Daniel Kusters

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5025429511234621
  • Última atualização do currículo em 01/10/2018


Mestrado pela FEA-USP, Pós-graduado em Marketing pela ESPM. Atua há mais de dez anos no mercado de telecomunicações em áreas de Marketing, Vendas e Planejamento. Há três anos atuando no meio acadêmico como professor nas disciplinas de Comportamento do Consumidor, Microeconomia, Gestão Estratégica, Formação de Preços e Canais de Vendas. Desenvolve orientações e trabalhos de pesquisas com especialidades nas áreas de Comportamento do Consumidor e Economia Comportamental. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniel Kusters
Nome em citações bibliográficas
KUSTERS, D.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em administração.
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, FEAC/USP, Brasil.
Título: POTENCIALIZANDO OS EFEITOS DO GOAL PRIMING: UM ESTUDO EXPERIMENTAL SOBRE A INFLUÊNCIA DE DIET REMINDERS E ACTIVITY EQUIVALENT LABELS NA REDUÇÃO DO CONSUMO CALÓRICO,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: José Afonso Mazzon.
Palavras-chave: Comportamento do Consumidor; Políticas Públicas; Goal Priming; Experimento; Obesidade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2004 - 2006
Especialização em MBA em Marketing. (Carga Horária: 360h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: Cenário competitivo da Banda Larga no País e Oportunidades.
1997 - 2000
Graduação em Propaganda e Marketing.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.




Formação Complementar


2016
FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA ENSINO SUPERIOR. (Carga horária: 360h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.


Atuação Profissional



VIVO S.A, VIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Planejamento de Vendas, Carga horária: 50, Regime: Dedicação exclusiva.


Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Mensalista, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 8

Atividades

02/2015 - 05/2016
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Canais de Marketing
Comportamento do Consumidor
Planejamento Estratégico e de Marketing
Projeto Integrador IV
02/2015 - 05/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Microeconomia
08/2014 - 12/2014
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento do Consumidor
Economia e Gestão de Preços
Planejamento Estratégico e de Marketing
Projeto Integrador IV
08/2014 - 12/2014
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Microeconomia
02/2014 - 07/2014
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento do Consumidor
Administração Financeira
Economia e Formação de Preços
Projeto Integrador II
02/2014 - 07/2014
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Marcas
08/2013 - 12/2013
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento do Consumidor
Administração Financeira
Gestão Financeira e Preços
Gestão de Projetos
02/2013 - 07/2013
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento do Consumidor
Gestão Financeira e Formação de Preços
Projeto Integrador II
02/2013 - 07/2013
Ensino, Gestão Comercial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estratégia e Formação de Preços
02/2013 - 07/2013
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento de Massas
08/2012 - 12/2012
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento do Consumidor

Faculdade Sumaré, FACSUMARÉ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5

Atividades

02/2012 - 07/2012
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Vendas
02/2012 - 07/2012
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estratégia Corporativa

TELEFONICA, TFN, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Operações, Carga horária: 50, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Gerente de Operação de Retenção (Jan 2010 ? Dez 2012). Principais Atividades: - Gerenciamento de 13 recursos de coordenadores e consultores de operação de call center, com foco em acompanhamento de indicadores operacionais e resultados comerciais de baixas dos produtos da empresa. - Indiretamente responsável por mais de 1000 tele operadores em três empresas de call center com orçamento avaliado em mais de R$80MM/ano. - Estruturação da estratégia e acompanhamento das ações de previsão, análises de demanda de chamadas, taxas de retenção, TMO, auditoria de qualidade, gestão de quartil de operadores, ações de qualidade, entre outras. Resultados Importantes: - Redução do churn após parada de vendas de Speedy de 3% para 1,7% e de Linhas Fixas de 1,8% para 1,3% em um cenário altamente competitivo no Estado e com Decreto SAC. - Aumento da taxa de conversão de 65% para 75% com inserção de política comercial e melhor gestão da operação em capacitação e padronização de atendimento. - Redução de OPEX operacional de 5% no ano com otimização dos processos e sistemas. - Mudança do modelo operacional, fechando outros canais de baixa, evitando desvios e gerando economia mensal de 2MM na cadeia de valor churn. Coordenador de Planejamento e Gerente de Planejamento (2008-2009) Principais Atividades: - Gerenciamento de 8 recursos no planejamento e implementação de projetos estruturais de operação de atendimento, com foco em churn: business plans, criação de canais, mapas de transferências, aplicação de ofertas e treinamentos, implantação de sistemas, volumetrias, etc. - Estruturação, acompanhamento, previsão, análises e report oficial da empresa de toda a cadeia de churn: do desempenho da operação até indicadores finais da empresa. Resultados Importantes: - Estruturação da área com sistematização da geração das informações e bases, definição dos relatórios com melhorias significativas no entendimento da cadeia de valor e previsibilidade dos resultado


Duratex - Matriz, DURATEX, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista Senior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
- Análise do desempenho de canais de vendas (grandes redes). - Acompanhamento dos preços e da estratégia de canais da concorrência. - Estudos de tendências e previsão de manufatura para auxílio à Área de Produção. - Participação nos Planos de Comunicação dirigidos aos Canais de Vendas.


PricewaterhouseCoopers, PWC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
? Análises e pesquisas sobre o mercado de telecomunicações com previsões da indústria, comportamento de consumo e benchmarking internacional, para suporte aos projetos de telecomunicações.


Fatec Sebrae, FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 28

Atividades

02/2017 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Gestão de Projetos, Inteligência de Mercado e Pesquisa de Marketing, Negócios e Marketing Eletrônico e Projeto Integrador II


Projetos de pesquisa


2014 - 2014
Alimentos Gourmet: Estudos sobre a percepção de qualidade dos consumidores no mercado brasileiro
Descrição: Este projeto é uma junção de dois temas: alimentos gourmet, ligados a Gastronomia e percepções de qualidade, ligadas ao Marketing, especificamente ao Comportamento do Consumidor, para criar uma plataforma de pesquisas sobre os temas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Daniel Kusters - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia do Bem-Estar Social/Especialidade: Economia do Consumidor.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Teoria Econômica/Especialidade: Teoria Geral da Economia.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística/Especialidade: Análise de Dados.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística/Especialidade: Análise Multivariada.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2007
? Em 2006 e 2007, avaliado como ?Ranking 1? na Avaliação Anual de Performance da Telefonica. ? 03 reconhecimentos oficiais da empresa por destaque e desempenho., TELEFONICA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
KUSTERS, D.2015KUSTERS, D.; HOMENKO NETO, A. ; CAMARGO, M. R. O. ; RIBEIRO, R. . OS EFEITOS DO eWON NA MUDANÇA DE ATITUDES EM RELAÇÃO A UMA NOVA MARCA. South American Development Society Journal, v. 1, p. 14-36, 2015.

2.
KUSTERS, D.2015KUSTERS, D.; HOMENKO NETO, A. ; CAMARGO, M. R. O. ; RIBEIRO, R. . PERCEPÇÃO DE RISCOS E BENEFÍCIOS DO CIGARRO ELETRÔNICO VERSUS O TRADICIONAL. Revista Fatec Sebrae em Debate, v. 2, p. 3-21, 2015.

3.
RIBEIRO, R.2015RIBEIRO, R. ; KUSTERS, D. ; POLO, E. F. ; HOMENKO NETO, A. ; CROCCO, L. . Demanda em jogos de futebol: um estudo sobre influências situacionais e atributos da partida na intenção de compra do torcedor. Journal of Economic Sociology Studies, v. 5, p. 518-535, 2015.

4.
KUSTERS, D.2014 KUSTERS, D.; RIBEIRO, R. ; POLO, E. F. ; CROCCO, L. . Efeito do país de origem e o chocolate - Influência de múltiplas pistas extrínsecas na atitude em relação ao produto. Journal of Economic Sociology Studies, v. 4, p. 406-424, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MURADIAN, M. B. A. ; KUSTERS, D. ; ANDERSEN, P. M. ; MARINHO, B. L. . Influência de Blogs Patrocinados no Comportamento da Consumidora de Cosméticos. In: SEMEAD, 2014, São Paulo. Influência de Blogs Patrocinados no Comportamento da Consumidora de Cosméticos, 2014.

2.
RIBEIRO, R. ; POLO, E. F. ; KUSTERS, D. ; PILLI, L. E. . Um título estadual ou uma classificação para a Copa Libertadores? Um estudo sobre o desempenho esportivo na satisfação dos torcedores de grandes clubes brasileiros. In: Simpósio Internacional de Estudos sobre Futebol, 2014, São Paulo. Anais do II Simpósio Internacional de Estudos sobre Futebol, 2014, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
KUSTERS, D.; OLIVEIRA, K. . Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso .Brand Equity e moda: uma investigação sobre as diferenças de percepções das marcas entre classes sociais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda). 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
KUSTERS, D.; VIEIRA, T. ; SIMOES, F. . Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso .Percepção de Risco dos Cigarros Tradicionais versus Eletrônicos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
KUSTERS, D.; VANZIN, I. ; FERREIRA, S. ; CORREA, T. . Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso .Análise do comportamento do consumidor em uma empresa varejista do setor de pisos de madeira maçiça. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
KUSTERS, D.; CAMARGO, M. R. O. ; TREVISAN, E ; RIBEIRO, R. . Semana do Projeto Integrador do Curso de Tecnologia em Marketing - 1S 2014. 2014. (Outro).

2.
KUSTERS, D.; HOMENKO NETO, A. . V SEMANA de PROJETOS INTERATIVOS. 2014. (Outro).

3.
KUSTERS, D.; HOMENKO NETO, A. . IV SEMANA de PROJETOS INTERATIVOS. 2014. (Outro).

4.
KUSTERS, D.; CAMARGO, M. R. O. ; TREVISAN, E ; RIBEIRO, R. . Semana do Projeto Integrador do Curso de Tecnologia em Marketing - 12 2013. 2013. (Outro).

5.
KUSTERS, D.; CAMARGO, M. R. O. ; TREVISAN, E ; RIBEIRO, R. . Semana do Projeto Integrador do Curso de Tecnologia em Marketing - 2S 2013. 2013. (Outro).

6.
KUSTERS, D.; HOMENKO NETO, A. . III SEMANA de PROJETOS INTERATIVOS. 2013. (Outro).

7.
KUSTERS, D.; CAMARGO, M. R. O. ; TREVISAN, E ; RIBEIRO, R. . Semana do Projeto Integrador do Curso de Tecnologia em Marketing - 2S 2012. 2012. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 4:51:43