Anderson Rocha Tavares

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  • Última atualização do currículo em 12/11/2018


Professor substituto na UFRGS. Doutor em Ciência da Computação pela UFMG (2018). Mestre pela UFRGS (2013). Graduado pela UFMG (2009). Membro do Comitê de Programa do IJCAI 2018; KEG 2018; TEAMAS 2017. Revisor para o CEC 2018; SBR-LARS 2016; FDG 2016; BRACIS 2014, SUMO 2013. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Anderson Rocha Tavares
Nome em citações bibliográficas
TAVARES, A. R.;TAVARES, Anderson Rocha;TAVARES, ANDERSON R.;TAVARES, ANDERSON

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação.
Universidade Federal de Minas Gerais
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34095580
URL da Homepage: dcc.ufmg.br/~anderson


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2018
Doutorado em Ciência da Computação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Strategic Reasoning in Complex Zero-Sum Computer Games, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Luiz Chaimowicz.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Inteligência Artificial; Aprendizado por Reforço; Jogos Digitais.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Jogos Digitais.
2011 - 2013
Mestrado em Computação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Uma abordagem baseada em agentes para simulação de tarifação viária e comunicação inter-veicular,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Ana Lucia Cetertich Bazzan.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Sistemas Inteligentes de Transporte; Sistemas Multi Agente; Inteligência Artificial.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2006 - 2009
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Pesquisa de indicadores de qualidade para o desenvolvimento de um sistema através de um método ágil.
Orientador: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua.
2003 - 2004
Curso técnico/profissionalizante.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
2002 - 2004
Ensino Médio (2º grau).
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do Projeto RS-SOC, Carga horária: 40
Outras informações
Projeto apoiado pela FAPERGS/CNPq dentro de Edital PRONEX 2009. Computação social (social computing) tem sido alvo de grande interesse de pesquisadores e desenvolvedores de tecnologia, educadores, etc. Um dos focos de computação social é o uso de técnicas de simulação para facilitar o estudo da sociedade moderna e testar políticas antes que estas sejam efetivamente empregadas no mundo real. Desta forma, o objetivo deste projeto é criar ferramentas para apoiar os setores públicos e de negócios. Tais ferramentas são do tipo laboratório para simulação e permitem ensaios e testes de bancada a fim de gerar protótipos. Para se atingir este objetivo, este projeto reúne uma equipe com larga experiência na área de simulação social. O projeto se encontra articulado em quatro eixos temáticos e um eixo transversal o qual serve de base para os anteriores. Os eixos temáticos são voltados à aplicações selecionadas pela equipe com base em dois critérios. O primeiro é a relevância social e no contexto dos desafios colocados por exemplos pelos jogos da Copa de 2014. O segundo critério foi a experiência da equipe justamente em torno destes eixos temáticos. Tais eixos são: - temáticos: mobilidade urbana, gerenciamento de situações de emergência, meio ambiente, e tecnologias educacionais e de treinamento - transversal: infra-estrutura organizacional e tecnológica.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista de Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2011 - 08/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Informática, .

Linhas de pesquisa
Inteligência artificial

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado

Atividades

08/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação.

Linhas de pesquisa
Inteligência artificial

Agency for Science, Technology and Research, A*STAR, Cingapura.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40
Outras informações
Projeto: Aplicação imersiva para interação com Bioimagens Atividades: - Extensão de um software de visualização de bioimagens, adicionando geração de imagens 3D stereo para experiência imersiva de visualização. - Integração de módulo de reconhecimento de gestos ao software, para uma experiência imersiva de interação.

Atividades

01/2012 - 03/2012
Pesquisa e desenvolvimento , BioInformatics Institute, .

Linhas de pesquisa
Computação gráfica

Governo do Estado de Minas Gerais, GOVERNO/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividades Desenvolvidas: 1. Modelagem e implantação de banco de dados 2. Coleta de informações sobre grupos de pesquisa na Internet


Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais, CETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento de Sistemas, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades Desenvolvidas: 1. Definição de processo de desenvolvimento de software 2. Desenvolvimento de Sistema para Gestão do Núcleo de Materiais solares 3. Levantamento de indicadores de qualidade para o processo e o produto

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico em Eletromecânica, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades Desenvolvidas: 1. Estudo sobre microcontroladores 2. Programação em plataforma LabVIEW 3. Estudo para digitalização e automatização de Sistema de Processamento de Filmes Finos

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Técnico de Manutenção Eletromecânica, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades Desenvolvidas: 1. Manutenção eletro-mecânica de Sistema de Processamento de Filmes Finos 2. Otimização do subsistema de arrefecimento do Sistema de Processamento de Filmes Finos



Linhas de pesquisa


1.
Inteligência artificial
2.
Computação gráfica
3.
Inteligência artificial


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Agentes Inteligentes em Robótica e Jogos Digitais
Descrição: Na área IA para jogos, um tema de pesquisa novo e que tem atraído bastante atenção recentemente é o desenvolvimento de agentes genéricos, que possam jogar diferentes jogos sem um conhecimento específico do seu domínio. Para isso, o agente deverá aprender as regras do jogo bem como aperfeiçoar o seu desempenho de forma a competir contra outros agentes ou seres humanos. Essa área recebeu o nome de General Game Playing. O objetivo desse projeto é desenvolver agentes inteligentes que sejam capazes de jogar diferentes tipos de jogos, contribuindo para a área de General Game Playing. Para isso, serão aplicadas técnicas modernas de busca em espaço de estados e aprendizado de máquina para o desenvolvimento dos agentes, e serão realizados experimentos quantitativos e qualitativos em diferentes ambientes. Esse projeto tem o potencial de gerar resultados inovadores e de grande visibilidade, uma vez que a tanto a inteligência Artificial quanto o desenvolvimento de jogos são áreas de grande apelo para o público geral. Além disso, esse projeto irá permitir a formação de recursos de alto nível na área de desenvolvimento de jogos, uma área estratégica que movimenta milhares de dólares por ano..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) .
Integrantes: Anderson Rocha Tavares - Integrante / Luiz Chaimowicz - Coordenador / Gianlucca Lodron Zuin - Integrante / Yuri Pessoa - Integrante / Marcelo Nery - Integrante / Victor Nascimento - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2014 - 2015
CARD: Coordenação de Múltiplos Agentes para Resgate em Situações de Desastre
Descrição: A Robocup Rescue Simulation League - Agent Competition é uma competição tecnológica de cunho educacional cujo objetivo e desenvolver algoritmos para coordenação de um time de agentes inteligentes que atuar em um cenário de busca e resgate, mitigando os danos causados por um terremoto em um ambiente simulado. Dessa forma, essa competição permite o desenvolvimento e experimentação prática de diversos conceitos pesquisados na área de robótica e inteligência artificial. O objetivo dessa proposta é montar uma equipe com alunos e professores do Laboratório de Visão Computacional e Robótica (VeRLab) do Departamento de Ciência da Computação da UFMG para participar nessa competição. O VeRLab é um dos pioneiros no país a trabalhar com robótica e, nos seus mais de 20 anos de existência, tem desenvolvido pesquisa de ponta e contribuído na formação de recursos humanos em nível de graduação, mestrado e doutorado. A participação nesta competição pode gerar contribuições para a pesquisa na área de coordenação em sistemas multia- gente, possibilitar a formação de recursos humanos capacitados para participar e liderar futuros projetos na área e garantir visibilidade para o grupo de pesquisa, a universidade e a instituição de fomento..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Anderson Rocha Tavares - Integrante / Luiz Chaimowicz - Coordenador / Héctor Azpúrua - Integrante / Douglas Guimarães Macharet - Integrante / Rafael Gonçalves Colares - Integrante / David Saldaña - Integrante / Elerson Rubens - Integrante / Ramon Melo - Integrante / Jhielson Pimentel - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Inteligência Artificial.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Jogos Digitais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Lê Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Melhor Revisor - SBGames 2018, Sociedade Brasileira de Computação.
2014
SBGames 2014 - Melhor artigo na trilha de Computação, SBGames.
2012
2012 GECCO Demolition Derby Competition, SIGEVO/GECCO.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TAVARES, ANDERSON R.2017 TAVARES, ANDERSON R.; Zuin, Gianlucca L. ; Azpúrua, Héctor ; CHAIMOWICZ, Luiz . Combining genetic algorithm and swarm intelligence for task allocation in a real time strategy game. SBC JOURNAL ON 3D INTERACTIVE SYSTEMS, v. 8, p. 4-19, 2017.

2.
TAVARES, ANDERSON2014 TAVARES, ANDERSON; BAZZAN, ANA LC . An agent-based approach for road pricing: system-level performance and implications for drivers. Journal of The Brazilian Computer Society (Online), v. 20, p. 15, 2014.

3.
TAVARES, A. R.2012TAVARES, A. R.; BAZZAN, A. L. C. . Independent learners in abstract traffic scenarios. Revista de Informática Teórica e Aplicada (Impresso), v. 19, p. 13-33, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TAVARES, Anderson Rocha; ANBALAGAN, SIVASUBRAMANIAN ; SORIANO MARCOLINO, LEANDRO ; CHAIMOWICZ, Luiz . Algorithms or Actions? A Study in Large-Scale Reinforcement Learning. In: TwentySeventh International Joint Conference on Artificial Intelligence {IJCAI18}, 2018, Stockholm. Proceedings of the Twenty-Seventh International Joint Conference on Artificial Intelligence. California: International Joint Conferences on Artificial Intelligence Organization, 2018. p. 2717-2723.

2.
TAVARES, ANDERSON R.; CHAIMOWICZ, Luiz . Tabular Reinforcement Learning in Real-Time Strategy Games via Options. In: IEEE Conference on Computational Intelligence and Games, 2018, Maastricht. Proceedings of the IEEE Conference on Computational Intelligence and Games, 2018. v. 2018.

3.
TAVARES, ANDERSON; SANTOS, Amanda ; Azpurua, Hector ; CHAIMOWICZ, Luiz . Rock, Paper, StarCraft: Strategy Selection in Real-Time Strategy Games. In: Artificial Intelligence and Interactive Digital Entertainment, 2016, Burlingame. The Twelfth AAAI Conference on Artificial Intelligence and Interactive Digital Entertainment. Palo Alto: AAAI Press, 2016. p. 93-99.

4.
TAVARES, ANDERSON R.; SALDANA, D. ; Azpúrua, Héctor ; PIMENTEL, J. ; PINO, O. V. ; COLARES, R. G. ; MACHARET, D. G. ; CHAIMOWICZ, Luiz . Y-Rescue Team Description Paper. In: RoboCup, 2015, Hefei. Proceedings of RoboCup, 2015.

5.
TAVARES, ANDERSON R.; Azpurua, Hector ; CHAIMOWICZ, Luiz . Evolving Swarm Intelligence for Task Allocation in a Real Time Strategy Game. In: 2014 Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGAMES), 2014, Porto Alegre. 2014 Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment. p. 99.

6.
TAVARES, A. R.; BAZZAN, ANA L.C. . Networked malicious agents in transportation systems: a simulation study. In: The Fifth International Workshop on Emergent Intelligence on Networked Agents, 2013, Saint Paul. The Fifth International Workshop on Emergent Intelligence on Networked Agents, 2013.

7.
BAZZAN, ANA L.C. ; ARAUJO, P. G. ; GALAFASSI, C. ; TAVARES, Anderson Rocha ; VECCHIA, A. D. ; VIT, A. R. D. de ; VIVIAN, G. R. . Smart Drivers: Simulating the Benefits of Giving Twitter Information about Traffic Status. In: SEMISH, 2013, Maceió. Anais do CSBC 2013, 2013. p. 249-259.

8.
TAVARES, A. R.; BAZZAN, A. L. C. . Reinforcement learning for route choice in an abstract traffic scenario. In: VI Workshop-Escola de Sistemas de Agentes, seus Ambientes e apliCações, 2012, Florianópolis. Anais do VI Workshop-Escola de Sistemas de Agentes, seus Ambientes e apliCações, 2012. p. 141-153.

9.
TAVARES, Anderson Rocha; BAZZAN, ANA L.C. . A Multiagent Based Road Pricing Approach for Urban Traffic Management. In: 2012 Third Brazilian Workshop on Social Simulation (BWSS), 2012, Curitiba. 2012 Third Brazilian Workshop on Social Simulation.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
TAVARES, ANDERSON R.. Strategic Reasoning in Digital Zero-Sum Games. In: 16th International Conference on Autonomous Agents and Multiagent Systems (AAMAS 2017), 2017, São Paulo. Proceedings of the 16th International Conference on Autonomous Agents and Multiagent Systems (AAMAS 2017), 2017. p. 1863-1864.

2.
TAVARES, A. R.. Algorithm Selection in Zero-Sum Computer Games. In: The Thirteenth AAAI Conference on Artificial Intelligence and Interactive Digital Entertainment (AIIDE-17), 2017, Snowbird. Proceedings of The Thirteenth AAAI Conference on Artificial Intelligence and Interactive Digital Entertainment (AIIDE-17). Palo Alto: AAAI Press, 2017. p. 301-303.

Apresentações de Trabalho
1.
TAVARES, Anderson Rocha. Inteligência artificial em jogos digitais - planejamento, aprendizado e raciocínio estratégico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
AMANDA CRISTINA CASTRO DOS SANTOS. SELEÇÃO DE ESTRATÉGIAS EM JOGOS DE ESTRATÉGIA EM TEMPO REAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anderson Rocha Tavares.

2.
Lucas Sunsi. Jogando Mario com Reinforcement Learning. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Anderson Rocha Tavares.

3.
Hayllander Jordan Drummond Blonski Santos. eXtreme-Ants: Alocação de Tarefas em Ambientes Dinâmicos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Anderson Rocha Tavares.

Iniciação científica
1.
AMANDA CRISTINA CASTRO DOS SANTOS. SELEÇÃO DE ESTRATÉGIAS EM JOGOS DE ESTRATÉGIA EM TEMPO REAL. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Anderson Rocha Tavares.

Orientações de outra natureza
1.
MARIA FLAVIA BORRAJO TONDO. Monitoria em disciplina de Estrutura de Dados. 2017. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Anderson Rocha Tavares.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
TAVARES, Anderson Rocha. Inteligência artificial em jogos digitais - planejamento, aprendizado e raciocínio estratégico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




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