Wagner Luiz Bueno dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3891235194734041
  • Última atualização do currículo em 18/10/2018


Doutorando do Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, pós-graduado em História Militar brasileira pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Atualmente é servidor público atuando como pesquisador na Diretoria de Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha. Possui experiência na área de gestão de acervos, arquivos históricos e documentação, coordenando projetos de descrição, organização e catalogação de acervos.Tem experiência na área de Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil Império, militares, educação e formação militar e política. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Wagner Luiz Bueno dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, W. B.

Endereço


Endereço Profissional
Diretoria de Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.
Praça Barão de Ladário s/n
Centro
20091000 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 21046722
URL da Homepage: www.dphdm.mar.mil.br


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Historia.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: ?Desde a tenra idade? ao serviço da Armada Imperial: o recrutamento de crianças e jovens para as Companhias de Aprendizes-Marinheiros nas províncias de Santa Catarina e Pernambuco (1857-1865).,
Orientador: Prof. Dr. Ricardo Henrique Salles.
Palavras-chave: Brasil Império; Militares; Marinha; Recrutamento.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Instituições militares.
2014 - 2016
Mestrado em História Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A criação da Companhia de Aprendizes Marinheiros no processo de cosntrução do Estado Nacional brasileiro: formação, educação e civilização no Brasil Imperial,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Renato Luís do Couto Neto e Lemos.
Palavras-chave: Brasil Império; Militares; Política; Educação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Instituições militares.
2011 - 2013
Especialização em História Militar. (Carga Horária: 560h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: A formação das praças: Poder naval e profissionalização militar (1905 - 1906)..
2002 - 2010
Graduação em História.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A trajetória do Marujo: O processo de formação do marinheiro através dos Relatórios dos Ministros da Marinha 1870-1910.
Orientador: Renato Luis do Couto Neto e Lemos.




Atuação Profissional



Diretoria de Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, DPHDM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Servidor Público, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Levantamento e descrição do Livros de Socorros dos Navios da Armada Imperial sob a guarada do Arquivo Nacional
Descrição: O levantamento e descrição dos Livros de Socorros sob a guarda do Arquivo Nacional tem como objetivo confeccionar uma ferramenta de pesquisa e um arquivo digital com resumos do conteúdo dos documentos facilitando seu acesso. O Livros de Socorros dos navios da Armada Imperial são registros da tripulação do navio onde constam origem, informação da características físicas, salários, entre outras informações dos militares que serviam a bordo dos navios da Marinha durante o século XIX..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Wagner Luiz Bueno dos Santos - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2006 - Atual
Projeto de Descrição do Acervo Documental da Secretaria de Estado e Negócios da Marinha
Descrição: O projeto tem por objetivo realizar um levantamento descritivo da documentação oriunda do Ministério e Secretaria de Negócios da Marinha sob a guarda do Arquivo Nacional. A partir desse levantamento esta sendo elaborado um banco de dados para facilitar o acesso à documentação, permitindo a busca qualificada em eixos temáticos..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Wagner Luiz Bueno dos Santos - Coordenador.
2006 - Atual
Projeto pesquisa - Departamento de História
Descrição: Desenvolvimento de pesquisa no âmbito do Departamento de História da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha no que se refere a História Marítima e Naval Brasileira..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Wagner Luiz Bueno dos Santos - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: NAVIGATOR (RIO DE JANEIRO)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Brasil Império.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Política.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Instituições militares.


Prêmios e títulos


2015
Servidor Padrão, Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.
2015
Mérito Funcional, Diretoria do Pessoal Civil da Marinha.
2013
Colaborador Emérito, Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, W. B.2017SANTOS, W. B.. A ?Hipótese Erradicadora? e a organização do Corpo de Marinheiros: a Marinha Imperial como laboratório. NAVIGATOR (RIO DE JANEIRO), v. 13, p. 84-99, 2017.

2.
1SANTOS, W. B.2016SANTOS, W. B.. Acessando o passado e redescobrindo a Marinha Imperial: o projero de descrição dos documentos da Secretaria de Estado e Negócios da Marinha no século XIX. Revista Acesso Livre, v. 5, p. 187-198, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, W. B.. Do Regresso de D. João VI ao Grito do Ipeiranga (1821-1822). In: José Antonio Rodrigues Pereira; Pierre Paulo da Cunha Castro. (Org.). Da Armada Real Para a Marinha Imperial. 1ed.Lisboa: Comissão Cultural da Marinha, 2018, v. 1, p. 173-181.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, W. B.. Imprensa, política e sociedade: o recrutamento de menores para Armada Imperial nas páginas do Argos da Província de Santa Catarina e do Diário de Pernambuco. In: Encontro Internacional e XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio: História e Parcerias, 2018, Rio de Janeiro. Encontro Internacional e XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio: História e Parcerias, 2018. v. 1. p. 1-1.

2.
SANTOS, W. B.. ?Desde a tenra idade? ao serviço da Armada Imperial: o recrutamento de crianças e jovens para as Companhias de Aprendizes-Marinheiros nas províncias de Santa Catarina e Pernambuco (1857-1865). In: XXIX Simpósio Nacional de História - ANPUH 2017, 2017, Brasília. Contra os Preconceitos: História e Democracia, 2017.

3.
SANTOS, W. B.. A Companhia de Aprendizes-marinheiros: educação, formação militar e política no Império. In: XVI ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH - 2014, 2014, RIO DE JANEIRO. SABERES E PRÁTICAS CINETÍFICAS, 2014.

4.
SANTOS, W. B.. O Corpo de Imperiais Marinheiros e a Companhia de Aprendizes Marinheiros: caminhos para consolidação e formação administrativa do Império na construção do Estado Nacional, uma proposta analítica.. In: Encontro da Associação Nacional de História ? ANPUH 2013, 2013, Natal. Conhecimento Histórico e diálogos social, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, W. B.. Brancos, negros, pardos e outros cabras: o recrutamento para as Companhias de Aprendizes Marinheiros nas províncias de Pernambuco e Santa Catarina.. In: XVII Encontro de História da Anpuh - Rio, 2016, Rio de Janeiro. Entre o local e o global, 2016.

2.
SANTOS, W. B.. A criação da Companhia de Aprendizes Marinheiro e o projeto político conservador: ensino militar, educação pública e projeto de estado no Império. In: XXVII Simpósio Nacional de História da ANPUH, 2015, Florianópolis. XXVII Simpósio Nacional de História da ANPUH, 2015.

Artigos aceitos para publicação
1.
SANTOS, W. B.. A reorganização da Administração Naval na construção do Estado Imperial em meados do século XIX. REVISTA MARÍTIMA BRASILEIRA, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, W. B.. Imprensa, política e sociedade: o recrutamento de menores para Armada Imperial nas páginas do Argos da Província de Santa Catarina e e do Diário de Pernambuco.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SANTOS, W. B.. A série Marinha: Documentos para História da Armada Imperial Brasileira. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, W. B.. ?Desde a tenra idade? ao serviço da Armada Imperial: o recrutamento de crianças e jovens para as Companhias de Aprendizes-Marinheiros nas províncias de Santa Catarina e Pernambuco (1857-1865). 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
SANTOS, W. B.. Combinando hegemonia e biopoder: as relações entre o recrutamento para as Companhias de Aprendizes-Marinheiros e as famílias na segunda metade do século XIX.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
SANTOS, W. B.. Brancos, negros, pardos e outros cabras: o recrutamento para as Companhias de Aprendizes Marinheiros nas províncias de Pernambuco e Santa Catarina.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
SANTOS, W. B.. O recrutamento para Marinha e o projeto político Conservador: alternativas aos mecanismos de recrutamento e manutenção da disciplina na Armada Imperial.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
SANTOS, W. B.. Militares e instituições militares: abordagens da história política e social.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SANTOS, W. B.. A Escola de Aprendizes-Marinheiros: educação, formação militar e política no Império.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SANTOS, W. B.. As Escolas Profissionais: ensino, ciência e tecnologia para as praças da Marinha no início do século XX. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
SANTOS, W. B.. O Corpo de Imperiais Marinheiros e a Companhia de Aprendizes-Marinheiros: caminhos para consolidação e formação administrativa do Império, uma proposta analítica.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
SANTOS, W. B.. A criação das Escolas de Aprendizes-Marinheiros e o Corpo de Imperiais Marinheiros: Uma análise sobre o início da formação profissional do Marinheiro em meados do século XIX.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, W. B.. BARRETO NETO, Raul Coelho. Marujos de primeira viagem: os Aprendizes-Marinheiros da Bahia (1910-1945). Rio de Janeiro: Editora SDM, 2014 (REsenha).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
SANTOS, W. B.. A Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará na consolidação da educação e formação profissional de marinheiros. 2018; Tema: Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará. (Blog).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Com a palavra o usuário.Documentos da Marinha Imperial: experiências no acesso e na construção de instrumentos de pesquisas para Série Marinha.. 2018. (Encontro).

2.
XVII Encontro Regional de História da ANPUH - RIO - 2018.Imprensa, política e sociedade: o recrutamento de menores para Armada Imperial nas páginas do Argos da Província de Santa Catarina e do Diário de Pernambuco. 2018. (Simpósio).

3.
A Blibioteca do Palácio Nacional de Mafra: um testemunho do tempo das luzes. 2017. (Outra).

4.
Semana de História Universidade Estácio. A Formação das praças para Marinha Imperial Brasileira: arquivo, metodologia e história. 2017. (Congresso).

5.
XVII Encontro de História da Anpuh-Rio. Brancos, negros, pardos e outros cabras: o recrutamento para as Companhias de Aprendizes - Marinheiros nas províncias de Pernambuco e Santa Catarina. 2016. (Congresso).

6.
X Semana de História Política Minorias étnicas, de Gênero e Religiosas VII. Acessando o passado e redescobrindo a Marinha Imperial: o projeto descrição dos documentos da secretaria de Estado e Negócios da Marinha no século XIX.. 2015. (Congresso).

7.
XXVIII Simpósio Nacional de História da ANPUH. A criação da Companhia de Aprendizes Marinheiro e o projeto político conservador: ensino militar, educação pública e projeto de estado no Império. 2015. (Congresso).

8.
III Econtro Nacional de Pós-Graduandos em História das Ciências.As Escolas Profissionais: ensino, ciência e tecnologia para as praças da Marinha no início do século XX.. 2013. (Encontro).

9.
XXVII Simpósio Nacional de História - ANPUH.O Corpo de Imperiais Marinheiros e as Escolas de Aprendizes-Marinheiros: caminhos para consolidação e formação administrativa do Império na construção do Esatado Nacional, uma proposta analítica.. 2013. (Simpósio).

10.
IV Seminário Nacional de História: política, cultura e sociedade..A criação das Escolas de Aprendizes-Marinheiros e o Corpo de Imperiais Marinheiros: Uma análise sobre o início da formação profissional do Marinheiro em meados do século XIX.. 2012. (Seminário).

11.
5º Seminário sobre o Livro Branco Nacional. 2011. (Seminário).

12.
A importância do Imaginário na formação do militar. 2011. (Seminário).

13.
As duas Grandes Guerras Mundiais: do fim dos impérios a formação de novos Estados. 2011. (Seminário).

14.
Revolta da Chibata-100 anos: História e Historiografia. 2010. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, W. B.. III Simpósio Nacional de História Militar. 2018. (Congresso).

2.
SANTOS, W. B.. 2º Seminário Nacional de História Militar. 2017. (Congresso).

3.
SANTOS, W. B.. 1º Simpósio Nacional de História Militar. 2016. (Congresso).

4.
SANTOS, W. B.. 150 anos da batalha do Riachuelo: reflexões e abordagens sobre a guerra da tríplice aliança. 2015. (Congresso).

5.
SANTOS, W. B.. Seminário Mulher na Carreira militar. 2010. (Congresso).

6.
SANTOS, W. B.. Seminário Comemorativo da Tomada de Caiena. 2009. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, W. B.. Militares e instituições militares: abordagens da história política e social.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SANTOS, W. B.. A Escola de Aprendizes-Marinheiros: educação, formação militar e política no Império.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 22:53:27