Victor Henrique da Silva Menezes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5017501965772940
  • Última atualização do currículo em 01/07/2018


Possui título de Mestre em História Cultural pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (2018). É Bacharel e Licenciado em História também pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (2015). Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP. Processo nº. 2015/03820-4) durante o Mestrado, cuja pesquisa intitulada "As masculinidades de Júlio César: recepções antigas e midiáticas" foi orientada pelo Prof. Dr. André Leonardo Chevitarese. Atualmente, desenvolve pesquisa de Doutoramento em Gerontologia pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tendo como título "História e Literatura Young Adult no Programa UniversIDADE e no Projeto Gente Nova: Educação Não-Formal voltada à meia e terceira idade", a pesquisa é orientada pela Profª Dra. Olga Rodrigues de Moraes Von Simson. Atua, desde outubro de 2016, como instrutor voluntário do Programa UniversIDADE, da UNICAMP. Atualmente tem interesse nos temas: Estudos de Gênero e Sexualidades, História Antiga e Cinema, História Contemporânea, Estudos de Mídias, Literatura Jovem Adulto, Ensino de História e Educação Não-Formal. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Victor Henrique da Silva Menezes
Nome em citações bibliográficas
MENEZES, V. H. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.
Rua Cora Coralina
Cidade Universitária
13083896 - Campinas, SP - Brasil
Telefone: (19) 35210121


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Gerontologia.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: História e Literatura Young Adult no Programa UniversIDADE e no Projeto Gente Nova: Educação Não-Formal voltada à meia e terceira idade,
Orientador: Olga Rodrigues de Moraes Von Simson.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação não-formal; Ensino de História; Literatura Young Adult; Velhice bem sucedida.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História.
2015 - 2018
Mestrado em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: As Masculinidades de Júlio César: Recepções Antigas e Midiáticas,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: André Leonardo Chevitarese.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Júlio César; Masculinidades; Recepções; História e Cinema.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
2010 - 2014
Graduação em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Capas, Espadas e Sandálias: Representações da Antiguidade no Cinema e na Televisão.
Orientador: Pedro Paulo Abreu Funari.
2007 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
E.E. Profª Julieta Guedes de Mendonça, E-031252, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Extensão universitária em Abordagem de valorização do Patrimônio. (Carga horária: 80h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2014 - 2014
Cristianismos originários: discussões metodológica. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2014 - 2014
Explorando o passado a partir das coisas. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2013 - 2013
História Antiga: questões epistemológicas. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2012 - 2012
Cinema e Sala de Aula. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2012 - 2012
Usos políticos da Arqueologia. (Carga horária: 9h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2011 - 2011
Imperialismo Romano. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2011 - 2011
A Origem do pluralismo religioso no Império Romano. (Carga horária: 9h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2010 - 2010
Práticas de um Laboratório de Arqueologia. (Carga horária: 9h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Instrutor no Programa UniversIDADE, Carga horária: 3
Outras informações
Oficina: "A expansão da magia: história, cultura e sociedade em Animais Fantásticos e Onde Habitam" ministrada no Programa UniversIDADE (Unicamp) entre 26 de março e 09 de abril, totalizando 12 horas. Ementa: Tendo como objetivo dar continuidade às discussões feitas no curso Harry Potter: história, cultura e relações de gênero no mundo mágico de J. K. Rowling oferecido no Programa UniversIDADE no segundo semestre de 2017, nesta oficina serão estudados o roteiro e o filme Animais Fantásticos e Onde Habitam (Dir. David Yates, RU-EUA, 2016) e os textos relacionados à esta nova franquia escritos por J. K. Rowling e publicados no site Pottermore no ano de 2016. Com tal intuito, ao longo de quatro aulas serão discutidos alguns dos temas que podem emergir a partir da leitura dos novos contos de Rowling, de seu roteiro e do filme dirigido por David Yates (mesmo diretor dos quatro últimos filmes da série Harry Potter), tais como: 1. A recepção da história dos Estados Unidos; 2. Questões culturais, políticas, de classe e étnico-raciais da contemporaneidade inseridas no roteiro; 3. As relações de gênero e as construções do masculino e do feminino que caracterizam esta nova obra de J. K. Rowling. Assim como Harry Potter, a série Animais Fantásticos é aqui entendida como um documento do tempo presente no qual podemos encontrar materializações de ideologias contemporâneas por meio das construções políticas, sociais e culturais presentes nas linhas e entrelinhas do roteiro. Compreender e analisar estas materializações, para além do conhecimento do enredo fílmico, constituirá o exercício principal do curso.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Instrutor no Programa UniversIDADE, Carga horária: 3
Outras informações
Oficina "A Antiguidade Romana nos filmes e seriados estadunidenses" ministrada entre 11 de abril e 13 de junho de 2017, total de 30 h. Ementa: O curso tem como objetivo o estudo das construções da Antiguidade Romana elaboradas pelas indústrias cinematográfica e televisiva estadunidenses. Com tal intuito foram selecionados filmes e seriados televisivos, produzidos entre os anos de 1896 e 2016, que serão assistidos e analisados ao longo das aulas. Partindo do pressuposto de que essas produções mostraram o passado romano a partir de perspectivas e ansiedades de seu momento de produção, durante as análises a serem realizadas procurar-se-á abordar algumas das imagens e ideias - prenhes de conceitos, ideologias e discursos modernos - que elas criaram acerca do Mundo Antigo. Para tanto, levar-se-á em consideração os temas e momentos da história romana abordados, os cenários utilizados para as filmagens, as representações das sexualidades dos personagens históricos e literários levados às telas, e os contextos políticos, sociais e culturais do século passado e das duas primeiras décadas do século XXI que influenciaram a elaboração dessas narrativas sobre o mundo romano antigo. Cronograma: Aula 01 - Roma Antiga, Cinema e Televisão: apontamentos teórico-metodológicos Aula 02 - O "Primeiro Cinema" e as representações da Antiguidade Romana no início do século XX Aula 03 - A Antiguidade Romana na Hollywood pré-codigo Hays Aula 04 - Hollywood sob censura e a "Era de Ouro" dos filmes de romanos (Parte I) Aula 05 - Hollywood sob censura e a "Era de Ouro" dos filmes de romanos (Parte II) Aula 06 - Hollywood sob censura e a "Era de Ouro" dos filmes de romanos (Parte III) Aula 07 - ?Crise? do épico hollywoodiano ambientado na Antiguidade romana (1965-1999) Aula 08 - A Antiguidade Romana no cinema e na TV estadunidenses dos anos 2000 (Parte I) Aula 09 - A Antiguidade Romana no cinema e na TV estadunidenses dos anos 2000 (Parte II) Aula 10 - A Antiguidade romana nos canais H

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Instrutor no Programa UniversIDADE, Carga horária: 3
Outras informações
Oficina: "Harry Potter: História, Cultura e Relações de gênero no mundo mágico de J. K. Rowling" ministrada no Programa UniversIDADE (Unicamp) entre 16 de agosto e 07 de dezembro, totalizando 51 horas. Ementa: O curso tem como objetivo a leitura e o estudo crítico dos sete livros que compõem a série Harry Potter (1997-2007), de autoria de J. K. Rowling. Com tal intuito, ao longo das aulas serão discutidos alguns dos temas que podem emergir a partir da leitura dos livros, tais como: 1. A história contemporânea da Europa, e sobretudo do Reino Unido; 2. Questões culturais, políticas, de classe e étnico-raciais contemporâneas que permeiam as personagens da série; 3. As representações do masculino e do feminino que caracterizam a obra de J. K. Rowling; 4. As referências às mitologias greco-romana presentes no enredo. Discussões acerca das representações fílmicas do mundo criado pela autora britânica também serão inseridas no curso. Diante de tais objetivos, pretende-se fazer aproximações do campo da História aos da Literatura e Cinema. A série Harry Potter não será analisada apenas como uma das expressões literárias do final do século XX e início do XXI, mas também como documento do tempo presente no qual podemos encontrar materializações de ideologias contemporâneas por meio das construções políticas, sociais e culturais presentes nas linhas e entrelinhas dos sete livros que compõem a série. Compreender e analisar estas materializações, para além do conhecimento do enredo da série, constituirá o exercício principal do curso.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor no Programa TOPE, Carga horária: 8
Outras informações
Minicurso "Recepções de Júlio César no Cinema e na Televisão" no Projeto TOPE (Todos Podem Ensinar e Todos Podem Aprender) ministrado nos dias 4, 6, 11, 13 de setembro, totalizando 8 hora(s). Ementa: A imagem histórica de Júlio César raramente demanda grandes introduções. Tendo entrado para a História como o general responsável por profundas e marcantes mudanças no cenário político da Roma Antiga, no mundo hodierno muitas vezes ainda é considerado o protótipo de um líder ocidental. Quando da criação do cinema, logo sua história passou a monopolizar as produções ambientadas na Roma Antiga, ora sendo representado como protótipo de líder a ser seguido, ora como um ditador e político ambicioso. Ainda, em grande parte das produções cinematográficas e também televisivas, foi apresentado como um grande estadista e militar, heterossexual, viril, e amante de matronas romanas e belas rainhas. Tais representações estiveram desde o início ligadas a conceitos e ideologias do momento de produção e proporcionaram a construção de Césares muitas vezes mais próximos aos líderes ocidentais da modernidade, que do general romano descrito pelos autores antigos. Com tais pressupostos e pautada nas discussões teórico-metodológicas acerca dos usos do passado, a comunicação tem como objetivo discutir as representações midiáticas de Júlio César. Pretende-se mostrar um circunscrito panorama dos principais filmes e séries sobre o general lançados, em particular pelas indústrias cinematográficas e televisivas norte-americana e italiana, entre os anos 1907 e 2013. Serão apresentadas algumas das diferenças entre o César cinematográfico e televisivo e o César descrito pelos seus biógrafos antigos, e as transformações e permanências nos discursos midiáticos utilizados para representar o general.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Instrutor no Programa UniversIDADE, Carga horária: 5
Outras informações
Oficina "Capas, Espadas e Sandálias: construções da Antiguidade Romana no cinema" ministrada nos dias 18 e 20 de outubro de 2016. A oficina, organizada pelo Programa UniversIDADE da reitoria da universidade, contou com carga horária de 5 horas e teve como objetivo o estudo das construções da Antiguidade Romana elaboradas pela indústria cinematográfica. Com tal intuito, foi apresentado um breve panorama dos filmes cujo enredo estiveram ambientados na Roma Antiga e que foram produzidos por países como EUA, Itália e Inglaterra ao longo do século XX e início do XXI. Partindo do pressuposto de que essas produções cinematográficas mostraram o passado romano a partir de perspectivas e ansiedades de seu momento de produção, durante as análises realizadas procurarei abordar algumas das imagens e ideias - prenhes de conceitos, ideologias e discursos modernos - que elas criaram acerca do Mundo Antigo. Para tanto, levei em consideração os temas e momentos da história romana abordados, os cenários utilizados para as filmagens, as representações das sexualidades dos personagens históricos e literários levados às telas, e os contextos políticos, sociais e culturais do século passado que influenciaram a elaboração dessas narrativas sobre o mundo romano antigo. Analisei em aula cenas dos seguintes filmes: Cabiria (Dir. Giovanni Pastrone, Itália, 1914); O sinal da cruz (Dir. Cecil B. DeMille, EUA, 1932); Scipione l?Africano (Dir. Carmine Gallone, Itália, 1937); César e Cleópatra (Dir. Reino Unido, 1945); Ben Hur (Dir. William Wyler, EUA, 1959); Spartacus (Dir. Stanley Kubrick, EUA, 1960); Cleópatra (Dir. Joseph Mankiewicz, EUA, 1963); Júlio César contra os piratas (Dir. Sergio Grieco, Itália, 1962); Satyricon de Fellini (Dir. Frederico Fellini, Itália, 1969); Sebastiane (Dir. Derek Jarman, Reino Unido, 1976); Gladiador (Dir. Ridley Scott, EUA, 2000); e Ressurreição (Dir. Kevin Reynolds, EUA, 2016).

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor no Programa TOPE, Carga horária: 6
Outras informações
Minicurso "História Antiga, Cinema e Televisão" ministrado nos dias 13, 15 e 17 de abril de 2015. O minicurso foi organizado pelo Programa TOPE (Todos Podem Ensinar)12, da reitoria da universidade, e contou com o apoio da secretaria de eventos do IFCH/Unicamp. Ementa: Com 2 horas de duração, as aulas seguiram o seguinte cronograma: Aula 01 - Debates introdutórios acerca do conceito de História; dos estudos de História Antiga no Brasil; e da possibilidade de se utilizar de séries e filmes históricos como documentos de História e também como meio de representação/construção de narrativas históricas. Aula 02 - Apresentação dos principais filmes norte-americanos e italianos produzidos ao longo do século XX que tiveram seus enredos ambientados no Mundo Antigo. Aula 03 - Discussão acerca da utilização da Antiguidade em filmes e séries de TV produzidos a partir dos anos 2000. Para tal, foram tecidos comentários acerca das películas Tróia (2004), Alexandre (2004), 300 (2006) e Alexandria (2010), e das séries Roma (2005-7) e Spartacus (2010-4).

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Produtor, Enquadramento Funcional: Produtor do programa Diálogo sem Fronteira, Carga horária: 4
Outras informações
Produtor do programa "Diálogo sem Fronteire" da RTV Unicamp, apresentado pelo Prof. Dr. Pedro Paulo A. Funari.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor do projeto PIBIC EM - CNPq, Carga horária: 8
Outras informações
Monitor do projeto PIBIC EM "Arqueologia e cidadania: leituras plurais do nosso mundo material", coordenado pela Profª. Dra. Aline V. Carvalho.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor do projeto PIBIC EM - CNPq, Carga horária: 8
Outras informações
Monitor do projeto PIBIC EM "Acervo arqueológico do Arquivo Paulo Duarte", coordenado pelo Profº. Dr. Pedro Paulo A. Funari.

Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário do LAP - Lab. Arqueologia Pública, Carga horária: 30
Outras informações
Estagiário do Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte (LAP/NEPAM/Unicamp).

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina HH716A, Carga horária: 8
Outras informações
Monitor da disciplina HH716A - Antiguidade e Modernidade: usos do Passado. Sob a coordenação do Prof. Dr. Pedro Paulo A. Funari, a disciplina é ministrada pelos doutorandos Natália F. Campos e Rafael N. Rufino.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor no Cursinho PROCEU Conhecimento, Carga horária: 2
Outras informações
Professor de História da América no cursinho popular PROCEU Conhecimento, sediado na Moradia Estudantil da Unicamp.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor da Disciplina de Hist. Medieval, Carga horária: 4
Outras informações
Monitor da disciplina de História Medieval ministrada pela Prof. Dra. Néri de Barros Almeida.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina de História Antiga, Carga horária: 4
Outras informações
Monitor da disciplina de História Antiga ministrada pelo Profº Dr. Pedro Paulo de Abreu Funari.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista SAE do CECULT, Carga horária: 15
Outras informações
Bolsista no projeto "Escravização Ilegal e Precarização da Liberdade no Brasil Império?, no Centro de Pesquisa em História Social da Cultura (CECULT). Bolsista SAE/Unicamp, 01/03/2011 a 30/06/2011. Orientador: Sidney Chalhoub.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista SAE da Unicamp, Carga horária: 15
Outras informações
Bolsista SAE no projeto "História social e relações de gênero no teatro e no campo intelectual" da professora Heloísa Andre Pontes. Durante a execução do projeto trabalhou-se com reportagens e artigos relacionados ao teatro brasileiro nas décadas de 1950 a 1970, nas revistas Anhembi, Cruzeiro e Brasiliense contidas no Arquivo Edgard Leuenroth (AEL), IFCH, Unicamp.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
História e Literatura Young Adult no Programa UniversIDADE e no Projeto Gente Nova: Educação Não-Formal voltada à meia e terceira idade
Descrição: O projeto de pesquisa de doutoramento que tem por objetivo a atuação no desenvolvimento de metodologias de ensino e na elaboração de oficinas, voltadas às pessoas com mais de cinquenta anos cronológicos, em que sejam trabalhados o ensino de História por meio da literatura Young Adult. À luz dos procedimentos teóricos e metodológicos da educação não-formal, busca-se, por meio do estudo da teoria e prática, entender as possibilidades deste tipo de ensino no auxílio a uma velhice bem sucedida. Os trabalhos de campo serão realizados no Programa UniversIDADE, programa de extensão gratuito da reitoria da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e no Projeto Gente Nova (PROGEN), ONG cuja sede na Vila Castelo Branco atende a idosos residentes em bairros da periferia da cidade de Campinas. É de interesse do presente projeto desenvolver e analisar estratégias de ensino por meio da literatura que auxiliem em um melhor funcionamento cognitivo e emocional-motivacional, no desenvolvimento intelectual, na interação social e na satisfação pessoal durante a adultez tardia e terceira idade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Victor Henrique da Silva Menezes - Coordenador / Olga Rodrigues de Moraes Von Simson - Integrante.
2015 - 2018
As Masculinidades de Júlio César: Recepções Antigas e Midiáticas
Descrição: Por meio dos poemas de Catulo, dos escritos do biógrafo Suetônio, do filme Cleópatra (1963), e da série de TV Spartacus (2010-2013), esta dissertação analisa os discursos construídos na Antiguidade acerca da masculinidade do estadista e general romano Júlio César (c. 100 - 44 A.E.C.), e compara-os às suas recepções nas produções cinematográficas e televisivas estadunidenses. A pesquisa procura explorar primeiramente como os autores clássicos trataram os rumores que diziam respeito às práticas sexuais e ações potencialmente impróprias de Júlio César e às brechas nos protocolos da masculinidade do Mundo Romano. Em seguida, é estudado como os filmes e séries de TV ressignificaram suas práticas sexuais e signos de masculinidade. Ciente da vasta amplitude de referências clássicas sobre César, optou-se por estudar apenas os trabalhos de autores antigos que escreveram e discutiram com vagar sobre sua masculinidade, e produções elaboradas ou financiadas pela indústria cinematográfica e televisiva norte-americana que tiveram grande sucesso de crítica ou de público. Ao considerar a relação entre História Antiga, Cinema e Televisão como um campo profícuo para estudar os novos significados atribuídos aos personagens e eventos da Antiguidade, produções cinematográficas e televisivas são tomadas aqui como fontes pertinentes ? suas diferenças contextuais respeitadas. As abordagens teóricas adotadas derivam dos conceitos associados às construções discursivas e aos usos e recepções do passado, que se inserem no campo da História Cultural..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Victor Henrique da Silva Menezes - Integrante / André Leonardo Chevitarese - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2013 - 2014
Capas, Espadas e Sandálias: Representações da Antiguidade no Cinema e na Televisão

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Pedro Paulo Abreu Funari em 17/08/2014.
Descrição: Nesta pesquisa estudou-se as representações da Antiguidade nos meios cinematográficos e televisivos. Com tal intento, as discussões foram divididas em duas partes. A primeira teve como objetivo apresentar um breve panorama dos filmes e séries televisivas ambientados no Mundo Antigo produzidos, em particular pelos EUA e Itália, ao longo do século XX e início do XXI. Sem ter a pretensão de esgotar o tema, neste primeiro momento discutiu-se alguns dos usos e apropriações que a indústria cinematográfica, e mais recentemente a televisiva, fez/faz da Antiguidade no geral, e de Grécia e Roma em particular. A segunda parte da pesquisa foi dedicada a um estudo de caso específico: as representações, na Antiguidade e na Modernidade, da chegada de Júlio César a Alexandria, ocorrida em 48 a.C. Entende-se que esse momento de contato entre César, um representante de Roma, e a cidade de Alexandria, então capital do Egito, causou estranhamento e despertou alteridades não só na Antiguidade, mas também deixou marcas ressignificadas na modernidade, em especial, nas obras midiáticas. Assim, pautado nos estudos dos usos do passado, discutiu-se algumas das representações e discursos criados acerca dessa chegada nos textos dos autores antigos e nas imagens e sons usados para representar esse mesmo momento em séries televisivas e filmes contemporâneos. Ao aproximar os campos da História e do Cinema, partiu-se de pressupostos teóricos de que, assim como os estudos historiográficos, as produções cinematográficas e televisivas são discursos acerca de determinados momentos do passado, e que, mesmo que não seja essa a intenção dos produtores, mostram o passado a partir de perspectivas do presente. Ao analisar essas produções midiáticas procurou-se questionar as imagens e ideias ? prenhes de conceitos, ideologias e discursos modernos ? que elas criaram acerca do Mundo Antigo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - 2014
Arqueologia: as histórias presentes em nossas vidas

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Pedro Paulo Abreu Funari em 18/08/2014.
Descrição: Objetivo Geral: Apresentar ao publico infantil conceitos da ciência arqueológica, de forma a estimular a reflexão, interação e a compreensão dessa ciência. Objetivos específicos ? Construir um material que possibilite ao publico alvo o acesso às informações sobre Arqueologia; ? Divulgar o conhecimento arqueológico por meio de material de Divulgação científica; ? Levar a divulgação científica para Campinas e para o sul de Minas Gerais (Unifal) e a fronteira sul do Brasil (UFPel), regiões que carecem de ações acadêmicas desse tipo; ? Discutir questões relativas aos patrimônios e às memórias, a partir do viés arqueológico e da Divulgação Científica; e ? Elaborar estratégias de educação Patrimonial dentro de discussões da Arqueologia Pública com o suporte da Divulgação Científica; ? Promover oficinas sobre o tema da arqueologia na semana de C&T de 2014..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Victor Henrique da Silva Menezes - Integrante / Tami Coelho Ocar - Integrante / Pedro Paulo A. Funari - Coordenador / Marina Fontolan - Integrante / Glória Tega Calippo - Integrante / Rafael Hakim Patiri - Integrante / Lúcio Menezes Ferreira - Integrante / Cláudio Umpierre Carlan - Integrante / Vera Regina Toledo Camargo - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - 2014
LAP com as Escolas ? pesquisas, ações e metodologias em Arqueologia Pública
Descrição: O projeto ?LAP com as Escolas ? pesquisas, ações e metodologias em Arqueologia Pública? tem por objetivo estimular a interação entre a equipe do Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte (LAP/NEPAM/Unicamp) e os alunos e professores das escolas públicas de Campinas e região. Dialogando com os campos da Arqueologia Pública e Divulgação Científica, pretende-se, por meio de palestras e mostras de exposições levar o conhecimento produzido no âmbito da Arqueologia dentro da universidade para o público externo à ela. Com a premissa de que todas as pessoas são detentoras de conhecimentos válidos, e que esses saberes podem variar de acordo com a trajetória de vida de cada um dos indivíduos, possuindo igual importância, o projeto procura aproximar os estudantes e professores do ensino básico ao mundo da Arqueologia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Victor Henrique da Silva Menezes - Integrante / Aline Vieira de Carvalho - Integrante / Tami Coelho Ocar - Integrante / Gabriella B. Rodrigues - Integrante / Pedro Paulo A. Funari - Coordenador / Filipe Noe da Silva - Integrante / Marina Fontolan - Integrante / Natália F. Campos - Integrante / Clarita Maria Godoy Ferro - Integrante / Rita Juliana Soares Poloni - Integrante / Glória Tega Calippo - Integrante / Rafael Hakim Patiri - Integrante / Neil Ascher Silberman - Integrante / Gabriela Pratavieira Oliveira - Integrante / Patrícia Cristina Bertozzo - Integrante / Raquel dos Santos Funari - Integrante / Lúcio Menezes Ferreira - Integrante / Cláudio Umpierre Carlan - Integrante / Solange N. O. Schiavetto - Integrante / Isabela Barbosa Frederico - Integrante / Camila Estela Cassis - Integrante / Marcela Reis - Integrante / Murilo Souza dos Santos - Integrante / Guilherme Soares Ketzer - Integrante / Dominique G. Thielemann - Integrante / Bruna Melo Santos - Integrante / Julia Negov de Oliveira - Integrante / Layla Chaves Lucena - Integrante.Financiador(es): Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Revista de Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade
2011 - 2013
Periódico: Revista de Arqueologia Pública


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Latim
Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Menção honrosa no XXIII Concurso Fausto Castilho de Monografias (IFCH/Unicamp), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Universidade Estadual de Campinas (IFCH/Unicamp)..
2015
Bolsa de Mestrado, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
2014
Monografia de Bacharelado em História aprovada com nota 10,0 (dez), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Universidade Estadual de Campinas (IFCH/Unicamp)..
2009
Menção honrosa no concurso "Nossa presença no cosmos" (categoria: trabalho escrito), UNESCO - Brasil.
2009
Menção honrosa no concurso "Nossa presença no cosmos" (categoria: desenho), UNESCO - Brasil.
2008
1º lugar no concurso "Diversidade e Desenvolvimento Sustentável" (categoria trabalho escrito), UNESCO - Brasil.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1MENEZES, V. H. S.2017 MENEZES, V. H. S.. Quando (não) há interesse pela 'Rainha da Bitínia'. Recepções antigas e modernas da virilidade de Júlio César. MNEMOSINE REVISTA, v. 8, p. 160-189, 2017.

2.
2MENEZES, V. H. S.2016 MENEZES, V. H. S.. Capas, Espadas e Sandálias: o Mundo Antigo por meio das telas. REVISTA MUNDO ANTIGO, v. 05, p. 155-179, 2016.

3.
3MENEZES, V. H. S.2015MENEZES, V. H. S.. O Ocidente aporta às praias do Oriente: representações antigas e modernas da chegada de Júlio César a Alexandria. História, histórias, v. 03, p. 189-210, 2015.

4.
4MENEZES, V. H. S.2015MENEZES, V. H. S.. Uma Times Square para Roma. Construções da cidade de Roma em produções midiáticas. REVISTA DE ARQUEOLOGIA PÚBLICA, v. 9, p. 179-194, 2015.

5.
5MENEZES, V. H. S.2015MENEZES, V. H. S.. Dos textos às telas: representações da chegada de Júlio César a Alexandria. HISTORIA E-HISTORIA, v. único, p. 01-12, 2015.

6.
7MENEZES, V. H. S.2014MENEZES, V. H. S.; BIAZOTTO, T. A. ; MORAIS, G. S. ; POMPEU, P. C. ; MONTEIRO, A. L. M. ; CARVALHO, A. V. . Construções de diálogos e compartilhamento do conhecimento ? algumas reflexões acerca da Divulgação Científica, Educação Patrimonial e Arqueologia Pública. Cadernos do LEPAARQ (UFPEL), v. 11, p. 1-15, 2014.

7.
6MENEZES, V. H. S.2014MENEZES, V. H. S.. Representações e construções da Antiguidade por meio das séries de TV: o caso do seriado 'Rome'. CADERNOS DE CLIO, v. 05, p. 237-264, 2014.

8.
8MENEZES, V. H. S.2013MENEZES, V. H. S.. Ciudad Juárez: a cidade do silêncio. História e-História, v. único, p. única, 2013.

9.
10MENEZES, V. H. S.2012MENEZES, V. H. S.; MORALEZ, G. . Resenha: HINGLEY, Richard. ?O imperialismo romano: novas perspectivas a partir da Bretanha?. Trad. Luciano César Garcia Pinto. Org. Renata Senna Garraffoni, Pedro Paulo A. Funari e Renato Pinto. São Paulo: Annablume, 2010.. Revista Áskesis, v. 01, p. 178-185, 2012.

10.
9MENEZES, V. H. S.2012MENEZES, V. H. S.; MORAES, Rúbia C. ; GAMA, Allan C. ; OCAR, Tami C. ; SANTOS, Gabriel C. S. ; REIS, M. G. . Prática de campo em Arqueologia: a participação de alunos do Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte em escavações na cidade de Pelotas, RS.. História e-História, v. único, p. única, 2012.

11.
11CARVALHO, A. V.2011CARVALHO, A. V. ; MENEZES, V. H. S. . Resenha: FUNARI, Pedro Paulo; PIÑON, Ana. A temática indígena na escola: subsídios para os professores. São Paulo: Editora Contexto, 2011.. Revista de Arqueologia Pública, v. 04, p. 61-65, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
MENEZES, V. H. S.; PINTO, R. . As possibilidades de utilização dos livros de Harry Potter no Ensino de História. In: BUENO, André; CREMA, Everton; ESTACHESKI, Dulceli; NETO, José. (Org.). Aprendizagens Históricas: debates e opiniões. 1ed.União da Vitória, RJ: União da Vitória/Rio de Janeiro, 2018, v. , p. 236-245.

2.
POUGET, F. M. C. ; MENEZES, V. H. S. ; BIAZOTTO, T. A. ; MORAIS, G. S. ; POMPEU, P. C. ; MONTEIRO, A. L. M. ; CARVALHO, A. V. . Arqueologia Pública e Divulgação Científica: apresentação de conceitos e ações desenvolvidas no Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte (LAP/NEPAM/Unicamp). In: Vera Regina Toledo Camargo; Pedro Paulo A. Funari. (Org.). Divulgando o patrimônio arqueológico. 1ed.Rio de Janeiro: Bonecker, 2018, v. , p. 168-178.

3.
CARVALHO, A. V. ; SOUZA, L. C. ; MENEZES, V. H. S. ; OCAR, Tami C. . Construyendo debates en torno del patrimonio, cultura material y memorias: las experiencias con jóvenes estudiantes de Campinas en el Laboratorio de Arqueología Pública Paulo Duarte (LAP/Nepam/Unicamp/Brasil). In: Camila Gianotti García; David Barreiro Martínez; Bianca Vienni Baptista. (Org.). Patrimonio y Multivocalidad. Teoría, práctica y experiencias en torno de la construcción del conocimiento en Patrimonio. 01ed.Montevideo: Ediciones Universitarias, UCUR, 2016, v. 01, p. 85-94.

4.
FONTOLAN, M. ; MENEZES, V. H. S. . 'LAP com as Escolas': ações e pesquisas no campo da Arqueologia Pública. In: FUNARI, P.P.A.; CAMPOS, J.B.; RODRIGUES, M.H.S.G.. (Org.). Arqueologia Pública e Patrimônio: Questões Atuais. 1ªed.Criciúma: Ediunesc, 2015, v. , p. 273-312.

5.
SILVA, F. N. ; MENEZES, V. H. S. . Autonomia e engajamento político das mulheres retratadas no seriado Roma: um ensaio. In: CARLAN, C. U; FUNARI, P. P. A.; FUNARI, R. S.. (Org.). Cinema e o Mundo Antigo. Antiguidade através da Sétima Arte. 1ªed.Saarbrucken, Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2015, v. 01, p. 28-48.

6.
MENEZES, V. H. S.. As crônicas do Cosmos. In: UNESCO. (Org.). Dia Mundial da ciência pela paz e pelo desenvolvimento: Nossa presença no cosmos. 1ªed.Brasília, DF: UNESCO, 2009, v. 01, p. 207-229.

7.
MENEZES, V. H. S.. Contos da Natureza. In: UNESCO. (Org.). Dia Mundial da ciência pela paz e pelo desenvolvimento: Diversidade e Desenvolvimento Sustentável. 1ªed.Brasília, DF: UNESCO, 2008, v. 01, p. 29-42.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ZENOBINI, A. ; MENEZES, V. H. S. . Nas entrelinhas de Harry Potter. Jornal Agora, Rio Grande, Rio Grande do Sul, p. 4 - 5, 13 mar. 2018.

2.
MENEZES, V. H. S.. Um romano em cena. Controverso, porém, intrigante!. Leituras da História, Brasil, p. 42 - 49, 01 jul. 2017.

3.
MENEZES, V. H. S.. Das Cleópatras às múmias: o Egito Antigo no Cinema. Leituras da História, Brasil, p. 46 - 51, 01 ago. 2016.

4.
MENEZES, V. H. S.. Um romano em cena: Júlio César nas grandes e pequenas telas. PHILIA - Jornal Informativo de História Antiga, Rio de Janeiro, p. 07 - 07, 01 out. 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, A. V. ; MENEZES, V. H. S. . Práticas em Arqueologia Pública: considerações acerca do projeto ?LAP com as Escolas?. In: I Semana de Arqueologia da Unicamp - 'Arqueologia e Poder', 2013, Campinas. Anais I Semana de Arqueologia - Arqueologia e Poder, 2013. v. único. p. 01-17.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MENEZES, V. H. S.. Recepções do homoerotismo romano no seriado Roma (2005-2007). In: XIV Jornada de História Antiga - Rede de conectividade no Mediterrâneo Antigo, 2017, Rio de Janeiro. Rede de conectividade no Mediterrâneo Antigo. Rio de Janeiro: UERJ/NEA, 2017. v. 1. p. 21-22.

2.
MENEZES, V. H. S.. Sangue, Areia e Sexo: representações dos gladiadores no seriado 'Spartacus' (2010-2013). In: XIII Jornada de História Antiga - Jogos, Rituais e Poder no Mediterrâneo Antigo, 2016, Rio de Janeiro. Jogos, Rituais e Poder no Mediterrâneo Antigo. Rio de Janeiro: NEA-UERJ, 2016. v. 01. p. 23-23.

3.
MENEZES, V. H. S.. De Cinaedus Romulus à Bithynicam Reginam: os discursos acerca da virilidade de Júlio César. In: XXIII Encontro Estadual de História - História: por que e para quem?, 2016, Assis. Caderno de resumos do XXIII Encontro Estadual de História - História: por que e para quem?. Assis: ANPUH, 2016. v. 01. p. 185-186.

4.
MENEZES, V. H. S.. Um romano em cena: Júlio César nas grandes e pequenas telas. In: XXVIII Simpósio Nacional de História - Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios, 2015, Florianópolis. Caderno de resumos do XXVIII simpósio nacional de História - Lugares dos Historiadores: Velhos e Novos Desafios. Florianópolis: ANPUH, 2015. v. 01. p. 232-232.

5.
MENEZES, V. H. S.. Representações de uma masculinidade cambiante: Júlio César nas fontes antigas e midiáticas. In: XII Jornada de História Antiga - Discurso, Narrativa e Representação no Mediterrâneo Antigo, 2015, Rio de Janeiro. XII Jornada de História Antiga - Discurso, Narrativa e Representação no Mediterrâneo Antigo. Rio de Janeiro: UERJ/NEA, 2015. v. 01. p. 43-43.

6.
MENEZES, V. H. S.. A chegada de Júlio César a Alexandria por meio de produções cinematográficas e televisivas. In: XI Jornada de História Antiga da UERJ - História, Imagem e Cinema, 2014, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da XI Jornada de História Antiga da UERJ - História, Imagem e Cinema. Rio de Janeiro: UERJ/NEA, 2014. v. 01. p. 01-36.

7.
MENEZES, V. H. S.. Representações da Antiguidade, Discursos sobre a Modernidade: a chegada de Júlio César a Alexandria. In: XXII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp, 2014, Campinas. Caderno de Resumos do XXII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. Campinas: UNICAMP/Pró-Reitoria de Pesquisa, 2014. v. 01. p. 357-358.

8.
RODRIGUES, Gabriella B. ; CARVALHO, A. V. ; FUNARI, P. P. A. ; MENEZES, V. H. S. . 'LAP at School': archaeology bridging the gap between University and Community and vice-versa. In: WAC 7, Mar Morto, 2013, Jordânia. The Seventh World Archaeological Congress. p. 96-96.

Apresentações de Trabalho
1.
MENEZES, V. H. S.. História para além d?O Menino que Sobreviveu. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MENEZES, V. H. S.; PINTO, R. . As possibilidades de utilização dos livros de Harry Potter no Ensino de História. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
MENEZES, V. H. S.. Harry Potter: de fenômeno literário a documento do tempo presente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MENEZES, V. H. S.. A série Harry Potter como documento do tempo presente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MENEZES, V. H. S.. Os masculinos e os femininos em Harry Potter. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MENEZES, V. H. S.. Recepções do homoerotismo romano no seriado Roma (2005-2007). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MENEZES, V. H. S.. De Rainha da Bitínia a general metrossexual: recepções da masculinidade de Júlio César. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MENEZES, V. H. S.. De Rainha da Bitínia a general metrossexual: recepções da masculinidade de Júlio César. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MENEZES, V. H. S.. Harry Potter: Uma história para além d? o menino que sobreviveu. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MENEZES, V. H. S.. Sangue, Areia e Sexo: representações dos gladiadores no seriado 'Spartacus' (2010-2013). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MENEZES, V. H. S.. De Cinaedus Romulus à Bithynicam Reginam: os discursos acerca da virilidade de Júlio César. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MENEZES, V. H. S.. 'Prazeres estranhos': a virilidade de Júlio César no seriado Spartacus (2013), de Steven S. DeKnight. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MENEZES, V. H. S.. Sexualidades Antigas e Modernas: recepções da virilidade de Júlio César nas fontes antigas e midiáticas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
MENEZES, V. H. S.. Impudicus, Cinaedus e Regina: os discursos acerca da virilidade de Júlio César. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MENEZES, V. H. S.. Uma Times Square para Roma? Construções da cidade de Roma em produções midiáticas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MENEZES, V. H. S.. A Antiguidade por meio do cinema e televisão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
MENEZES, V. H. S.. Representações de uma masculinidade cambiante: Júlio César nas fontes antigas e midiáticas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MENEZES, V. H. S.. Quando (não se) há interesse pela rainha da Bitínia: representações antigas e modernas das virilidades de Júlio César. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MENEZES, V. H. S.. Quando (não) há interesse pela 'Rainha da Bitínia': discursos e representações acerca da virilidade de Júlio César. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
MENEZES, V. H. S.. Sexualidades desviantes nas telas: o homoerotismo nas representações cinematográficas dos homens romanos (1951-1964). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MENEZES, V. H. S.. Teorias e métodos em Divulgação Científica e Arqueologia Pública: o caso do LAP com as Escolas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
MENEZES, V. H. S.. Propostas e ações do Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte (LAP/NEPAM/UNICAMP).. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
MENEZES, V. H. S.. A chegada de Júlio César a Alexandria por meio de produções cinematográficas e televisivas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
MENEZES, V. H. S.. Do texto à tela: a chegada de Júlio César à Alexandria em fontes textuais antigas e produções midiáticas modernas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
MENEZES, V. H. S.; FONTOLAN, M. . Arqueologia: as histórias presentes em nossas vidas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
MENEZES, V. H. S.. Representações da Antiguidade por meio das séries de TV: o caso do seriado 'Rome'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
MENEZES, V. H. S.. Representações da Antiguidade, Discursos sobre a Modernidade: a chegada de Júlio César a Alexandria. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
MENEZES, V. H. S.. A História Antiga por meio do cinema: algumas considerações. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
MENEZES, V. H. S.. Representações da Antiguidade, Discursos sobre a Modernidade: a chegada de Júlio César a Alexandria em fontes textuais antigas e produções midiáticas modernas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
MENEZES, V. H. S.. O 'Ocidente' aporta às praias do 'Oriente' - Representações da chegada de Júlio César a Alexandria. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
CARVALHO, A. V. ; MENEZES, V. H. S. . Práticas em Arqueologia Pública: considerações acerca do projeto ?LAP com as Escolas?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
MENEZES, V. H. S.; CARVALHO, A. V. ; FUNARI, P. P. A . 'LAP com as Escolas': construção de diálogos entre a academia e as comunidades escolares de Campinas - SP. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
MENEZES, V. H. S.. Alteridade e representações antigas e modernas: a chegada de Júlio César a Alexandria. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
MENEZES, V. H. S.; CAMPOS, N. F. . Leituras sobre a Cultura Material em nosso cotidiano. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
CARVALHO, A. V. ; SOUZA, L. C. ; MENEZES, V. H. S. ; OCAR, Tami C. . Construyendo debates en torno del patrimonio, cultura material y memorias: las experiencias con jóvenes estudiantes de Campinas en el Laboratorio de Arqueología Pública Paulo Duarte (LAP/Nepam/Unicamp/Brasil). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
MENEZES, V. H. S.. A Arqueologia e o trabalho do arqueólogo no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
MENEZES, V. H. S.; CARVALHO, A. V. . Arqueólogo no Brasil? Isso é possível?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
MENEZES, V. H. S.. Uma apresentação da exposição ?Arqueologia: ontem e hoje?. Campinas: Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte (LAP/NEPAM/Unicamp), 2014 (Publicação em blog - Laboratório Virtual de Arqueologia Pública).

2.
MENEZES, V. H. S.; GARRAFFONI, R. S. . Entrevista. A Arqueologia e o estudo dos gladiadores da Roma Antiga - Uma conversa com a Profª. Renata S. Garraffoni 2014 (Publicação em blog - Laboratório Virtual de Arqueologia Pública).

3.
MENEZES, V. H. S.; OLIVEIRA, J. N. . Entrevista. A Arqueologia da Repressão e da Resistência: uma conversa com Andrés Zarankin. Campinas: Revista de Arqueologia Pública, 2014 (Entrevista).

4.
MENEZES, V. H. S.; MORAIS, G. S. . A Arqueologia Pré-Histórica: formações e debates 2014 (Publicação em blog - Laboratório Virtual de Arqueologia Pública).

5.
MENEZES, V. H. S.. As moedas como documentos para os estudos de História e Arqueologia 2012 (Publicação em blog - Laboratório Virtual de Arqueologia Pública).

6.
ALMEIDA, Gabriela B. ; MORAES, Rúbia C. ; MENEZES, V. H. S. . Entrevista. Patrimônio cultural e processos educativos, uma conversa com Elizabete Tamanini. Campinas: Revista Arqueologia Púbica, 2012 (Entrevista).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CARLAN, C. U. ; FERREIRA, L. M. ; FONTOLAN, M. ; MENEZES, V. H. S. . Colaboração na produção do livro 'Arqueologia: uma atividade muito divertida'. 2014.

2.
CARVALHO, A. V. ; MORAES, Rúbia C. ; MENEZES, V. H. S. . Revisão do Gibi 'De dinossauros ao patrimônio: descobrindo a Arqueologia'. 2013.

3.
MENEZES, V. H. S.. Trabalho de campo em Arqueologia - Pelotas. 2013.

4.
MENEZES, V. H. S.. Trabalho de campo em Arqueologia - Pelotas. 2012.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TEIXEIRA, L. B. ; MENEZES, V. H. S. . Unicamp terá curso grátis sobre Harry Potter para pessoas acima de 50 anos. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
EVANS, F. ; MENEZES, V. H. S. . Harry Potter é tema de curso de história na Unicamp para público da terceira idade. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
ALMEIDA, B. ; MENEZES, V. H. S. . Unicamp oferece curso sobre Harry Potter para pessoas de meia e terceira idade. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
MENEZES, V. H. S.. Teorias e métodos em Divulgação Científica e Arqueologia Pública. 2014.

5.
FUNARI, P. P. A ; MENEZES, V. H. S. ; FONTOLAN, M. ; INFANTINI, L. ; FERRO, C. M. G. ; POLONI, R. J. S. ; CALIPPO, F. ; ZANETTINI, P. ; CALIPPO, G. T. ; CAMPOS, N. F. ; MAXIMO, B. P. ; PATIRI, R. H. . Ser arqueólogo no Brasil - LAP/LTM/NEPAM - UNICAMP. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
CARVALHO, A. V. ; MENEZES, V. H. S. . Laboratório Virtual de Arqueologia Pública. 2012; Tema: Arqueologia, Memória, Patrimônio e Identidades. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
MENEZES, V. H. S.. Harry Potter: História, Cultura e Sociedade no mundo mágico de J. K. Rowling. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MENEZES, V. H. S.. Harry Potter: História, Cultura e Sociedade no mundo mágico de J. K. Rowling. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MENEZES, V. H. S.. Harry Potter: de fenômeno literário a documento do tempo presente. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MENEZES, V. H. S.; CAMPOS, N. F. ; SILVA, R. C. D. E. ; PARMEGGIANI, E. . Para além de Hogwarts: reflexões sobre a série Harry Potter. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
MENEZES, V. H. S.. A Antiguidade Romana nos filmes e seriados estadunidenses. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
MENEZES, V. H. S.. Harry Potter: História, Cultura e Relações de gênero no mundo mágico de J. K. Rowling. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
MENEZES, V. H. S.. Harry Potter: História, Cultura e Sociedade no mundo mágico de J. K. Rowling. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
MENEZES, V. H. S.. Recepções de Júlio César no cinema e na televisão. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
MENEZES, V. H. S.. Relatório Científico Final de Pesquisa de Mestrado (2015-2017). 2017. (Relatório de pesquisa).

10.
MENEZES, V. H. S.. Capas, Espadas e Sandálias: construções da Antiguidade Romana no cinema. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
MENEZES, V. H. S.. Relatório Cientifico de Andamento de Pesquisa de Mestrado. 2016. (Relatório de pesquisa).

12.
MENEZES, V. H. S.. História Antiga, Cinema e Televisão. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
MENEZES, V. H. S.. Nossa presença no cosmos. 2009. Desenho.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4º Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História.As possibilidades de utilização dos livros de Harry Potter no Ensino de História. 2018. (Simpósio).

2.
I Congresso Nacional Academia de Voo - Harry Potter e como suas histórias nos ensinam a moldar nossa realidade. História para além d?O Menino que Sobreviveu. 2018. (Congresso).

3.
7ª edição do FLIV (Festival Literária de Votuporanga - 2017). Harry Potter: Uma história para além d? o menino que sobreviveu. 2017. (Feira).

4.
I Jornada de Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em História.De Rainha da Bitínia a general metrossexual: recepções da masculinidade de Júlio César?. 2017. (Encontro).

5.
XIV Jornada de História Antiga - Rede de Conectividade no Mediterrâneo Antigo. Recepções do homoerotismo romano no seriado Roma (2005-2007). 2017. (Congresso).

6.
III Encontro de Pesquisadores do ATRIVM ? Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade.Impudicus, Cinaedus e Regina: os discursos acerca da virilidade de Júlio César. 2016. (Encontro).

7.
Minicurso: Introdução à História de Alexandre, o Grande. 2016. (Oficina).

8.
XIII Jornada de História Antiga - Jogos, Rituais e Poder no Mediterrâneo Antigo. Sangue, Areia e Sexo: representações dos gladiadores no seriado 'Spartacus' (2010-2013). 2016. (Congresso).

9.
XXIII Encontro Nacional de História - 'História: por que e para quem?'.De Cinaedus Romulus à Bithynicam Reginam: os discursos acerca da virilidade de Júlio César. 2016. (Encontro).

10.
XXVI Ciclo de Debates em História Antiga - Integração & Contato. ?Prazeres estranhos?: a virilidade de Júlio César no seriado Spartacus (2013), de Steven S. DeKnight. 2016. (Congresso).

11.
II Semana de Arqueologia da Unicamp - História e Cultura Material: desafios da contemporaneidade. Uma Times Square para Roma? Construções da cidade de Roma em produções midiáticas. 2015. (Congresso).

12.
VI Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais - Discursos, Identidades e Sexualidades. Quando (não se) há interesse pela rainha da Bitínia: representações antigas e modernas das virilidades de Júlio César. 2015. (Congresso).

13.
XIII Colóquio do Centro do Pensamento Antigo - IV Semana de Estudos Clássicos. Quando (não se) há interesse pela. 2015. (Congresso).

14.
XII Jornada de História Antiga - Discurso, Narrativa e Representação no Mediterrâneo Antigo. Representações de uma masculinidade cambiante: Júlio César nas fontes antigas e midiáticas. 2015. (Congresso).

15.
XXV Ciclo de Debates em História Antiga - Cidades. Sexualidades desviantes nas telas: o homoerotismo nas representações cinematográficas dos homens romanos (1951-1964). 2015. (Congresso).

16.
Arqueologia: as histórias presentes em nossas vidas.Arqueologia: as histórias presentes em nossas vidas. 2014. (Seminário).

17.
Congresso de Iniciação Científica Interdisciplinar - ICI 2014. Teorias e métodos em Divulgação Científica e Arqueologia Pública: o caso do LAP com as Escolas. 2014. (Congresso).

18.
Debates acerca da Antiguidade Tardia. 2014. (Seminário).

19.
I Encontro de Pesquisas da Graduação.O "Ocidente" aporta às praias do "Oriente" - Representações da chegada de Júlio César a Alexandria. 2014. (Encontro).

20.
I Jornada de História Antiga e Arqueologia Clássica da PUC-Campinas. A História Antiga por meio do cinema: algumas considerações. 2014. (Congresso).

21.
Orientação aos docentes da rede estadual - Campinas.Propostas e ações do Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte (LAP/NEPAM/UNICAMP).. 2014. (Encontro).

22.
Palestra "Mudar de nome: o processo de transformação da onomástica indígena na Epigrafia da Lusitânia". 2014. (Outra).

23.
VIII Encontro Nacional do GTHA - Identidade no Mundo Antigo: pesquisa, diálogos e apropriações.Do texto à tela: a chegada de Júlio César à Alexandria em fontes textuais antigas e produções midiáticas modernas. 2014. (Encontro).

24.
VII Simpósio Nacional de História Cultural - Escritas, Circulação, Leituras e Recepção.Representações da Antiguidade, Discursos sobre a Modernidade: a chegada de Júlio César a Alexandria em fontes textuais antigas e produções midiáticas modernas. 2014. (Simpósio).

25.
X Encontro de História da Arte: Estudos transdisciplinares e métodos de análise.Representações da Antiguidade por meio das séries de TV: o caso do seriado "Rome". 2014. (Encontro).

26.
XI Jornada de História Antiga - História, Imagem e Cinema. A chegada de Júlio César a Alexandria por meio de produções cinematográficas e televisivas. 2014. (Congresso).

27.
XXII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Representações da Antiguidade, Discursos sobre a Modernidade: a chegada de Júlio César a Alexandria. 2014. (Congresso).

28.
I Semana de Arqueologia da Unicamp -. Práticas em Arqueologia Pública: considerações acerca do projeto ?LAP com as Escolas?. 2013. (Congresso).

29.
Palestra "Por uma Arqueologia Histórica libertária". 2013. (Outra).

30.
XII Colóquio do CPA/III Semana de Estudos Clássicos do IEL. 2013. (Congresso).

31.
XII Colóquio do CPA/III Semana de Estudos Clássicos do IEL. Alteridade e representações antigas e modernas: a chegada de Júlio César a Alexandria. 2013. (Congresso).

32.
XVII Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira. "LAP com as Escolas": construção de diálogos entre a academia e as comunidades escolares de Campinas - SP. 2013. (Congresso).

33.
Atividades da UPA 2012 (Unicamp de Portas Abertas).O curso de graduação em História na Unicamp. 2012. (Outra).

34.
Fórum: "Mulheres fazendo arte: territórios estéticos, políticos e culturais. 2012. (Outra).

35.
Fórum: "Patrimônio Material e Imaterial e Divulgação Científica". 2012. (Outra).

36.
Minicurso: Conservação de materiais ferrosos. 2012. (Outra).

37.
Palestra: "A História da Alimentação sob uma perspectiva arqueológica". 2012. (Outra).

38.
Palestra: "Arqueologia Bíblica". 2012. (Outra).

39.
Palestra: "Desafios de fazer Arqueologia no Mediterrâneo". 2012. (Outra).

40.
Palestra: "Educação e Cultura Material Escolar: tessituras entre território, Direitos Humanos e Patrimônio Cultural. 2012. (Outra).

41.
Palestra: "Mito e Poesia na Grécia Antiga". 2012. (Outra).

42.
Palestra: "O papel do conservador/restaurador na práxis arqueológica: o exemplo da Charqueada Santa Bárbara. 2012. (Olimpíada).

43.
Palestra: Arqueologia e Patrimônio na Administração Federal. 2012. (Outra).

44.
Semana Profissional do Colégio Liceu.Palestra: O que é Arqueologia?. 2012. (Outra).

45.
Web conferência "Interpretação do Patrimônio e Direitos Humanos". 2012. (Outra).

46.
Curso "Metodologia de um Laboratório de Arqueologia". 2011. (Outra).

47.
Fórum: Desafios do patrimônio: debates entre o nacional e o internacional. 2011. (Encontro).

48.
Palestra: Ânforas romanas e os seus usos. 2011. (Outra).

49.
Palestra: Patrimônio Arqueológico Subaquático e Arqueologia Pública. 2011. (Outra).

50.
Palestra "História Cultural e Patrimônio". 2011. (Outra).

51.
XI Colóquio do CPA/II Semana de Estudos Clássicos do CEC. 2011. (Outra).

52.
Palestra: La escavitud africana em Cuba. 2010. (Outra).

53.
Pelestra: Uma visão geral da Arqueologia Histórica nos EUA. 2010. (Seminário).

54.
II Congresso de Iniciação Científica Júnior da FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas). O poder da persuasão. 2009. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MENEZES, V. H. S.; CAVALCANTI, J. B. . Mesa coordenada "O Mundo Antigo e suas recepções nas Artes Cênicas e Visuais". 2016. (Outro).

2.
FUNARI, P. P. A. ; POLONI, R. J. S. ; MORAES, T. V. ; CARLAN, C. U. ; SCHIAVETTO, S. N. O. ; MENEZES, V. H. S. ; KETZER, G. S. ; OLIVEIRA, J. N. . II Semana de Arqueologia da Unicamp - História e Cultura Material: desafios da contemporaneidade. 2015. (Congresso).

3.
CHEVITARESE, A. L. ; MENEZES, V. H. S. . Mesa coordenada "Cinema e História Antiga", no XXV Ciclo de Debates em História Antiga (LHIA-UFRJ). 2015. (Outro).

4.
FUNARI, P. P. A. ; POLONI, R. J. S. ; MENEZES, V. H. S. ; FONTOLAN, M. ; PATIRI, R. H. . Workshop "Abordagem de valorização do Patrimônio para o desenvolvimento sustentável". 2014. (Outro).

5.
FUNARI, P. P. A. ; MENEZES, V. H. S. ; PATIRI, R. H. . "LAP" na UPA (Unicamp de Portas Abertas) 2014. 2014. (Exposição).

6.
FUNARI, P. P. A. ; MENEZES, V. H. S. . Sextas da Arqueologia. 2014. (Outro).

7.
COCCIA, M. ; CARVALHO, A. V. ; FUNARI, P. P. A. ; MENEZES, V. H. S. . Orientação aos docentes da rede estadual - Campinas. 2014. (Outro).

8.
CARVALHO, A. V. ; FUNARI, P. P. A. ; MENEZES, V. H. S. . I Semana de Arqueologia da Unicamp - Arqueologia e Poder. 2013. (Congresso).

9.
FUNARI, P. P. A ; PRATA, P. ; CARDOSON, I. T. ; RUFINO, R. A. N. ; SILVA, F. N. ; FONTOLAN, M. ; MENEZES, V. H. S. ; GABIONETA, R. ; FAUSTINO, R. ; CRESSONI, A. G. ; PICCOLO, A. ; ALMEIDA, A. M. L. ; CUNHA NETO, O. . XII Colóquio do CPA e III Semana de Estudos Clássicos do IEL - Unicamp. 2013. (Congresso).

10.
AGUILERA, A. ; CARVALHO, M. M. ; FUNARI, P. P. A ; CARVALHO, A. V. ; MENEZES, V. H. S. . Ciclo de Palestras:. 2012. (Outro).

11.
MENEZES, V. H. S.. Minicurso "Usos políticos da Arqueologia". 2012. (Outro).

12.
MENEZES, V. H. S.. Palestra "Arqueologia Bíblica". 2012. (Outro).

13.
MENEZES, V. H. S.. Web conferência "Interpretação do patrimônio e Direitos Humanos". 2012. (Outro).

14.
MENEZES, V. H. S.. "LAP" na UPA (Unicamp de Portas Abertas) 2012. 2012. (Exposição).

15.
CARVALHO, A. V. ; MENEZES, V. H. S. ; ALMEIDA, Gabriela B. ; MORAES, Rúbia C. ; GAMA, Allan C. . Exposição do Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte para o UPA 2011. 2011. (Exposição).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MENEZES, V. H. S.; FONTOLAN, M. . Arqueologia: as histórias presentes em nossas vidas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MENEZES, V. H. S.. História Antiga, Cinema e Televisão. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MENEZES, V. H. S.. Capas, Espadas e Sandálias: construções da Antiguidade Romana no cinema. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MENEZES, V. H. S.. A Antiguidade Romana nos filmes e seriados estadunidenses. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MENEZES, V. H. S.. Harry Potter: História, Cultura e Relações de gênero no mundo mágico de J. K. Rowling. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
MENEZES, V. H. S.. Harry Potter: História, Cultura e Sociedade no mundo mágico de J. K. Rowling. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
MENEZES, V. H. S.. Harry Potter: História, Cultura e Sociedade no mundo mágico de J. K. Rowling. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FUNARI, P. P. A ; MENEZES, V. H. S. ; FONTOLAN, M. ; INFANTINI, L. ; FERRO, C. M. G. ; POLONI, R. J. S. ; CALIPPO, F. ; ZANETTINI, P. ; CALIPPO, G. T. ; CAMPOS, N. F. ; MAXIMO, B. P. ; PATIRI, R. H. . Ser arqueólogo no Brasil - LAP/LTM/NEPAM - UNICAMP. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COCCIA, M. ; CARVALHO, A. V. ; FUNARI, P. P. A. ; MENEZES, V. H. S. . Orientação aos docentes da rede estadual - Campinas. 2014. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
CARVALHO, A. V. ; MENEZES, V. H. S. . Laboratório Virtual de Arqueologia Pública. 2012; Tema: Arqueologia, Memória, Patrimônio e Identidades. (Blog).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 13:03:14