Vanuza Mesquita Sangama

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2003897165518645
  • Última atualização do currículo em 25/10/2016


Docente Voluntária da Universidade Federal do Amazonas- INC/BC.Bacharel em Antropologia pela Universidade Federal do Amazonas. Coordenadora em exercício do Programa de Extensão Universitária Observatório da Violência de Gênero no Amazonas, no Instituto de Natureza e Cultura- INC/UFAM. (Resolução n. 021/2013 CEI/ PROEXTI/UFAM). Bolsista CNPq/MDA/SPM-PR Nº 11/2014- NÚCLEOS DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL- Assessoria Territorial de Gênero. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vanuza Mesquita Sangama
Nome em citações bibliográficas
SANGAMA, Vanuza Mesquita


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2012
Graduação em Bacharelado em Antropologia.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Fatos e Dramas: o papel do Sistema de Justiça na solução de conglitos de gênero.
Orientador: Flávia Melo da Cunha.
2000 - 2003
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Imaculada Conceição, EEIC, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Dialogos Formativos: atendimento humanizado as mulheres em situação de viol. (Carga horária: 20h).
Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude, ASBRAD, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: professora voluntaria, Carga horária: 180, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atualmente exerço esta função como professora voluntária e ministro uma disciplina de Antropologia das Relações de Gênero e uma turma de trabalhos de conclusão de Curso.



Membro de comitê de assessoramento


2015 - Atual
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Outras produções bibliográficas
1.
SANGAMA, Vanuza Mesquita. Agentes de Segurança Pública e Usuarias: percepções acerca da violência de gênero e o atendimento prestado em Delegacias de Policia 2013 (Artigo- Fazendo Gênero 10).

2.
SANGAMA, Vanuza Mesquita. Fatos e Dramas: o papel do Sitema de Justiça na Solução de Conflitos de Gênero 2012 (Trabalho de Conclusão de Curso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
REIS, P. M. R. O. B.; SANGAMA, Vanuza Mesquita. Participação em banca de Ana Luzia Bitencourt.Construções de identidade na fronteira: um estudo de caso em Letícia/ Colõmbia.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal do Amazonas.

2.
LIMA, Widney Pereira; SANGAMA, Vanuza Mesquita. Participação em banca de Rosana Coelho Malafaia.Percepções de homofobia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal do Amazonas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6° Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.Fatos e Dramas: o papel do Sitema de Justiça na Solução de Conflitos de Gênero. 2012. (Encontro).

2.
6° Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 2012. (Encontro).

3.
I Coloquio Internacional Gênero, Sexualidade, Fronteiras e Direitos Humanos. 2012. (Outra).

4.
I Coloquio Internacional Gênero, Sexualidade, Fronteiras e Direitos Humanos.GT: Violência de Gênero, politicas Públicas e Rede de Proteção Estatal- Atuação do Sistema de Justiça e o Fluxo da violencia em Benjamin Constant/AM. 2012. (Outra).

5.
III Semana de Antropologia- Antropologia na Fronteira: desafios para um novo currículo.Fatos e Dramas: o papel do Sistema de Justiça na solução de conflitos de gênero. 2011. (Encontro).

6.
Rodas de Conversa sobre Direitos Humanos, Justiça e Diversidade no Alto Solimões.Exposição do relatório de Campo. 2011. (Encontro).

7.
Seminário sobre Direitos Humanos no Alto Solimões.Violencia contra mulheres em Benjamin Constant/AM. 2011. (Seminário).

8.
II Semana Academica de Antropologia- antropologia na fronteira e as fronteira Antropologiaeira.Ética, Cidadania e Educação. 2010. (Outra).

9.
II Semana Academica de Antropologia- antropologia na fronteira e as fronteira Antropologiaeira. 2010. (Outra).

10.
I Semana do Curso de Antropologia: Amazonia: velhos desafios, novas leituras.I Semana do Curso de Antropologia: Amazonia: velhos desafios, novas leituras. 2010. (Encontro).

11.
Mostra Academica do Instituto Natureza e Cultura 2008- Ano Internacional da Terra.Mostra Academica do Instituto Natureza e Cultura 2008- Ano Internacional da Terra. 2008. (Oficina).

12.
Mostra Academica do Instituto Natureza e Cultura 2008- Ano Internacional da Terra.Mostra Academica do Instituto Natureza e Cultura 2008- Ano Internacional da Terra. 2008. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MELO CUNHA ; SANGAMA, Vanuza Mesquita ; CANDOTTI, Fábio Magalhães . Seminário de Violência e Gênero no Amazonas. 2016. (Outro).

2.
SANGAMA, Vanuza Mesquita. III Semana de Antropologia- Amostra de Ensino Pesquisa e Extensão. 2011. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Taine Alexandra Mendonça Teixeira. A LEI ASSEGURA? Reflexões sobre as práticas institucionalizadas das politicas de assistência e poder judiciários as mulheres vítimas de violência sexual em Tabatinga/AM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal do Amazonas, Programa de Extensão Universitaria. Orientador: Vanuza Mesquita Sangama.

2.
Gianni Maria Luzeiro de Castro. A trajetória de trabalho das mulheres sobre duas rodas: uma profissão autônoma. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Vanuza Mesquita Sangama.

3.
Guismar Lira da Silva. Ser Gari não é uma opção, é uma profissão: Etnografia das trabalhadoras da limpeza pública do municipio de Benjamin Constant/AM.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal do Amazonas, Programa de Extensão Universitaria. Orientador: Vanuza Mesquita Sangama.

Orientações de outra natureza
1.
Marcel João Neves Pinheiro. Argumentos da justiça sobre os casos de violência domestica e familiar contra mulheres em Atalaia do Norte/AM.. 2016. Orientação de outra natureza. (Antropologia) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Vanuza Mesquita Sangama.



Outras informações relevantes


Monitoria na disciplina de Introdução a Sociologia, ministrada pelo Prof°. MCs. Rodrigo Oliveira Braga Reis, com duração de três meses, completando uma carga horária de 180 hs.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 6:31:06