Paulo Vinicius Bio Toledo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1275109825876117
  • Última atualização do currículo em 01/07/2018


Possui graduação em Bacharelado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (2010), mestrado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (2013) e doutorado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (2018). Atualmente é colaborador - crítico de teatro - Folha de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paulo Vinicius Bio Toledo
Nome em citações bibliográficas
TOLEDO, P. V. B.;TOLEDO, Paulo Bio


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Artes Cênicas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Universidade Nova de Lisboa (Orientador: Raquel Cardeira Varela).
Título: Debates sobre teatro e sociedade após o golpe de 1964: reflexão e trabalho teatral de José Celso Martinez Corrêa e Augusto Boal, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Sérgio Ricardo de Carvalho Santos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2011 - 2013
Mestrado em Artes Cênicas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Impasses de um teatro periférico: as reflexões de Oduvaldo Vianna Filho entre 1958 e 1974.,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: SANTOS, Sérgio Ricardo de Carvalho.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: teatro; Política; Vianinha; Cultura década 1960.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2006 - 2010
Graduação em Bacharelado em Artes Cênicas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A Trilha Dialética - estudo da dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho (1961-1964).
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Ricardo de Carvalho.
2004 interrompida
Graduação interrompida em 2005 em Bacharelado em História.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Ano de interrupção: 2005
2004 interrompida
Curso técnico/profissionalizante interrompido em 2006.
Teatro Escola Célia Helena, TECH, Brasil.
Ano de interrupção: 2006


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.


Atuação Profissional



Cooperativa Paulista de Teatro, CPT, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Crítico convidado
Outras informações
Crítico convidado da VII Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo (abril/2012) da Cooperativa Paulista de Teatro


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Conferencista, Carga horária: 4
Outras informações
Docente responsável pelo curso de História do Teatro III, como professor convidado (conferencista), no Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP, no primeiro semestre de 2015

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Conferencista, Carga horária: 4
Outras informações
Docente responsável pelo curso de História do Teatro I, como professor convidado (conferencista), no Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP, no primeiro semestre de 2014.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 8
Outras informações
Professor convidado do Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP no segundo semestre de 2012. Ministrou os cursos de Crítica II e Dramaturgia III.


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.


Fundação Cultural Cassiano Ricardo, FCCR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Crítico convidado, Carga horária: 44
Outras informações
Crítico convidado no 25º FESTIVALE de São José dos Campos, com duração de 10 dias.


Renascer Produções Culturais, RPC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Crítico convidado, Carga horária: 44
Outras informações
Crítico convidado para o IV Seminário Internacional de Crítica Teatral em Recife-PE


Serviço Social do Comércio - SP, SESC-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Ocasional, Enquadramento Funcional: Mediador, Carga horária: 4
Outras informações
Mediação do debate ?O teatro do oprimido hoje?, no evento Pompeia conta Boal (2012) com a participação de Julián Boal, José Soeiro e Rafael Litvin Villas-Bôas, no SESC Pompeia.

Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisador e co-autor, Carga horária: 15
Outras informações
Pesquisador e Coautor na produção de livro comemorativo relativo aos 40 anos do Teatro SESC Anchieta, pela Edições SESC. Coordenação e autoria: Prof. Dr. Alexandre Mate Parte I: Junho/2007 ? dezembro/2008 Parte II: junho/2010 ? julho/2011


Centro Livre de Artes Cênicas, CLAC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professor de História do Teatro; Dramaturgia; Teoria Teatral e Interpretação na Formação em Teatro e Dança


Folha de São Paulo, FSP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador (freelancer), Enquadramento Funcional: Colaborador - crítico de teatro
Outras informações
Colaborador da Ilustrada. para críticas de teatro



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: TEORIA DO TEATRO.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Dramaturgia.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Direção Teatral.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TOLEDO, Paulo Bio2018TOLEDO, Paulo Bio. Magnetismo da revolução no exílio português de José Celso Martinez Corrêa (1974-1976). Revista Sala Preta Eletrônica, v. 18, p. 72-84, 2018.

2.
TOLEDO, Paulo Bio2016TOLEDO, Paulo Bio; RIBEIRO, P. C. A. . Experimentalismo e politização na dramaturgia brasileira da década de 1960: do seminário de dramaturgia no teatro de arena à peça mutirão em novo sol. Revista Cena, v. 1, p. sn, 2016.

3.
TOLEDO, Paulo Bio2015 TOLEDO, Paulo Bio. A ambivalência do protesto no teatro e na canção no Brasil pós-1964. Sala Preta (USP), v. 15, p. 180-190, 2015.

4.
TOLEDO, Paulo Bio2015TOLEDO, Paulo Bio; NEIVA, Sara Mello . Mutirão em Novo Sol e o experimentalismo político no teatro brasileiro da década de 1960. Revista aSPAs, v. 5, p. 67-80, 2015.

5.
TOLEDO, P. V. B.2014 TOLEDO, P. V. B.; CARVALHO, S. . O tempo morto do teatro. Palavra: SESC Literatura em Revista, v. 2014, p. 44, 2014.

6.
TOLEDO, Paulo Bio2014TOLEDO, Paulo Bio; LANDIN, D. . Espelho, escambo, especulação. Processo Teatral Cia. dos Inventivos, v. 1, p. 14-18, 2014.

7.
TOLEDO, P. V. B.2012TOLEDO, P. V. B.; LANDIN, D. ; NASCIMENTO, B. ; PENOV, I. . Os bandoleiros contratados para o registo das investidas do bando nos processos de escambo. Cia. dos Inventivos, v. 1, p. 32-42, 2012.

8.
TOLEDO, P. V. B.2012TOLEDO, P. V. B.. Tópicos para um debate sobre o CPC ? o limite tornado impulso.. Cavalo Louco, v. 2012, p. 15, 2012.

9.
TOLEDO, P. V. B.2011TOLEDO, P. V. B.. O teatro mais do que teatro de Augusto Boal. Cavalo Louco, v. 11, p. 38-42, 2011.

10.
TOLEDO, P. V. B.2009TOLEDO, P. V. B.. Santos Amargos. Cavalo Louco, v. 7, p. 39-43, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
TOLEDO, Paulo Bio; LANDIN, D. (Org.) . Trilogia inventiva: processos e dramaturgias para um teatro de rua. 1. ed. Bragança Paulista-SP: Editora Urutau, 2016. 142p .

Capítulos de livros publicados
1.
TOLEDO, Paulo Bio. Ação e pensamento no trabalho de Vianinha no CPC. Peças do CPC: A mais-valia vai acabar, seu Edgar e Mundo enterrado. 1ed.São Paulo: Expressão Popular, 2016, v. , p. 207-229.

2.
TOLEDO, P. V. B.. Santos amargos. In: TROTTA, Rosyane. (Org.). Ói Nóis Aqui Traveiz: a história através da crítica.. 1ed.Porto Alegre: Terreira da Tribo Produções artísticas, 2012, v. , p. 251-261.

3.
TOLEDO, P. V. B.. Por mais dialética na guerrilha. Caderno de Erros II da Brava Cia.. 1ed.São Paulo: Cooperativa Paulista de Teatro, 2011, v. , p. 35-.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TOLEDO, Paulo Bio. Peça 'Revoltar' se configura como apoteose do caos. Folha de São Paulo, 18 abr. 2018.

2.
TOLEDO, Paulo Bio. Apesar de ótimas atuações, 'Love, Love, Love' não encara impasses do texto. Folha de São Paulo, 06 abr. 2018.

3.
TOLEDO, Paulo Bio. Peça 'Diálogo Noturno com um Homem Vil' não desfaz contradições do texto. Folha de São Paulo, 29 mar. 2018.

4.
TOLEDO, Paulo Bio. 'Palhaços' tem o vigor circense, mas reduz complexidade da peça. Folha de São Paulo, 29 mar. 2018.

5.
TOLEDO, Paulo Bio. 'País Clandestino' vê a história recente a partir de perspectiva estreita. Folha de São Paulo, 11 mar. 2018.

6.
TOLEDO, Paulo Bio. Grupo Tapa acerta ao propor atuação realista em peça absurda. Folha de São Paulo, 02 mar. 2018.

7.
TOLEDO, Paulo Bio. 'Funâmbul@s' acerta linguagem, mas exagera idealismo. Folha de São Paulo, 15 fev. 2018.

8.
TOLEDO, Paulo Bio. Crítica à burguesia se perde em autorreferências. Folha de São Paulo, 10 fev. 2018.

9.
TOLEDO, Paulo Bio. Fraca, 'A Mulher de Bath' faz discurso falsamente progressista. Folha de São Paulo, 04 fev. 2018.

10.
TOLEDO, Paulo Bio. Apesar de discurso frágil, peça faz boa versão de 'Romeu e Julieta'. Folha de São Paulo, 25 jan. 2018.

11.
TOLEDO, Paulo Bio. Peça traz imagem contraditória de vítimas do desastre em Mariana. Folha de São Paulo, 19 jan. 2018.

12.
TOLEDO, Paulo Bio. Yoshi Oida ressalta a filosofia oriental em sinfonia de Mahler. Folha de São Paulo, 05 jan. 2018.

13.
TOLEDO, Paulo Bio. Espetáculo discute desumanização e impasses da civilização. Folha de São Paulo, 16 dez. 2017.

14.
TOLEDO, Paulo Bio. 'Pequenas certezas' leva público a buscar relações fora do palco. folha de São Paulo, 07 dez. 2017.

15.
TOLEDO, Paulo Bio. Trio de atrizes revive no teatro a obra de Nobel bielorrussa. Folha de São Paulo, 26 nov. 2017.

16.
TOLEDO, Paulo Bio. Descrição feita por viajantes do século 16 ao 19 conduz 'Selvageria'. Folha de São Paulo, 16 nov. 2017.

17.
TOLEDO, Paulo Bio. Universo temático de 'Dilúvio' fica a reboque de Gerald Thomas. Folha de São Paulo, 16 nov. 2017.

18.
TOLEDO, Paulo Bio. Remontagem de 'O rei da vela' realça metamorfose do Oficina. Folha de São Paulo, 08 nov. 2017.

19.
TOLEDO, Paulo Bio. Apesar de atualizar mito, 'Pentesileia' derrapa em idealismo. Folha de São Paulo, 08 set. 2017.

20.
TOLEDO, Paulo Bio. Dois Viannas. Revista Zagaia, 17 ago. 2017.

21.
TOLEDO, Paulo Bio. Pessimismo da razão, otimismo da vontade. Brasil de fato, p. 11 - 11, 14 ago. 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TOLEDO, Paulo Bio. A AMBIVALÊNCIA DO PROTESTO NO TEATRO E NA CANÇÃO NO BRASIL PÓS-1964. In: Marx e o Marxismo 2015: Insurreições, passado e presente, 2015, Niterói. nais do Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2015: Insurreições, passado e presente, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
TOLEDO, Paulo Bio. Teatro e política: múltiplas formas de resistência - magnetismo da revolução portuguesa no exílio de Zé Celso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
TOLEDO, Paulo Bio. Dois viannas: idas e vindas do teatro político no brasil (1958-1974). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
TOLEDO, Paulo Bio. Aos ombros de gigantes ? raízes e influências de Boal e do teatro do oprimido. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
TOLEDO, Paulo Bio. Radicalização e impasse no exílio de Augusto Boal e Zé Celso em Portugal revolucionário (1974-1978). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
TOLEDO, Paulo Bio. O povo lá e cá. Deslocamentos da ideia de popular no teatro engajado entre as décadas de 1950 e 1970.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
TOLEDO, Paulo Bio. Conexão popular nas formas políticas do Teatro Musical. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
TOLEDO, Paulo Bio. Dramaturgia reflexiva e de protesto na I Feira Paulista de Opinião. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
TOLEDO, Paulo Bio; FAVARI, Paulo . Cadernos de Teatro e Sociedade: três momentos do teatro político da década de 60 no Brasil.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
TOLEDO, Paulo Bio. Cultura e política: experiências emblemáticas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
TOLEDO, Paulo Bio; RIBEIRO, P. C. A. . Mutirão em Novo Sol e o experimentalismo político no teatro brasileiro da década de 1960. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
TOLEDO, Paulo Bio. Impasses de um teatro periférico: as reflexões de Oduvaldo Vianna Filho sobre o teatro no Brasil entre 1958 e 1974. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
TOLEDO, Paulo Bio. A formação de um grupo de estudos em teatro e sociedade na USP. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
TOLEDO, Paulo Bio; LANDIN, D. . Tempo interrompido. Bragança Paulista, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
TOLEDO, P. V. B.; NEIVA, S. M. ; SIMONETTI, A. C. ; PUCCI, J. M. . A Masca Marcial. 2017. Teatral.

2.
TOLEDO, P. V. B.; PINHEIRO, Tutti ; NEIVA, Sara Mello ; PUCCI, Júlia Maycot ; JUNQUEIRA, Ana Luíza . Marie. 2012. Teatral.

3.
TOLEDO, P. V. B.; STELLA, Marcello ; PINHEIRO, Tutti ; PIMENTEL, Luiz Paulo ; SÓRIA, Liz Nátali ; CÔRREA NETO, Guilherme Balza . Se um existe, outro some. 2011. Teatral.

4.
TOLEDO, P. V. B.. Madrid 36. 2010. Teatral.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Colóquio Teatro & história: diálogos possíveis.Teatro e política: múltiplas formas de resistência - magnetismo da revolução portuguesa no exílio de Zé Celso. 2017. (Simpósio).

2.
2ª Edição da Jornada de Pesquisa em Arte da Unesp.Dois viannas: idas e vindas do teatro político no brasil (1958-1974). 2017. (Simpósio).

3.
Óprima! 2017 ? Encontro de Teatro do Oprimido e Ativismo.Aos ombros de gigantes ? raízes e influências de Boal e do teatro do oprimido. 2017. (Encontro).

4.
VII Seminário de Pesquisas em Andamento (SPA).Radicalização e impasse no exílio de Augusto Boal e Zé Celso em Portugal revolucionário (1974-1978). 2017. (Seminário).

5.
6º Seminário de Pesquisas em Andamento (SPA).Cadernos de Teatro e Sociedade: três momentos do teatro político da década de 60 no Brasil. 2016. (Seminário).

6.
I Colóquio Internacional de Dramaturgia Letra e Ato.Dramaturgia reflexiva e de protesto na I Feira Paulista de Opinião. 2016. (Seminário).

7.
II Seminário de Escrita Dramática da UFSC.Conexão popular nas formas políticas do Teatro Musical. 2016. (Seminário).

8.
IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). O povo lá e cá ? deslocamentos da ideia de popular no teatro engajado entre as décadas de 1950 e 1970.. 2016. (Congresso).

9.
II Seminário Internacional de Teatro e Sociedade (SITS).Cultura e política: experiências emblemáticas. 2015. (Seminário).

10.
I Seminário de Escrita Dramática da UFSC.Mutirão em Novo Sol e o experimentalismo político no teatro brasileiro da década de 1960. 2015. (Seminário).

11.
I Seminário Internacional de Teatro e Sociedade.A formação de um grupo de estudos em teatro e sociedade na USP. 2014. (Seminário).

12.
VIII Congresso da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). Impasses de um teatro periférico: as reflexões de Oduvaldo Vianna Filho sobre o teatro no Brasil entre 1958 e 1974. 2014. (Congresso).

13.
V Reunião Científica da ABRACE. 2009. (Encontro).

14.
Seminário Internacional ?A Censura em Cena?. 2006. (Seminário).

15.
Simpósio Internacional ?Os Rumos da história?. 2004. (Simpósio).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 11:29:06