume é assinada por membros do Centro de Literatura Portuguesa. O projeto tem a duração de um ano (Novembro de 2011 a Novembro de 2012) e poderá ser prolongado com atualizações e novos autores...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Luciana Fernandes Lopes - Coordenador / Ana Maria Machado - Integrante / Jessica de Siqueira Medeiroa - Integrante / Thales Stewart Avelar - Integrante.


Projetos de extensão


2012 - 2013
Formação em pesquisa voltada para cartografia, registros de saberes, práticas e políticas culturais
Descrição: A Ação Curricular em Comunidade e Sociedade se volta para formação de estudantes de graduação da UFBA, junto com jovens pesquisadores locais de ensino médio e de graduação oriundos do território Kaimbé e do território pluricultural de Itapuã, em pesquisa, cartografia, registros e outras atividades culturais na perspectiva da produção colaborativa co-autoral e intercultural com foco nos saberes e práticas e na diversidade como tema central e transversal nas Políticas Culturais.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luciana Fernandes Lopes - Integrante / Clelia Neri Cortes - Coordenador.
2012 - Atual
Observatório da Pacificação Social via MESCs
Descrição: As ações do Observatório da Pacificação Social tiveram início com o ACCS ?Observatório da Pacificação Social via MESCs? em 13 de agosto do ano de 2012 e atualmente abrangem as ações de todos os projetos vinculados ao programa, todos pautados na metodologia da pesquisa-ação decorrente da ação intervencionista, que objetiva sobretudo a geração de tecnologia social em prol das comunidades atendidas e de outras que possam serem assim beneficiadas mediante os resultados obtidos em decorrência da interação ensino, pesquisa e extensão.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luciana Fernandes Lopes - Integrante / Ana Paula Rocha Bomfim - Coordenador.


Outros Projetos


2011 - 2012
Semana Cultural Brasileira
Descrição: Semana Cultural Brasileira "Brasil, um mosaico cultural" Em tempos como o nosso, de intensas relações sócio-culturais entre os povos, muitas vezes a imagem que temos um do outro é constituída por estereótipos e limitada pela grande mídia ou por idéias simplificadoras, superficiais.Tendo isso em conta, estudantes e docentes que compõem o projeto ¬¬- iniciado com o Programa de Licenciaturas Internacionais, cujo intuito é a dinâmica da troca entre universidades brasileiras e a Universidade de Coimbra ? perceberam a importância da existência de intercâmbio não apenas no nível acadêmico, mas também nos níveis social e cultural. Surge então a Semana Cultural Brasileira, um projeto interdisciplinar, visando expor e clarificar, através de diferentes esferas acadêmicas (estudantes de graduação, de pós-graduação e docentes), a complexidade cultural brasileira e algumas de suas manifestações sociais e artísticas.Trabalhos que abordam a temática cultural brasileira assim como exposições livres e eventos, serão apresentados ao longo dessa Semana, articulando a Academia e a sociedade civil.Afinal, o que é ser brasileiro? Quem são os brasileiros?Não se reconhecem os brasileiros por um traço único, mas por sua diversidade fisionômica, social e cultural. Não pelo que trazem em seus traços físicos, mas pelos variados costumes e expressões culturais. Não há definições que impliquem homogeneidade.Falar do Brasil é falar de um país-continente e de plural.Por isso, a Semana Cultural Brasileira, através dos alunos do PLI, juntamente com alunos brasileiros de pós-graduação e docentes - de diferentes regiões e universidades - vêm mostrar a rica variedade desse grande mosaico cultural que é o Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Luciana Fernandes Lopes - Integrante / Maria Aparecida Ribeiro - Coordenador / Jessica de Siqueira Medeiroa - Integrante / Fernanda Aparecida Justo da Silva - Integrante / Andreia Moro Maranho - Integrante.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica

Demais tipos de produção técnica
1.
Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva ; LOPES, L. F. . Desafios e alternativas digitais para a salvaguarda e difusão do patrimônio. 2014. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
LOPES, L. F.; MEDEIROS, J. S. ; RIBEIRO, M. A. . Semana Cultural Brasileira: As viagens do carnaval. 2012 (Cultural).

2.
LOPES, L. F.; MEDEIROS, J. S. . Semana Cultural Brasileira: Brasil, um mosaico cultural. 2011 (Interdisciplinar).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Segundo Seminário CRIDI de pesquisas.? Preservação digital de acervos arquivísticos audiovisuais: desafios contemporâneos?. 2014. (Seminário).

2.
Colóquio Internacional Post-Modernismo e Post-Colonialismo. História, Literatura e jogos de poder. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. 2012. (Outra).

3.
Encontro Interncaional Memórias de tanta guerra- guerras coloniais, guerras de libertação , guerras civis em Angola e Moçambique. Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. 2012. (Encontro).

4.
II Seminário Políticas para Diversidade Cultural. ICBA. 2012. (Seminário).

5.
Congresso Internacional O Século do Romance, Realismo e Naturalismo na Ficção Oitocentista. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. 2011. (Congresso).

6.
A lusofonia no Quadro de uma Cultura de Língua Portuguesa. 2010. (Outra).

7.
Como se aprende a ler?, integrada ao Ciclo de Conferências Questões-chave da Educação organizado pela Fundação Manuel dos Santos. 2010. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva ; LOPES, L. F. . 2º SECRIDI- Seminário CRIDI de pesquisas. 2014. (Outro).

2.
BANDEIRA, M. G. ; LOPES, L. F. . EXPO IHAC - Semana de Atividades Interdisciplinares em Artes, Ciências e Humanidades. 2014. (Exposição).

3.
LOPES, L. F.; Laboratorio de Análise Política Mundial Labmundo . III Semana Baiana de Relações Internacionais. 2013. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva ; LOPES, L. F. . 2º SECRIDI- Seminário CRIDI de pesquisas. 2014. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 12:32:51