Fernando Parahyba

Bolsista de Mestrado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4112080172497671
  • Última atualização do currículo em 12/11/2018


Mestrando em Modelagem Matemática pela UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Licenciado em Matemática (2016), pela URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus de Santo Ângelo. E Bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) na mesma instituição de 06/2013 à 07/2016. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernando Parahyba
Nome em citações bibliográficas
PARAHYBA, Fernando;PARAHYBA, F.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Modelagem Matemática.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.
Título: Modelagem Matemática do Motor de execução das Plataformas de Integração de Aplicações Empresarias,Orientador: Dra. Fabricia Carneiro Roos Frantz.
Coorientador: Dr. Rafael Zancan Frantz.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2012 - 2016
Graduação em Matemática.
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
Título: Possíveis contribuições do Ask Math para melhorar o desempenho dos alunos das escolas públicas da região da 14ª CRE.
Orientador: Rozelaine de Fatima Franzin.
2009 - 2011
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Meinerz, EEEMPM, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
PAPMEM. (Carga horária: 40h).
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
2014 - 2014
PAPMEM. (Carga horária: 40h).
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
2013 - 2013
PAPMEM. (Carga horária: 40h).
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado em Modelagem Matemática, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Acadêmico de Matemática, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID).


E.M.E.F. SANTA RITA, SANTA RITA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor do Programa Mais Educação, Carga horária: 224
Outras informações
Oficinas de Xadrez e Matemática.



Projetos de pesquisa


2015 - 2016
Possíveis contribuições do Ask Math para melhorar o desempenho dos alunos das escolas públicas da região da 14ª CRE
Descrição: Projeto de Pesquisa desenvolvido para o Trabalho de Graduação, com objetivo de obter o título de licenciado em Matemática. Foram realizados questionários com os alunos e professores que participaram do evento Ask Math..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Fernando Parahyba - Coordenador / Rozelaine de Fátima Franzin - Integrante.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
PARAHYBA, F.; FRANZIN, R. de F. ; RETZLAFF, E. ; PRESTES, R. F. . ASK MATH UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. In: Irena Bielohoubek. (Org.). INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ODÃO FELIPPE PIPPI INTERLOCUÇÃO DE SABERES XII. 1ed.Santo Ângelo: FuRI, 2016, v. , p. 92-102.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PARAHYBA, Fernando; NEUCKAMP, S. B. ; ROOS-FRANTZ, F. . MODELO MATEMÁTICO PARA ENCONTRAR O NÚMERO MÍNIMO DE THREADS EM MOTORES DE EXECUÇÃO DE PLATAFORMAS DE INTEGRAÇÃO DE APLICAÇÕES. In: XIX CONGRESSO REGIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM ENGENHARIA, 2018, SÃO LEOPOLDO. XIX CRICTE, 2018.

2.
PARAHYBA, Fernando; ROOS-FRANTZ, F. . DESAFIOS NOS MOTORES DAS PLATAFORMAS DE INTEGRAÇÃO DE APLICAÇÕES EMPRESARIAIS. In: Salão do Conhecimento UNIJUÍ: Educação para as Desigualdades, 2018, Ijuí. 2018: Salão do Conhecimento UNIJUÍ. Ijuí: UNIJUÍ, 2018.

3.
PARAHYBA, F.. Possíveis abordagens para reduzir o Makespan das soluções de integração: Trabalhos Relacionados. In: VI Seminário de Formação Científica e Tecnológica, 2018, Ijuí. VI Seminário de Formação Científica e Tecnológica. Ijuí: UNIJUI, 2018. v. VI.

4.
PARAHYBA, Fernando; DIAS, N. M. ; PRESTES, R. F. . O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA ASSOCIADA À UMA CONCIÊNCIA CRITÍCA: PESQUISA DE PREÇOS RELACIONANDO O VALOR IDEAL DO SALÁRIO MINÍMO AO ATUAL. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL, 2015, Lages. Anais PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL. Lages: UNIPLAC, 2015. v. 1.

5.
PARAHYBA, Fernando; AMARAL, F. P. B. ; COPATTI, Arthur Flores ; RETZLAFF, E. ; PRESTES, R. F. ; COSTA, M. A. . INCENTIVO AO ESTUDO DA MATEMÁTICA POR MEIO DO EVENTO E SISTEMA 'ASK MATH'. In: III Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica, 2015, Santo Ângelo. Anais do CIECITEC. Santo Ângelo: EDI URI, 2015. v. 3.

6.
PARAHYBA, Fernando; FERREIRA, J. ; PRESTES, R. F. . ESTÁGIO CURRICULAR COM O USO DE TECNOLOGIAS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. In: III Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica, 2015, Santo Ângelo. Anais do CIECITEC. Santo Ângelo: EDI URI, 2015. v. 3.

7.
AMARAL, F. P. B. ; DOMBROWSKI, A. T. ; RETZLAFF, E. ; PARAHYBA, Fernando ; PRESTES, R. F. . SHOW DO MILHÃO PIBID MATEMÁTICA. In: IV Escola de Inverno de Educação Matemática, 2014, Santa Maria. Anais Escola de Inverno de Educação Matemática. Santa Maria: UFSM, 2014. v. 4.

8.
PARAHYBA, Fernando; AMARAL, F. P. B. ; HONISCH, T. O. ; PRESTES, R. F. . OLIMPÍADA MATEMÁTICA - SHOW DO MILHÃO. In: MATEMÁTICA NA ESCOLA - SEMINÁRIO COMEMORATIVO DOS 10 ANOS DO PPGEMAT - UFRGS, 2014, Porto Alegre. Anais MATEMÁTICA NA ESCOLA - SEMINÁRIO COMEMORATIVO DOS 10 ANOS DO PPGEMAT - UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, 2014. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
COPATTI, Arthur Flores ; COSTA, B. L. ; OLIVEIRA, C. J. ; COPETTI, C. A. ; PARAHYBA, Fernando ; COMIM, J. ; ALCANTARA, M. ; GOLZER, E. S. . O XADREZ E A ESCOLA. In: IV Seminário Institucional Integrador de Iniciação à Docência do PIBID URI: O PIBID NA ESCOLA, 2014, Santo Ângelo. Anais IV Seminário Institucional Integrador de Iniciação à Docência do PIBID URI: O PIBID NA ESCOLA. Santo Ângelo: FURI, 2014. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PARAHYBA, Fernando; DIAS, N. M. ; PRESTES, R. F. ; RETZLAFF, E. ; REIS, D. F. ; AMARAL, F. P. B. ; LUZ, J. C. ; JUNGES, M. L. ; MACIEL, C. . MODELAGEM MATEMÁTICA: PESQUISA DE PREÇOS - O VALOR IDEAL DO SALÁRIO MINÍMO. In: V Seminário Institucional Integrador de Iniciação à Docência do PIBID/URI: universidade e escola: dimensões de iniciação à docência, 2016, Frederico Westphalen. Anais V Seminário Institucional Integrador de Iniciação à Docência do PIBID/URI: universidade e escola: dimensões de iniciação à docência. Frederico Westphalen: EDI URI, 2016. v. 1. p. 145-146.

2.
REIS, D. F. ; JUNGES, M. L. ; AMARAL, F. P. B. ; PARAHYBA, Fernando ; LUZ, J. C. ; MACIEL, C. ; DIAS, N. M. ; PRESTES, R. F. ; RETZLAFF, E. . ANÁLISE DO PROJETO PIBID NA FORMAÇÃO ACADÊMICA. In: V Seminário Institucional Integrador de Iniciação à Docência do PIBID/URI: universidade e escola: dimensões de iniciação à docência, 2016, Frederico Westphalen. Anais V Seminário Institucional Integrador de Iniciação à Docência do PIBID/URI: universidade e escola: dimensões de iniciação à docência. Frederico Westphalen: EDI URI, 2016. v. 1. p. 149-150.

3.
AMARAL, F. P. B. ; REIS, D. F. ; JUNGES, M. L. ; PARAHYBA, Fernando ; LUZ, J. C. ; MACIEL, C. ; DIAS, N. M. ; PRESTES, R. F. ; RETZLAFF, E. . TRABALHANDO FUNÇÕES COM USO DE CONTAS DE ÁGUA E DE LUZ. In: V Seminário Institucional Integrador de Iniciação à Docência do PIBID/URI: universidade e escola: dimensões de iniciação à docência, 2016, Frederico Westphalen. Anais V Seminário Institucional Integrador de Iniciação à Docência do PIBID/URI: universidade e escola: dimensões de iniciação à docência. Frederico Westphalen: EDI URI, 2016. v. 1. p. 151-152.

4.
RETZLAFF, E. ; PRESTES, R. F. ; COSTA, M. A. ; AMARAL, F. P. B. ; COPATTI, Arthur Flores ; PARAHYBA, Fernando ; DOMBROWSKI, A. T. ; COPETTI, T. M. . ASK MATH ? UMA AÇÃO ESTRATÉGICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO PIBID QUE ENVOLVE ESCOLAS PÚBLICAS E UNIVERSIDADE. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL, 2015, Lages. Anais PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL. Lages: UNIPLAC, 2015. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
PARAHYBA, Fernando; DIAS, N. M. ; PRESTES, R. F. ; RETZLAFF, E. ; REIS, D. F. ; AMARAL, F. P. B. ; LUZ, J. C. ; JUNGES, M. L. ; MACIEL, C. . MODELAGEM MATEMÁTICA: PESQUISA DE PREÇOS - O VALOR IDEAL DO SALÁRIO MINÍMO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
REIS, D. F. ; JUNGES, M. L. ; AMARAL, F. P. B. ; PARAHYBA, Fernando ; LUZ, J. C. ; MACIEL, C. ; DIAS, N. M. ; PRESTES, R. F. ; RETZLAFF, E. . ANÁLISE DO PROJETO PIBID NA FORMAÇÃO ACADÊMICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
AMARAL, F. P. B. ; REIS, D. F. ; JUNGES, M. L. ; PARAHYBA, Fernando ; LUZ, J. C. ; MACIEL, C. ; DIAS, N. M. ; PRESTES, R. F. ; RETZLAFF, E. . TRABALHANDO FUNÇÕES COM USO DE CONTAS DE ÁGUA E DE LUZ. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
COPATTI, Arthur Flores ; PARAHYBA, Fernando ; AMARAL, F. P. B. ; RETZLAFF, E. ; PRESTES, R. F. ; COSTA, M. A. . INCENTIVO AO ESTUDO DA MATEMÁTICA POR MEIO DO EVENTO E SISTEMA 'ASK MATH'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PARAHYBA, Fernando; FERREIRA, J. ; PRESTES, R. F. . ESTÁGIO CURRICULAR COM O USO DE TECNOLOGIAS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
PARAHYBA, Fernando; DIAS, N. M. ; PRESTES, R. F. . O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA ASSOCIADA À UMA CONCIÊNCIA CRITÍCA: PESQUISA DE PREÇOS RELACIONANDO O VALOR IDEAL DO SALÁRIO MINÍMO AO ATUAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
RETZLAFF, E. ; PRESTES, R. F. ; COSTA, M. A. ; AMARAL, F. P. B. ; COPATTI, Arthur Flores ; PARAHYBA, Fernando ; DOMBROWSKI, A. T. ; COPETTI, T. M. . ASK MATH ? UMA AÇÃO ESTRATÉGICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO PIBID QUE ENVOLVE ESCOLAS PÚBLICAS E UNIVERSIDADE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
PARAHYBA, Fernando; AMARAL, F. P. B. ; DOMBROWSKI, A. T. ; RETZLAFF, E. . SHOW DO MILHÃO PIBID MATEMÁTICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
COPATTI, Arthur Flores ; COSTA, B. L. ; OLIVEIRA, C. J. ; COPETTI, C. A. ; PARAHYBA, Fernando ; COMIM, J. ; ALCANTARA, M. ; GOLZER, E. S. . O XADREZ E A ESCOLA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
PARAHYBA, Fernando; AMARAL, F. P. B. ; HONISCH, T. O. ; PRESTES, R. F. . OLIMPÍADA MATEMÁTICA - SHOW DO MILHÃO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
PARAHYBA, Fernando; COPATTI, Arthur Flores . Construção de Sites por meio do Webnode. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sequência Didática).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica. 2015. (Congresso).

2.
IV Seminário Integrador de Iniciação à Docência PIBID - URI. 2014. (Seminário).

3.
XXII Semana Acadêmica e III Encontro de Egresso do curso de Matemática. 2014. (Outra).

4.
III Seminário Integrador de Iniciação à Docência PIBID - URI. 2013. (Seminário).

5.
IV Fórum Integrado das Licenciaturas. 2013. (Outra).

6.
Oficina "Construção de Sites por meio do Webnode".Construção de Sites por meio do Webnode. 2013. (Oficina).

7.
PAPMEM - MÓDULO 2 - URI, IMPA, CAPES. 2013. 2013. (Outra).

8.
IV Fórum Social Missões. 2012. (Outra).

9.
XX Semana Acadêmica e I Encontro de Egresso do curso de Matemática. 2012. (Simpósio).



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 24:14:10