Arislander Jonathan Lopes Dumont

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5709654850460829
  • Última atualização do currículo em 12/11/2018


Graduado em fisioterapia pela Universidade Nove de Julho-SP (2013) e Mestrado em Ciências da Reabilitação no Laboratório Integrado de Análise do Movimento Humano e Laboratório Integrado de Neuromodulação e Fisioterapia Neurológica - Universidade Nove de Julho-SP (2016) Bolsista FAPESP (2013/22625-2). Estágio no Exterior: Laboratorio di Analisi di Postura e Movimento 'Luigi Divieti' Dipartimento di Bioingegneria Politecnico di Milano - Bolsista FAPESP (2015/05179-4). Doutorando em Ciências da Reabilitação no Laboratório Integrado de Análise do Movimento Humano e Laboratório Integrado de Neuromodulação e Fisioterapia Neurológica - Universidade Nove de Julho-SP. Sua linha de pesquisa tem ênfase em Processo de Avaliação e Intervenção Terapêutica das Disfunções dos Sistemas Neuro-Muscular e Interações de Recursos Terapêuticos em Sistemas Biológicos, atuando no Movimento Humano, Estimulação transcraniana por corrente contínua e com terapia por Fotobiomodulação. Trabalha principalmente com avaliação e reabilitação em neuro adulto. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Arislander Jonathan Lopes Dumont
Nome em citações bibliográficas
DUMONT, A. J. L.;Arislander Jonathan Lopes Dumont;DUMONT, ARISLANDER JONATHAN;DUMONT, ARISLANDER JONATHAN LOPES;LOPES, J.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Ciências da Reabilitação.
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Título: Efeitos da Terapia de fotobiomodulação na mobilidade funcional de indivíduos pós Acidente Vascular Cerebral: Qual a dose ideal?. Ensaio Clinico, Controlado, Cruzado e Triplo Cego.,
Orientador: Ernesto Cesar Pinto Leal Junior.
Coorientador: Claudia Santos Oliveira.
Palavras-chave: Stroke; Low Level Laser Therapy; Gait.
2014 - 2016
Mestrado em Ciências da Reabilitação.
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
com período sanduíche em Politecnico di Milano (Orientador: Manuela Galli).
Título: ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA ASSOCIADA AO TREINO DE MARCHA EM ESTEIRA EM INDIVÍDUOS APÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO: ESTUDO CLÍNICO ALEATORIZADO CONTROLADO E DUPLO CEGO.,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Claudia Santos Oliveira.
Coorientador: Manuela Galli.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Estimulação transcraniana; Stroke; Gait; Kinematics; motor training.
2018
Especialização em andamento em Especialização em Osteopatia. (Carga Horária: 1500h).
Colégio Brasileiro de Osteopatia, CBO, Brasil.
2010 - 2013
Graduação em Fisioterapia.
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Título: EFEITO DA PALMILHA POSTURAL SOBRE OS PARÂMETROS ESPAÇOS TEMPORAIS DA MARCHA EM INDIVÍDUOS PÓS-ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO: ESTUDO CONTROLADO RANDOMIZADO.
Orientador: Claudia Santos Oliveira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Curso Pré-Simposio. (Carga horária: 4h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2013 - 2013
Programa Escola de Ciências. (Carga horária: 60h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2012 - 2013
iniciação cientifica. (Carga horária: 100h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2010 - 2011
iniciação cientifica. (Carga horária: 100h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.


Atuação Profissional



Politecnico di Milano, POLIMI, Itália.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
EFEITOS DA TERAPIA DE FOTOBIOMODULAÇÃO SOBRE A MOBILIDADE FUNCIONAL DE INDIVÍDUOS PÓS ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL: QUAL A DOSE IDEAL? ENSAIO CLINICO, CONTROLADO, RANDOMIZADO, CRUZADO E TRIPLO CEGO.
Descrição: Resumo: Acidente Vascular Cerebral (AVC) é provocado por uma interrupção no suprimento de sangue ao cérebro e ocorre quando uma artéria que fornece aporte sanguíneo ao cérebro é bloqueada ou se rompe. Como conseqüências surgem à hemiparesia e/ou hemiplegia, um dos sinais clínicos mais comuns do AVC, caracterizado pela perda total ou parcial da função motora, resultando em vários níveis de comprometimento e incapacidade. Objetivo: Verificar os feitos agudos da aplicação da fototerapia com combinação de várias fontes de luz (LASERs e LEDs), a fim de detectar se a utilização deste recurso terapêutico pode ser benéfico na melhora da mobilidade funcional, nos parâmetros espaços-temporais e cinemáticos da marcha, no equilíbrio estático e dinâmico e na atividade muscular em indivíduos pós-AVC. Material e Métodos: Será realizado um ensaio clínico randomizado, placebo-controlado, cruzado e triplo-cego, A avaliação será constituída da análise tridimensional da marcha, do equilíbrio estático, da atividade muscular e na mobilidade funcional destes indivíduos. Para avaliação tridimensional da marcha será utilizado um sistema SMART-D 140® - BTS Engineering com seis câmeras, um plataforma de força Kistler Plataform model 9286BA e um eletromiográfo FREEEMG® ? BTS Engineering de sistema wireless, com quatro canais. Além disso, a avaliação terá a quantificação do equilíbrio estático (plataforma de força), da atividade muscular (eletromiografia) e da mobilidade funcional (teste da caminhada de 6 minutos e teste time up and go). Em relação a intervenção está será realizada uma vez por semana, durante 4 semanas, sendo cada semana uma dose de fototerapia a ser aplicada (Placebo, 10J, 30J e 50J). Resultados: Os resultados serão analisados estatisticamente assumindo um nível de significância de 0,05 (p<0,05)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Arislander Jonathan Lopes Dumont - Integrante / Claudia Santos Oliveira - Integrante / Ernesto Cesar Pinto Leal Junior - Coordenador / Dora Casalechi - Integrante.
2018 - Atual
EFEITOS DA COMBINAÇÃO DA FOTOBIOMODULAÇÃO E ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIA POR CORRENTE CONTÍNUA (ETCC) ASSOCIADAS AO TREINO DE MARCHA EM ESTEIRA, SOBRE A MOBILIDADE FUNCIONAL DE INDIVÍDUOS PÓS-AVC: ESTUDO CLÍNICO ALEATORIZADO CONTROLADO E DUPLO CEGO.
Descrição: Introdução: O AVC leva à incapacidade de realizar tarefas de extrema importância para vida diária e uma das principais entre todas as dificuldades comuns de indivíduos pós-AVC são a hemiparesia que tem como consequência a assimetria do corpo e a dificuldade em transferir o peso para o lado parético, acometendo a função dos membros, podendo levar a alterações importantes no controle motor afetando a capacidade de manter o controle postural, equilíbrio, mobilidade funcional e a capacidade física, impedindo a estabilidade necessária para o bom ciclo da marcha. Objetivos: Verificar os efeitos da combinação da fotobiomodulação e ETCC, aplicadas no córtex motor primário do hemisfério (M1) lesionado, associadas ao treino de marcha em esteira em indivíduos pós-AVC, sobre os parâmetros espaços-temporais da marcha, atividade muscular, mobilidade funcional e na capacidade física. Materiais e Métodos: A amostra será constituída por 28 indivíduos com diagnóstico de AVC dentro de 6 meses a 5 anos; hemiparesia secundária a um único evento unilateral; ser capaz de caminhar independente; ter entre 45 e 65 anos; realizações dos testes funcionais e de capacidade física, sendo alocados aleatoriamente em 4 grupos distintos: G1 (n=7): Fotobiomodulação placebo + ETCC placebo associadas ao treino de marcha sobre esteira; G2 (n=7): Fotobiomodulação placebo + ETCC ativa associadas ao treino de marcha sobre esteira; G3 (n=7): Fotobiomodulação ativo + ETCC placebo associadas ao treino de marcha sobre esteira; G4 (n=7): Fotobiomodulação ativo + ETCC ativa associadas ao treino de marcha sobre esteira. A avaliação, este será constituído por avaliação dos parâmetros espaços-temporais da marcha por meio do G-Walk sincronizado com um eletromiógrafo FREEEMG® ? BTS Engineering para verificar a atividade do músculo tibial anterior e gastrocnêmico lateral durante a marcha, a avaliação da mobilidade funcional também será avaliada com G-Walk, além da capacidade física (Shuttle Walk Test (SWT) e Teste de exercício cardiopulmonar incremental (TEC)). A intervenção esta será realizada durante 2 semanas consecutivas, com 5 sessões de treino por semana, totalizando 10 sessões. Na intervenção, primeiramente o paciente receberá a estimulação a fotobiomodulação na região do M1 do hemisfério lesionado (durante 13 min e 56 segs), em seguida a ETCC será administrada com o eletrodo anodo posicionado na região de M1 do hemisfério lesionado e o eletrodo catodo será posicionado contralateral a lesão supra orbital com uma intensidade de 2mA, associada ao treino de marcha em esteira (durante 20 min). Resultados: Os resultados serão analisados estatisticamente assumindo um nível de significância de 0,05 (p<0,05)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Arislander Jonathan Lopes Dumont - Coordenador / Claudia Santos Oliveira - Integrante / Ernesto Cesar Pinto Leal Junior - Integrante / Luciana Maria Malosa Sampaio Jorge - Integrante / Rubens José Gagliardi - Integrante.
2015 - 2015
Efeitos da estimulação transcrania por corrente contínua associada ao treino de marcha em esteira sobre a postura de indivíduos pós acidente vascular encefálico . ensaio clinico controlado duplo cego
Descrição: Bolsa BEPE.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Arislander Jonathan Lopes Dumont - Integrante / Manuella Galli - Integrante / Veronica Cimolin - Integrante / Claudia Santos Oliveira - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2014 - 2016
ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA ASSOCIADA AO TREINO DE MARCHA EM ESTEIRA EM INDIVÍDUOS APÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO: ESTUDO CLÍNICO ALEATORIZADO CONTROLADO E DUPLO CEGO( FAPESP)
Descrição: Introdução: O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é caracterizado pelo início abrupto de sinais e sintomas neurológicos focais ou globais, gerando como consequência a hemiplegia e/ou hemiparesia, um dos sinais clínicos mais comuns do AVE, caracterizado pela perda total ou parcial da função motora, resultando em vários níveis de comprometimento e incapacidade. Objetivo: Verificar os efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua no córtex motor primário associado ao treino de marcha sobre a funcionalidade de indivíduos pós-acidente vascular encefálico (AVE). Materiais e Métodos: A amostra populacional que fará parte deste projeto será composta de 28 indivíduos a partir do cálculo amostral considerando-se a variável desfecho velocidade da marcha. A amostra será constituída de indivíduos com histórico de AVE espástico com déficit na sua capacidade funcional da marcha sendo alocados aleatoriamente em 2 grupos distintos: Grupo 1 (n=14): treino de marcha na esteira com estimulação transcraniana placebo e Grupo 2 (n=14): treino de marcha na esteira com estimulação transcraniana ativa. A avaliação será constituída da análise tridimensional da marcha e análise da qualidade de vida dos indivíduos. Para avaliação tridimensional da marcha será utilizado um sistema SMART-D 140® - BTS Engineering com seis câmeras, duas plataformas de força Kistler Plataform model 9286BA e um eletromiográfo FREEEMG® - BTS Engineering de sistema wirelless, com quatro canais. Com relação a intervenção, essa será realizada de duas formas, sendo, os treinos de marcha que serão realizados durante duas semanas consecutivas, com cinco sessões de treino por semana e duração de 20 minutos por sessão, e a estimulação transcraniana que será realizada durante o treino de marcha com uma intensidade de 2 mA. Vale salientar que aplicação placebo contará com o posicionamento dos eletrodos porém a corrente não estará ativa. Os resultados serão analisados estatisticamente assumindo um nível de significância de 0,05 (p<0,05)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Arislander Jonathan Lopes Dumont - Integrante / Claudia Santos Oliveira - Coordenador / Manuella Galli - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2012 - 2013
(Projeto de iniciação científica) EFEITO DA PALMILHA POSTURAL SOBRE OS PARÂMETROS ESPAÇO-TEMPORAIS DA MARCHA EM INDIVÍDUOS PÓS-ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO: ESTUDO CONTROLADO RANDOMIZADO
Descrição: O objetivo desse estudo é verificar o efeito da utilização da palmilha postural nos parâmetros espaço-temporais na marcha dos indivíduos pós-acidente vascular encefálico (AVE)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Arislander Jonathan Lopes Dumont - Integrante / Claudia Santos Oliveira - Coordenador / Luiz Alfredo Braun Ferreira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2012 - 2013
(Projeto de Iniciação Científica) EFEITO IMEDIATO DAS PALMILHAS POSTURAIS NA MARCHA EM INDIVÍDUOS HEMIPLÉGICOS: ESTUDO CLÍNICO PRELIMINAR CONTROLADO RANDOMIZADO
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Arislander Jonathan Lopes Dumont - Integrante / Claudia Santos Oliveira - Coordenador / Luiz Alfredo Braun Ferreira - Integrante / Sandra Midori Tomita - Integrante.
2011 - 2011
(Projeto de iniciação científica) Análise da fadiga do músculo temporal anterior em indivíduos saudáveis e com disfunção temporomandibular
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Arislander Jonathan Lopes Dumont - Integrante / Gonzalez, T.O. - Integrante / Biasotto-Gonzalez, D.A. - Integrante / Gomes - Integrante / Politti, F. - Coordenador.
2011 - 2011
(Projeto de iniciação científica) Teste de um novo índice espectral para análise de fadiga nos músculos temporal anterior e masseter
Descrição: O objetivo desse estudo é verificar em indivíduos saudáveis e com disfunção temporomandibular (DTM) se o novo índice do espectro da freqüência (FInsm5) do sinal eletromiográfico (EMG) é mais eficiente que os tradicionais ou seja, freqüência média (Fmean) e mediana (Fmed), para a análise de fadiga dos músculos masseter e temporal anterior.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Arislander Jonathan Lopes Dumont - Integrante / Gonzalez, T.O. - Integrante / Biasotto-Gonzalez, D.A. - Integrante / Gomes - Integrante / Politti, F. - Coordenador.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: HUMAN MOVEMENT SCIENCE
2018 - Atual
Periódico: Clinical Trials in Degenerative Diseases


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:12
Total de citações:34
Fator H:3
Dumont , Arislander JL  Data: 05/09/2018

SCOPUS
Total de trabalhos:10
Total de citações:9
Dumont, AJL  Data: 07/06/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
LOPES, J. B. P.2018LOPES, J. B. P. ; MOURA, R. C. F. ; LAZZARI, R. D. ; DUARTE, N. A. C. ; DUMONT, A. J. L. ; OLIVEIRA, C. S. . Evaluation of Upper Limb Movements in Children With Downs Syndrome: A Systematic Review.. INFANT BEHAVIOR & DEVELOPMENT, v. 51, p. 45-51, 2018.

2.
LAZZARI, R.2018LAZZARI, R. ; KLEINER, A. ; LOPES, J. ; DUMONT, A. ; FERREIRA, L. ; GALLI, M. ; OLIVEIRA, C. ; SAMPAIO, L. . P 081 - Required friction curve patterns in a child with unilateral spastic cerebral palsy and true equinus gait. GAIT & POSTURE, v. X, p. 80-81, 2018.

3.
MELO, G.2018MELO, G. ; KLEINER, A.F.R. ; LOPES, J. ; ZEN, G.Z.D. ; MARSON, N. ; SANTOS, T. ; DUMONT, A. ; GALLI, M. ; OLIVEIRA, C. . Effects of virtual reality training on mobility in individuals with Parkinson?s disease. GAIT & POSTURE, v. X, p. 1-2, 2018.

4.
DE MELO, GILENO EDU LAMEIRA2018DE MELO, GILENO EDU LAMEIRA ; KLEINER, ANA FRANCISCA ROZIN ; LOPES, JAMILE BENITE PALMA ; DUMONT, ARISLANDER JONATHAN LOPES ; LAZZARI, ROBERTA DELASTA ; GALLI, MANUELA ; OLIVEIRA, CLAUDIA SANTOS . Effect of virtual reality training on walking distance and physical fitness in individuals with Parkinson’s disease. NEUROREHABILITATION, v. 42, p. 473-480, 2018.

5.
FERREIRA, LUIZ ALFREDO BRAUN2017FERREIRA, LUIZ ALFREDO BRAUN ; CIMOLIN, VERONICA ; NETO, HUGO PASINI ; GRECCO, LUANDA ANDRÉ COLANGE ; LAZZARI, ROBERTA DELASTA ; DUMONT, ARISLANDER JONATHAN LOPES ; GALLI, MANUELA ; OLIVEIRA, CLAUDIA SANTOS . Effect of postural insoles on gait pattern in individuals with hemiparesis: A randomized controlled clinical trial. JOURNAL OF BODYWORK AND MOVEMENT THERAPIES, v. XXXXXX, p. 1-6, 2017.

6.
LOPES, JAMILE BENITE PALMA2017LOPES, JAMILE BENITE PALMA ; GRECCO, LUANDA ANDRÉ COLLANGE ; MOURA, RENATA CALHES FRANCO DE ; LAZZARI, ROBERTA DELASTA ; DUARTE, NATALIA DE ALMEIDA CARVALHO ; MIZIARA, ISABELA ; MELO, GILENO EDU LAMEIRA DE ; DUMONT, ARISLANDER JONATHAN LOPES ; GALLI, MANUELA ; SANTOS OLIVEIRA, CLAUDIA . Protocol study for a randomised, controlled, double-blind, clinical trial involving virtual reality and anodal transcranial direct current stimulation for the improvement of upper limb motor function in children with Down syndrome. BMJ Open, v. 7, p. e016260, 2017.

7.
MELO, G. E. L.2017MELO, G. E. L. ; MOURA, R. C. F. ; LOPES, JAMILE BENITE PALMA ; FONSECA JUNIOR, P. R. ; LAZZARI, R. D. ; DUARTE, N. A. C. ; ZAFFALON JUNIOR, J. R. ; DUMONT, A. J. L. ; KLEINER, A. F. R. ; GALLI, M. ; FERREIRA, L. A. B. ; OKAMOTO, E. ; OLIVEIRA, C.S. . EFFECTS OF VIRTUAL REALITY ON PARKINSONIAN GAIT: BLIND CONTROLLED RANDOMIZED CLINICAL TRIAL PROTOCOL. REVISTA TERAPIA MANUAL, v. 15, p. 1-7, 2017.

8.
PALMA, J. B.2016PALMA, J. B. ; MELO, G. ; LAZZARI, R. D. ; SANTOS, C. A. ; DUMONT, A. J. L. ; FERREIRA, L. A. B. ; OLIVEIRA, C. S. . Measures used for the evaluation of balance in individuals with Parkinson?s disease: a systematic review. Journal of Physical Therapy Science, v. 28, p. 1936-1942, 2016.

9.
MOURA, R. C. F.2016 MOURA, R. C. F. ; SANTOS, C. A. ; GRECCO, L. A. C. ; LAZZARI, R. D. ; DUMONT, A. J. L. ; DUARTE, N. A. C. ; FERREIRA, L. A. B. ; PALMA, J. B. ; SANTOS, L. A. ; RODRIGUES, E. L. S. ; ALBERTINI, G. ; CIMOLIN, V. ; GALLI, M. ; OLIVEIRA, C. S. . Transcranial direct current stimulation combined with upper limb functional training in children with spastic, hemiparetic cerebral palsy: study protocol for a randomized controlled trial. Trials (London), v. 17, p. 2-10, 2016.

10.
FERREIRA, L. A. B.2016FERREIRA, L. A. B. ; GALLI, M. ; LAZZARI, R. D. ; DUMONT, A. J. L. ; CIMOLIN, V. ; OLIVEIRA, C. S. . Stabilometric Analysis of The Effect of Postural Insoles on Static Balance In Patients With Hemiparesis: A Randomized, Controlled, Clinical Trial. Journal of Bodywork and Movement Therapies, p. 1-10, 2016.

11.
LAZZARI, ROBERTA DELASTA2016LAZZARI, ROBERTA DELASTA ; POLITTI, FABIANO ; BELINA, STEFANY FERREIRA ; COLLANGE GRECCO, LUANDA ANDRÉ ; SANTOS, CIBELE ALMEIDA ; DUMONT, ARISLANDER JONATHAN LOPES ; LOPES, JAMILE BENITE PALMA ; CIMOLIN, VERONICA ; GALLI, MANUELA ; SANTOS OLIVEIRA, CLÁUDIA . Effect of Transcranial Direct Current Stimulation Combined With Virtual Reality Training on Balance in Children With Cerebral Palsy: A Randomized, Controlled, Double-Blind, Clinical Trial. Journal of Motor Behavior, v. 1, p. 1-8, 2016.

12.
MOURA, R. C. F.2016MOURA, R. C. F. ; SANTOS, C. A. ; FERREIRA, L. A. B. ; PALMA, J. B. ; DUARTE, N. A. C. ; DUMONT, A. J. L. ; ESTEVES, R. N. ; OLIVEIRA, C.S. . Kinematic upper limb evaluation of children and adolescents with cerebral palsy: a systematic review of the literature. Journal of Physical Therapy Science, v. 28, p. 695-700, 2016.

13.
DUMONT, A. J. L.2015 DUMONT, A. J. L.; ARAUJO, M. C. S. ; LAZZARI, R. D. ; SANTOS, C. A. ; CARVALHO, D. B. ; MOURA, R. C. F. ; FERREIRA, L. A. B. ; GALLI, M. ; OLIVEIRA, C. S. . Effects of a single session of transcranial direct current stimulation on static balance in a patient with hemiparesis: a case study. Journal of Physical Therapy Science, v. 27, p. 955-958, 2015.

14.
SANTOS, C. A.2015SANTOS, C. A. ; MOURA, R. C. F. ; DUMONT, A. J. L. ; LAZZARI, R. D. ; OLIVEIRA, L. V. F. ; OLIVEIRA, C. S. . Upper limb function evaluation scales for individuals with cerebral palsy: a systematic review. Journal of Physical Therapy Science, v. 27, p. 1617-1620, 2015.

15.
DUMONT, A. J. L.2015 DUMONT, A. J. L.; SANTOS, C. A. ; LAZZARI, R. D. ; PASINI NETO, H. ; FERREIRA, L. A. B. ; OLIVEIRA, C. S. . Instruments Used for Assessment of Static and Dynamic Balance in Stroke Survivors: A Systematic Review. Clinical and Experimental Medical Letters, v. 56, p. 31-36, 2015.

16.
LAZZARI, ROBERTA DELASTA2015LAZZARI, ROBERTA DELASTA ; POLITTI, FABIANO ; SANTOS, CIBELE ALMEIDA ; DUMONT, ARISLANDER JONATHAN LOPES ; REZENDE, FERNANDA LOBO ; GRECCO, LUANDA ANDRÉ COLLANGE ; BRAUN FERREIRA, LUIZ ALFREDO ; OLIVEIRA, CLAUDIA SANTOS . Effect of a single session of transcranial direct-current stimulation combined with virtual reality training on the balance of children with cerebral palsy: a randomized, controlled, double-blind trial. Journal of Physical Therapy Science, v. 27, p. 763-768, 2015.

17.
PASINI NETO, H.2014 PASINI NETO, H. ; GRECCO, L. A. C. ; DUARTE, N. A. C. ; DUMONT, A. J. L. ; OLIVEIRA, L. V. F. ; GALLI, M. . Immediate Effect of Postural Insoles on Gait Performance of Children with Cerebral Palsy: Preliminary Randomized Controlled Double-blind Clinical Trial. Journal of Physical Therapy Science, v. 26, p. 1003-1007, 2014.

18.
FERREIRA, L. A. B.2014FERREIRA, L. A. B. ; DUMONT, A. J. L. ; LAZZARI, R. D. ; PASINI NETO, H. ; OLIVEIRA, C. S. . Postural Insoles: A Novel Method for Improving Balance. Medical Science and Technology, v. 55, p. 52-55, 2014.

19.
FERREIRA, STEFANY BELINA2014FERREIRA, STEFANY BELINA ; REZENDE, FERNANDA ; DUMONT, ARISLANDER JONATHAN LOPES ; FERREIRA, LUIZ ALFREDO BRAUN ; LAZZARI, ROBERTA DELASTA ; OLIVEIRA, CLAUDIA SANTOS . Effect of a single session of transcranial direct current stimulation combined with virtual reality training on functional mobility in children with cerebral palsy: A randomized, controlled, double-blind trial.. Revista Terapia Manual, v. 12, p. 202, 2014.

20.
1SANTOS,2010 SANTOS, ; Gonzalez,T.O. ; Biasotto-Gonzalez, D.A. ; GOMES, ; DUMONT, A. J. L. ; Politti, F. . Treino de equilíbrio em pacientes com doença de Parkinson por meio do Nintendo Wii Balance Board.. Terapia Manual, v. 8, p. S93-S96, 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DUMONT, A. J. L.; ARAUJO, M. C. S. ; LAZZARI, R. D. ; SANTOS, C. A. ; MOURA, R. C. F. ; FERREIRA, L. A. B. ; OLIVEIRA, C. S. . EFEITO IMEDIATO DA ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA ASSOCIADO AO TREINO DE MARCHA EM ESTEIRA NA MARCHA DE UM PACIENTE HEMIPLEGICO ADULTO: RELATO DE CASO. In: XXIV Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 2014, Uberlândia. A Engenharia Biomédica como Propulsora de Desenvolvimento e inovação Tecnológica em Saúde, 2014. p. 149-151.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
DUMONT, A. J. L.; LAZZARI, R. D. ; LOPES, J. B. P. ; MOURA, R. C. F. ; PASINI NETO, H. ; OLIVEIRA, L. V. F. ; OLIVEIRA, C.S. . EFFECTS OF TRANSCRANIAL DIRECT CURRENT STIMULATION COMBINED WITH TREADMILL TRAINING ON FUNCTIONAL MOBILITY IN STROKE SURVIVORS. In: 2 ITERNATIONAL BRAIN STIMULATION CONFERENCE, 2017, Barcelona. Basic, Translational, and Clinical Research in Neuromodulation, 2017. v. 10. p. 511-511.

2.
MELO, G. ; LOPES, J. B. P. ; Arislander Jonathan Lopes Dumont ; MOURA, R. C. F. ; LAZZARI, R. D. ; ZAFFALON JUNIOR, J. R. ; GALLI, M. ; KLEINER, A. F. R. ; OLIVEIRA, C.S. . Analysis of the immediate effect of gait training with virtual reality on the parkinsonian walking. In: 27 th Annual Meeting of ESMAC, 2017, Trondheim. ESMAC - 2017- 26 th Annual Meeting of ESMAC, 2017. v. 26. p. 5-5.

3.
DUMONT, A. J. L.; MELO, G. ; FERREIRA, L. A. B. ; LAZZARI, R. D. ; CIMOLIN, V. ; OLIVEIRA, C. S. . Effects of treadmill training combined with transcranial direct current stimulation on Gait Profile Score of an individual with hemiparesis: A case study. In: ESMAC, 2016, Seville. Gait & Posture, 2016. v. 49. p. 166-167.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TOMITA, S. M. ; DUMONT, A. J. L. ; FERREIRA, L. A. B. ; OLIVEIRA, C. S. . EFEITO IMEDIATO DAS PALMILHAS POSTURAIS NO EQUILÍBRIO ESTÁTICO EM INDIVÍDUOS HEMIPLÉGICOS ANALISADOS ATRAVÉS DA ESTABILOMETRIA: ESTUDO CLÍNICO PRELIMINAR CONTROLADO RANDOMIZADO.. In: X encontro de Iniciação Científica: Tradição e Inovação na pesquisa acdêmica, 2013, São Paulo. EFEITO IMEDIATO DAS PALMILHAS POSTURAIS NO EQUILÍBRIO ESTÁTICO EM INDIVÍDUOS HEMIPLÉGICOS ANALISADOS ATRAVÉS DA ESTABILOMETRIA: ESTUDO CLÍNICO PRELIMINAR CONTROLADO RANDOMIZADO.. São Paulo: Universidade Nove de Julho, 2013. v. 10. p. 138-138.

2.
DUMONT, A. J. L.; TOMITA, S. M. ; FERREIRA, L. A. B. ; OLIVEIRA, C. S. . EFEITO IMEDIATO DAS PALMILHAS POSTURAIS NA MARCHA EM INDIVÍDUOS HEMIPLÉGICOS: ESTUDO CLÍNICO PRELIMINAR CONTROLADO RANDOMIZADO. In: X encontro de Iniciação Científica: Tradição e Inovação na pesquisa acdêmica, 2013, São Paulo. EFEITO IMEDIATO DAS PALMILHAS POSTURAIS NA MARCHA EM INDIVÍDUOS HEMIPLÉGICOS: ESTUDO CLÍNICO PRELIMINAR CONTROLADO RANDOMIZADO. São Paulo: Universidade Nove de Julho, 2013. v. 10. p. 137-137.

3.
DUMONT, A. J. L.; Biasotto-Gonzalez, D.A. ; Gonzalez,T.O. ; ANDRE, C. ; Politti, F. . ANÁLISE DA FADIGA DO MÚSCULO TEMPORAL ANTERIOR EM INDIVÍDUOS SAUDÁVEIS E COM DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR. In: VIII Encontro de Iniciação Científica, 2011, São Paulo. Formação Científica no Desenvolvimento do País. São Paulo: Universidade Nove de Julho, 2011. v. VIII. p. 98-98.

4.
DUMONT, A. J. L.; Biasotto-Gonzalez, D.A. ; Gonzalez,T.O. ; ANDRE, C. ; Politti, F. . COMPARAÇÃO DA FADIGA DO MÚSCULO MASSETER ENTRE INDIVÍDUOS SAUDÁVEIS E COM DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR. In: VIII Encontro de Iniciação Científica, 2011, São Paulo. Formação Científica no Desenvolvimento do País. São Paulo: Universidade Nove de Julho, 2011. v. VIII. p. 113-113.

Apresentações de Trabalho
1.
LAZZARI, R. D. ; SANTOS, C. A. ; FERREIRA, S. B. ; MOURA, R. C. F. ; DUMONT, A. J. L. ; FERREIRA, L. A. B. ; CIMOLIN, V. ; GALLI, M. ; Politti, F. ; OLIVEIRA, C. S. . Estimulação transcraniana por corrente contínua associada ao treino de mobilidade com realidade virtual sobre o equilíbrio de crianças com paralisia cerebral. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
LAZZARI, R. D. ; SANTOS, C. A. ; FERREIRA, S. B. ; MOURA, R. C. F. ; DUMONT, A. J. L. ; FERREIRA, L. A. B. ; CIMOLIN, V. ; GALLI, M. ; Politti, F. ; OLIVEIRA, C. S. . Estimulação transcraniana por corrente contínua associada ao treino de mobilidade com realidade virtual sobre a mobilidade funcional de crianças com paralisia cerebral.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MOURA, R. C. F. ; SANTOS, C. A. ; LAZZARI, R. D. ; FERREIRA, S. B. ; FERNANDES, G. J. ; FREITAS, L. C. ; SANTANA, R. ; DUMONT, A. J. L. ; FERREIRA, L. A. B. ; OLIVEIRA, C. S. . O efeito do treinamento funcional de membro superior na destreza manual de crianças com paralisia cerebral.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SANTOS, C. A. ; MOURA, R. C. F. ; LAZZARI, R. D. ; DUMONT, A. J. L. ; FERREIRA, S. B. ; FREITAS, L. C. ; SANTANA, R. ; CIMOLIN, V. ; OLIVEIRA, C. S. . ETCC associada ao treino funcional de membros superiores sobre a atividade muscular em criança com paralisia cerebral hemiparética espástica:. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MOURA, R. C. F. ; SANTOS, C. A. ; LAZZARI, R. D. ; DUMONT, A. J. L. ; PALMA, J. B. ; FERREIRA, L. A. B. ; OLIVEIRA, C.S. . Efeitos da tDCS associada ao treinamento funcional de membro superior sobre a destreza manual de crianças com paralisia cerebral?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
MOURA, R. C. F. ; SANTOS, C. A. ; LAZZARI, R. D. ; DUMONT, A. J. L. ; CIMOLIN, V. ; OLIVEIRA, C. S. . EFFECTS OF TRANSCRANIAL DIRECT CURRENT STIMULATION COMBINED WITH FUNCTIONAL UPPER LIMB TRAINING IN A CHILD WITH HEMIPARETIC CEREBRAL PALSY: A CASE REPORT. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
DUMONT, A. J. L.; LAZZARI, R. D. ; SANTOS, C. A. ; PALMA, J. B. ; MOURA, R. C. F. ; FERREIRA, L. A. B. ; OLIVEIRA, C. S. . ?ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA COMBINADA COM O TREINO DE MARCHA EM ESTEIRA SOBRE A MOBILIDADE FUNCIONAL EM PACIENTES COM ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
FERREIRA, S. B. ; REZENDE, F. L. ; DUMONT, A. J. L. ; FERREIRA, L. A. B. ; LAZZARI, R. D. ; OLIVEIRA, C. S. . EFEITOS De uma unica sessão de estimulação transcraniana por corrente contianua associada ao treino de mobilidade com realidade virtual sobre mobilidade funcional de crianças com paralisia cerebral: ensaio clinico, aleatorizado, duplo cego.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
DUMONT, A. J. L.; TOMITA, S. M. ; FERREIRA, L. A. B. ; OLIVEIRA, C. S. . EFEITO IMEDIATO DAS PALMILHAS POSTURAIS NA MARCHA EM INDIVÍDUOS HEMIPLÉGICOS: ESTUDO CLÍNICO PRELIMINAR CONTROLADO RANDOMIZADO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
TOMITA, S. M. ; DUMONT, A. J. L. ; FERREIRA, L. A. B. ; OLIVEIRA, C. S. . EFEITO IMEDIATO DAS PALMILHAS POSTURAIS NO EQUILÍBRIO ESTÁTICO EM INDIVÍDUOS HEMIPLÉGICOS ANALISADOS ATRAVÉS DA ESTABILOMETRIA: ESTUDO CLÍNICO PRELIMINAR CONTROLADO RANDOMIZADO.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
DUMONT, A. J. L.; Biasotto-Gonzalez, D.A. ; ANDRE, C. ; Politti, F. . COMPARAÇÃO DA FADIGA DO MÚSCULO MASSETER ENTRE INDIVÍDUOS SAUDÁVEIS E COM DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
DUMONT, A. J. L.; Biasotto-Gonzalez, D.A. ; ANDRE, C. ; Politti, F. . ANÁLISE DA FADIGA DO MÚSCULO TEMPORAL ANTERIOR EM INDIVÍDUOS SAUDÁVEIS E COM DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NAALT 2018 - Photobiomodulation - Drug Free Management of Pain ain. 2018. (Congresso).

2.
VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL EM NEUROMODULAÇÃO. 2014. (Simpósio).

3.
Seminário Internacional-Análise do Movimento e Clínica da criança ao adulto. 2013. (Seminário).

4.
X Encontro de Iniciação Científica.EFEITO IMEDIATO DAS PALMILHAS POSTURAIS NO EQUILÍBRIO ESTÁTICO EM INDIVÍDUOS HEMIPLÉGICOS ANALISADOS ATRAVÉS DA ESTABILOMETRIA: ESTUDO CLÍNICO PRELIMINAR CONTROLADO RANDOMIZADO. 2013. (Encontro).

5.
X Encontro de Iniciação Científica.EFEITO IMEDIATO DAS PALMILHAS POSTURAIS NA MARCHA EM INDIVÍDUOS HEMIPLÉGICOS: ESTUDO CLÍNICO PRELIMINAR CONTROLADO RANDOMIZADO. 2013. (Encontro).

6.
VIII Encontro de Iniciação Cientifica.ANÁLISE DE FADIGA DO MÚSCULO TEMPORAL ANTERIOR EM INDIVÍDUOS SAUDAVEIS E COM DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR. 2011. (Encontro).

7.
VIII Encontro de Iniciação Científica.COMPARAÇÃO DA FADIGA DO MÚSCULO MASSETER ENTRE INDIVÍDUOS SAUDÁVEIS E COM DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR. 2011. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Marcela Arantes. Efeitos da combinação da fotobiomodulação e estimulação transcrania por corrente contínua associadas ao treino de marcha em esteira, sobre a mobilidade funcional de indivíduos pós-AVC: estudo clínico aleatorizado controlado e duplo cego. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Arislander Jonathan Lopes Dumont.

2.
Mayara Jocenny Mortais Lopes. Efeitos da combinação da fotobiomodulação e estimulação transcrania por corrente contínua associadas ao treino de marcha em esteira, sobre a mobilidade funcional de indivíduos pós-AVC: estudo clínico aleatorizado controlado e duplo cego. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Arislander Jonathan Lopes Dumont.

3.
Laiz Clemente Silva. Efeitos da combinação da fotobiomodulação e estimulação transcrania por corrente contínua associadas ao treino de marcha em esteira, sobre a mobilidade funcional de indivíduos pós-AVC: estudo clínico aleatorizado controlado e duplo cego. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Arislander Jonathan Lopes Dumont.

4.
JARDILINA HELENA DE OLIVEIRA.. ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA ASSOCIADA AO TREINO DE MARCHA EM ESTEIRA EM INDIVÍDUOS APÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO: ESTUDO CLÍNICO ALEATORIZADO CONTROLADO E DUPLO CEGO.(Coorientador). 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Arislander Jonathan Lopes Dumont.

5.
PALOMA MARIA ALDENIZE NASCIMENTO.. ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA ASSOCIADA AO TREINO DE MARCHA EM ESTEIRA EM INDIVÍDUOS APÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO: ESTUDO CLÍNICO ALEATORIZADO CONTROLADO E DUPLO CEGO.(Coorientador). 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Arislander Jonathan Lopes Dumont.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 6:45:07