Daniel Lopes Saraiva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9321078854223916
  • Última atualização do currículo em 10/12/2018


Possui graduação em História pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)(2012), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de São João del Rei, linha de pesquisa Cultura e Identidade. Atualmente é discente do Programa de Doutorado em História do Tempo Presente da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniel Lopes Saraiva
Nome em citações bibliográficas
SARAIVA, D. L.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em História.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Vento Nordeste: A Explosão da Música Nordestina nas décadas de 1970 e 1980,
Orientador: Mariana Rangel Joffily.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2015
Mestrado em História.
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Título: "A música brasileira em pessoa" - Trajetória, Engajamento e Movimentos Musicais na obra da Intérprete Nara Leão,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Silvia Maria Jardim Brügger.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Nara Leão; Música; MPB; Engajamento.
Grande área: Ciências Humanas
2008 - 2012
Graduação em História.
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Título: A música brasileira em pessoa : o popular e o nacional na obra da intérprete Nara Leão.
Orientador: Silvia Maria Jardim Brügger.




Formação Complementar


2010
Extensão universitária em Acervo Clara Nunes: Identificação e Catalogação.
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Conservação, Restauração Integral, Descrição e Ind.
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Estágio LABDOC (Laboratório de Conservação e Pesqu. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Curso de Leitura e Catalogação de Documentos. (Carga horária: 68h).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2008 - 2008
Grupo de Estudos Pré-História. (Carga horária: 64h).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Clara Nunes, ICN, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Assessoria de Comunicação, Carga horária: 20


Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Capes, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: MONITORIA ACADÊMICA, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
A repressão em carne e osso. Formação, treinamento e trajetória profissional de agentes repressivos da ditadura militar brasileira (1961-1988)
Descrição: Amparada na divisa ?desenvolvimento e segurança? a ditadura militar implementou um modelo de sociedade que tem sido conceituado por especialistas como uma ?modernização autoritária?. Para tanto, apropriou-se das novas teorias e técnicas de luta contra a subversão, desenvolvendo-as: espionagem, infiltração, propaganda e contrapropaganda, uso sistemático e controlado na tortura física e psicológica. Já em 1961 iniciam-se na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais os estudos sobre a guerra revolucionária. Pouco tempo após o golpe, o governo militar preocupou-se com a criação de novos órgãos de controle social e mobilizou militares e policiais tecnicamente preparados para implementar a profissionalização da repressão política. Nossa proposta consiste em explorar: 1. Como foi efetuada a seleção e o treinamento, em instituições nacionais e estrangeiras, de dezenas de agentes destinados a compor o coração de um novo Estado policial. 2. Como evoluíram as carreiras desses profissionais da repressão ao longo do período autoritário. 3. Como ocorreu sua reinserção após o retorno dos civis ao poder em 1985, até 1988, marco decisivo da democratização. Para tanto, contamos com a documentação recém disponibilizada à pesquisa pela Comissão Nacional da Verdade e suas congêneres nos âmbitos estaduais e municipais, arquivos das Forças Armadas e da Polícia Militar brasileiras, fontes do Arquivo Nacional dos Estados Unidos relativas ao treinamento policial e militar a brasileiros, promovido em instalações estadunidenses, arquivos do Ministério do Exterior e do Exército franceses. Por meio dessas fontes pretendemos traçar como o Estado constituiu um corpus de agentes com formação policial ou militar especializados em contra-insurgência para atuar em uma área considerada então crucial para a ditadura militar e seu projeto de reconfiguração da sociedade brasileira: a segurança interna...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
A Câmera Acústica de Sérgio Ricardo (1961-1974)
Descrição: Descrição: "A Câmera Acústica de Sérgio Ricardo" é um projeto de investigação sobre a obra cinematográfica do cantor, compositor e cineasta Sérgio Ricardo no período que compreende a produção de seus quatro filmes (1961-1974). O objetivo do trabalho é analisar, na estratégia de linguagem adotada nesses filmes, as representações das contradições da realidade brasileira e a crítica social do diretor. Pretendemos observar como as questões envolvendo a relações étnicas, o lugar da mulher na sociedade e os conflitos relacionados à propriedade e às relações de trabalho são representados na perspectiva do moderno e do arcaico e os problemas políticos que apresentam num contexto de modernização conservadora. Para tanto, é necessário compreender como o autor se insere no debate ideológico da época, período de grande efervescência política e de autoritarismo. A censura e as dificuldades do circuito cinematográfico no Brasil se revelam adversas para a recepção desses filmes, impedindo para uma difusão maior e um debate mais intenso a respeito dos múltiplos significados da obra de Sérgio Ricardo, As transposições da narrativa dos filmes para outros formatos e suportes, analógicos e digitais, bem como sua mais recente difusão em rede, geram outras apropriações e debates entre novas gerações que não tiveram a oportunidade de vê-los exibidos no cinema, seu contexto original. Essas diversas apropriações de significado e construção da memória, na perspectiva da História do Tempo Presente, são permeadas pela transformação social e política ocorrida no país ao longo das últimas décadas, gerando novos circuitos de exibição, debate e apropriação de suas obras por grupos que reivindicam sua proposta...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Vento Nordeste: A Explosão da Música Nordestina nas décadas de 1970 e 1980
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2015
"A música brasileira em pessoa" - Trajetória, Engajamento e Movimentos Musicais na obra da Intérprete Nara Leão
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
A música brasileira em pessoa : o popular e o nacional na obra da intérprete Nara Leão
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - 2015
Memorial Clara Nunes
Descrição: Descrição: A proposta do Programa é garantir a manutenção do Memorial Clara Nunes, cuidando da conservação do seu acervo, de sua utilização para a pesquisa e da produção de suas exposições...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Daniel Lopes Saraiva - Integrante / Silvia Maria Jardim Brügger - Coordenador / MARLON DE S. SILVA - Integrante / JOSEMIR NOGUEIRA TEIXEIRA - Integrante.
2013 - 2014
Memorial Clara Nunes: Transferência de acervo e montagem de reserva técnica
Descrição: Descrição: Transferir o acervo da sala onde se encontra, anexa ao Centro Espírita Paulo de Tarso, para o prédio próprio para o Memorial Clara Nunes, construído a partir da doação de uma casa por um sobrinho da cantora e reformado com verba do governo estadual de Minas Gerais e sua instalação nas salas destinadas à reserva técnica. Para além da mudança física do acervo adequar o acondicionamento de cada peça ao novo espaço e a atualização do banco de dados de catalogação dos itens do acervo...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Daniel Lopes Saraiva - Integrante / MARLON DE S. SILVA - Coordenador / JOSEMIR NOGUEIRA TEIXEIRA - Integrante / BRUNA APARECIDA GOMES COELHO - Integrante.
2012 - 2013
Memorial Clara Nunes: transferência de acevo e montagem de reserva técnica
Descrição: Descrição: Transferência do acervo da cantora Clara Nunes para a sede definitiva do Memorial Clara Nunes e montagem da reserva técnica com as peças não expostas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Daniel Lopes Saraiva - Integrante / Silvia Maria Jardim Brügger - Coordenador / MARLON DE S. SILVA - Integrante / JOSEMIR NOGUEIRA TEIXEIRA - Integrante / ESTEVÃO MASCARENHAS LOBO FARIAS - Integrante.
2012 - 2013
Memorial Clara Nunes: montagem de exposição
Descrição: Descrição: Montagem da exposição de inauguração do Memorial Clara Nunes, com peças do acervo da cantora, localizado em Caetanópolis, Minas Gerais.. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Daniel Lopes Saraiva - Integrante / Silvia Maria Jardim Brügger - Coordenador / MARLON DE S. SILVA - Integrante / JOSEMIR NOGUEIRA TEIXEIRA - Integrante / BRUNA APARECIDA GOMES COELHO - Integrante.


Outros Projetos


2014 - 2014
"Clara Mestiça": nova exposição do Memorial Clara Nunes
Descrição: Projeto destinado à montagem da nova exposição do Memorial Clara Nunes, Caetanópolis, MG..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Daniel Lopes Saraiva - Integrante / Silvia Maria Jardim Brügger - Coordenador / MARLON DE S. SILVA - Integrante / JOSEMIR NOGUEIRA TEIXEIRA - Integrante.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Tempo e Argumento


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SARAIVA, D. L.2017 SARAIVA, D. L.. Sotaque: a memória de infância de três artistas nordestinos. HISTÓRIA ORAL, v. 20, p. 125-147, 2017.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
HAGEMEYER, R. R. ; SARAIVA, D. L. . Esse Mundo é Meu: As artes de Sérgio Ricardo. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018. 270p .

2.
SARAIVA, D. L.. Nara Leão: trajetória, engajamento e movimentos musicais. 1. ed. São Paulo: Letra e Voz, 2018. 200p .

Capítulos de livros publicados
1.
SARAIVA, D. L.. ?Força Farta?: A trajetória de Wilson Cirino nas décadas de 1970 e 1980. In: OLIVEIRA, Márcia Ramos;MOREIRA, Igor Lemos;GONCALVES, Alberto;MARTINS, Cristiane Pereira. (Org.). Estudos sobre a Música Popular - aproximações de escuta. 1ed.Florianópolis: UDESC, 2016, v. 1, p. 7-24.

2.
SARAIVA, D. L.. ?Tudo que o tempo deixou?: As continuidades e rupturas da história bossanovista através da memória de Alaíde Costa. In: Ricardo Santhiago. (Org.). História Oral e Arte Narração e Criatividade. 1ed.São Paulo: Letra e Voz, 2016, v. , p. 57-75.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SARAIVA, D. L.. A ditadura e a censura a partir da memória dos artistas Jerry Adriani, Carlos Capinan e Geraldo Azevedo. In: IX Encontro Regional de História Oral Sul, 2018, Porto Alegre. Encontro de Memórias, 2017. v. 1. p. 885-895.

2.
SARAIVA, D. L.. Celebração: A trajetória musical de Ricardo Bezerra. In: XI Encontro Regional Nordeste de História Oral, 2017, Fortaleza. XI Encontro Regional Nordeste de História Oral, 2017.

3.
SARAIVA, D. L.. 'Frevo Mulher': a memória das cantoras sobre a explosão da música nordestina nas décadas de 1970-1980- Amelinha, Cátia de França, Teti e Terezinha de Jesus. In: XII Congresso da Seção Latino-Americana da IASPM, 2017, Havana. Atas XII Congresso da Seção Latino-Americana da IASPM, 2018. v. 1. p. 607-614.

4.
SARAIVA, D. L.. 'Um Sr.Talento': trajetória, engajamento e esquecimento na obra de Sérgio Ricardo. In: XIII Encontro Nacional de História Oral, 2016, Porto Alegre. XII Encontro Nacional de História Oral: História Oral, Praticas Educacionais e Interdiciplinaridade, 2016.

5.
SARAIVA, D. L.. ?Mulher nova, bonita e carinhosa faz o homem gemer sem sentir dor?: as representações da mulher nas canções de Amelinha. In: XVI Encontro Estadual de História da ANPUH-SC, 2016, Chapecó. XVI Encontro Estadual de História da ANPUH-SC: História e Movimentos Sociais. Chapecó, 2016.

6.
SARAIVA, D. L.. O engajamento político no espetáculo ?Liberdade, Liberdade?,. In: XVII Encontro de História da Anpuh-Rio, 2016, Nova Iguaçu. XVII Encontro de História da Anpuh-Rio entre o local e o global. Nova Iguaçu, 2016.

7.
SARAIVA, D. L.. Na cova com os leões: Nara e os espetáculos engajados. In: VIII Encontro Estadual de História Anpuh BA, 2016, Feira de Santana. VIII Encontro Estadual de História Anpuh BA, 2016.

8.
SARAIVA, D. L.. Alaíde Costa Afinal... Uma trajetória. In: XI Encontro Regional Sudeste de História Oral Dimensões do público: Comunidades de sentido e narrativas políticas, 2015, Niterói. XI Encontro Regional Sudeste de História Oral Dimensões do público: Comunidades de sentido e narrativas políticas, 2015. p. 1-12.

9.
SARAIVA, D. L.. 'Eu e a Música'- A emancipação feminina nas trajetórias das intérpretes Wanda Sá e Nara Leão. In: XXVII Simpósio Nacional de História -Lugares dos Historiadores: Velhos e Novos Desafios, 2015, Florianópolis. XXVII Simpósio Nacional de História, 2015.

10.
SARAIVA, D. L.. Vento Nordeste:A explosão da música popular Nordestina nas décadas 1970 e 1980 através da memória de Terezinha de Jesus. In: II Seminário Internacional História do Tempo Presente, 2014, Florianópolis. II SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE, 2014.

11.
SARAIVA, D. L.. 'O Canto Livre de Nara' O Engajamento Político e a busca pelas 'raízes' da música popular brasileira na obra de Nara Leão entre 1964 até 1969. In: XIV Encontro Regional de História 1964-2014:50 anos do golpe militar no Brasil, 2014, Campo Mourão. XIV Encontro Regional de História 1964-2014:50 anos do golpe militar no Brasil, 2014.

12.
SARAIVA, D. L.. A Vela e os Tubarões:A música popular Nordestina nas décadas de 1970 e 1980 através da memória de Wilson Cirino. In: XXII Encontro Estadual de História Anpuh-SP, 2014, Santos. Anais do XXII Encontro Estadual de História da ANPUH-SP. Santos: ANPUH-São Paulo, 2014. v. 1. p. 146-146.

13.
SARAIVA, D. L.. ?Opinião de Nara? O Nacional e o Popular na obra da intérprete Nara Leão. In: XXVII Simpósio Nacional de História - Conhecimento histórico e diálogo social, 2013, Natal. Anais eletrônicos, 2013.

14.
PALHA, C, R, L. ; SARAIVA, D. L. ; SABÓIA, T, S. ; FERREIRA, R, C. ; ALMEIDA, D. A. . Tancredo Neves: Entre Rupturas e Continuidades, a Construção do Mito Político no Ensino de História. In: 5º Simpósio Nacional de História Cultural Brasília 50 Anos (ANPUH), 2010, Brasília. Tancredo Neves: Entre Rupturas e Continuidades, a Construção do Mito Político no Ensino de História, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
SARAIVA, D. L.. Diz que fui por aí: A trajetória artística de Nara Leão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SARAIVA, D. L.. 'Roda Viva' : A Música Popular Brasileira em 1968. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SARAIVA, D. L.. A imagem dos artistas nordestinos nos clipes do programa dominical Fantástico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SARAIVA, D. L.. A explosão da música Nordestina nas décadas de 1970 e 1970: um olhar através da História Pública. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
SARAIVA, D. L.. 'Geleia Geral' A Música Brasileira em 1968 e sua relação com o tempo presente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SARAIVA, D. L.. ?Nara é de opinião: esse Exército não vale nada? O engajamento da cantora Nara Leão contra o Regime Militar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SARAIVA, D. L.. Celebração: A trajetória musical de Ricardo Bezerra. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SARAIVA, D. L.. A ditadura e a censura a partir da memória dos artistas Jerri Adriani, Carlos Capinan e Geraldo Azevedo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
SARAIVA, D. L.. Festivais musicais televisivos das décadas de 1960 e 1970: As memórias de Solano Ribeiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
SARAIVA, D. L.. 'São Piauí' A obra discográfica dos irmãos Climério, Clodo e Clésio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
SARAIVA, D. L.. A trajetória de Uma Artista: Claudya. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
SARAIVA, D. L.. 'Frevo Mulher' A memória das cantoras sobre a explosão da música nordestina nas décadas de 1970-1980 Amelinha, Cátia de França, Teti e Terezinha de Jesus. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
SARAIVA, D. L.. -?Mulher Nova, Bonita e Carinhosa Faz o Homem Gemer Sem Sentir Dor? As representação da mulher nas canções de Amelinha. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
SARAIVA, D. L.. ?Um Sr. Talento: Trajetória, Engajamento e Esquecimento na Obra de Sérgio Ricardo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
SARAIVA, D. L.. A explosão da música Nordestina nas décadas de 1970 e 1980. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SARAIVA, D. L.. O engajamento político no espetáculo ?Liberdade, Liberdade?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
SARAIVA, D. L.. 'Coisa mais Linda? História e Casos da Bossa Nova: Uma analise do documentário e da narrativa.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
SARAIVA, D. L.. 'Na cova com os leões: Nara e os espetáculos engajados. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
SARAIVA, D. L.. 'Eu e a Música'- A emancipação feminina nas trajetórias das intérpretes Wanda Sá e Nara Leão.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
SARAIVA, D. L.. Alaíde Costa Afinal... Uma Trajetória. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
SARAIVA, D. L.. A vela e os tubarões: A música popular Nordestina nas décadas de 1970 e 1980 através da memória de Wilson Cirino.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
SARAIVA, D. L.. 'Vento Nordeste': a explosão da música popular Nordestina nas décadas de 1970e 1980 através da memória de Terezinha de Jesus. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

23.
SARAIVA, D. L.. O Nacional e o Popular na obra da intérprete Nara Leão. 2013. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

24.
SARAIVA, D. L.. A música brasileira em pessoa : o popular e o nacional na obra da intérprete Nara Leão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
PALHA, C, R, L. ; SARAIVA, D. L. ; SABÓIA, T, S. ; FERREIRA, R, C. ; ALMEIDA, D. A. . Tancredo Neves: Entre Rupturas e Continuidades, a Construção do Mito Político no Ensino de História. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SARAIVA, D. L.. Mulheres do Brasil: as diversas formas da resistência feminina durante a ditadura militar no Brasil. Florianópolis: Revista Tempo e Argumento, 2017 (Resenha).

2.
OLIVEIRA, M. R. ; SARAIVA, D. L. ; OLIVEIRA, L.P . A Canção Popular Brasileira: documento para a pesquisa e o ensino da história. Uma entrevista com Miriam Hermeto. Florianópolis 2016 ((Entrevista - Revista Tempo e Argumento (UDESC))).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SARAIVA, D. L.. Assessoria de comunicação Memorial Clara Nunes. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
SARAIVA, D. L.. OPUS- Revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 2017.

2.
SARAIVA, D. L.. Revista Acadêmica Multices. 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SARAIVA, D. L.. Muito além da bossa. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SARAIVA, D. L.. Nara Leão uma cantora de opinião e muita coragem. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
SARAIVA, D. L.; BONALDO, R B . História Pública: Caminhos e possibilidades para o contato da historiografia com o grande público. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
SARAIVA, D. L.. PROGRAMA PORTFÓLIO: Matéria Museu Cedro e Memorial Clara Nunes. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
BEZERRA, P. C. G. ; KNACK, D. ; SARAIVA, D. L. . Editor site História da Ditadura. 2018; Tema: História da Ditadura. (Site).

2.
SARAIVA, D. L.; SILVA, M. S. ; Brügger, S, M, J. ; TEIXEIRA, J. N. . Memorial Clara Nunes. 2012; Tema: Memorial. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
SARAIVA, D. L.; OLIVEIRA, C. E. P. ; SILVA, M. S. . História, música e audiovisual: perspectivas historiográficas e abordagens. 2018. (Coordenador de Simpósio Temático).

2.
SARAIVA, D. L.; LOPES, M. F. B. ; OLIVEIRA, M. R. . História Publica, arte, mídia e cultura visual. 2018. (Coordenador de Simpósio Temático).

3.
SARAIVA, D. L.; OLIVEIRA, C. E. P. ; MOTA, R. S. . História, arte musical e audiovisual: perspectivas historiográficas e múltiplas abordagens. 2017. (Coordenador de Simpósio Temático).

4.
SILVA, C. B. ; JOFFILY, M. R. ; GONCALVES, J. ; SARAIVA, D. L. . Comissão de Seleção de candidatos à bolsa PNPD. 2017. (Representante Discente Comissão de Seleção de candidatos à bolsa PNPD).

5.
SARAIVA, D. L.. Revista Tempo e Argumento. 2016. (Equipe de Apoio Editorial).

6.
SARAIVA, D. L.. Revista Acadêmica Multidiciplinar- Multices. 2016. (Equipe Editorial).

7.
SILVA, C. B. ; ROSSATO, L. ; LUCA, T. R. ; SARAIVA, D. L. . Comissão de avaliação de bolsa sanduíche no exterior. 2016. (Representante Discente Comissão de avaliação de bolsa sanduíche no exterior).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
Brügger, S, M, J. ; SILVA, M. S. ; TEIXEIRA, J. N. ; SARAIVA, D. L. . Coordenação da Montagem da Exposição Clara Mestiça. 2014 (Exposição).

2.
SARAIVA, D. L.. Exposição Vida e Obras de Clara Nunes. 2013 (Assistente de Montagem).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GONCALVES, J.; GARCIA JUNIOR, E.; SARAIVA, D. L.. Participação em banca de Luiza Gardasz Alves da Silva.Entre Selváticas e Princesas: As Representações do Feminino nas Canções de Karina Buhr e Salma Jô. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Simpósio Internacional da Rede Brasileira de História Pública. 2018. (Simpósio).

2.
XIV Encontro Nacional de História Oral. 2018. (Encontro).

3.
XVI Encontro Regional de História Paraná. 2018. (Encontro).

4.
XI Encontro Regional Centro-Oeste de História Oral.A trajetória de uma artista: Claudya. 2017. (Encontro).

5.
Semana de Música Popular: Gal Costa e Tropicalismo.A explosão da música Nordestina nas décadas de 1970 e 1980. 2016. (Encontro).

6.
VII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA."Na cova com os leões: Nara e os espetáculos engajados. 2016. (Encontro).

7.
VII Semana Acadêmica de História UDESC.Mídia e Representação. 2016. (Outra).

8.
XIII Encontro Nacional de História Oral.Um Sr. Talento: Trajetória, Engajamento e Esquecimento na Obra de Sérgio Ricardo. 2016. (Encontro).

9.
XVI encontro estadual de história da ANPUH-SC."Mulher Nova, Bonita e Carinhosa Faz o Homem Gemer Sem Sentir Dor" As representação da mulher nas canções de Amelinha. 2016. (Encontro).

10.
XVII Encontro de História da Anpuh-Rio.O engajamento político no espetáculo ?Liberdade, Liberdade?,. 2016. (Simpósio).

11.
XX Encontro Regional de História da Anpuh-MG."Coisa mais Linda? História e Casos da Bossa Nova: Uma analise do documentário e da narrativa.. 2016. (Simpósio).

12.
IX Encontro Regional Sudeste de História Oral."Alaíde Costa Afinal..." Uma Trajetória. 2015. (Simpósio).

13.
LIS(Laboratório de Imagem e Som) 10 anos. 2015. (Exposição).

14.
XXVIII Simpósio Nacional de História."Eu e a Música"- A emancipação feminina nas trajetórias das intérpretes Wanda Sá e Nara Leão. 2015. (Simpósio).

15.
Biografia e Censura: uma permanência histórica. 2014. (Encontro).

16.
II Seminário Internacional História do Tempo Presente.Vento Nordeste:A explosão da música popular Nordestina nas décadas 1970 e 1980 através da memória de Terezinha de Jesus.. 2014. (Seminário).

17.
I Simpósio Internacional de Educação em Museus - Processos de Formação. 2014. (Simpósio).

18.
XXII Encontro Estadual de História- Seção SP.A vela e os tubarões: A música popular Nordestina nas décadas de 1970 e 1980 através da memória de Wilson Cirino. 2014. (Seminário).

19.
XXII Encontro Estadual de História- Seção SP. 2014. (Seminário).

20.
XXVII Simpósio Nacional de História.Opinião de Nara. O Nacional e o Popular na obra da intérprete Nara Leão. 2013. (Simpósio).

21.
Mostra de Cinema de Ouro Preto. 2012. (Oficina).

22.
5º Simpósio Nacional de História Cultural Brasília 50 Anos. 2010. (Congresso).

23.
II Seminário Memória e Informação nas Instituições. 2009. (Seminário).

24.
IX Semana de História da UFSJ. 2009. (Outra).

25.
VII Semana de História da UFSJ. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
JOFFILY, M. R. ; SILVA, C. B. ; SARAIVA, D. L. ; AREND, S. M. F. ; BORGES, V. ; FAGIONATO, Y. F. C. ; FALCAO, L. F. ; SAYURI, J. ; DAHAS, N. ; HAGEMEYER, R. R. . III Seminário Internacional História do Tempo Presente. 2017. (Outro).

2.
OLIVEIRA, M. R. ; PEREIRA, C. M. ; SARAIVA, D. L. . Semana de Música Popular: Gal Costa e Tropicalismo. 2016. (Outro).

3.
HAGEMEYER, R. R. ; SARAIVA, D. L. . LIS(Laboratório de Imagem e Som) 10 Anos. 2015. (Outro).

4.
SILVA, M. S. ; Brügger, S, M, J. ; TEIXEIRA, J. N. ; SARAIVA, D. L. ; COELHO, B. A. G. ; FARIA, E. M. L. . Memorial Clara Nunes. 2012. (Exposição).



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, M. R. ; PEREIRA, C. M. ; SARAIVA, D. L. . Semana de Música Popular: Gal Costa e Tropicalismo. 2016. (Outro).

2.
HAGEMEYER, R. R. ; SARAIVA, D. L. . LIS(Laboratório de Imagem e Som) 10 Anos. 2015. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
SARAIVA, D. L.; SILVA, M. S. ; Brügger, S, M, J. ; TEIXEIRA, J. N. . Memorial Clara Nunes. 2012; Tema: Memorial. (Rede social).



Outras informações relevantes


Trabalho no programa PIBID de bolsa de iniciação a docência,durante um ano,de março de 2010 até fevereiro de 2011,sendo bolsista do CNPq.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 14:46:21