Carlos Eduardo de Paula Abreu

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2448475113100105
  • Última atualização do currículo em 28/04/2018


Possui Mestrado em Matemática pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2014), Especialista em Matemática Empresarial pelo Centro Universitário do Sul de Minas (2005) e graduação em Matemática pelo Centro Universitário do Sul de Minas (2003). Atualmente é professor de Matemática do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Tocantins (IFTO) - Campus Araguatins, professor do PIC-júnior pela Olimpíadas Brasileira de Matemática(OBMEP), professor colaborador das Olimpíadas de Matemática dos Institutos Federais(OMIF), foi professor de matemática no CEFET-MG unidade Varginha-MG, professor orientador de Graduação pela Universidade Federal de São João Del-Rei, professor do ensino básico da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, professor do ensino básico da rede Municipal de Varginha-MG, professor do ensino básico do Serviço Social das Industrias de Minas Gerais - SESI e professor do ensino básico do Colégio Cenecista Catanduvas. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carlos Eduardo de Paula Abreu
Nome em citações bibliográficas
ABREU, C. E. P.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Araguatins.
Povoado Santa Tereza
Povoado Santa Tereza
77950000 - Araguatins, TO - Brasil
Telefone: (63) 34744800


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Matemática.
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Título: O Ensino da Matemática Contextualizado, Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Francinildo Nobre Ferreira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Hexágono; Polígono regular; Contextualização.; Material concreto.; Ensino da Matemática..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Geometria Plana.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.
2004 - 2005
Especialização em Matemática Empresarial. (Carga Horária: 360h).
Centro Universitário do Sul de Minas, UNIS/MG, Brasil.
Título: Projeto de Análise de Viabilização da Implantação de Softwares em Chekouts.
Orientador: Alessandro Alves Ferreira.
2001 - 2003
Graduação em Matemática.
Centro Universitário do Sul de Minas, UNIS/MG, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Congresso Educacional do Sul de Minas. (Carga horária: 20h).
Secretaria de Educação e Cultura, SEDUC, Brasil.
2007 - 2007
Programa de Educação Afetivo-sexual "Um novo olhar. (Carga horária: 180h).
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, SEE, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Capacitação docente em avaliação dignóst. (Carga horária: 40h).
Carvalho Martins, CV, Brasil.
2006 - 2006
Grupo de Estudo Permanente de Matemática. (Carga horária: 30h).
Superintendência Regional de Ensino, SRE, Brasil.
2005 - 2005
Programa de Educação Afetivo-sexual "Um novo olhar. (Carga horária: 180h).
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, SEE, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, IFTO, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do ensino Técnico e Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Leciona no ensino técnico integrado de 2017 eté a presente data. Leciona Cálculo Diferencial e Integral no primeiro semestre de 2018. Professor Colaborador das Olimpíadas de Matemática dos Institutos Federais(OMIF).


Sociedade Brasileira de Matemática, SBM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor do PIC Junior, Enquadramento Funcional: Professor bolsista, Carga horária: 2


Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor temporário, Carga horária: 40
Outras informações
Professor do ensino Técnico, de 08/2015 até 08/2017. Professor de Cálculo 1, no segundo semestre de 2015.


Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Orientador, Carga horária: 2


Colégio Catanduvas-Varginha, C.C., Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do ensino básico, Carga horária: 5


SESI - Departamento Regional de Minas Gerais, SESI-DRMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor de recuperador e professor técnico, Carga horária: 12


Escola Estadual Brasil - MG, E.E.B, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor de ensino médio e fundamental, Carga horária: 16


Secretaria Municipal de Educação, SEMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2015
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor P2, Carga horária: 16
Outras informações
2008 - Escola Municipal Domingos Ribeiro de Rezende - Educação de Jovens e Adultos 2009 e 2010 - Escola Municipal José Camilo Tavares - Ensino Médio


Escola Estadual Coronel Gabriel Penha de Paiva, EECGPP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: PEB 3B, Carga horária: 24


Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, IFNMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - campus Inconfidentes, IFSULDEMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Projeto de pesquisa, Enquadramento Funcional: Professor Orientador



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Transientes em um Mapa Logístico Perturbado
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
A Constante de Feigenbaum via Mapa Hassell e Gauss
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Estudo do Mapa Logístico
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2015
Reformulando a Matemática nas Escolas de Almenara e Região.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.


Prêmios e títulos


2008
Premiação OBMEP, Estado de Minas Gerais.


Produções



Produção bibliográfica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
NASCIMENTO, M.; ABREU, C. E. P.; SILVA, N. C.. Participação em banca de IZILIA MOIA ALBERGONI. ?JOGOS DE INTRODUÇÃO À MULTIPLICAÇÃO E A DIVISÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA ?. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

2.
NASCIMENTO, M.; ABREU, C. E. P.; SILVA, N. C.. Participação em banca de FABIANA RIBEIRO BENEDITO. ?HISTÓRIA DA EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU E SEU IMPACTO NOS DIAS DE HOJE?. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

3.
NASCIMENTO, M.; ABREU, C. E. P.; SILVA, N. C.. Participação em banca de MARCOS DE OLIVEIRA ALVES. ? OS BENEFÍCIOS DO USO DO LÚDICO E DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE FRAÇÕES?. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ABREU, C. E. P.; Alves, R.R.. Participação em banca de LUCIANA APARECIDA FERREIRA CAMARGO.A MATEMÁTICA NO DIA A DIA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São João Del-Rei.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2º Workshop de Sistemas Dinâmicos.2º Workshop de Sistemas Dinâmicos. 2017. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ABREU, C. E. P.; HERMES, J. D. V. . 2º Workshop de Sistemas Dinâmicos. 2017. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
SANTA GISELE COELHO. LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: REFLEXÕES À LUZ DA LITERATURA. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
DÉBORA CARVALHO PATERNIANI. ANÁLISE DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS DE MATEMÁTICA. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
MARLUCE APARECIDA COSTA. O ENSINO DA GEOMETRIA ASSOCIADO ÀS CONDIÇÕES PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
LUCIANA APARECIDA FERREIRA CAMARGO. A MATEMÁTICA NO DIA A DIA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Eduardo de Paula Abreu.

2.
Débora Carvalho Paterniani. Análise das Avaliações Externas da Matemática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Carlos Eduardo de Paula Abreu.

3.
Santa Gisele Carneiro Coelho. Lúdico no Ensino da Matemática: Reflexões à Luz da Literatura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Carlos Eduardo de Paula Abreu.

4.
Leandra Aparecida de Souza Branco. O Lúdico no ensino de Matemática na educação na educação infantil e no Ensino Fundamental I.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Carlos Eduardo de Paula Abreu.

5.
Marluce Aparecida Costa. O Enino da Geometria Associado às condições Práticas de Aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de São João Del-Rei. Orientador: Carlos Eduardo de Paula Abreu.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 10:04:32