Caio Cesar Portella Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7136341571074964
  • Última atualização do currículo em 12/09/2018


Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e graduado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). Atua como docente e coordenador do curso de graduação em Psicologia do Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel (IMESSM). Compõe o Núcleo de Educação e Medicalização do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP). Possui como áreas de interesse estudos sobre Psicologia Social e Comunitária, Saúde e Educação na abordagem histórico-cultural e os temas: Saúde Mental, Medicalização da Infância, Fracasso Escolar, Educação infantil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Caio Cesar Portella Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, C. C. P.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: SENTIDOS DE PROFESSORAS E DE UMA PSICÓLOGA QUE ATUA NA ÁREA EDUCACIONAL,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Izabella Mendes Sant'ana.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Medicalização da Infância; Psicologia Histórico-Cultural; Fracasso Escolar.
Grande área: Ciências Humanas
2007 - 2011
Graduação em Psicologia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Psicologia, educação e políticas públicas. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Desenvolvimento de processos criativos na criança. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2007 - 2007
Psicologia Social da Arte. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL, IMESSM_PPROV, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Psicologia, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

Atividades

07/2017 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos de Pesquisa em Psicologia
Psicologia do Desenvolvimento II
Estágio Profissional em Psicologia Escolar: ênfase em educação infantil
Estágio Profissional em Orientação Profissional
02/2017 - 07/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processos Grupais
Processos Psicológicos Básicos I
Psicologia Escolar
Estágio Profissional em Psicologia Escolar: ênfase em educação infantil
Estágio de Núcleo Básico III
07/2016 - 03/2017
Outras atividades técnico-científicas , Coordenação de Eventos Científicos e Culturais, Coordenação de Eventos Científicos e Culturais.

Atividade realizada
Coordenador.
07/2016 - 12/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Básico Supervisionado II - Desenvolvimento de Pesquisa
Estágio Profissional em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano
Estágio Profissional em Psicologia Escolar: ênfase em educação infantil
Métodos de Pesquisa em Psicologia
Psicologia das Diferenças
02/2016 - 07/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Básico Supervisionado I - Observação e Práticas Profissionais
Estágio Básico Supervisionado III - Psicologia e Arte
Estágio Profissional em Psicologia Escolar: ênfase em educação infantil
Processos Grupais
Psicologia do Desenvolvimento I
07/2015 - 12/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Básico Supervisionado II - Desenvolvimento de Pesquisa
Métodos de Pesquisa em Psicologia
Processos Psicológicos Básicos III
Teorias e Técnicas em Psicologia III

Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 6
Outras informações
Contrato de caráter substituto e temporário.

Atividades

09/2015 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dificuldades de Aprendizagem
09/2015 - Atual
Extensão universitária , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação e Orientação do Projeto Brinquedista.

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 2
Outras informações
Disciplina: Psicologia da Educação Cursos: Licenciatura em Química e Licenciatura em Biologia

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 2
Outras informações
Disciplina: Psicologia da Educação Cursos: Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática

Atividades

04/2013 - 04/2015
Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba.

Atividade realizada
Integrante do Grupo de Pesquisa: Cotidiano escolar e sentidos do trabalho pedagógico.

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Graduação em Psicologia

Atividades

03/2014 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Medicina de Botucatu, Faculdade de Medicina de Botucatu.

Atividade realizada
Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa: Psicologia Histórico-Cultural e Saúde Coletiva.
03/2011 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências de Bauru, Faculdade de Ciências de Bauru.

Atividade realizada
Integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa "Psicologia Social e Educação: Contribuições do Marxismo".
03/2011 - 12/2011
Estágios , Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Psicologia.

Estágio realizado
Estágio na área de Psicologia Social Comunitária, sob supervisão da Profª. Dra. Nilma Renildes da Silva.
03/2011 - 12/2011
Estágios , Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Psicologia.

Estágio realizado
Estágio em Clínica Psicanalítica com Adolescentes, sob supervisão da Profª. Me. Cristiane Araújo Dameto.
03/2011 - 12/2011
Estágios , Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Psicologia.

Estágio realizado
Estágio na área de Psicologia da Educação e Desenvolvimento Humano, sob supervisão do Prof. Dr. Angelo Antonio Abrantes.
12/2010 - 10/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Psicologia.

Cargo ou função
Membro titular do Conselho do Curso de Psicologia, na condição de representante discente, de 19/12/2010 a 18/12/2011, conf. Portaria do Diretor da FC.C.BRU nº 6/2011.
11/2010 - 10/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências de Bauru, .

Cargo ou função
Membro titular da Congregação, na condição de representante discente, de 22/11/2010 a 15/10/2011, conf. Portaria do Diretor da FC.C.BRU nº 106/2010.
11/2010 - 10/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Psicologia.

Cargo ou função
Membro suplente do Conselho do Departamento de Psicologia na condição de representante discente, de 08/11/2010 a 15/10/2011, conf. Portaria do Diretor da FC.C.BRU nº 91/2010.
11/2010 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Psicologia.

Cargo ou função
Membro titular do Conselho do Curso de Psicologia, na condição de representante discente, de 08/11/2010 a 18/12/2010, conf. Portaria do Diretor da FC.C.BRU nº 90/2010.
10/2009 - 10/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências de Bauru, .

Cargo ou função
Membro titular da Congregação, na condição de representante discente, de 16/10/2009 a 15/10/2010, conf. Portaria do Diretor da FC.C.BRU nº 119/2009.
2007 - 2007
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências de Bauru, Faculdade de Ciências de Bauru.

Atividade realizada
Participação em projeto de pesquisa do Prof. Dr. Sandro Caramaschi, com Bolsa de Apoio Acadêmico e Extensão I.

Centro Acadêmico de Psicologia, CAPSI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Membro do Grupo Gestor

Atividades

10/2010 - 10/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Acadêmico de Psicologia, .

Cargo ou função
Membro da Gestão 23 de Maio.
10/2008 - 10/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Acadêmico de Psicologia, .

Cargo ou função
Membro da Gestão Mimesis.
10/2007 - 10/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Acadêmico de Psicologia, .

Cargo ou função
Membro da Gestão Zelus.

Associação Comunitária Caná, PROJETO CANÁ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Educador Social, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Psicologia, Escola e Comunidade: ações e aproximações no contexto da proteção de crianças e adolescentes
Descrição: O projeto de pesquisa visa investigar as percepções de alunos, educadores e pais sobre temas relativos às políticas e aos direitos da infância e adolescência a partir da criação de espaços de discussão com esses atores. Também pretende conhecer as percepções de psicólogos ligados à área educacional e de profissionais das áreas da Assistência Social sobre o papel do psicólogo escolar na proteção de crianças e adolescentes, buscando contribuir para a construção de referências teórico-práticas sobre essa possibilidade de atuação psicossocial..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Caio Cesar Portella Santos - Integrante / Izabella Mendes Sant'Ana - Coordenador / Lucia Veiga Schermack - Integrante / Gabriela Lawal - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2012 - Atual
Psicologia e Educação: sentidos do trabalho docente e contribuições para a formação e atuação de professores
Descrição: A Psicologia Educacional e Escolar tem um papel importante na formação inicial e continuada de professores e pode oferece contribuições relevantes para o contexto educativo. Este estudo visa conhecer os sentidos do trabalho docente e as opiniões dos educadores sobre como os conhecimentos teórico-práticos da Psicologia Educacional e Escolar podem contribuir para a sua formação e atuação no contexto de uma escola pública de Ensino Fundamental da região de Sorocaba. Os procedimentos que serão usados incluem: observação participante, entrevistas, bem como encontros de discussão e de formação continuada com um grupo de professores, segundo um método qualitativo de pesquisa. Isto permitirá a construção de um conjunto de informações acerca das percepções, práticas, desafios e possibilidades presentes na realidade escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Caio Cesar Portella Santos - Integrante / Izabella Mendes Sant'Ana - Coordenador / Lucia Veiga Schermack - Integrante / Agatha Fernandes Faustino da Cunha - Integrante.
2009 - 2009
Representação social sobre sindicatos elaborada a partir de docentes da Unesp/Bauru filiados ou não ao seu respectivo sindicato
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2010 - 2011
Projeto Educação sem Fronteiras
Descrição: Alunos dos cursos de Psicologia e Pedagogia da UNESP ? Bauru participam de um projeto de extensão realizado em escolas municipais a partir de agosto de 2010. Este trabalho tem como objetivo introduzir a Psicologia na realidade escolar de forma crítica e transformadora, atuando diretamente com professores e alunos do 1º ao 5º ano. As atividades realizadas visarão trabalhar a comunicação em múltiplas linguagens e mediar o processo de diferenciação da escrita por meio da introdução dos signos nas funções mnemônicas e expressivas. Por meio deste trabalho poderemos iniciar a conquista de um novo espaço para a Psicologia no contexto educacional, espaço este que supere as concepções patologizantes e biologizantes e dissemine uma perspectiva sócio-histórica de indivíduo e de fracasso escolar. As atividades serão realizadas nas seguintes escolas municipais de Bauru: EMEF Maria Chaparro Costa, EMEF Prof. Geraldo Arone e EMEF Lourdes de Oliveira Colnagui, às segundas-feiras pela manhã e às quartas-feiras à tarde. A presente proposta se referirá especificamente ao trabalho a ser realizado na EMEF Geraldo Arone. De agosto de 2010 a dezembro de 2011..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2009 - 2012
Pedagogia e Psicologia Social: em busca de uma ação emancipadora no bairro Ferradura Mirim
Descrição: O Projeto Pedagogia e Psicologia Social: em busca de uma ação emancipadora no Bairro Ferradura Mirim tem como base o projeto desenvolvido em parceria pela Fundação Odebrecht e o Serviço Social do Mosteiro de São Bento da Bahia, iniciou-se em 10 de Março de 2007 no Bairro Ferradura Mirim. O espaço para o desenvolvimento do trabalho foi cedido pelo Projeto Caná dirigido por voluntários em geral da Igreja Católica. O objetivo principal do projeto é propiciar a construção da capacidade de resolução de problemas num grupo de jovens e adultos, que se encontram numa faixa etária entre treze e dezoito de idade, enfatizando a inserção social e intelectual dos mesmos, visando a formação crítica-reflexiva. Os encontros ocorrem aos sábados e tem duração média de quatro horas, onde são aplicadas atividades como dinâmica em grupo que trabalham a identidade grupal, educação em direitos humanos, a integração e a cidadania ativa, sempre considerando a realidade cultural em que estão inseridos, atividades que são finalizadas com abertura de plenários, nos quais cada um tem oportunidade de fazer críticas e comentários a respeito do que foi proposto, visando a socialização e o desenvolvimento do pensamento crítico de cada participante. Os extensionistas se reúnem semanalmente antes dos encontros para discutir as atividades que foram e que serão aplicadas, numa proposta de ação-reflexão-ação, que resulta na análise do que foi aplicado e com base nesta, a organização de atividades futuras. A Pedagogia e a Psicologia comunitária aplicada não visa apenas a formação dos jovens do Bairro Ferradura Mirim, como também contribuir na formação dos futuros pedagogos e psicólogos postos como agentes potenciais de transformação da realidade social. Para 2011, os extensionistas tem pretndem continuar o trabalho em Educação em Direitos Humanos e fortalecer o protagonismo juvenil..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2009
Apoio pedagógico colaborativo para alunos com dificuldade de aprendizagem
Descrição: Este projeto interdepartamental de natureza colaborativa oferecer apoio pedagógico para alunos com dificuldades de aprendizagem, por meio de uma atuação pedagógica, lúdica, desafiadora e problematizadora, planejando a ação educativa de forma a contemplar a diversidade dos alunos, estimulando a criatividade, elevando a auto-estima, e construindo saberes, bem como contribuir na formação de alunos de Pedagogia e da psicologia, oportunizando espaços para práticas educativas em ambiente educacional não formal..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, C. C. P.2017 SANTOS, C. C. P.; SANTANA, I. M. . Educação, medicalização e desenvolvimento humano: uma leitura a partir da teoria histórico-cultural (Education, medicalization and human development: a reading based on the historical cultural theory). Crítica Educativa, v. 2, p. 248, 2017.

2.
CAPELLINI, V. L. M. F.2016 CAPELLINI, V. L. M. F. ; SANTOS, C. C. P. ; Cusinato, C. ; Lepre, R. M. . Experiência com adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Revista Ciência em Extensão, v. 12, p. 61-69, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTANA, I. M. ; SANTOS, C. C. P. . Desenvolvimento, Aprendizagem e Educação Escolar em Alexei Leontiev. In: Paulo Gomes Lima; Meira Chaves Pereira. (Org.). Fundamentos da Educação: Recortes e Discussões. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2015, v. 5, p. 1-408.

2.
SANTANA, I. M. ; SANTOS, C. C. P. . O Pensamento Pedagógico de Lev Semionovitch Vigotski. In: Paulo Gomes Lima. (Org.). Fundamentos da Educação: Recortes e Discussões. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2014, v. 1, p. 115-130.

3.
SANTOS, C. C. P.; MATTOS, B. M. ; LIMA, G. M. L. G. ; GOES, I. S. . Uma Análise Crítica Sobre Questões Atuais da Psicologia Escolar. In: Vera Lúcia Messias Fialho Capellini. (Org.). Formação de professores : compromissos e desafios da educação pública. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013, v. 1, p. 340-347.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Cusinato, C. ; SANTOS, C. C. P. . Institucionalização Sem Muros: A permanência (ou não) das práticas manicomiais nos serviços substitutivos de saúde mental. In: XI Encontro Regional ABRAPSO São Paulo, 2013, Botucatu. Anais do XI Encontro Regional ABRAPSO São Paulo. Botucatu: ABRAPSO, 2013. v. 1.

2.
SANTOS, C. C. P.; Cusinato, C. . A atuação do psicólogo frente ao processo de medicalização da infância e seu (des)compromisso com a educação. In: XI Encontro Regional ABRAPSO São Paulo, 2013, Botucatu. Anais do XI Encontro Regional ABRAPSO São Paulo. Botucatu: ABRAPSO, 2013. v. 1.

3.
SANTOS, C. C. P.; Cusinato, C. ; SOUZA, A. F. B. ; YAMAGUCHI, L. H. ; CAPELLINI, V. L. M. F. ; Lepre, R. M. . Pedagogia e Psicologia Social: uma reflexão da realidade e formação de consciência crítica em grupo de adolescente no Bairro Ferradura Mirim. In: V Congresso Internacional de Psicologia- Psicologia: de onde viemos, para onde vamos?, 2012, Maringá. Anais do V CIPSI. Maringá: UEM, 2012. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, C. C. P.; SANTANA, I. M. . Educação, Medicalização e Desenvolvimento Humano: uma leitura a partir da Psicologia Histórico-Cultural. In: II ENCONTRO PAULISTA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL, 2014, Bauru. Anais do II ENCONTRO PAULISTA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL, 2014.

2.
SANTOS, C. C. P.; Cusinato, C. ; CAPELLINI, V. L. M. F. ; Lepre, R. M. . Relatando algumas ações do projeto de extensão desenvolvido no bairro Ferradura Mirim. In: III Congreso Brasileiro de Educação, 2011, Bauru. Anais do III CBE. Bauru: FC/UNESp, 2011. v. 1.

3.
SANTOS, C. C. P.; GOES, I. S. ; MATTOS, B. M. ; LIMA, G. M. L. G. . Uma análise crítica sobre questões atuais da Psicologia Escolar. In: III Congreso Brasileiro de Educação, 2011, Bauru. Anais, 2011.

4.
SANTOS, C. C. P.; Cusinato, C. ; COUTINHO, J.L. de O. ; CAPELLINI, V. L. M. F. ; Lepre, R. M. . Pedagogia e psicologia social: em busca de uma ação emancipadora no Bairro Ferradura Mirim. In: X Encontro Regional ABRAPSO São Paulo, 2010, Taubaté. Anais do X Encontro Regional ABRAPSO São Paulo. Taubaté: ABRAPSO, 2010. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, T. G. ; DOMICIANO, A. ; BIZ, L. S. ; MARCOLINO, L. B. S. ; VICTORIO, M. ; AVERSA, O. ; DONATO, R. C. ; PICOLO, T. B. S. ; PETRONI, E. T. S. ; SANTOS, C. C. P. . Projeto de Extensão Brinquedista: a função da mediação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS, C. C. P.. Medicalização da Educação: um olhar sobre os transtornos não especificados do desenvolvimento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SANTOS, C. C. P.; ASBAHR, F. S. F. . Medicalização da Vida: um olhar contextualizado para a atuação do psicólogo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SANTOS, C. C. P.; SANTANA, I. M. . Medicina Higienista e a Escola: Raízes da Educação Medicalizada no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, C. C. P.; Cusinato, C. ; MAIA, G. L. . Aspectos Psicológicos da Motivação em Aprendizes do Ensino Fundamental sob a Perspectiva Histórico-Cultural. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SANTOS, C. C. P.; Cusinato, C. . Enfrentando a Medicalização: o desenvolvimento da atenção através da produção de motivos nos alunos mediante a atividade pedagógica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SANTOS, C. C. P.; SANTANA, I. M. . Educação, Medicalização e Desenvolvimento Humano: uma leitura a partir da Psicologia Histórico-Cultural. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS, C. C. P.; Cusinato, C. . A Atuação do Psicólogo na Rede Pública de Ensino Frente ao Processo de Medicalização da Infância e seu (Des)Compromisso com a Educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SANTOS, C. C. P.; SANTANA, I. M. . MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: SENTIDOS E PRÁTICAS DE PROFESSORES E PSICÓLOGOS QUE ATUAM NA ÁREA EDUCACIONAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
Cusinato, C. ; SANTOS, C. C. P. . Institucionalização Sem Muros: A permanência (ou não) das práticas manicomiais nos serviços substitutivos de saúde mental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SANTOS, C. C. P.; Cusinato, C. ; SOUZA, A. F. B. ; YAMAGUCHI, L. H. ; PANE, M. F. ; Lepre, R. M. ; CAPELLINI, V. L. M. F. . Pedagogia e Psicologia Social: uma reflexão da realidade e formação de consciência crítica em um grupo de adolescentes do bairro Ferradura Mirim. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SANTOS, C. C. P.; MATTOS, B. M. ; GOES, I. S. ; LIMA, G. M. L. G. . Medicalização, violência e políticas públicas na escola sob o olhar da Psicologia Histórico-Cultural. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SANTOS, C. C. P.; GOES, I. S. ; MATTOS, B. M. ; LIMA, G. M. L. G. . Uma análise crítica sobre questões atuais da Psicologia Escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SANTOS, C. C. P.; Cusinato, C. ; CAPELLINI, V. L. M. F. ; Lepre, R. M. . Relatando algumas ações do projeto de extensão desenvolvido no bairro Ferradura Mirim. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
SANTOS, C. C. P.. Pedagogia e Psicologia Social: em busca de uma ação emancipadora no bairro Ferradura Mirim. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SANTOS, C. C. P.; Cusinato, C. ; COUTINHO, J.L. de O. ; Lepre, R. M. ; CAPELLINI, V. L. M. F. . Pedagogia e Psicologia Social: em busca de uma ação emancipadora no bairro Ferradura Mirim. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SANTOS, C. C. P.. Mesa de Abertura Institucional do III Congresso de Psicologia e XVI Semana da Psicologia da Unesp/Bauru. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SANTOS, C. C. P.. Coordenador de Sessão de Apresentação de Trabalhos do I Encontro de Psicologia Social e Saúde Coletiva. 2016.

2.
SANTOS, C. C. P.. Membro da Comissão Científica do I Encontro de Psicologia Social e Saúde Coletiva. 2016.

3.
SANTOS, C. C. P.. Membro da Comissão Científica do IV Simpósio de Educação e Psicologia do IMESSM. 2016.

4.
SANTOS, C. C. P.. Membro da Comissão Científica do XII Encontro Local de Psicologia Social e Comunitária da ABRAPSO Bauru. 2014.

5.
SANTOS, C. C. P.. Coordenador de Sessão de Apresentação de Trabalhos do XI Encontro Regional da ABRAPSO São Paulo. 2013.

6.
SANTOS, C. C. P.. Membro da Comissão Científica do V Seminário do NEPPEM. 2011.

Trabalhos técnicos
Redes sociais, websites e blogs
1.
SANTOS, C. C. P.; SANTOS, D. A. ; SILVA, N. R. . ATIVIDADES PSICOLOGIA SOCIAL E COMUNITÁRIA. 2012; Tema: Psicologia Social e Comunitária. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, C. C. P.; Cusinato, C. ; CABAU, M. C. P. F. ; SILVA, N. R. . Minicurso: Violência e Gênero. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, C. C. P.; PASTANA, M.. Participação em banca de Fernanda Padovan Ramos de Luna.Álcool e Outras Drogas: Um Estudo Sobre Modelos de Atenção e Cuidado aos Usuários. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
9° COREP - Congresso Regional da Psicologia da São Paulo. 2016. (Congresso).

2.
Desenvolvimento Infantil na Idade Pré-Escolar.Desenvolvimento Infantil na Idade Pré-Escolar. 2016. (Outra).

3.
IV Simpósio de Educação e Psicologia: Interlocuções entre Direitos Humanos e os Desafios das Práticas Profissionais. 2016. (Simpósio).

4.
Pré-Congresso "Psicologia no Cotidiano, por uma Sociedade mais Democrática e Igualitária". 2016. (Outra).

5.
Roda de Conversa com Familiares e Usuários - Semana da Luta Antimanicomial. 2016. (Outra).

6.
12ª Jornada Cultural e 2ª Semana Pedagógica do Município de São Manuel. 2015. (Simpósio).

7.
1º Encontro de Experiências de Estágios em Psicologia Escolar de Bauru e Região. 2015. (Encontro).

8.
7ª Conferência Municipal de Saúde. 2015. (Outra).

9.
O impacto do consumismo na constituição psicossocial. 2015. (Outra).

10.
O pensamento de Martín-Baró e sua aplicabilidade no contexto atual. 2015. (Outra).

11.
Os Retrocessos no Processo de Desinstitucionalização e a Efetivação Urgente da Rede de Atenção Psicossocial - RAPS. 2015. (Outra).

12.
Reforma Psiquiátrica, políticas sobre drogas e direitos humanos. 2015. (Outra).

13.
X Fórum de Pesquisa em Psicologia. 2015. (Outra).

14.
XXII Semana e IX Congresso de Psicologia da UNESP/Bauru. 2015. (Congresso).

15.
Encontro de Educação Incomum: A Educação que queremos. 2014. (Encontro).

16.
II ENCONTRO PAULISTA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL: Psicologia Escolar e Políticas Públicas: avanços, impasses e possibilidades. Educação, Medicalização e Desenvolvimento Humano: uma leitura a partir da Psicologia Histórico-Cultural. 2014. (Congresso).

17.
I Oficina Psicossocial ?Políticas Públicas de Assistência Social: Modelo Assistencial X Modelo Socioeducativa". 2014. (Oficina).

18.
Medicalização: Rotular ou Excluir?. 2014. (Seminário).

19.
XII Encontro Local de Psicologia Social e Comunitária da ABRAPSO Bauru ?Atenção Psicossocial nas Políticas Públicas de Saúde e Assistência Social?. 2014. (Encontro).

20.
III Encontro Patologização da Educação e Judicialização da Vida. 2013. (Encontro).

21.
III SEPED ? SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 2013. (Seminário).

22.
III SEPED ? SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO.MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: SENTIDOS E PRÁTICAS DE PROFESSORES E PSICÓLOGOS QUE ATUAM NA ÁREA EDUCACIONAL. 2013. (Seminário).

23.
Mesa Redonda Internação Compulsória. 2013. (Outra).

24.
XI Encontro Regional da ABRAPSO São Paulo.Institucionalização Sem Muros: A permanência (ou não) das práticas manicomiais nos serviços substitutivos de saúde mental. 2013. (Encontro).

25.
XI Encontro Regional da ABRAPSO São Paulo.A Atuação do Psicólogo na Rede Pública de Ensino Frente ao Processo de Medicalização da Infância e seu (Des)Compromisso com a Educação. 2013. (Encontro).

26.
A Diferença entre Apoio a Escolarização e Atividade Lúdica. 2012. (Simpósio).

27.
A Importância das Políticas Públicas e da Participação dos Psicólogos nos Órgãos de Controle Social. 2012. (Simpósio).

28.
A Tarefa da Educação Escolar na Perspectiva Histórico-Crítica. 2012. (Simpósio).

29.
Em Nome da Proteção e do Cuidado, que Formas de Exclusão e Sofrimento temos Produzido?. 2012. (Outra).

30.
Inclusão da Pessoa com Deficiência nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. 2012. (Simpósio).

31.
V Congresso Internacional de Psicologia. Pedagogia e Psicologia Social: uma reflexão da realidade e formação de consciência crítica em um grupo de adolescentes do bairro Ferradura Mirim. 2012. (Congresso).

32.
III Congreso Brasileiro de Educação. Diversos. 2011. (Congresso).

33.
Palestra: O adolescente na sociedade contemporânea - vigilância e punição ou proteção e protagonismo?. 2011. (Outra).

34.
Palestra: Reflexões sobre o compromisso ético-político do psicólogo. 2011. (Outra).

35.
V Congresso de Psicologia e XVIII Semana da Psicologia da Unesp/Bauru. Medicalização, violência e políticas públicas na escola sob o olhar da Psicologia Histórico-Cultural. 2011. (Congresso).

36.
V Seminário do NEPPEM "Psicologia Histórico-Cultural e Marxismo.Coordenador de Sessão de Comunicação Oral. 2011. (Seminário).

37.
VI Seminário de Direitos Humanos do Século XXI e IV Encontro de Direitos Humanos da Unesp.Pedagogia e Psicologia Social: em busca de uma ação emancipadora no bairro Ferradura Mirim. 2010. (Seminário).

38.
X Encontro Regional ABRAPSO São Paulo.Pedagogia e Psicologia Social: em busca de uma ação emancipadora no bairro Ferradura Mirim. 2010. (Encontro).

39.
XVII Semana e IV Congresso de Psicologia - UNESP Bauru. Pedagogia e Psicologia Social: em busca de uma ação emancipadora no Bairro Ferradura Mirim. 2010. (Congresso).

40.
Conferência: A violência nas escolas e o trabalho educativo. 2009. (Outra).

41.
III Congresso de Psicologia e XVI Semana da Psicologia da Unesp/Bauru. Mesa de abertura institucional. 2009. (Congresso).

42.
II Congresso de Psicologia e XV Semana da Psicologia da Unesp/Bauru. 2008. (Congresso).

43.
IX Encontro Regional da ABRASPO-SP e VIII Encontro Local de Psicologia Social Comunitária ABRAPSO Bauru. 2008. (Encontro).

44.
XIV Semana da Psicologia da Unesp Bauru. Monitoria. 2007. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, C. C. P.. I Encontro de Psicologia Social e Saúde Coletiva. 2016. (Congresso).

2.
SANTOS, C. C. P.. IV Simpósio de Educação e Psicologia: Interlocuções entre Direitos Humanos e os Desafios das Práticas Profissionais. 2016. (Congresso).

3.
SANTOS, C. C. P.; Cusinato, C. ; GRADELLA JUNIOR, O. ; MARTINS, E. F. ; FOGANHOLO, L. S. ; ELIAS, E. H. O. ; BATISTA, J. B. ; PIZANO, J. P. ; GALDI, M. B. ; SILVA, P. L. ; RIBEIRO, S. L. . XII Encontro Local de Psicologia Social e Comunitária da ABRAPSO Bauru ?Atenção Psicossocial nas Políticas Públicas de Saúde e Assistência Social?. 2014. (Congresso).

4.
SANTOS, C. C. P.. II ENCONTRO PAULISTA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL: Psicologia Escolar e Políticas Públicas: avanços, impasses e possibilidades. 2014. (Congresso).

5.
SANTOS, C. C. P.. Palestra: Reflexões sobre o compromisso ético-político do psicólogo. 2011. (Outro).

6.
SANTOS, C. C. P.. V Congresso de Psicologia e XVIII Semana de Psicologia da Unesp/Bauru. 2011. (Congresso).

7.
SANTOS, C. C. P.. V Seminário do NEPPEM. 2011. (Congresso).

8.
SANTOS, C. C. P.. III Congresso de Psicologia e XVI Semana de Psicologia da Unesp/Bauru - Psicologia e suas Interfaces. 2009. (Congresso).

9.
SANTOS, C. C. P.. XV Semana da Psicologia e II Congresso de Psicologia - Práticas do psicólogo nas instituições. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luciana de Fátima Rodrigues. DEBATENDO O USO DE DROGAS NO BRASIL: DESAFIOS PARA A PSICOLOGIA. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL. (Orientador).

2.
Ana Carolina dos Santos. VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER: ASPECTOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fernanda Padovan Ramos de Luna. Álcool e Outras Drogas: Um Estudo Sobre Modelos de Atenção e Cuidado aos Usuários. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL. Orientador: Caio Cesar Portella Santos.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 5:35:12