Carolina Tavares de Freitas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6072340412148525
  • Última atualização do currículo em 28/01/2019


Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestrado em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Atualmente está finalizando o doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o qual tem enfoque no manejo participativo do pirarucu na Amazônia. Tem experiência na área de Etnoecologia e Ecologia Humana, e especial interesse na gestão de recursos naturais por povos locais. Seu principal objetivo é estudar e propor alternativas para que esta gestão seja a mais sustentável possível, conciliando benefícios ecológicos, socioeconômicos e culturais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carolina Tavares de Freitas
Nome em citações bibliográficas
FREITAS, C. T.;DE FREITAS, CAROLINA T.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Biociências.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Lagoa Nova
59078900 - Natal, RN - Brasil
Telefone: (84) 996756286


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Ecologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: O manejo comunitário do pirarucu (Arapaima sp.) na Amazônia: aspectos ecológicos, socioeconômicos e culturais,
Orientador: Priscila Fabiana Macedo Lopes.
Coorientador: Carlos Augusto da Silva Peres.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2011 - 2013
Mestrado em Biologia (Ecologia).
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.
Título: Ecologia, etnoecologia e uso tradicional de matupás na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, Amazônia Central,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Glenn Harvey Shepard Jr.
Coorientador: Maria Teresa Fernandez Piedade.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Ilhas flutuantes; Lagos de várzea; Conhecimento tradicional; Uso de recursos naturais.
2006 - 2010
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
com período sanduíche em Université de Nice Sophia Antipolis (Orientador: Patrice Francour).




Formação Complementar


2018 - 2018
Introduction to Social-Ecological Systems Research in Latin America. (Carga horária: 40h).
South American Institute for Resilience and Sustainability Studies, SARAS, Uruguai.
2017 - 2017
Sciencetelling Bootcamp. (Carga horária: 40h).
National Geographic Society, NGS, Estados Unidos.
2016 - 2016
IMBER Summer School - Climate & Ecosystem. (Carga horária: 80h).
Integrated Marine Biogeochemistry and Ecosystem Research, IMBER, Noruega.
2016 - 2016
Australia-Brazil PhD Research Internship. (Carga horária: 320h).
Australian National University, ANU, Austrália.
2015 - 2015
Basic Statistics. (Carga horária: 40h).
Association for Tropical Biology and Conservation, ATBC, Estados Unidos.
2012 - 2012
Técnicas e arte de vídeo documentário. (Carga horária: 2h).
IX Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, SBEE, Brasil.
2012 - 2012
Etnoecologia da Paisagem. (Carga horária: 8h).
IX Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, SBEE, Brasil.
2011 - 2011
Planejamento em Permacultura. (Carga horária: 80h).
Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica, IPEMA, Brasil.
2009 - 2009
Educação Gaia - Design em Sustentabilidade. (Carga horária: 216h).
Organização Não-Governamental Terra Una, ONG TERRA UNA, Brasil.
2008 - 2009
Licence Science et Technologie. (Carga horária: 130h).
Université de Nice Sophia Antipolis, UNSA, França.
2006 - 2006
Curso de Fotografia. (Carga horária: 24h).
Jardim Botânico do Rio de Janeiro, JBRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pós-Graduação (Doutorado), Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2017 - 07/2017
Ensino, Ecologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociedade e Desenvolvimento (Departamento de Ecologia) - Atuação como monitora
07/2015 - 12/2015
Ensino, Ecologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ecologia Humana (Departamento de Ecologia) - Atuação como monitora

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pós-Graduação (Mestrado), Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista de extensão, Enquadramento Funcional: Educadora Ambiental, Carga horária: 20
Outras informações
Trabalho de Educação Ambiental realizado no âmbito do projeto de extensão "É A Vila - Educação Ambiental na Ilha do Fundão". As atividades eram desenvolvidas na Escola Municipal Tenente Antônio João e na Vila Residencial da UFRJ (ambas localizadas na Ilha do Fundão/RJ) e tinham por objetivo contribuir para uma mudança de percepções, valores e atitudes do público-alvo a partir da compreensão das relações sociedade-natureza.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Instrutora de Curso para Professores, Carga horária: 60
Outras informações
O curso de formação continuada de professores "Vivências em Ecologia: Praticando para Educar" é realizado pelo Instituto de Biologia da UFRJ e pelo Núcleo de Pesquisas em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-ambiental de Macaé (NUPEM/UFRJ). Busca exercitar uma nova forma de ensinar e aprender ecologia e serve como subsídio importante para atividades de educação ambiental. A preparação desse curso acontece durante um semestre letivo e envolve a atualização dos conhecimentos em ecologia, a organização do curso e a produção de material teórico e prático.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Monitora Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora da disciplina Vegetais Superiores, Carga horária: 20
Outras informações
Monitoria da disciplina Vegetais Superiores (disciplina obrigatória do curso de Ciências Biológicas da UFRJ). Atividades: estudos sobre organografia, preparação de materiais para realização de aulas práticas semanais, acompanhamento e instrução aos alunos durante as aulas.

Atividades

08/2009 - 01/2011
Extensão universitária , Instituto de Biologia, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de extensão É A Vila - Atuação como educadora ambiental (bolsista).
11/2010 - 11/2010
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Elementos de Ecologia (Instituto de Biologia) - Atuação como monitora
09/2010 - 09/2010
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficinas de Educação Ambiental - Conciliando teoria e prática - Atuação como organizadora e instrutora
07/2010 - 07/2010
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Elementos de Ecologia (Instituto de Biologia) - Atuação como monitora
07/2010 - 07/2010
Extensão universitária , Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé - NUPEM/RJ, .

Atividade de extensão realizada
Instrutora do XXIV curso para professores "Vivências em Ecologia - Praticando para Educar".
06/2010 - 06/2010
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ecologia Geral (Engenharia Ambiental) - Atuação como monitora
11/2009 - 11/2009
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Elementos de Ecologia (Instituto de Biologia) - Atuação como monitora
03/2008 - 07/2008
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Vegetais Superiores (Instituto de Biologia) - Atuação como monitora bolsista
05/2008 - 05/2008
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Elementos de Ecologia (Instituto de Biologia) - Atuação como monitora
08/2007 - 12/2007
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Vegetais Superiores (Instituto de Biologia) - Atuação como monitora

Colégio de Aplicação da UFRJ, CAP-UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio supervisionado, Carga horária: 16
Outras informações
Estágio supervisionado no Colégio de Aplicação da UFRJ. Carga horária: 310 horas de Prática de Ensino. Acompanhamento de uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental e uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Atividades: acompanhamento de todas as aulas das disciplinas Ciências e Biologia; elaboração e execução de aulas; produção de materiais didáticos.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
O manejo colaborativo do pirarucu (Arapaima sp.) na Amazônia: aspectos ecológicos e socioeconômicos
Descrição: O pirarucu (Arapaima spp.) é um dos maiores peixes de água doce do mundo e é um elemento icônico da Amazônia, possuindo elevado valor ecológico, econômico e cultural na região. Devido a indícios de sobreexploração, a sua pesca foi proibida no início dos anos 2000 e é atualmente permitida apenas sob plano de manejo aprovado pelos órgãos competentes. As iniciativas de manejo do pirarucu vêm proliferando pela Amazônia e parecem estar contribuindo para o aumento dos estoques nas suas áreas de ação. Por outro lado, a pesca ilegal do pirarucu é muito frequente na região e pouco se sabe sobre o status das populações de pirarucu como um todo. Neste projeto pretendemos avaliar os padrões de mudanças nos estoques de pirarucu ao longo do tempo, e os impactos ecológicos e socioeconômicos do seu manejo participativo na Amazônia brasileira. Os dados utilizados para execução dos objetivos propostos serão obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas com pescadores em três bacias de importantes rios amazônicos, e de registros fornecidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Carolina Tavares de Freitas - Coordenador / Priscila Fabiana Macedo Lopes - Integrante.
2011 - 2013
Ecologia, etnoecologia e uso tradicional de matupás na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, Amazônia Central
Descrição: A pesquisa ecológica e a pesquisa etnobiológica abrangem diferentes métodos, perspectivas, fontes de informação e formas de consolidar ideias, tendo ambas forte potencial para nos permitir conhecer e compreender melhor os elementos e processos ecológicos. Nesse projeto, o conhecimento científico e o tradicional são utilizados conjuntamente na obtenção de informações sobre os matupás, ilhas flutuantes que ocorrem em lagos de várzea da Amazônia. O trabalho envolve (i) a realização de amostragens em matupás, buscando obter dados sobre sua composição florística e estrutura, e relacioná-los a estágios sucessionais dessas ilhas; e (ii) a realização de entrevistas, no intuito de fazer um extenso levantamento de informações sobre os matupás e diagnosticar os usos que os povos locais fazem dessas ilhas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Carolina Tavares de Freitas - Coordenador / Glenn Harvey Shepard Jr - Integrante / Maria Teresa Fernandez Piedade - Integrante.
Financiador(es): National Geographic Society - Auxílio financeiro / Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2009 - 2011
É A Vila - Educação Ambiental na Ilha do Fundão
Descrição: "É A Vila - Educação Ambiental na Ilha do Fundão" é um projeto de Educação Ambiental realizado na Vila Residencial da UFRJ e na Escola Municipal Tenente Antônio João, ambas localizadas na Ilha do Fundão/RJ. As atividades têm por objetivo contribuir para uma mudança de percepções, valores e atitudes do público-alvo a partir da compreensão das relações sociedade-natureza..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Carolina Tavares de Freitas - Integrante / Jade Prata Bueno Barata - Integrante / Gabriela Reznik - Integrante / Fernanda Pereira Dysarz - Integrante / Marcia Vargas Cortines Peixoto - Integrante / Maíra Sagnori de Mattos - Integrante / Sergio Luiz da Costa Bonecker - Coordenador.


Revisor de projeto de fomento


2012 - 2013
Agência de fomento: Nacional Geographic Society


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Humana.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Etnoecologia.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DE FREITAS, CAROLINA T.2015 DE FREITAS, CAROLINA T.; SHEPARD, GLENN H. ; PIEDADE, MARIA T. F. . The Floating Forest: Traditional Knowledge and Use of Matupá Vegetation Islands by Riverine Peoples of the Central Amazon. Plos One, v. 10, p. e0122542, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
FREITAS, C. T.. Engrossando o caldo: reflexões etnobiológicas numa cabane à sucre. In: Francisco José Bezerra Souto, Reinaldo Duque-Brasil, Gustavo Tabuada Soldati, Lin Chau Ming, Eraldo Medeiros Costa Neto. (Org.). Quando pensa que não - Contos, causos e crônicas em Etnoecologia. 1ed.Feira de Santana: Z Arte Editora, 2016, v. 2, p. 9-293.

2.
FREITAS, C. T.; Demarchi, L.O. ; Oliveira, D.N. ; Wittmann, A.O. ; Wittmann, F. . Os habitantes das áreas alagáveis amazônicas e o uso de recursos vegetais. In: Lopes, A.; Piedade, M.T.F.. (Org.). Conhecendo as Áreas Úmidas Amazônicas: uma viagem pelas várzeas e igapós. 1ed.Manaus: Editora INPA, 2015, v. , p. 129-138.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CONCEICAO, M. M. S. ; FREITAS, C. T. ; MATOS, D. C. ; SA, F. B. V. ; VILELA, M. L. ; GOMES, M. M. P. L. . A produção de um jogo sobre a AIDS: práticas curriculares como construções coletivas na formação inicial docente. In: VI EREBIO - Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 2 RJ/ES, 2012, Rio de Janeiro. Anais do 6º Encontro Regional de Ensino de Biologia RJ/ES, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, C. T.; PIEDADE, M. T. F. ; SHEPARD JR, G. H. . Matupás: composição florística e processo sucessional de ilhas flutuantes na Amazônia Central. In: 10º Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia, 2013, Tefé. Livro de Resumos - 10º Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia, 2013.

2.
FREITAS, C. T.; SHEPARD JR, G. H. ; PIEDADE, M. T. F. . Conhecimento local e uso de matupás por ribeirinhos na RDS Amanã, Amazônia Central. In: 10º Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia, 2013, Tefé. Livro de Resumos - 10º Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia, 2013.

3.
FREITAS, C. T.; SHEPARD JR, G. H. ; PIEDADE, M. T. F. . Etnoecologia e uso local de matupás na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, Amazônia Central. In: http://ixsbee.com.br/, 2012, Florianópolis. Anais do IX Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2012.

4.
MATOS, D. C. ; BRASIL, F. ; KAUFMAN, D. ; CONCEICAO, M. M. S. ; FREITAS, C. T. ; MACHADO, M. V. ; VILELA, M. L. ; GOMES, M. M. P. L. . O jogo 'Science Yard': AIDS, ciência e saúde coletiva. In: VI EREBIO - Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 2 RJ/ES, 2012, Rio de Janeiro. Anais do 6º Encontro Regional de Ensino de Biologia RJ/ES, 2012.

5.
FREITAS, C. T.; PEIXOTO, M.V. ; BREDARIOL, T. O. ; Barata, J. P. ; BASTOS, N. F. A. ; Dysarz, F.P. ; MATTOS, M. S. ; BONECKER, S. L. C. . Educação Ambiental na Escola Municipal Tenente Antônio João: uma Realidade Construída. In: 7º Congresso de Extensão da UFRJ, 2010, Rio de Janeiro. Anais do 7º Congresso de Extensão da UFRJ, 2010. v. Único. p. 282-282.

6.
Barata, J. P. ; FREITAS, C. T. ; Dysarz, F.P. ; Reznik, G. . Uma ação integrada na Escola Tenente Antônio João: o papel da Educação Ambiental. In: VIII Encontro de Educação Ambiental do Estado do Rio de Janeiro, 2010, Rio de Janeiro. Anais do VIII Encontro de Educação Ambiental do Estado do Rio de Janeiro, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
FREITAS, C. T.. Assessing the historical trends of arapaima stocks in the Amazon through Local Ecological Knowledge. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
Campos-Silva, J.V. ; Peres, C. ; Hawes, J.E. ; FREITAS, C. T. ; Andrade, P.C.M. . Community Management and Conservation of Pirarucu Lakes and Turtle Nesting Beaches. Manaus: Fundação Amazonas Sustentável (FAS), 2018 (Cartilha).

2.
Campos-Silva, J.V. ; Peres, C. ; Hawes, J.E. ; FREITAS, C. T. ; Andrade, P.C.M. . Manejo Comunitário do Pirarucu e Proteção de Tabuleiros de Desova de Quelônios: uma ferramenta integrada para conservação das várzeas amazônicas e melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas. Manaus: Fundação Amazonas Sustentável (FAS), 2018 (Cartilha).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LASKOW, S. ; FREITAS, C. T. . Amazonians know these floating islands weren't made by Giant Anacondas?but they still get freaked out by them. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
ESPÍRITO-SANTO, H. M. V. ; FREITAS, C. T. . A linguagem do R: uma maneira atual e eficiente para manejo e análise de dados. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FERREIRA,D. M. ; BOZELLI, R. L. ; FREITAS, C. T. ; SUIZANI, C. V. ; Reznik, G. ; SETUBAL, R. B. ; Dysarz, F.P. ; DIAS, L. C. S. ; INNES, A. S. ; NICOLAU, J. L. ; VIANA, D. P. P. ; ALCOFORADO, R. C. L. . XXIV curso para professores 'Vivências em Ecologia: Praticando para Educar'. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
FREITAS, C. T.; Barata, J. P. ; Reznik, G. ; Dysarz, F.P. ; MATTOS, M. S. . Oficinas de Educação Ambiental - Conciliando teoria e prática. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
FREITAS, C. T.; SETUBAL, R. B. ; Dysarz, F.P. ; Reznik, G. ; SUIZANI, C. V. ; VIANA, D. P. P. ; DIAS, L. C. S. ; ALCOFORADO, R. C. L. ; INNES, A. S. ; NICOLAU, J. L. ; FERREIRA,D. M. ; BOZELLI, R. L. . XXIV Curso para professores 'Vivências em Ecologia: Praticando para Educar' - Apostila Prática. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila do XXIV Curso para professores).

5.
FREITAS, C. T.; VILELA, M. ; BRASIL, F. ; COLBERT, F. ; MELLO, M. ; KAUFMAN, D. ; MACHADO, M. V. ; MATOS, D. . Jogo Didático Science Yard. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo didático para alunos do Ensino Fundamental).

6.
FREITAS, C. T.. Práticas Pedagógicas em Educação Ambiental. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FREITAS, C. T.; CARVALHO, A.R.; LOPES, P. F. M.. Participação em banca de Rayane Cristina Melo de Souza.Uso dos recursos naturais no semiárido nordestino: identificando alvos potenciais para conservação por meio de uma abordagem Etnobiológica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
National Geographic Explorers Symposium.Arapaima Community-Based Management. 2018. (Simpósio).

2.
Tracking change: Global Knowledge Symposium - Mobilizing Local and Traditional Knowledge on Fishing Livelihoods.Assessing the historical trends of arapaima stocks in the Amazon through Local Ecological Knowledge. 2017. (Encontro).

3.
Tracking Change: Global Knowledge Symposium - Mobilizing Local and Traditional Knowledge on Fishing Livelihoods.Arapaima co-management: reconciling biodiversity conservation and human well-being in the Amazon?. 2017. (Encontro).

4.
IMBER Summer School - Climate & Ecosystem.Ecological and socioeconomic aspects of arapaima fisheries co-management. 2016. (Encontro).

5.
52nd Annual Meeting of the Association for Tropical Biology and Conservation.Amazonian floating forests: ecology and traditional knowledge of matupá vegetation islands. 2015. (Encontro).

6.
XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia. 2015. (Encontro).

7.
24e Symposium Annuel du Groupe de Recherche Interuniversitaire en Limnologie et en Environnement Aquatique. 2014. (Simpósio).

8.
10° Simpósio Nacional sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia.Conhecimento local e uso de matupás por ribeirinhos na RDS Amanã, Amazônia Central. 2013. (Simpósio).

9.
10° Simpósio Nacional sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia.Matupás: composição florística e processo sucessional de ilhas flutuantes na Amazônia Central. 2013. (Simpósio).

10.
IX Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia.Etnoecologia e uso local de matupás na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, Amazônia Central. 2012. (Simpósio).

11.
Simpósio Internacional do Programa Terra Preta. 2012. (Simpósio).

12.
VI Encontro Regional de Ensino de Biologia.A produção de um jogo sobre a AIDS: práticas curriculares como construções coletivas na formação inicial docente. 2012. (Encontro).

13.
VI Encontro Regional de Ensino de Biologia.O jogo "Science Yard": AIDS, ciência e saúde coletiva. 2012. (Encontro).

14.
7º Congresso de Extensão da UFRJ. Educação Ambiental na Escola Municipal Tenente Antônio João: uma realidade construída. 2010. (Congresso).

15.
Encontro de Educadores Ambientais do Estado do Rio de Jananeiro. 2010. (Encontro).

16.
VIII Encontro de Educação Ambiental do Estado do Rio de Janeiro.Uma ação integrada na Escola Tenente Antônio João: o papel da Educação Ambiental. 2010. (Encontro).

17.
XXI Encontro Regional dos Estudantes de Biologia do Sudeste. 2010. (Encontro).

18.
I Semana de Agroecologia UFRJ. 2009. (Outra).

19.
VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. 2009. (Outra).

20.
XXX Encontro Nacional de Estudantes de Biologia. 2009. (Encontro).

21.
Formação Continuada - Educação Ambiental, da Visão Global à Prática Pedagógica.Práticas Pedagógicas em Educação Ambiental. 2007. (Outra).

22.
I Fórum Nacional de Educação em Agroecologia e Sistemas Orgânicos de Produção. 2007. (Outra).

23.
V Congresso Brasileiro de Agroecologia: Agroecologia e Territórios Sustentáveis. 2007. (Congresso).

24.
XXVIII Encontro Nacional de Estudantes de Biologia. 2007. (Encontro).

25.
X BioSemana da UFRJ. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FREITAS, C. T.; SETUBAL, R. B. ; SARDINHA, R. C. . XIX Encontro Regional dos Estudantes de Biologia. 2008. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
FREITAS, C. T.; Demarchi, L.O. ; Oliveira, D.N. ; Wittmann, A.O. ; Wittmann, F. . Os habitantes das áreas alagáveis amazônicas e o uso de recursos vegetais. In: Lopes, A.; Piedade, M.T.F.. (Org.). Conhecendo as Áreas Úmidas Amazônicas: uma viagem pelas várzeas e igapós. 1ed.Manaus: Editora INPA, 2015, v. , p. 129-138.


Cursos de curta duração ministrados
1.
ESPÍRITO-SANTO, H. M. V. ; FREITAS, C. T. . A linguagem do R: uma maneira atual e eficiente para manejo e análise de dados. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LASKOW, S. ; FREITAS, C. T. . Amazonians know these floating islands weren't made by Giant Anacondas?but they still get freaked out by them. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).



Outras informações relevantes


Apoios financeiros já recebidos para desenvolvimento de atividades acadêmicas:

US$ 5.000 da National Geographic Society (2012) e R$ 24.220 do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (2012) para desenvolver o projeto de mestrado intitulado "Ecologia, etnoecologia e uso sustentável de matupás na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, Amazônia Central? / US$ 1.600 da Association for Tropical Biology And Conservation - ATBC (2015) e R$ 4.000 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015) para custear participação no "52nd Annual Meeting of the ATBC" (Havaí, EUA) / US$ 5000 do programa "Tracking Change: Local and Traditional Knowledge in Watershed Governance" (2016) financiado pelo Social
Sciences and Humanities Research Council of Canada (SSHR) para desenvolver o projeto de doutorado intitulado "O manejo colaborativo do pirarucu (Arapaima sp.) na Amazônia: aspectos ecológicos e socioeconômicos" / US$ 2400 do programa Tracking Change (SSHR/Canada) para custear participação no encontro "Tracking Change: Global Knowledge Symposium - Mobilizing Local and Traditional Knowledge on Fishing Livelihoods" (Ubon Ratchathani, Tailândia)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 16:47:56