Nelem Orlovski

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5973943351609626
  • Última atualização do currículo em 04/01/2019


Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2002), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2012) e mestrado em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2014). Docente dos anos iniciais no município de Curitiba. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nelem Orlovski
Nome em citações bibliográficas
ORLOVSKI, N.

Endereço


Endereço Profissional
Escola Municipal CEI José Lamartine Correa de Oliveira Lyra, Secretária Municipal de Educação de Curitiba.
Rua Carolina dos Anjos
Pinheirinho
81150240 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 32480983


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: A Forma-ação do Professor que Ensina Matemática nos Anos Iniciais.,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Luciane Ferreira Mocrosky.
Palavras-chave: Formação; Matemática; Anos iniciais.
2011 - 2012
Especialização em Educação Matemática. (Carga Horária: 376h).
Universidade Santa Cecília, UNISANTA, Brasil.
Título: A IMPLANTAÇÃO DO UCA NO MUNICÍPIO DE CURITIBA E O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS FRENTE ÀS SOLICITAÇÕES TECNOLÓGICAS: LIMITAÇÕES E POSSIBILIDADES..
Orientador: Franciele Otto.
2006 - 2012
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1998 - 2002
Graduação em Licenciatura em Pedagogia.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.




Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Curitiba, P/CURITIBA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação de Matemática - SME, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação na coordenação de Matemática da SME - Secretaria Municipal de Educação

Vínculo institucional

2003 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Profissional do Magistério - Docência I, Carga horária: 40
Outras informações
Professora das séries iniciais


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Pesquisa, Enquadramento Funcional: pesquisa



Linhas de pesquisa


1.
Educação Matemática, formação de professores


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
A produção do conhecimento matemático pelo sujeito ao estar com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luciane Ferreira Mocrosky em 12/06/2016.
Descrição: É uma investigação que se insere no projeto ?A compreensão e a produção da matemática ao se estar no ciberespaço e junto ao computador e outras mídias?. aprovado pelo CNPq, processo 305504/2014-2, coordenador pela Profa. Dra. Maria Aparecida Viggiani Bicudo.Nosso interesse neste subprojeto é compreender como se dá a produção do conhecimento matemático pelo sujeito que estuda matemática, não apenas como um conteúdo de ensino, mas, prioritariamente pelos seus aspectos formativos. Portanto, a interrogação pergunta pelo como os professores e alunos vão construindo compreensões acerca dos conteúdos matemáticos produzido..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Nelem Orlovski - Integrante / Luciane Ferreira Mocrosky - Coordenador / Fabiane Mondini - Integrante / Rosa Monteiro Paulo - Integrante / Josiel de Oliveira Batista - Integrante / Joice Yuko Obata - Integrante.
2015 - Atual
A compreensão e a produção da matemática ao se estar no ciberespaço e junto ao computador e outras mídias
Descrição: A pergunta posta e perseguida no movimento da investigação é assim formulada ?Como se mostra a compreensão e a produção da matemática ao se estar no ciberespaço e junto ao computador e outras mídias? Ela indica que se buscam pelos modos pelos quais a compreensão e a produção da matemática se mostram quando se está no ciberespaço e junto ao computador e outras mídias. Pela forma de sua expressão ?como se mostra...? ela diz de uma atitude assumida em relação ao mundo e ao conhecimento, bem como à própria investigação. Ela já indica que não há uma hipótese de trabalho, ou de um problema posto e que aguarda solução. Mas ela anuncia que se busca por compreensões, clareando o que é indagado e que se revela em uma zona densa de discussões. No sentido da interrogação posta, outros matizes se manifestam acerca da incorporação da tecnologia na aprendizagem de matemática e em seu ensino. O conhecimento matemático a ser ensinado modifica-se ao se estar no ciberespaço e junto a outras mídias. Esta é uma pesquisa em Filosofia da Educação Matemática, donde nosso alvo é efetuar uma reflexão com base em uma análise crítica. Posto isso, é preciso que efetuemos estudos sobre o que está sendo realizado, tanto em termos de atividades, quanto de textos de autores significativos ao tema. Por ser abrangente, envolvemos muitos pesquisadores. Na íntegra, expomos abaixo, depois da apresentação da planilha de solicitação dos recursos que nos são necessários, o projeto na íntegra, contendo os objetivos gerais e os subprojetos, bem como as ideias que sustentam o proposto, os responsáveis respectivos, a metodologia que sustenta os procedimentos e a bibliografia inicial de suporte.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Ler-interpretar-comunicar: a alfabetização matemática e a forma-ação do professor
Descrição: Essa pesquisa qualitativa visa colocar em destaque a alfabetização Matemática na formação do professor e, consequentemente, seus reflexos na formação do aluno. Buscar-se-á esclarecer a interrogação: o que é isto, a alfabetização matemática na formação docente? O objetivo é tecer uma rede de informações que nos permita desvelar modos de compreender a alfabetização Matemática no núcleo da ação formativa e, com isso, construir conhecimento contextualizado sobre a alfabetização matemática, tendo por foco a formação de professores que terão a incumbência de ensinar matemática...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2008 - 2008
Da minha casa a escola eu conheço o mundo.
Descrição: Projeto Escola & Universidade ( àrea de Geografia) realizado na escola CEI José Lamartine Corrêa de Oliveira Lyra..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2008 - 2008
O prazer em produzir Matemática. Interpretar, analisar, julgar e decidir, buscando alternativas.
Descrição: Projeto Escola&Universidade (Área - Matemática) realizado com alunos das séries iniciais do ensino fundamental do CEI José Lamartine Corrêa de Oliveira Lyra..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ORLOVSKI, N.2016ORLOVSKI, N.; MOCROSKY, L. F. . PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: RE-TRATANDO SEU ACONTECER HISTÓRICO. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 9, p. 86-114, 2016.

2.
MOCROSKY, L. F.2016MOCROSKY, L. F. ; SANTOS, L. R. ; ORLOVSKI, N. ; ALBUQUERQUE, L. C. Z. . No Movimento Contínuo da Formação do Professor de Matemática dos Anos Iniciais: vamos fazer um pacto?. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, p. 1040-1057, 2016.

3.
MOCROSKY, L. F.2016MOCROSKY, L. F. ; ORLOVSKI, N. ; ZONTINI, L. R. S. . UM DIÁLOGO NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: ARTICULANDO SIGNIFICADOS DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL NA CONSTRUÇÃO DO QUADRO NUMÉRICO. REVISTA EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS ON-LINE, v. 6, p. 164-176, 2016.

4.
ORLOVSKI, N.2014ORLOVSKI, N.; KALINKE, M. A. ; MOCROSKY, L. F. . O uso das novas tecnologias: um olhar para a formação do professor que ensina matemática nos anos iniciais.. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 3, p. 70-88, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
ORLOVSKI, N.; MOCROSKY, L. F. . O PROFESSOR EM FORMA-ACÃO: DESAFIOS DE ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. In: Ana Lúcia Pereira; Fábio Antonio Gabriel; Leila Inês Follmann Freire; Thamiris Christine Mendes. (Org.). Possíveis caminhos na formação de professores: articulando reflexões, práticas e saberes. 1ªed.Rio de Janeiro: EDITORA MULTIFOCO, 2017, v. , p. 161-180.

2.
MOCROSKY, L. F. ; PAULO, R. M. ; MONDINI, F. ; ORLOVSKI, N. . SOBRE PRECISÃO E NECESSIDADE: um pensar acerca da tecnologia e Educaçao Matemática. In: Marco Aurélio Kalinke; Luciane Ferreira Mocrosky.. (Org.). A LOUSA DIGITAL E OUTRAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 171-187.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ORLOVSKI, N.; MOCROSKY, L. F. . PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: QUAL A SUA FORMA EM AÇÃO?. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades.. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2016. v. 1. p. 1-11.

2.
MOCROSKY, L. F. ; ORLOVSKI, N. . Modos de ser professor que ensina matemática nos anos iniciais: o que nos vem como herança?. In: Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2015, Tuxtla Gutierrez 2015. XIV CIAEM, 2015. v. 1. p. 1-12.

3.
ZONTINI, L. R. S. ; MOCROSKY, L. F. ; ORLOVSKI, N. ; ALBUQUERQUE, L. C. Z. . Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: anunciando caminhos para que a formação matemática continue. In: Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEMAT), 2015, Ilhéus-BA. 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Ilhéus: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ-UESC, 2015. v. 1. p. 3008-3018.

4.
ORLOVSKI, N.; MOCROSKY, L. F. ; ZONTINI, L. R. S. . PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A CONSTITUIÇÃO DA PROFESSORALIDADE. In: Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2015, Ponta Grossa. XIII EPREM - Práticas e pesquisas para o campo da Educação Matemática. Ponta Grossa: UEPG, 2015. v. 1. p. 1-12.

5.
ZONTINI, L. R. S. ; ALBUQUERQUE, L. C. Z. ; MOCROSKY, L. F. ; ORLOVSKI, N. . PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: ANUNCIANDO CAMINHOS PARA QUE A FORMAÇÃO MATEMÁTICA CONTINUE.. In: 4º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2015, Ilhéus. Anais do 4° Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática., 2015. v. 01.

6.
ZONTINI, L. R. S. ; MOCROSKY, L. F. ; ORLOVSKI, N. . A CONTÍNUA FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: PNAIC/2014. In: Encontro Paranaense de Educação Matemática (EPREM), 2015, Ponta Grossa. XIII EPREM - Práticas e pesquisas para o campo da Educação Matemática. Ponta Grossa: UEPG, 2015. v. 1. p. 1-12.

7.
MONDINI, F. ; MOCROSKY, L. F. ; PAULO, R. M. ; ORLOVSKI, N. . A produção do conhecimento geométrico com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). In: ticEDUCA2014 - II Congresso Internacional das TIC na Educação, 2014, Lisboa. Ambientes de Aprendizagem Formais e Informais e Tecnologias. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014. v. 01. p. 957-961.

8.
ORLOVSKI, N.; KALINKE, M. A. ; MOCROSKY, L. F. . A FORMAÇÃO TECNOLÓGICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: LIMITES E POSSIBILIDADES. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Educação Matemática: Retrospectivas e Perspectivas. Guarapuava: Sociedade Brasileira de Educação Matemática ? Regional Paraná, 2013. p. 1-10.

9.
ORLOVSKI, N.. A Forma-ação do Professor que Ensina Matemática nos Anos Iniciais: um projeto de pesquisa. In: XVI ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2012, Canoas. As Tintas da Pesquisa em Educação Matemática nos Papéis Sociais, 2012.

10.
ORLOVSKI, N.; Valter Anfré Osvaldo Abbeg . Esboço sobre a construção do Imperativo Categórico, na perspectiva da moralidade Kantiana. In: XV Semana de Ensino, Pesquisa & Extensão, 2000, Curitiba. Refletindo sobre a Formação de Professores. Curitiba: Imprensa Universitária da UFPR, 2000. v. 23. p. 79-79.

Apresentações de Trabalho
1.
MOCROSKY, L. F. ; PAULO, R. M. ; MONDINI, F. ; ORLOVSKI, N. . A compreensão e a produção do conhecimento matemático ao estar com as TIC. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
ORLOVSKI, N.. Compreensões dialogadas entre o currículo de matemática da rede municipal de ensino de Curitiba e a alfabetização matemática na perspectiva do letramento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ORLOVSKI, N.. Formação Continuada em Matemática na RME. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ORLOVSKI, N.; MOCROSKY, L. F. ; ZONTINI, L. R. S. . PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A CONSTITUIÇÃO DA PROFESSORALIDADE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MOCROSKY, L. F. ; PAULO, R. M. ; MONDINI, F. ; ORLOVSKI, N. . A produção do conhecimento matemático pelo sujeito ao estar com as Tecnologias da Informação e Comunicação.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
ORLOVSKI, N.; KALINKE, M. A. ; MOCROSKY, L. F. . A FORMAÇÃO TECNOLÓGICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: LIMITES E POSSIBILIDADES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ORLOVSKI, N.. A Forma-ação do Professor que Ensina Matemática nos Anos Iniciais: um projeto de pesquisa.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ORLOVSKI, N.. A utilização de problemas e do software Geogebra no ensino de funções quadráticas.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ORLOVSKI, N.. Formação docente e contemporaneidade - o que indicam os processos mediadores docentes, frente as necessidades do ensino e formação humana.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
MOCROSKY, L. F. ; PANOSSIAN, M. L. ; TYCHANOWICZ, S. D. ; CAMARGO, G. ; BANIN, E. ; ORLOVSKI, N. . Experiências exploratório-investigativas no ensino da divisão nos anos iniciais. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SOBCZAK, A. H. C. S. ; FELICIANO, M. T. F. ; MACCARINI, J. I. C. M. ; ORLOVSKI, N. . ESTUDOS DAS DIRETRIZES CURRICULARES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO/2015. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ORLOVSKI, N.; ANDRADE, S. P. ; MACCARINI, J. I. C. M. ; STEIN, C. ; LUDOVICO, R. ; TRINDADE, A. F. P. ; BENTO, E. ; WACHILISKI, M. ; KRUL, L. ; SANTOS, L. M. ; MANTEGUTE, E. ; COSTA, E. . Curso de Aperfeiçoamento para a formação de Orientadores de Estudo: ênfase em Alfabetização Matemática, no âmbito do PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SOBCZAK, A. H. C. S. ; MACCARINI, J. I. C. M. ; FELICIANO, M.T.F. ; ORLOVSKI, N. ; ANDRADE, S. P. ; ANTONIACOMI, A. P. R. ; KRUL, L. . Currículo do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Curitiba.. 2015. (Elaboração).

5.
ORLOVSKI, N.; FELICIANO, M. T. F. ; SOBCZAK, A. H. C. S. ; MACCARINI, J. I. C. M. . O PENSAR E O FAZER EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA II- MATEMÁTICOS DOS NREs E SME. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
ORLOVSKI, N.. Educação Matemática: Problema não é mais problema - 1.º ano. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
ORLOVSKI, N.. Educação Matemática: Problema não é mais problema - 2.º ano. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
ORLOVSKI, N.. Educação Matemática: Problema não é mais problema - 3.º ano. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
ORLOVSKI, N.. Educação Matemática: Problema não é mais problema - 4º ano. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
ORLOVSKI, N.. Educação Matemática: Problema não é mais problema - 5.º ano. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
ORLOVSKI, N.. Educação Matemática: Problema não é mais problema ? 6 º ao 9º ano. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
ORLOVSKI, N.. Matemática na EJA: do saber popular à sistematização. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
ORLOVSKI, N.. Educação Matemática: Problema não é mais problema ? Pedagogos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
BOTKE, C. B. ; GUIMARAES, E. L. ; RIBEIRO, F. D. ; CURY, H. N. ; MOCROSKY, L. F. ; SANTOS, L. M. ; JANEGITZ, L. E. ; KOVALSKI, L. ; QUINTAS, L. P. ; ZANLORENZI, M. A. ; DOMITE, M. C. S. ; FELICIANO, M. T. F. ; ORLOVSKI, N. . Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Organização do Trabalho Pedagógico. 2014. (Leitura crítica).

15.
BOTKE, C. B. ; GUIMARAES, E. L. ; RIBEIRO, F. D. ; CURY, H. N. ; JANEGITZ, L. E. ; KOVALSKI, L. ; QUINTAS, L. P. ; MOCROSKY, L. F. ; SANTOS, L. M. ; ZANLORENZI, M. A. ; DOMITE, M. C. S. ; FELICIANO, M. T. F. ; ORLOVSKI, N. . Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Quantificação, Registros e Agrupamentos. 2014. (Leitura crítica).

16.
BOTKE, C. B. ; GUIMARAES, E. L. ; RIBEIRO, F. D. ; CURY, H. N. ; JANEGITZ, L. E. ; KOVALSKI, L. ; QUINTAS, L. P. ; MOCROSKY, L. F. ; SANTOS, L. M. ; DOMITE, M. C. S. ; ZANLORENZI, M. A. ; FELICIANO, M. T. F. ; ORLOVSKI, N. . Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Construção do Sistema de Numeração Decimal. 2014. (Leitura crítica).

17.
BOTKE, C. B. ; GUIMARAES, E. L. ; RIBEIRO, F. D. ; CURY, H. N. ; JANEGITZ, L. E. ; KOVALSKI, L. ; QUINTAS, L. P. ; MOCROSKY, L. F. ; SANTOS, L. M. ; ZANLORENZI, M. A. ; DOMITE, M. C. S. ; FELICIANO, M. T. F. ; ORLOVSKI, N. . Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Operações na resolução de problemas. 2014. (Leitura crítica).

18.
BOTKE, C. B. ; GUIMARAES, E. L. ; RIBEIRO, F. D. ; CURY, H. N. ; JANEGITZ, L. E. ; KOVALSKI, L. ; QUINTAS, L. P. ; MOCROSKY, L. F. ; SANTOS, L. M. ; ZANLORENZI, M. A. ; DOMITE, M. C. S. ; FELICIANO, M. T. F. ; ORLOVSKI, N. . Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria. 2014. (Leitura crítica).

19.
BOTKE, C. B. ; GUIMARAES, E. L. ; RIBEIRO, F. D. ; CURY, H. N. ; JANEGITZ, L. E. ; KOVALSKI, L. ; QUINTAS, L. P. ; MOCROSKY, L. F. ; SANTOS, L. M. ; ZANLORENZI, M. A. ; DOMITE, M. C. S. ; FELICIANO, M. T. F. ; ORLOVSKI, N. . Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Grandezas e Medidas. 2014. (Leitura crítica).

20.
BOTKE, C. B. ; GUIMARAES, E. L. ; RIBEIRO, F. D. ; CURY, H. N. ; JANEGITZ, L. E. ; KOVALSKI, L. ; QUINTAS, L. P. ; MOCROSKY, L. F. ; SANTOS, L. M. ; ZANLORENZI, M. A. ; DOMITE, M. C. S. ; FELICIANO, M. T. F. ; ORLOVSKI, N. . Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Estatística. 2014. (Leitura crítica).

21.
BOTKE, C. B. ; GUIMARAES, E. L. ; CURY, H. N. ; RIBEIRO, F. D. ; JANEGITZ, L. E. ; KOVALSKI, L. ; QUINTAS, L. P. ; MOCROSKY, L. F. ; SANTOS, L. M. ; ZANLORENZI, M. A. ; DOMITE, M. C. S. ; FELICIANO, M. T. F. ; ORLOVSKI, N. . Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Saberes Matemáticos e Outros Campos do Saber. 2014. (Leitura crítica).

22.
BOTKE, C. B. ; GUIMARAES, E. L. ; RIBEIRO, F. D. ; CURY, H. N. ; JANEGITZ, L. E. ; KOVALSKI, L. ; QUINTAS, L. P. ; MOCROSKY, L. F. ; SANTOS, L. M. ; ZANLORENZI, M. A. ; DOMITE, M. C. S. ; FELICIANO, M. T. F. ; ORLOVSKI, N. . Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Matemática do Campo. 2014. (Leitura crítica).

23.
BOTKE, C. B. ; GUIMARAES, E. L. ; RIBEIRO, F. D. ; JANEGITZ, L. E. ; CURY, H. N. ; KOVALSKI, L. ; QUINTAS, L. P. ; MOCROSKY, L. F. ; SANTOS, L. M. ; ZANLORENZI, M. A. ; DOMITE, M. C. S. ; FELICIANO, M. T. F. ; ORLOVSKI, N. . Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Inclusiva. 2014. (Leitura crítica).

24.
BOTKE, C. B. ; GUIMARAES, E. L. ; RIBEIRO, F. D. ; CURY, H. N. ; JANEGITZ, L. E. ; KOVALSKI, L. ; QUINTAS, L. P. ; MOCROSKY, L. F. ; SANTOS, L. M. ; ZANLORENZI, M. A. ; DOMITE, M. C. S. ; FELICIANO, M. T. F. ; ORLOVSKI, N. . Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Jogos na Alfabetização Matemática. 2014. (Leitura crítica).

25.
VIANNA, C. R. ; ROLKOUSKI, E. ; LEAL, T. F. ; ROSA, E. C. S. ; ORLOVSKI, N. . Seminário e Produção de Material do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa 2015. 2014. (Leitura Crítica).

26.
BOTKE, C. B. ; GUIMARAES, E. L. ; RIBEIRO, F. D. ; CURY, H. N. ; JANEGITZ, L. E. ; KOVALSKI, L. ; QUINTAS, L. P. ; MOCROSKY, L. F. ; SANTOS, L. M. ; ZANLORENZI, M. A. ; DOMITE, M. C. S. ; FELICIANO, M. T. F. ; ORLOVSKI, N. . Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Apresentação. 2014. (Leitura Crítica).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
PACHECO, S.; PINHEIRO, . D. O.; ORLOVSKI, N.. Participação em banca de Marley Kniphoff. A real identidade do pedagogo escolar tendo em vista a desvalorização. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica ead) - Universidade Federal do Paraná.

2.
RODRIGUES, . V. I.; ORLOVSKI, N.; PACHECO, S.. Participação em banca de Viviana Aparecida Kraiewski. O coordenador pedagógico na Educação Infantil de Cascavel e o seu papel nas práticas desenvolvidas em Centros Municipais de Educação Infantil Cascavel (CMEI). 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica ead) - Universidade Federal do Paraná.

3.
RODRIGUES, V. I.; ORLOVSKI, N.; PACHECO, S.. Participação em banca de Nássara Regina Claro. Avaliação da aprendizagem na Educação Infantil: reflexões acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil - DCNEI (2010). 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica ead) - Universidade Federal do Paraná.

4.
RODRIGUES, V. I.; ORLOVSKI, N.; PACHECO, . S.. Participação em banca de Rosimeire Leite Gerigório. Programa Segundo Tempo. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica ead) - Universidade Federal do Paraná.

5.
TIECHER, . A.; ORLOVSKI, N.; PACHECO, S.. Participação em banca de Silvana Aparecida Mendes Monteiro. Os impactos da afetividade no processo de ensino e aprendizagem nos alunos do Ensino Fundamental - anos iniciais. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica ead) - Universidade Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ORLOVSKI, N.; MOCROSKY, L. F.; ESTEPHAN, V. M.; KALINKE, M. A.. Participação em banca de Paola Bianca Bernasconi.A HISTÓRIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: PERSPECTIVAS E DESDOBRAMENTOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
ROLKOUSKI, E.; ORLOVSKI, N.; SANTOS, A. H.. Participação em banca de Joelson V. Leal e Rosimeri Conciani.A construção de conceitos sobre probabilidade no ciclo de alfabetização com a utilização de jogos.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Jornadas de Educação em Ciências e Matemática. 2017. (Outra).

2.
CONSTRUINDO O PME - ENSINO FUNDAMENTAL.CONSTRUINDO O PME - ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. (Outra).

3.
Seminário Avançado em Fenomenologia e Educação Matemática. 2016. (Seminário).

4.
Seminário Avançado em Fenomenologia e Educação Matemática do Grupo de Pesquisa - FEM.O conhecimento matemático em produção: sobre precisão e necessidade. 2016. (Seminário).

5.
Seminário de Alfabetização e Letramento: diálogo entre áreas do conhecimento. 2016. (Seminário).

6.
VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática ? SIPEM. 2016. (Seminário).

7.
1.º Seminário Intermunicipal de Educação.Formação Continuada em Matemática na RME. 2015. (Seminário).

8.
Seminário Avançado em Fenomenologia e Educação Matemática. 2015. (Seminário).

9.
III Fórum das Universidades Participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2014. (Outra).

10.
I Seminário Regional Sul do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2014. (Seminário).

11.
Seminário Avançado em Fenomenologia e Educação Matemática do Grupo de Pesquisa - FEM - Fenomenologia em Educação Matemática.A produção do conhecimento matemático pelo sujeito ao estar com as Tecnologias da Informação e Comunicação.. 2014. (Seminário).

12.
PALESTRA: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA/ 2013. 2013. (Outra).

13.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática.A formação tecnológica de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: limites e possibilidades.. 2013. (Encontro).

14.
Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática. 2012. (Encontro).

15.
XVI ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.A Forma-ação do Professor que Ensina Matemática nos Anos Iniciais: um projeto de pesquisa. 2012. (Encontro).

16.
Curso de atualização para professores de matemática do Ensino Medio.Monitoria. 2010. (Oficina).

17.
Semana de Estudos Pedagógicos. 2010. (Seminário).

18.
Programa de Verão 2009. 2009. (Oficina).

19.
III Seminário de Matemática. 2008. (Oficina).

20.
III Seminário de Matemática - Palestra. 2008. (Seminário).

21.
I Seminário de Ciências e Tecnologia. 2008. (Oficina).

22.
I Seminário de Ciências e Tecnologias. 2008. (Seminário).

23.
Semana de Estudos Pedagógicos - E. F.. 2008. (Seminário).

24.
Assessoramento dos Cadernos Pedagógicos nas Àreas do Conhecimento. 2007. (Oficina).

25.
II Seminário de Educação Matemática da Rede Municipal de Ensino. 2007. (Seminário).

26.
Implementação do Caderno Pedagógico de Alfabetização. 2007. (Oficina).

27.
Semana de Estudos Pedagógicos Ensino Fundamental. 2007. (Oficina).

28.
Semana de Estudos Pedagógicos. 2006. (Seminário).

29.
Semana de Estudos e Pesquisa. 2005. (Seminário).

30.
Semana de estudos pedagógicos. 2005. (Seminário).

31.
Semana de Estudos Pedagógicos. 2005. (Seminário).

32.
Semana de Estudos Pedagógicos. 2004. (Seminário).

33.
23°Sessão Plenária do Fórum Paranaense em defesa da escola pública, gratuita e universal.. 2001. (Outra).

34.
XV Semana de Ensino Pesquisa & Extensão: Refletindo sobre a formação de professores..Esboço sobre a construção do Imperativo Categórico, na perspectiva da moralidade Kantiana.. 2000. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ORLOVSKI, N.; WINKELER, M. S. B. ; ELIAS, C. M. ; CORDEIRO, H. F. B. F. ; PIERUCCINI, R. R. . I SEMINÁRIO DE ESTUDOS DO PNAIC 2015/UFPR. 2015. (Outro).

2.
ORLOVSKI, N.; CORDEIRO, H. F. B. F. ; PIERUCCINI, R. R. . II SEMINÁRIO DE ESTUDOS DO PNAIC 2015/UFPR. 2015. (Outro).

3.
SANTOS, A. H. ; ORLOVSKI, N. . Curso de Aperfeiçoamento para a formação de Orientadores de Estudo: interdisciplinaridade no Ciclo de Alfabetização, no âmbito do PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. 2015. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ORLOVSKI, N.. A utilização de problemas e do software Geogebra no ensino de funções quadráticas.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 10:24:56