Diego Barbosa Alves de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5468082145953729
  • Última atualização do currículo em 25/11/2014


Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina.Trabalha no Museu Histórico de Londrina no setor de Ação Educativa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Diego Barbosa Alves de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, D. B. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas.
Pr 445 km 320
Campus Universidade
86051990 - Londrina, PR - Brasil
Telefone: (43) 33714825
URL da Homepage: www.uel.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Graduação em História.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: O Laboratório da História: Pesquisa de Recepção/Apropriação do Público Escolar do Ensino Médio no Museu Oscar Niemeyer.
Orientador: Márcia Elisa Teté Ramos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Atuação Profissional



Museu Histórico de Londrina, MHL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do PROMIC - Programa Municipal de Incentivo a Cultura, atuando como monitor do Setor de Ação Educativa do Museu Histórico de Londrina


Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Discente, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2012 - 2013
PIBID/UEL II
Descrição: Gerais: - Contribuir para a formação de professores para a educação básica nas seguintes licenciaturas: Física, Química, Matemática, Filosofia, Ciências Sociais, Letras Estrangeiras (Inglês), Música, Pedagogia, História, Ciências Biológicas; - Contribuir para a formação em serviço dos professores supervisores; - Consolidar o trabalho em andamento, com base na experiência adquirida no projeto anterior; - Ampliar o trabalho de formação de professores, envolvendo novas licenciaturas no projeto. Específicas; - Proporcionar experiências e práticas educacionais inovadoras, por meio da inserção dos licenciados no cotidiano de escolas da rede pública de educação; - Envolver os professores das escolas estaduais e municipais como co-formadores dos futuros professores (Professores Supervisores)... Subprojeto. resumo: PIBID História Ensino Médio (2009) procura articular pesquisa e ensino na formação docente. Entende que a construção do conhecimento histórico se dá, tanto na pesquisa, como no processo de ensino-aprendizagem, através da interpretação das fontes históricas, e, por isso, se destaca as fontes referentes à História Local. A problemática refere-se às identidades excluídas das narrativas históricas circulantes na cidade de Londrina. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
A experiência cultural Judaica em Rolândia-PR 1937-2007
Descrição: ESTE PROJETO BUSCA INVENTARIAR, TRATAR, DESCREVER, CLASSIFICAR E ANALISAR A DOCUMENTAÇÃO DO FUNDO MICHAEL TRAUMANN E DO FUNDO HERTHA LEVY A FIM DE VERIFICAR OS CONTORNOS DA EXPERIÊNCIA CULTURAL JUDAICA PRATICADA POR REFUGIADOS DO NAZISMO, ASSENTADOS EM ROLÂNDIA-PR E DE RELACIONÁ-LAS COM AS FORMAÇÕES IDENTITÁRIAS E PARA ISSO INVESTIGA OS MATERIAIS BIBLIOGRÁFICO, DISCOGRÁFICO E FOTOGRÁFICOQUE COMPÕEM OS DOIS FUNDOS FAMILIARES. É, PORTANTO UM TRABALHO DO CAMPO DA HISTÓRIA LOCAL, MAS COM CONTORNOS MAIS AMPLOS, UMA VEZ PODE SER COMPREENDIDO DENTRO DO CAMPO DA HISTÓRIA DOS JUDEUS NO BRASIL. PARA SUA OBJETIVAÇÃO SÃO NECESSÁRIOS ESFORÇOS MULTIDISCIPLINARES, MAIS ESPECIFICAMENTE DA HISTÓRIA, DA ANTROPOLOGIA, CAPAZAES DE ALRGAR O CAMPO DA HISTÓRIA DAS RELIGIOSIDADES. AO FINAL ESPERA-SE TER OS FUNDOS DEVIDAMENTE TRATADOS, A EXPERIÊNCIA CULTURAL DESCRITA E ANALISADA, E OS RESULTADOS DA PESQUISA DISSEMINADOS EM CONGRESSOS E PERIÓDICOS CIENTÍFICOS..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - Atual
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS DO NORTE DO PARANÁ: MEMÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Descrição: ESSE PROGRAMA DESTACA A FORMAÇÃO DE GRUPOS DE TRABALHO EM ESCOLAS DA PERIFERIA DE CIDADES DA REGIÃO DE LONDRINA EM VISTA DO SEU ENVOLVIMENTO NO REGISTRO DE LEMBRANÇAS DE MORADORES ACERCA DA FORMAÇÃO HISTÓRICA DA REGIÃO. TRÊS PRESSUPOSTOS ESTÃO NA BASE DO PROJETO: O MUSEU HISTÓRICO DE LONDRINA VEM EMPENHADANDO-SE NA PROBLEMATIZAÇÃO DA MEMÓRIA E DA EXPRESSÃO IDENTITÁRIA REGIONAL, TRABALHO QUE DEMANDA NEGOCIAÇÕES RELATIVAS À PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO PARA AMPLIAR O INGRESSO DE DIFERENTES GRUPOS E ACONTECIMENTOS EM ACERVOS PÚBLICOS. POR OUTRO LADO, A ESCOLA COM INSERÇÃO COMUNITÁRIA PODE CONSTITUIR ESPAÇOS DE RECONHECIMENTO SOCIAL. AINDA, CARÊNCIAS COMUNS AOS JOVENS, INCLUSIVE DE VALORES SOCIAIS QUE ESTRUTURAM A VIDA COLETIVA, DIFICULTAM A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ADULTA. NESSE CONTEXTO BUSCA-SE O ESTUDO DA MEMÓRIA LOCAL COMO ESTRATÉGIA PARA O FORTALECIMENTO, NOS ALUNOS, DO SENTIMENTO DE PERTENÇA AO GRUPO SOCIAL DE REFERÊNCIA ENQUANTO A COLETA DE ENTREVISTAS E AS DIFERENTES PERSPECTIVAS APRESENTADAS PELA DIVERSIDADE NARRATIVA A QUE OS ALUNOS E PROFESSORES ESTARÃO EXPOSTOS, ASSIM COMO O SEU ENVOLVIMENTO EM VISTA DA CONTRIBUIÇÃO PARA UMA MEMÓRIA DO NORTE DO PARANÁ NA QUAL OS TRABALHADORES SEJAM PROTAGONISTAS, PODE CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SUBJETIVIDADE ESTÁVEL PELOS ESTUDANTES E AMPLIAÇÃO DO ACERVO DO MUSEU HISTÓRICO Objetivo: PROMOVER ESTUDOS E REFLEXÕES SOBRE A MEMÓRIA REGIONAL (REGIÃO DE LONDRINA/PR) JUNTO A PROFESSORES E ALUNOS DA ESCOLA BÁSICA COM AÇÕES VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E PRESERVAÇÃO DE MEMÓRIAS DE ANTIGOS MORADORES NA REGIÃO. População Alvo: ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO E SUAS COMUNIDADES, ALUNOS DA GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.



Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, D. B. A.; SILVA, F. F. . Juventude e Diversidade: Múltiplas identificações culturais e explicações históricas. In: Márcia Elisa Teté Ramos. (Org.). Concepções de Jovens Estudantes: Pesquisa qualitativa no Colégio de Aplicação de Londrina. 1ed.Londrina/São Paulo: UEL/Clube de Autores, 2014, v. , p. 185-200.

2.
RECHI, A. O. G. ; OLIVEIRA, D. B. A. ; CARVALHO, F. S. M. ; PAMPU, G. L. ; PEREIRA, I. V. ; OLIVEIRA, P. E. ; GALVES, V. V. ; LEON, Y. I. ; MORENO, L. F. V. . Interpretações sobre a história local: A presença do negro em Londrina por alunos do Ensino Médio. In: Márcia Elisa Teté Ramos. (Org.). Pesquisa e ensino na construção de uma literacia histórica: Atividades do PIBID história UEL. 01ed.Londrina: UEL, 2014, v. , p. 95-138.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, D. B. A.; OLIVEIRA, P. E. . O Lugar do Negro na Formação de Londrina: Aula-oficina no Museu Histórico. In: I Jornada Paranaense PIBID e PET de História, 2013, Maringá - PR. ANAIS da I Jornada Paranaense PIBID e PET de História, 2013. p. 87-91.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, D. B. A.. Problematizando a história de Londrina: Aula-oficina no Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss. In: X Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História, 2013, Aracaju - SE. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História. Aracaju: Editora Diário Oficial, 2013. p. 1-4.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, D. B. A.. Problematizando a história de Londrina: Aula-oficina no Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
OLIVEIRA, D. B. A.; PERETTI, N. K. . O Papel da Mulher Pioneira em Londrina nas Décadas de 1930-1950. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
OLIVEIRA, D. B. A.; OLIVEIRA, P. E. . O Lugar do Negro na Formação de Londrina: Aula-oficina no Museu Histórico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
OLIVEIRA, D. B. A.; ALMEIDA, P. R. P. . Fotografia e memória: aspectos do cotidiano de uma família de refugiados do nazismo.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
RECHI, A. O. G. ; OLIVEIRA, D. B. A. ; CARVALHO, F. M. ; PAMPU, G. L. ; PEREIRA, I. V. ; OLIVEIRA, P. E. ; GALVES, V. V. ; LEON, Y. I. . Dr. Preto: A presença do negro na formação da cidade de Londrina. Londrina: Boletim do Laboratório de Ensino de História UEL, 2013 (Artigo).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Encontro do PIBID/UEL. 2013. (Congresso).

2.
I JORNADA PARANAENSE PIBID PET DE HISTÓRIA.O Lugar do Negro na Formação de Londrina: Aula-oficina no Museu Histórico. 2013. (Simpósio).

3.
X Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História. Problematizando a história de Londrina: Aula-oficina no Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss. 2013. (Congresso).

4.
XXXII Encontro Nacional dos Estudantes de História. O Papel da Mulher Pioneira em Londrina nas Décadas de 1930-1950. 2013. (Congresso).

5.
II Encontro PIBID/UEL. 2012. (Congresso).

6.
III Encontro Nacional de Estudos da Imagem. 2011. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, D. B. A.; XAVIER, E. S. . Acervos Familiares contam a história dos 80 anos de Londrina. 2014. (Exposição).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 10:41:26