Maria Madalena Silva da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0810406838307172
  • Última atualização do currículo em 26/09/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2004). Especialista em Tradução e Interpretação de LIBRAS - Língua Portuguesa (UEPa). Atualmente atua como Tradutora Intérprete de Língua de Sinais na Universidade Federal do Pará e Técnica em Educação Especial na Secretaria Municipal de Educação - SEMEC - Abaetetuba, Setor de Educação Especial, atuando com orientação educacional para profissionais da educação e pais de alunos com deficiência, realizando avaliação educacional de alunos, Atuação como Tradutora Intérprete de língua de sinais no Santuário de Nossa Senhora de Perpétuo Socorro - Bairro Algodoal ha quatro anos. Coordena os grupos de estudo de libras ? GELIBRAS e o Coletivo de mulheres negras SANKOFA Abaeté. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Madalena Silva da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, M. M. S.


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2008
Especialização em Tradução e Interpretação de LIBRAS Língua Portugue. (Carga Horária: 450h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Título: Deficiência sensorial surdocegueira: experiências pedagógicas numa perspectiva inclusiva na Escola Municipal Cônego Luis Varela em Abaetetuba.
Orientador: Kátia do Socorro Carvalho Lima.
2001 - 2005
Graduação em Licenciatura em Pedagogia.
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Título: Educação Ambiental: sensibilizar para conscientizar.
Orientador: Edina Fialho.




Formação Complementar


2015 - 2015
Noções Básicas de Orientação e Mobilidade. (Carga horária: 40h).
Fundação para o Livro do Cego no Brasil, FLCB, Brasil.
2014 - 2015
Extensão universitária em ACESSIBILIDADE DIGITAL. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
2013 - 2013
Alfabetização e letramento do aluno surdo.. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação de Abetetuba, SEMEC, Brasil.
2013 - 2013
O Desenvolvimento da Pessoa Autista.. (Carga horária: 4h).
Secretaria Municipal de Educação de Abetetuba, SEMEC, Brasil.
2013 - 2013
Atendimento Educacional Especializado. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
2013 - 2013
Atendimento Educacional Especializado.. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
2012 - 2012
Ling. Cinevisual para Tradut. e Interp. de LIBRAS. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2012 - 2012
Xlll Encontro de Educação Especial InclusãoEscolar. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação de Abetetuba, SEMEC, Brasil.
2011 - 2011
Alfabetização e letramento do aluno surdo.. (Carga horária: 20h).
Secretaria Municipal de Educação de Abetetuba, SEMEC, Brasil.
2009 - 2011
Formação Continuada Surdocegueira. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2006 - 2007
Educar na Diversidade Saberes e Práticas. (Carga horária: 220h).
Ministério da Educação e Cultura, MEC, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação de Apoio à Educação Tecnológica, Pesquisa e Extensão do CEFET/PA, FUNCEFET/PA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor bolsista., Carga horária: 40


Secretaria Municipal de Educação de Abetetuba, SEMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assesoramento Pedagógico intérprete de Libras, Carga horária: 20


E.R.C. de Ensino Fundamental e Médio Cristo Trabalhador, ERCEFMCT, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Libras, Carga horária: 8


Arquidiocese de Abaeteutuba, ARQ. ABAET., Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Interprete de Libras, Carga horária: 5


Escola Municipal de Ensino Fundamental Zita Contente Magno Cunha, EMEFZCMC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tradutora Intérprete de Língua de Sinais, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor formador, Carga horária: 60
Outras informações
Professora da Disciplina LIBRAS.

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 60
Outras informações
Ministrante da disciplina LIBRAS

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 60
Outras informações
Ministrante da disciplina Estágio Supervisionado l

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40


ESCOLA ESPECIAZADA JOSÉ ALVARES DE AZEVEDO, EEJAA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40


Escola Municipal Cônego Luís Varela, EMCLV, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de deficientes visuais, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de deficientes visuais, alunos surdos e surdocego


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Atividade de Docência, Carga horária: 40



Projetos de extensão


2010 - Atual
Projeto LIBRAS na sala regular.
Descrição: Consiste em ensinar Língua de Sinais a todos os alunos da Escola Municipal Cônego Luís Varela, do período da manhã, são nove salas com turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, uma vez na semana durante todo o ano letivo..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2009 - Atual
Projeto LIBRAS em Família.
Descrição: O projeto tem como objetivo ensinar Língua de Sinais aos pais e familiares de pessoas surdas, com aulas uma vez na semana no período da manhã, tarde e noite.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Idiomas


Libras
Compreende Bem, Fala Bem.


Prêmios e títulos


2014
Contribuição nos 20 anos da ADEMA., ADEMA - Associação de Deficientes do Municipio de Abaetetuba.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M. M. S.. Deficiência Sensorial - Surdocegueira: Experiências Pedagógicas numa Perspectiva Inclusiva na Escola Municipal Cônego Luís Varela em Abaetetuba- PA.. In: I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Deficiência ? SEDPcD/Diversitas/US, 2013, são paulo. memorial da inclusão, 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, M. M. S.. Formação continuada de Educação Inclusiva. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVA, M. M. S.. Participação em banca de Ana Claúdia Cardoso da Silva. !"Direito e Inclusão: da Legislação ao " Chão da escola": Um estudo de caso em Barcarena/Pa".". 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos e Diversidade) - Universidade Federal do Pará.

2.
SILVA, M. M. S.. Participação em banca de Josiane Márcia Maués Moraes. "Inclusão do aluno com deficiência em uma escola ribeirinha". 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos e Diversidade) - Universidade Federal do Pará.

3.
SILVA, M. M. S.. Participação em banca de Maria das Graças Brito Cardoso. "O processo de Inclusão como direito: um estudo de caso na escola Rosa Maués Carvalho vila de Beja/Pa"."". 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos e Diversidade) - Universidade Federal do Pará.

4.
SILVA, M. M. S.. Participação em banca de Maria do Socorro dos Santos Ferreira. "Acessibilidade: direito humano e inclusão da pessoa com deficiência no contexto escolar". 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos e Diversidade) - Universidade Federal do Pará.

5.
SILVA, M. M. S.. Participação em banca de Leila do Socorro Amaral Pinheiro. "Direitos Humanos e a pessoa idosa em seu espaço de convivência social". 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos e Diversidade) - Universidade Federal do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, M. M. S.. Participação em banca de Jacqueline Reis Bitencourt.A Educação Inclusiva no Campus Universitário de Abaetetuba: reflexões sobre a percepção dos alunos com deficiência.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

2.
SILVA, M. M. S.. Participação em banca de ROSILENO PANTOJA DA SILVA.O Processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa para alunos Surdos da Escola Enedina Sampaio Melo, Igarapé-Miri-PA.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

3.
SILVA, M. M. S.. Participação em banca de ELENILCE REIS FARIAS PEIXOTO.ESPAÑOL COMO LENGUA EXTRANJERA: Propuestas de actividades de lecturas y escritura para alumnos sordos.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal do Pará.

4.
SILVA, M. M. S.. Participação em banca de Cristyane de Cássia Rodrigues Corrêa - Nilza da Rocha Sousa.A UTILIZAÇÃO DE JOGOS PARA DEFICIENTES VISUAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Educação Inclusiva.Respeito e Tolerância: Um novo olhar sobre a prática pedagógica.. 2018. (Outra).

2.
Educação Inclusiva: Desafios e Estratégias no processo de ensino e aprendizagem.Estratégia de Educação Bilingue para Surdos. 2018. (Encontro).

3.
XIX ENCONTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL.Educação Inclusiva: Desafios e Estratégias no processo de ensino e aprendizagem. 2018. (Encontro).

4.
XVIII ENCONTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL.SURDEZ - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ALUNO SURDO. 2017. (Encontro).

5.
Educação Inclusiva: "Formas Criativas para Estimular as Mentes com Deficiência"!."Formas Criativas para Estimular as Mentes com Deficiência"!. 2016. (Seminário).

6.
III Seminário da Associação Beneficiente Milton Melo. 2016. (Seminário).

7.
III Seminário de Educação de Surdos. 2016. (Seminário).

8.
III Seminário de Educação de Surdos "Políticas Políticas Públicas, Práticas Educacionais e Recursos Tecnológicos". 2016. (Seminário).

9.
Seminário de Educação Inclusiva.Intérprete de Libras. 2016. (Seminário).

10.
XVII Encontro de Educação Especial.Minitrante da oficina Orientação e Mobilidade para pessoas com Deficiência Visual. 2016. (Encontro).

11.
Formação Continuada de Educação Inclusiva.A inclusão educacional é possivel.. 2015. (Oficina).

12.
I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Defieficiênica de Abaetetuba -. 2015. (Outra).

13.
II Seminário de Educação de Surdos: Formação e Práticas Educacionais. 2015. (Seminário).

14.
II Simpósio Municipal da Síndrome de Williams Beuren. 2015. (Simpósio).

15.
I Seminário do Grupo de estuds em Libras-GELIBRAS e IIISeminário da Associação dos deficientes do município.'Surdez: mitos e preconceitos". 2015. (Seminário).

16.
Jornada Pedagógica.JORNADA PEDAGÓGICA. 2015. (Outra).

17.
Oficina Práticas Educacionais para Surdos. 2015. (Oficina).

18.
XVI Encontro de Educação Especial."Refletindo a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva". 2015. (Encontro).

19.
4º Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa. 2014. (Congresso).

20.
Curso Libras em Família.LIBRAS EM FAMÍLIA. 2014. (Outra).

21.
I Seminário "Educação de Surdos: Novas Propostas Estatratégicas Para o Ensino Bilíngue". 2014. (Seminário).

22.
Participação na Equipe de Organização da Formação Continuada para Professores Cuidadores.DEFICIÊNCIA INTELECTUAL; DEFICIÊNCIA VISUAL; DEFICIÊNCIA AUDITIVA; DEFICIÊNCIA FÍSICA; DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA, SURDOCEGUEIRA; TGD E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. 2014. (Outra).

23.
XV Encontro de Educação Especial de Abaetetuba.EDUCAÇÃO INCLUSIVA: POLÍTICAS E CIDADANIA. 2014. (Encontro).

24.
Curso Libras em Família.LIBRAS EM FAMÍLIA. 2013. (Outra).

25.
II Conferencia Municipal de Educação.O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação. 2013. (Outra).

26.
II Conferencia Municipal de Educação O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.. 2013. (Outra).

27.
III Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução & Interpretação de Libras e Língua Portuguesa. Exercícios Práticos para Aprimorar as Competências Básicas de Interpretação Simultânea. 2013. (Congresso).

28.
I Seminário da ABENMM. 2013. (Seminário).

29.
XIV Encontro de Educação Especial de Abaetetuba.Alfabetização e Letramento do Aluno Surdo. 2013. (Encontro).

30.
XIV Encontro de Educação Especial de Abaetetuba.EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A VALORIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA. 2013. (Encontro).

31.
XlV Encontro de Educação Especial Educação Inclusiva e Valorização da Escola Pública.Intérprete de língua de sinais.. 2013. (Encontro).

32.
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.DEFICIÊNCIA AUDITIVA. 2012. (Outra).

33.
III SEMINÁRIO DE DIVULGAÇÃO DE DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.INTÉRPRETE DE LIBRAS. 2012. (Seminário).

34.
I Seminário de Estudos sobre Currículo e Formação de Professores da Perspectiva da Inclusão. 2012. (Seminário).

35.
lll SEMINÁRIO DE DIVULGAÇÃO DE DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.Intérprete de língua de sinais.. 2012. (Seminário).

36.
XII Encontro o Instituto Felipe Smaldone com as Escolas do Ensino Regular. 2012. (Encontro).

37.
XIII ENCONTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DE ABAETETUBA INCLUSÃO ESCOLAR: VIVÊNCIA E CONCRETIZAÇÃO DA DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA. TEMPO.Intérprete de língua de sinais.. 2012. (Encontro).

38.
XIII ENCONTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSÃO ESCOLAR: VIVÊNCIA E CONCRETIZAÇÃO DA ESCOLA LA TEMPO DE RECRIAR, TEMPO DE INCLUIR.Intérprete de língua de sinais.. 2012. (Encontro).

39.
III ENCONTRO BRASILEIRO INSTITUTOS FILIPPO SMALDONE. 2011. (Encontro).

40.
II SEMINÁRIO DE DIVULGAÇÃO DE DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. 2011. (Seminário).

41.
CURSO DE CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS NA ARÉA DE DEFICIÊNCIA MULTIPLA E SURDOCEGUEIRA. 2010. (Outra).

42.
XI ENCONTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL.Intérprete de Libras. 2010. (Encontro).

43.
XI ENCONTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DE ABAETETUBA " A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CENÁRIO ATUAL DA ESCOLA". 2010. (Oficina).

44.
CURSO DE LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS.Intérprete e coordenação. 2009. (Outra).

45.
I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL PROMOVIDO PELA DEFENSORIA PÚBLICA DE ABAETETUBA.Intérprete. 2009. (Seminário).

46.
OFICINA DE CAPACITAÇÃO TÉCNICO - PEDAGÓGICO. 2009. (Oficina).

47.
PROJETO LIBRAS EM FAMÍLIA.Ministrante. 2009. (Outra).

48.
CURSO EDUCAR NA DIVERSIDADE. 2008. (Outra).

49.
IX ENCONTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DO MUNICIPIO DE ABAETETUBA.Intérprete. 2008. (Encontro).

50.
CURSO BÁSICO LIBRAS EM CONTEXTO 306h. 2007. (Outra).

51.
II SEMINÁRIO DOCURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS-LÍNGUA PORTUGUESA. 2007. (Seminário).

52.
V EPAEM ENCONTRO PARAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2007. (Encontro).

53.
VIII ENCONTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DO MUNICIPIO DE ABAETETUBA. 2007. (Encontro).

54.
IV ENCONTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DO MUNICIPIO DE ABAETETUBA: EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE: NOVAS CONCEPÇÕES, NOVAS ATITUDES. 2006. (Encontro).

55.
VII ENCONTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DO MUNICIPIO DE ABAETETUBA CURSO INCLUSÃO ESCOLAR Á IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. 2006. (Encontro).

56.
ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: ?PRÁTICAS PEDAGÓGICA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA?. 2005. (Encontro).

57.
I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2005. (Encontro).

58.
VI Encontro de Educação Especial do Município de Abaetetuba. 2005. (Encontro).

59.
XI ENCONTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DO MUNICIPIO DE ABAETETUBA. 2005. (Encontro).

60.
PCN?s ENSINO FUNDAMENTAL. 2004. (Outra).

61.
CULTURA LOCAIS, CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS E SABERES DIVERSOS. 2003. (Outra).

62.
CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES. 2003. (Outra).

63.
ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. 2002. (Encontro).

64.
IV SIMPÓSIO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2002. (Simpósio).

65.
PROJETO ALVORECER. 1999. (Outra).

66.
OFICINA DE RELAÇÕES HUMANAS. 1998. (Oficina).

67.
PROJETO INSTRUIR PARA CONSTRUIR. 1998. (Oficina).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ilva Erica Assunção da Silva e Maik Manuel Lemos dos Santos. LIBRAS no contesto familiar do surdo, comunicação com sucesso. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Libras: Docência e inte) - FACULDADE INTEGRADA DO TAPAJOS. Orientador: Maria Madalena Silva da Silva.

2.
Ferreira, Simone Cristina da Silva. O TRADUTOR INTERPRETE DE LIBRAS COMO SUJEITO PASSIVO DE SEU TRABALHO: Uma análise sob o olhar da Educação Física em relação à promoção e manutenção da saúde física e psicológica deste profissional.. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Libras: Docência e inte) - FACULDADE INTEGRADA DO TAPAJOS. Orientador: Maria Madalena Silva da Silva.

3.
Luciane Lopes. A Formação dos Educadores que atuam com os alunos surdos nos 6º e 7º anos na escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado Abel Figueiredo do Município de Mocajuba. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Libras: Docência e inte) - FACULDADE INTEGRADA DO TAPAJOS. Orientador: Maria Madalena Silva da Silva.

4.
Elenilce Reis Farias Peixoto. O intérprete de Libras na UFPA: Um estudo de casosobre sua ausência e reflexos na Educação de um Aluno Surdo Universitário.. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Libras: Docência e inte) - FACULDADE INTEGRADA DO TAPAJOS. Orientador: Maria Madalena Silva da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ELENILCE REIS FARIAS PEIXOTO. ESPAÑOL COMO LENGUA EXTRANJERA: Propuestas de actividades de lecturas y escritura para alumnos sordos.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Maria Madalena Silva da Silva.

2.
Cristyane de Cássia Rodrigues Corrêa - Nilza da Rocha Sousa. A UTILIZAÇÃO DE JOGOS PARA DEFICIENTES VISUAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Maria Madalena Silva da Silva.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 22:44:00