Bruna Crescêncio Neves

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  • Última atualização do currículo em 22/10/2018


Graduada em Letras Português-Inglês pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2011), mestrado em Linguística (2013) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado em Linguística também pela UFSC. Professora de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos, no Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Palhoça Bilíngue. Tem interesse e atua nos seguintes temas: língua brasileira de sinais, aquisição de língua de sinais e ensino de língua portuguesa para surdos. Integra o Grupo de Pesquisa do CNPQ, Corpus de Libras, sob a coordenação da Prof. Ronice Müller de Quadros. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruna Crescêncio Neves
Nome em citações bibliográficas
NEVES, B. C.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Lingüística da UFSC.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Educação bilíngue para surdos: implicações para o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Ronice Muller de Quadros.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2011 - 2013
Mestrado em Programa de Pós Graduação em Linguística.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Narrativas de crianças bilíngues bimodais,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Ronice Muller de Quadros.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2007 - 2010
Graduação em Letras Português-Inglês.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: OS ALUNOS SURDOS DO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS COMUNS DE LAGUNA E TUBARÃO: UMA ANÁLISE DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA.
Orientador: Msc.Maria Conceição de Souza Bittencourt.




Formação Complementar


2014 - 2014
Educação bilíngue (Libras/Português). (Carga horária: 60h).
Instituto Federal de Santa Catarina - Palhoça, IFSC, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Curso de aquisição da linguagem pela criança surda. (Carga horária: 60h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Conversação - Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 92h).
Fundação Catarinense de Educação Especial, FCEE, Brasil.
2012 - 2012
Libras: Básico, Intermediário e Avançado. (Carga horária: 220h).
Fundação Catarinense de Educação Especial, FCEE, Brasil.
2012 - 2012
Curso Extracurricular de Inglês. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2009 - 2009
Introdução à educação digital. (Carga horária: 40h).
Secretaria do Desenvolvimento Regional de Laguna, SDR, Brasil.
2005 - 2005
Informática Básica e Avançada. (Carga horária: 120h).
Network Informática, NETWORK, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Santa Catarina - Palhoça, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa para surdos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa para surdos, Carga horária: 40
Outras informações
Atuou como professora de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Capes/DS


Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância
Outras informações
Tutora na disciplina Linguagem II - Curso de Pedagogia

Atividades

12/2013 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Brasileira de Sinais
08/2013 - 12/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conteúdos e Metodologias da Linguagem

Faculdade Capivari, FUCAP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora nos cursos de especialização
Outras informações
Especialização em Língua Portuguesa - Disciplina: Análise de Gêneros textuais Perspectivas na formação de leitor Especialização em Metodologia e Prática Interdisciplinar do ensino - Disciplinas: Aspectos Pedagógicos e Intervenção Educacional de Inclusão e Metodologia da Língua Portuguesa Especialização em Psicopedagia - Disciplina: Inclusão

Atividades

11/2013 - 12/2013
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Inclusão das pessoas com deficiência: políticas e intervenção
04/2013 - 12/2013
Ensino, Especialização em Língua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Análise de Gêneros Textuais
A perspectiva na formação de leitores
05/2013 - 09/2013
Ensino, Metodologia e Prática Interdisciplinar de Ensino, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia da Língua Portuguesa
Aspectos Pedagógicos e Intervenção Educacional na Inclusão

Escola de Educação Básica Gregório Manoel de Bem, E.E.B.G.M.B, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa

Atividades

02/2013 - 09/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura

Escola de Educação Básica Henrique Lage, EEBHL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Contrato de Caráter Temporário, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora substituta de Português e Inglês

Atividades

06/2009 - 11/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
Língua Portuguesa

Escola de Educação Básica Ana Gondin, EEBAG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Contrato de Caráter Temporário, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora substituta de Português e Inglês

Atividades

05/2008 - 07/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Aquaconsult - Aquicultura e Meio Ambiente, AQUACONSULT, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente administrativo, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Inventário Nacional de Libras
Descrição: A presente pesquisa propõe a constituição de um inventário da língua brasileira de sinais (Libras) que envolva três diferentes frentes de trabalho. Prioritariamente, o projeto prevê a constituição de um acervo linguístico e a sistematização de indicadores sociolinguísticos de 1500 usuários de Libras que foram acadêmicos do Curso de Letras-Libras na modalidade à distância, curso que agregou um total de 15 pólos distribuídos em todas as 5 regiões do país entre os anos de 2006 e 2011. Paralelamente, o projeto prevê também a sistematização de indicadores sócio-linguísticos de usuários da Libras na Grande Florianópolis, tendo em vista que a constituição de um acervo linguístico nessa região já vem sendo constituído por um projeto parceiro, o do Inventário da Língua Brasileira de Sinais da Grande Florianópolis, coordenado pela profa. Ronice Müller de Quadros. Por fim, o projeto também prevê a sistematização de glossários técnicos da Libras nos campos de estudo relacionados ao curso de Letras-Libras (linguística, tradução e interpretação e educação), para isso tendo como parceiro o projeto de Glossários Técnicos da Língua Brasileira de Sinais, coordenado pela profa. Marianne Rossi Stumpf..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Produção de Materiais Didáticos Bilíngues (Libras/Português)
Descrição: Desenvolver materiais didáticos bilíngues.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Clube da Carta
Descrição: O referido projeto tem como objetivo maior estimular a aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua para os surdos, através das cartas. Com esse intuito, está sendo realizada uma experiência piloto da criação do Clube da Carta que atende inicialmente os alunos surdos que estudam no IFSC Palhoça Bilíngue e, posteriormente, os surdos da comunidade externa. Os alunos surdos enviam e recebem cartas, com a orientação da professora Bruna Crescêncio Neves e da coordenadora do projeto. Promover o uso social da Língua Portuguesa escrita é um caminho para a aprendizagem dessa segunda língua, e oportuniza entender a importância da escrita em nosso cotidiano. Segundo Santos (2012), uma surda que utilizou a carta, conseguiu conhecer outros surdos, entender melhor a noção de espaço geográfico, criar o sentido de pertencimento ao lugar onde mora, além de aperfeiçoar a escrita e a leitura da Língua Portuguesa. O presente projeto de pesquisa encontra-se em fase de implantação, já com algumas amostras de dados, a serem analisados e tem a duração de um ano, segundo o Edital Universal no qual foi contemplado, podendo ser renovado por mais um ano..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Interação cognitiva entre alunos surdos na aprendizagem de Matemática e Português
Descrição: O projeto tem como objetivo geral promover o desenvolvimento cognitivo e conceitual dos alunos do Curso Integrado em Comunicação Visual do Campus Palhoça Bilíngue, através da interação dos alunos da mesma idade com seus pares..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2014
DESENVOLVIMENTO BILINGUE BIMODAL: estudo interlinguístico entre crianças surdas com implantes cocleares e crianças ouvintes sinalizantes
Descrição: Esse projeto investiga o desenvolvimento bilíngue bimodal a partir do estudo de uma língua de sinais e uma língua oral utilizadas por crianças surdas com implante coclear (CI) e crianças ouvintes filhas de pais surdos (codas)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Língua Portuguesa como segunda língua para surdos: práticas de leitura e escrita
Descrição: O presente projeto de extensão tem como objetivo geral proporcionar práticas de leitura e escrita para surdos em sua segunda língua (Língua Portuguesa) a partir de diferentes temáticas do cotidiano e gêneros textuais. Para isso, a principal ação desta proposta está relacionada à oferta de oficinas de leitura e escrita para surdos, nas quais esses sujeitos participarão de uma roda de leitura de materiais com temáticas selecionadas pela equipe executora, onde, posteriormente, discutirão com todo o grupo e terão como atividade escrita, a produção de uma carta com as suas considerações acerca das reflexões da oficina. Essas oficinas acontecerão ao longo de quatro meses nas duas instituições envolvidas: 1) Instituto Federal de Santa Catarina ? Câmpus Palhoça Bilíngue: grupo de 20 surdos e 2) Associação de Surdos da Grande Florianópolis: grupo de 20 surdos. Os encontros ocorrerão a cada 15 dias em cada local mencionado. As atividades da oficina ocorrerão da mesma forma nos dois lugares e as cartas produzidas pelos alunos serão socializadas entre dois os grupos. As outras etapas do projeto serão a elaboração de um documentário e um evento final aberto ao público geral. O documentário tem como objetivo promover a reflexão dos alunos diante as experiências vivenciadas ao longo das oficinas, com depoimentos sobre o processo de aprendizagem da Língua Portuguesa e amostras dos encontros. O fechamento do projeto de extensão acontecerá em um evento aberto ao público e aos participantes envolvidos para lançamento do documentário, exposição das produções escritas, apresentação de atividades culturais e uma palestra acerca do ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos. Por fim, o documentário produzido será disponibilizado na página do IFSC Palhoça Bilíngue à toda comunidade externa e, inclusive, poderá alcançar abrangência nacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2013 - 2014
LIBRAS em contexto - Formação de Profissionais para a Educação Inclusiva
Descrição: Esse programa é composto por três projetos na área de inclusão: Formação continuada para tradutores-intérpretes de LIBRAS no contexto escolar; Oficinas de produção de recursos didáticos para o trabalho com a língua portuguesa como segunda língua para o público surdo; Formação continuada em Libras. Será desenvolvido no ano de 2014 e é destinado professores do Atendimento Educacional Especializado, Auxiliares da Educação Especial e equipe pedagógica da rede de ensino de Florianópolis, por solicitação da Secretaria de Educação e poderá ser estendido para as demais redes. O objetivo principal deste programa é oferecer formação continuada na área da inclusão de surdos conforme prevê o Decreto nº 5626 de 2005: ' Art. 14..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de comitê de assessoramento


2014 - 2015
Agência de fomento: Instituto Federal de Santa Catarina - Palhoça


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Libras
Compreende Bem, Fala Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NEVES, B. C.2016NEVES, B. C.. Educação inclusiva e educação bilíngue: o que dizem os alunos surdos sobre o Ensino de Língua Portuguesa nesses diferentes contextos?. Revista Educação, Cultura e Sociedade, v. 6, p. 358 - 369, 2016.

2.
NEVES, B. C.2016NEVES, B. C.. Educação inclusiva e educação bilíngue: o que dizem os alunos surdos sobre o Ensino de Língua Portuguesa nesses diferentes contextos?. Revista Educação, Cultura e Sociedade, v. 6, p. 358 - 369, 2016.

3.
NEVES, B. C.2016NEVES, B. C.. A produção da criança bilíngue bimodal (Libras/Português) diante de diferentes interlocutores. Leitura. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFAL), v. 12, p. 157-172, 2016.

4.
SELL, F.2015SELL, F. ; NEVES, B. C. . DESAFIOS METODOLÓGICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA DE LIBRAS NO CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Revista de Educação Em Rede, v. 2, p. 51-63, 2015.

5.
NEVES, B. C.2013NEVES, B. C.. Gêneros textuais no ensino de Língua Portuguesa para surdos: Propostas para uma educação bilíngue. ArReDia, v. 2, p. 20-33, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
QUADROS, R. M. ; NEVES, B. C. ; SCHMITT, D. ; LOHN, J. T. . O Inventário Nacional da Língua Brasileira de Sinais. In: OLIVEIRA, Gilvan Müller de e RODRIGUES, Luana Ferreira (Org.). (Org.). Atas do VIII Encontro Internacional de Investigadores de Políticas Linguísticas.. Ied.Florianópolis: UFSC, 2017, v. , p. 55-.

2.
QUADROS, R. M. ; NEVES, B. C. . Alfabetização e letramento de crianças surdas. In: André Figueiredo Rodrigues; Marina Pinheiro Fortunato (Org.). (Org.). Alfabetização e Letramento: prática reflexiva no processo educativo. 1ed.São Paulo: Humanitas, 2017, v. 1, p. 1-25.

3.
NEVES, B. C.. Cooficialização da Libras. In: Rosângela Morello. (Org.). Leis e Línguas no Brasil: processo de cooficialização e suas potencialidades. 1ed.Florianópolis: IPOL, 2015, v. 1, p. 103-120.

4.
NEVES, B. C.; QUADROS, R. M. . A relação dos surdos com a Língua Portuguesa em um contexto bilíngue. In: RIBEIRO, Tiago; SILVA, Aline Gomes.. (Org.). Leitura e escrita na educação de surdos: das políticas às práticas pedagógicas. 1ed.Rio de Janeiro: WAK, 2015, v. 1, p. 137-162.

5.
NEVES, B. C.. Narrativas de crianças bilíngues bimodais. In: Ronice Müller de Quadros; Markus J. Weininger. (Org.). Estudos da Língua Brasileira de Sinais (Ronice Müller de Quadros; Markus J. Weininger). 1ed.Florianópolis: Insular, 2014, v. 3, p. 1-288.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
QUADROS, R. M. ; NEVES, B. C. . NDICADORES SOCIOLINGUÍSTICOS DO INVENTÁRIO NACIONAL DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: O PERFIL DOS USUÁRIOS E A QUESTÃO DA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS. In: 2º Congresso Nacional de Pesquisas em Linguística de Língua de Sinais, 2018, Florianópolis. Anais 2018, 2018.

2.
NEVES, B. C.; SELL, F. . ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS EM SANTA CATARINA. In: XI Congresso Internacional do SIPLE, 2016, Salvador. XI Congresso Internacional do SIPLE, 2016.

3.
SANTOS, S.F. ; NEVES, B. C. . Apresentação do projeto piloto do clube da carta para surdos usuários da Libras do Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Palhoça Bilíngue. In: I Congresso Nacional de Libras, 2015, Uberlândia. Congresso Nacional de Libras. Uberlândia: CEPAE, 2015. v. 1.

4.
BAR, E. ; SILVA, S. G. L. ; NEVES, B. C. . Curso de Pedagogia Bilíngue do IFSC Palhoça Bilíngue: percursos e desafios para implantação. In: I Congresso Nacional de Libras, 2015, Uberlândia. Congresso Nacional de Libras. Uberlândia: CEPAE, 2015. v. 1.

5.
NEVES, B. C.. Língua Portuguesa como segunda língua para surdos: a importância da motivação no processo de ensino e aprendizagem. In: Congresso Nacional de Libras, 2015, Uberlândia. Congresso Nacional de Libras. Uberlândia: CEPAE, 2015.

6.
SELL, F. ; NEVES, B. C. . Desafios metodológicos para o desenvolvimento da disciplina de Libras no curso de pedagogia na modalidade a distância da Universidade do Estado de Santa Catarina. In: ESUD, 2014, Florianópolis. Pesquisa na EaD: reflexões sobre teoria e prática. Florianópolis: NUTE-UFSC, 2014. v. 1. p. 3208-3220.

7.
NEVES, B. C.. Linguagem e surdez: Um estudo de caso do ensino de Língua Portuguesa para surdos em escolas públicas de Laguna/SC e Tubarão/SC. In: I Colóquio Nacional: Diálogos entre linguagem e cultura e VII Encontro do NEL, 2012, Blumenau. Anais do I Colóquio Nacional: Diálogos entre linguagem e cultua. Blumenau: Furb, 2012. v. 1.

8.
NEVES, B. C.. UMA REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE LAGUNA/SC E TUBARÃO/SC. In: Sielp - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2012, Uberlândia. Anais do SIELP. Uberlândia: EDUFU, 2012. v. 2.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NEVES, B. C.. O ensino de Língua Portuguesa para surdos: educação inclusiva x educação bilíngue. In: 1º Encontro Nacional de Municípios Plurilíngues, 2015, Florianópolis. Caderno de Resumos, 2015.

2.
NEVES, B. C.. A importância do input linguístico no processo de aquisição da língua de sinais por crianças surdas: um estudo de caso. In: X Celsul: Centro de Estudos Linguísticos do Sul, 2012, Cascavel. Caderno de Resumos, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
NEVES, B. C.. Ensino de Português como segunda língua para surdos no contexto bilíngue. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
NEVES, B. C.. O papel do IFSC Palhoça Bilíngue na promoção da inclusão social dos surdos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
NEVES, B. C.; SELL, F. . ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS EM SANTA CATARINA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
NEVES, B. C.; QUADROS, R. M. ; ALVES, T. M. ; SCHMITT, D. ; LOHN, J. T. . Inventário Nacional da Língua Brasileira de Sinais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
NEVES, B. C.. Ensino de Língua Portuguesa para surdos: educação inclusiva x educação bilíngue. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTOS, S.F. ; NEVES, B. C. . Apontamentos e resultados do clube da carta: relações entre surdos usuários de língua de sinais e a Língua Portuguesa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
BAR, E. ; SILVA, S. G. L. ; NEVES, B. C. . Curso de Pedagogia Bilíngue do IFSC Palhoça Bilíngue: percursos e desafios para implantação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
NEVES, B. C.. Língua Portuguesa como segunda língua para surdos: a importância da motivação no processo de ensino e aprendizagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SANTOS, S.F. ; NEVES, B. C. . Apresentação do projeto piloto do clube da carta para surdos usuários da Libras do Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Palhoça Bilíngue. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
NEVES, B. C.; QUADROS, R. M. ; GOMES, B.S. . Aquisição bilíngue bimodal: O impacto do input na produção linguística. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SELL, F. ; NEVES, B. C. . Desafios metodológicos para o desenvolvimento da disciplina de Libras no curso de Pedagogia na modalidade a distância da Universidade do Estado de Santa Catarina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
NEVES, B. C.; NEVES, B. C. ; QUADROS, R. M. . Aquisição bilíngue bimodal: Uma análise da competência narrativa de crianças bilíngues bimodais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
NEVES, B. C.; NEVES, B. C. . Gêneros textuais no ensino de Língua Portuguesa a surdos: Propostas para uma educação bilíngue. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
NEVES, B. C.. UMA REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE LAGUNA/SC E TUBARÃO/SC. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
NEVES, B. C.. A importância do input linguístico na aquisição da língua de sinais: Um estudo de caso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
NEVES, B. C.. Linguagem e surdez: Um estudo de caso do ensino de Língua Portuguesa para surdos em escolas públicas de Laguna/SC e Tubarão/SC. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
NEVES, B. C.; QUADROS, R. M. . UM ESTUDO DE CASO: ANÁLISE DA COMPETÊNCIA NARRATIVA DE UMA CRIANÇA OUVINTE FILHA DE PAIS SURDOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
NEVES, B. C.; QUADROS, R. M. . Letramento e alfabetização de crianças surdas. São Paulo: Humanitas, 2017 (Capítulo de livro (no prelo)).

2.
NEVES, B. C.; QUADROS, R. M. . BIMODAL BILINGUALISM: ANALYSIS OF THE NARRATIVES OF CHILDREN OF DEAF PARENTS. Preston: Ishara Press, 2017 (Capítulo de livro (no prelo)).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
NEVES, B. C.. Elaboração do projeto do curso de Especialização em Libras - Faculdade de Capivari de Baixo. 2015.

Trabalhos técnicos
1.
Cantarela, R. ; NEVES, B. C. . Elaboração da prova de Língua Portuguesa - Vestibular 2015/2 - IFSC Palhoça Bilíngue. 2015.

2.
NEVES, B. C.. Pedagogia Bilíngue - Elaboração do projeto do curso de graduação. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
NEVES, B. C.; SILVA, Fàbio . Português como segunda língua para surdos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SELL, F. ; NEVES, B. C. . Produção de recursos didáticos para o trabalho com a língua portuguesa como segunda língua para o público surdo. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
NEVES, B. C.. Ensino de Português como segunda língua para surdos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
NEVES, B. C.; SELL, F. . Produção de recursos didáticos para o trabalho com a língua portuguesa como segunda língua para o público surdo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
NEVES, B. C.; Cantarela, R. ; GAUTO, P. . Línguas. 2014. (Grupo de trabalho).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
STUMPF, M.; NEVES, B. C.. Participação em banca de Rivael Mateus Fabrício. Flexão nominal em Libras: análise do corpus de Libras da Grande Florianópolis. 2018. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
NEVES, B. C.. Participação em banca de Bianca Sena Gomes. AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM DE UMA CRIANÇA CODA: PRODUÇÕES, TIPOS DE SOBREPOSIÇÕES E INFLUÊNCIA DO INTERLOCUTOR NESSE PROCESSO.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
STUMPF, M.; NEVES, B. C.. Participação em banca de Rivael Mateus Fabrício. Flexão nominal em Libras: análise do corpus de Libras da grande Florianópolis. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANTOS, S.F.; NEVES, B. C.; SILVA, S. G. L.. Participação em banca de Dilceia Adilson Goulart. A RELAÇÃO OUVINTE-SURDO NO ÂMBITO FAMILIAR: EXPERIÊNCIA ENTRE MÃE OUVINTE E FILHA SURDA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Surdos) - Instituto Federal de Santa Catarina.

2.
SILVA, V; SILVA, A.M.da; NEVES, B. C.. Participação em banca de Mário Augusto Henning. O surdo e o mercado de trabalho. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Surdos) - Instituto Federal de Santa Catarina.

3.
SILVA, Fàbio; NEVES, B. C.; SILVA, A.M.da. Participação em banca de Tatiane Maria Lui Zancanaro. A educação de surdos sob a perspectiva da inclusão: Reflexões sobre a adaptação de materiais didáticos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de surdos) - Instituto Federal de Santa Catarina - Palhoça.

4.
NEVES, B. C.; LUCHI, M.; SILVA, S. G. L.. Participação em banca de Tomáz Beche Estivalete. Educação Bilíngue: O ensino de Libras como segunda língua para professores da rede municipal de Biguaçu. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de surdos) - Instituto Federal de Santa Catarina - Palhoça.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NEVES, B. C.; DOMINGOS, F. K. P.. Participação em banca de RÚVIA RAFAELLE PIMENTEL PEREIRA.Falsos amigos na ASL e Libras. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LUCHI, M.; NEVES, B. C.; MARQUIOTO, M.. Intérprete de Língua Brasileira de Sinais. 2013. Prefeitura Municipal de Itajaí.

Outras participações
1.
NEVES, B. C.; MORAES, Laíse. Seleção de Monitores - Libras. 2015. Instituto Federal de Santa Catarina - Palhoça.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC.Língua Portuguesa como segunda língua para surdos: práticas de leitura e escrita. 2018. (Seminário).

2.
Seminário de Letras Libras da UFSC.Ensino de Português como segunda língua para surdos no contexto bilíngue. 2018. (Seminário).

3.
Seminário INES & IFSC.Português como segunda língua para surdos. 2018. (Seminário).

4.
Seminário do Inventário Nacional da Língua Brasileira de Sinais. 2017. (Seminário).

5.
VIII Encontro de Investigadores de Política Linguística.A coleta de dados: instrumentos utilizados no Inventário Nacional da Língua Brasileira de Sinais. 2017. (Encontro).

6.
VI Simpósio Mundial de Ensino de Língua Portuguesa.Ensino De Língua Portuguesa Comos Segunda Língua Para Surdos: O Curso De Escrita Acadêmica Na Modalidade A Distância. 2017. (Simpósio).

7.
1º Encontro Lagunense de Surdos. 2016. (Encontro).

8.
I Congresso de Linguística da Língua de Sinais. Inventário Nacional da Libras. 2016. (Congresso).

9.
I Congresso Internacional do SIPLE. ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS EM SANTA CATARINA. 2016. (Congresso).

10.
III Semana de Inclusão: Concepções e Paradigmas da Educação Inclusiva ? Discutindo Processos e Propostas de Ensino.O papel do IFSC Palhoça Bilíngue na promoção da inclusão social dos surdos. 2016. (Seminário).

11.
1º Encontro Nacional de Municípios Plurilíngues.Ensino de Língua Portuguesa para surdos: educação inclusiva x educação bilíngue. 2015. (Encontro).

12.
I Congresso Nacional de Libras. 2015. (Congresso).

13.
II Seminário línguas em contato: onde estão as fronteiras?.Atitudes linguísticas: o que os surdos pensam em relação ao aprendizado da Língua Portuguesa. 2015. (Seminário).

14.
ALFAL XVII Congresso Internacional Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL). O impacto do input nas produções das crianças bilíngues bimodais. 2014. (Congresso).

15.
Colóquio Internacional de Estudos Literários e Linguísticos. Ensino de Língua Portuguesa para surdos em uma perspectiva bilíngue: Relato de experiência. 2014. (Congresso).

16.
Encontro Nacional da ANPOLL 2014. A criança bilíngue bimodal e os diferentes interlocutores: Um estudo de caso. 2014. (Congresso).

17.
Encontro Nacional e Internacional de Aquisição da Linguagem. Aquisição bilíngue bimodal: Uma análise da competência narrativa de crianças bilíngues bimodais. 2013. (Congresso).

18.
SEPEX - UFSC. 2013. (Oficina).

19.
Simpósio Internacional de Gêneros Textuais.Gêneros textuais no ensino de Língua Portuguesa a surdos: Propostas para uma educação bilíngue. 2013. (Simpósio).

20.
I Colóquio Nacional: Diálogos entre linguagens e educação e VII Encontro do NEL. Linguagem e surdez: Um estudo de caso do ensino de Língua Portuguesa para surdos em escolas públicas de Laguna/SC e Tubarão/SC. 2012. (Congresso).

21.
I ENCONTRO NACIONAL DE LIBRAS.A importância do input linguístico na aquisição da língua de sinais: Um estudo de caso. 2012. (Encontro).

22.
I ENCONTRO NACIONAL DE LIBRAS.A importância do input linguístico na aquisição da língua de sinais: Um estudo de caso. 2012. (Encontro).

23.
II Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.UMA REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE LAGUNA/SC E TUBARÃO/SC. 2012. (Simpósio).

24.
Os neurônios da leitura/ Reading in the brain - Stanislas Dehaene. 2012. (Outra).

25.
V Seminário Integrado de Pesquisas Linguísticas - SINPEL.UM ESTUDO DE CASO: ANÁLISE DA COMPETÊNCIA NARRATIVA DE UMA CRIANÇA OUVINTE FILHA DE PAIS SURDOS?. 2012. (Seminário).

26.
I Simpósio Internacional de Aquisição da Linguagem. 2011. (Simpósio).

27.
SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUAGENS E CULTURAS. 2011. (Simpósio).

28.
Variação linguística e ensino (Mesa Redonda). 2011. (Outra).

29.
III Sarau Literário do Curso de Letras - UNISUL. 2010. (Seminário).

30.
APLISC Seminar 2008. 2008. (Encontro).

31.
II Sarau Literário do Curso de Letras - UNISUL. 2008. (Seminário).

32.
I Simpósio de Direito e Literatura. 2008. (Simpósio).

33.
Popping Up Ideas - UNISUL. 2008. (Simpósio).

34.
Unisul Contexto: Universalidade do Conhecimento. 2008. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NEVES, B. C.; QUADROS, R. M. . Seminário do Inventário da Língua Brasileira de Sinais. 2017. (Outro).

2.
NEVES, B. C.; SANTOS, S.F. . 1º Encontro Nacional de Municípios Plurilíngues. 2015. (Congresso).

3.
NEVES, B. C.. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2014. .

4.
NEVES, B. C.. V Seminário Integrado de Pesquisas Linguísticas - SINPEL. 2012. (Congresso).

5.
NEVES, B. C.. Simpósio Internacional de Linguagens e Culturas. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Karin Schmitz de Medeiros. O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS: ESTRATÉGIAS PARA O AUMENTO DO ACERVO VOCABULAR. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Surdos) - Instituto Federal de Santa Catarina. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Vanessa de Mattos Luchtemberg. Práticas de alfabetização e letramento de Língua Portuguesa para surdos nas séries iniciais em uma escola regular: um estudo de caso. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Surdos) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Bruna Crescêncio Neves.

2.
Renata Aparecida das Neves Bernardini. A disciplina de Libras para ouvintes no Curso Técnico Integrado de Comunicação Visual do Instituto Federal de Santa Catarina Palhoça Bilíngue. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Surdos) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Bruna Crescêncio Neves.

3.
Mário Augusto Henning. A metodologia utilizada no passado na alfabetização de surdos no ensino de Língua Portuguesa (L2). 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Surdos) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Bruna Crescêncio Neves.

4.
Tomaz Beche Estivalete. A interação entre professores ouvintes e alunos surdos no contexto escolar. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Surdos) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Bruna Crescêncio Neves.



Outras informações relevantes


Aprovada em 1º lugar no Concurso Público do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Professora de Português como segunda língua para surdos



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