Vanessa Nicola Labrea

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0724349260025686
  • Última atualização do currículo em 25/10/2014


Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012), cursa Mestrado em Filosofia Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Integra os Grupos de Pesquisa "Materialismos - Correlacionismo, Ontologia e Ciência na Filosofia Contemporânea" (CNPq/PUCRS); "Lógicas de Transformação: Críticas da Democracia" (CNPq/PUCRS); "Neurofilosofia" (CNPq/InsCer). Área de interesse principal abrange estudos em política e ciências biológicas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vanessa Nicola Labrea
Nome em citações bibliográficas
NICOLA LABREA, V.

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Departamento de Pós-Graduação em Filosofia.
Av. Ipiranga, 6681
Partenon
90619900 - Porto Alegre, RS - Brasil - Caixa-postal: 1429
Telefone: (51) 33203554
Fax: (51) 33203602
URL da Homepage: http://pucrs.academia.edu/vnicolalabrea


Formação acadêmica/titulação


2013
Mestrado em andamento em Filosofia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: O modelo biológico de organismo e a função de regulação aplicados à organização econômico-social. Política, técnica e ciências da vida a partir de Georges Canguilhem.,Orientador: Norman Roland Madarasz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: ciências biológicas; Canguilhem.
2009 - 2012
Graduação em Filosofia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Ontologia sem Consciência: Ensaio acerca dos últimos temas de M. Merleau-Ponty.
Orientador: Norman Roland Madarasz.
Bolsista do(a): BPA/PUCRS.




Formação Complementar


2013 - 2013
Journée Expliquer Bergson.
Ecole Normale Supérieure Paris.
2013 - 2013
Cours d'Alain Badiou - L'immanence des vérités.
Ecole Normale Supérieure Paris.
2009 - 2010
Língua Latina.
Faculdade IDC.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Lógicas de Transformação: Críticas da Democracia

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Norman Roland Madarasz em 30/08/2013.

Descrição: O GP Lógicas de Transformação visa analisar rigorosamente o modo democrático de governança, especialmente a versão contemporânea de democracia e suas técnicas biopolíticas de governabilidade comumente apoiadas numa lógica destrutiva e excludente do capital. Afirma-se como objetivo a articulação das lógicas e dos processos de transformação coletiva da política, na prospecção e prescrição dos termos de uma democracia do porvir, tanto em nível nacional quanto em nível internacional. Metodologicamente, as investigações terão como objeto de análise as experiências concretas que ocorrem ao redor do planeta desde o fim dos anos 1980 ? na América Latina, na África, no Leste Europeu e na Ásia ? , observando as implicações práticas decorrentes do modo próprio que os princípios da governança se efetivam nesses contextos plurais, formalmente, democráticos. Na disposição filosófica para reconstruir a democracia destruída de Atenas, se concentravam estudo de teorias da administração do Estado; os conceitos de justiça e as práticas éticas de justificação na atuação política e no direito; o sistema educacional necessário para a formação do cidadão; e a racionalidade da decisão em favor do coletivo. Daí o caráter interdisciplinar da investigação aqui proposta. Dado o caráter aberto, mutante, próprio dos princípios de governança que se denominam democráticos, a construção e reconstrução de democracias não param de encontrar obstáculos na história, não apenas no que diz respeito à sua expressão político-institucional, mas também em seus aspectos sociais, culturais e éticos, apontando assim a necessidade constante de revisão da legitimidade democrática contemporânea..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Vanessa Nicola Labrea - Integrante / Norman Madarasz - Coordenador / Ricardo Timm de Souza - Integrante.
2012 - 2012
O que pressupõe e o que solicita o projeto intra-ontológico dos últimos escritos de Merleau-Ponty

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Vanessa Nicola Labrea - Integrante / Ernildo Jacob Stein - Coordenador.
2012 - Atual
Materialismos - Correlacionismo, ontologia e ciência na filosofia continental contemporânea

Descrição: I. Imanência e ontologias pós-críticas: Estudar o recente retorno à especulação ontológica na filosofia continental como desenvolvimento interno dessa tradição que combina a problemática metafísica da imanência com a finitude. Ambas se cruzam na dimensão política da questão da imanência: a crítica. Tal desenho conceitual permite mapear as alternativas seguidas pelas ontologias contemporâneas, entendidas como pós-críticas (confrontam a circularidade do projeto transcendental) e pós-metafísicas (distintas da metafísica pré-kantiana). II. Ética, multiplicidade e sistema na filosofia francesa contemporânea: visa à análise do perfil transformado da produção ontológica na França. Ela se concentra em torno de cinco categorias principais: (i) a multiplicidade, (ii) a recursividade, (iii) a singularidade, (iv) a subjetividade acontecimental, e (v) o perspectivismo. Estas categorias permitem a ruptura com Heidegger e abrem um espaço de discussão entre tradições ou metodologias previamente antagonistas como a fenomenologia husserliana, o estruturalismo e a filosofia analítica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Vanessa Nicola Labrea - Integrante / Rodrigo Guimarães Nunes - Coordenador / Norman Madarasz - Integrante.
2012 - Atual
Grupo de Pesquisa em Neurofilosofia

Descrição: O Grupo de Pesquisa em Neurofilosofia reúne pesquisadores do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul - InsCer (onde está sediado), do Centro Brasileiro de Pesquisas em Democracia e do Instituto de Bioética, e se propõe a um estudo interdisciplinar das neurociências em interlocução com as ciências humanas e sociais, enfocando questões teóricas e aplicadas, notadamente em neuroética, bioética e ciências cognitivas. A neurofilosofia tem sido definida como um estudo filosófico das neurociências, correlato ao estudo neurocientífico da filosofia da mente. As ciências cognitivas podem ser definidas como o estudo interdisciplinar da mente e processos mentais, ou, em termos neurocientíficos, dos processos cerebrais e redes neurais em suas complexas dimensões interativas com o meio físico, social e cultural. Trata-se de um grupo de pesquisa multidisciplinar em ética normativa, bioética, neurociências e filosofia experimental, com particular enfoque em dilemas morais, processos decisórios e problemas normativos referentes a neurotecnologias, comportamento social e inovações tecnológicas no âmbito das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. Desde a emergência das pesquisas bioéticas em neurociência e ciências cognitivas nos anos 70 e 80, costuma-se distinguir dois campos principais da neuroética: (1) uma reflexão bioética e ético-normativa sobre as novas técnicas e inovações tecnológicas produzidas pela neurociência e (2) uma abordagem moral de problemas da chamada filosofia da mente, psicologia moral e, mais recentemente, da psicologia social e da epistemologia social. Com efeito, as pesquisas multidisciplinares, transdisciplinares e interdisciplinares da bioética e da neurociência nessas décadas acabariam por favorecer a convergência da neuroética e da neurociência em sua dimensão social e pluralista, para além dos reducionismos naturalistas e fisicalistas das primeiras décadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Vanessa Nicola Labrea - Integrante / Norman Madarasz - Integrante / Nythamar Fernandes de Oliveira - Coordenador / Jaderson Costa Dacosta - Integrante / Charles Irapuan Ferreira Borges - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia Histórica.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Ciência.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Biofilosofia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2011
Certificate of Proficiency in English, University of Cambridge.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
NICOLA LABREA, V. . Ontologia sem Consciência : Ensaio acerca dos últimos temas de M. Merleau-Ponty. 01. ed. Porto Alegre: Fi, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
NICOLA LABREA, V. . Esquerda, Realismo, Identidade. In: Norman Madarasz; Ricardo Timm de Souza. (Org.). Lógicas de Transformação: críticas da democracia. 1ed.: Editora Fi, 2013, v. , p. 8-.

Apresentações de Trabalho
1.
NICOLA LABREA, V. . Anarquismo e apartidarismo; leitura dos levantes anti crise capitalista/pseudo-democracia até junho de 2013 no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
NICOLA LABREA, V. ; STEIN, E. . O que pressupõe e o que solicita o projeto intra-ontológico dos últimos escritos de Merleau-Ponty. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
NICOLA LABREA, V. . A especulação da ambiguidade: contribuição para uma ontologia não-correlacional e apartada das condições epistemológicas clássicas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
NICOLA LABREA, V. . RABOUIN, D. 'Universal local (Encerramento do (neo)espinozismo francês, ou: Franceses, ainda um esforço para serem sistemáticos)', 2014. (Tradução/Artigo).

2.
NICOLA LABREA, V. . BADIOU, A. 'Sistema do sistema'., 2014. (Tradução/Artigo).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A Virada Ontológica na Filosofia Contemporânea. 2012. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NICOLA LABREA, V. . XI Semana Acadêmica; Programa de Pós-Graduação em Filosofia; PUCRS. 2013. (Outro).

2.
NICOLA LABREA, V. . XII Semana Acadêmica; Programa de Pós-Graduação em Filosofia; PUCRS. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/11/2014 às 12:26:06