Juarez Aloizo Lopes Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9175781281436882
  • Última atualização do currículo em 24/09/2018


Professor efetivo do Instituto Federal Sul Rio Grandense Campus Pelotas. Possui graduação em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (1999) e pós-graduação em nível de especialização em Tecnologias em Ensino a distância pela Universidade Cidade de São Paulo (2012). Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente, é aluno do Programa de Pós-Graduação em Letras - Doutorado - da Universidade Católica de Pelotas (Ucpel), na área de Linguística Aplicada. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juarez Aloizo Lopes Junior
Nome em citações bibliográficas
LOPES JR, J. A.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: PRÁTICAS SOCIAIS NA APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO L2: um diálogo de saberes entre Tecnologia, Complexidade e Aprendizagem Baseada em Tarefas.,
Orientador: Vilson José Leffa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2012 - 2014
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: Aprendizagem da Língua Inglesa como Segunda Língua Baseada em Tarefas: uma proposta de trabalho com ciclo complexo,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Rafael Vetromille-Castro.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2011 - 2012
Especialização em Tecnologias em Educação à Distância. (Carga Horária: 550h).
Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
Título: Ensino da Língua Inglesa à Distância para Técnicos em Informática para Internet.
1994 - 1994
Especialização em Teacher Education. (Carga Horária: 100h).
British Council, Inglaterra.
Título: Training the trainer in ELT.
1997 - 1999
Graduação em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
1988 - 1989
Ensino Médio (2º grau).
Woodrow Wilson High School, WHS, Estados Unidos.




Formação Complementar


2012
Mestrado em Letras - Aluno regular.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2011
Mestrado em Letras - Aluno em regime especial. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2013 - 2013
Teacher Training Course. (Carga horária: 25h).
Conselho Britânico SP, CB, Brasil.
2013 - 2013
TKT Essentials. (Carga horária: 80h).
Conselho Britânico SP, CB, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto Federal Sul Rio Grandense Campus Livramento, IF SUL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Inglês Instumental curso técnico em infomática para Internet - alunos brasileiros e uruguaios na mesma turma


Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor - Idiomas sem Fronteiras, Carga horária: 20


British House, BH, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 2001
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor e Supervisor Pedagógico, Carga horária: 20


British House Rio Grande, BHRG, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1993
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Conselho Britânico SP, CB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Examinador IELTS


Fisk English School, FES, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1990
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30


Michigan Pré Vestibulares, MPV, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1994
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Teorema Pré Vestibulares, TPV, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor e Coordenador Didático, Carga horária: 20


Universitário Pré Vestibulares, UPV, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2011 - 2011
Formare
Descrição: O grupo de pesquisa tem como objetivo realizar estudos relativos a formação incial e continuada de professores..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
2º lugar na área de Linguística, Letras e Artes no XV Encontro de Pós-Graduação, Universidade Federal de Pelotas.
2012
Menção Honrosa do XIV Encontro de Pós-Graduação Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LOPES JR, J. A.2017LOPES JR, J. A.; LEFFA, V. J. ; NUNES, G. M. ; OLIVEIRA, V. O. . Aprendizagem Baseada em Tarefas e o Desenvolvimento da Língua Inglesa como Segunda Língua: análise a partir da Perspectiva Ecológica. ENTRETEXTOS (UEL), v. 17, p. 175-194, 2017.

2.
NUNES, G. M.2017NUNES, G. M. ; LEFFA, V. J. ; LOPES JR, J. A. ; OLIVEIRA, V. O. . O uso do feedback automático no aplicativo educacional busuu e sua influência na aprendizagem de línguas. LINGUAGEM EM FOCO, v. 9, p. 25-37, 2017.

3.
LOPES JR, J. A.2015LOPES JR, J. A.. Task based learning: a complex perspective. REVISTA DESEMPENHO, v. 1, p. 1, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
LEFFA, V. J. ; LOPES JR, J. A. ; NUNES, G. M. ; OLIVEIRA, V. O. . Design responsivo na produção de materiais para o ensino de línguas. In: MARQUES-SCHÄFER, Gabriela.; ROZENFELD, Cibele Cecilio de Faria. (Org.). Ensino de Línguas e Tecnologias Móveis: políticas públicas, conceitos, pesquisas e práticas em foco(E-book). 1ed.São Paulo: Edições Hipótese, 2018, v. 1, p. 1-15.

2.
VETROMILLE-CASTRO, R. ; LOPES JR, J. A. . Collaboration and EFL teacher education in the design of pedagogic materials. In: Kyria Rebeca Finardi. (Org.). (Org.). English in Brazil : views, policies and programs. 1ed.Londrina: EDUEL, 2016, v. 1, p. 129-148.

3.
LOPES JR, J. A.. Introducing TBI for Teaching English in Brazil: Learning How to Leap the Hurdles. In: Betty Lou Leaver;Jane R. Willis. (Org.). Task-Based Instruction in Foreign Language Education. 1ed.Washington D.C.: Georgetown University Press, 2004, v. 1, p. 83-95.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LOPES JR, J. A.. DIÁLOGO ENTRE KRASHEN, LARSEN-FREEMAN E WILLIS: ideias comuns sobre aquisição de L2. In: VII SENALE, 2012, Pelotas. Ensino e Linguagem: Novos desafios, 2012.

2.
LOPES JR, J. A.. APRENDIZAGEM BASEADA EM TAREFAS: UMA PROPOSTA COMPLEXA PARA UM MÉTODO DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. In: X Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2012, Cascavel. Anais do X Celsul, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
LOPES JR, J. A.. Learning and Teaching English as L2: a dialogue between technology, Complexity and Task Based Learning. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
VETROMILLE-CASTRO, R. ; LOPES JR, J. A. . Materials design and autonomy in ELT and the National Textbook Program. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LOPES JR, J. A.. APRENDIZAGEM E ENSINO BASEADO EM TAREFAS MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS: uma abordagem complexa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LOPES JR, J. A.. O desenvolvimento da língua inglesa como segunda língua: análises a partir da Perspectiva Ecológica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LOPES JR, J. A.. Aprendizagem Baseada em Tarefas mediada pelas Tecnologias: uma perspectiva com viés Complexo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LOPES JR, J. A.. Ensino de Inglês como L2: um diálogo de saberes entre Aprendizagem Baseada em Tarefas, o Ciclo Complexo e Tecnologia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LOPES JR, J. A.. Ensino de Inglês como L2: Aprendizagem Baseada em Tarefas e o Ciclo Complexo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LOPES JR, J. A.. Em busca de uma abordagem comunicativa forte: proposições teóricas para a aprendizagem baseada em tarefas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LOPES JR, J. A.. Task Based Learning: a complex approach to TEFL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LOPES JR, J. A.. APRENDIZAGEM BASEADA EM TAREFAS: UMA PROPOSTA COMPLEXA PARA UM MÉTODO DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
LOPES JR, J. A.. INSTRUÇÃO BASEADA EM TAREFAS: UMA ABORDAGEM COMPLEXA DE ENSINO DA LÍNGUA INGLESA COMO L2. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LOPES JR, J. A.. APRENDIZAGEM BASEADA EM TAREFAS: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE INGLÊS COM CICLO COMPLEXO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
LOPES JR, J. A.. INSTRUÇÃO BASEADA EM TAREFAS: UM OLHAR COMPLEXO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
LOPES JR, J. A.. DIÁLOGO ENTRE KRASHEN, LARSEN-FREEMAN E WILLIS: ideias comuns sobre aquisição de L2.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
Cunningham,Sarah ; LOPES JR, J. A. . Cutting Edge Elementary. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino).

2.
Cunningham,Sarah ; LOPES JR, J. A. . Cutting Edge Pre Intermediate. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino).

3.
Willis, Jane ; LOPES JR, J. A. . A Framework for Task-Based Learning. 1996. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IATEFL Conference. Task Based Learning: a complex approach for TEFL. 2013. (Congresso).

2.
Círculo de Estudos Linguísticos do Sul. APRENDIZAGEM BASEADA EM TAREFAS: UMA PROPOSTA COMPLEXA PARA UM MÉTODO DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2012. (Congresso).

3.
I Encontro Sul Letras.Aprendizagem Baseada em Tarefas: uma abordagem para o ensino de inglês com ciclo complexo. 2012. (Encontro).

4.
Jornada de Elaboração de Maiterias, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas.Instrução Baseada em Tarefas: um olhar complexo. 2012. (Encontro).

5.
VII Seminário Nacional sobre Linguagem e Texto.DIÁLOGO ENTRE KRASHEN, LARSEN-FREEMAN E WILLIS: ideias comuns sobre aquisição de L2.. 2012. (Seminário).

6.
XIV Encontro de Pós-graduação Ufpel.INSTRUÇÃO BASEADA EM TAREFAS: UMA ABORDAGEM COMPLEXA DE ENSINO DA LÍNGUA INGLESA COMO L2. 2012. (Encontro).

7.
3º Seminário de Aquisição Fonológica. 2011. (Seminário).

8.
IATEFL - International Conference. 2009. (Congresso).

9.
I Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas - JETAL. 2001. (Simpósio).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 16:28:57