Frederico Amorim Cavalcante

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  • Última atualização do currículo em 26/06/2018


Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais e mestre pelo mesmo programa. Atua na área de estudos linguísticos baseados em corpora, com ênfase na análise da estrutura informacional da fala espontânea à luz da Teoria da Língua em Ato e na compilação e tratamento de corpora de fala espontânea. É membro do projeto C-ORAL-BRASIL e integrante do Laboratório de Estudos Empíricos e Experimentais da Linguagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Frederico Amorim Cavalcante
Nome em citações bibliográficas
CAVALCANTE, F. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras.
Avenida Antônio Carlos 6627
Pampulha
31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: The Non-Illocutionary, Textual Information Units in Spontaneous American English Speech: a corpus-based study,
Orientador: Tommaso Raso.
Coorientador: Plinio Almeida Barbosa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2014 - 2016
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFMG.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: The topic unit in spontaneous American English - a corpus based study,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Tommaso Raso.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: linguística de corpus; Fala Espontânea; Estrutura Informacional.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Estudos da Fala.
2010 - 2013
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: The INT unit in Brazilian Portuguese and American English: a corpus based study.
Orientador: Heliana Ribeiro de Mello.




Formação Complementar


2017 - 2017
Praat scripting 1. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2017 - 2017
O ambiente R para tratamento de dados linguísticos. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2017 - 2017
Introdução à Acústica aplicada aos estudos da fala. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2017 - 2017
Introdução à Prosódia. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2017 - 2017
Praat scripting 2. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2015 - 2015
Fundamentos para uma análise acústica da fala. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2014 - 2014
Temporal coordination in Speaking. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2014 - 2014
Métodos Experimentais de análise entoacional. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2014 - 2014
Introdução à Estatística para Linguistas. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2013 - 2013
Introdução ao R - módulo A. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2013 - 2013
Fonética Acústica. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2013 - 2013
Introdução ao R - módulo B. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
A sustentabilidade e o discurso sobre o Brasil. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós Graduação (Mestrado), Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20
Outras informações
Tratamento de um minicorpus do inglês americano obtido a partir do Santa Barbara Corpus of Spoken American English. (Projeto 18540*01*094)

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
As construções subordinadas do português braileiro falado: mapeamento em um corpus de fala espontânea informal

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Corpus Oral Brasileiro de Aprendizes de Inglês: transcrição e estudo de critérios transcritórios.

Atividades

08/2017 - 12/2017
Ensino, Abi - Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução aos estudos linguísticos I
08/2016 - 02/2017
Ensino, Abi - Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução aos Estudos Linguísticos (Apoio Pedagógico)
03/2016 - 07/2016
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética Clínica
03/2016 - 04/2016
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Linguística

CENEX-FALE, CENEX, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Análises de corpora de fala espontânea: a segmentação, consequências linguísticas e verificabilidade computacional
Descrição: O projeto prevê os seguintes objetivos, a serem alcançados através da colaboração de diversas equipes nacionais e internacionais: 1. completar o corpus C-ORAL-BRASIL II (formal em contexto natural, mídia e telefone); 2. investigar os correlatos acústicos das quebras entonacionais, responsáveis pela percepção de fronteira de enunciado e de sua estruturação interna. 3. continuar o estudo sobre a relação entre ilocução e atitude; 4. continuar os estudos sobre a estruturação informacional e a interface entre sintaxe e informação. Os pontos 1, 3 e 4 constituem avanços em temas de pesquisa que já deram excelentes resultados e abriram novas questões de pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Estudos da fala espontânea do português do Brasil com base em corpus: aspectos informacionais com uma prospecção ilocucionária e morfossintática
Descrição: O projeto inclui a realização do corpus formal do C-ORAL-BRASIL e a continuação dos estudos informacionais, ilocucionários e morfossintáticos sobre o PB informal..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
COBAI - Corpus Oral Brasileiro de Aprendizes de Inglês
Descrição: Este projeto propõe-se a compilação de um corpus oral de intelíngua de aprendizes brasileiros de língua inglesa. Sua fase inicial compilará 50 gravações de 15 minutos cada, incorporando uma narrativa, uma entrevista e uma descrição. A fase inicial do COBAI será incorporada ao projeto internacional LINDSEI (Louvain International Database of Spoken English Interlanguage) , com base na Universidade de Louvain, Bélgica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Frederico Amorim Cavalcante - Integrante / Heliana Mello - Coordenador / et al. - Integrante / Tufi Neder Neto - Integrante / Luciana Beatriz Bastos Ávila - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística de Corpus.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Estudos pragmáticos da fala.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Lê Bem.
Italiano
Lê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAVALCANTE, F. A.2016CAVALCANTE, F. A.; Ramos, A. C. . The American English spontaneous speech minicorpus: architecture and comparability. CHIMERA: Revista de Corpus de Lenguas Romances y Estudios Lingüísticos, v. 3.2, p. 99-124, 2016.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CAVALCANTE, F. A.; SANTOS, C. C. S. ; RASO, T. . Critérios de segmentação da fala. In: XII Semana de Eventos da Faculdade de Letras da UFMG, 2015, Belo Horizonte. ANAIS DA XII SEMANA DE EVENTOS DA FACULDADE DE LETRAS DA UFMG, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
CAVALCANTE, F. A.; MITTMANN, M. M. . The Topic Information Unit: a cross linguistic corpus based approach. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MITTMANN, M. M. ; CAVALCANTE, F. A. . How are Topics uttered in spontaneous speech? Evidence from Italian, Brazilian Portuguese and American English. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CAVALCANTE, F. A.; MITTMANN, M. M. ; RASO, T. . Characteristics of the Topic Information Unit in spontaneous speech: a cross-linguistic study. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CAVALCANTE, F. A.. As unidades informacionais textuais não ilocucionárias em inglês americano: um estudo baseado em corpus. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
RASO, T. ; MITTMANN, M. M. ; CAVALCANTE, F. A. . Information Patterns and the Prosodic Forms of the Topic Unit. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CAVALCANTE, F. A.; Ramos, A. C. . The Creation of a Comparable minicorpus from the Santa Barbara Corpus of Spoken American English. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
CAVALCANTE, F. A.; Ramos, A. C. . A criação de um minicorpus a partir do SBCAE e um estudo das formas entonacionais de tópico em inglês. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CAVALCANTE, F. A.. A unidade de tópico em inglês americano: uma análise baseada em corpus. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CAVALCANTE, F. A.; Ramos, A. C. . A criação de um minicorpus anotado prosódica e informacionalmente a partir do Santa Barbara Corpus of Spoken American English. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
Ramos, A. C. ; CAVALCANTE, F. A. . C-ORAL-ROM and SB & ICE-GB: adaptation process. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
CAVALCANTE, F. A.. A unidade informacional de introdutor locutivo no inglês americano ? uma análise baseada em corpus. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
VIEIRA, M. ; CAVALCANTE, F. A. . Praat: introdução ao uso básico. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
RASO, T. ; CAVALCANTE, F. A. ; Ramos, A. C. ; SANTOS, C. C. S. . Critérios de segmentação da fala: unidade tonal, sílaba, fone. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MELLO, H.; CAVALCANTE, F. A.; Ramos, A. C.. Participação em banca de Priscilla Gonçalves Lança.The English adverbial -ly suffix: a corpus based comparison of the usage of -ly across diachronic corpora of American and British English. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
MELLO, H.; CAVALCANTE, F. A.; CASTANO, F. R.. Participação em banca de Amanda Luiza de Araújo Simões.Text posts from Tumblr: a comparison between users' posts and computer-generated text. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
DUCHOWNY, A. T.; CAVALCANTE, F. A.; SILVA, L. F. L.. Participação em banca de Laura Silva de Andrade.Correspondências das vogais anteriores arredondadas do alemão no ídiche: uma análise comparativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
MELLO, H.; CAVALCANTE, F. A.; SILVA, L. F. L.. Participação em banca de Ângelo Augusto Peixoto Coutinho.Adverbial clauses in American English: a corpus-based study. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
RASO, T.; Bossaglia, G.; CAVALCANTE, F. A.. Participação em banca de Saulo Mendes Santos.O tratamento das ilocuções em diferentes abordagens teóricas: revisão da literatura. 2017.

6.
MELLO, H.; Bossaglia, G.; CAVALCANTE, F. A.. Participação em banca de Izabella Rosa Malta.The use and changes of the verb ''have'' and the meaning of possession: From Old to Contemporary British English. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X LEEL International Workshop.The Topic Information Unit: a cross linguistic corpus based approach. 2017. (Oficina).

2.
GSCP Conference. Characteristics of the Topic Information Unit in spontaneous speech: a cross-linguistic study. 2016. (Congresso).

3.
ABRALIN- Associação Brasileira de Linguística. 2015. (Congresso).

4.
IX LABLITA and IV LEEL International Workshop. Information Patterns and the Prosodic Forms of the Topic Unit. 2015. (Congresso).

5.
III Escola de Prosódia. 2014. (Outra).

6.
VII EBRALC - Escola Brasileira de Linguística Computacional. 2014. (Outra).

7.
XII ELC - Encontro de Linguística de Corpus.A criação de um minicorpus anotado prosódica e informacionalmente a partir do SBCSAE. 2014. (Encontro).

8.
II LEEL Corpus Methodology Seminar and LABLITA International Workshop. 2013. (Seminário).

9.
X ELC - Encontro de Linguística de Corpus. 2011. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RASO, T. ; MELLO, H. ; FERRARI, L. A. ; Bossaglia, G. ; CAVALCANTE, F. A. . IX LABLITA and IV LEEL International Workshop. 2015. (Congresso).

2.
RASO, T. ; MELLO, H. ; CAVALCANTE, F. A. ; et al. . VII GSCP Conference: Speech and Corpora. 2012. (Congresso).

3.
DUTRA, D. ; MELLO, H. ; CAVALCANTE, F. A. ; et al. . X Encontro de Linguística de Corpus. 2011. (Congresso).

4.
DUTRA, D. ; MELLO, H. ; CAVALCANTE, F. A. ; et al. . V Escola Brasileira de Linguística Computacional. 2011. (Outro).




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