Tania Lucía Maddalena

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1020426349729647
  • Última atualização do currículo em 29/12/2018


Pesquisadora argentina. Doutora em Educação pelo ProPed/UERJ - Linha Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais. Membro do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura, GPDOC/UERJ. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Especialista em Educação e Novas Tecnologias pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais -FLACSO- (Argentina) e Bacharel em Ciências da Educação pela Universidad Nacional de La Plata UNLP- (Argentina). Tem experiência com Formação de professores, Tecnologia Educacional e ensino do Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). Atualmente também forma parte do Grupo de Pesquisa CAMILLE (Computer Assisted Multimedia Interactive Language Learning Environment) da Universitat Politècnica de València, Espanha. Nos últimos anos vem desenvolvendo pesquisas relacionadas aos usos das Narrativas Digitais, Digital Storytelling, Narrativas Transmídia e Ciberliteratura em diversos contextos e práticas de ensino-aprendizagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tania Lucía Maddalena
Nome em citações bibliográficas
MADDALENA, T. L.


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Lenguas, Literaturas, Culturas y sus aplicaciones.
Universitat Politècnica de València, UPV, Espanha.
Título: Ciberliteratura en la enseñanza-aprendizaje de lenguas,
Orientador: Dra. Ana Gimeno Sanz.
Coorientador: Dra. Ana Sevilla Pavón.
2015 - 2018
Doutorado em Educação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Digital Storytelling: uma experiência de pesquisa-formação na cibercultura, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Edméa Oliveira dos Santos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2013
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Criação de Recursos Educativos Digitais na formação continuada de professores de espanhol,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Ferreira do Amaral.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Formação de Professores de Espanhol..
Setores de atividade: Educação.
2012 - 2014
Especialização em Educación y Nuevas Tecnologías. (Carga Horária: 360h).
Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales - Argentina, FLACSO/ARGENTINA, Argentina.
Título: Intervenciones Educativas en Línea.
2005 - 2010
Graduação em Bacharelado em Ciências da Educação.
Universidad Nacional de La Plata, UNLP, Argentina.
Título: La Regulación de la Educación a Distancia en las Universidades Públicas Argentinas.
Orientador: Prof. María Margarita Hraste.




Formação Complementar


2012 - 2012
Construir conocimiento en las Redes Sociales. (Carga horária: 60h).
Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales - Argentina, FLACSO/ARGENTINA, Argentina.
2011 - 2011
Extensão universitária em Capacitação de Monitores da Incubadora Tecnológica. (Carga horária: 100h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2011 - 2011
Celpe-Bras.
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2009 - 2010
Aluna de intercambio no curso de Pedagogia. (Carga horária: 200h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor (Estágio docente, três semestres), Carga horária: 6
Outras informações
Professora doutoranda no curso de Pedagogia, nas disciplinas: -Tecnologia Educacional -Formação de leitores e escritores


Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Membro da equipe de Avaliação/ Rede CEJA, Carga horária: 20
Outras informações
Elaboração de itens de avaliação, na área Linguagens e Códigos- Língua Espanhola no projeto CEJA (Centros de Educação de Jovens e Adultos).


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora on-line, Carga horária: 30
Outras informações
Curso de capacitação para professores de espanhol: "Utilização de Objetos de Aprendizagem em sala de aula mediatizados pelas tecnologias digitais", Escola de Extensão da UNICAMP.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Estágio Docente, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplina: Comunicação e Educação, Faculdade de Educação.


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante-Convênio de Pós-Graduação PEC-PG, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Programa Estudante-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil com o Ministério de Educação argentino.


Grupo Montevidéo Universidad, GMU, Uruguai.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de intercâmbio/ Pedagogia -Unicamp, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Mobilidade Acadêmica via Programa Escala Estudantil / AUGM.



Projetos de pesquisa


2012 - 2013
Proyecto de Cooperación Bi-nacional Brasil-España.
Descrição: Desenvolvimento de metodologia e conteúdo educacional mediatizado pela tecnologia digital móvel a ser aplicada em programa de capacitação a distância de professores de ensino espanhol em contexto intercultural Braisll - Espanha.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Revista Iberoamericana de Educación (Impresa)
2016 - Atual
Periódico: Revista Educação e Cultura Contemporânea


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
"Egresado Distinguido", mejor promedio de la carrera Licenciatura en Ciencias de la Educación., Universidad Nacional de La Plata, UNLP, Argentina..
2010
"Mención Especial" por el trabajo "Educación a distancia y tv digital interactiva en la educación superior", XVIII Jornadas de Jóvenes Investigadores, AUGM..


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
2MADDALENA, T. L.2018 MADDALENA, T. L.; CARINA, D. A. ; SANTOS, E. . Visual Storytelling e pesquisa-formação na cibercultura. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 03, p. 290-305, 2018.

2.
3MADDALENA, T. L.2017MADDALENA, T. L.; SANTOS, E. . #UERJResiste: relatos digitales de formación en tiempos de crisis. REVISTA OBSERVATÓRIO, v. 3, p. 1, 2017.

3.
5SEVILLA-PAVÓN, A.2015SEVILLA-PAVÓN, A. ; MADDALENA, T. L. . Aprendizagem de línguas com narrativas digitais: uma experiência no ensino do inglês para fins específicos. Revista Lugares de Educação, v. 5, p. 255-267, 2015.

4.
4MADDALENA, T. L.2015MADDALENA, T. L.. Releituras. Educação & Imagem (UERJ), v. 5, p. 30, 2015.

5.
1MADDALENA, T. L.2014 MADDALENA, T. L.; SEVILLA-PAVÓN, A. . El relato digital como propuesta pedagógica en la formación de profesores. Revista Iberoamericana de Educación (Impresa), v. 65, p. 149-160, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, R. ; CARVALHO, F ; MADDALENA, T. L. . Conversas ubíquas vía WhatsApp: ambiências formativas multirreferenciais.. In: Porto, Cristiane; Oliveira, Kaio; Chagas, Alexandre. (Org.). Whatsapp e Educação: entre mensagens, imagens e sons.. 1ed.Ilhéus, Bahia: EDUFBA, 2017, v. 1, p. 197-220.

2.
SANTOS, E. ; MADDALENA, T. L. ; ROSSINI, T. . Diário hipertextual on-line de pesquisa: uma experiência com o aplicativo Evernote. In: Edvaldo Couto, Cristiane Porto, Edméa Santos. (Org.). App-Learning, experiências de pesquisa e formação. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2016, v. , p. 93-108.

3.
CARINA, D. A. ; MADDALENA, T. L. ; CARVALHO, F . Imágens voláteis e Digital Storytelling: novas práticas pedagógicas na cibercultura. In: Cristiane Porto; Edméa Santos; Maria Luiza Oswald; Edvaldo Couto. (Org.). Pesquisa e Mobilidade na Cibercultura: itinerâncias docentes. 1ed.Salvador: Edufba, 2015, v. 1, p. 211-226.

4.
MADDALENA, T. L.. Educación a distancia y autoría desde una perspectiva educativa 3.0. In: Gimeno Sanz, Ana Mª ; Siqueira Rocha, José Macario de. (Org.). Las TIC en la enseñanza: diversas formas de dar apoyo al aprendizaje. 1ed.Valencia: Editorial Universitat Politécnica de Valéncia, 2012, v. 1, p. 51-59.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MADDALENA, T. L.; MARTI, F. . Visual Storytelling no Instagram: sobre lembrar e narrar a escola em tempos de cibercultura. In: IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias, 2017, Rio de Janeiro. Anais do IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias, 2017.

2.
MADDALENA, T. L.. Novas formas de narrar na cibercultura: o Digital Storytelling. In: VIII Seminário Internacional as Redes Educativas e as Tecnologias: Movimentos Sociais e Educação, 2015, Rio de Janeiro. VIII Seminário Internacional: As redes Educativas e as tecnologias: Movimentos Sociais e a Educaçã0, 2015. v. 1.

3.
SEVILLA- PAVÓN, A. ; MADDALENA, T. L. . Experiencias transatlánticas de uso pedagógico del relato digital para el aprendizaje y la enseñanza de lenguas.. In: III Congresso Internacional de Cidades Criativas, 2013, Campinas, SP.. Anais do III Congresso Internacional de Cidades Criativas. Madrid: Universidad Complutense de Madrid, 2013.

4.
MADDALENA, T. L.; GARBIN, M. C. ; MENDES, C. O. S. ; AMARAL, S. F. . Interculturalidade e Colaboração no EaD: Relato de uma experiência de capacitação para professores de espanhol no Brasil. In: X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD, 2013, Belém. X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) - EAD Rompendo Fronteiras. Rio Grande do Sul: UniRede, 2013. v. 1. p. 1-11.

5.
MADDALENA, T. L.; AMARAL, S. F. . Desarrollo de un programa de capacitación a distancia para la enseñanza del español en Brasil fundado en el concepto de estilos de aprendizaje. In: V Congreso Mundial de Estilos de Aprendizaje, 2012, Santander. V Congreso Mundial de Estilos de Aprendizaje. Santander, 2012.

6.
MADDALENA, T. L.; ARAUJO, I. C. . Formación de profesores de español en Brasil: metodología pedagógica basada en la Interculturalidad y Colaboración. In: 1er Coloquio do projeto CAPES de Cooperação Internacional Brasil x Espanha, 2012, Campinas. I Colóquio de Cooperação Internacional Brasil x Espanha, 2012. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MADDALENA, T. L.; SANTOS, E. . El relato digital en la formación docente: una investigación-formación en la cibercultura. In: XIX Congreso Internacional Educación y Tecnología EDUTEC, 2016, Alicante. Educación y Tecnología: Propuestas desde la investigación y la innovación educativa. Barccelona: Octaedro, 2016. p. 158.

2.
SANTOS, E. ; SANTOS, R. ; ROSSINI, T. ; MADDALENA, T. L. . Análise de dados em pesquisa-formação na cibercultura. In: III Jornadas de pesquisas tecnologias comunicacionais contemporâneas, 2015, Rio Grande do Sul. III Jornadas de pesquisas tecnologias comunicacionais contemporâneas. Rio grande do Sul, 2015. v. 3.

Apresentações de Trabalho
1.
MADDALENA, T. L.. A educação na Argentina: perspectivas para o século XXI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MADDALENA, T. L.. Novas formas de narrar na cibercultura: o Digital Storytelling.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MADDALENA, T. L.; CARINA, D. A. . Visual Storytelling e o Instagram: potenciais para práticas pedagógicas.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SEVILLA-PAVÓN, A. ; MADDALENA, T. L. . Experiencias transatlánticas de uso pedagógico del relato digital para el aprendizaje y la enseñanza de lenguas.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MADDALENA, T. L.; SEVILLA-PAVÓN, A. . Formação Continuada de Professores de Espanhol: uma experiência interdisciplinar na modalidade EaD. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SEVILLA-PAVÓN, A. ; MADDALENA, T. L. . Aprendizagem de línguas através da narração audiovisual: experiências de contagem de histórias para a aprendizagem e o ensino do inglês para fins especiíficos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MADDALENA, T. L.; AMARAL, S. F. . Desarrollo de un programa de capacitación a distancia para la enseñanza del español en Brasil fundamentado en el concepto de estilos de aprendizaje. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
MADDALENA, T. L.; ARAUJO, I. C. . Formación de profesores de español en Brasil: metodología pedagógica basada en la Interculturalidad y Colaboración. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MADDALENA, T. L.. Educación a Distancia y Autoría desde una perspectiva educativa 3.0. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MADDALENA, T. L.. Educación a Distancia y TV Digital Interactiva en la Educación Superior. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
AMARAL, S. F. ; MADDALENA, T. L. ; SEVILLA-PAVÓN, A. ; ARAUJO, I. C. . Utilização de Objetos de Aprendizagem em Sala de Aula mediatizado pelas tecnologias digitais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MADDALENA, T. L.. Curso LANTEC-Unicamp. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CARVALHO, F; MADDALENA, T. L.. Participação em banca de Ana Cristina dos Santos.Educação a Distância, Educação online E políticas Educativas em Rede. Compreendendo a formação na Contemporaneidade.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
As redes educativas e as Tecnologias: Educação e Democracia, aprenderensinar para um mundo plural e igualitário.. Visual Storytelling no Instagram: sobre lembrar e narrar a escola em tempos de cibercultura. 2017. (Congresso).

2.
XIX Congreso Internacional Educación y Tecnología EDUTEC. El relato digital en la formación docente: una investigación-formación en la cibercultura. 2016. (Congresso).

3.
IV Seminário Web Currículo.Visual Storytelling e o Instagram: potenciais para práticas pedagógicas. 2015. (Seminário).

4.
VIII Seminário Internacional: As Redes Educativas e as Tecnologias:.Novas formas de narrar na Cibercultura: o Digital Storytelling. 2015. (Seminário).

5.
As Redes Educativas e as Tecnologias: Transformações e Subverções na atualidade. 2013. (Seminário).

6.
III Congresso Internacional de Cidades Criativas. Experiencias transatlánticas de uso pedagógico del relato digital para el aprendizaje y la enseñanza de lenguas.. 2013. (Congresso).

7.
IV Seminário Inovações em Atividades Curriculares. Formação Continuada de Professores de Espanhol: uma experiência interdisciplinar na modalidade EaD. 2013. (Congresso).

8.
"A Biblioteca da Faculdade de Educação Prof. Joel Martins, da Universidade Estadual de Campinas, como ambiente virtual de aprendizagem". 2012. (Seminário).

9.
I Colóquio do projeto CAPES de Cooperação Internacional Brasil x Espanha.Formación de profesores de español en Brasil: metodología pedagógica basada en la Interculturalidad y Colaboración. 2012. (Seminário).

10.
I simpósio de Inovação Tecnológica na Educação. 2012. (Simpósio).

11.
V Congreso Mundial de Estilos de Aprendizaje. Desenvolvimiento de un programa de capacitación a distancia para la enseñanza del español en Brasil fundamentado en el concepto de estilos de aprendizaje.. 2012. (Congresso).

12.
XVII Congreso Internacional de Tecnologías para la Educación y el Conocimiento. M-Learning: Programa de Capacitación a Distancia para la Enseñanza del Español en Brasil en un contexto intercultural Brasil-España. 2012. (Congresso).

13.
IV COLOQUIO INTERNACIONAL BRASIL-ESPAÑA EN TORNO AL APRENDIZAJE ASISTIDO POR ORDENADOR: AVANCES EN E-LEARNING Y M-LEARNING.Educación a Distancia y Autoría desde una perspectiva educativa 3.0. 2011. (Simpósio).

14.
Leitura e Convergências de Mídias. 2011. (Simpósio).

15.
XVIII Jornadas de Jovenes Investigadores - Asociacion de Universidades Grupo Montevideo (AUGM). Educación a Distancia y TV Digital Interactiva en la Educación Superior. 2010. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, E. ; MADDALENA, T. L. ; SANTOS, R. ; CARINA, D. A. . I Encontro Docência e Cibercultura- I e-DoC. 2015. (Congresso).

2.
MADDALENA, T. L.; AMARAL, S. F. ; ARAUJO, I. C. . 1er Colóquio do Projeto CAPES de Cooperação Internacional Brasil x Espanha. 2012. (Congresso).



Outras informações relevantes


Blog pessoal sobre Educação, Cultura e Tecnologia: http://loscactus.net



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 8:01:41